Populares Mês

sábado, 30 de março de 2013


Um Porto sério, competente e se excluirmos os 25 minutos finais, de qualidade, manteve a tradição, fez  a sua obrigação, venceu com toda a justiça e regressou tranquilamente à normalidade das vitórias.
É isso que se pede à equipa portista até ao fim do campeonato e depois fazem-se as contas.

O jogo:
Uma primeira-parte muito interessante da equipa azul e branca, em particular até aos primeiros 35 minutos. Nesse período, foi uma equipa do F.C.Porto a dominar totalmente o jogo, a marcar por Mangala aos 15 e a desperdiçar várias oportunidades, sendo as mais flagrantes a de Lucho aos 25, com o capitão a rematar mal, em muito boa posição para marcar; a de Mangala aos 26, com o central francês a rematar de cabeça à barra; e aos 27 Jackson, que foi lento a atacar a bola e decidir. Foi pena, pois o desperdício evitou um melhor colorido que a boa exibição portista até aí, justificava. Depois a Académica subiu, pressionou melhor, equilibrou, mas sem causar grandes danos, nem grandes preocupações, a Briosa não teve nenhuma possibilidade de golo, ao contrário da equipa bi-campeã, que por Fernando, podia ter feito o 2-0, se o trinco portista não fosse tão trapalhão na hora de finalizar.
Tudo somado, vantagem escassa do F.C.Porto no final dos primeiros 45 minutos. Embora não jogando em ritmo alto, nem tendo grande contundência atacante, o conjunto de Vítor Pereira merecia, pelo menos, mais um golo.

Na etapa complementar e com uma vantagem escassa, os Dragões não descansaram, entraram novamente bem, foram donos da bola e do jogo e como corolário dessa superioridade, aumentaram a contagem. Foi uma belíssima jogada que teve vários intervenientes, mas coube a Lucho fazer o passe de rotura que deixou Danilo na cara de Ricardo para finalizar com sucesso. Estavam decorridos 52 minutos e com todo o mérito, o F.C.Porto chegava ao golo da tranquilidade. Nos minutos seguintes a equipa de Vítor Pereira ainda continuou a jogar bem, concentrada, procurando simplificar e à procura do 3-0. Durou pouco esse bom período dos Dragões. Sentindo que o jogo estava ganho, a meio da segunda-parte, alguém, acho que começou em Fernando, ligou o complicador e começaram os passes errados, as soluções mais fáceis foram dando lugar às mais difíceis, o colectivo deu lugar a algum individualismo, passamos a jogar só para o lado e para trás, a qualidade foi-se e se nunca corremos grandes riscos, também nunca mais jogamos ao nível que tínhamos feito até aí. O golo de Castro - não teve medo de meter o pé e como sempre, não brincou em serviço. Tivessem todos a mesma vontade e nesta altura outro galo cantaria -, apareceu quando o F.C.Porto já não fazia muito para aumentar a vantagem.

Notas finais:
Jackson está cansado e por isso lento a abordar, pouco esclarecido e discernido. Na Taça da Liga é tempo de jogar Liedson.
Muito bem a defesa, pena Mangala não jogar frente ao Braga... Muito bem o meio-campo, Moutinho dá outra qualidade; Lucho enquanto durou, jogou bem; Fernando vem já a seguir... Izmaylov também esteve bem naquele papel de vagabundo de sai da esquerda para todo o lado. De Castro já disse tudo; Defour entrou bem; e Maicon que entrou para a lateral-direita direita não comprometeu. Falta falar de James - Jackson teve nota à parte. Está bem melhor o talentoso internacional colombiano, mas precisa de deixar de andar muito com a bola, saber soltá-la no tempo certo e fazer a equipa jogar. Não ganha nada em se amarrar à bola.

Fernando parece que está obcecado com  a selecção do Brasil. Para lá chegar, não chega só desarmar, ocupar bem os espaços, saber compensar as subidas dos laterais e ajudar os centrais. Tem de ser mais clarividente quando pressionado, tem de ser mais competente quando tem oportunidade para rematar, tem de melhorar muito no passe à distância.
Se se concentrar nisso, a ida à canarinha acontecerá com naturalidade. Já chega de entrevistas a falar da visibilidade, como se nunca um jogador do F.C.Porto tivesse ido à selecção brasileira, por sermos um clube desconhecido...

Se alguém que tem simpatias pelo F.C.Porto e isso é público, quando há um lance de dúvida, analisa sempre contra o bi-campeão, para tentar demonstrar não sei o quê, devia deixar o comentário e dedicar-se a outra coisa qualquer. Refiro-me a Manuel Queiroz que na Antena 1 disse que o lance entre Edinho e Lucho, lhe pareceu penálti.



Uma Santa Páscoa para todos

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset