segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Sobre a Colónia Cup, mas não só...


Como não me canso de repetir, as pré-épocas servem para preparar as épocas, os resultados são sempre importantes, mas não devemos ficar deprimidos quando eles são negativos nem eufóricos quando são positivos. O importante é preparar o plantel para uma temporada difícil e desgastante, dar o mais tempo de jogo possível a todos, detectar e corrigir o que está mal, sistematizar o que está bem. Depois de dois jogos menos conseguidos frente aos alemães do Borussia Monchengladbache e do Schalke, apesar dos resultados, derrota pela diferença mínima e empate a zero, não serem motivo de grande preocupação, o F.C.Porto, como se esperava, surgiu melhor na Colónia Cup O conjunto orientado por Julen Lopetegui teve uma participação muito positiva, notória evolução em relação aos jogos anteriores e não deixou os seus créditos por mãos alheias. Agora é continuar a afinar a máquina, tomar as últimas decisões, esperar que ninguém dê um tiro no porta-aviões, levando-nos alguns jogadores que são fundamentais.

Olhando para o tempo de jogo de cada um em Colónia e esquecendo os guarda-redes que não foram utilizados - Ricardo Nunes deve sair, Gudiño saltará entre a B e a A -, temos que Casillas fez um jogo completo e Helton outro; nas laterais Maxi (65+30), Ricardo (25+60), Maicon (90+0), Lichnovsky (0+60), Martins Indi (45+90), Marcano (45+30), Alex Sandro (65+30), José Ángel (25+60), Rúben Neves (38+60), Danilo (52+30), Imbula (45+40), Sérgio Oliveira (12+45), Evandro (20+21), André André (78+0), Bueno (0+45), Herrera (25+29), Tello (45+60), Brahimi (65+30), Varela (45+60), Hernâni (25+0), Adrián (0+30), Aboubakar (65+45) e André Silva (25+45). O tempo de jogo pode não significar nada, mas em dois ou três casos pode significar alguma coisa. Vejamos, por sectores:
Na defesa e em princípio, estão encontrados os oito que vão começar a época. Se não houver uma surpresa que ninguém deseja, a saída de Alex Sandro, temos dois laterais que oferecem garantias, um do melhor que há, Alex, o outro, Maxi, experiente, fiável, que dá segurança e profundidade, sem esquecer os lançamentos laterais. Como suplentes, Ricardo não é Maxi, tem algumas deficiências de colocação, mas é um jovem que gosta de trabalhar, aprender, dá as garantias necessárias para que não fiquemos de coração nas mãos quando joga. José Ángel, não é Alex, um clube como o F.C.Porto não tem possibilidades de ter jogadores top para todos os lugares, mas na época passada já mostrou que não é tão mau como foi no jogo com o Borussia. Sem deslumbrar, melhorou em Colónia, mas precisa de recuperar os níveis de confiança. No centro da defesa, Maicon, Indi e Marcano estão certos e são credíveis, Lichnovsky é um jovem com capacidade e potencial, ainda comete erros, mas se até os mais velhos cometem... Continuo a bater na mesma tecla: contratar alguém para o lado direito do centro da defesa, só acima da média, um jovem para se fazer, não vale a pena, fiquemos com o chileno. Para o ano acredito que Diego Reyes vai regressar mais forte, com mais tempo de jogo e mais capaz.

No meio-campo, Rúben e Danilo, são os chamados seis, Imbula, André André, Sérgio, Bueno - concordo e acho feliz a expressão de Lopetegui sobre o seu compatriota, um avançado disfarçado de médio - Evandro e Herrera podem ocupar as outras posições do sector intermédio. Se vier o tal médio criativo que tenha o que Quintero não tem e parece pouco interessado em ter, é provável que alguém saia. Não dão palpites, mas mais à frente abro uma excepção e explico porquê, em relação a Sérgio Oliveira.

No ataque, Tello, Brahimi, Varela, Aboubakar estão de pedra e cal, se tal como referi em relação a Alex Sandro, ninguém perder a cabeça por Brahimi. Adrián e Hernâni estão na corda bamba. O ex-Vitória, não sei se parece triste porque já se apercebeu que tem o destino traçado, se porque não tem tido o tempo que julgava merecer, baixou a guarda, atirou a toalha, acha melhor ir para outro lado. Está um jogador triste, conformado e num plantel tão competitivo isso não é bom. É preciso cerrar os dentes, ir à luta, dar tudo, mostrar atitude, carácter, dizer ao treinador que quer contar. Com a chegada de Osvaldo, André Silva passa a terceiro ponta-de-lança. Não vem mal ao Mundo, mas espero que continue a trabalhar na A e quando não for convocado jogue na B. André precisa de crescer, evoluir naturalmente e nada melhor que fazê-lo ao lado de gente experiente e de valor. Ficámos com cinco avançados e meio, Bueno, talvez precisemos de alguém para os flancos, se puder fazer os dois melhor, mas tal como disse na questão do central, só se for alguém que a priori e teoricamente, dê garantias.

Mais algumas notas:
Aprecio equipas que gostam de ter bola, saibam trocá-la, aprendi isso a ver jogar as equipas de José Maria Pedroto. Não gosto de equipas escravas da posse de bola. Isto é, se numa equipa, os médios em particular, sem esquecer os centrais, não têm espaço, estão pressionados, não me incomoda nada que lateralizem, joguem para trás e até com o guarda-redes. Mas se há espaço, não há que hesitar, é ir por ali, criar desequilíbrios, assistir ou rematar. Esse é um problema do F.C.Porto nos últimos anos - não é exclusivo de Lopetegui -, muitas vezes há espaço, mas os jogadores que ocupam os lugares referidos, parecem viciados, sistematizados, tendencialmente preferem jogar pela certa, não arriscam. Ora, isso pode ser da forma como treinam, podem ser ordens do treinador. É a teoria que só há uma bola, se está em nosso poder... Claro que numa equipa que projecta os laterais, tem de haver cuidados quando os centrais sobem, mas se os laterais estão bloqueados, porque não sobem e arriscam os centrais, em vez de estarem a dar chutos para a frente ou a trocar a bola cá atrás? Basta que o médio mais defensivo, o trinco, esteja  atento, se o central sobe, ele fica.

Também falta poder de tiro de fora e também é um problema que tem anos. Ontem pareceu ver uma maior disposição para atirar à baliza, mas ainda há muitas hesitações. Sendo assim, para mim, seria uma enorme surpresa que Sérgio Oliveira não ficasse no plantel. Sim, para além de outras virtudes, é português, portista, sabe jogar à bola, está mais agressivo, Sérgio não pede licença para rematar à baliza e nem precisa de muito espaço nem preparação para, de pé direito ou esquerdo, tentar a sua sorte. Este tipo de jogadores são importantes num plantel. E se o médio da formação do F.C.Porto, neste momento, pode não ser um titular indiscutível, é um jogador com características que o recomendam no grupo para 2015/2016

Nota final:
Segundo análise do David, Tonho e Quim, o campeão da pré-época é o... Not Sporting Lisbon!

25 comentários:

  1. Boa tarde Sr. Vila Pouca,

    Alguma razão em especial para não mencionar o Herrera no grupo que faz parte do meio campo?

    um abraço

    Ass. NMelo

    ResponderEliminar
  2. Não, nenhuma, passou-me, vou acrescentar...

    ResponderEliminar
  3. Vila pouca até acho que vindo o tal médio número 10 não significa que vá alguém sair dos médios..acho que se vão manter todos..A época e longa e tem espaço para todos..mas eu pelo preço certo vendia herrera.para mim era o principal jogador do meio a ser vendido..vindo um jogador para acrescentar não estou a ver onde herrera podia encaixar..atenção que não tenho nada contra herrera.e só a minha opinião..nas alas penso que Hernâni e Adrian vão sair..e vamos buscar mais um extremo..em relação a posse de bola não sei se foi impressão minha mas neste torneio já não demos tantos toques as vezes desnecessários na bola..penso que fomos mais objectivos..n ao sei se foi por acaso..se foram ordens do treinador..se realmente vamos passar a jogar de forma mais objectiva..a mim agradame muito mais assim..e pelo que leio não sou o único a achar isso..uma última nota..LUCAS LIMA vi ontem a jogar..e minha nossa..que abuso de jogador..nem falo do golo..falo do seu futebol..quando ele aparece no jogo foi um aí jesus para o adversário..espero que façam um esforço para o trazer.

    ResponderEliminar
  4. Eu gostei bastante do meio-campo que fez ontem a primeira parte, Imbula tem uma qualidade incrível, enche o campo, defende, ataca, temos aqui uma pérola. Com isto Bueno também subiu bastante o nível, baixa para vir buscar jogo numa primeira fase e junta-se a Aboubakar quando a bola já está perto da área, achei estranho o facto de só jogar 45 minutos nos 2 jogos. Rúben Neves o mesmo de sempre, passes com uma precisão incrível e joga sempre simples que por vezes é o mais difícil.

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que Evandro vai sair e Herrera, neste caso se surgr alguma boa proposta.

    Tenho pena de ver sair Hernani, com tao poucas oportunidades (não o acho inferior a Tello por exemplo, rapidos, com golo, tencicamente trapalhões, frageis fisicamente e ambos defendem mal). Mas acho que vai sair.

    Na defesa acho que vai mesmo entrar alguem para DC direito, mas duvido que não seja um jovem.

    Pedro

    ResponderEliminar
  6. Concordo com tudo o que está escrito e gostava de sublinhar: "Aprecio equipas que gostam de ter bola, saibam trocá-la, aprendi isso a ver jogar as equipas de José Maria Pedroto". Não podia estar mais de acordo.
    Abraço
    Manuel da Silva Moutinho

    ResponderEliminar
  7. Aprecio as qualidades de Sergio Oliveira, penso que se melhorar a intensidade de jogo pode, perfeitamente, ser o tal 10, porque é tecnicamente evoluído, porque coloca, longe e perto, a bola como poucos, porque remata com violencia e fundamentalmente não desequilibra a equipa. Agora, reconheço que melhorar um item como a intensidade, requere muito treino e muita vontade.

    ResponderEliminar
  8. Boa noite
    E quando penso que já ouvi de tudo, ouiço este Carlos Janela na TVI 24 dizer que o FCP não aceitou participar no torneio de pre época onde o Benfica entrou por ter medo dos resultados que ia ter. A sério? Alguém de boa fé pode afirmar que o Benfica enfrentou adversários superiores aos do nosso Porto? Haja paciência..
    Alexandre F.

    ResponderEliminar
  9. Alexandre, não é o que eles dizem, o que é uma vergonha, é um programa que parece a Benfica Tv, numa estação privada que devia ser equilibrada, isenta e ter ética e deontologia.

    ResponderEliminar
  10. Caro Vila Pouca,

    Temos uma equipa com um potencial enorme que nos dara grandes alegrias! Por outro lado temos um Porto Canal que parece regredir, veja se o 45 minutos de hoje, que fraquinho...

    Um abraco

    Portista de Cascais

    ResponderEliminar
  11. Tem toda a razão DVP, só espero que o FCP seja capaz de calar todos estes ratos que ressuscitaram nestes últimos 2 anos..
    Alexandre F

    ResponderEliminar
  12. Penso que temos uma boa base para iniciar as competições. Há que melhorar os aspetos menos conseguidos, sobretudo no ataque, mais certeza de passe e bolas paradas, estar atentos aos bastidores, não sermos anjinhos e mais uma vez, termos de ser melhores duas ou três vezes que os outros...
    E força Porto.

    ResponderEliminar
  13. Caro DVP,

    Concordo com a sua análise. Centro-me na sua opinião sobre a posse de bola e as oportunidades por vezes perdidas em rematar ou avançar para o golo. Não sei se já vem detrás mas sei que com a posse que temos poderíamos melhorar este pormenor. Um jogador como Lucas Lima era fantástico para nos ajudar a resolver este problema. A ver vamos.

    Seria uma injustiça que Sergio Oliveira não ficasse no plantel. Acho que evoluiu muitíssimo nos últimos anos e tem uma palavra a dizer neste plantel. Tenho pena se efectivamente Hernani quiser sair.

    Que venha a competição a sério.

    Raoc

    ResponderEliminar
  14. Bom dia. Temos uma bela equipa sem duvida nenhuma, faltando apenas um avançado (diz.se que chega hoje) e em relacao aocentral estou de acordo com o post, ou é um jogador para entrar no 11 ou entao nao vale a pena. Mas cautelas e caldos de galinha...... ainda ha dias tinhamos uma super equipa, perdemos um jogo vieram os velhos do restelo dizer que o clube precisava de meia duzia de contratações e agora voltamos ao melhor. Dar tempo ao tempo nao haver colinhos e garra nos jogos e temos todas as hipoteses para atingir os objectivos
    JP

    ResponderEliminar
  15. Bom dia vila pouca Dizem em frança que zlatan ibrahimovic vai ser jogador do nosso porto para os Proximos 2 anos...sera possivel? Ouviu algo sobre isso? Delfim 66106

    ResponderEliminar
  16. MVP muito bom o PORTO do torneio de Colónia, gostei imenso, mas um extremo/médio ofensivo tipo Lamela de quem se fala e um central para a direita Rudiger seriam a cereja no topo do do bolo, para mim ainda vão sair 3/4 jogadores, mas estamos a construir uma excelente equipa.

    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  17. Alexandre F.
    caro amigo, eu, TVI seja 4 ou 24, ou á dúzia que é mais barato, não ligo! Quando tem um jornaleiro que insulta o FC PORTO e só se retrata porque diz que foi ameaçado, para mim acabou. É como quando cai uma árvore na floresta, se eu não estiver lá, ela não faz o minimo barulho!!!!
    Aliás a TVI é igualzinha ao Record e Correio da Manhã - suja, rasteira e intencionalmente provocadora!
    Com que então agora já não fomos preteridos, fugimos pura e simplesmente...há com cada uma!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade o que diz Felisberto, mas eu acho que quando se dizem mentiras sobre o nosso clube estás devem ser prontamente desmascaradas sendo agora o dragões diário uma boa forma de o fazer. É que se eles querem fazer programas para idolatrar o Enfiva e tentar passar a mensagem aos adeptos Benfiquistas para não se preocuparem com os resultados da pre- época, que a do ano passado foi igual, etc, eu nem quero saber, agora já não aceito que inventem coisas acerca do FCP.
      Abraço
      Alexandre F.

      Eliminar
  18. Pessoal,
    Sinceramente até me dói de saber que o Lucas Lima não possa vir.
    O que é que podemos fazer para ele vir?
    Só de imaginar:
    CASILLAS, MAXI, MAICON, RUDIGER, ALEX SANDRO, DANILO, IMBULA, TELLO, BRAHIMI, LUCAS LIMA E OSVALDO.............meus deus!!! temos que fazer tudo (direção do porto) para que ele venha LUCAS LIMA.
    Boa proposta temos que aproveitar e vender Herrera.
    Vamos acreditar numa epoca de sonho...sem medos e inundar no proximo sabado o dragão.
    Abraço Portistas

    ResponderEliminar
  19. Fui tomar café, estava na mesa a porcaria do record, uma espreita...
    8 ou 9 páginas para o clube do colinho, a cores e bonitinhas.
    mais umas páginas a cores e bonitinhas para o vizinho...
    Chega a vez do FCP, 3 páginas a preto e branco.
    Deve ter acabado a tinta colorida.
    Os Portistas deviam ter vergonha de gastar 1 centavo que fosse com estes jornais...

    Abraço

    ResponderEliminar
  20. LAMACHÃ, tu conheces o Rudiger? É melhor que o Marcano ou o Martins Indi? Consta que é central pela direita, ao lado de Maicon teria de ser uma adaptação. E o Abou já não conta, entra logo o Osvaldo?

    Se um jogador, ao contrário de todos os grandes jogadores brasileiros, prefere ser um dos melhores da sua rua, do que ser grande na Europa, que se pode fazer? No futebol europeu não há aquele espaço todo para brilhar...

    Carrela, conheço muitos portistas que compram a Bola e o Jogo, não conheço nenhum que compre o Record.

    ResponderEliminar
  21. Caro DVP

    Lucas Lima, no seu discurso, mostra não ter ambição à dimensão do seu talento. Parece preferir ficar no seu mundo cor-de-rosa (se não me engano é casado com uma cantora de grande sucesso). Mais a mais, num clube em grandes dificuldades financeiras

    http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro-serie-a/sem-dinheiro-santos-encaminha-venda-de-mando-de-classico,879640088eaff18d60113566f976f87ehlhmRCRD.html

    Depois, diz que fazemos propostas fraquinhas, ora diz que a porta não está fechada. Enfim, isto do mercado tem também grandes reviravoltas, e o que se diz hoje amanhã é mentira, por isso é aguardar. O que é certo é que há um défice de posse de bola criativa naquele espaço do terreno, se bem que encostar o bueno à área, como o tal falso médio que Lopetegui fala, também nos abre perspectivas futebolísticas interessantes.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  22. Lucas Lima se realmente acha que como jogador não quer vir para a europa é porque não tem ambição. Ele que pergunte ao Bernard se ele se pudesse não tinha vindo pro Dragão quando teve oportunidade.

    ResponderEliminar
  23. O Lucas lima acho que já nao deve de vir,muita indecisão do sim ou nao,temos que nos virar para outro lado,senão acontece como com aquele artista que foi para a Ucrânia e agora chora todos os dias para vir embora,embora a decisão de ir tenha sido em muito do atlético ministro que ganhou muito dinheiro com ele.
    O rudiger sim seria um grande reforço para a defesa,e um defesa central de eleição,internacional alemão diz tudo,mas tenho as minhas duvidas que venha.
    Na bola diz que cissokho estará a caminho a caminho...angel de saída???
    Sera no sábado a apresentação do novo patrocinador?Como esperava tudo esta prestes a ser resolvido esta semana,só os excedentarios e que deverão ficar para mais tarde.

    ResponderEliminar
  24. Bom "post" como sempre...!
    Já agora também gostaria de dar uns bitaites (é só a minha opinião):
    Por exemplo:
    1 - Tenho dúvidas que o Tello que é bom jogador, seja melhor do que o Hernâni
    No capítulo técnico e de velocidade são muito semelhantes, se o Hernâni falha o Tello idem aspas, só que lá está, a diferença, é que um veio do Barcelona e o outro deu nas vistas no Vitória de Guimarães.
    2 - Relativamente aos centrais: o Maicon parece-me dos melhores nos lances aéreos, mas falha muito no capítulo da precisão nos passes em profundidade.
    3 - Marcano é um central rápido e que raramente perde um lance
    4 - Indi é muito regular e dum modo geral é dos centrais que entrega melhor.
    5 - Alex Sandro indiscutível
    6 - Rúben Neves é um jogador evoluído e com um pouco mais de experiência, só por lesão alguém lhe poderá tirar o lugar de trinco.
    7 - Ricardo é rápido, com boa técnica, tem talento, tal como Rúben só precisa de ganhar mais experiência
    8 - André André, Danilo, Imbula, Sérgio Oliveira (um jogador promissor), todos grandes médios...
    9 - Relativamente aos avançados: o Brahimi quando em boa forma física é capaz de ser a gazua que falta no ataque. O Bueno é um caso a ver...
    Varela continua bom jogador, mas parece-me que começa a perder poder de explosão
    Aboubakar é um 9 interessante, é possante, grande capacidade de remate,tem boa técnica, só precisa de boas assistências. André Silva também um jovem muito promissor, é capaz de explodir na próxima época...!
    E pronto para já pela minha parte é tudo

    A.M.

    ResponderEliminar