terça-feira, 14 de julho de 2015

Parece que nem vai ser preciso jogar...


Ontem estava a ver um programa desportivo, concretamente, Mais Transferências, na TVI 24 e já estava a ser construída uma teoria que, mais coisa menos coisa, era a seguinte: atendendo ao plantel que o F.C.Porto está a formar, a época 2015/2016 vai ser um passeio para os Dragões, as ambições portistas até vão mais longe, passam pela conquista da Champions League. O F.C.Porto, pela sua riquíssima história e pelo que tem conseguido nos últimos 30 anos, é sempre candidato a ganhar tudo internamente, pode fazer uma gracinha na prova entre clubes mais importante do Mundo - já fez e no novo Século... Mas estar já a passar a ideia que isto cá dentro são favas contadas e lá fora é para vencer uma prova onde estão clubes com um potencial económico e financeiro muito superior ao F.C.Porto, é um manifesto exagero, tem por objectivo criar pressão, atribuir ao F.C.Porto um favoritismo interno e uma superioridade que não é verdadeira. É notório que estamos a construir um excelente plantel, mas não podemos esquecer que saíram Fabiano, entrou Iker Casillas; Danilo, vai chegar Maxi Pereira; Casemiro, entraram Danilo e Imbula; Óliver e Quintero - tudo indica que vai ser emprestado -, são Dragões, André André e Sérgio Oliveira; saiu Quaresma, Bueno pode fazer aquele lugar - não acredito que venha mais um ala...; saiu Jackson, melhor marcador dos 3 últimos campeonatos e ainda não entrou ninguém, mas acredito que vai entrar - o empréstimo de Gonçalo Paciência, assim o indicia -, apesar de Aboubakar dar grande tranquilidade; se se confirmar a cedência, sem opção de compra, de Diego Reyes, acredito que também chegará  um central. 
Portanto e resumindo: saíram jogadores importantes na manobra da equipa, estamos a tentar substituí-los da melhor maneira possível, de forma que pelo menos, o plantel desta época tenha a mesma qualidade da época anterior. Tudo que vá para além disto, nesta altura, não é bom, pode até ser mau, se exagerarmos nas expectativas. Ajudará e muito, se a partir do momento que a bola começar a rolar a sério, houver coesão, unidade, solidariedade, um por todos e todos pelo F.C.Porto. Dentro e fora do campo.

Para ler os artigos de Miguel Sousa Tavares, António Simões e Paulo Teixeira Pinto, clicar em cima das imagens.

16 comentários:

  1. Lembro-me de ha 11 anos, logo apos a Champions que ganhamos, e depois de se contratar Luis Fabiano e Diego (fora Quaresma, Seitaridis, Pepe, etc.), assistir a um programa desportivo da SIC Noticias e o moderador - Pedro Mourinho - perguntar ao Guilherme Aguiar se o plantel que o Porto estava a formar nao era ate forte demais (seja la o que isso for) para a realidade portuguesa (do campeonato). Independentemente do vermelhismo do moderador, a questao e' que, tal como entao, so com organizacao e boas bases se podera tirar o melhor rendimento de qualquer plantel, tenha ele Casillas ou outro qualquer. Todos nos lembramos do caos que foi aquela epoca. Estou certo que esta nao tera nada a ver, ate porque o contexto e' radicalmente diferente, seja pela continuidade do treinador, seja por nao termos ganhado nada na epoca passada e isso fazer com que todos tenham de estar devidamente focados.

    Abraco.

    ResponderEliminar
  2. Boas,
    Eu tb vi o programa e o gordo de óculos quando disse isso fartei me de rir...nao por ser impossível de acontecer mas por saber q essa escumalha quando faz elogios ao nosso porto é sempre com segundas intençoes!
    Carrega porto
    Helder "aranha" silva

    ResponderEliminar
  3. Sim, sim, é só ganhar tudo com muita força.

    O qual é que o excesso de juventude já voou e para este peditório Casillas, Maxi, Varela... já deram.

    Isso é que era doce. Pezinhos no chão ó faxabore.

    Abraço Azul e Branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
  4. O que dizer das palavras de hoje de Marco Ferreira? ? Vai passar mais uma vez despercebido? ele hoje já levantou mais um pouco da ponta do véu. .mas ninguém quer ver..tudo assobia para o lado..até no nosso clube..pelo menos até agora..

    ResponderEliminar
  5. o problema do Marco Ferreira é não se chamar Carolino.
    O MP já tinha 2 equipas no terreno. Ou três.

    ResponderEliminar
  6. Onde posso ver as declarações de Março Ferreira de hoje? Bom 1 hipótese forte para ponta de lança poderá ser wolfvinkel

    ResponderEliminar
  7. Caro DVP,

    Totalmente de acordo consigo. Não ganhamos rigorosamente nada. Aliás já sublinhei o facto de não querer passar a ser como os clubes de LX dos anos 80 e 90 que ganhavam tudo na pre época e depois os troféus vinham cá parar. Cuidado, muito cuidado com exageros e excesso de confiança. Podemos não gostar dele mas na verdade vamos passar a contar com lagartos mais competitivos e os vermelhos são os campeões das últimas duas épocas e para além disso contam com outros apoios comprando ontem ficou claro da declaração de despedida do árbitro da Madeira. Pena é que não se façam programas sobre o que dizem agora os árbitros. Esta la tudo. Clarinho como a água.

    Porto, toca a trabalhar porque nomes não ganham títulos e a nossa história recente é bem o exemplo disso mesmo. Quantos títulos não ganhamos em que teoricamente não éramos favoritos e até pelo contrário não havia qualquer expectativa de conquista?

    Raoc

    ResponderEliminar
  8. Isso ja se sabia que ia acontecer, interessa colocar pressao sobre o FCP e retira-la da Mourada.

    O FCP perdeu ate agora 5 titulares da epoca passada ( Fabiano, Danilo, Casemiro, Oliver e Jackson), que podem ser 6 se se confirmar a saida de Quaresma (excelente noticia) .

    Ja na Mouraria, os vermelhos perderam 1 ( maxi) e os verdes 1 ( Cedric).

    A unica 'vantagem" e a de manter o mesmo treinador.

    Estou animado e confiante para esta epoca como o estou sempre. Agora e esperar para ver.

    PS.MST a dizer que o tenis e que e fixe, ora que continue a ver tenis ja que de futebol nao percebe puto, alias duvido que alguma vez tenha dado um chuto numa bola. ja comecou a bater no varela e se Hererra ficar ( como deve acontecer) ninguem o para.

    ResponderEliminar
  9. E bom que o Maxi - 3 anos de contrato - chegue à Holanda para ver se deixam sossegar o Casillas...

    ResponderEliminar
  10. 3 Abos de contrato já me parece mais coerente. Assim já me parece uma excelente contratação. Só espero que não tenhamos ficado comprometidos com o empresário, e este senhor traga para aqui jogadores que não nos interessam com custos desnecessários tal como fez no SLB.

    ResponderEliminar
  11. Preocupa me mais outras posições do campo neste momento,como um defesa central e o ponta de lança,ouve se que Chicarrito HernandeZ esta de saída do real...se viesse dentro das nossas possibilidades nao seria mau.
    Neste momento estão 5 guarda redes a treinar na Holanda....reduzir esse numero o quanto antes parece me urgente.
    Gonçalo paciência na académica?parece me excelente,seria um bom clube parano seu crescimento,porque nao emprestar igualmente lichnovsky também?os jogadores precisam de estar em patamares competitivos mais elevados.Parece que o treinador esta impressionado com o Francisco ramos...para quem diz que o treinador ao aposta em espanhóis...pergunto eu se haveria algum treinador com eles no sítio a apostar num jogador de 17 anos na primeira equipa...prova que temos excelentes valores na equipa b,uns melhores do que outros.

    Hoje e o primeiro jogo,o resultado e a exibição pouco contam,para mim vai começar a ser importante sim a partir do do borussia MOncheglabach e depois o shalke que sao adversários de outro calibre,e já devemos de ter o plantel a mais de 90 % completo em relação a saídas e entradas.esta fácil de ver que o plantel nao esta fechado ainda em relação a entradas e saídas.
    Se quintero nao ficar acho que fica a faltar magia naquele meio campo,muito trabalhador e físico mas falta magia.

    ResponderEliminar
  12. o MST é nojento, que não goste do Varela pronto, mas apouquentar de tal forma um atléta que sempre lutou pelo clube dentro do campo (em vez de andar por aí a falar) é inadmissível, tal como colocá-lo na mesma frase que o Maxi.

    ResponderEliminar
  13. Como gosto muito do FC Porto, não contribuo para nada que prejudique o meu Clube. Assim sendo, a partir da altura em que Maxi ingresse nos Dragões passará a ter o meu respeito e total apoio. Apenas se "exige" que seja um profissional íntegro e que dignifique a camisola do FC Porto e já a agora que ajude a conquistar Títulos.

    Ah! A capa da edição do Jogo de hoje trás o jogador com a camisola do FC Porto, e não é que lhe fica muitíssimo bem??!! Até parece outro, como se costuma dizer.

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  14. Quem quiser ver o que o marco Ferreira escreveu e ir ao Facebook e ir a página de Marco Ferreira. .....vem lá tudo direitinho..com a chegada da bomba(casilhas)..vem agora o melão (maxi)..só falta o anão (João Moutinho)..então aí era o fim da picada dos ressabiados. .ehehehe

    ResponderEliminar
  15. Já chega de folclore, o FCP quer paz e trabalho isso de danças e cantares é lá para os lados da segunda circular.
    O mercado só fecha no fim de Agosto e o FCP ainda está arrumar casa, quando a bola rolar a sério, é que vamos ver quem está melhor ou pior.
    Os tesos dos Calimeros estão numa grande contenção, vê-se, todos os dias entram jogadores mas quem paga é o preto! sabe-se lá como, mas o dinheiro tem que vir de algum lado, e o Bruno Cu sabe.
    Os Lampiões estão a vender a juventude por algum valor mas para quem compra é carne ensacada, mas para isso anda lá o técnico de vendas com a sua ladainha e influência no mercado, mas estão sempre a chegar não digo contentores mas paletes de jogadores.
    Vamos aguardar e logo se vê.

    Costa do Castelo.

    ResponderEliminar
  16. Francisco Ramos, o novo Ruben Neves!

    ResponderEliminar