Populares Mês

quarta-feira, 25 de maio de 2011


Nesta época extraordinária, histórica e que fica para memória, como uma das melhores de sempre, o balanço foi sendo feito e já está quase tudo dito. Assim, apenas uma última análise, que termina em Moutinho, para mim, o jogador mais importante do F.C.Porto Vintage, colheita 2010/2011.
Numa equipa que foi muito forte colectivamente e isso potenciou algumas individualidades, em que os mais foram Hulk - equipa às costas 2/3 da temporada e no outro 1/3 nunca baixou muito de nível -, Falcao - notável a marcar e a ajudar -, Helton - melhor época de sempre -, Álvaro - corda que nunca mais acaba e uma profundidade que faz a diferença -, Rolando - sempre a jogar, enquanto os outros centrais rodavam -, Guarin - uma explosão que a todos surpreendeu -, Belluschi - finalmente a por cá fora todo o seu enorme talento - e James - esse menino de oiro e o próximo 30 milhões;
os assim-assim foram Sapunaru - nunca fez um jogo extraordinário, embora nos 5-0 ao Benfica, estivesse muito perto -, Beto - sempre que chamado, cumpriu, se bem que com ele na baliza sofremos 2+2 golos de bola parada, Portimão e Jamor -, Otamendi - não fez uma má época, mas não foi o central que esperava. Integrado, espero muito mais em 2011/2012 -, Varela - assim-assim, é pouco, esperava mais  -, Maicon - coisas boas, com outras de levar ao desespero -, Souza - para uma primeira época, não se pode exigir mais, mesmo que após os primeiros jogos a expectativa tiveese sido grande -, Sereno - sim, não é central para o F.C.Porto, mas é polivalente e jogadores com essas características são muito importantes e Fernando - ainda estou com os dois últimos jogos na cabeça e se calhar estou a ser injusto, mas não cresceu quase nada; algumas desilusões, Fucile - muito tempo com a cabeça no ar e quando assentou, lesionou-se gravemente -, Rúben Micael - nunca teve andamento para esta equipa -, C.Rodríguez - nunca se encontrou - e Walter - apesar de boa percentagem, tempo de jogo versus golos marcados, esperava muito mais. Emído Rafael e Kieszek - o primeiro estava benzinho, mesmo que a diferença entre a forma como ataca, razoável e como defende, não faça dele uma alternativa à altura do Palito.
O guarda-redes veio para terceiro e é terceiro. Mariano, um grande profissional, uma grande pessoa, um jogador generoso e sempre disponível a todos os sacrifícios, lesionou-se gravemente, não foi inscrito na primeira fase do campeonato, nem na Liga Europa. Não se podia exigir mais. Parece que vai deixar o F.C.Porto. Tenho pena, muita pena, para mim e num plantel, há outras formas de brilhar e nessas, espírito de integração e de grupo, amizade, solidariedade, respeito e orgulho em vestir a camisola do F.C.Porto, são muito valorizadas. Se pudesse meter uma cunha, por Mariano, metia. Eu que sou muito exigente com amuos, primas-donas, pseudo-vedetas, fico agarrado a jogadores como Mariano. É uma questão de feitio...
Finalmente, como o último é o primeiro, João Moutinho, o jogador que equilibra a equipa, que faz várias posições, que está sempre pronto jogar e a alto nível, o click que, junto com André Villas-Boas, tudo mudou. Ver mais sobre J.Moutinho, aqui

Três PS, dois com fotos e um sem.
Um, para dizer que os enviados especiais do "Dragão até à morte" a Dublin, já chegaram e trouxeram uma foto da nova adepta do F.C.Porto, a Rainha Isabel II. A monarca ficou tão impressionada com a gentileza, simpatia e sucesso portista, que logo aderiu à causa do Dragão.

O outro PS é um quadro da Marca, jornal madrileno, que mostra os troféus ganhos pelos dois principais clubes espanhóis, Real e Barça e como podem ver, não consta nenhuma taça Latina. Aos números, do princípio da época, têm de acrescentar um campeonato aos catalães e a taça do rei ao Real.

O último é para dizer que o Sporting, na apresentação de Domingos, regressou à idade da pedra. Conferência de imprensa de apresentação do treinador, com a sala cheia de adeptos, já não se usa há mais de 10 anos. Ridículo, à calimero.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset