Populares Mês

domingo, 12 de setembro de 2010



Novo ciclo, Benfica hegemónico, imparável, demolidor, super-favorito, o bi-campeonato estava garantido, era uma mera formalidade, etc., eram algumas das parangonas e análises que se faziam na C.Social, sempre facciosamente vermelha, antes de o futebol a sério começar, antes do primeiro jogo oficial da época, a Supertaça, se disputar. Mesmo que a história do futebol português, nos últimos trinta anos, esteja repleta de exemplos, significativos, que o Dragão cai, mas logo se levanta, não fica chorar sobre o leite derramado, corrige os erros, altera o que tem de ser alterado e parte para outra, renovado e novamente forte, a propaganda não quer olhar para isso, o fanatismo tolda-lhes o raciocínio, cega-os e depois, quando a realidade, cruel, se manifesta, incapazes de fazerem mea-culpa e dizerem que se enganaram, não, fazem fugas para a frente, arranjam bodes expiatórios, lançam a suspeita e procuram, usando todos os meios, diminuir o sucesso dos outros. É que tem acontecido, nos últimos dias, no futebol luso. Vieiras, Costas e afins, gritam, procuram lançar a confusão, criar polémicas, incendiar a Liga. Para isso contam com a cumplicidade dos freteiros, sempre disponíveis, de que o maior exemplo, é esse nojento do Delgado, mas também com a ajuda de muitos outros - até a rádio e a televisão públicas, se juntam ao côro...-, sempre prontos a colocarem-se de cócoras perante o clube do regime.

Alguns portistas acham e eu respeito, que não deviamos ligar, ignorá-los, desprezá-los. Como disse, respeito, mas não concordo. Marcá-los em cima, combatê-los, denunciá-los, é uma tarefa que cumpro com todo o prazer. Tudo bem, somos uma gota no Oceano, os meios são desproporcionais, mas e pegando no meu exemplo na blogosfera, deixem-me dizer-lhes o seguinte: quando comecei, não tinha ninguém a ver nem a comentar. E agora? O blog é visto, é comentado, está consolidado. Não foi assim com todos os outros? Não estamos sempre a crescer, não há, cada dia que passa, mais portistas a frequentarem a blogosfera? Nem preciso de responder...Somos muitos e no futuro seremos muitos mais, para que, pelo menos na Internet, o F.C.Porto não deixe os seus créditos por mãos alheias.

O clube podia fazer mais, ser mais activo, estar mais próximo dos adeptos, também nesta nova realidade? Se calhar, podia, mas eles lá têm a sua estratégia e depois, mais vale sermos nós a puxarmos por eles que o contrário.



E agora, para terminar, uma conversa virtual, mas que podia ser real, entre o Desanimado e Vieira.

Desanimado -
Voltamos aos anos de trevas (aqui que ninguém nos ouve, sempre que as coisas correm mal ao meu adorado Benfica, são anos de trevas) e quando é assim, está na hora da grande entrevista ao meu presidente, o grande "estadista", L.F.Vieira. Deixa-me ligar a combinar.
O telefone toca...
Desanimado -
Luís, sou eu, o Desanimado, um freteiro sempre ao teu dispor. Olha, não achas que está na hora de me dares uma grande entrevista?
LFV - Calma, primeiro quero o teu jornal, como líder da propaganda vermelha, a intoxicar a opinião pública, com primeiras páginas como a de sábado e a dizer continuamente: "O sistema está de regresso e não deixa o Benfica ganhar".
Desanimado - Ok, correcto, mas até quando?
LFV - Até quando?!, estás lerdo ou quê? Sempre!, enquanto a instituição andar assim, não ganhar a ninguém, é preciso desacreditar isto. Falar do sistema, dos anos de trevas, do Apito Dourado, de tudo. É preciso desviar as atenções do essencial: não estamos a jogar a ponta de um corno!
Desanimado - Tudo bem, já percebi, mas que tal, também o Reco-Reco pedir desculpas, virar o bico ao prego, engolir um sapo e dizer que o JJ é o melhor do mundo e só não ganha porque os árbitros não deixam? Não podemos fragilizar o nosso treinador e dizer, o que alguns, os 0,5 % dos benfiquistas esclarecidos, já dizem em voz alta: "como é possível corrermos tanto num ano e não andarmos no outro"? Que tal o Cruz, o "especialista" em arbitragem, dizer que são quatro penaltis e cinco fora-de-jogo mal assinalados? Falar no Benfica-Porto, no lance do Petit, cai sempre bem e mostra que a nomeação do Olegário foi uma insensatez, embora Luís, o Olegário, na época passada, foi um amigão, não achas?
LFV - Acho. No Dragão, por exemplo, fez tudo para fazermos ali a festa, mas nem contra 10 conseguimos...Não interessa, é isso mesmo. É preciso bater no Vítor Pereira, no Benquerença, em todos, sem dó nem piedade...espera aí, todos não, no João ninguém toca, ok?
Desanimado - Ó Luís, não foi só no Dragão, lembras-te do Benfica/Nacional? Jesus!, valeu tudo, o Luisão deu pontapés em jogadores madeirenses que estavam caídos e nada... Será que o cartão ontem dado ao capitão, foi para compensar? Mas não é só o João que devemos poupar e o Bruno, não te estás a esquecer do Bruno? Mas ó Luís, isto não é colocar em causa o Vítor Pereira? Ele não tinha o nosso apoio?
LFV - Queres ver este! Ó pá, não te armes em espertinho, não ouviste o que eu disse ontem do sportinguista da Comissão de Arbitragem? É preciso intoxicar e mais nada! Lembra-te para quem estamos a falar... eles não conseguem pensar nem interpretar nada! Portanto, lança a confusão e não discutas. Agora estamos contra a arbitragem da Liga e ponto final.
Desanimado - Muito bem, meu líder, tu mandas. Mas que me dizes e lembrei-me disto agora: como o presidente da Liga é portista, vou dizer que a culpa é do Fernando Gomes. Achas bem? Ou achas que por o teres apoiado, não devo fazer isso?
LFV - Espera aí, deixa-me pensar...
Silêncio...
Desanimado -
Ó Luís, está a cheirar-me a queimado, o que se passa, ainda estás aí?
LFV - Claro que estou, não se passa nada, estava a reflectir...Não fales, ainda, do F.Gomes. Vamos esperar mais um tempo...
Desanimado - Luís, mais alguma coisa que queiras que faça?
LFV - Não.
Desanimado - OK, mas se te lembrares, já sabes, liga-me a qualquer hora que, para ti, eu e o meu pasquim estamos sempre disponíveis.
Ah, Luís, já me esquecia, vi-te oferecer a nova camisola ao tipo da Sic, mas as três que te pedi, nada, quando vêm? Olha, desligou!

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset