Populares Mês

segunda-feira, 28 de março de 2011



Na semana do Benfica/F.C.Porto que pode consagrar como vencedor da Liga Zon Sagres, 2010/2011 o conjunto orientado por André Villas-Boas, o andor já saiu do adro. Enquanto na época anterior e nas mesmas circunstâncias, seria bonito, interessante, a cereja no cimo do bolo, etc., se o Benfica fosse campeão no Dragão, agora parece que é crime de lesa pátria se o F.C.Porto ganhar o campeonato na Luz.
Enfim, sempre a mesma história!
Adiante. Já vi, ao vivo, muitos Benfica/Porto e vi empates, vitórias dos vermelhos, poucas e vitórias do F.C.Porto algumas. Entre jogos do campeonato, taça de Portugal e supertaça, seguramente mais de meia-dúzia. A mais marcante foi, sem dúvida, a de 1984/85, 0-1 com golo de Fernando Gomes a centro de Jaime Magalhães. E digo que foi a mais marcante, não porque fosse um jogo épico - o 2-3, com vários golos numa e noutra baliza, nos últimos 15 minutos, época 1991/92, treinador Carlos Alberto Silva, foi, nesse aspecto, muito mais emotivo... -, mas porque em 1984/85 foi o primeiro título de Pinto da Costa, enquanto Presidente, de Artur Jorge, como treinador, depois de termos tido um hiato de 5 anos sem ganhar a principal prova do futebol português e esse jogo foi a quase certeza que o título vinha para o Porto - já aqui falei sobre essa época fantástica... Também, porque nunca tinha visto tantos portistas na Luz, ao ponto de se poder dizer, sem exagerar, que nesse dia 27 de Janeiro de 1985, estavam tantos Dragões na Luz, como benfiquistas. Como referi, marcou Gomes a centro de Magalhães e a festa foi de arromba, com o capitão portista a subir à rede e a ir festejar com os adeptos, a minoria, pois a maioria dos portistas estavam no terceiro anel, tudo junto, uma multidão de mais de trinta mil portistas.

No ano anterior tinhamos ido à final da Taça das Taças, com tudo o que isso representou, com a conquista do título no ano seguinte, o grande F.C.Porto ressurgiu e meus amigos daí para cá, tantas alegrias, tantas vitórias, algumas das quais nem nos melhores sonhos...

PS 1 - Se alguém me souber indicar onde posso copiar o vídeo desse Benfica 0 - F.C.Porto 1, agradeço.

PS 2 - Diz CPS, na Bola, que os espanhóis estão loucos por F.Guarín. Curioso, embora os clubes que andam loucos pelo colombiano, Valência e A.Madrid, não tenham dinheiro, nem para mandar tocar um cego!

PS 3 - Patética e surreal a justificação do director do Record para toda a confusão com vencedores e vencidos com origem no jornal da Cofina. Diz ele e cito: "Acertámos na projeção das vitórias de José Eduardo Bettencourt e Luís Filipe Vieira, em 2009, falhámos desta vez com o anúncio da provável vitória de Bruno de Carvalho."
Vieira e Bettencourt, lembre-se, ganharam as eleições com mais de 90% dos votos, comparar essas eleições com as de sábado, é de bradar aos céus.
Assim vai o jornalismo em Portugal... cada vez mais rasca!
Ler as desculpas do A.Pais, aqui

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset