Populares Mês

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012


Porque muitos dos comentários sobre o F.C.Porto/Leiria de ontem giram em volta de Vítor Pereira versus James Rodríguez/Varela e no Dragão até à morte, são comentários que embora críticos, são feitos respeitando o homem e treinador, resolvi dar a minha opinião e como devem ter percebido pelo título do post, embora compreendendo e aceitando as críticas, não sou tão peremptório, antes pelo contrário.
Que James é um jogador de grande talento, grande capacidade e um potencial que fazem dele um jovem a caminho do estrelato, não só não me atrevo a contestar, como concordo e já por várias vezes o referi. Que James, ontem, se fosse eu o treinador teria jogado a titular, é verdade, ficou expresso na minha equipa provável no post de antevisão. Mas prognósticos no final do jogo é fácil e insultar, como alguns fizeram, Vítor Pereira, também, só porque James acabou por ser decisivo. Com Hulk a regressar de uma longa paragem e conhecida a sua pouca vocação defensiva; tendo como lateral desse lado um Danilo de clara vocação atacante; o mesmo acontecendo com Alvaro no lado contrário, não me choca a opção por Varela, muito mais predisposto a defender que James. Devia ter Vítor Pereira tirado o Drogba da Caparica ao intervalo? Se calhar devia, mas atendendo à forma como o público se despediu de Varela, compreendo que o técnico do Campeão tenha dado mais uma chance ao internacional português para se reabilitar. Também se gerem os grupos com estas atitudes e estas sensibilidades, digo eu. Finalmente, em Barcelos, sem Hulk e quando se pedia que James pegasse na batuta e conduzisse a equipa, o que fez o colombiano? Nada ou quase nada. Portanto e concluindo, James foi decisivo, mas é impressão minha, que como o jogo estava, também ganharíamos com Varela em campo. Mais, eu não teria tirado o Varela, mas Fernando. Com o Leiria completamente inofensivo e todo atrás, Fernando, o menos esclarecido e criativo dos médios, não estava a ser preciso. Recuava Lucho para o lado de Moutinho, com James no vértice superior do triângulo e três avançados, Hulk na direita, Janko no meio e Varela na esquerda. Depois, até pelo exemplo frente ao Gil - Varela fora dos menos maus, note-se...-, quem nos garante que com James de início, as coisas teriam sido diferentes?
Criticar, sim, mas alguns, sem respeito, não criticam, insultam, muitos anonimamente. Devem ser os livres pensadores, os iluminados e a forma de se afirmarem, é insultar o treinador do seu clube. Aqui, como dizia o outro, jamé!

Notas finais:
Há quase unanimidade, mesmos em insuspeitos analistas, que a equipa mais penalizada no jogo de ontem, foi o F.C.Porto. Mas a reacção do Leiria deu a entender o contrário, como se viu após o final do jogo e se sabe hoje. Só encontro uma explicação: estavam a ouvir a Renascença, onde, entre outras análises curiosas, se disse que Janko devia ter sido expulso e Shaffer levado apenas o amarelo. Tem sido uma constante nos últimos tempos: os analistas da Emissora Católica, analisam sempre contra o F.C.Porto. 

Todo o cão e todo o gato foi ouvido a propósito do clube do regime ir jogar frente ao Zenit debaixo de temperaturas negativas. Até parece que é um facto inédito, uma originalidade, que nunca aconteceu com equipas portuguesas...

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset