Populares Mês

sábado, 20 de agosto de 2011


Meus caros, a selecção portuguesa de futebol, categoria sub-20, está a disputar o campeonato do mundo da categoria, na Colômbia e a ter um comportamento brilhante, digno dos maiores encómios. Mas esta selecção, que alguém aplidou de selecção da coragem, partiu quase incógnita e se não fossem um ou outro enviado especial, de um ou outro jornal, passava quase despercebida. Nos primeiros jogos nem resumos havia, o que me levou, aqui, a dizer o seguinte: "Meus caros, podem ver aqui um pequeno resumo do Portugal 1 - Camarões 0, do campeonato do mundo de futebol, em sub-20, que a estação pública de televisão, a queridíssima RTP, tem dinheiro para mandar um enviado especial à Turquia acompanhar o clube do regime; dinheiro para mandar um enviado especial a Los Angeles acompanhar o Real Madrid; mas nem os resumos dos jogos de uma selecção portuguesa é capaz de transmitir."
As coisas mudaram e agora é um corrupio, um frenesim e até o Ministro responsável pelo desporto e curiosamente, também pela RTP, que ignorava o acontecimento, resolveu partir para a capital colombiana e assistir à final. Tipicamente português, uma tristeza. Esta gente tem cá uma lata!

Quem também tem uma grande lata são os dirigentes do Sporting e a Comunicação Social.
«A 27 de Junho, 22 dos 32 clubes profissionais de futebol aprovaram, por unanimidade, um conjunto de alterações regulamentares, entre as quais se destaca a decisão de punir fortemente declarações sobre as equipas de arbitragem, desde a sua nomeação até à hora do jogo, com um agravamento da pena cinco vezes superior, e uma maior separação das fases de inquérito e disciplinar.»

Agora vejam o artigo 67.º:
Declarações sobre arbitragem antes dos jogos
1. O clube que, publicamente, através de meio de comunicação social, por divulgação de escrito ou de outro meio de reprodução técnica, faça declarações ou emita juízos pondo em causa a imparcialidade ou competência técnica dos árbitros, árbitros assistentes e observadores designados para o jogo que vai disputar, bem como a nomeação desses agentes por parte dos órgãos responsáveis pela arbitragem das competições organizadas pela Liga é punido com a sanção de multa de montante a fixar entre o mínimo de 50 UC e o máximo de 250 UC.

2. Os clubes são responsáveis pelas infracções previstas no número anterior quando cometidas por titulares dos seus órgãos ou, no caso de sociedade desportiva, dos órgãos do clube fundador, bem como por outros seus representantes, ainda que de facto.

3. Em caso de reincidência a sanção referida no anterior n.º 1 é elevada para o dobro, nos seus limites mínimo e máximo.

Os calimeros faziam parte dos 22 clubes que aprovaram estes regulamentos, mas como eles só entram em vigor em Dezembro ou, como quer e bem a Liga, na época 2012/2013 - não seria muito correcto começar o campeonato com um regulamento e a partir de meio da época passar a ter outro -, bastou apenas uma jornada, frente a uma equipa que apenas luta para se manter e em casa, para os choramingas virem logo fazer pressão sobre os árbitros, ao ponto do juíz nomeado para o B.Mar/Sporting ter pedido escusa. Mas se esta cultura calimera que desresponsabiliza os jogadores, que sabem que se não ganharem, mesmo às equipas mais fracas, não há problemas, a culpa nunca é deles, mas dos árbitros, não surpreende, o calimerismo está entranhado em Alvalade, não mudou com a passagem para o novo estádio e já dei algumas vezes para este peditório, aqui, aqui e, por exemplo, aqui, que dizer da Comunicação Social que recebeu com grande entusiasmo as alterações regulamentares e agora, repito, quando ainda só passou uma jornada e já está instalada a polémica, não reage num acondenação forte, contra os calimeros?

Nota final:
Quando me queixar de erros dos árbitros, para justificar maus resultados do F.C.Porto, frente a equipas muito inferiores ao Dragão, algo vai mal comigo e tratem de mim. Dois exemplos:
Rio Ave 0 - F.C.Porto 0 e Leixões 0 - F.C.Porto 0.

Cultura de exigência é isto e foi assim, com esta cultura, que o F.C.Porto passou a ser um dos melhores clubes europeus. Aprendam!

Como o mister chiclete, parece querer ir pelo mesmo caminho dos calimeros - porque é que Benfica e Sporting, não se fundem? -, duas belas fotos, Jesus versão Paulo Bento e Jesus versão Maria José Valério.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset