Populares Mês

quarta-feira, 20 de outubro de 2010


Na antevisão do jogo, frente a uma equipa que não vai contar com os seus dois principais jogadores, Quaresma e Guti, mas que de certeza, contará, tal como aconteceu em 2007, com o fortíssimo apoio de um público fantástico, deixo o mesmo apelo que deixei antes desse jogo, em que saímos do Estádio Inonu com um pé nos oitavos-de-final da C.League, depois de termos vencido por 1-0.

Dizia eu na altura:
«Só um F.C.Porto, valente, corajoso, audacioso, de pêlo na venta, pode aspirar a passar incólume no vulcão de Inonu. No passado recente esta era a imagem de marca do clube portista, quanto piores eram os ambientes, mais a aquipa se agigantava. Acredito sinceramente que os profissionais de hoje, saberão honrar o passado e em Istambul, paredes meias com a Ásia, a Alma e a chama do Dragão vão aparecer e escrever mais uma página bonita na história do clube da cidade Invicta.»

Em 2007 houve Porto, espero que amanhã a história se repita...

O árbitro é o espanhol Clos Gomez, auxiliado pelos seus compatriotas, Juan Galindo e Luís Martinez.

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes: Helton e Beto,
Defesas: Sapunaru, Fucile, Maicon, Rolando, Otamendi e Álvaro Pereira,
Médios: Fernando, Belluschi, Moutinho, R.Micael e Guarín,
Avançados: Ukra, Varela, Hulk, Falcao, Walter e C.Rodríguez.

Duas notas sobre a convocatória: uma, para dizer que seis avançados é um sinal positivo, sinal que vamos lá para ganhar.
Outra, sobre James que continua a não ter muitas hipóteses. Compreendo: é um jogo importante, o ambiente é complicado, C.Rodríguez é mais experiente... Mas eu quero ver o miúdo jogar...

Equipa provável:
Helton, Sapunaru, Rolando, Maicon e Álvaro, Fernando, Belluschi e Moutinho, Hulk, Falcao e C.Rodríguez.

Beşiktaş JK - FC Porto
DOSSIER DE IMPRENSA

Retrospectiva
Uma figura de peso mudou de equipa em relação à última vez que o Beşiktaş JK defrontou o FC Porto, com ambos a liderarem o Grupo L da UEFA Europa League antes do seu confronto na terceira jornada.
Jogos anteriores

• Os dois jogos anteriores entre os dois clubes aconteceram na fase de grupos da edição 2007/08 da UEFA Champions League, com o FC Porto de Jesualdo Ferreira a bater as "águias negras" de Ertuğrul Sağlam por 1-0 em Istambul e por 2-0 em Portugal. Ricardo Quaresma – contratado pelo Beşiktaş este Verão – marcou para o FC Porto nos dois jogos.

• As equipas iniciais do jogo em Istambul, no dia 3 de Outubro de 2007, foram as seguintes:
Beşiktaş: Hakan Arıkan*, Serdar Kurtuluş (Ali Tandoğan, 71), Gökhan Zan, Delgado, Bobô* (Mert Nobre*, 27), Rodrigo Tello, Cissé, İbrahim Üzülmez*, Serdar Özkan, İbrahim Akın (Higuaín, 67), İbrahim Toraman*.

Porto: Helton*, Bruno Alves, Stepanov, Assunção, Quaresma*, Lucho, Lisandro (Adriano, 75), Bosingwa, Fucile*, Raul Meireles (Leandro Lima, 88), Sektioui (Čech, 66).

*disponíveis para esta partida.

Retrospectiva
• Para além dos dois jogos frente ao FC Porto, o Beşiktaş venceu por 3-1 em casa do V. Guimarães na fase de grupos da Taça UEFA em 2005/06. O registo da formação turca frente a adversários portugueses é de uma vitória e duas derrotas (uma derrota em casa).

• O FC Porto enfrentou equipas turcas em seis ocasiões, registando cinco vitórias e um empate (três vitórias em casa). Todas elas foram conseguidas com a margem de pelo menos dois golos. O Fenerbahçe SK perdeu por 3-1 na UEFA Champions League em 2008/09, enquanto o Denizlispor foi goleado por 6-1 na Taça UEFA de 2003/04.

• O Beşiktaş venceu os últimos quatro jogos em casa nas competições europeias sem sofrer golos, enquanto o triunfo por 1-0 frente ao PFC CSKA Sofia, na primeira jornada, pôs fim a uma série de três jogos sempre a perder em fases de grupos.

• O FC Porto venceu os quatro jogos disputados em casa esta época nas competições europeias, bem como quatro dos cinco últimos realizados fora, com uma derrota por 5-0 frente ao Arsenal FC, nos oitavos-de-final da UEFA Champions League da época passada, pelo meio.

Ligações entre as equipas
• O Beşiktaş precisa de mais quatro golos para atingir os 100 na Taça UEFA/UEFA Europa League.

• O FC Porto conquistou 24 cantos nos dois primeiros jogos da fase de grupos; mais do que qualquer outra equipa

na competição.

• Treinador do Beşiktaş desde Junho, Bernd Schuster iniciou a sua carreira no 1. FC Köln, mas passou os melhores anos como médio no FC Barcelona, Real Madrid CF e Club Atlético de Madrid. Retirou-se em 1997, com três campeonatos espanhóis, seis Taças de Espanha, a Taça das Taças de 1981/82 e o Campeonato da Europa de 1980 no currículo.

• Regressou ao Real Madrid como treinador em 2007, conduzindo os "merengues" ao título, mas deixando o clube no final do ano.

• Schuster defrontou o FC Porto ao serviço do Barcelona na segunda eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus, em 1985/86. Marcou na vitória caseira da sua equipa por 2-0, com os catalães a apurarem-se graças aos golos marcados fora, apesar de uma derrota por 3-1 em Portugal. Acabaram por chegar à final, onde perderam ante o FC Steaua Bucureşti nas grandes penalidades.

• O treinador do FC Porto, André Villas-Boas, começou a sua carreira ainda adolescente, no departamento de prospecção do clube, e fez parte da equipa técnica liderada por José Mourinho quando os "dragões" conquistaram a UEFA Champions League em 2003/04. Seguiu o actual treinador do Real Madrid para o Chelsea FC e depois o FC Internazionale Milano, antes de enveredar pela carreira de treinador principal na Académica, na época passada.
O FC Porto contratou-o em Junho.

Mais informação, dossier completo, aqui: Dossier de Imprensa, Besiktas JK vs F.C.Porto
Em Istambul, a comitiva do F.C.Porto está instalada neste fantástico hotel: Grand Hyatt Istambul

Antevisão de André Villas-Boas:
Jogadores sem ansiedade
«O ambiente no Estádio BJK Inonu é tão bom como o clube, que é um dos melhores do Mundo. Para os jogadores é uma experiência única, mas acredito que estão preparados, pelo que não me parece que vá haver qualquer problema de ansiedade.»

Posse e circulação de bola em comum
«O Besiktas apresenta um futebol assente na posse e circulação de bola, tal como o FC Porto. Além disso, é importante recordar que tem feito excelentes resultados na UEFA Europa League, quer na Fase de Grupos, quer nas pré-eliminatórias.»

Triunfo deixa apuramento bem encaminhado
«Aceito a ideia de que este é o jogo mais complicado para ambas as equipas. As duas lideram o Grupo L, com seis pontos, e é justo dizer que quem vencer amanhã [quinta-feira], ainda que não garanta o apuramento, fica pelo menos bem encaminhado.»

FC Porto à imagem habitual
«Podemos esperar o FC Porto que se tem visto todas as semanas, o mesmo que nos levou a somar todas as vitórias que somamos. Acreditamos na organização forte que temos e na consolidação dos nossos princípios de jogo. Quanto ao Besiktas, não sei até que ponto não vai poder contar com tantos jogadores como se fala. Prefiro aguardar por amanhã para ver.»

Este vídeo mostra bem porque se diz inferno turco...

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset