Populares Mês

terça-feira, 25 de março de 2014


Como sou um portista realista, sei que não posso ter o mesmo grau de exigência quando o F.C.Porto joga frente a uma equipa manifestamente inferior e a jogar com menos um durante toda a segunda-parte, como aconteceu no domingo passado contra o Belenenses, ou quando joga frente a um adversário forte, com a mesma qualidade do F.C.Porto, como é o caso do clube que nos visita amanhã. Obviamente, adorava que o conjunto de Luís Castro fizesse um grande jogo, desse um recital, ganhasse por uma diferença gorda, uma vantagem que desse tranquilidade absoluta ou quase, para o jogo da segunda-mão. Mas isso acontece uma ou outra vez, são apenas excepções, normalmente estes jogos são equilibrados, acabam muitas vezes empatados ou com diferenças mínimas. Portanto, mais que pedir nota artística, uma grande exibição, importa e é fundamental ganhar, ir para o jogo da Luz em vantagem, seja ela qual for. Eles estão por cima e como é tradicional, estão cheios de arrogância, de tesão e bazófia, são super-favoritos, ninguém aposta um cêntimo em nós, a eliminatória ainda nem se jogou, mas já está decidida. Quem ouvir ou ler o que se diz sobre esta meia-final, constatará que para o F.C.Porto, o Jamor é apenas uma miragem, os dois jogos serão apenas para cumprir calendário, um dos finalistas já está encontrado. Isto é, o Benfica está como nós gostamos, em ponto de rebuçado, está na fase do mais maior, melhor, grande clube do universo. Ao F.C.Porto, tal como já aconteceu tantas vezes, compete mostrar-lhes que um Dragão nunca pode ser subestimado, provar-lhes que mesmo quando a chama não está no máximo, está lá sempre. Gostamos destes jogos, nestes jogos emerge quase sempre aquilo que o F.C.Porto tem de melhor e que tem sido uma das razões para tantos e tantos anos de sucesso: atitude, carácter, crença, alma e um forte espírito. Aumenta a motivação, a concentração melhora, há sempre um Porto de melhor qualidade.É isso que esperamos amanhã.
Vamos F.C.Porto!

O árbitro é Marco Ferreira, auxiliado por Nélson Moniz? e Sérgio Serrão? - o Conselho de arbitragem não indicou os dois auxiliares. Estes são quem acompanha normalmente o juíz madeirense.

Lista de convocados:
Guarda-redes,
Kadú e Fabiano;
Defesas,
Danilo, Reyes, Ricardo, Mangala, Abdoulaye e Alex Sandro;
Médios,
Herrera, Carlos Eduardo, Defour, Quintero e Fernando;
Avançados,
Jackson, Ghilas, Licá, Quaresma e Varela.

A minha equipa provável:
Fabiano, Danilo, Reyes, Mangala e Alex Sandro; Fernando; Defour e Carlos Eduardo; Quaresma, Jackson e Varela.

Antevisão de Luís Castro; Miguel Sousa Tavares; António Simões e Manuel Martins de Sá

Estatísticas e curiosidades dos jogos entre F.C.Porto e Benfica, meias-finais da Taça de Portugal:
O FC Porto e Benfica já se defrontaram por 7 vezes nas meias-finais da Taça de Portugal. Nesta edição será o 8º confronto desta fase da prova. Em jeito de balanço, o FC Porto eliminou o Benfica em 3 ocasiões, e foi eliminado em 4 meias-finais. Nessas anteriores 7 semi-finais realizaram-se 10 desafios, sendo que em 3 edições a meia-final foi disputada a duas mãos, os Dragões venceram 4 jogos, empataram uma vez e sairam derrotados em 5 desafios.

Vejamos agora os 10 duelos entre FC Porto-Benfica nas meias-finais da Taça de Portugal, com resultados e marcadores respectivos:
1938/39 1ª mão FC Porto 6 Benfica 1 golos: Costuras 2, Carlos Nunes 2, Lopes Carneiro e Pinga.
1938/39 2ª mão Benfica 6 FC Porto 0
1967/68 1ª mão Benfica 2 FC Porto 2 golos: Djalma 2.
1967/68 2ª mão FC Porto 3 Benfica 0 golos: Djalma 2 e Pavão.
1971/72 Benfica 6 FC Porto 0
1973/74 FC Porto 0 Benfica 3
1987/88 FC Porto 1 Benfica 0 golo: Rui Barros.
1996/97 Benfica 2 FC Porto 0
2010/11 1ª mão FC Porto 0 Benfica 2
2010/11 2ª mão Benfica 1 FC Porto 3 golos: Moutinho, Hulk e Falcao.

Curiosidades:
Nas 3 meias-finais em que o FC Porto eliminou o seu rival, venceu sempre a Taça de Portugal: em 1968, 1988 e mais recentemente no ano de 2011.

Na primeira meia-final da Taça de Portugal realizada entre Dragões e águias em 1939, na 1ª mão o FC Porto vence por expressivos 6-1 no Estádio do Lima. Na 2ª mão em Lisboa, o Benfica virou a eliminatória de forma anormal, vencendo por 6-0. Nessa 2ª mão disputada no Campo das Amoreiras, houve "mosquitos por cordas", o Presidente do FC Porto, Dr. Angelo César instou o treinador Miguel Siska a retirar a equipa do Campo, após expulsão do argentino Rebored, e da arbitragem "inclinada" de António Palhinhas oriundo de Setúbal, mais um exemplar da extraordinária "escola de arbitragem" da margem Sul. Posteriormente a FPF irradiou o Presidente do FC Porto, após esse incidente, mas não só, também Ângelo César foi sempre uma voz muito incómoda, para o poder desportivo sediado em Lisboa.

A 9 de Junho de 1968, jogou-se no Estádio das Antas a 2ª mão da meia-final da Taça de Portugal, entre FC Porto e Benfica, após empate a 2 golos no Estádio da Luz na 1ª mão, os Dragões comandados por José Maria Pedroto venceram de forma concludente por 3-0 e seguiram para a final, que viriam a conquistar, foi aliás a 3ª Taça de Portugal do historial do FC Porto e o único título conquistado na década de 60. Fica o onze dos Dragões dessa 2ª mão disputada no Estádio das Antas: Américo; Bernardo da Velha, Valdemar, Rolando  e Atraca; Pavão, Custódio Pinto e Jaime, Vítor Gomes, Djalma e Nóbrega.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset