Populares Mês

sábado, 28 de janeiro de 2012


No meio de um turbilhão de notícias próprias de um mercado de transferências que está perto do fim, o F.C.Porto viaja até Barcelos para defrontar o Gil Vicente. A equipa da cidade que tem o galo como uma das suas atracções, é historicamente um adversário difícil para o F.C.Porto. Sem recorrer aos arquivos, lembro-me de três derrotas portistas frente ao clube agora presidido por A.Fiusa: 1-0, era C.Alberto Silva o treinador; 2-1 com Fernando Santos; 2-0 com Mourinho, este jogo disputado em Guimarães; sem esquecer o empate na época passada para a Taça da Liga, 2-2. Assim e numa altura que não pode perder pontos, sobe pena de ficar em situação complicada na luta pelo título, tem de estar no estádio Cidade de Barcelos um Porto ao seu melhor nível; um Porto preparado para um adversário bem organizado, fechado e à procura do contra-ataque; um Porto consciente que é melhor, mas que ser melhor na teoria, não chega, se a atitude, a determinação e a vontade de vencer não estiverem dentro das quatro linhas.
Se os atributos que esta equipa do F.C.Porto tem e que já mostrou, por exemplo, no último jogo, aparecerem em Barcelos, então, com mais ou menos dificuldades, somaremos os três pontos e continuaremos bem sólidos na luta pelo bicampeonato.
Deixemos os gansos, levezinhos e "luchos" para depois e concentremo-nos no galo que não vai ser fácil de meter no tacho.

O árbitro é Bruno Paixão, auxiliado por António Godinho e Paulo Ramos - já disse tudo sobre o Bruno no post anterior.

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Helton e Bracali;
Defesas, Maicon, Rolando, Otamendi, Mangala e Alvaro;
Médios, Danilo, Souza, Moutinho, Defour e Belluschi;
Avançados, Kléber, C.Rodríguez, James, Varela, Iturbe e Vion.

Equipa provável:
Helton, Maicon, Rolando, Otamendi e Alvaro, Danilo, Moutinho e Defour, James, Kléber e Varela

Antevisão de Vítor Pereira:
Quer um FC Porto igual àquele que venceu o Vitória de Guimarães?
Espero um FC Porto consistente, rigoroso, a fazer um jogo sério, de qualidade, para nos exibirmos ao nível dos últimos jogos. Temos vindo a evidenciar consistência e maturidade, características que espero ver em Barcelos.

Já poderá contar com Hulk?
Até ao dia de hoje, esteve entregue ao departamento médio. Ainda temos o dia de amanhã e vamos ver o que acontecerá.

Quer comentar as notícias sobre o alegado interesse em Lucho González?
Só comento entradas e saídas confirmadas, como tenho dito.

Que análise faz ao Gil Vicente?
É uma equipa bem organizada, que tem provado que tem qualidade colectiva. Sabemos que vamos encontrar dificuldades, mas vamos a Barcelos com o objectivo claro de trazer três pontos.

Tem dito que esta equipa precisa de desafios. O FC Porto melhorou também pelo facto de estar em segundo lugar e ter agora um desafio concreto e objectivo?
Sabemos que a nossa margem erro diminuiu. Temos de ser sérios e rigorosos, sabendo o que pretendemos e pondo as qualidades individuais ao serviço do colectivo, que deve sustentar e ultrapassar as dificuldades. Não tenho dúvidas de que este vai ser um campeonato competitivo e temos de ser regulares e, se possível, crescer a nível de comportamentos.

Vê alguma hipótese deste campeonato não se decidir no confronto directo entre FC Porto e Benfica?
O campeonato decide-se em todos os jogos. Não coloco só FC Porto e Benfica como candidatos. Há mais equipas, nomeadamente Sporting, SC Braga e Marítimo, que têm evidenciado qualidades para lutar connosco e com o Benfica. Prevejo um campeonato competitivo até ao fim.

Na hora da partida de Fucile, o que lhe tem a dizer?
Desejo-lhe boa sorte e agradeço o que fez e tem feito por nós. Não estava a ter as oportunidades que pretendia e foi para um grande clube. Vai manter-se a um alto nível e, como foi emprestado, poderá voltar. Desejo-lhe o mesmo que nos desejou, que seja campeão e tenha oportunidade de jogar e de se valorizar.

Foi ver o Manchester City ao vivo esta semana. Pelo que viu, acredita que o FC Porto pode ultrapassar a eliminatória?
Peço desculpa, mas falarei do Manchester City na altura própria. Hoje falarei do Gil Vicente, um adversário complicado e no qual estamos concentrados.

Com o Maicon na direita e o Alvaro na esquerda, concorda que o FC Porto é uma equipa virada para o flanco esquerdo?
É natural que isso aconteça, pela predisposição do Alvaro, que se comporta como um extremo e é extremamente ofensivo. Claro que é preciso equilibrarmo-nos. Os jogadores do flanco direito também influenciam essa dinâmica, pois é diferente ter lá Hulk ou James, que descai mais para o meio.

Tem alguma palavra para o Kléber, que tem sido algo criticado?
O Kléber não precisa disso. Quando as pessoas confiam em si próprias e sabem a sua qualidade, aceitam as críticas e a força vem de dentro, do seu carácter e confiança. Sentimos um Kléber a trabalhar sempre muito para o colectivo, mais tranquilo e a crescer em termos das movimentações que queremos que ele faça.

Está ansioso pelo dia 1 de Fevereiro e pelo fecho do mercado?
Os treinadores, jogadores e estrutura dos clubes de alto nível têm de estar preparados para a especulação do mercado. Têm-se falado muito, mas as saídas e entradas têm sido poucas.

Danilo está preparado para ser titular?
Ele está a trabalhar bem, está mais ambientado e dentro das ideias do nosso jogo. Por isso, está disponível para o treinador e poderá jogar se assim o entender.

Concorda com a ideia de que o Benfica também tem muitos "Hulks"?
Não estamos num momento de polémicas e de falar muito. É um momento fundamental para apresentar resultados e ganhar jogos, com uma exigência muito grande. Toda a gente tem direito às suas ideias, por isso não vou comentar.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset