Populares Mês

domingo, 16 de janeiro de 2011


No início da 2ª volta, um Porto sem especial brilho, mas claramente superior em todos os domínios do jogo, venceu com toda a justiça, uma Naval que, só quando o resultado já estava feito, deu um ar da sua graça, marcando pela vez um golo em casa do F.C.Porto.
No regresso de Falcao e com Varela e Hulk nas laterais; o meio-campo mais rodado, Guarín, Moutinho e Belluschi; e a defesa, a quem apenas falta Álvaro Pereira, substituído por Fucile, para ficar completa, à frente do capitão, Helton, desde cedo a equipa portista tomou conta do jogo e mesmo em ritmo não muito elevado foi criando e desperdiçando oportunidades, por Falcao, Hulk e principalmente por S.Varela, que, sozinho frente ao guarda-redes, desperdiçou uma flagrante oportunidade e ainda por cima levou o amarelo. Nestes jogos, frente a equipas que só vêm defender e só arriscam alguma coisa quando já não têm nada a perder, é importantíssimo marcar cedo, pois para além da confiança e tranquilidade que isso transmite, obriga o adversário a abrir e assim, com mais espaço e mais campo, fica tudo mais fácil. Foi o que aconteceu. Ao marcar dois golos de rajada, quando o intervalo já espreitava - o 2º numa jogada colectiva brilhante, que Hulk deu o melhor seguimento -, o F.C.Porto ganhou confiança, a tranquilidade foi notória e depois deu para marcar mais um, desperdiçar mais 3 ou 4 e no final, dar a abébia do costume, em mais uma Fucilada. 
E não há muito mais a dizer, numa noite em que os 33.109 espectadores que foram ao Dragão, fizeram a vontade ao seu treinador e nunca assobiaram a equipa - uma vez, quando da única oportunidade da Naval, não é vez. E se não assistiram a Ópera, também a música não foi intragável... Mas com músicos que falham as notas mais fáceis, é difícil assistir a grandes recitais.

Na defesa, Helton muito bem a defender e até a assistir. Foi ele que lançou Hulk para o 3a 0. Um dos melhores.
Também muito bem esteve Sapunaru, claramente o melhor dos quatro do sector mais recuado. Está muito bem a defender, a atacar e tem estado sempre concentrado, ao contrário do que acontecia no passado...
Se Sapunaru tem estado sempre bem, Fucile raramente convence. Hoje, mais uma vez, para além de não ter feito nada de relevante a atacar, deu muitas baldas a defender, culminando a sua medíocre actuação, com uma falta para penalty, claramente escusada. Estava 3 a 0, o problema é que o uruguaio, de algum tempo a
esta parte, tanto tem destes desplantes com resultados feitos, como por fazer. Este Fucile não me agrada nada!
No centro da defesa, gostei mais de Otamendi que de Rolando. O português esteve mal a passar e mal a defender, dando uma imagem de intranquilidade que não é normal. O seu parceiro esteve melhor, mas pouco... Aliás, o triângulo, centrais/trinco, funcionou muito mal, com Guarín quase sempre mal colocado, muito em cima dos homens da defesa, a dar demasiado espaço e também pouco feliz a passar. Frente a outro tipo de equipas, aquelas facilidades em frente à baliza, podem ser fatais.
Gostei dos outros dois médios. Moutinho nunca joga mal e mesmo quando não deslumbra, nunca baixa de um nível alto e Belluschi, bem a criar, mal a rematar.
Fernando entrou, mas não fez nada de importante.
No ataque, Hulk foi o melhor e o homem do jogo. Mesmo que aqui e ali se notasse alguma falta de frescura, quando a bola vai para o Incrível, o perigo é constante. Mais dois golos e algumas boas assistências, ingloriamente desperdiçadas.
Com Falcao, mesmo que não esteja a 100%, a música melhora. Um golo, mais um ou dois desperdiçados, num a exibição positiva.
Varela, foi o elo mais fraco do ataque. Lento, complicativo, perdulário. Não justificou a preferência em relação a um James que tinha andado a jogar bem. Hoje, talvez por não ter entrado de início ou por ter entrado com a equipa em desaceleração, o jovem colombiano não foi tão positivo.

Nota final: já recebi vários SMS a falarem-me da escandalosa vitória do clube do regime em Coimbra.
Não vi e não sei de nada, mas amanhã, com toda a calma do mundo, vou-me informar e depois digo qualquer coisa.

                          

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset