Populares Mês

segunda-feira, 20 de setembro de 2010




J.Jesus: "Os rivais que estão lá em cima vão começar a olhar para trás, para nós e vão tremer"
Pois é, premonitório, JJ, uma grande "tremideira" originou um jogo calmo, tranquilo, de controlo e domínio total do jogo, com uma posse de bola esmagadora, do F.C.Porto, que sem ser brilhante, justificou claramente a vitória, que se não fosse Bracali, podia ter sido por goleada.

Mas há outra razão, esta saída da mente, "brilhantíssima" desse narrador que o país um dia há-de consagrar, Valdemar Duarte, para o triunfo dos portistas: "Este Nacional não tem nada a ver com o que jogou frente ao Benfica..." Bravo!

Como disse atrás, não foi um Porto brilhante, o que venceu hoje na Choupana, sem qualquer margem para dúvidas. Entrando bem, pressionando alto, a equipa de Villas-Boas, podia, logo aos 3 minutos, colocar-se em vantagem, não fosse Varela ter desperdiçado na cara do guarda-redes nacionalista. Mas depois desse lance, embora dominasse e controlasse a partida, o conjunto azul e branco jogava lento, não era contundente na frente, tinha dificuldades em adaptar-se ao terreno, muito escorregadio e quando chegou ao golo, se não se pode dizer que foi uma surpresa, contra a corrente do jogo, também as oportunidades, para além da referida, não tinham sido muitas.

Depois e até ao descanso, mais do mesmo, domínio, posse, mas pouca objectividade, pouca velocidade, muitas escorregadê-las, um ou outro remate e dois lances para quebrar a monotonia: a mão de Rolando - falarei desse lance mais à frente - e penalti, indiscutível desperdiçado por Falcao, que não estava nos seus dias.

A segunda-parte não foi muito diferente. Melhor a entrar, o Nacional arrebitou um bocado, mas não criou grandes lances de perigo - apenas uma cabeçada por cima da barra de Helton e num canto...- e aconteceu mais por algumas desconcentrações e displicências de alguns jogadores do F.C.Porto, que se esqueceram que têm de estar sempre alerta, motivados, com a atitude correcta durante os 90 minutos. Mas foi sol de pouca dura, a ousadia dos madeirenses, apenas o suficiente para os Dragões acordarem, voltarem à mó de cima, controlarem, marcarem e só não golearem, porque na baliza da equipa de Jokanovic - o Valdemar, engraçou com ele ...-, está um excelente guarda-redes.

Resumindo: vitória justa, indiscutível, do líder, que já vai em 9 vitórias consecutivas, em jogos oficiais.
Resposta clara à arrogância dos fanfarrões e calimeros, que passaram para o outro lado da segunda-circular e assentaram arraiais na Luz

Os jogadores, um a um,
Helton: sem nada que fazer, limitou-se a recolher atrasos e aí, nem sempre escolheu as melhores opções. Mais nada digno de registo, no trabalho do capitão portista.
Sapunaru: fez bem André Villas-Boas em manter o romeno, em detrimento de Fucile. O lateral-direito está bem, confiante, defende bem e hoje até atacou mais do que o costume.
Rolando: fez um bom jogo, mas em um ou dois lances, esteve mal, não escolheu a melhor abordagem e num desses lances, meteu mal a cabeça à bola e fez penalti - se digo que foi grande-penalidade, é porque para mim estes lances são sempre penalti, quer sejam a favor, quer sejam contra. Agora, alguns fariseus, vão dizer que este foi penalti, mas na Figueira, quando foi a favor do F.C.Porto, disseram que não...
Maicon: muito bem, esteve a um nível superior e só não o considero o melhor em campo, porque Moutinho esteve mais uma vez em grande...
Álvaro Pereira: para a frente, tudo bem, não há nada a dizer, já para trás, deixou muito a desejar, deu espaço, complicou, facilitou em alguns lances, que podiam ter causado problemas. Como Sapunaru está bem, que tal Fucile à esquerda, de vez em quando?
Fernando: tirando um ou outro lance em que perdeu bolas, por não ter sido rápido a pensar e a executar, fez um excelente jogo, cortando tudo, chegando-se bem à frente, embora aí, nem sempre tenha escolhido as melhores soluções, levando muito tempo a fazer o último passe.
Belluschi: sem a exuberância dos jogos anteriores, o argentino pareceu acusar demasiado o cartão amarelo, injusto, que Paixão lhe mostrou.
R.Micael: entrou e mal se deu por ele. O jogo estava ganho e o madeirense só ajudou a controlar.
Souza: o que disse para Micael aplica-se ao jovem brasileiro.
Moutinho: mais um jogão! Omnipresente, ataca, defende, cria, equilibra a equipa, permite mais ousadia a Fernando, só falta marcar e hoje foi por pouco. 11 milhões? Barato!
Varela: um golo, uma arrancada que originou o penalti desperdiçado por Falcao e mais algumas jogadas de perigo, num jogador a quem só falta a capacidade para aguentar, naquilo que tem de melhor, a explosão, durante mais tempo.
Rodríguez: entrou e mostrou que a falta de ritmo é o seu problema. Aquela bola a pedir um pique, no "Cebola", de há tempos atràs...
Hulk: claramente desadaptado ao estado terreno - só caía! - o "Incrível", apenas teve um ou outro lampejo, como foi o caso da assistência para o 2º golo.
Falcao: claramente desgastado, não está bem e quando não está bem, desconcentra-se, falha lances de golo feito - como foi caso daquele em que rematou na atmosfera -, não controla bem e perde-se em lances individuais que não o favorecem. Alguém lhe diga para ter calma, há jogos em que não é preciso desgastar-se a trabalhar tanto...

PS- Meus caros amigos, lembram-se de o site da Liga ter colocado o Rio Ave 1- F.C.Porto 0 e na classificação tinhamos menos 3 pontos? Se não se lembram, vejam a 1ª foto. Hoje voltou a acontecer. Perdemos 2-0 e na classificação temos 5 jogos e 12 pontos vejam a 2ª foto.
Uma vez pode ser engano, duas é gozo, é provocação que nós não vamos permitir passe em claro!
Portanto, é necessário averiguar quem é o responsável e depois agir em conformidade. Ninguém pode brincar com o F.C.Porto desta maneira e ficar impune!

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset