Populares Mês

quinta-feira, 18 de novembro de 2010


Que Pinto da Costa é um homem do futebol, que gosta de futebol e percebe muito de futebol, ninguém terá grandes dúvidas, mesmo os nossos maiores inimigos - ultimamente, efeitos dos cinco a zero, perderam completamente o bom senso, a noção da realidade e do ridículo e é vê-los a destilar ódio contra o F.C.Porto em tudo quanto é lado... Mas e confesso sem problemas, quando o Presidente mostrou uma enorme paixão por Moutinho, fazendo-lhe grandes elogios, dizendo que era o único jogador do Sporting que queria, um jogador à Porto - raça, alma, crença, dádiva, profissionalismo, amizade, solidariedade... - e gostaria de o ter no F.C.Porto, a minha reacção na altura foi de algum cepticismo, como quem diz, será tanto assim, não estará a exagerar? Agora que o João está no F.C.Porto, aquisição que recebi com entusiasmo, porque para além da questão política - não é todos os dias que se contrata o capitão de um rival -, vi nele o jogador ideal para substituir um Meireles mortinho por ir embora e no fim do primeiro terço do campeonato, tempo suficiente para fazer um balanço já mais objectivo, tenho de me curvar perante sabedoria do Líder azul e branco, que mais uma vez acertou em cheio - J.Moutinho tem uma grande influência na equipa portista, não é daqueles jogadores que ganham jogos, mas dos que fazem ganhar campeonatos.
Tacticamente irreprensível - a este propósito diz um amigo meu que Moutinho é dos melhores do Mundo -, o ex-capitão leonino, ao mesmo tempo que dá uma enorme consistência e equilibrio à equipa do F.C.Porto, transmite uma grande confiança aos outros médios, que sabendo que o nº 8 está sempre atento, no sítio certo, pronto a ocupar o espaço que fica vazio, soltam-se, arriscam mais, jogam melhor. Para além disso Moutinho é agressivo, no bom sentido, o pêndulo, o homem que marca o ritmo, ora acelerando, ora abrandando e sem esquecer um pormenor muito importante, é uma espécie de sempre em pé, um jogador que raramente está parado por problemas físicos, isto num jogador que durante os noventa minutos dá tudo, não se poupa. Espera-o em Alvalade um ambiente hostil, um jogo de grande pressão, mas acredito que a todos os predicados que já referi, J.Moutinho junta uma mentalidade forte, à prova de bala,  vai saber resistir e sair do estádio leonino pela porta grande.
Termino dizendo o seguinte:
- Moutinho faz-me lembrar A.André e esse é o melhor elogio que lhe posso fazer. O ex-jogador e agora colaborador do clube - Scouting -, é uma das minhas referências e faz parte do meu onze maravilha do F.C.Porto. Ver aqui

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset