Populares Mês

quarta-feira, 29 de setembro de 2010


Regressa, para a 2ª jornada da Fase de Grupos, a Liga Europa. Depois de um percurso, em jogos oficiais, totalmente vitórioso, 10 jogos, 10 vitórias, 25 golos marcados e 4 sofridos, o F.C.Porto viaja até à capital búlgara para defrontar o CSKA de Sófia e só um pensamento atravessa o grande universo portista: continuar neste rumo, continuar a ganhar. O adversário não é do topo do futebol europeu, não está bem no campeonato - 9º lugar -, não tem nomes sonantes, mas em casa, com o apoio do seu público, tudo vai fazer para conseguir um brilharete, uma gracinha, à custa de um dos clubes mais prestigiados do Vellho Continente. Para que isso não aconteça, para que o clube onde o ex-jogador portista, E.Kostadinov - era um craque, com técnica, velocidade, bom jogo de cabeça... pena ser do tipo que só jogava quando queria...-, é agora Director Desportivo, não consiga causar uma surpresa, é fundamental um Porto desperto, atento, consistente e a jogar bem. 
Se, como disse o Presidente da Assembleia Geral do F.C.Porto, Sardoeira Pinto, o nosso destino é ganhar, ganhemos.   

O árbitro é o israelita Alon Yefet, auxiliado pelos seus compatriotas, Shmuel Sheteip e por Danny Krasikow.


Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Helton e Beto
Defesas, Fucile, Sapunaru, Otamendi, Rolando, Maicon e Álvaro,
Médios, Guarín, Souza, Moutinho, Belluschi, Castro e Rodríguez,
Avançados, Hulk, Varela, James, Falcao e Walter.

Equipa provável: Helton, Sapunaru, Rolando, Maicon e Álvaro, Souza, Belluschi e Moutinho, Rodríguez, Falcao e Hulk
 
Antevisão de Villas-Boas:
Um passo para o apuramento

«Estabelecemos como objectivo interno conquistar duas vitórias ate à paragem do campeonato. Se triunfarmos aqui, chegamos aos seis pontos, o que nos deixa muito bem colocados face aos jogos que ainda temos para disputar no Dragão, ao mesmo tempo que nos dá margem de manobra para o encontro seguinte, na Turquia.»

Estilos definidos
«Apesar de não estar em primeiro lugar no campeonato búlgaro, o CSKA pode criar-nos problemas, porque tem um jogo agressivo e objectivo. É uma equipa que sabe esperar pelo momento certo para penalizar o adversário. O estilo de jogo do CSKA deve mudar pouco, porque eles jogam no seu terreno. O nosso também se manterá, porque acreditamos nas competências que temos demonstrado. Já sabem qual é a nossa estrutura de jogo: as alterações que temos feito fazem parte de uma lógica de oportunidades, porque há jogadores que demonstram competitividade para entrar na equipa. Se estivermos ao nosso melhor nível, estamos confiantes de que trazemos os três pontos para Portugal.»

Competitividade interna
«Sentimos que os jogadores estão num patamar muito elevado de rendimento. A competitividade interna que existe é louvável, porque nos permite tomar decisões de acordo com os jogos e com aquilo que idealizamos em termos estratégicos. Foi assim com o Olhanense e será assim com o CSKA. Vamos escolher o ‘onze’ ideal para vencer. O calendário é apertado e as oportunidades acabarão por surgir para todos.»

DOSSIER DE IMPRENSA DA UEFA - quem quiser ver o dossier completo: http://pt.uefa.com/printoutfiles/competitions/uefacup/2011/p/p_2002960_pk.pdf

Retrospectiva

O PFC CSKA Sofia espera que à sétima tentativa seja de vez, já que procura a primeira vitória sobre uma equipa portuguesa quando receber o FC Porto, em jogo do Grupo L da UEFA Europa League.

Jogos anteriores

• As duas equipas defrontam-se pela primeira vez nas competições europeias, e esta é a estreia do FC Porto frente a adversários búlgaros.

• Em seis jogos, o CSKA ainda não conseguiu vencer uma equipa lusa, contabilizando três empates e outras tantas derrotas (duas igualdades e um desaire em casa).

• O CSKA venceu os dois jogos realizados em casa esta época nas competições europeias, por 3-0, mas não ganhou as anteriores quatro partidas em Sófia, incluindo os três jogos na fase de grupos da UEFA Europa League da época passada. Durante esse período marcou apenas um golo.

• O CSKA terminou no último lugar do grupo nas cinco participações anteriores na fase de grupos. Nos cinco jogos realizados em casa até ao momento somou uma vitória, um empate e três derrotas. Marcou apenas três golos e sofreu sete.

• O FC Porto, estreante na fase de grupos da UEFA Europa League, perdeu três dos últimos dez jogos fora de casa nas competições europeias, todos em Inglaterra – dois com o Arsenal FC e um com o Chelsea FC.

Ligações entre as equipas

• Gjore Jovanovski foi contratado para treinar o CSKA em Agosto, substituindo Pavel Dochev. Antigo médio, passou grande parte da sua carreira na sua terra-natal, Skopje, ao serviço do FK Vardar, abraçando a carreira de treinador na selecção da ARJ da Macedónia. Mais tarde treinou o Samsunspor e vários clubes na ARJ da Macedónia, antes de rumar a Sófia.

• O treinador do FC Porto, André Villas-Boas, começou a sua carreira ainda jovem, no departamento de prospecção do clube, e fez parte da equipa técnica de José Mourinho, como assistente, quando os "dragões" conquistaram a UEFA Champions League em 2003/04. Seguiu o "Special One" para o Chelsea e depois FC Internazionale Milano, antes de iniciar a carreira a solo como treinador principal, na Académica, a época passada. O FC Porto contratou-o em Junho.

• Antigo avançado do CSKA e actual director-desportivo, Emil Kostadinov conquistou dois campeonatos portugueses e uma Taça de Portugal no FC Porto, entre 1990 e 1994, com outro jogador do CSKA, Petar Mihtarski, como companheiro de equipa em Portugal.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset