sábado, 22 de agosto de 2015

C.S.Marítimo 1 - F.C.Porto 1. O complexo da Ilha continua a fazer estragos


Com um histórico nada famoso nas últimas visitas à Madeira e numa época em que no mínimo tem de a visitar três vezes, esperava-se F.C.Porto forte, determinado e desde o início a mostrar que ia disposto a alterar o rumo dos acontecimentos, acabar com a série de resultados negativos que registou na temporada passada. Mas se a haver um vencedor teria de ser o F.C.Porto e a primeira-parte até prometeu, no entanto e na segunda-parte, nunca foi um Porto contundente, capaz de encostar o Marítimo às cordas, ir com tudo à procura da vitória. Tirando uma oportunidade clara que Aboubakar - como é possível falhar um golo daqueles? - desperdiçou aos 77 minutos e no quarto minuto do tempo de descontos da etapa complementar, uma cabeçada de Maxi - se todos tivessem a mesma raça...- à barra e só por acaso não entrou, pouco mais perigo conseguiram os pupilos de Lopetegui. E dois pontos logo à segunda-jornada.

Entrando de início com Casillas, Maxi, Maicon, Marcano e Cissokho, Danilo, Herrera e Imbula, Varela, Aboubakar e Brahimi, isto é, saíram Alex por razões conhecidas e Tello, numa opção natural, deu o lugar ao internacional argelino, o F.C.Porto logo aos 5 minutos, ainda o jogo não tinha dito nada, viu o Marítimo adiantar-se no marcador. Cruzamento da esquerda, a bola a sobrevoar a defesa portista, Cissokho mal colocado e nas suas costas, Edgar Costa de cabeça fez o golo. No primeiro ataque dos insulares, golo e num erro da defesa portista. Atendendo ao passado recente, pior não podia ter acontecido à equipa portista. O conjunto de Lopetegui reagiu bem, pressionou, foi para cima dos verde rubros, atacou pelas laterais, começou a criar lances de perigo, teve um excelente período, podia ter empatado mais cedo, mas viria a colocar justiça no resultado ao minuto 33, por Herrera. Daí até ao intervalo, sem serem tão pressionantes, nem tão perigosos, os de azul e branco mantiveram o domínio, mas perderam algum gás, nunca mais conseguiram colocar a baliza de Salin em perigo.
Tudo somado, 45 minutos interessantes, bem disputados, Porto melhor, excelente réplica dos madeirenses, resultado que se aceitava.

Para a segunda-parte Lopetegui não mexeu e nos primeiros minutos o F.C.Porto mexeu-se pouco, permitiu ao Marítimo entrar bem, equilibrar, deixar a sensação que as coisas não iam ser fáceis. O técnico dos Dragões não estava a gostar, tirou bem Varela e Herrera, meteu Tello e André André, mas as melhorias não foram muitas. Os portistas tiveram mais bola, mas não tiveram argumentos para desmontar a organização dos verde rubros. Faltou explosão, clarividência, circular com rapidez e qualidade, capacidade física para pressionar e obrigar a errar. Osvaldo ainda entrou para o lutar de Aboubakar, mas o italo/argentino ainda está muito perro, não fez nada, pior, fez faltas que prejudicaram a equipa. E sendo assim, se o F.C.Porto nos lances já referidos, podia ter chegado à vitória, o Marítimo pelo que trabalhou e lutou, nunca deixando de tentar atacar, justificou o ponto conquistado.

Continua o complexo da Ilha e a exibição mostrou que ainda há muito trabalho para que esta equipa possa render o que está ao seu alcance. Se atrás, mesmo que Cissokho tenha comprometido, não penso que tenhamos problemas, é preciso afinar o meio-campo e o ataque. É preciso alguém que nestes jogos rompa, provoque desequilíbrios, assista e se possível marque.
  

55 comentários:

  1. Não me vou alongar em comentários, mas confesso que estou farto deste estilo de jogo. Não sabemos jogar contra equipas fechadas, não temos dinâmica ofensiva, não temos variações de jogo, plano B, nada... Mais do mesmo!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Depois de todos os avisos voltamos a fraquejar. Voltamos a não ser competentes. E é preciso dizer que estamos a falar do Marítimo, não estamos a falar de ir jogar a casa de um colosso qualquer. Portanto não percebo tantas dificuldades..
    Depois de termos feito o mais difícil e chegado ao empate não era de esperar que a equipa entrasse com tudo? Qual quê? Quase sem rematar, quase sem passar o meio campo. Parecia o jogo do ano passado para a taça da liga...
    Eu que era um defensor do Lopetegui, começo a dar razão aos críticos, se isto não mudar. Ao fim de um ano se calhar vou ter de dar o braço a torcer. Não se trata de ganhar ou perder. Mas perder sem fazermos remates ou jogadas de perigo dá cabo da paciência de qualquer um. Sou adepto de jogo em posse mas isto não é jogo de posse em lado nenhum. Isto não é nada! Isto não tem a ver com jogador A ou B mas sim com dinâmicas e estilo de jogo e aí só há um responsável...
    Diz Lopetegui "faltou-nos tranquilidade, Na segunda parte jogámos pouco, faltou jogo, faltou tranquilidade...". Pois é, mas porquê que isto aconteceu mais uma vez? Já se sabia como era o jogo, que seria difícil e depois do intervalo, depois de ouvir o treinador (!!!) a equipa regressa a jogar aquele jogo miserável? A partir de certa altura começa a ser difícil defender Lopetegui...

    P.s: na altura da contratação de Cissokho (ainda estava alex Sandro no plantel) disse aqui que não percebia a contratação e que tinha dúvidas que fosse superior ao José Angel. Continuo com as minhas dúvidas...

    ResponderEliminar
  3. Num jogo que começou com o Porto a mandar no jogo, foi o marítimo a marcar na primeira vez que foi à nossa baliza. Se não há bruxas parece..
    Mas o Porto continuou a mandar, empatou e podia ter virado o jogo na primeira parte.

    Na segunda parte não faltou querer, entrega, mas faltou saber. No ultimo terço não conseguimos por o marítimo em perigo. Faltou que cria-se desequilíbrios.

    Na altura que entrou Osvaldo eu teria mantido Aboubakar, e tirada Imbula e colocava Bueno para tentar criar desequilíbrios no ultimo terço.

    Mas também falou a pontinha de sorte a ultima bola... f...-se.

    Fica o resultado, 1 ponto anho e 2 perdidos, no final se verá.

    Fica também a ideia que falta um médio diferente, que cria desequilíbrios, e as opções na alas são poucas, a resolver até dia 31.

    P.S. Quanto ao assunto defesa esquerdo, concordo com a opinião de PT.

    ResponderEliminar
  4. Caro DVP,

    Infelizmente parece mais do mesmo. Futebol de posse lenta e demasiado lateralizado (até o Imbula já só joga para os lados...!!!, aprende fácil o "ex-Marselha"), complatemante previsível e fácil de alunar, se do outro lado estiverem 11 que correm mais do que os nossos,e querem mais do que os nossos.

    Incapacidade de reverter um resultado neste consolado de Lopetegui.

    E hoje, a acrescer a isto, acho que o mister leu mal o jogo e jogou mal a partir do banco.

    É só uma opinião. E 2 pontos já lá vão.

    Força FCP!

    ResponderEliminar
  5. Estive nos barreiros. Foi confrangedora a falta de ideias da equipa. Até houve entrega, mas falta alguém que pense o jogo e falta trabalho do treinador.

    Como é possível, por exemplo, uma equipa de topo marcar oa cantos da maneira ridícula que foram cobrados na 1a parte?

    ResponderEliminar
  6. O que precisamos e não ninguém neste blogue que o diga e de um treinador com eles no sítio e não tire um pl a 11 minutos do fim para meter outro quando precisamos de ganhar!com este futebol que continuamos a ter de passe para trás e para o lado lento sem dinâmica e criatividade...uma vergonha e so alguém muito tapado e que não a paupérrima exibicao ao nível do ano passado.
    Fica mais do que visto que este plantel não chega ao contrario do que alguns dizem,falta criatividade naquele meio campo e mesmo nas alas,criar duas oportunidades em 45 minutos e péssimo e não e digno duma equipa do porto que quer regressar aos títulos.deixemo nos de fantasias e vejam como e a realidade do jogo.

    ResponderEliminar
  7. D E S I L U S Ã O, falta muito a esta equipa, um ataque completamente inócuo, no jogo de hoje chegou a ser confrangedor, nunca jamais uma equipa de top pode levar com um golo daqueles, entraram devagar e acabaram o jogo devagarinho, muita falta de ideias, nada de novo assim não havwerá grandes conquistas, MVP desculpe lá, mas este jogo tirou-me completamente do sério, houve uma altura que me pareceu que a equipa se contentava com o empate, puseram-me com um ataque de nervos, não isto não está nada bem, as desculpas pelo desabafo

    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  8. Mais do mesmo, vamos ter mais uma época de sofrimento com muitas desilusões. Temos bons jogadores, mas não temos uma equipa. Pior ;não temos uma definição de jogo. Há jogadores que não sabem bem qual o seu papel em campo e o jogo é sempre lento e pouco objectivo. As bolas paradas não são trabalhadas, qualquer um marca os livres próximos da área que, geralmente, resultam em contra-ataque perigoso do adversário. Varela marcou 5 cantos, todos da mesma forma: entregas da bola ao adversário mais próximo do primeiro poste. E o que é grave é que nunca ninguém lhe chamou a atenção.

    ResponderEliminar
  9. Caro DVP,

    É por demais evidente a teimosia de quem está no banco. Mudam-se os jogadores mas o problema persiste. E o problema é o modelo de jogo que temos que é fácil de anular e provoca lentidão. O Porto apenas disfarça este resultado devido a alguns excelentes executantes que possui. Mais nada. O problema é estrutural. Mister Lopetegui: que tal experimentar jogar com médios que também são avançados? Que tal um golpe de asa, uma alteração táctica só para confundir o adversário? Pode ser que resulte e fique envergonhado mas prefiro a sua vergonha à minha azia depois deste jogo.
    Hoje vi tudo o que não desejava ver. Pensar que a origem deste sentimento de que não fizemos tudo para ganhar vem do banco e não de dentro do campo. Inacreditável. Verdadeiramente inacreditável.

    Raoc

    ResponderEliminar
  10. Mágico, dizes tu, o problema é que percebe-se mal...

    ResponderEliminar
  11. Caros amigos,
    numa análise a "quente", verifico que apesar do porto ter uma nova equipa apresenta os mesmos velhos problemas.
    é gritante a dificuldade em abordar o jogo com equipas demasiados defensivas, apesar da notória falta de um jogador criativo, continua a má interpretação do jogo por parte da nossa equipa tecnica, para quando um sistema alternativo quando o jogo nao corre como esperado?
    não há campeões à segunda jornada, mas dois ponto já lá foram, para nao falar da oportunidade desperdiçada de criar um "fosso" a uma equipa rival e candidata ao titulo.
    em suma, e espero que estar enganado, continuamos a ter uma equipa de milhões e um treinador de tostões.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  12. Caro Vila Pouca,

    Estou como alguns comentários - começa a ser difícil defender Lopetegui.

    Jogo miserável de entrega, clarividência, garra, etc... No 1º ano era porque não conhecia o campeonato e agora???

    Como é possível marcar todos os cantos ao 1º poste se não temos ninguém lá???? Não há uma alma que vá pró 1º poste!!! Todos os cantos, porra!!!!

    Se a porcaria da baliza fosse no meio-campo ganhávamos de goleada. Nós não saímos do meio-campo, porra!!! O Imbula que era para verticalizar mais o jogo já só joga pró lado???

    Domingo vamos ter outra vez o manto protector e ficamos a 2 pontos logo há 2ª jornada!!!

    Porra pá julguei que tínhamos mudado alguma coisa pra este ano e a merda é a mesma???
    O Lopetegui diz ao Jogo que alguma coisa fizeram bem no ano passado para o FC Porto ter batido o record de transferências?? Alguma coisa bem??? Não ganhamos nada e fizeram alguma coisa bem???? Que merda é esta??? Record de transferências??? Isso dá pra meter no Museu???

    Porra, pá....

    F. Couto

    ResponderEliminar
  13. Boa noite, infelizmente não consegui ver o jogo e ouvi os últimos 30m pela rádio. Deu para perceber que a equipa emperrava no último terço e sinceramente não percebi a saída do Aboubakar (estaria já em esforço?) já que o seu substituto muito pouco fez.

    Mas salva-se um ponto, pode saber a derrota mas será sempre mais um ponto.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  14. Boa Noite

    Caríssimo, mais uma vez fui ver ao vivo a via sacra que se tornou ver o meu FCP na Madeira. Estou já quase resignado, frustrado já estava há mais tempo. Não consigo perceber este estilo de jogo que mais não é do que incompetência de um treinador que não consegue alterar taticamente uma equipa, tem à sua disposição jogadores de qualidade mas que não sabe tirara proveito disso. Este jogo foi igualzinho a muitos da época passada, um filme de terror, de passes para o lado e para tras, bolas bombeadas para a frente e somente com alguns lampejos de um ou outro jogador. Não consigo perceber como é possível jogar desta forma insistentemente.


    Abraço portista

    ResponderEliminar
  15. Boa Noite,

    a semana passada exaltou-se a classe dos jogadores, o grande jogo e outros adjetivos, convem nao esquecer, nos grandes jogos e nos menos conseguidos falar do adversario, porque na maioria tem interferencia direta no resultado. Guimaraes atual esta fraco, Maritimo hoje, jogou um pouco melhor, e o nosso Porto mostrou-se fraquinho, como sou treinador de bancada, nao vou entrar em detalhes, de jogadores, de taticas,de posse de bola, de transiçoes, etc.,parece-me ser bem possivel acontecer uma epoca pior que a do ano passado (alguns vao perguntar como??), como e evidente espero estar rotundamente enganado, ano passado nesta altura estavamos melhor do que hoje, sabem quantos jogadores mudaram no Maritimo? nao somos so nos a mudar.......

    Mario Azevedo

    ResponderEliminar
  16. Para que não haja nenhum equivoco, se tivesse que haver um vencedor era o FCP.
    Este futebol que o FCP pratica é uma obsessão do sr Lopetegui e hoje viu-se que o treinador adversário fez os trabalhos de casa e aproveitou o futebol lento do FCP para complicar . Mais um futebol cinzento por parte do FCP, e, podem-lhe dar mais meia dúzia de jogadores que ele não sabe mais, plano B é coisa que ele desconhece.

    O golo do Marítimo é de uma tristeza sem fim. Aboubakar falhar frente ao guarda/redes do marítimo só pode por desespero ou, enguiço do avançado do FCP.

    Vamos falar agora do Palhaço que usa um apito: O Maxi Pereira é empurrado, o Palhaço só tem que marcar grande penalidade, e mesmo assim pelas imagens que eu vi, a bola esteve lá dentro, mas isso para este palhaço cheio de sofisma vai no Batalha,

    Espremendo tudo isto, o único culpado do empate é o treinador que teve 90 minutos de jogo, 60% de posse de bola, três, quatro oportunidades de golo mas, nos 60% de posse de bola a maioria do tempo era lixo.

    Costa do Castelo.

    ResponderEliminar
  17. É verdade Silvestre, nós ainda vamos vendo umas vitórias, vocês que só vêem aí, só têm visto coisa ruím.

    ResponderEliminar
  18. Pois é, parece-me que é um filme "deja vu". Sem nenhumas nuances.
    Até aposto que nos próximos jogos na madeira, o resultado será edêntico.
    Desta maneira nem adianta "bater" nas más arbitragens, porque nós não fazemos a nossa parte.
    Bem sei que o campeonato ainda agora está a começar, mas a (não) jogar assim, não vamos lá, mais uma vez.
    Estou cansado de tanta IMCOMPETÊNCIA!
    Basta!

    ResponderEliminar
  19. Se quando ganhamos há criticas então com um empate vai cair tudo..
    Um jogo a um nivel sofrível do FCP , mas muito à custa da boa exibição do Marítimo segundo as expectativas que o treinador adversário planeou.
    Tiveram mais "pernas" que nós, lutaram por cada metro quadrado do campo. E nós... a defender a equipa esteve certa com outra grande exibição do Danilo, mas há que explicar aos jogadores que ao atacar também é necessário ter garra e determinação, não vi isso em campo.
    A leitura do jogo por parte do treinador a meu ver não foi satisfatória para quem queria vencer. Apenas destaco três pontos que foram bastante importantes no jogo:
    1- incompreensível como não é indicado ao Aboubakar para baixar da sua posição saindo da zona de accao da defesa. Fez isso por 3x neste jogo e foram as jogadas mais perigosas do FCP. Como objectivo os 3 pontos nunca devia ter saido por Osvaldo.
    2 - os medios... não falo novamente de um 10, mas por favor, um Marítimo que joga praticamente atras do meio campo, fazendo apenas jogadas de transição. O porque de manter o Danilo e o Imbulia. Dos dois jogos que vi do Imbulia não vejo assim tanta diferença para o Danilo, logo acho que era demais num jogo que precisava de algo mais no ataque.
    Em relação ao Herrera mais um jogo mediano, mau ao nivel do passe, mas bom a pressionar.
    3- Mesmo com os comentadores da Sportv a contrariar a minha opinião eu não percebo porque temos de estar dependente da "qualidade" de passe longo do Maicon, não percebo uma jogada que deveria ser uma excepção é repetida vezes sem conta durante um jogo! Não se percebe ainda mais neste jogo com pouco espaço para jogar, virar o jogo de onde o Maicin o faz os defesas já sabem onde a bola vai e o mais certo é intercepção ou pressao no jogador e não dá em nada ...

    É com estas coisas que fico pasmado numa equipa como a nossa.

    Esoero que tenha sido um mau jogo e nada mais.


    Cumprimentos

    Tiago Rebelo

    ResponderEliminar
  20. Ridículo! Que mais dizer desta "exibição" ?

    Deja vu: já vi este filme, na época passada, tb fomos a madeira numa altura decisiva e demonstramos o mesmo: uma incapacidade gritante de controlar os acontecimentos, uma falta de "ganas" e de "cojones" que só o nosso treinador poderá explicar. Continuar a insistir no insipiente Herrera ou trocar aboubhakar por Osvaldo ( e tão tarde) qd qualquer treinador de bancada via que faltava apoio ao avançado, só por fé na virgem Maria.

    Não custa empatar o que custa e ver que após um ano de trabalho e 20 jogadores novos esta equipa técnica ainda não sabe( se sabe engana bem) ao que anda, isto é o resultado desse trabalho? 11 jogadores ao sabor do vento.

    Ok, foi um azar ( 3 ocasiões em 90
    Mina)e as coisas vão correr melhor daqui para a frente, mas para quem viu a época anterior isto é um sinal claro de preocupação.

    Ok já estrebuchei e agora vou espera caladinho a ver o que se passa. E não me fod... com o resultado dos lagartos, que me estou cagando.

    PS. Maxi, Danilo, Brahimi e Marcano não mereciam empatar.

    ResponderEliminar
  21. So mais uma adenda: lances de bola parada? Alguém me sabe dizer quantos cantos e livres directo o Porto cria durante uma época e q percentagem de aproveitamento? Devemos estar no top mundial de ineficácia.

    ResponderEliminar
  22. Criou mais perigo para os madeirenses os passes longos do
    Iker nos minutos finais,que os passes para trás e para o lado
    que fizemos e fazemos jogo a jogo,compreendo esta maneira de jogar a ganhar,agora a perder!!!!!!!!!!Lembrei-me do jogo do galinheiro de má memória do ano passado,em que tínhamos de ganhar e já nos descontos continuávamos a passar a bola para trás e para o lado,fodaseeeeeeee,sr treinador arrisque,em vez de troca por troca tire um defesa e jogue com dois pontas de lança por ex.Já o nosso Dr Artur Jorge o fazia e foi feliz.
    É a primeira vez que desgostosamente falo assim de um dos nossos,mas ainda estou a pensar o porquê de num jogo de 90"passarmos no mínimo 30 a atrasar e lateralisar sem estarmos a ganhar.
    Saudações
    Rocha

    ResponderEliminar
  23. Bom dia caro DVP. Este ano parece que o campeonato vai ser bem renhido. Pelos motivos que conhecemos. Benfica ainda fraquinho, Sporting cheio de basofia, e um F C Porto que no seu historial não está habituado a perder, e logo três vezes. Mas em relação ao jogo de ontem no Funchal, o que me parece é que o F C Porto tem menos soluções que ano passado. Perdeu pelo menos 3 jogadores que eram essenciais. Alex Sandro, Jackson Martinez e o miúdo que foi para o Atlético de Madrid, que era um pensador de jogo. No meu entender este Porto está mais fraco. Mas como até final de Agosto penso que vira um jogador para pensar o jogo. Cumprimentos. Carlos Moura , Lagos.

    ResponderEliminar
  24. Eu n percebo como é q o sergio oliveira n é melhor que o herrera? N percebo pk q n houve uma simples troca entre o imbula e o danilo no decorrer do jogo? Tanta coisa com o bueno o tal que disfarca de médio e de avancado n entra, n é ser cagao? Digam o q disseram, aconteca o q acontecer este treinador desiludiu m , ate pode ter discurso, mas tecnicamente é fraquinho n sabe mais. Abraco

    ResponderEliminar
  25. Boas
    Falta-nos sobretudo jogar entre linhas e saber jogar um qualquer tipo debfutebol que funcione em relvados maus, onde a bola seja menos redonda que no dragão.
    O futebol esmagador do Jesus também não é solução, porque na prática valeu os mesmos pontos, mas quando vejo o marítimo com 2 linhas de 4 jogadores, e atrás da primeira linha estão 2 médios ao centro, os extremos a abrir cá atrás porque os laterais estão tapados pelos 2 avançados, e o andré andré a criar linhas de passe entre os médios centro e os extremos sem empurrar a equipa para a frente, fico com um pouco de inveja de ver que é possível jogar um futebol em que se mete, de olhos fechados, entre 3 e 5 jogadores na área adversária. Mas pronto, isto é só porque estou muito frustrado com o que aconteceu ontem.
    Parafraseando o TdD, se Bueno não serve para jogar cm segundo avançado, e André André na transição, serve para quê?
    Uma equipa com a nossa qualidade individual tem que ter soluções, se não entre pelos laterais, tem que ser pelo meio, com triangulações, basculações, balões, bicos para a frente, ataque às segundas bolas, seja como for. Não podemos é bater sempre na mesma tecla e esperar pela excepção raríssima e criar duas oportunidades de golo.
    Aboubakar teve o passe um nadinha atrasado e teve que rematar com a perna atrás, podia ter entrado, mas é difícil contrariar a trajectória. Para o rapaz que esteve lá sozinho grande parte do jogo, acho que esteve bem!
    Já nem sei de que reforços precisamos. Quem vier que venha acrescentar, antes, que se identifiquem os problemas e que se trabalhe para os solucionar (bolad paradas). Temos antes de mais que encontrar dentro de portas um caminho ebuma atitude vencedoras.

    ResponderEliminar
  26. Bom, assentei ideias, tento respirar fundo, e ...

    Um FC Porto com um orçamento de 90 M€, empatou novamente na Madeira com o Marítimo que tem um orçamento de 4,5 M€ ... Tento organizar ideias, e continuo em "branco"... Seremos nós sócios/adeptos os responsaveis? Será a Admnistração e SAD do FC Porto? Mas estes ultimos não tem dotado a Equipa de tudo (reforços, meios humanos e afins) nestas duas ultimas temporadas? Tento diagnosticar a coisa, e ... Recordo-me das afirmações do Rodolfo quando o FC Porto na penultima Jornada empatou no Restelo, no ultimo Campeonato!

    Observo a história do FC Porto, e identifico em 1952 um Passarin, e em 2005 um Fernandez ... E penso com os meus botões: "de Espanha, nem bons ventos, nem bons casamentos...", e questiono este proverbio popular, e da veracidade do mesmo ...

    Não, não gosto de desancar em tudo e todos, só porque sim, mas um Marítimo com um orçamento de um Casillas empatou com o FC Porto, e temos de considerar esse resultado justo, e continuo a perguntar, o que é que faltou?

    É consensual que uma equipa ganha ou perde jogos no meio campo, observo as unidades do meio campo do FC Porto e vou apenas identificar os 4 Portugueses: Danilo, André André, Ruben Neves e Sérgio Oliveira, junto dois brasileiros que conhecem bem o Futebol Português e o FC Porto, o Evandro e o C Eduardo, e fico com a caixa de velocidades completa (posso acelarar, ou desacelarar), mas...falta provavelmente um piloto hábil e com destreza, bom mas este putativo "referendo" teria de nos levar à Grecia, não para referendar, mas para resgatar um jovem Português que provavelmente deveria ter substituido o Paulo Fonseca a meio da temporada 13/14, para começar a preparar 14/15, tal como Mourinho fez em 2001/02 quando Octavio foi despedido!

    Bom, e já que falo no Mourinho, agarro-me à "maluca da estatística", e recordo que em 2003 e 2004, Portos vintage, juntavam à 2ª Jornada 4 pontos (tal como hoje), em 2003, empatamos a abrir o Campeonato com o Belem nas Antas 2-2, no ano seguinte, em 2004, na Jornada 2, voltamos a empatar na Amadora a 1 golo ... Sim, nessas duas temporadas ganhamos tudo, apenas falhamos uma Final no Jamor...

    Não, não vamos tapar o sol com a peneira, nem desancar de alto a baixo, mas convirá sermos reflexivos, e proactivos, sobretudo devemos agir por antecipação...

    PT

    ResponderEliminar
  27. Imbula por Bueno no final teria sido a minha derradeira substituição. Trocar pdl por outro pareceu-me pouco audacioso da parte de Lopetegui.

    Não gostei mesmo nada desta exibição. Equipa amorfa, algo lenta e previsível, excepto quando o génio de Brahimi se soltava. A 2a parte foi realmente inconsequente e mesmo com os sinais preocupantes deixados pela equipa conseguimos ter 2 chances brutais para completar a reviravolta.

    Fiquei realmente decepcionado e percebo de certa forma os portistas mais alarmistas. Os últimos dois anos vacinaram-nos, no entanto, não há que deitar a toalha ao chão à 2a jornada. A exigência é sempre máxima e todos sabem que não podemos falhar muito mais vezes sob pena de passarmos mais um ano a ver navios.

    Dale Porto!

    ResponderEliminar
  28. Bom dia. Para mim a questão não se coloca na forma de jogar do Porto, porque ninguém pode esperar que uma equipa que mudou 7 jogadores e ainda está numa fase precoce da época jogue um grande futebol e cilindre os adversários. Os nosso rivais não mudaram tanto e não jogam melhor que nos, pelo contrário. O que é mais preocupante é a falta de atitude, pois depois de todas as dificuldades temos tudo na Madeira devíamos encarar o jogo de outra forma, e acho que deviam mostrar o vídeo do jogo de ontem aos jogadores para estes corarem de vergonha ao ver que quem tem mais raça e vontade de ganhar é um ex Benfica ( incrível como depois de um jogo desgastaste ainda aparece aos 94 minutos na área adversária). De resto lopetegui bem nas 2 primeiras substituições, mal na ultima pois devia ter arriscado mais.
    Alexandre F

    ResponderEliminar
  29. PT, é pá, tudo bem, menos essa história do orçamento. Se o orçamento jogasse o F.C.Porto nunca na vida tinha ganho duas Champions. Nem havia totobola...
    Como disse na minha página do facebook onde o jogo está a ser muito debatido, tenho sempre dificuldades e por isso custa-me ir pelo caminho das análises à posteriori sobre quem devia ter jogado ou quem devia ter saído ou entrado. Até por uma razão, nunca podemos comprovar se fossem essas as opções, ganhávamos o jogo.

    ResponderEliminar
  30. Caro Vila Pouca,

    Depois de uma estreia promissora frente ao V.Guimarães, o regresso a um passado recente e de má memória para nós Portistas. Enfim.

    Um abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  31. Vila Pouca,

    Eu sei, nós sabemos, que o FC Porto ganhou uma Champions com um orçamento frugal e neste século, mas essa não é a tendencia natural, quem tem melhores orçamentos, tem os melhores jogadores, e as melhores equipas e está sempre mais perto de ganhar, e se observarmos as Ligas da Alemanha, Inglaterra ou Espanha, quem tem maiores orçamentos é tendencialmente Campeão, há excepções, mas poucas, por exemplo o A Madrod em 2014 em Espanha, normalmente as raras excepções orçamentais tem como denominador comum : grandes Treinadores!

    E relativamente ao Maritimo, nas 5 ultimas partidas nos Barreiros (4 para o Campeonato e 1 T Liga), perdemos 3 jogos, e empatamos 2 partidas... Nem a humidade da Madeira encontro explicação para tal!

    Vila Pouca, dou voltas e mais voltas, e não encontro um diagnóstico para a coisa, ou talvez encontre...

    Concluo e recordo que Lopetegui cumpriu na temporada passada o ano 0, e alguns erros seriam toleraveis... Vamos esconder o sol com a peneira?

    Bom, o Tê, escreveu e bem esta semana no Diário de Notícias, se o Lopetegui teria aprendido com os erros ou seria preciso "treinar o treinador"...

    O FC Porto tem o dever e a obrigação de em 10 jogos nos Barreiros ganhar 8 ou 9, todavia nos ultimos 5 jogos nos Barreiros, não ganhou nenhum!

    Custa-me tanto digerir este empate, tal como é doloroso tentar identificar o diagnóstico da coisa ...

    Não sou um critico do "bota-abaiximo", tento ser racional e coerente!

    PT

    ResponderEliminar
  32. Caro DVP,

    Aceito e compreendo que é sempre difícil fazer futurologia mas pelo menos devíamos ter tentado alguma coisa. O treinador está lá para ganhar e é transversal que nunca tenta fazer nada de diferente mesmo tendo jogadores para isso. Foi ele próprio que o admitiu. É essa sensação de teimosia sem nexo que eu acho que nos desilude.
    Raoc

    ResponderEliminar
  33. Muito desiludido com este treinador. Muito desiludido. Infelizmente para nós, não sabe mais do que isto. Futebol paupérrimo, sem um lampejo de perfume, completamente desinspirado, trapalhão e sem um pingo de obectividade ou fio de jogo.

    Foi assim que perdemos o campeonato no ano passado. Quando os nossos adversários marcavam passo, nós também falhávamos, nunca aproveitámos as abébias que nos foram dando. E quando os nossos adversários conseguiam chegar à vitoria, nós continuávamos a falhar em todos os momentos chave, ao longo do campeonato.

    Já não acredito em Lopetegui. Deixei de acreditar. Acabou-se a minha réstia de esperança que tinha no treinador espanhol. O nosso futebol é mau demais para ser verdade. Desilusão completa.

    ResponderEliminar
  34. Valha-nos a santa paciência!! E não é que depois duma boa (interessante) 1ª parte, aqueles gajos se lembraram do complicadometro da(s) temporada(s) passada(s) e estupidamente ligaram-no de novo?!...
    Enterrem de vez o bicho, façam-lhe o luto e joguem futebol, carago!
    Acima de tudo, não façam a felicidade da mouraria, que para isso já lá está o Stº VP e não necessita do nosso auxilio!....
    Porra!!!!
    A todos os Portistas, um abraço.

    ResponderEliminar
  35. Caros Portistas,

    Básicamente estamos na mesma como ano passado, equipa com posse de bola inconsequente e muito poucas oportunidades de golo.
    Sempre defendi o treinador e tenho muitos amigos contra o mesmo, começo a ter de lhes dar razão, o nosso futebol é muito pobre e inconsequente.
    A ter de ganhar o jogo tira um avançado e põe outro??? foda-se pensei que tinha aprendido alguma coisa mas afinal parece que não.
    Hoje os carneiros encornados com a ajuda do mota lá vão para primeiro. Se por acaso nos ganham no Dragão com um chouriço igual ao de ano passado?? como é?? ficamos a 5 pontos, com o colinho vai ser fácil mantê-los em 1º sinceramente há coisas que não consigo entender.
    As bolas paradas são uma miséria mas já o eram ano anterior, não aprenderam com os erros?? foda-se a mim não me custa perder ou empantar quando os outros são melhores agora assim é frustrante, começo a ficar farto deste futebol de ter bola para nada.

    CONTRA TUDO E CONTRA TODOS
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  36. Escrevi eu aqui que estava convencido que íamos ganhar mais fácil do que parecia..escrevi eu aqui que tinha ficado com a ideia dos primeiros jogos de pré época que a nossa equipa começava a jogar mais prático mais com sentido de baliza..e chegava mais rápido..até que chega ao jogo do marítimo e todos os defeitos vistos nuns tempos recentes voltaram..nem sei o que dizer..Não vou falar de quem devia ou não jogar..porque fico com a ideia que ia dar ao mesmo..deixo só uma pequena nota sobre abombakar..espero e gostava que o mesmo abombakar do ano passado que jogando 10 ou 90 minutos era sempre o mesmo rapaz humilde..sim porque eu reparei e não lhe ficou bem.

    ResponderEliminar
  37. Vi um Marítimo em que os jogadores corriam como se não houvesse amanhã, um Porto um pouco apático e desconcentrado. Se tivesse jogado o Alex
    Sandro, também podíamos ter sofrido aquele golo, mas ofensivamente, ganhavamos muito. A nossa equipa e muito previsível, joga sempre da mesma maneira e não arrisca na ponta final do jogo(se fosse o Mourinho ate o central ia para ponta de lanca), mas se calhar para o treinador o empate servia. Mais uma vez bolas paradas zero... Cantos para a aérea ridículos os curtos bastantes previsíveis, em jogos destes podem ser factor crucial de desbloquemento do resultado. Necessitamos de melhorar muito e retocar alguns sectores se quisermos ser campeões.

    ResponderEliminar
  38. Caro DVP e Amigos:
    É a primeira vez,desde que comento neste excelente blog. que irei exprimir o meu desalento com a equipa do FCP. Tenho de reconhecer que o conceito do nosso jogo não mudou um milimetro desde a época passada. Jogamos devagar, devagarinho, parados e em marcha-atrás e somos previsiveis até mais não. É confrangedor ver que Lopetegui tenta, esbracejando e gritando que os jogadores saiam duma apatia contagiante e generalizada. Apenas dois jogadores (o que é muito pouco) têm espirito de luta. Melhoras urgentes são necessárias. Desculpem, mas é o que penso. Um abraço.

    ResponderEliminar
  39. Pelo que vejo dos comentários, este ano a tolerância é zero para o treinador.

    Deste ano não passa, e acredito que se ele falhar não treina mais nenhum clube grande durante os próximos anos. Pois a Sad tem-lhe dado todas as condições para triunfar, além do que estamos em Portugal, num campeonato que só tem 3 clubes a lutar pelo título.

    E é assim que tem que ser num clube como o nosso, sem esquecer que ele não obrigou ninguém a contratá-lo.

    Acho que todos já percebemos o que se passa e com o que podemos contar. Posse de bola (cultura guardiola) e mudanças de corredor para desorganizar o adversário é a ideia essencial do lopetegui.

    Mas em todos os jogos (exceto contra os grandes e fora de de casa) as equipas dão-nos sempre a iniciativa, NÃO É PRECISO FAZER NADA DE ESPECIAL PARA TER A BOLA! Todos sabem disso e todos os adversários tem essa estratégia. Por isso quando a circulamos em demasia estamos a fazer o que o adversário quer. Pq insistir? Porque não jogar mais direto só para variar ou surpreender?

    Depois as mudanças de corredor para apanhar a equipa adversária desequilibrada? Para que? As equipas que jogam, no nosso campeonato, contra nós praticamente só defendem com duas linhas de quatro e raramente se desequilibram. Acontece muitas vezes essa mudança de corredor mas ou a bola sai na linha final ou então os alas dominam a bola mas nunca tem espaço pois têm sempre adversários por perto pois O ADVERSÁRIO SÓ DEFENDE| E que fazemos? Voltamos a circular...

    Cumprimentos,
    Artur Chaves

    ResponderEliminar
  40. É um equívoco pensar que na Madeira acontece algo de especial. Ter uma visão do que se observa não tem qualquer relação com o facto de que clube se é adepto.
    O Marítimo é apenas um dos adversários com que Lopetegui voltou a perder pontos.
    Perante uma grande dificuldade não há nenhuma pessoa que não fique apreensiva, receosa. Ao considerar os jogos, seja qual for o adversário, de dificuldade máxima, Lopetegui incute nos seus jogadores, no mínimo no subconsciente, apreensão e receio. Nunca nas antevisões Lopetegui faz referência à obrigação de vencer tendo em conta o poderio de ambas as equipas....
    Durante os jogos a sua preocupação é memorizar os aspectos que possam ser mencionados como justificação, em caso de resultado negativo. Lopetegui está sempre focado na tentativa de afastar a possibilidade de a sua competência ser posta em causa...

    ResponderEliminar
  41. Claramente que falta nesta equipa do FCP 1 médio ofensivo e 1 extremo que faça a diferença , vamos esperar que a SAD do FC Porto contrate esses jogadores até ao fim do mês , no jogo de ontem começou da pior maneira com aquela displicência do Cissokho , a equipa até reagiu bem , foi a procura do empate e conseguiu , avinhava-se e era expectável que na segunda parte o FCP desse a volta ao jogo , mas infelizmente ficou muito aquém do esperado , as substituições não resultaram .
    No fim Lopetegui disse que ninguém ganhará naquele estádio , eu acho que está equivocado , o Marítimo faz contra o FC Porto o "jogo do ano" , contra os outros 2 rivais não fará nem metade do fez contra o FCP .

    ResponderEliminar
  42. Um pormenor que temos q invovar aqui, o aboubakar qd foi substituído saiu amuado e nem sequer cumprimentou o osvaldo, deixa no ar um bom ambiente. .o herrera estava no banco pensativo dando a ideia q ja n est com a cabeca ali. Ainda bem q estamos nesta época de transferencia para ARRUMAR a casa. Falta pouco mais de 10 dias, falta lateral esquerdo, um 10, um extremo , e defesa central , vender jose angel herrera, quintero, hernani, evandro, e abrir os olhos ao treinador n ha desculpa meu amigo., se n sabes mais salta fora, sabes, já passou por ca um indivíduo, um basofias, chamado scolari e sinceramente ja comeco a pensar que es muito parecido. Abraco pessoal e descpl as minhas palavras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe lá as minhas palavras mas que estupidez de comentário.
      Aboubakar saiu chateado porque sabia que perdeu uma ocasião claríssima.
      Eu também estava pensativo e com cara de poucos amigos a ver o jogo. Será que estou no mercado de transferências? Será que deixei de ser portista?

      Eliminar
  43. dragao vila pouca disse...
    PT, é pá, tudo bem, menos essa história do orçamento. Se o orçamento jogasse o F.C.Porto nunca na vida tinha ganho duas Champions. Nem havia totobola...
    ................

    É tao evidente.

    ResponderEliminar
  44. Ponto 1 : o Maritimo encolheu-se muito e ha poucas equipas na Liga que dao tanto o litro contra nos

    Ponto 2 : admitimos que o benfica ganha os quatros primeiros jogos e nos os otros, à 5 jornada ha o F.C.Porto-benfica no Dragao, ou seja nos com 10 pontos e eles com 12, ao ganharmos passamos à frente.

    e Ponto 3 : falta uma semana, pra encontrarmos novas soluçoes, em termos de jogadores, acredito que sera feito

    toda a gente errou ontem, pronto um empate, que seja o ultimo, que serve de aviso e ganhar o resto.

    ResponderEliminar
  45. Vila :

    ..." - se todos tivessem a mesma raça...-"


    Antes que seja tarde alguém tem que lhes dizer que estão demasiado aburguesados para o nosso gosto!

    Abraço

    ResponderEliminar
  46. Caro Dragão Vila Pouca,
    Não foi um jogo fácil, tal como já se esperava, e não, não há qualquer maldição a envolver os jogos do FC Porto na Madeira. Digo isto por duas razões:
    a primeira é que o FC Porto já venceu na ilha muitas vezes; a segunda é que ontem podia ter saído dos Barreiros com os três pontos no bolso. Podia, mas
    não saiu, porque faltou concentração, velocidade, crença, criatividade e boas decisões em alguns lances.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    ResponderEliminar
  47. Quando as coisas não correm bem ao F.C.Porto e vê-se pela caixa de comentários - se fosse aprovar todos, seriam mais do dobro -, perde-se a racionalidade, coloca-se tudo em causa. Está tudo mal, os que a semana passada eram bons, esta já não são; o ambiente era fantástico agora já não é...

    ResponderEliminar
  48. Meu caro DVP, já aqui li bons comentários sobre muitos dos aspectos do empate de ontem. Queria acrescentar um, que aqui ainda não vi referido, e que, curiosamente, foi a única situação que em "enfureceu" logo na hora que sucedeu:

    Eu, de táctica, de estratégia, de treino, percebo muito menos que o Treinador do FC Porto, obviamente.
    Mas também foi óbvio que este cometeu um erro clamoroso ao substituir o Ponta de Lança por outro Ponta de Lança. Este Treinador, em termos de motivação, de confiança e de coesão de grupo, foi, com sua licença, uma besta! Até podia ter feito a substituição ANTES do PL titular ter falhado aquele golo (que não era assim tão fácil, pois o passe foi para trás). Agora, substitui logo após? Julgo que não preciso explicar porquê.
    Já na semana passada eu tinha mencionado, ao de leve, a entrada do Brahimi. Hoje tinha de o fazer acerca da entrada do P. Osvaldo. E não estão em causa os "nomes" dos jogadores envolvidos.

    Se a facada na motivação e confiança do Aboubakar (e na do resto do grupo - acho que todos os jogadores percepcionaram o que contar a partir de agora, inclusivamente o P. Osvaldo...) foi involuntária... foi uma besta. Se foi por motivos de "livrar" as suas responsabilidades... foi um verme (mais uma vez, com sua licença). Quero acreditar que foi falta de habilidade na liderança do grupo.

    Fiquei preocupado.

    ResponderEliminar
  49. Hoje mais a frio, reitero que não gosto do nosso estilo de jogo, pastoso, lento, e de confrangedora falta de soluções atacantes, e que tenho saudades do futebol de Robson.
    Apesar de tudo, espero que as coisas melhorem e até me lembro de que há uns anos largos, perdíamos ou empatávamos na 2ª jornada. Era certinho... E no fim, ganhávamos os campeonatos.
    O pior é deixarmos descolar quem também não anda bem, e que sabe que se tropeçar, há um colinho por aí... E ontem tínhamos que comer a relva e ganhar... Esse é o meu lamento.

    ResponderEliminar
  50. “Karma Is A Bitch”!
    No tradicional jogo de apostas no início da temporada que agora se consumou, praticamente todos os comentadores da bola embarcaram, à uma e sem pestanejar, na lancha da evidência: o Porto investira fortemente e exibia ponderosos e imbatíveis trunfos para a reconquista do ceptro nacional.

    E nem a inexperiência do timoneiro em pelejas desta rijeza os fazia vacilar nas suas férvidas previsões: digamos que todos eles jogavam as fichas todas na casa do Dragão, o que, em linguagem do nosso povo, significa que eram «favas contadas».

    Esta certeza, porém, viria, como sabemos, a revelar-se perigosamente incauta, pois que assentava imprevidentemente no primado exclusivo de uma certa lógica matemática, como se a mais jogadores de qualidade correspondesse uma equipa melhor, mas bem sabemos da Psicologia que o todo supera dinâmica e irreversivelmente a mera soma das partes que o integram. E, já agora, uma outra inadvertência: esqueceram que, mesmo assim, não basta a qualidade técnica para que uma equipa se revele melhor que outra – o que é decisivo é a qualidade do seu estado mental, estado esse que se obtem a partir da qualidade e do teor dos pensamentos e emoções que circulam no interior do grupo.

    Então, por que perdeu, afinal, o FCP de forma tão enervante e traumática para todo o universo portista?

    E aqui vai a primeira dose de veneno que o grupo avidamente engoliu, em clima de jubilosa cruzada: obrigou-se a ganhar. O Porto tinha que ganhar este campeonato! Esquecimento fatal: tudo o que se faz porque se tem que fazer o mais certo é que isso se não consiga mesmo fazer.

    Mas houve mais veneno que todos os portistas se deleitaram em sorver: o do contra. Não se tratava simplesmente de ter sucesso – era contra, obsessivamente contra o Benfica que era imperioso tê-lo. Mas tudo a que se resiste persiste – como as bactérias da tuberculose que, combatidas maciçamente, regressam agora sob a forma reforçada de uma estirpe desconhecida de super-bactérias, deixando perplexas as autoridades sanitárias.

    Mas há ainda mais veneno – que era insaciável a sede de vingança: o objectivo de tirar ao Benfica, a qualquer preço, o campeonato que, a ser ganho, representaria a tragédia da perda da tão cisosa hegemonia no futebol.

    Eis os condimentos de uma receita letal: tirar e medo!

    Tirar o título ao Benfica: quando se deseja muito algo não enquanto isso que genuinamente se deseja, mas enquanto algo que a outra tem se tira/rouba, é a si mesmo que acaba por tirar, porque a mente humana toma tudo à letra – ela não se pauta pela obediência aos princípios da lógica.
    Medo: é o certificado de que se obtem sempre aquilo que se teme; ele é o atalho mais seguro e rápido para lograr uma desgraça – como a que acaba de acontecer ao FCP.

    Mesmo assim, duvido que a lição tenha sido aprendida.

    O Benfica, depois de muitas lágrimas, parece tê-la aprendido.
    (José Antunes de Sousa é doutorado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa e é Professor na Universidade de Brasília).

    ResponderEliminar
  51. Caro VP, constata-se que 90% dos comentários identificam a causa dos maus resultados. Só quem de direito não o faz.
    Ilucidativo do estado de coisas!
    Mudaram muitos jogadores?
    Ok, é verdade!
    Mas no final da época passada, jogamos da mesma forma na Madeira e no Restelo, por exemplo.
    Este argumento não é válido.
    Há que encarar a realidade dos fatos e não enterrar a cabeça na areia.

    ResponderEliminar
  52. Eu acho que isto é o máximo que Lopetegui consegue, ele não tem imaginação para mais do que isto...é competente, trabalhador e etc, mas falta qualquer coisa...se calhar falta estrela e estofo...

    O siportem com muitas caras novas tem jogado com tesão, com velocidade, com garra, já tem fio de jogo em poucas semanas com novo treinador...o boifica joga o mesmo futebol da época passada à jasus, não perdendo tempo em bolas pro lado e pro outro, é sempre em velocidade e correria...jogam com tesão, correm o tempo todo em alta intensidade...até a p**** dos guardanapos ontem correram os 90 minutos com um tesão impressionante, dividiram todas, ganharam todas, acreditaram em todas!!!

    O que eu espero é que o FCP 15-16 não seja o de ontem, porque senão vai ser mais do mesmo: 70% de posse de bola completamente INÚTIL, capazes de deixar até os calmíssimos Dalai Lama e o Papa completamente irritados:-)

    Mas comecei a achar a partir de ontem que Lopetegui não tem imaginação nem idéias para mais do que vimos ontem e em mais de 70% da época passada...lentidão, bola pro lado, pra tras, pro lado, pro outro, chutão de Maicon pra frente e fé no Senhor...

    Espero estar completamente enganado, mas vendo os rivais com treinadores com menos de 1 mês de casa, com caras novas, mandando suas equipas jogarem pra frente, em velocidade, correndo o tempo todo e com fio de jogo, é caso pra ficar, digamos, apreensivo...

    Notas finais: Herrera e Varela, neste momento, ou é banco ou é bancada, principalmente o primeiro que em 2 anos para além de nunca ter jogado 30% do que mostrou no mundial 2014, está pior do nunca, erra tudo, atrapalha tudo, atrasa tudo, só faltou falhar o golo ontem...alguém tem de dizer a Tello que ele tem que brigar pela bola como um esfomeado briga por um prato de comida, e Brahimi SOLTA A P**** da BOLA, c********!!!!

    ResponderEliminar
  53. Acho que há que exigir mais. No entanto, no ano passado perdemos os 3 pontos. Este ainda ganhámos 1.

    ResponderEliminar
  54. A minha análise a frio:
    - é fácil colocar-se as culpas do golo no Cissokho, mas é difícil aceitar que o posicionamento num lance daqueles é muito difícil! Ele tem de estar atento ao alinhamento da defesa, ao avançado nas costas e à zona onde vai cair a bola. Basta 1 passo e fica fora do lance. Aquele cruzamento só sai assim 1x na vida.

    - o golo do Herrera adulterou aquilo que seria natural: ele sair ao intervalo. E o André já aquecia há bastante tempo para isso. O Herrera está com muito desgaste e com ritmo baixo, é preciso dar-lhe umas férias antes que rebente de vez. "Infelizmente", o golo deu-lhe mais 11 minutos em campo do que devia, potenciando um início de segunda parte muito fraco

    - acho que o Varela não devia ter saído. Ele cometeu vários erros, é certo. Mas cometeu-os porque procurou ter bola, porque se posicionou para receber, porque teve iniciativa. O Tello entrou e "escondeu-se" mais. E quem se esconde nunca comete erros. Teria sido melhor deixar o Varela (se estivesse em condições físicas), e esperar que no meio dos erros saísse alguma coisa

    - acho que a substituição ideal teria sido tirar o Imbula (que até estava a jogar bem), e meter o Bueno. Isto daria mais volume na área, porque apesar das várias tentativas tivemos muito longe de sufocar na área. Tínhamos pouco peso lá. Trocar médio por médio, extremo por extremo e avançado por avançado não aumentou o volume de bolas na zona de perigo

    - concordo a 100% com as declarações do treinador, é preciso colocar alguma pressão interna, assumindo que fizemos um mau jogo no geral e que temos de fazer melhor.

    - o Marítimo tem um empenho especial contra o Porto, por ser evidente que a maioria dos adeptos têm uma costela vermelha. Tão evidente que até assobiavam o Maxi...

    - quando terminou a época passada, na análise que aqui fiz disse que nos faltava saber jogar feio. Acho que ainda não aprendemos. Mas temos de o fazer depressa. E jogar feio é diferente de jogar mal. Jogar feio é cerrar os dentes, despachar bolas para a bancada, segurar o jogo, fazer um golo e fechar-se. As equipas que defrontam o Porto farão o mesmo: linha recuada, pressão intensa nos médios, dar posse de bola aos defesas. E nós com isto ficamos com posse de bola "horizontal" em vez de "vertical". Isto só se resolve abrindo os centrais, subindo os laterais, recuando o trinco. Tudo para desposicioná-los e dar espaço a que os nossos médios recebam à vontade e construam.

    Não é o fim do mundo, mas gostava de não perder mais pontos na primeira volta. E temos capacidade para isso.

    ResponderEliminar