domingo, 23 de agosto de 2015

Um enorme balde de água fria. Expectativas defraudadas e confiança abalada


Como disse na altura própria, não sou insensível ao que vou vendo, mas não valorizo muito os resultados dos jogos particulares, sejam eles bem ou mal conseguidos. Esses jogos servem para detectar o que está mal e corrigir, aperfeiçoar aquilo que está bem, dar minutos e ritmo, de forma que quando começarem os jogos a sério possamos dar a resposta que se pretende. Mas quando é a valer o critério de análise tem de mudar e mesmo com a tolerância que deve ser dada ao facto de a procissão ainda não ter saído do adro e de haver alterações profundas na composição da equipa que, mais coisa menos coisa, será o onze base - não acordei agora para esse facto de terem saído vários titulares e o trabalho de Lopetegui não ser fácil, já há mais de 2 meses que falei do assunto -, no jogo de ontem as expectativas foram completamente defraudadas, o empate significou um enorme balde água fria. Para mim e que fique claro, apesar da perda de 2 pontos, nem foi tanto por isso, foi mais porque a equipa mostrou os mesmos defeitos da temporada anterior e que não têm nada a ver com os jogadores, têm mais com o chamado processo, se quiserem, o modelo do F.C.Porto de Lopetegui. Ontem, nos Barreiros, a forma como a equipa se exibiu, os pecados que cometeu, em particular na segunda-parte, fez-nos recuar aos piores momentos da época anterior, significou uma enorme machadada no entusiasmo e na confiança do universo portista, que estava em alta. Vejamos. Na semana anterior e frente ao Vitória S.C., que não sendo um adversário dos mais fortes, é sempre uma adversário que não deve ser menosprezado, o F.C.Porto, sem deslumbrar, fez um jogo sério, competente, ganhou naturalmente, criou expectativas para o que vinha a seguir, prometeu mudar a história recente das deslocações à Madeira. Não era um jogo de Champions, não era uma equipa de topo, mas era o Marítimo que nos últimos jogos nos tem criado muitos problemas. Sabíamos que íamos ter pela frente uma equipa aguerrida, bem organizada, motivada e confiante pelos resultados conseguidos anteriormente - um empate e três vitórias nos últimos quatro jogos em casa frente ao F.C.Porto. Sabíamos que íamos encontrar jogadores disponíveis para dar tudo, um relvado que não é o melhor. Resumindo, era um excelente teste, um primeiro exame ao F.C.Porto 2015/2016. O jogo ideal para ficarmos a saber se aquilo que vimos na primeira-jornada ia ter continuidade. Resultado do exame: F.C.Porto chumbado e às mesmas disciplinas.

Ainda estava o jogo a começar e na 1ª vez que o Marítimo chegou à área do F.C.Porto, marcou. O cruzamento foi bom, mas foi um erro grosseiro do conjunto azul e branco. Nada de novo.

Reagimos bem, tivemos um bom período, cerca de 20 minutos, mas no nosso melhor momento não marcamos, depois empatamos, mas já quando tínhamos perdido gás, capacidade para pressionar, o domínio não era tão intenso, o Marítimo estava novamente cómodo no jogo. Depois do empate, fomos para cima, procuramos com afinco o segundo? Não, o efeito golo não se notou, não deu o alento e o estímulo necessário para dar a volta ao resultado. Também aqui nenhuma novidade.

Na segunda-parte e quando se esperava uma entrada forte, com tudo, ela não aconteceu, pelo contrário, os madeirenses entraram melhor. Lopetegui viu e mexeu, mas as substituições não trouxeram melhorias à equipa. Tello tal como Varela tão depressa fazia bem como logo a seguir borrava a pintura; André André tal como Herrera, não é um rompedor, quase se limitava a baixar para receber dos centrais e tocar, na única vez que se soltou, jogada de perigo, golo iminente e que Aboubakar desperdiçou ingloriamente. Mais do mesmo.

Depois e quando a partida caminhava para o fim, nunca houve a alma, raça e coração para cair em cima do Marítimo, criar situações de perigo. O lance de Maxi e no último suspiro do jogo, foi apenas a excepção que confirma a regra. Curioso e sintomático, um jogador que chegou agora ao F.C.Porto, foi um dos raros exemplos de alguém que acreditou até ao fim, veja-se onde estava no lance que levou a bola à barra... Também nesta matéria tudo continua igual e é mau sinal. Esperar que esta equipa tenha capacidade para se transcender é esperar demasiado. Apenas dois ou três são capazes disso.

Como não faça prognósticos depois dos jogos, até posso achar que a última substituição foi errada, mas nada nos garante que se as mexidas não existissem ou fossem outras, o resultado fosse diferente, não exploro muito esse assunto. Digo apenas que apesar de não esperar muito de Osvaldo, esperava mais, pelo menos que fosse capaz de disputar as bolas sem fazer sempre falta, sem mostrar ferver em pouca água.

Há quem ache que falta um 10 e já tem barbas esse tema. Ao ver o jogo de ontem, pergunto: para quê? Para vir receber bolas junto aos centrais e depois, qual Messi, ir por ali fora, fintar meio mundo, assistir ou marcar? Onde está e quanto custa esse jogador? Não, temos é ter outras dinâmicas. Os médios não podem estar quase ao lado uns dos outros, se um baixa os outros têm de procurar outros espaços, dar linhas de passe, para a frente e não para o lado. E que dizer dos centrais, muitas vezes os únicos que têm terreno livre, mas que nunca saem a jogar, ou lateralizam entre si ou nos laterais, ou metem longo na frente ou entregam ao médio que recebe ali a dois ou três metros. Irrita-me muito ver que os centrais quase só passam do meio-campo nos lances de bola parada.

Outra coisa que não gosto, é forma, sempre igual, como Brahimi joga. O lateral do seu lado tem vida difícil. Sobe, uma, duas, três vezes, e bola?, raramente o argelino toca no lateral, interioriza quase sempre, torna-se muito mais previsível, logo menos influente. Será que sou eu que estou a ver mal? O génio e a criatividade de Brahimi é algo que a equipa não pode perder, mas é próprio dos génios e dos criativos, inventar, mudar, não repetir.

Concluindo, mais que jogadores, é preciso desrobotizar o modelo, dentro de determinados princípios, dar liberdade para arriscar. Não gosto de equipas desorganizadas, desequilibradas, anárquicas, mas também não gosto de jogadores escravos da táctica e do modelo, castrados, tolhidos pelo medo de errar.

Nota final:
Vamos entrar numa semana decisiva para arrumar a casa e essa tarefa compete a quem dirige. Depois, compete ao treinador e jogadores fazerem a sua parte, corrigir o que está mal, criar condições para recuperar a confiança que ficou abalada, de forma que os adeptos continuem a acreditar, o entusiasmo e o apoio, que não tem faltado, não se desvaneçam.
No futebol e num clube habituado a ganhar como o F.C.Porto, iniciar nova época vendo que há erros que persistem, faz-nos perder clarividência, exagerar, colocar tudo e todos em causa, dizer hoje uma coisa e amanhã o seu contrário. As paixões tornam-nos irracionais, mas faz parte do futebol, se não fosse assim não tinha piada.

42 comentários:

  1. Excelente e assertivo,do qual destaco:
    -"Não, temos é ter outras dinâmicas. Os médios não podem estar quase ao lado uns dos outros, se um baixa os outros têm de procurar outros espaços, dar linhas de passe, para a frente e não para o lado. E que dizer dos centrais, muitas vezes os únicos que têm terreno livre, mas que nunca saem a jogar, ou lateralizam entre si ou nos laterais, ou metem longo na frente ou entregam ao médio que recebe ali a dois ou três metros. A mim irrita-ne muito ver que os centrais quase só passam do meio-campo nos lances de bola parada."
    É isso.
    Se e quando estivermos a ganhar até costuma resultar,mas a precisar-mos de dar a volta!!!
    PS-Os jogadores parecem apavorados,falta atrevimento,e o treinador
    é medroso,chego a ter saudades do holandês--3x3x4.
    Saudações
    Rocha

    ResponderEliminar
  2. Ontem pensei várias vezes que o Brahimi tem de corrigir o modo como se envolve na dinâmica da equipa, pelos motivos avançados pelo Vila Pouca e por reter demasiado a bola, o que faz com que o jogo fique mais lento e os espaços se vão fechando.

    O Herrera pareceu-me fisicamente melhor e com uma produção mais positiva, mas algo perdido nas movimentações que lhe estão a ser pedidas este ano.

    Também me pareceu que os melhores momentos da equipa ocorreram enquanto o Imbula teve maior disponibilidade física, que foi desaparecendo à medida que o encontro foi avançado, a que não serão alheios os vários problemas físicos de que tem padecendo. Gosto do modo como sobe e cria presença na área, mas tem de ser mais consistente e regular. Contudo, acredito que possa fazer muito mais.

    Aliás, na primeira parte foi corrente ver quatro/cinco jogadores nas imediações da área, mas na segunda metade voltámos ao fado da época passada, com pouca gente na zona de decisão.

    Quanto ao treinador, recordei-me de uma entrevista pós saída do Professor Jesualdo dada pelo Presidente, onde justificava a mudança para o AVB, além do mais, pela necessidade de criar empolgação nos adeptos (as palavras não eram exactamente estas, mas a ideia estava lá).

    Independentemente da competência do actual treinador, a verdade é que não conseguiu entusiasmar e tem lacunas na comunicação (uma das coisas que mais me irrita é elogiar em demasiado qualquer adversário, todos são muito bons e fantásticos), o que também dificulta criar mais empatia com os adeptos, e isso pode originar uma eventual desmobilização das massas se não conseguir que a equipa entre numa espiral de vitórias.

    Tenho uma imagem positiva do Lopetegui (a equipa já me parece diferente do ano passado, sobretudo na capacidade de verticalização, ainda que com muitos dos mesmos pecados), no que vou estando cada vez mais desacompanhado, mas parece-me que a margem de erro junto dos adeptos está muito reduzida, o que aliás era expectável pela sua continuidade após uma época negativa como a anterior.

    Por isso, tem de compreender que joga nas próximas semanas o seu futuro como treinador de um grande clube, seja o FCP, seja outro, e tudo passa por receber e vencer o Benfica e estar nessa altura em primeiro lugar na classificação...

    Cumps,

    Pedro Silva

    Ps:
    Pode ser folclore do CM, mas não agradou ver outra vez notícia de espionagem no Porto, depois de já terem saído notícias de que o Bayern o fez, não desmentidas pelos bávaros. Fico preocupado que isso possa acontecer numa casa como FCP.

    ResponderEliminar
  3. Caro Vila Pouca,

    Diz e bem que temos que "desrobotizar" a equipa. É isso que também sinto. Sinto a equipa com um "espartilho" táctico que impede as ideias e soluções criativas. É esta a principal critica que faço a Lopetegui. É pouco flexível tacticamente.

    Abraço

    F. Couto

    ResponderEliminar
  4. Hoje o Bernardino Barros estreia-se na TVI24. Ao que parece saiu do Porto Canal. Vamos lá a ver se fala lá como falava no Porto Canal. O programa é hoje às 21h15m. Se não o fizer, tenho de concluir que até Gaia falam todos muito bem..de lá para baixo..mudam.

    Jose Carlos Rio Tinto

    ResponderEliminar
  5. Meu caro Vila Pouca,

    -"... mais que jogadores é preciso desrobotizar o modelo..."

    Nem mais.

    -"Um enorme balde de água fria.."

    Como ainda me encontro em estado de hipotermia, com prognóstico reservado até ao jogo com o SLB, fico por aqui.

    Abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  6. Estou demasiado f....para escrever sobre o que todos vimos, mas é o Tasco....ontem durante a tarde a RTP M transmitiu o Maritimo vs Porto de há 23 anos, Baía,J.Pinto,F.Couto,Aloísio e Bandeirinha, Rui Filipe,André,Semedo, J.Magalhães,Kostadinov e Timofte, depois entraram Domingos e Toni, saíram Semedo e Kostadinov, treinava no segundo ano CAS, nos nossos. Dos deles fixei alguns, J.Andrade,Ademir,Edmilson,Everton, Heitor,Valido,treinava-os outro brasileiro, Paulo Autuori e tinham uma muito melhor equipa do que a de hoje, para não falar da qualidade do treinador. Sobre a nossa equipa, cada um que pense o que quiser, mas digo-vos, aquela malta correu,correu,correu, tanto na 1° como na 2°, foi uma exibição em crescendo, os do Marítimo também, não houve muitas oportunidades, mas mais para nós (tal como ontem) o arbitro - António Marçal - roubou-nos um penalti, clarissimo, feito sobre o Kosta, pau não faltou, era para machos. CAS mudou o jogo quando fez entrar Domingos que fez o cruzamento para, aos 94m, Toni marcar.
    O é que tem a ver está treta toda com o encontro de ontem? Tem, sabem o quê? Do Marítimo nada mudou, raça, querer, alguma sorte e contra-ataques perigosos do FCP tudo mudou, principalmente a ATITUDE dos jogadores e FUNDAMENTALMENTE DO TREINADOR. Estou a ficar sem argumentos para o defender....

    ResponderEliminar
  7. ...ah, esqueci-me de dizer que, por volta dos 80', o nosso querido Rui Filipe foi bem espulso, entrou por detrás a um jogador do Marítimo. Tivemos sorte porque marcamos na última jogada do prolongamento, CAS tirou Kosta meteu Toni e atrasou Domingos que lhe proporcionou o golo. Percebeste Julen, CAS pôs em prática o plano B e tu? Quando implementas o teu?

    ResponderEliminar
  8. Realmente o que está mal é na questão do desenvolvimento tático, que bloqueia a equipa...
    O pior, é que se ano passado era assim, este ano vamos por igual caminho e não temos, pelos vistos, outros planos, outras nuances táticas...
    Espero bem que se dê a volta a isto, senão vamos ter problemas e pode-se criar uma situação insustentável.
    Espero ardentemente enganar-me...
    Brincando um pouco, se virmos pela positiva, ano passado perdemos, desta vez fomos "buscar" um ponto... (enfim!!!).

    ResponderEliminar
  9. F. C. Alentejano do Porto23 de agosto de 2015 às 21:29

    Boa noite

    Tudo, mas mesmo tudo o que está no Post, é exactamente aquilo que eu penso, por isso não adianta acrescentar muito mais.

    Apenas uma constatação, se os jogadores que na época passada acusávamos de falta de empenho, de raça e de mística, já se foram embora, e a falta daqueles atributos se mantêm, continuando o treinador a ser o mesmo, o que podemos concluir?

    Para mim é óbvio.

    Não me interessa para nada potenciar e valorizar jogadores para vender por milhões, se continuar a ter o melhor plantel e não ganhar absolutamente nada!

    Não temos que mudar as mentalidades, não é preciso, basta mudar UMA!!

    PS: Tendo sabido agora que o clube do regime perdeu com o Arouca, mais desiludido estou pelo que aconteceu ontem.

    Força pelo F.C.Porto

    ResponderEliminar
  10. Vou só brincar mais um bocadinho...
    Concluída a jornada, os benfas perdem, os lagartos empatam em casa... Nós...conquistamos um ponto fora. O melhor resultado dos três...
    (E é isto que me dana ainda mais... O não aproveitar!!!).

    ResponderEliminar
  11. Acabei de tomar um comprimido SLB, para a azia não há melhor. E apesar de tudo, curiosamente, com o empate do Sporting em Alvalade frente ao Paços e a derrota do Benfica, em Aveiro, note-se, com o Arouca, até fomos o clube dos três grandes que conseguiu o melhor resultado.

    ResponderEliminar
  12. Estou a ver a tvi,para ouvir o BBarros,só dá o gajo dos croquetes,fodassssssssssssss.
    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO
    Saudações
    Rocha

    ResponderEliminar
  13. Para todos aqueles que fazem as tácticas após os jogos, que tiravam este e punham aquele, que jogavam com 2 avançados, etc.
    Podem-me dizer com quantos avançados jogou hoje o SLB? Quantos golos marcou?

    Cumprimentos
    André

    ResponderEliminar
  14. Caro Vila Pouca,

    Assim e, a azia já estava a corroer me e agora esta boa surpresa vinda do regime!

    Um abraco,

    Portista de Cascais

    ResponderEliminar
  15. DRAGÃO SÃO. TOMÉ E PRÍNCIPE23 de agosto de 2015 às 22:17

    .......Hoje apetece-me escrever........
    concordo plenamente com o que escreve....subscrevo completamente o que diz sobre a estratégia ou seja não disse, mas digo eu sobre o Sr. Lopetegui........
    Eu percebo pouco de futebol apesar dos meu 60 anos de portismo e de muitos e muitos jogos de futebol já vistos quer do nosso Fcp, quer de outras equipas.....sou do tempo em quem vêr o Porto a ser Campeão Europeu era utopia......fazer 100 milhões em vendas outra utopia.......
    Bom mas vamos ao que me fez apetecer escrever.......
    como disse não percebo nada de bola e por isso não percebo como joga o Fcp, é que não percebo mesmo eu sou daqueles que olho para o jogo e não olho para as tácticas, mas para como os jogadores se movimentam, e se posicionam e o ano passado e este parece que o Porto joga com 11 e os outros com 20, ainda ontem só via camisolas do marítimo....ressaltos sempre para os do marítimo, correr só os do marítimo, meter o pé só os do marítimo....para mim isto é que é a táctica.....
    agora para a pergunta que se calhar ainda ninguém fez e vou ter a coragem de fazer será que o Sr. Lopetegui quer inventar alguma coisa?, alguma forma nova de jogar á bola?, novas dinâmicas?.....se calhar o nosso clube está a ser uma espécie de cobaia?.................
    sinceramente acho que o homem está a fazer uma equipa de playstation.....
    cara....eu quero o meu PORTO de volta Já....chamem o Pedroto, para recomeçar de novo por favor
    Bom desculpem mas hoje apetece-me falar........coisa rara, mas........da-se
    VIVA O PORTO (mas não este)

    ResponderEliminar
  16. Boa noite Vila Pouca e Portistas

    100% de acordo com o artigo.
    Salta à vista uma total incapacidade para se transcender naqueles momentos em que é preciso afirmar-se. O meio campo que me parece ser o sector mais forte da equipa foi ontem totalmente neutralizado e na segunda parte quando esperávamos uma reação à dragão foi triste.
    Continuamos como no ano passado a ter um plantel de luxo, pelo que vejo à volta chega e sobra para as encomendas a nível interno, mas a equipa continua a padecer do mesmo sintoma que é o que eu chamo ADM (Abaixo do Mondego). No ano passado apenas ganhamos em Setúbal e este ano à primeira deslocação está visível que o o mal é o mesmo.
    Temos sem duvida um treinador sério, que trabalha muito, mas quando vejo o que ele transmite lá para dentro, essa atitude sempre muito inquieta, sempre a mexer, sempre a gritar, não gosto. Pode acontecer uma ou duas vezes que o treinador se levante e mande lá para dentro uns berros, agora sistematicamente sinceramente não gosto e é bem visível que a sua atitude tem nos jogadores mais ou menos o mesmo efeito que o mercurocromo numa perna de pau.
    Com mais serenidade temos jogadores e equipa para limpar tudo, como no ano passado e não é pelos dois pontos deixados na Madeira que a esperança vai abaixo, o que começo a detestar é que no final de cada jogo e qualquer que seja o resultado fico sempre com a sensação que podíamos fazer muito mais e então aquela segunda parte de ontem....
    Só uma nota, Maxi foi o reforço da época, se fosse possível arranjar um para o meio campo e outro para a frente seria óptimo para ver se aqueles jogadores acordam.

    Um abraço para todos

    ResponderEliminar
  17. Boa noite DVP,
    O nosso resultado na Madeira é um mal menor, pois comparativamente ao ano passado ganhamos 1 ponto.
    Devemos estar preocupados com a atitude da equipa, somos adeptos exigentes e pessoalmente não gosto de ver jogar para trás e para os lados, continuo a acreditar no nosso treinador, mas os erros da época passada não podem ser repetidos, Maicon não pode sistematicamente efetuar bolas longas, deve ser alguém com essa capacidade que muito sinceramente não vejo na equipa.
    Imbula, parece ter capacidade para pegar na bola e ganhar metros, mas ontem não o fez.
    Danilo, Maxi, Marcano e Varela a espaços fizeram um jogo agradável.
    Casillas sem culpa no golo, conseguiu isolar Aboubakar e Osvaldo, lances não aproveitados.
    Espero estar enganado, mas penso que a alternativa a Aboubakar para esta época vai ser André Silva.
    AMVC

    ResponderEliminar
  18. Bibó o Arouca! Biba... Como pimenta no sitio preferido dos encornados é refresco para nós, sinto-me menos chateado! Mas não invalida a preocupação que me parece transversal a todos os blogues afectos ao nosso brasão; fizemos marcha atrás na nossa forma de ser. Lateralizar inconsequentemente leva ou a empates ou pior ainda. Não é a posse de bola no nosso meio campo ou no primeiro terço dos adversários que dá vitoria... Espero que essa mania de tentar adormecer o adversário e chatear o adepto acabe de vez. Não sei se é o modelo do treinador ou acomodação dos jogadores, mas o que é certo é que dá mau resultado, como se viu nas épocas transactas. Como adepto (e longe de mim tentar ser treinador de bancada (que nem para isso tenho competência...) digo; chega! Felizmente o benfas (e o Arouca, honra lhe seja feita) minorou a desgraça...
    Um abraço a todos os Portista e Arouquenses...
    Miguel

    ResponderEliminar
  19. Fonix para o DVD!

    Ainda ontem em conversa com o meu irmão no pós jogo, falávamos disto, mas a forma como o faz é notável. Obrigado
    Continuo com esperança que vamos lá e que o lopetegui tb vai corrigir o q tem q corrigir.

    Depois a verdade é que conquistamos 1 ponto fora, e o domingo terminou alegre!

    No próximo fds têm que nos devolver a ilusão

    ResponderEliminar
  20. Boa noite Portistas
    Como sempre diariamente leio os seus posts.
    Quanto ao de hoje, estou 100% de acordo consigo e, tenho dito.

    Pelo menos, os da segunda circular não foram melhores. Eu sei, com o mal dos outros posso eu bem, mas que dá gozo dá.

    Saudações Portistas
    Porto Forever

    Jose Carlos/UK

    ResponderEliminar
  21. O nosso treinador demonstrou uma vez mais, nao ter astucia para compreender que em certos campos, mediante determinadas equipas, para se vencer, tem de se fazer mais jogo direto, e meter mais homens dentro de área. E incapaz de mudar o esquema durante um jogo, apresentando alternativa. Ontem foi um repetir dos erros da época passada. Este treinador não consegue construir uma equipa, um estilo de jogo assertivo. Repete jogadores que cumprem a mesma função no campo. É uma trapalhada tática. Podem lhe dar os jogadores que quiser, que será sempre igual. Ele consegue, como se diz no norte, “tolher” um jogador. Não se percebe a inércia da SAD, que continua a dar carta branca a este senhor. Os jornalistas nem sequer podem contrariar o menino, que ele amua, a cada constatar de erro tático. Fico convencido que um professor neca qualquer, fazia mais e melhor, com o plantel disponível.

    ResponderEliminar
  22. O treinador falha em vários aspectos. Bolas paradas são inofensivas e um alívio para os adversários. Isto é falta de trabalho e estratégia. Sair a jogar pelos centrais, os centrais tem de ser bola vem bola vai. Qualquer adversário já os pressiona na saída, dando se erros. Herrera/ imbula e André só deve jogar um no triângulo, pois cumprem a mesma função. O triângulo tem de ter um 6, cabeça de área que equilibre, e encoste aos centrais nas ações ofensivas, e assim liberte os laterais. Tem de ter um 8 condutor de jogo, que nas recuperações seja o primeiro a saber o que fazer. E ter um 10 criador de jogo, desequilibrador, rápido na ação. Perde-se imenso tempo com posse sem que a bola vá à zona de perigo. Foi assim na época passada e será assim nesta. Agora procura o novo Oliver ... Sérgio ou brahimi podem desempenhar a função de 10. Brahimi mais desequilibrador, Sérgio mais possante, mas forte no último passe.

    ResponderEliminar
  23. Boa noite DVP.
    Sofrer um golo cedo que condicionou toda a estratégia. Se jogar com zero a zero contra o Marítimo já é difícil, a perder ainda mais pois para eles um empate contra nós é uma vitória. De resto não fizeram mais nada a não ser um lance na segunda parte quando arriscávamos mais.
    Os jogadores ainda não se conhecem e com os jogos eles vão se entrosar e ai sim teremos um futebol mais intenso durante mais tempo. Claro que a questão do tal médio que resolve todos os problemas, não é fácil. Decos não aparecem sempre.
    O futebol em Portugal é muito mais competitivo, o Maritimo sabe jogar muito bem com o terreno dos Barreiros, e com o relógio, sabem queimar tempo muito bem, sem dar nas vistas, quebrar o ritmo do adversário, têm ratice, se calhar a ratice que nos falta. Lembro-me no passado de sermos exímios na gestão dos ritmos do jogo e quebrar o ritmo do adversário na hora certa, de enervar o adversário e agora o que vejo é o contrario, caímos facilmente nas ratoeiras do adversário. Será por termos muita gente muito jovem? Lembro-me de ontem "atiçarem" o Maxi mas este soube reagir em prol da equipa. Por outro lado o Osvaldo é fácil de expulsar.

    ResponderEliminar
  24. Ora viva!
    Grande análise DVP. Eu pessoalmente acho no entanto necessário recordar que o Porto perdeu muito "golo": Com as saídas de Jackson (melhor marcador dos últimos 3 campeonatos), Danilo (defesa mais goleador desde há muitos anos) e outros jogadores que faziam o gosto ao pé com alguma regularidade (A. Sandro, Casemiro, Quaresma), o Porto perdeu poder de fogo no ataque.

    Acho que o Lopetegui confia em Imbula e A. André para construir um meio-campo mais goleador, mas será necessário um pouco de tempo. A espaços já se tem visto uma equipa com melhor posicionamento ofensivo, mas também sao necessários jogadores que depois marquem...

    Apesar de neste momento achar o Porto um pouco mais fraco que o ano passado, vejo o Benfica ainda mais fraco e o Sporting sem estofo de campeao, pelo que acho que podemos vencer o campeonato. Mas espero que com o decorrer da época possamos superar o futebol da época anterior que - em alguns jogos (Sporting, Bayern, Basel) - chegou a ser de altíssimos patamares qualitativos!

    Força Porto!

    ResponderEliminar
  25. Não posso comentar nada sobre o jogo . Não vi . Estou no estrangeiro. Segui via Net. Pergunto apenas : "Queriam Ópera à 2ª jornada, um mês e meio depois do início dos trabalhos ? Vamos compreender a falta de entrosamento, a falta de forma, a falta de um conjunto-base ou não ? Que fez o SLB? Que fez o SCP? Que fez a Juve ? Que fez o Real? As pequenas equipas começaram a preparação antes, os seus jogadores não têm problemas de mercado esgatanham-se para ganhar e...depois vão começar a ir por aí abaixo . Um aparte :-Em 1965/66 o Barreirense ganhou ao FCP nas Antas na 1ªjornada; à 2ªjornada era líder isolado e no final da época desceu de divisão............Vi esse jogo no camarote do Barreirense . O Futebol não é nenhuma ciência exata e gostava de sentir a confiança e não o princípio de deitar a toalha ao chão no princípio. Obrigado e Boa Noite a todos. Viva o FCP.

    ResponderEliminar
  26. O próprio treinador mudou o discurso, como referi no outro post. E eu acho positivo termos esta pressão interna:
    - pelo futebol jogado, não mereciamos ganhar
    - jogámos mal
    - não tivemos discernimento para chegar à baliza
    - não falou na arbitragem (que foi normal)
    - não falou no anti-jogo (que existiu)
    - não falou no relvado (que continua seco e péssimo)

    Isto é um sinal às tropas: vão ter disto mais vezes, habituem-se que não há desculpas. Ganhem seja lá como for.

    ResponderEliminar
  27. " é preciso desrobotizar o modelo "

    Nem mais. Os jogadores, pelo menos os menos habilidosos, estao completamente robotizados. Para os lados e para t´ras, independentemente de um colega dar linha de passe mais a frente. Ver Imbula já moldado a isto é penoso!!!

    Pedro

    ResponderEliminar
  28. Caro DVP,

    Mesmo com os resultados dos outros a desilusão é grande. E o pior de tudo não se alterou. Continuo achar que não fazemos o suficiente a partir do banco. Não acho que o problema sejam jogadores. O problema é o modelo e a incapacidade para aprender com determinados erros. Nem com um Messi lá íamos. Claro que vamos melhorar. Só podemos, mas isso só vai acontecer por processo natural. Da próxima vez que for necessário desatar um nó não vai sair nenhuma solução do banco. Podemos não ganhar mas ter esta sensação que não tentamos é o pior que pode haver.

    Estamos a pagar caro está aposta.

    Raoc

    ResponderEliminar
  29. Esta equipa até pode ser reforçada com o Messi e o Ronaldo que o resultado é o mesmo. Como diz - e muito bem - falta-lhe alma, raça e coração. Não vemos um central a vir com a bola controlada até meio do terreno e daí fazer o melhor passe; os laterais não fazem arrancadas até à linha com centros atrasados para evitar foras de jogo dos avançados; na linha média e na frente vive-se uma permanente confusão parecendo que ninguém sabe muito bem qual o seu papel.Os casos mais flagrantes são as bolas paradas: não há especialistas (haverá quem treine estes lances?)e o marcador ocasional o melhor que faz é mandar a bola para a bancada. De contrário dá origem a um contra ataque venenoso dos nossos adversários. Tinha grandes esperanças para este ano mas fiquei desiludido. Não pelo resultado, mas pela exibição. Pobre de mais para uma equipa com as justificadas ambições do FCP.

    ResponderEliminar
  30. Olá
    Retenho as últimas palavras na conferência de imprensa de Lopetegui, e que foram proferidas por Rui Cerqueira ao jornalista do Coreio da Manhã TV:
    «não respondemos a jornalismo de sargeta»...
    Será o prenúncio de que algo vai mudar?
    _______
    Já agora o «golo» do Maxi, foi ou não foi? No Porto Canal demonstraram que sim, ontem nas TVs não me parece que os comentadores «do FCPorto» o tenham mencionado.
    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
  31. Caro DVP e Amigos:
    Ontem, pela primeira vez, neste excelente blog, escrevi desanimado com a nossa equipa. E, o MVP,com este texto, tocou em todos os pontos da minha preocupação pois só não vê quem não quer. Para além do mais temos uma equipa mais fraca que a do ano passado (se não fossem melhores não tinham ido embora) e uma mesma e única filosofia do jogo. Acabámos por ter sorte com os maus resultados dos rivais mais directos mas isso não serve de consolo. Poderei estar enganado mas a apresentação do Osvaldo em nada me agradou. Espero estar enganado sobre isto.
    lembram-se quando o Jorge Costa pegava na bola e ia até à grande área adversária? Um abraço.

    ResponderEliminar
  32. MVP pelo andar da carruagem estou a ver que se está á espera das 23.59 do dia 31 de Agosto para se fecharem jogadores, perdem-se dias de preparação de integrar novos jogadores, se é para virem que venham rápido, temos grandes lacunas no plantel.

    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  33. Este post é um dos motivos porque tanto gosto de seguir o seu blog. Vê e sente o portismo de uma forma muito próxima da minha.
    Concordo com tudo. Dos centrais, acho Maicon um bom jogador mas irrita me quando tem uma linha de passe, demora, demora e depois passa quando o colega já está pressionado. É constantemente a mesma coisa e intranquiliza a equipa. É um erro fácil de corrigir mas que persiste.
    Quanto ao 10 também concordo que não será o principal problema, e muito menos será o do extremo.
    Brahimi também já disse exactamente isso. Muitas vezes até faz o mais difícil. Se alguma vez conseguir fazer coisas simples, alternando assim o seu jogo, será o dobro do jogador que é neste momento.
    Ainda sobre o jogo de sábado foi mais do mesmo e receio que quando tivermos um jogo de grau de dificuldade semelhante voltem a acontecer.
    Também não gosto de falar que devia ter entrado este ou aquele porque isso não leva a nada. Mas há jogos que demonstram o carácter de uma equipa e que é preciso ganhá-los de qualquer forma. Acho estranho que num jogo em que ganhar seria romper com o passado recente e poderia servir de alavanca até à 5jornada, vê se a equipa a jogar mal e não se tenta a estratégia com Bueno que no fim de contas foi o plano B testado e bem na pré época? Ou muito me engano, isto demonstra algum receio e talvez a partir de certa altura começou a achar-se que o empate era um mal menor.
    Aquele jogo acontecer após o intervalo, após ouvir o treinador, pode ser paradigmático. E como é possível esse jogo continuar após 1 ano? Aquilo não tem nada a ver com jogadores novos, tem a ver com ideias que lhes são incutidas.
    A título de exemplo refiro Imbula, que não conhecia mas que veio rotulado como grande jogador, que conseguia facilmente ultrapassar adversários em progressão. Vimos uma ou duas arrancadas na pré época e agora só joga para o lado e para trás. Será que o estado de forma é assim tão mau. Não acredito...
    Como já dei a entender o meu apoio ao Lopetegui está a chegar ao limite. Há coisas que eu sou muito claro. Na minha opinião, em tudo na vida erra-se uma, duas, talvez três vezes. A partir daí é simplesmente estupidez e incompetência!
    Mais, o meu apoio à continuidade do treinador prendia se muito com o facto de dar continuidade. Achava mal mudar demasiadas vezes de treinador e mantendo este talvez partissemos com uma vantagem teórica perante os adversários. Ora, a partir do momento em que mudamos a equipa toda, essa vantagem diminuiu bastante...

    ResponderEliminar
  34. Caros Portistas,

    Caro DVD, melhor era impossível é isso tudo.
    Apesar dos carneiros encornados terem perdido não consigo ultapassar esta nossa falta de futebol, de golos e de oportunidades de golo.

    CONTRA TUDO E CONTRA TODOS
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  35. Aires, se contratar os jogadores que precisamos e não contratar por contratar, fosse tão fácil como teclar, o De Gea já estava no Real faz tempo, idem para o Stones no Chelsea, o mesmo para o De Bruyne no City e estamos a falar de clubes com um potencial muito superior ao F.C.Porto. Portanto, calma, não pode ser um resultado negativo a colocar tudo em causa, de repente temos um plantel fraquíssimo.

    ResponderEliminar
  36. tudo está mais calmo depois da derrota dos Lampiões, ou seja, para os grandes fica tudo na mesma, mas isto, não invalida a má prestação que tivemos na Madeira. Vamos continuar a ser críticos sempre tivermos exibições sem alma e sem atitude. A minha grande paixão é o FCP e as vitorias, o resto... Quero acreditar que não se vão cometer os mesmos erros da época passada, nem pode haver desculpas que saiu este ou aquele, porque os que entraram são tão bons ou melhores que aqueles que saíram.
    Vamos continuar aguardar e acreditar.

    Costa do Castelo.

    ResponderEliminar
  37. Olá
    Ainda no rescaldo do jogo com o Marítimo, li por aqui que «Pinto da Costa, a Primeira Dama e o Presidente do Marítimo» estiveram em «amena cavaqueira» durante grande parte do jogo.
    A ter sido assim, a questão que me coloco é:
    De que valeu tanta indignação para com Carlos Pereira se, ao que tudo indica, o visado até já colocou uma «pedra no assunto»? Ou será que «largos dias têm 100 anos» e a «vingança vai servir-se fria»...?
    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
  38. MVP pelo contrário acho até que temos um grande plantel fortissimo, mas tem faltas em alguns sectores. A grande porra é que nunca mais é dia 1 de setembro, para encerrar esta longa silly season.

    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  39. Discordo em relação ao 10 que continuo a achar que faz falta. Aliás, acho que este jogo foi mais uma prova disso.

    Temos apenas um criativo na equipa, Brahimi, e este tem tido o problema que destacou, de se estar a tornar repetitivo. Tello é sub-aproveitado pela equipa que não tem médios com características de colocar bolas atrás da defesa contrária (tem apenas Ruben Neves que não joga), e apenas Maicon tenta fazer isso com os resultados que se conhecem. Aboubakar é uma ilha, são constantes os lances em que ganha a bola aos defesas e quando procura os companheiros não tem linhas de passe.

    Precisamos de um médio que consiga suprimir estes problemas. Um criativo, com boa capacidade de passe e que jogue solto bem lá na frente, sem preocupações defensivas.
    Quintero poderia ser esse jogador se tivesse em forma, não estando temos que o ir buscar.

    ResponderEliminar
  40. Boa tarde,

    Muito sinceramente considero que temos um plantel muito interessante, inclusive temos bons valores na equipa B (Ruben Macedo, André Silva, Chico Ramos, Diogo Verdasca, Gleison, Ismael Díaz,Omar Govea, Rafa, o João Graça tem estado muito bem), acho sim, que Julen Lopetegui não tem categoria suficiente para ser treinador do FCP, falta-lhe rasgo, falta-lhe algum gosto pelo risco. É verdade que tem uma ideia de jogo (os jogadores não andam ali à balda) bem vincada, mas depois é pastosa, não leva a nada. Como não gosto de trocas de treinadores, inclusive gostava de ter um treinador para 4/5 anos, considero que tem de continuar (e isso não está em causa como é óbvio, nem faria sentido por causa de uma péssima segunda parte), mas acho que o mister tem de se aconselhar e de dar a mão à palmatória, não podemos estar sempre naquele ram ram, aquele jogo chato de passe para o lado. Sinceramente acho que não é uma questão de jogadores, volto a dizer, temos um plantel bem interessante, ainda me lembro quando o ponta de lança suplente era o Baroni:)
    Falta-nos muita garra e objectividade.
    Cumprimentos,

    António Pereira

    ResponderEliminar
  41. Pessoal,
    Cada um de nós têm a sua tática, e claro tem que ser o treinador a decidir.
    Mas analisando as equipas em portugal, não há que ter medo e apostar em dois avançados, alias como faz o Jesus (muita gente o critica e eu sou um deles, acho que como pessoa não vale nada, agora em termos de treinador digam o que disserem o homem percebe, basta ver os jogos do benfica do ano passado e os destes ano, o mesmo acontecendo com o sporting em sentido inverso), há mais intensidade, as equipas deles estão mais proximas de fazer golo do que as equipas do nosso treinador e de outros....
    Na minha opinião com jogadores como Danilo e Imbula não precisamos de mais médios, (para quê?) para andar a fazer passes de um lado ao outro sem objetividade.
    Com esses dois médios interiores, dois alas bem abertos, e com dois avançados..sem medo.
    Eu já disse aqui, nós entramos com medo do maritimo, vejam os 10 minutos iniciais, sinceramente não entendo, não consigo perceber qual o receio??? Chegamos ao cumulo de as equipas em portugal em vez de terem medo de nós, andamos nós com receio........foi aquilo que eu senti ao ver o jogo...preocupa me LOPETEGUI poe te fino não brinques com o nosso amor, esta equipa não tem que ter medo de ninguém, nunca ao teve não era agora pela amor de deus.
    Abraço

    ResponderEliminar
  42. Ao menos o filho do Mou,felizmente,não sai ao pai mas à mãe"pois declarou:

    Dia perfeito! O Chelsea ganhou, o Benfica perdeu e o Real Madrid empatou... e jantei com o meu pai. Dia perfeito...", escreveu o jovem, que já havia assumido anteriormente ser fã de Lionel Messi, esclarecendo a "todas as pessoas que ficaram confusas" o seu raciocínio.

    "1º Apoio o clube onde jogo, o Fulham; 2º Apoio o clube para onde o meu pai trabalha, o Chelsea; 3º Apoio o Barcelona porque nasci lá, sempre gostei do clube e, claro, por causa de Messi; 4.º O FC Porto é o clube da minha família, da parte da minha mãe. São todos pelo FC Porto e sempre os apoiei; 5º E o Inter de Milão! Sempre interista e não interessa onde estão ou o que fazem... o Inter está sempre no meu coração."

    ResponderEliminar