Populares Mês

sexta-feira, 22 de abril de 2011


Enquanto os Dragões de Villas-Boas gozam o último dia de um merecido descanso - a partir de amanhã é tempo de começarem a preparar as últimas batalhas... -, aproveito o feriado e o facto do tempo estar mau, para abordar vários assuntos que tinha em agenda e outros que me surgiram ao ler os jornais de hoje.

O primeiro assunto diz respeito à nomeação de Xistra, nomeação a cargo da comissão de arbitragem da FPF presidida por Carlos Esteves.
Em entrevista ao Pasquim da Queimada, Carlos Esteves conta todas as peripécias que levaram à escolha de Xistra e aí ficamos a saber que o árbitro de Castelo Branco foi a terceira escolha para arbitrar o Benfica/F.C.Porto. A primeira foi Olegário Benquerença, mas o juíz de Leiria, em reunião com o lider da arbitragem federativa e em companhia do seu psicólogo - que chique! -, pediu escusa.
Avançou Pedro Proença e aqui ficamos a saber e ao contrário do que a maioria pensava, na Taça de Portugal, tal como na Liga, os jogos podem ser dirigidos por árbitros da mesma associação de um dos clubes em compita. As razões porque não foi Proença têm a ver com a final da Taça da Liga que vai dirigir e apesar da Taça de Portugal ter prioridade, acharam os responsáveis pela arbitragem da FPF não criar problemas. Tudo bem, nada que mereça críticas, mas o mesmo já não se poderá dizer quando Carlos Esteves, à hipótese Proença, juntou e para quarto árbitro, sabem quem? Não se espantem, Duarte Gomes. Sem comentários.
Da arbitragem de Xistra nem vale a pena falar, apenas mostrar a forma como Coentrão, tal como Petit, há anos atrás, tentou beijar o árbitro. Parecem siameses.
Só mais uma nota: fizeram-se grandes parangonas com o relatório do observador que penalizou Xistra, no jogo Braga/Benfica, mas fez-se silêncio quando a nota foi corrigida. Típico!

O assunto que se segue, tem a ver com o Trio d' Ataque e um comentário aqui deixado num dos posts anteriores.
Vi o programa da passada terça-feira quase todo e não ouvi falar em pedras de 40 e 50 Kg... Fiquei mais uma vez com a certeza que Vasconcelos não tem amigos. Se tivesse, já lhe teriam chamado a atenção do ridículo de algumas posições que toma. Por exemplo: não o preocupar que depois da instrutora do processo a JJ ter apontado para um castigo de 2 meses, Jesus só ter apanhado 11 dias, nas circunstâncias conhecidas e ele só estar preocupado com a fuga de informação. Espantoso, não, Vasconcelos que anda sempre com as escutas na boca - ilegais e uma fuga de informação vergonhosa -, está preocupado porque se soube que o castigo devia ter sido de 2 meses e foi de 11 dias. Sobre este assunto, Fernando Gomes que anda numa fona a badalar a Taça da Liga, continua caladinho como um rato.
Voltando atrás, de pedras não ouvi nada, mas, fui ver o vídeo e meus amigos, o realizador falou em pedras e em pedras de 40 e 50 Kg. Como não era essa a informação que os orgãos de comunicação social tinham transmitido - um saco de pedras que bateu no tejadilho do autocarro e fez carambola para o carro onde ia Vieira - e as fotos do pára-brisas, mostravam estragos, mas nunca de pedras dessa dimensão - se fossem pedras de 40 ou 50 Kg, coitado do Vieira -, estranhei e resolvi tirar a coisa a limpo. Confirmo, Vasconcelos tem razão, o "Dragão até à morte" está em condições de provar e mostrar, pelo menos uma pedra e ela é de enormes dimensões... mais, tem olhinhos!

O terceiro assunto trata de Jorge Jesus e do Pasquim da Queimada.
Mesmo sendo época pascal, todos batem em Jesus. Curioso e tal como aconteceu quando o Benfica foi humilhado no Dragão, quem sai em defesa do Mister Chiclete, são o Presidente e treinador do F.C.Porto. Pinto da Costa, porque é amigo, Villas-Boas porque tem muito nível. Se fosse ao contrário, tal como aconteceu há tempos atrás - ver foto -, Jesus pisava no técnico do F.C.Porto. Já o Pasquim da Queimada usou e abusou de Jesus, capas e mais capas, que iam de Exterminador Implacável até vai ser mais um ano de magia; teve até o desplante, no dia em que foi oficializado Villas-Boas, de fazer uma capa a dizer F.C.Porto não convenceu Jesus; e agora todo cão e todo o gato se atira a JJ.

Até Serpa, faz o diagnóstico da crise e a culpa é do Roberto; do treinador; dos árbitros - o Benfica, diz ele sem pudor e sem vergonha, pressiona, mas há quem pressione melhor. Mesmo perante as mais exuberantes manifestações de superioridade, esta gentinha tem de colocar reticências às vitórias do F.C.Porto; da venda de jogadores; e do plantel desiquilibrado - surreal, agora o melhor plantel do planeta, que era candidato a ganhar a Champions, já não presta.
Pronto, está feito, ainda havia mais a dizer, mas fica para amanhã.

Nos habituais colunistas de sexta-feira hoje não há Rui Moreira - está fora do país e não teve oportunidade de ver o Benfica/F.C.Porto - Avança Paulo Teixeira Pinto - costumo publicar em duplicado ao sábado... - que se junta a Francisco José Viegas.




Clicar nas imagens para ver e ler

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset