Populares Mês

domingo, 29 de julho de 2012


Vítor Pereira disse ontem, após o final do Valência - Porto, que até ao jogo da Supertaça não haverá mexidas no plantel do F.C.Porto. OK, compreendo, com o mercado ainda longe do fim, é preciso alguma cautela na gestão dos recursos humanos, tudo pode acontecer e é necessário algum cuidado. Certo, mas como não tenho essas responsabilidades, nem as preocupações de quem treina ou dirige, posso sempre mandar um bitaites. Assim, vou formar o meu plantel, explicar o porquê das opções, deixando interrogações naqueles que têm sido mais falados para sair. Vale o que vale e portanto, niguém deve fazer qualquer tipo de extrapolação.

Guarda-redes:
Helton, Bracali e Kadú - há também Stefanovic que a qualquer momento pode ser chamado para os jogos do calendário português.
Fabiano Freitas: apesar de boas prestações, ainda não está no ponto para destronar um Helton que está aí para as curvas. Precisa de jogar, corrigir defeitos que só os jogos eliminam. Ficar para jogar na Taça da Liga ou de Portugal, não me parece a melhor solução. Sem esquecer a promessa de vir para o F.C.Porto, mas ficar mais um ano em Olhão.

Defesas:
Miguel Lopes, Danilo, Rolando (?-1), Maicon, Otamendi, Mangala, Alex Sandro e Alvaro Pereira (?-2)
1 - Rolando: é o central mais falado para sair e uma saída, penso eu, agradaria às duas partes, desde que, como é óbvio, as propostas satisfizessem Rolando e F.C.Porto.
Se o internacional português sair, acho que não precisamos de contratar ninguém. Abdoulaye ou até Tiago Ferreira, dois jovens com potencial, podiam perfeitamente funcionar como quarto central, à partida...
2 - Alvaro Pereira: se não sair será uma grande surpresa e aqui, já disse, mas torno a repetir, teríamos de ter alguém que desse garantias - Addy ainda não dá; Rafa está lesionado há demasiado tempo e o miúdo da equipa B não conheço. Quem? Isso não sei, não são contas da minha tabuada, como diz um amigo meu.
Sereno: OK, é esforçado, é pau para toda a obra, vai desenrascando, mas só como último recurso.

Médios:
Fernando (?-3), Defour, Lucho e Moutinho (?-4).
Se não sair ninguém, falta um médio, porque há sempre a possibilidade de Danilo ou James, cada um à sua maneira, darem um pezinho.
3 - Fernando: é fundamental no sistema 4x3x3, perde alguma coisa no 4x2x1x3. Se sair, a solução Lucho, numa versão Pirlo, não me desagradaria, o que daria oportunidade de contratar alguém com outras características. Um clone, não é fácil e não estou a ver quem. Danilo pode ser outra hipótese.
4 - Moutinho: Defour é o mais parecido, Danilo pode ser uma alternativa. Mas arranjar alguém com o mesmo rendimento é muito complicado e a sua saída seria uma grande perda.
Se saíssem os dois, então nem é bom falar... só tirando um coelho - salvo seja! - e não um ganso, da cartola.
Castro: com todo o respeito pelo profissionalismo e portismo, não me parece uma solução.
A promessa Sérgio Oliveira, aparecerá, mostrará capacidade na equipa B que o levem a ser alternativa?

Avançados:
Varela, Atsu, Janko, James, Jackson, Hulk (?-5), Kelvin e Djalma.
5 - Hulk: o que faz a diferença, o de mais difícil substituição, aquele que se sair vai obrigar a ponderar várias coisas, desde o sistema até ao modelo. Se sair, ou o mesmo sistema e modelo, com uma substituição directa e por alguém de qualidade reconhecida, ou alterando quase tudo, optando por outro ponta-de-lança com categoria, experiência e provas dadas.
Kléber: até prometeu melhorias, mas voltou aos piores tempos da época passada. Abúlico, sem alma, sem irreverência, conformado, incapaz de lutar contra o destino. Está no F.C.Porto e isso já o satisfaz. Se jogar de início, tudo bem, se for a suplente, tudo bem na mesma, não faz nada, mesmo quando tem oportunidade para mostrar inconformismo, marcar pontos, lutar pelo lugar. A forma como marcou o penalti é um exemplo do que acabei de dizer. Ainda estava a um metro da bola, já o guarda-redes estava deitado sobre a direita e com o lado esquerdo todo aberto, Kléber, com a cabeça no chão, atirou-lhe a bola para as mãos e encolheu os ombros.
Iturbe, é o mais badalado dos três jovens avançados que têm feito a pré-época e entusiasmado os portistas, mas é para mim, o que tem menos capacidade, o que devia, das duas uma, passar para a equipa B ou ser emprestado. É preciso muito mais que um ou outro fogacho para jogar no F.C.Porto.

3 guarda-redes, 8 defesas, 5 médios e 8 avançados, um plantel de 24 jogadores. Fica a minha opinião, vale o que vale e quem quiser mandar bitaites esteja à vontade. Mas objectividade, espírito construtivo e não conversa da treta, bolas fora, como alguns comentários que já foram para a Lipor, género, assim em Dezembro estamos feitos; os outros compram tudo e nós não compramos nada - não quero o meu clube a comprar mais um ala, quando já tem mais que suficientes, como acontece noutras paragens...

Atenção, não sei se em termos de UEFA Champions League, este plantel cumpriria os pressupostos...

Notas finais:
O JN diz que o F.C.Porto teve azar nos penaltis. Não, aquilo não é azar, é incompetência, displicência, falta de jeito.

Não ouvi o que disse Freitas Lobo, mas já em 2008 aqui e em 2009 aqui, disse o que pensava desse cavalheiro.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset