Populares Mês

domingo, 14 de agosto de 2011


Ainda com algumas indefinições - maldito mercado, que só fecha a 31 de Agosto!...-, mas já com um título na bagagem, a Supertaça Cândido de Oliveira, o F.C.Porto, Campeão em título, viaja até à Cidade Berço para enfrentar o Vitória. Contra uma equipa vitoriana tocada no seu orgulho e que à terceira quer conseguir o que não conseguiu que nos últimos dois jogos, final da Taça e Supertaça, é preciso um F.C.Porto bem melhor do que aquele que esteve em Aveiro. Para sair do D. Afonso Henriques com os três pontos e arrancarmos em vantagem em relação aos nossos rivais, temos de ser fortes, intensos, colocar em campo o nosso valor colectivo e individual e ter presente que foi o Vitória e em Guimarães, a primeira equipa a não perder frente ao imbatível F.C.Porto, 2010/2011 - as outras equipas que não perderam com o Dragão, foram Sporting e Paços de Ferreira.

Começar bem, justificar a "pole position", ganhando, é o que espera o universo portista da sua equipa. Que e ao contrário do que disse Domingos Paciência, se assume e de forma clara, não podia ser de outra forma, como candidata ao título, título que para os pupilos de Vítor Pereira, continuará a ser o principal objectivo da temporada.

O árbitro é Olegário Benquerença, auxiliado por João Santos e Luís Marcelino.

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Helton e Bracalli;
Defesas, Sapunaru, Rolando, Otamendi, Fucile, Álvaro Pereira e Maicon;
Médios, Guarín, Souza, Belluschi, J.Moutinho e R.Micael;
Avançados, Hulk, Falcao, Kléber, Varela, Djalma.

Equipa provável:
Helton, Sapunaru, Rolando, Otamendi e Fucile, Souza, Moutinho e Guarín, Varela, Hulk e Kléber.

Antevisão de Vítor Pereira:
Vitória nos pormenores
“Sabemos das dificuldades. É já o terceiro jogo consecutivo entre as equipas, que assim têm um conhecimento profundo relativamente à outra. Estamos preparados. Temos consciência de que era necessário trabalhar um ou outro pormenor para sermos mais fortes e foi isso que fizemos. Acreditamos na vitória.”

Mais bola, mais controlo
“Quero relembrar que em Aveiro estava em disputa um troféu. Ganhámos, fomos competitivos e esperamos ganhar muitos mais. Não seria sincero se não dissesse que queremos uma equipa, ao nível dos comportamentos, mais consistente. Trabalhamos para ser consistentes e dominarmos, mas, a espaços, o controlo do jogo não foi feito da forma que gostamos. Teremos de ter mais bola e retirar a iniciativa ao Guimarães. Espero um adversário rápido, a apostar nas transições ofensivas, a actuar de uma forma muito semelhante ao último encontro. Esperamos esse padrão e durante a semana preparamo-nos para isso.”

Ausência dos internacionais
“Este clube tem muitos internacionais, mas isso faz parte do dia-a-dia de uma equipa deste nível. Independentemente disso, fizemos o nosso trabalho da mesma forma, durante a semana, esperando que esses jogadores recuperem para estar disponíveis para o jogo de domingo.”

Equilíbrio no campeonato
“Naturalmente, atribuem favoritismo ao FC Porto por aquilo que conquistou no ano passado. Sabemos que o campeonato vai ser equilibradíssimo, bem disputado e teremos provavelmente de estar a um nível superior ao do ano passado. Teremos maiores dificuldades, porque o conhecimento da nossa equipa e do padrão de jogo é maior, mas também estaremos de certeza mais fortes. Aceito que somos favoritos, mas teremos de provar o nosso valor e qualidade, trabalhando com rigor, seriedade e qualidade.”

Mercado em aberto
“O FC Porto e todos os outros clubes vivem neste mercado aberto até ao final de Agosto. Já manifestei a minha opinião, penso que ele deveria fechar a meio de Agosto, para que os clubes pudessem trabalhar com tranquilidade e mais certeza. Mas isso não é possível e estamos num mercado aberto, com cláusulas. O mais importante é que estou satisfeitíssimo com o trabalho de todos, com o seu empenho, dedicação e profissionalismo. O Falcao está a trabalhar para chegar ao nível da época anterior. Veio tarde e precisou de descansar. Quando acharmos que o momento é o ajustado contaremos com ele, o Guarín e com todos os que chegaram mais tarde.”

“Guerra” dentro do campo
“Estou pronto para a guerra dentro do campo. Em relação às palavras, cada um tem a sua personalidade e forma de estar. Gosto de me agarrar àquilo em que acredito e acredito no trabalho. É a isso que me vou agarrar durante toda a época. Estou pronto para um campeonato disputadíssimo, para potenciar ao máximo a equipa e ela é que tem de dar resposta, não o Vítor Pereira. Aceito as interrogações mas tenho consciência das minhas competências e das da equipa técnica. Vamos ter um FC Porto fortíssimo e quem se distrair vai ser surpreendido, como no ano passado.”

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset