Populares Mês

sexta-feira, 24 de setembro de 2010








Depois de 5 jogos, 5 vitórias, que lhe valem a liderança, isolada, da Liga Zon Sagres, o F.C.Porto, que tanta azia tem provocado nos medíocres - o que vale é que há grandes stocks de Rennie e Kompensan!... -, recebe o Olhanense, amanhã, às 21:15 no Estádio do Dragão.
A equipa algarvia, a última a pontuar frente ao F.C.Porto, antes desta série fantástica, de 19 jogos consecutivos a vencer, está a fazer um excelente campeonato e impressionou-me, no seu todo, frente ao Sporting, em Alvalade. Vi no conjunto de Daúto Fáquirá um guarda-redes "malandreco", Moretto, que sabe queimar tempo, baixar o ritmo; uma defesa sólida, com centrais perigosos nos lances de bola parada; um meio-campo organizado; e um ataque rápido, com gente boa de bola. É, sem dúvida, a equipa sensação deste início de temporada, o 3º classificado e vem motivadíssima com tantos elogios - os algarvios até devem estranhar e então o seu técnico, apelidado de mágico?!, deve estar nas núvens! Assim e para que não hajam surpresas, é importante que a equipa orientada por Villas-Boas esteja em bom nível, atenta, disponível, com atitude dos jogos anteriores e sem pensar, que já para a semana há Liga Europa. Se o fizer, porque é melhor e joga diante do seu público, com mais ou menos dificuldades, ganhará e continuará no rumo certo.

Nota final, que não tem nada a ver com o jogo de amanhã: Vítor Baía veio falar. Tudo bem, é um direito que lhe assiste, mas atenção, muita atenção às palavras, que nesta altura tudo é aproveitado contra o F.C.Porto e o ex-Director das Relações Externas sabe-o muito bem.
Sobre o porquê da homenagem ainda não ter sido feita, ou não ter sido feita há anos atrás, quem sabe um dia eu fale nisso?...

O árbitro é Marco Ferreira, auxiliado por Sérgio Serrão e Álvaro Mesquita

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes,
Helton e Beto,
Defesas,
Fucile, Emídio Rafael, Rolando, Maicon, Otamendi e Álvaro Pereira,
Médios,
Fernando, Souza, Belluschi, J.Moutinho e Ruben Micael,
Avançados,
Varela, Falcao, Walter, Ukra e Hulk

Equipa provável: Helton, Fucile, Rolando, Maicon e Álvaro, Fernando, Belluschi e J.Moutinho, Varela, Falcao e Hulk.

Antevisão de André Villas-Boas:
Preparados para tudo
«O Olhanense pode ganhar ao FC Porto com duas organizações distintas: a jogar olhos nos olhos ou a partir de um bloco defensivo baixo, com saídas rápidas e agressivas para o ataque e apostando nas bolas paradas. Temos de estar preparados, na nossa organização, para contrariar essas duas formas de jogo. O Olhanense é terceiro classificado com mérito, mas gosto de equipas que se defrontam olhos nos olhos, seja com quem for. Foi assim que, na Académica, em ultimo lugar, defrontei todos os grandes e umas vezes saí-me bem, outras mal. Pode ser um jogo extremamente difícil para nós, se a abordagem for a de esperar o nosso erro. Não sou ninguém para criticar, é um estilo que leva à eficácia, mas não me agrada. A qualidade de jogo depende do que o FC Porto fizer, mas também do que o Olhanense quiser.»

O presente da equipa
«O FC Porto não é uma equipa invencível, comete lacunas como as outras. A perfeição é inatingível. Porém, a organização está estável e temos conseguido um número bom de oportunidades, reduzindo ao mínimo os lances de perigo do adversário. Temos um volume de jogo importante e há concretização, que se resume num número considerável de golos. Isso dá-me satisfação.»

A análise da arbitragem
«Penso que se está a abrir um precedente grave e estranho. Parece-me demasiado óbvio que a intervenção do Vítor Pereira vem na sequência do desapontamento de um clube e incide mais sobre lances de determinado jogo e a posterior suspensão de Olegário Benquerença. Um mau jogo de um dos árbitros pode acontecer com qualquer clube e não me parece que o encontro em causa tenha sido suficiente para abrir o precedente. No entanto, se foi um resumo das primeiras cinco jornadas, então que se faça também um levantamento à décima. Que se aborde todos os clubes e se tratem todos da mesma maneira. O Vítor Pereira pode dizer que é uma abordagem geral e de certa forma é. Se é para disfarce ou não, não sei. Se a fez pela pressão a que esteve sujeito nestas últimas semanas, parece-me um precedente bastante grave. Há-de chegar o dia em que nos sentiremos injustiçados, e se calhar vamos exigir o mesmo tipo de acção. Quem diz o FC Porto, diz outros clubes.»

Organização oleada
«Não se pode justificar estas cinco primeiras jornadas com erros de arbitragem. Parece-me que o FC Porto arrancou muito bem e que os outros ‘grandes’ e o Braga não arrancaram tão bem como no último ano. Não há que tirar mérito ao FC Porto pelo que tem conseguido. Numa opinião particular, o jogo menos bem conseguido foi com a Naval, mas criámos oportunidades que justificaram a vitória. Se isto vai ensombrar o resto das jornadas, isso depende da sequência de vitórias dos outros candidatos. O refúgio deles será sempre o mesmo e convém-lhes dar-lhe sustentação. O FC Porto não tem onde se refugiar, refugia-se na sua organização e a sua organização é forte. Permitiu-nos fazer 15 pontos nestas primeiras jornadas e esperamos que chegue aos 18 no sábado»

Um enorme PS para o nosso amigo e Grande Dragão, Fredy/Antas - assim, até parece uma Agência Imobiliária! -, que se casa amanhã. Felicidades e tudo de bom.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset