sábado, 1 de agosto de 2015

Colónia Cup: F.C.Porto 0 - Valência 0, 5-4 nas G.P. Fez-se justiça


Frente a um Valência forte, recheado de bons jogadores, bem orientado e em preparação acelerada para o play-off da Champions, o F.C.Porto teve na tarde de hoje e na Colónia Cup, mais um teste de elevado grau de exigência. Empatou a zero, mas foi melhor nos 90 minutos, não merecia ter de ir ao desempate através de pontapés da marca de grandes penalidade. Mas venceu, fez-se justiça e já agora, porque não é muito normal, soltem-se os foguetes, não é muito normal o F.C.Porto ganhar os jogos neste tipo de desempates.

De início:
Casillas, Maxi(Ricardo aos 65), Maicon, Marcano(Indi ao intervalo) e Alex Sandro(José Ángel aos 65), Danilo(Rúben Neves aos 52), André André(Sérgio Oiliveira aos 78) e Evandro(Herrera aos 20 e depois Imbula ao intervalo), Tello(Varela ao intervalo), Aboubakar(André Silva aos 65) e Brahimi(Hernâni aos 65).

Uma primeira-parte bem interessante do F.C.Porto.
O conjunto de Lopetegui entrou forte, teve organização, pressão, circulação, dinâmica, conseguiu algumas boas jogadas de envolvimento, criou lances de perigo e oportunidades, foi superior, merecia ter chegado ao intervalo em vantagem. Não foi um Porto exuberante, mas foi um Porto sério, competente e que já teve intensidade, ritmo e uma qualidade aceitável.
Nos primeiros 45 minutos, apenas merecem reparo alguns chutos para a frente e para ninguém, de Maicon e um Tello apático, desconcentrado, lento, incapaz de dar seguimento ao bom jogo do lateral do seu lado. Foi pena que o lado direito não tivesse funcionado como funcionou o lado esquerdo, não por culpa de Maxi que ainda sem estar no ponto, está a caminho do seu melhor.

A segunda-parte foi pior que a primeira.
O jogo tornou-se quezilento, muitas faltas, muitas substituições, com consequência na quebra de ritmo, o F.C.Porto, naturalmente, perdeu organização, dinâmica, não foi tão assertivo, mas mesmo assim foi melhor e mais perigoso, merecia pelo menos um golo. A favor do mérito dos Dragões, o facto do Valência só ter tido uma oportunidade e numa displicência de Maxi que podia ter custado caro.

Tudo somado, frente a um bom adversário, foi um teste positivo e mostrou que a equipa está  no caminho certo e a dar passos seguros para que quando começar oficialmente a época já estar num patamar que lhe permita entrar bem no campeonato. Notou- se uma clara evolução em relação ao último jogo.

Uma palavra final para realçar o excelente apoio que o F.C.Porto teve em Colónia.


16 comentários:

  1. Bom teste..já vimos uma evolução muito grande em relação ao último jogo..muito mesmo..uma coisa que noto a esta equipa,quando não se perde em muitos e as vezes desnecessários passes e se foca mais na baliza contrária..quando ataca para frente são muito perigosos..notei que hoje fomos bem mais rápidos a chegar a frente...deixo aqui uma nota positiva para André André..tem feito o seu trabalho..e muito bem..sem dar muito nas vistas..tem enchido o meio campo..nota negativa para tello..Esta a sofrer muito com esta pré época..muito preso e apático e sem explosão..nada de grave..

    ResponderEliminar
  2. Caro Vila Pouca,

    Perante u adversario de renome que não fez um remate a Casillas, o nosso Porto mostrou que tem uma bela equipa e que cresce de dia para dia! Temos um portero fabuloso!

    Um abraco

    Portista de Cascais

    ResponderEliminar
  3. Caro DVP

    Foi o primeiro jogo que vi da pre época. Faltam remates à posse que temos. Fomos muito melhores do que o Valência e não demos hipótese a defender, parando as saidas do adversário, mesmo que recorrendo a falta. Parece-me uma evolução face a 2014. Temos que melhorar no ataque, caso contrário a posse não interessa para nada.
    Gostei de Danilo, André e Aboubakar.

    Como preparação foi um bom teste

    Raoc

    ResponderEliminar
  4. Boas companheiros.

    Comandante, o do Tello é grave, muito grave. É um velocista, mas não é jogador de futebol. Faz um grande jogo e desaparece 1 mês. Não foi por acaso que saiu do Barcelona. Temos um problema muito grave para resolver nas faixas. Precisamos de mais um lateral e de um extremo desiquilibrador de nivel mundial. Não me espanta que se tenha falado de Lamela, se não for esse outro terá que ser, senão teremos problemas.

    O André André é um relógio suiço. Tem raça, inteligência, visão de jogo, é solidário e sabe bater (na bola e no adversário quando é preciso). O Danilo e o Imbula terão lugar cativo e estes 3, são um meio campo do melhor que há na Europa.
    Não percebo a fixação no tal 10 "que falta", e não digo que não falte, mas com o que leio sobre Hernâni, sobram dois bons jogadores para as faixas e um é adaptado, o craque Brahimi.

    Adaptado anda o Ricardo, que não é nem nunca será lateral.

    Osvaldo é outro monstro, como Imbula e Casillas (salvo as devidas diferenças em monstruosidade) mas é maluquinho. Cabe ao Porto controlar a maluqueira e tirar o melhor do jogador. Quem tem dúvidas sobre a capacidade técnica deste rapaz, não o deve ter visto jogar o suficiente. Não pode é transformar-se noutro Quaresma.

    Eu também queria outro grande central para jogar ao lado de Marcano, mas onde é que ele anda? Não estou a falar de putos de 22 anos do Anderlecht. Um central feito, com preço em conta e que pegue de estaca. Onde está? Se o descobrirem liguem ao nosso Presidente. O Martins Indi é um belíssimo central, mas é esquerdino... pelos vistos para muitos não serve. Serve para a selecção holandesa mas no Porto o Maicon é que joga. Prantos Mister, você é que sabe.

    Pré-época é pré-época, a carga é grande e há que esperar mais uns dois meses para ver o que esta equipa pode valer. Mas não concordo com muito o que tenho lido sobre o que falta à nossa equipa. Faltam desiquilibradores nas faixas, extremos puros que dêem profundidade ao nosso jogo. Brahimi é um craque mas é um jogador para vaguear na frente sem ter que ficar amarrado a uma faixa onde será facilmente anulado. Vejo com bons olhos o que Lopetegui tem feito quanto ao posicionamento de Brahimi nesta pré-época.

    Reparem no que acontece ao jogo ofensivo do Porto sempre que Varela está em campo (e está fresco).

    ResponderEliminar
  5. Jogo morno de pré-época.. mas em que o FCP esteve bastante melhor e até mandou 2 bolas à barra!!

    - - - -


    Hoje, dia 01 de Agosto, começa a Nova Época.. Mas os Vícios continuam velhos e sempre martelados..

    No Record, num artigo de opinião, o Diretor trambiqueiro do jornal SOL continua a
    demonstrar a sua hipocrisia, ou então, distração, pura e indigente ignorância. É que já começa a cansar a treta, a tecla gasta de que o FCP anda a gastar mais do aquilo que não tem..

    Oh senhor Director Sénior (velho) do Jornal SOL com o devido respeito, permita que o esclareça.

    Com que então o PdC está senil, gágá, chéché?!

    Lá está: ou o sr Arquitecto anda distraído, ou mais uma vez, emprenhou, ficou grávido pelos ouvidos, deixando-se enganar, manipular pelos trauliteiros da Nationale Propaganda. Veja bem sr Arquitecto: o FCP fez vendas de 86 Milhões.. e até à data fez compras de apenas 16 Milhões. Sim, 16 Milhões, porque o senhor sabe bem que a treta dos 20 milhões pelo Imbula, foi só para driblar, contornar as normas da FIFA.. que não permite Third Parts!!

    E, também o 'velho' (mas não acabado) Presidente do FCP, PdC já explicou tim tim por tim tim, que Quem paga mais de 2/3 do salário do Casillas é o Real Madrid.. e que o Maxi Pereira só assinou por 3 e não 4 anos, como diziam à boca cheia os embusteiros alfacinahs dos pasquins. E mais, daqui a 1 ano, por ex., o FCP até pode, se quiser vender o Maxi, que ainda tem LUCRO!!

    Assim que, diga-me lá sr Director, ONDE é que o FCP está louco e anda a gastar demais?!

    Como sempre digo, não engulam a palha sem primeiro mastigar, ruminar!!

    ResponderEliminar
  6. Tão importante como tudo o que tem que ser resolvido dentro de campo, é o que anda a tentar resolver-se fora dele. Congratulo-me com o reaparecimento do Presidente, igual a si mesmo e acordado para a vida, capaz de reinventar-se como sempre aconteceu nos melhores periodos da nossa História.

    ResponderEliminar
  7. ....temos jogadores no meio campo para jogar nos modelos que Lopetegui quiser. Tenho a certeza que Lopetegui vai fazer uma grande equipa, de nível europeu...

    ResponderEliminar
  8. Boa noite caro Vila Pouca e portistas.

    Hoje finalmente consegui ver um jogo do nosso Porto de início ao fim e gostei muito do que vi, principalmente do Danilo e do André que encheram aquele meio-campo! Para mim claramente os melhores em campo.

    A ver o que o desgaste de hoje produzirá na equipa de amanhã. Helton jogará de início ou será de novo Casillas para maior entrosamento com a equipa e aumentar os índices de confiança? :)

    Viva o nosso Porto!

    ResponderEliminar
  9. Voltei a gostar, apenas não da falta de golos para o nosso loado evidentemente. E depois do final dos penaltis...
    A esperqança numa boa época continua.
    Abraço.
    Armando Pinto

    ResponderEliminar
  10. Ponto prévio: não tinha visto os últimos 2 jogos.

    Positivo

    Boa 1ª meia hora para esta fase da época.

    A equipa foi capaz de anular quase por completo o 4º classificado de La Liga, prestes a entrar em competição pelo apuramento para os grupos da Champions. Iker não fez qualquer defesa durante os 90 minutos.

    Individualmente: Marcano, Alex, Danilo, Andrem Bhraimi, Abou.

    Negativo

    Falta contundencia no ultimo 1/3 do campo; quando chegamos com muitos não somos contundentes; normalmente chegamos com poucos.

    Falta alguém que faça a ligação entre os médios mais recuados e o avançado; falta alguém em quem os médios confiem a bola e não tenham que lateralizar sistematicamente (pena ver Imbula a ter, sistematicamente, que deixar a bola no ala esquerdo); alguém que se não conseguir colocar o PL na cara do GR, tenha capacidade para driblar em pouco espaço, tenha capacidade para ganhar faltas a entrada da área (quantas foram em 20 infracções do Valencia? 0!!). Não pode ser Bhraimi, e com isso Tello jogar no único lugar que sabe jogar (AE) e com isso ainda dar alguns minutos a Hernani (parace não contar para o totobola, mas continuo a acreditar que temos ali uma boa solução, rápida, pragmática, com golo, com assistência)?

    Iker ser eleito o melhor jogador, quando só fez uma defesa (literalmente) no jogo, não é lá grande coisa...

    Resumindo,
    Ainda é cedo, muito cedo, mas devemos querer mais, devemos querer muito mais.

    Pedro

    ResponderEliminar
  11. Pedro, concordo com, queremos mais e acho que vamos ter mais; concordo que temos de ser mais contundentes no último terço e isso depende muitas vezes mais das dinâmicas que dos avançados; ontem na minha página do facebook, deixei um comentário sobre o meio-campo e sobre Imbula, dizendo o seguinte:

    O meu meio-campo neste momento seria:Danilo, Imbula, André. Quando o Imbula estiver fisicamente no ponto, espero que quem o acompanha no meio, não corte a dinâmica e tenha tendência em jogar para trás e para os lados...

    Esse vício de tendencialmente, os médios, mesmo quando têm espaço para avançar, com um pouco de pressão e muitas vezes sem pressão, jogarem pela certa, para trás ou lateralizarem, tem de acabar, temos de ser rápidos a atacar o último terço.

    ResponderEliminar
  12. Caro VP, totalmente de acordo com o seu último comentário!

    ResponderEliminar
  13. Caro DVP, concordo plenamente consigo. Falta dinâmica, mas também essa ideia de dinâmica. Ao mesmo tempo, temo que a teimosia nos prejudique, se me fiz entender. Por exemplo, quando o jogo não está a sair aos extremos, porque não se tenta trocar a posição e ver se funciona? Porque tem de ser tudo rígido e, dessa forma, mais previsível?

    Outro ponto, e que me esqueci de referir, parece-me que de bolas paradas tudo igual - vi o maxi lançar da linha lateral para o único jogador que estava dentro da área. Isso mostra que se quer fazer, mas não se treina como o fazer.

    Vamos ver mais logo se continuamos a evoluir. Espero que sim.

    Pedro

    ResponderEliminar
  14. Com que então... Pólvora Seca, dizem os carrapatos d' A Bolha.

    E o FCP mandou 3 bolas aos ferros, olha se não tivesse mandado!!

    Já os Enzos, os Rodrigos, os Cancelos, esses não foram pólvora seca.

    ResponderEliminar
  15. Vila Pouca,

    Sem dúvida que a vitória nas grandes penalidades fez justiça à única Equipa que merecia ganhar e até no tempo regulamentar. Embora se notem melhorias à medida que os jogos se vão realizando, continuamos, digo eu, pouco entusiasmantes na zona onde se ganham os jogos, situação que, em minha opinião, não se resolve apenas com a chegada de mais um PDL. Mas que há fundadas esperanças numa boa época, sem dúvida que há.

    Abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  16. O vila pouca no comentário das 8:51 tocou num ponto que para mim e o essencial no porto e que já tinha referido no meu primeiro comentário..quando colocarmos mais os olhos na baliza quando atacamos para a frente e não podemos muito tempo em toques para o lado somos muito mais perigosos..penso que este ano isso vai acontecer mais vezes..lopetegui parece um treinador inteligente e penso que já percebeu que precisa de mais objectividade na hora de atacar a baliza..O meu meio campo seria neste momento o danilo-imbula-André..era o meio campo mais preparado para começar a época..continuo a achar que a esta equipa falta um 10 explosivo..um lucas Lima capaz de tirar 2 jogadores do caminho numa jogada..era a cereja no topo do bolo numa grande equipa que estamos a construir.

    ResponderEliminar