Populares Mês

quinta-feira, 1 de setembro de 2011


O meu estado de espírito, no momento em que fechou o mercado de transferências, confesso, não é de grande entusiasmo, apesar de, a certa altura, ter pensado que ia ser bem pior. Explicarei porquê.
Temos fama e proveito de sermos um clube bem organizado, bem estruturado, que não sendo perfeito - não há organizações perfeitas -, é o melhor do futebol português. Ora, sendo assim, esperava mais qualquer coisa dos responsáveis portistas, no que diz respeito a um substituto para Falcao. Dando de barato que o F.C.Porto foi surpreendido pela saída de colombiano e não é líquido que isso tenha acontecido, tinhamos de ter alternativas preparadas e hierarquizadas para colmatar a saída do melhor marcador da Liga Europa, na época finda. Não alternativas para inglês ver, mas jogadores feitos, capazes de serem, pelo menos, teoricamente, os jogadores certos. Não deviamos, portanto, ficar agarrados a uma única possibilidade, para mais quando se sabia que essa possibilidade não era fácil de concretizar. Ou fechavamos logo ou partiamos para outra. Compreendo que se aposte em Kléber, mas será que ele vai crescer, naturalmente, com tanta responsabilidade sobre os ombros, principalmente na Champions? Espero bem que sim, para que mais tarde não nos venhamos arrepender de colocar em cima do jovem brasileiro, uma pressão que ele não foi capaz de suportar. Também concordo que contratar por contratar, não vale a pena...

Feita a crítica, com a visão de quem está de fora, mas com objectividade e de forma construtiva, agora é tempo de olhar para a frente. O que não tem remédio, remediado está. O plantel - ver em baixo - e o treinador Vítor Pereira - merecia ter um bom avançado! -, têm de ser apoiados, de forma que possamos atingir os objectivos até Dezembro: estar no topo da Liga Zon Sagres e passar aos oitavos-de-final da Champions League. Em Janeiro, se for preciso retocar, retocamos. Se critico também devo elogiar e não custa reconhecer que no caso do Palito, marcamos uma posição que me apraz registar. Também não posso deixar passar em claro o seguinte: com a excepção referida, mantivemos todos os restantes jogadores do núcleo duro e ainda nos reforçamos com alguns de qualidade reconhecida, como Mangala, Alex Sandro, Defour, Iturbe, Djalma, Kléber - acredito que tem capacidades, apenas tem de se libertar da pressão e do peso de substituir Falcao - e Danilo, que só vem mais tarde.
C.Rodríguez: fazia parte dos jogadores a transferir, mas não vamos abdicar de um jogador, ainda jovem, apenas 25 anos, internacional uruguaio, de qualquer maneira. E se ele estiver empenhado, de corpo e alma, pronto a fazer uma grande época e até, quem sabe, a renovar, em condições que agradem às duas partes? É ano de Champions e Champions mais campeonato, não é fácil, não tem nada a ver com Liga Europa mais campeonato. É preciso qualidade, dois jogadores para cada lugar...
Ah, espero que o F.C.Porto ganhe todos os jogos, mas quando não ganhar, ninguém vai ouvir de mim um lamento, porque deviamos contratar um avançado e não contratamos.
Como vi na caixa de comentários, há quem concorde com a minha análise, há quem discorde. Óptimo, a discussão é salutar, mas discutamos com respeito pelas opiniões alheias, clareza, objectividade, construtivamente. Quem não for por aí...já sabe o que a casa gasta.

Guarda-redes:
Helton, Bracali e Kadú  

Defesas:
Sapunaru, Fucile, Rolando, Otamendi, Mangala, Maicon, Álvaro Pereira, E.Rafael e Alex Sandro  

Médios:
Souza, Fernando, Guarín, Moutinho, Belluschi e Defour

Avançados:
Varela, Kléber, Walter, James, Hulk, C.Rodríguez, Iturbe e Djalma  

Quem alimentava a esperança de sair e ficou, cara alegre e profissionalismo. O F.C.Porto e os portistas, assim o exigem.         

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset