Populares Mês

segunda-feira, 9 de maio de 2011


- Meus caros amigos, profissionais do F.C.Porto, agora que já não haverá mais nenhum jogo no Dragão e não vou à Madeira, nem a Dublin(*) e ainda vou pensar se irei ao Jamor - sou um adepto normal, não sou rico, nem VIP e o F.C.Porto nestes momentos esquece os adeptos normais, os que vão a todas, incluindo as modalidades e privilegia os ricos e os VIP's... Alguns dos quais vão uma vez ou outra ao Dragão; nunca aparecem no Dragão Caixa; e no auge do Apito Dourado tinham vergonha de se dizerem portistas; mas agora despertaram e nos dias que vão anteceder a final da Liga Europa, de certeza, vamos vê-los todos lampeiros, de cachecol ao pescoço, a passearem vaidades no aeroporto e fazerem pose para as câmaras de televisão... -, quero dizer-vos que esta época, voltei  a viver grandes momentos, grandes alegrias, grandes vitórias.
Enquanto adepto ferrenho, apaixonado, mas que quando é branco diz que é branco e quando é preto diz que é preto, senti-me sempre respeitado por vocês e meus caros amigos, não é uma ou duas exibições mais fracas, que me fazem esquecer o quanto de bom esta temporada vi no nosso lindíssimo estádio. Ontem, mais uma vez, saí satisfeito. Quem, como vocês tiveram um jogo tão exigente e tão importante, na quinta-feira passada; nem tempo tiveram para treinar, mas apenas e no sábado, um treino de descompressão; e que depois, jogam bem, jogam para ganhar, não se poupam, dão, como vocês deram, em alguns momentos, espectáculo, merecem o meu respeito e a minha consideração de adepto de sempre e para sempre do F.C.Porto. Quero dizer-vos também, que compreendi muito bem e já na segunda-parte, que o ritmo tivesse abrandado e depois da saída de Moutinho, que a todos preocupou, vocês tivessem tido alguns cuidados e no vosso subconsciente, alguns sininhos tivessem tocado. É normal, é natural - quem tanto lutou para aqui chegar, agora quer ir até ao fim...
Mas mesmo com todas as razões apontadas, vocês mereciam e só não ganharam por azar: aquela jogada maravilhosa que acabou no post, cabeceada por Falcao, após várias triangulações e um grande cruzamento, fica como um dos momentos mais bonitos que vi está época e vi muitos, merecia ser golo; por um erro de Rolando que acontece aos melhores; por um golo de bandeira de um jogador, Pizzi, que esteve inspirado e virou quase herói nacional - foi o homem que manteve um velho e requentado recorde e uma das poucas alegrias vermelhas desta temporada; e porque um figurão, quis ser protagonista e armado em palhaço resolveu interferir. 
Para além disso, o espírito de grupo, a solidariedade, a amizade e a união, um por todos, todos por um, esteve sempre patente e isso é algo que também me apraz registar e que voltou a ser a imagem de marca no F.C.Porto.
Obrigado rapazes...

Aos técnicos e em especial ao Líder da Equipa Técnica, quero dar-lhe os parabéns e dizer-lhe que saiu ainda melhor do que eu pensava. Como diz hoje no Jogo, José Manuel Ribeiro - ver aqui - e eu concordo, nunca Villas-Boas deixou de ser fiel aos seus princípios, às suas ideias, mesmo quando seria mais fácil ser resultadista. Raramente se viu o F.C.Porto a abdicar de jogar ao ataque, para ganhar, mesmo quando outro resultado não aqueceria, nem arrefeceria. Mas, o treinador conseguiu, com um discurso correcto, motivador, moralizador e muitas vezes galvanizador, criar sempre novos estímulos e levar os seus jogadores a estarem sempre prontos para lutarem pelo compromisso com a vitória.
Obrigado André, extensivo aos teus colaboradores, Vítor Pereira, Pedro Emanuel, José Mário Rocha e W.Coort.

Também uma palavra para Nélson Puga, José Carlos Esteves, José Mário, Eduardo Braga, José Luís e António Dias, o departamento clínico do F.C.Porto.

Finalmente, uma palavra para Mariano, um dos capitães e que segundo parece não vai renovar.
Meu caro Mariano, hoje ao ler o jornal, emocionei-me com a tua frase, "serei portista para sempre". Alguém que vai sair e que na hora da saída, sem qualquer mágoa diz isso, é alguém que é Grande e que merece todo o meu apreço e respeito portista. Não eras o melhor jogador do mundo, às vezes tiravas-me do sério, mas sempre reconheci em ti um Grande Profissional, um Grande Homem, alguém que ajudou e muito a passar aos que vinham de novo, o que era o F.C.Porto. Alguém que sempre respeitou o emblema, mesmo não sendo portista desde pequenino e isso é fundamental.
Desejo-te tudo de bom e que sejas muito feliz na tua vida profissional e pessoal.

Nota final:
É óbvio que não me esqueci que a época ainda não acabou e queremos ganhar na Madeira, em Dublin e no Jamor.
Mas agora que já não há mais jogos em casa, achei por bem dizer isto, porque querendo muito e nem preciso de dizer porquê, ganhar a Liga Europa, a Taça de Portugal e acabar o campeonato sem derrotas, também quis reafirmar e mais uma vez, que independentemente do que acontecer, esta época ficará gravada a letras de oiro na minha memória. Foi um ano muito difícil, ao princípio havia muito cepticismo, não eramos muitos a acreditar... Quando estamos quase a acabar, ver tanta unanimidade em torno do treinador, do plantel e da equipa, perdoe-se-me a imodéstia, deixa-me muito feliz e de alguma forma recompensado.

(*) - Pedir 750 euros por viagem e bilhete, ir e de manhã e regressar após o jogo, quando há agências, por exemplo a Abreu, que fazem mais barato, é uma falta de respeito, uma desconsideração, um total desprezo por todos os portistas que fazem das tripas coração para estarem com o seu clube. Não devem ser os portistas a pagarem esta parceria Porto/Cosmos que só os prejudica.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset