Populares Mês

sexta-feira, 13 de agosto de 2010


A Supertaça foi conquistada com tanto brilho, de uma forma tão categórica, que destroçou todas as teorias e obrigou os que "gostam muito" do F.C.Porto a mudarem de estratégia - neste momento há um grande silêncio, um compasso de espera, um vamos ver e depois agimos... Mas a Supertaça já passou e agora começa a luta pelo grande objectivo da época, que no F.C.Porto e como não podia deixar de ser, é a reconquista do título.

E a luta pela Liga começa na Figueira da Foz, frente à Naval. É um jogo diferente, com outras características, perante um adversário prevenido, mais fechado, que certamente vai merecer outra abordagem na parte táctica. Aí não me meto!, para dizer se o F.C.Porto deve jogar neste ou naquela sistema, com este ou aquele modelo. Não, o que quero ver é uma equipa equilibrada, capaz de ocupar bem os espaços, segura a defender, sem medo de atacar e a fazer valer a sua superioridade, desde o primeiro minuto. Uma equipa pressionante, de toque, unida, solidária, sem uns a trabalharem e outros a verem. Mas mais que tudo é fundamental, e aí, sou muito exigente, uma equipa que tenha o mesmo espírito e a mesma atitude em todos os jogos e não apenas naqueles de grande rivalidade, mais badalados, que dão mais pica. Na época passada, de má memória, foi esse o grande problema. A forma como encaramos os jogos teoricamente mais fáceis, valeu-nos a perda do título e pior que isso, o lugar e qualquer possibilidade de acesso à nossa prova de excelência, a UEFA Champions League. Trabalhar a regularidade na postura - algo que Jesualdo não conseguiu fazer -, levando o grupo a ter sempre os mesmos indíces motivacionais, independentemente do adversário, é o grande desafio de A.Villas-Boas e pode fazer toda a diferença...Até porque, como se viu no sábado, qualidade não falta.

Na Figueira queremos os 3 pontos, é essa a prioridade, mas se aos 3 pontos conseguirmos juntar uma boa exibição, será ouro sobre o azul. É juntando o útil ao agradável que se motiva, entusiasma e mobiliza a enorme família que torce pelo F.C.Porto.

O árbitro é Paulo Baptista, auxiliado por José Braga e Luís Tavares

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes,
Helton e Beto,
Defesas, Sapunaru, Miguel Lopes, Rolando, Maicon, Sereno e Álvaro Pereira,
Médios, Fernando, Souza, Belluschi, J.Moutinho, C.Rodríguez e Guarín,
Avançados, Varela, Falcao, Hulk e Ukra

Como em equipa que ganha não se mexe, em equipa que ganha e joga bem...Helton, Sapunaru, Rolando, Maicon e Álvaro, Fernando, Belluschie J.Moutinho, Varela, Falcao e Hulk.

Antevisão de André Villas-Boas:

Está à espera de um FC Porto tão forte como o da Supertaça?
"Sim. É importante não perdermos o ímpeto em termos organizativos. Queremos continuar a consolidar as mensagens que temos transmitido. É importante também não nos deixarmos acalmar perante os recentes elogios. De negativos passaram para positivos muito rapidamente. Queremos manter o grupo vivo e concentrado, percebendo que se pode passar outra vez de bestial a besta. Não queremos dar azo ao mínimo facilitismo, continuando o nosso percurso, melhorando todos os aspectos e voltando a dar uma imagem forte, que traga confiança e nos permita encarar os restantes jogos em Agosto com o objectivo de consolidarmos o primeiro lugar o mais rápido possível."

Acha que fez grande mossa no Benfica?
"Não. As bestas, de repente, passaram a bestiais e os bestiais passaram a bestas. Se calhar, para a semana o Benfica estará por cima outra vez. Estas análises que se fazem à semana, e que sustentam uma semana de jornalismo, se calhar não são tão racionais como deveriam ser. Cai-se facilmente no erro de criticar e de apontar problemas, como aconteceu no Torneio de Paris. Reparem que a equipa que ganhou o Torneio de Paris, o Bordéus, acabou por perder o primeiro jogo na liga francesa. Então, o que era mais importante? Ganhar em Paris ou ao Benfica? O que é mais importante para o Bordéus, PSG e Roma? Cada coisa no seu devido lugar. O que é mais importante para o Benfica? Uma pré-época com 29 golos ou um troféu? Neste tipo de cenários, é importante tomar decisões válidas para a equipa técnica e é importante fazerem juízos de valor correctos. Ninguém passa de bestial a besta em três ou quatro dias. Consolidam-se processos. O Benfica vem de um campeonato em que jogou bem, com inegável capacidade organizativa da equipa. Perdeu um jogo importante, a Supertaça, e se vai deixar mossa ou não depende da capacidade de transcendência. Não nos compete a nós fazermos juízos de valor sobre essa mossa e vamos continuar o nosso percurso por cima, sem euforia. Queremos continuar num registo alto e com qualidade de jogo. Isso é mais importante para nós e será sempre dentro dessa progressão que queremos continuar."

Está magoado com os jornalistas?
"Não. O que não posso é pactuar com a exacerbação total de um aspecto que nada interessa e com o irracional de algumas conclusões que se fizeram e que não fazem sentido. A melhor resposta, a resposta imprevisível, foi dada na Supertaça. Mal de mim passar-vos algum tipo de mensagem, porque não é o meu objectivo. Se puder argumentar e dar-vos um pouco das minhas conclusões sobre o vosso trabalho, já que vocês concluem sobre o meu, continuarei a fazê-lo. Não me parecia possível, nem lógico, a quantidade de ilações negativas que estavam a ser tomadas e a quantidade de disparates que continuavam a ser ditos acerca de um torneio que pouco interessava. Tivemos dois jogos em dois dias, sob um intenso calor e com uma bola que não interessava a ninguém. Tornaram as coisas ridículas e houve uma exacerbação do negativo. Com isso não posso pactuar, porque tenho de defender os meus e tenho que sentir os meus. Como líder, não posso deixar que os meus se deixem afectar. E não deixaram. Por isso fiz aquela declaração: com confiança, rimo-nos da vossa desconfiança. O que é mais importante: uma preparação de 'xis' jogos consecutivos a vencer ou ganhar o primeiro troféu? Uma superpré-época ou uma pré-época estável, de consolidação de princípios? Cada um tem a pré-época que tem, não interessa."

O Braga é candidato ao título, sim senhor
"Os três grandes têm essa responsabilidade e lutam sempre pelo objectivo principal, que é o maior número de títulos. Mas por que é que o Braga não há-de ser candidato quando consolida um estatuto e quando prova na pré-eliminatória da Champions que tem valor? Por que é que não há-de estar incluído nesse lote? Obviamente, é uma responsabilidade que refutarão, mas não deixa de ser um sonho escondido para eles. Talvez estejam ali para fazer frente aos três grandes. E, se calhar, os três grandes vão ter outro olho no Braga, para que não se deixem antecipar. Como aconteceu na época passada"

O mercado
"O mais importante é não entrar nas loucuras do mercado. Quem deixa transparecer uma imagem de desesperado acaba por pagar um preço que não é o real. Queremos estar conscientes de tomar uma decisão adequada, tendo em conta a qualidade do jogador identificado. Até ao dia 31 de Agosto, jogamos com critério e com certeza e vamos procurar os jogadores com o perfil que desejamos."

Adversário renovado
"A Naval muda de treinador e de estilo, com um treinador que favorece a posse e o toque. Esperamos um desafio importante e queremos apresentar um ritmo alto, de forma a podermos alcançar um resultado positivo de que nos possamos orgulhar. No sábado, será a Naval da pré-época ou outra Naval em termos estratégicos? É isso que temos de definir."

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset