Populares Mês

terça-feira, 7 de dezembro de 2010


- Caríssimo André, desde a primeira hora que foste o meu preferido para substituir Jesualdo no comando técnico do F.C.Porto e tudo o que tens conseguido até agora não foi para mim uma surpresa. Era o que o que esperava de ti e disse-o aqui. Mas, meu caro amigo, disse também, já depois de estares confirmado como treinador do F.C.Porto, que seria um adepto atento, frontal, crítico, com o mesmo espírito de sempre, ou seja, objectivo e construtivo. Assim, deixa-me dizer-te o seguinte: após o jogo frente ao Benfica e depois daquela vitória histórica, houve um claro abrandamento, uma notória descompressão, uma forma diferente de encarar os jogos. É nítido, toda a gente vê e tu também vês, não tenho dúvidas. Tens dito nas C.Imprensa, acredito, num discurso para fora, que não há relaxamento, nem abrandamento. Desculpa lá, mas não concordo. E digo-te mais, uma das coisas que me irritavam em Jesualdo era, quando algo corria mal, nos resultados ou nas exibições, o Professor fazia a análise correcta, o diagnóstico perfeito, mas no jogo ou jogos seguintes, tudo continuava igual. É o que está a acontecer à tua equipa. O jogo de ontem, se não viesse na sequência de outros jogos mal conseguidos, até se compreenderia, mas desde o jogo frente ao clube do regime que a atitude, a qualidade de jogo e o espírito com que encaramos as partidas tem sido diferente. Compete-te a ti, meu caro amigo, resolveres os problemas, aplicar as terapias necessárias para que já no sábado, frente ao Juventude de Évora, a atitude de há tempos atrás regresse e o Porto forte, poderoso, que encantava e nos mobilizava regresse. Faltam três jogos antes da pausa natalícia e é preciso mudar a imagem, dar uma ideia mais próxima daquela que está ao nosso alcance. Não é pedir de mais...
Juventude, CSKA de Sófia e Paços de Ferreira são os próximos jogos. O da Taça de Portugal, em casa e frente a uma equipa do terceiro escalão, deve ser encarado com respeito pelo adversário e pelo público - com bilhetes baratíssimos vai haver outra vez casa cheia -, tentando ganhar com clareza e jogar bem. Frente aos bulgaros para a Liga Europa é para cumprir calendário e dar oportunidade aos menos utilizados. Carne toda no assador em Paços de Ferreira para que tenhamos, vocês profissionais e nós adeptos e desportivamente falando, todos um bom Natal.

André, apenas mais duas notas: uma é sobre um assunto que tem intrigado muitos portistas. James, sempre que tem sido chamado, tem deixado pormenores interessantes, o que faz com que muita gente pergunte, porque não joga mais vezes o jovem colombiano? Com C.Rodríguez a ter mais uma época negativa e Ukra que tem tido muitas oportunidades, a nunca se afirmar, a não ser capaz de mostrar nada de relevante, porque tem jogado tão pouco James Rodríguez?  
A outra nota tem a ver com a postura de Helton no jogo de ontem. Irritante, molengão, a queimar tempo e a passar a mensagem errada. Meu caro André, até podemos estar mortos, mas a postura tem de ser de quem está vivinho da silva. Com aquela atitude, o capitão do F.C.Porto transmitiu uma imagem de receio, de medo, que arrebitou ainda mais um Setúbal que, perdido por um, perdido por dois ou três, acreditou que podia pontuar. Nunca devemos dar o flanco. Queimar tempo não é normal no nosso clube, ou pelo menos não era...Se o Setúbal tem empatado e com o tempo a esgotar-se, provavelmente Helton até viria para o ataque...

PS 1- Já não vale a pena gastar mais cera com um C.Social zarolha, facciosa, que tem dois pesos e duas medidas. É gente que não tem vergonha na cara quando se olha ao espelho, gente que é capaz de branquear as maiores tropelias arbitrais, quando o F.C.Porto é prejudicado, mas quando, mesmo em caso de dúvida, como foi manifestamente o que aconteceu ontem, logo vai ouvir toda a gente, faz uma grande barulheira e nunca mais se cala. Nem dá o benefício da dúvida, castiga logo.
Fui um jogador de futebol fraquito, mas uma das primeiras coisas que aprendi foi que um defesa deve sempre marcar por dentro, dar as costas aos avançados. Collin marcou Falcao por trás, cometeu um erro primário e depois tocou no avançado do F.C.Porto quando este se fez à bola. No campo estava a 100 metros e não vi o lance, mas no vídeo que acompanha o post da crónica do jogo, alguém é capaz de afirmar que o defesa do Vitória não cometeu penalty?

PS 2 - Já ontem falei no assunto, mas volto ao mesmo. 23 jogos oficiais, 20 vitórias e três empates, não são suficientes para levar mais gente ao Dragão?
Não sei o que acontecerá, já não digo se tivermos de atravessar mais um longo deserto de 19 anos, mas de 4 ou 5...

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset