Chegou o dia do regresso ao Dragão, do reencontro com os amigos e com o F.C.Porto, após uma pausa de mais de 2 meses; das conversas sobre entradas e saídas, estamos mais ou menos fortes, se viesse aquele e saísse este..; da apresentação dos jogadores, mas sem aquela expectativa que havia no passado de uma surpresa de última hora; de ver o jogo, um bom e apelativo teste a uma semana do início do campeonato e que mesmo sendo particular, é frente a uma grande equipa, recheada de bons jogadores como é o Nápoles; enfim tudo óptimas razões para quem puder não ficar em casa. Eu lá estarei e depois contarei...
F.C.Porto 0 - SSC Nápoles 0. Faltaram golos a espectáculo bonito
Estádio quase lotado, só faltaram alguns detentores de lugar anual, ambiente de festa, muito entusiasmo, uma festa de apresentação à altura do grande clube que somos. Um jogo que mesmo sendo particular, foi bem disputado, teve um resultado justo, apenas devia ter sido um empate com golos. Melhor e mais dominador o F.C.Porto na primeira-parte, jogo mais repartido na segunda, equipa que viajou de Nápoles mais perigosa.Com Casillas, Maxi, Maicon, Marcano e Cissokho no lugar do tocado Alex Sandro, depois José Ángel aos 40 minutos, Rúben Neves, Imbula e Herrera, Varela, Aboubakar e Brahimi, depois Tello aos 18 minutos, de início, sem ser brilhante, o F.C.Porto foi uma equipa equilibrada, consistente, dominou, raramente permitiu qualquer veleidade a uma boa e organizada equipa italiana. Sem ter muitas oportunidades, o conjunto de Lopetegui teve algumas, justificava chegar ao intervalo em vantagem.
Entrando na segunda-parte com Helton, Maxi depois Ricardo aos 62 minutos, Maicon, Lichnovsky aos 84, Martins Indi e José Angel, Danilo, André André e Imbula depois Sérgio Oliveira aos 62, Tello depois Hernâni aos 71, Aboubakar depois Dani Osvaldo aos 62 e Bueno, os Dragões tiveram uma bela entrada e que durou até ao minuto 62. Até esse momento, altura em que saíram Maxi, Imbula e Aboubakar, a equipa do F.C.Porto foi superior, trocou e circulou bem bem, pressionou alto, aproximou-se com mais gente e com perigo da baliza dos napolitanos, podia ter marcado, teve oportunidades, mas bastava que o árbitro tivesse assinalado um penalty claro sobre Maxi - se o uruguaio equipasse de vermelho aquilo eram dois penalties, como equipava de castanho nem um foi... Estão a começar bem a épocas os comandados do artista Vítor Lapa Pereira. Talvez entusiasmados e querendo mostrar serviço, a partir daí a equipa coesão no meio-campo, consistência, deu espaço, foi algumas vezes surpreendida no contra-ataque, podia ter sofrido. Não sofreu, aguentou o nulo que é, tudo somado, um resultado que se aceita.
Dos que se estrearam hoje, Cissokho parecia nunca ter sáido do F.C.Porto, estava a fazer um excelente jogo quando se lesionou. Foi pena, espero que não seja grave, o francês é uma excelente alternativa a Alex Sandro, mesmo não querendo ser injusto em relação a José Ángel que hoje quando entrou cumpriu totalmente, podia ter marcado.
Dani Osvaldo, para quem esteve tanto tempo parado, trabalhou bem, procurou pressionar, aparecer. Mas quando os alas, mesmo em óptimas circunstâncias, como aconteceu flagrantemente com Tello e também com Hernâni, não lhe fazem chegar a bola, cruzam para o guarda-redes, não ponta-de-lança que resista.
Concluindo: temos gente com qualidade, precisamos de afinar algumas posições. Se a defesa com Casillas, Maxi, Maicon, Marcano e Alex dá garantias, quem joga com um indiscutível Imbula no meio-campo e acompanha Brahimi e Aboubakar no ataque? No meio-campo não dou palpites, há muitas e boas opções, na vaga do ataque e pelo que vi hoje, entrava Varela.
Entrevista de Julen Lopetegui ao Jogo:
Julen Lopetegui deu uma entrevista ao jornal O Jogo que reproduzo na íntregra - para ler basta clicar sobre as imagens.
Sem esmiuçar ao pormenor, gostei de ler que há uma sensação de responsabilidade muito grande para com os adeptos que deram muito e receberam pouco. Gostei da definição da mística, vai muito para além da naturalidade e de onde nasceram para o futebol.


Concordo que experiência sem competência... as duas, óptimo! Vários dos reforços que chegaram têm as duas.
Gostei do elogio ao Rúben, mesmo que o custo zero, nunca seja zero, é preciso dizer alto e em bom som, entre o que vendemos e o que comprámos, o salvo é claramente favorável.
Completamente de acordo e já aqui defendi, a formação dos plantéis é uma gestão partilhada entre o clube e os técnicos, mas isso não me impede de dizer que nunca um treinador teve tanto poder como Julen Lopetegui, nunca o F.C.Porto foi tão longe para dar tudo a um treinador como fez na época passada e está a fazer nesta.
Também torço para que o campeonato não tenha s interferências externas do anterior e não haja colinho nem manto protector para ninguém.
Também torço para que o campeonato não tenha s interferências externas do anterior e não haja colinho nem manto protector para ninguém.
Gostei em linhas gerais da entrevista..sem o dizer directamente..fiquei com a sensacao que este ano vamos jogar diferente..talvez uma amostra do que se viu em colónia..menos toques mais objectividade..digo eu..gostei também da parte em que diz que já conhece melhor o meio onde está..pouca vontade em falar dos temas quaresma e Adrian..se dúvidas haviam..hoje fiquei esclarecido..Adrian esta de saida(e bem digo eu)..também fiquei com a ideia que vamos buscar mais jogadores..nomeadamente um médio ofensivo..quanto ao resto o vila pouca já o disse e bem..Para primeira entrevista à um jornal mão está mal..lopetegui e homem inteligente..as questões mais sensíveis penso que escapou bem..logo lá estarei na minha cadeira de sonho..já tinha saudades.
ResponderEliminarLucas Lima.... risca!
ResponderEliminarAbraço Azul e Branco,
Jorge Vassalo | Porto Universal
O lopetegui, quando chegou ao Porto não percebia o futebol português a CS e o manto protector. ..
ResponderEliminarDepois de um ano de aprendizagem nesta entrevista dá a perceber que já entende que não chega ser melhor tem de ser muito melhor e mesmo assim a cs vai questionar tudo...
Agora só falta ver se põe na prática o que aprendeu
Brutal! Rescaldo da pré época no porto canal. Conteúdo original durante a tarde de hoje. Estou a adorar! Já se notam mudanças no nosso canal, finalmente.
ResponderEliminarpode-se dizer que nunca o Porto deu tanto a um treinador, mas ao meu ver será apenas justo juntar também que nunca um treinador deu tanto ao Porto -- sem o Lopetegui não havia Casillas, nem Tello, nem Óliver o ano passado
ResponderEliminargostei do jogo de apresentação, o Napoli um adversário muito interessante com um jogo colectivo a um excelente nível, não vai haver muitas equipas com esta qualidade no Dragão ao longo do ano. lamento apenas as lesões de Brahimi e Cissokho
Os treinadores não dão jogadores, quando muito ajudam a contratar jogadores. Mas depois com os jogadores têm de conseguir títulos.
ResponderEliminarVi o jogo no estádio e o porto pareceu me uma equipa lenta,previsivel,e completamente inconsequente!fica mais do que visto que e urgente a contratação de um extremo de qualidade e principalmente um médio ofensivo um claro playmaker porque não a ninguém naquela equipa com essas características,ninguém pega no jogo naquele meio campo.
ResponderEliminarMelhoras esperam se urgentemente
A equipa durante grande parte do tempo faz bem a pressão alta. Não consegue é tirar partido dessa pressão pela obsessão da posse. A ideia que dá é que nos cansamos mais na perseguição desse objectivo que o adversário e nos ultimos 20 minutos, sempre que a outra equipa acelera o jogo, cria muito perigo para a nossa baliza. Independentemente dos jogadores que entram as nossa pechas continuam a ser muita lentidão no momento ofensivo, futebol muito previsivel e não conseguimos criar oportunidades de golo. É como diz, com os jogadores que dispomos temos de ganhar e não andar neste rambe rambe.
ResponderEliminarBoa Noite,
ResponderEliminarnão gostei do jogo do Porto, muita coisa parecida com ano passado,é verdade que nesta liga, so 3 ou 4 equipas poderao fazer ( talvez) o que naploes jogou, mas nos jogos fora, com campos mais pequenos,relvados pesados,poderemos ter dificuldades, Nao esquecer que sairam 4 titulares(Oliver, Casemiro; Jackson e Danilo). Pareceu me um meio campo muito confuso, e nas faixas nao estamos assim tao fortes, nao temos um grande desiquilibrador, por isso conevem ter os pes asentes e nao efabular, sonhar sim, jogamos com 4 equipas fortes, e fizemos bem, em todas as pre epocas deveriamos jogar com equipas deste calibre, é com estas que se aprende.
aconteça o que tiver de ser, apoiar sempre, mas ter a noçao que os nossos rivais da 2 circular tb jogam e nao estao assim tao mal no relvado, no resto estao sempre bem apoiados por todos os chulos e imbecis deste pais.
jogamos contra 4 equipas fortes,muitas vezes jogam a champions, marcamos apenas 1 golo e sofrfemos 2.Paciencia e esperança, nao se deixem embalar pelos magrebinos do sul ou do norte, e tb temos que fazer por jogar melhor.
apoiar sempre assobiar NUNCA.
Mario Azevedo
Falta criatividade e por vezes dinâmica o que nesta fase da época não é preocupAnte. Gostei do maxi pela intensidade, do ruben pela maturidade e do imbula pq não engana.
ResponderEliminarEsta equipa tem muita qualidade, agora cabe ao mister demonstrar a sua competência.
Na semana passada disse aqui que o problema estava nas alas, que faltava um lateral e principalmente um extremo de nivel mundial que elevaria o futebol do Porto para outro patamar. Espero que quem já veja futebol há alguns anos tenha percebido ontem porquê.
ResponderEliminarUm problema está resolvido com a chegada de Cissokho. Não engana e para consumo interno pode fazer os dois flancos. Foi pena a lesão. Esperemos que o Alex não saia e que o Maxi continue a mostrar qualidade. a única pecha no Maxi é o arranque para defender. Os amarelos de azul vão chover e é bom que haja alternativa.
Excelente jogo do Maicon, que ainda assim na 1a parte deveria ter despejado duas bolas, em vez de conduzir em cima da área.
Tello é um desperdicio de velocidade. Se consegue fazer um passe como aquele na diagonal para Varela na primeira parte, depois não consegue decidir a melhor opção em outras 10 ocasiões. Este é um jogador que consegue falhar 4 passes no seu próprio meio-campo, em 30 segundos! O último resultou noutra jogada perigosa para Helton. A sua inconsequência fica provada no lançamento do André André (não compreendo como não é titular), em que já parte de posição irregular e nem assim consegue tirar partido do seu arranque para servir Osvaldo que estava em posição de golo feito.
Mas Tello pelo menos tenta fechar o seu flanco... Hernâni nem isso! Em 15 minutos "conseguiu" deixar fugir o seu opositor directo 3 vezes. O menino não gosta de trabalhar! Em duas o André fechou (numa cedeu canto), na 3a ninguém foi tapar o buraco do menino e levámos com mais um cruzamento perigisíssimo. A atacar muito rápido e inconsequente como quase sempre. Para tiques de vedeta prefiro o cigano que ainda não substituimos convenientemente.
São dois jogadores que podem fazer umas flores no campeonato e terão os seus momentos e assitências para golo graças à sua vertiginosa velocidade, mas não têm classe para jogar num nivel de Champions, nem sequer para dar garantias de constância competitiva.
Quando Brahimi e Varela estiveram em campo a diferença foi notória. Notei bem a cara de preocupação de Lopetegui com a lesão do Argelino. Ele sabe que estamos coxos de extremos. Varela é o melhor extemo puro do plantel e com a sua idade não podemos esperar que faça toda a época a 100%.
Gostei do meio campo e enquanto houve pernas fomos mandões e abafámos um Nápoles que teve que correr 2.5 kms a mais que nós na 1a parte - e só saiu com um nulo porque não fomos felizes na hora do remate.
Na 2a parte é normal a quebra, foram muitas substituições e o meio campo perdeu o fio à meada.
Em suma na semana passada tinhamos 2 problemas e meio, ainda só resolvemos um. Dado que o problema do extremo que para mim é o mais importante e está por resolver, temos duas opções, ou vamos ao mercado buscar um craque para as alas ou então há que mudar o chip e jogar em 442. Pode ser que chegue para consumo interno (com colinho nos jogos fora será uma incógnita), mas para a Europa pode ser curto.
Acho que quando o meio campo afinar estaremos mais fortes que na época passada, pelo simples facto de que há mais qualidade. Um extremo de top colocar-nos-ía noutro patamar.
O mister parece gostar mais de operários a criativos. Evandro, junta-se a quintero ,quaresma e Oliver torres.
ResponderEliminarO plantel é bom mas faltam jogadores que desatem nós.
A única exceção chamasse brahimi, que por azar também se lesionou.
bom dia.
ResponderEliminarO facto é que, ainda que nos custe admitir, precisamos com urgência de alguem que possua qualidade para decidir no ultimo terço. O ultimo passe raramente sai, e quando assim é, nem o zlatan resolve jogos. Urge encontrar o lucas lima, o lamela, ou outro, de inegavel qualidade que acrescente à nossa equipa o que falta...
TL
Caro DVP,
ResponderEliminarNão pude ir ao estádio. Imagino que a festa tenha sido bonita.
No que toca ao jogo pareceu mais do mesmo. A equipa tem bola, defrontou um adversário de qualidade ( que não vai encontrar muito no campeonato) mas não consegue acertar no alvo e pior tenta fazê-lo muito poucas vezes. Creio que o primeiro remate ontem foi aos 27 minutos e já tínhamos o dobro de posse de bola do que o adversário. O problema não são os avançados. O problema é que parece que queremos entrar com a bola pela baliza dentro. Dizer que o que interessa é criar oportunidades é totalmente descabido. Interessa que a bola entre. Sou pouco dado a sistemas tácticos mas acho que ainda vamos jogar muitas vezes em 4-4-2. A ver vamos.
Gostei do miúdo, de Maicon, de Imbula e André André. Herrera pareceu-me pouco fresco.
Quanto a entrevista, que li com atenção,médio dizer que gostei. Achei sóbria. Claro mea culpa em relação a algumas situações e a reconhecer que quem muito fala pouco acerta. Saiba transpor para a prática o que afirma para conquistarmos títulos. Sem isso, mister Lopetegui a teoria não serve de nada.
Está confirmado que começamos a época sem sponsor e o Jogo diz que estamos à espera da Fosun. Assim espero caso contrário começa mal o mandato de FG como administrador financeiro e aparentemente líder deste processo. Isto não é política.
Raoc
Queria só deixar uma nota: acho inqualificável (!) como se deixa aquelas 3 faixas enormes a tapar consideravelmente a visão de quem está na parte superior do estádio. E não há ninguém atento a isso e não as retira no mínimo dos mínimos ao intervalo?
ResponderEliminarEm primeiro lugar estão ou deveriam estar os adeptos. No entanto, eu infelizmente já estou habituado a ser sócio de um clube que na maior parte das vezes se está a borrifar para esses mesmos sócios/adeptos.
Sobre o jogo, pelo que me pareceu: mesmas virtudes, mesmos de defeitos. Mas tb não digo muito mais porque em várias ocasiões nem sequer a bola via com esses ditos cartazes..
Caro Dragão Vila Pouca,
ResponderEliminarFoi mais um bom teste ao plantel, ficou, contudo, a faltar os golos.
Obviamente que ainda há arestas para limar, mas há que dar tempo ao tempo, porque o caminho faz-se caminhando.
Cumprimentos
Ana Andrade
www.portistaacemporcento.blogspot.com
Estou com as expectativas muito altas para a nova época que se vai iniciar.Na minha óptica de treinador de bancada que vale o que vale,acho que o F.C.Porto continua a cair num tipo de futebol que demora imenso tempo a chegar á área contrária.há,na minha opinião,muitos toques,muitos passes até chegarmos á área adversária,ora,isso dá tempo a que o adversário se posicione.Ok,já sei que o Barcelona também joga assim,mas,há Lionel Messi,Iniesta...e por aqui me fico,com a esperança que 2015/2016 vai ser mais um ano do Dragão.
ResponderEliminarBoas,
ResponderEliminarFoi so o último jogo da pre epoca, ou seja vai agora começar a época e acredito q o plantel ainda não esta fechado, estão cansados da exigencia da pre epoca,falta ganhar ritmo e entrosamento mas ao ler alguns comentários (respeitando a opinião de toda a gente), parece q a epoca esta proxima do fim... Com várias sentencas e opiniões já formadas em relação a alguns jogadores...enfim! Nada como uma boa vitória frente ao Guimarães para passarem a ser os maiores do mundo...
Carrega porto
Helder "aranha" silva
pedro.fcp27, tens toda a razão, nos jogos oficiais as faixas desaparecem, ontem também deviam ter desaparecido. Quem estava naquele sector que era prejudicado pelas faixas, ter chamado alguém da organização ou então fazer barulho. Se fosse do meu lado é o que eu tinha feito, podes ter a certeza.
ResponderEliminarFesta bonita num dia de fim de tarde esplêndido, depois, o mais do mesmo. foi um jogo festa para imigrante ver, no próximo sábado é a doer, depois falo.
ResponderEliminarO mercado só fecha no fim deste mês, mas temos que estar atentos, na equipa para alem do do mesmo, ainda falta qualquer coisa.
Costa do Castelo.
Eu costumo ficar na parte de baixo do estádio mas parece me que nos anos anteriores as faixas eram bem menores. Posso dizer que vi, realmente, um jogo "Sem Igual". As pessoas não deveriam ter de sair dos seus lugares para resolver um problema que não lhes compete. Isto deveria ter sido pensado por parte do clube. Na minha opinião, isto revela amadorismo e uma falta de respeito para com os adeptos.
ResponderEliminarMas vou mandar uma reclamação para o clube e verei a resposta. No mínimo para que esta situação não se volte a repetir.
Festa, Jogo de apresentação.. tudo muito bem, tudo muito bom. Mas, como soi dizer-se: no melhor pano cai a nódoa, a mancha. Aquele equipamento castanho não o engulo nem com óleo de fígado de bacalhau.. sim, digo-o já sem rodeios. Eu, detesto castanhos e cinzentos!!!
ResponderEliminarAo menos punham um calção branco, azul escuro, preto.. sei lá, para atenuar, suavizar, menorizar a falta de bom gosto, de estética. Com tantos azuis, com tantas hipóteses de combinar cores.. é mesmo uma teimosia, só para provocar, chocar.
Por mim, como já sei que não tenho voto na matéria, peço só que passe depressa esta época, estes 10 meses, para que venham outras cores mais agradáveis, joviais, atractivas.
Sobre o jogo, como não sou daqueles que me deixo levar por jogos de preparação, vou esperar para ver contra o Vitória no sábado para poder dar a minha opinião. A mim, quis-me parecer que o Tello não quis que o Dani Osvaldo brilhasse logo na sua estreia. Mas, posso estar enganado.
Quanto ao mais, tudo na mesma.. tudo como dantes no QG de Abrantes !!!!
ResponderEliminar7 Tvs regionais, 7 Rádios locais, 7 Pasquins, 7 Sites On Line ensandecidos com o super dérby... Meu Deus que País este!!
Que alucinação colectiva !!
E obrigam os mais de 4 milhões de portugueses que não são nem verdes nem murmelhos a engolir a dose de palha cavalar !!