Populares Mês

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011



Nota de abertura: podem dizer que sou repetitivo, fanático, fundamentalista, guerrilheiro, mercenário, o que quiserem. Não sou!, sou uma pessoa normal, de paz, que não precisa de guerras para se alimentar. Agora há uma coisa que tenho o direito de exígir: o respeito que o meu clube merece, não por favor, mas por mérito próprio e lutarei por isso, mesmo que muitas vezes me sinta a pregar no deserto. 

Disto isto, vamos ao que interessa... Acompanho há muitos anos o meu clube, o tempo suficiente para saber o seguinte: desde que Jorge Nuno Pinto da Costa chegou à presidência do F.C.Porto e o F.C.Porto começou a ganhar, que as campanhas não páram. Pode dizer-se: se sempre foi assim, porquê agora estas reacções? Por duas razões: uma porque não tinha meios para me poder exprimir - sabe quem me conhece, que sempre fui um revoltado e que sempre lutei contra a forma discriminatória, insultuosa, suja como o meu clube era tratado... - e porque, ao contrário de agora, o F.C.Porto reagia contra a ignomínia, o insulto, os sucessivos boicotes de que era vítima. Agora temos um Porto passivo, condicionado - porquê??? -, que não reage a nada, mesmo quando o que está em causa têm o objectivo de confundir, desestabilizar, dividir. Onde pára o Porto de luta, de combate, que não dava a outra face e não levava desaforo para casa? A maioria dos portistas, com quem falo, querem esse Porto de volta. Hoje, já alguns me fizeram chegar através de sms, mails e no blog, a sua revolta contra esta passividade.
Dar a resposta no campo, claro, mas uma coisa não tem nada ver com a outra...

Vejamos: no Pasquim da Queimada, ele foi o responsável pela redacção do Porto, Carlos Pereira Santos (CPS), que ao mesmo tempo que perguntava a alguns portistas, Rui Moreira, Manuel Serrão e Guilherme Aguiar, se estavam descontentes com o F.C.Porto, ia para junto das bilheteiras do Dragão, no dia que começaram a ser vendidos os bilhetes para Sevilha, sentir o pulsar dos portistas. Que não temos jogado bem, é um facto, mas perguntar, aos portistas, se estão descontentes, quando lideram o campeonato, principal objectivo da época, com 11 pontos de avanço, têm 17 vitórias e apenas 2 empates, em 19 jogos, é um bocado de mais, não achas ó CPS? Qual é a tua ideia? Mas mais uma coisinha... quando falas no sentir portista, podes só falar em conversas de café, em artigos nos jornais, em programas de rádio e televisão, omitindo a Internet e na Net, blogs, fóruns, sites, redes sociais, etc. Mas essa é uma realidade cada vez vez mais pujante, mais participada, onde o portismo é diariamente debatido por milhares, sim milhares, de adeptos do Dragão e se isso te causa coceira, paciência, aguenta, que isto não vai parar.

Ele é o Hulk que é olhado com desconfiança no Brasil ou o empresário que vem ao Porto e não vem em passeio, como se nesta altura os mercados para onde Hulk pode sair estejam em aberto.
Estamos em vésperas de jogos importante e o lixo, não reciclável, em que se tornou A Bola, atira para baixo o F.C.Porto e o seu jogador mais importante, enquanto sem pudor e sem vergonha, puxa para cima o clube do regime. 100 milhões, com uma transferência que ainda não aconteceu e pode nem acontecer? Tanga, mesmo que Coentrão saia, muito desse valor já foi alienado e depois, exliquem-me, como é que um clube que factura tanto, tem um passivo cada vez mais monstruoso? Para onde vai a "pasta"? Porque não reflectem sobre isto?

Terminando... todo cão e todo o gato e não me refiro a colunistas, se acha no dirieito de "bater" em Villas-Boas. O treinador do F.C.Porto é um homem de coragem e que se sabe defender, mas o clube, não faz nada?... Valem os adeptos, que sem se deixarem impressionar, à pouca vergonha responderam com uma grande manifestação de confiança e em pouquíssimas horas esgotaram os bilhetes para Braga e para Sevilha.

 

Caro Rui Moreira, já aqui defendi e a minha posição é claramente minoritária, que compreendo as razões porque você, MST e FJV escrevem no Pasquim da Queimada. Mas meu caro Rui, há uma coisa que não compreendo e me custa a aceitar. É uma situação que não é nova, já há tempos atrás disse o mesmo em relação a um artigo de MST e que é o seguinte: se vocês escrevem na qualidade de portistas, deviam ter direito a escolher o que queriam destacar na capa do jornal. Hoje, no seu artigo, como no passado no artigo de Sousa Tavares, quando tinham tanta coisa para destacar em benefício do F.C.Porto, escolheram logo aquilo que dá mais jeito ao clube do regime. E isso Rui, custa muito a digerir! 

PS 1 - O insólito aconteceu na cidade-berço. A conferência de imprensa, de antevisão do Benfica/Guimarães, teve de ser cancelada. Motivo: uma crise de riso de Manuel Machado. Tudo aconteceu quando e na primeira pergunta, um jornalista disparou: "Mister, o Vitória vai à Luz para ganhar?" O técnico vimaranense não aguentou, desatou às gargalhadas e só ao fim de algum tempo e a muito custo, conseguiu dizer: "eu só quero que o João, pode ser o João, não me expulse três jogadores!"



PS 2 - Quem também deve ter feito um grande esforço para não desatar a rir, foram, onteontem Carlos Godinho e ontem Amândio de Carvalho, quando confrontados por jornalistas da Antena 1, rádio pública, que lhes perguntaram, no dia do jogo, Nuno Matos: "o problema dos estatutos da F.P.Futebol, pode afectar a equipa portuguesa?" Hoje, Eduardo Gonçalves, talvez contagiado, foi pelo mesmo caminho: "o problema dos estatudos influenciou o comportamento da equipa?"
- Meus amigos, vocês têm noção do ridículo? Então jogadores habituados a competir ao mais alto nível, em jogos de máxima pressão, iam ficar afectados pelo problema dos estatutos e num jogo a feijões? Será que o vosso chefe, o ex-TSF, Paulo Sérgio, fez sair uma circular, para que a questão dos estatutos esteja sempre na ordem do dia?

PS 3 - Expliquem-me: se J.E.Bettencourt diz que a transferência de Liedson ajudou a pagar salários, como tinha o Sporting, 2.530.000 euros, para contratar Kléber?

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset