quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Dínamo de Kiev 2 - F.C.Porto 2. Merecia mais a excelente segunda-parte do F.C.Porto


Como disse no post de antevisão, uma vitória seria ouro sobre azul, um empate não seria um mau resultado, não disse, mas pensei, uma derrota, para além de acabar com uma tradição do F.C.Porto não perder em Kiev, deixaria os Dragões numa situação desfavorável, pressionados no próximo jogo frente ao Chelsea. Foi um empate, o mal menor, antes do jogo seria um resultado que compraria, mas da forma como foi o jogo, deixa um travo amargo, não faz justiça à excelente segunda-parte do F.C.Porto.

Também com o Benfica no pensamento, Lopetegui mexeu na equipa que tinha começado em Arouca, fez entrar uma equipa conservadora: na baliza, Casillas, um quarteto defensivo com Maxi, Maicon, Martins Indi no lugar do castigado Marcano e Layún, quatro médios, Danilo no lugar de Imbula e Rúben, no centro, Herrera em vez de Corona, André André e Brahimi sobre as ala, com Aboubakar na frente de ataque.
A ideia era ter posse, controlar o jogo, não permitir ao Dínamo meter foice em seara alheia, para depois tentar surpreender. Só que o jogo na primeira-parte foi muito confuso, muito embrulhado, muita luta, pouco discernimento e pouco futebol, um golo para cada lado, Gusev aos 20 minutos para o Dínamo, empatou passados 2 minutos, Aboubakar, resultado justo, mas um espectáculo que deixou a desejar. Do lado dos Dragões, o duplo-pivot, Danilo/Rúben, não funcionou, Herrera nunca encontrou o seu espaço, faltou meio-campo capaz de pegar no jogo, ter posse, tirar a bola da pressão, chegar à frente, encontrar espaços para criar perigo, tirando o golo, mais nenhuma oportunidade foi construída pelos pupilos de Lopetegui. Do lado dos ucranianos foi tudo muito parecido, perigo apenas uma vez aos 44 minutos, valeu super-Iker a evitar o 2-1.

Na segunda-parte foi um Porto muito diferente, com um meio-campo muito mais equilibrado e organizado, para isso muito contribuiu a melhoria da dupla Danilo/Rúben, a equipa teve posse e circulou bem, controlou totalmente o jogo, foi bem melhor, teve qualidade, nunca permitiu qualquer veleidade ao Dínamo, chegou à vantagem que colocava justiça no resultado, já perto do fim, minuto 81 e novamente por Aboubakar, sofreu um golo no último minuto num lance que apesar de deixar algumas dúvidas, com mais concentração e com uma abordagem mais convicta e determinada, podia e devia ter sido evitado.

Resumindo, tirando o golo do Dínamo que não estava nos planos, foi, principalmente na segunda-parte, um Porto a subir de rendimento, colectivamente bem e com muitos jogadores em bom plano. Um avançado que está a fazer esquecer Jackson, um trio de portugueses no sector intermédio que tem um grande futuro, uma defesa que tem dois laterais que dão garantias totais e onde é preciso afinar os centrais. Temos gente para ter confiança e optimismo. Termino como comecei, se não podes ganhar empata, é importante começar bem e um empate fora de casa, no estádio daquele que teoricamente é o principal rival pelo apuramento, se considerarmos que o Chelsea é o principal favorito, se não razão para soltar foguetes, também não é motivo para desânimos - apesar do balde de água fria.

55 comentários:

  1. o empate não é um mau resultado apesar de acabar por ser um bocado injusto, merecíamos a vitória. Muito bem Aboubakar, grande goleador, André André enorme, grande jogador e Rúben Neves a mostrar muita categoria. Casillas podia ter feito bem melhor em alguns lances, tem de abrir a pestana. A dupla Indi-Maicon também adormeceu algumas vezes, não percebo têm de abrir os olhos. De resto nada a apontar, apenas Herrera voltou a fazer um jogo fraco e não percebi do que valeu trocar de ponta-de-lança já nos descontos.
    Seja como for a equipa ainda está a atinar, tal como aconteceu o ano passado.

    ResponderEliminar
  2. Excelente análise!

    Força Porto!!!

    ResponderEliminar
  3. A falta de ambição foi a nossa perdição!
    Nunca podemos jogar como uma equipa pequenina.

    ResponderEliminar
  4. Totalmente de acordo. Um empate em casa do rival com quem temos que disputar a passagem as eliminatórias era um bom resultado antes de começar o jogo, mau da forma como aconteceu. Fomos uns anjinhos em ambos os golos. E desta vez, que até conseguimos virar um resultado, continuamos a não ganhar depois de sofrer primeiro. E estás coisas não fazem bem a mente. Acho que já no fim o miolo deveria ter sido refrescado, havia muito défice físico acumulado.

    Vamos FCP.

    ResponderEliminar
  5. Concordo com tudo. Pena o empate aos 89, mereciamos a vitoria pela segunda parte que fizemos, mas o empate nao e' totalmente injusto. Aquele lance devia ter sido resolvido de outra forma, os jogadores do Dynamo reagiram mais rapidamente, e estavam de frente para a bola que caiu atras da defesa, em terra de ninguem e com Casillas na duvida se devia sair por estar la um ucraniano acampado.

    Gostei muito do Andre Andre, Danilo e Ruben muito bem na segunda parte, laterais excelentes, e senhor Abombakar a nao perdoar e a levar tudo o que era adversario a frente!

    Vamos a eles no domingo para capitalizar o aparente crescimento da equipa.

    Um abraco.

    ResponderEliminar
  6. A segunda parte merecia mais, mas quem joga como jogámos na primeira não merece ganhar. Jogámos com uma equipa que tem refugos de equipas Bs portuguesas e deviamos ter feito muito mais na primeira parte, mas a desordem táctica não permitiu futebol.
    Tácticamente um desastre a primeira parte. Equipa em gestão para o Benfica onde Imbula e Corona serão decisivos.

    Corona é de facto de outro nivel e é o extremo que faltava para levar o futebol do Porto para outro patamar. Parece-me uma compra cirúrgica. Tello, a nulidade habitual, Brahimi com os mesmos problemas do ano passado e o treinador parece incapaz de tirar mais dele. Aboubakar e André são fantásticos.

    Estou preocupado. O Porto tem lacunas defensivas assustadoras para uma equipa deste nivel. Os jogadores entregam-se ao jogo, lutam, dão muito, mas a equipa está desarrumada, ofensivamente é previsivel e não sabe fazer uma transição defensiva.

    Espero que sejam as dores normais de um 11 quase todo novo e em construção. Espero para ver, mas estou preocupado, não sei se Lopetegui tem unhas para isto. Oxalá me surpreenda. Para já, ofensivamente não esperava muito mais, mas assustam-me o momento defensivo do Porto e as bolas paradas. Revelam limitações assustadoras do treinador.

    Layun é um muro de trabalho.

    ResponderEliminar
  7. Soren, tirando a tua análise à 1ª parte, não concordo com mais nada.

    Pois é, Carlos Oliveira, se o Dínamo não tem marcado aquele golo no fim éramos os maiores, como marcou, jogamos como equipa pequenia. De facto, há portistas que só sabem dizer mal. Parece que estávamos a jogar com uma equipa de 5ª categoria, mas era o campeão ucraniano. Não sei como o Dínamo de Zagreb ganhou ao Arsenal. Enfim...

    ResponderEliminar
  8. Caro DVP,

    Concordo com a sua análise. Foi pena não termos vencido quando estivemos muito perto disso. Penso que o Porto entrou mesmo para controlar o jogo e aproveitar uma ou outra possibilidade no ataque. Cometemos erros um pouco infantis. No primeiro golo do Kiev há uma falta de agressividade de Indi que permite a tabela dos avançados ucranianos e no segundo golo deles, apesar de achar que seria motivo para fora do jogo, fomos passivos. Apenas Maicon e André André se fizeram ao lance.

    No entanto acho que o Porto criou, apesar dos golos poucas oportunidades. Tem muita bola mas depois passa muito tempo a rondar a área do adversário sem nunca causar mossa. Verdade seja dita que os ucranianos defendiam perto da área mas mesmo assim poderíamos ser mais incisivos no ataque.

    Gostei de Aboubakar e muito mas mesmo muito de André André. Não gostei de Indi, pareceu-me com falta de ritmo e mais uma vez de Herrera. Parece-me fora de forma ainda. Fisicamente melhor mas com muitos passes lateralizados e algo lento a soltar a bola. Complicativo.
    Resumindo: jogo complicado contra uma equipa muito física em que podíamos ter vencido. Espero que seja um patamar na evolução que todos desejamos nesta equipa.

    E agora que venham os mouros. Não é decisivo mas é importantíssimo para a confiança e o trajecto da equipa. Estou curioso com a equipa que Lopetegui vai colocar em campo. Hoje Imbula ficou no banco...

    Raoc

    ResponderEliminar
  9. Ganhar ao Astana, isso sim, é de grande equipa! Empatar em Kiev? Pffff, até o Miguel Veloso tem lugar naquilo. Vergonha!
    Haja paciência Vila Pouca...

    ResponderEliminar
  10. Bom jogo e bom resultado. Mas sabe a pouco face às circunstâncias...
    No ultimo golo, fico com a ideia e a presença em fora de jogo o ucraniano condicionou o nosso guarda redes, por isso seria fora de jogo.


    Mas o importante é o campeonato. Ganhar domingo.
    Penso que o treinador pensa o mesmo, e poupou Imbula.

    ResponderEliminar
  11. Pois é caro VP, mas com o mal dos outros, podemos nós bem.
    Continuo a pensar que nos faltou um pouco mais de ambição.

    ResponderEliminar
  12. Boa Noite. Excelente análise. Pena o golo mas só quero fazer uns reparos para TODOS estarmos atentos :- Ontem, no Real Madrid-Shaktar marcou-se um penalty com a bola a bater nas costas do defesa ( o árbitro que estava de frente não marcou; quem o fez foi um árbitro que estava na linha de fundo ou na linha lateral...);Ontem assinalaram-se 3 penaltys a favor do Sevilla ; o ano passado contra o Basileia um árbitro da linha de fundo retirou-nos um golo por influência de Marcano;hoje, independentemente da ingenuidade/estaticidade da defesa ninguém viu a influência de um jogador do Dinamo...; Atenção à frase do mister Lopetegui sobre o encontro dos técnicos na Uefa com o Colina :voltei a achar que o Herrera esteve tempo demais em campo e, pessoalmente, penso que neste momento devia ter um descanso porque não tem condições. Já são muitos jogos assim...Atenção estou a falar deste Herrera , não do do Sousa Tavares . Animo para domingo. Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. É, faltou um minuto de ambição. Será que se tem terminado 1-2, você tinha vindo comentar? Quase que aposto que não!

    ResponderEliminar
  14. Não vi o jogo, vi os golos. Segundo dos ucranianos em fora de jogo descarado.- João.

    ResponderEliminar
  15. Boa noite.
    Concordo com a sua análise, pelo que jogamos na 2 parte merecíamos ter saído da Ucrânia com os 3 pontos, que não aconteceu por culpa do árbitro assistente e também de Iker, pois um GR com a sua experiência não pode estar a espera que algo seja assinalado, tem de reagir.
    A única coisa que me preocupa neste Porto é a incapacidade de fazer golos em lances de bola parada ( livres laterais e cantos), sendo no futebol atual assumem uma grande importância na resolução de alguns jogos, principalmente aqueles contra equipas fechadas, que consentem poucas oportunidades de golo.
    Alexandre F.

    ResponderEliminar
  16. Raios partam a ingenuidade. 1º golo anjinhos, 2º golo; "Porque é que o arbitro não marca fora de jogo?", "Ai não marca? Então vamos levantar os braços, para ele apitar...", "Ora porra, que apitou, mas foi para validar o golo dos gajos!". Gaita, ao contrario dos nossos golos em que o mérito foi nosso, os golos dos gajos foram mais por demérito nosso...
    Brincadeiras (em Kiev) à parte, foi um bom jogo nosso, principalmente na 2ª parte o que nos anima para o jogo contra os encornados do pré-fabricado da 2ª circular. Estão tenrinhos, apetecíveis mesmo para uma goleada! Mas p.f. deixem a estupidez das brincadeiras, aí na Ucrânia!!!! Obrigado. (Espero que os jogadores leiam este Blog.)
    Um abraço a todos! E nada menos que "Comemos os gajos de cebolada" para Domingo!!...

    ResponderEliminar
  17. Concordo Vila Pouca, tivesse o árbitro marcado o fora de jogo e estes que vêm agora comentar tinham guardado o ódio para outros jogos.. Vergonha de adeptos..
    Força Porto!! Domingo até os comemos!!!

    Pedro Santos

    ResponderEliminar
  18. Sérgio Conceição a nunca desiludir! Então o jogador não se mexe para ir à bola e depois desiste?

    A mim nunca me enganou. Nada como um ex-portista aziado que tem os filhos no benfica.

    Abraço Azul e Branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
  19. Ontem por está hora também comprava o empate, mas depois de ver o jogo fiquei chateado com o resultado. Acho que não se pode ficar à espera do fora de jogo como se ficou no segundo, mas adiante...Sendo fora continua a ser um bom resultado.
    E agora é pensar nas gayvotas que aí vêm, que só à quinta jornada finalmente jogam fora de casa!
    "Ides sofrer como cães"!

    ResponderEliminar
  20. Boa Noite,

    eu as vezes tb critico um mau jogo do Porto, mesmo que ganhemos por 5 a 0, tento avaliar a solidez da equipa no global.Ano passado empatamos nos ultimos minutos com o Shaktar, este Kiev pareceu-me uma equipa mais solida que o Shaktar, fico espantado com alguns comentarios, parece que o Kiev é o belenenses, o arouca.....isto nao invalida verificar algumas fragilidades que temos.

    saudaçoes

    Manuel Cardoso

    ResponderEliminar
  21. Eu opino nos empates e nas derrotas

    fdx q paciência caro Dvp.

    Se a rosca tivesse saído pela linha final, provavelmente seria:
    - equipa a crescer
    - demos a volta ao jogo
    - ganhar fora na champs é difícil
    - o novo modelo funcionou
    - grande 2a parte

    Como a fezada no último minuto caiu para o Kiev:
    - somos uma merda não temos ambição e o nosso treinador. ...

    Domingo lá estarei para ver o nosso porto, e assobiar os meus,
    Talvez
    Só talvez
    Apoiarei o meu clube. ..

    Ai. ..


    ResponderEliminar
  22. O Porto está a crescer, a jogar melhor.
    Grandes jogadores temos: Maxi, Aboubakar (que entrega!), André, Ruben, Danilo, Brahimi, Corona, Layun!
    JRocha

    ResponderEliminar
  23. Gostei do jogo do Porto, faz me lembrar os saudosos 2004, a jogar com muito no meio campo!!!!
    Gostei muito do André André!
    O empate são lances que acontecem!
    A minha única crítica é a não substituição do Danilo! O homem ja se andava a arrastar a meio da segunda parte e deu o estouro no final mesmo! E depois gastou se a substituição na troca de avançados!
    Mas falar depois do jogo é fácil!
    A jogar assim não é fácil ganhar nos! Champions é não perder fora e ganhar em casa!!!
    Este seria o jogo mais difícil para mim nesta fase de grupos, aquele que se tinha mais a perder!
    Abraço e espero que no domingo estejamos um bocadinho mais felizes
    Pena o astana não ter marcado aquela ao poste! Pena!!!!

    ResponderEliminar
  24. eu pasmo com tanta perspicácia e sabedoria. Sentenças tão convincentes, que me pergunto porque não passa o clube a deixar-se treinar por estes cromos que por aqui passeiam a sua sabedoria. Falam de cima da burra com tanta convicção, que me pergunto porque gastam assim o tempo. Deve ser por solidariedade com os ignorantes como eu, que não consigo ver os "mesmos" jogos!

    ResponderEliminar
  25. acho que os portistas avaliam conforme o resultado. como empatámos dizem logo que não jogámos nada, o treinador é uma mrda etc se tivessemos ganho estava tudo na maior

    ResponderEliminar
  26. Curiosidade, ontem o Carlos Daniel voltou ao ecrã para prestar vassalagem ao novo rei do 3º anel. Hoje nem deu as caras. Alguém acha isto inocente ? Eu não.

    ResponderEliminar
  27. Custou muito aquele golo mas parece-me que foi um resultado justo. Parecemos estar a evoluir e espero que isso se confirme no domingo.

    ResponderEliminar
  28. Caros Portistas,

    Ontem apesar da na 1ª parte termos andado um pouco perdidos em campo fizemos um belissímo jogo, a champions não é o nosso campeonato.
    Agora é inadmissível como na jogada que dá origem 1º golo o Indy não corta logo a jogada com uma falta no meio campo, que falta de experiência, parece-me que o Maxi falha o corte porque o cagoso falha o passe e depois o Iker também devia ter saído mais rápido à bola. Na 2ª parte controlamos o jogo em toda a largura do campo marcamos um golo e não soubemos manter a vantagem, o jogador da Kiev está na direcção da bola e desvia-se logo tem se ser assinalado fora de jogo porque interfere na jogada, ainda assim ficou quase tudo a dormir inclusive o Iker que devia ter saído e agarrado a bola, não pode ficar à espera do fora de jogo.
    Básicamente deixamos fugir 2 pontos e 750 mil € por ingenuídade mas gostei de muitas coisas que vi. Há que rematar mais vezes de fora da area e centrar mais para a área, como se viu se o fizerem o Aboubakar está lá e marca. Não falo nas bolas paradas porque não vale a pena, já é assim há anos e continua tudo igual, não se entende.
    Análise bastante positiva à equipa e acho que o Imbula devia ter entrado logo a seguir ao 2º golo, 1º para queimar tempo 2º para tirar o Danilo que estava rebentado. Não entendo a substituição do Aboubakar pelo Osvaldo?? para quê?
    Há que ter atenção às costas dos laterais ontem em uma ou duas situações está o lateral sozinho com 2 nas costas, não pode ser.
    Vamos descansar e preparar bem o jogo contra os carneiros encornados, Domingo até os comemos vivos caralho!

    SEMPRE F.C.PORTO
    CONTRA TUDO E CONTRA TODOS

    ResponderEliminar
  29. Pessoal,
    Se antes do jogo me dissessem que o empate era bom resultado diria que sim, depois do que vi perdemos dois pontos.
    Sinceramente o modelo tatico apresentado gostei, não gostei foi dos interpretes.
    Verificou se ontem que o indi não é central para o porto
    Herrera como já o disse aqui a sua permanencia iria desvalorizar....é uma questão de tempo para ele sair da equipa, uma sombra...onde anda o sergio oliveira.
    Danilo esteve bem até a hora de jogo, a partir dai estava cansado já mal se mexia
    Brahimi agarra se demasiado a bola....
    Positivo soberbo o andré e o aboubakar CHAPEAU.
    Estou a gostar do nosso lateral esquerdo layun..por fim corona pela amor de deus, já não digo entrar de inicio, mas no lugar do Herrera teria que ser ele.....mas cedo, o escolhido.
    No domingo temos que ganhar não há desculpa.
    Abraço

    ResponderEliminar
  30. Fizemos um ponto FORA.
    Se cumprirmos a nossa obrigação e ganharmos os jogos em casa, e não houver supresas no jogos entre Dinamo e "Chelski", são 10 pontos.

    Em condições normais, passamos.

    Outra nota:
    Meio-campo português, com elevada probabilidade de vir a ser o nucleo da selecção (Ruben Neves e Danilo, seguramente).
    É uma merda, não é? Assobiem pois...

    ResponderEliminar
  31. O 2:2, surge de um golo EM CLARO FORA DE JOGO! É por demais evidente que naquela posição o jogador, mesmo não se fazendo ao lance (até se faz inicialmente) interfere com o jogo.

    Dar a volta ao resultado e depois sofrer aquele golo no final, custou imenso!
    Mas não podíamos ter caído tanto de rendimento nos minutos finais...

    É evidente que o resultado, dado o contexto do grupo, é POSITIVO!

    E só mais uma coisa.
    METE NOJO, desculpem mas é mesmo assim, ter de levar com Portistas, a reduzir o Kiev, actual campeão Ucraniano, a uma equipa fraca...
    Há limites para a estupidez, ou pelo menos, deveria haver!

    Venha Domingo.
    Vai Porto!

    ResponderEliminar
  32. Anónimo disse...
    acho que os portistas avaliam conforme o resultado. como empatámos dizem logo que não jogámos nada, o treinador é uma mrda etc se tivessemos ganho estava tudo na maior
    ............

    Estes portistas "novos" tem pouca alma de dragao é malhar, malhar e malhar em tudo o que mexe.

    Continuem a bater e depois queixem se.

    Olhem para os adeptos do Dortmund para verem o que é apoiar e gostar de um clube.

    ResponderEliminar
  33. Acho inacreditável virem prá aqui portistas criticar o treinador quando o FC Porto se apresentou em Kiev com uma equipa totalmente nova, conseguindo ainda assim controlar o jogo e ser superior ao seu adversário. Jogámos sem os 5 melhores jogadores da equipa da época passada.... Alex Sandro, Danilo, Casemiro, Oliver e Jackson.... Foda-se, queriam o quê? Já jogámos 4 vezes em Kiev: empatámos duas e vencemos outras duas (salve o erro!).... Já não há paciência para certos comentários.... Dassssss......

    ResponderEliminar
  34. O FCP teve que "vender" meia eauipa titular.

    E Lopetegui em poucas semanas tinha que transformar a equi+pa numa maquina.

    Nao conheço nenhum treinador que o conseguisse em tao pouco tempo .

    Sejam realistas.

    ResponderEliminar
  35. Sem ser um grande jogo foi uma boa partida de futebol com 4 golos. Mostramos sermos superiores ao Kiev e se fizermos um bom jogo no Dragão contra o Chelsea com uma vitoria, não é se espantem.
    Casillas fez uma grande defesa mas não este ao seu melhor, Marcano é melhor que Indi tem mais mobilidade Maikon podem dizer o que quiserem mas é bom defesa, eu sei que o Colombiano era um grande ponta de lança mas o Africano a Aboubakar molha sempre a sopa e o reste é conversa. Brahimi mastigou de mais o Herrera assim assim, agora o nosso André Andrá foi a melhor aquisição deste ano, tem pilhas tem corda durante o jogo todo, Maxi e Rúben estiveram bem, parece que temos defesa esquerdo, Layun gostei esteve no primeiro golo. Agora Sr Danilo que estavas também no jogo, fizeste aquela asneira próximo grande/área que deu o golo deles mesmo ao cair do pano.
    Quanto ao sr arbitro 4 cartões amarelos parecia o Capela, e o segundo golo deles com outro arbitro não sei, porque, não o que marcou, mas o que está em fora de jogo ainda lá fez um bailado e atrapalhou.
    Para terminar sr Lopetegui com um Carona mais cedo e mais um bocadinho de ousadia, não sei não sei...

    Costa do Castelo.

    ResponderEliminar
  36. Caro Vila Pouca,

    Foi de facto uma pena termos deixado escapar a vitória daquela maneira, mas pronto, o futebol é pródigo em situações destas e não adianta estar agora a carpir mágoas. Temos é de olhar em frente que o SLB vem já aí. Mas confesso que me custou um pouco a digerir.

    Ah, o nosso amigo Aboubakar parece decidido a fazer-lhe a vontade, Vila Pouca.

    Um abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  37. Foi uma pena o empate, que sabe mal sobretudo na altura que foi...
    Destaco o André e o Abubakar. Vicent aprendeu, não se fez vedeta e agora mostra o que vale, sem camparações...
    Há que aprender com os erros e evitá-los de novo, temos todas aa chances de passar aos oitavos e agora.... preparar muito bem o jogo de domingo...
    Força Porto.

    ResponderEliminar
  38. Frustração.

    Acho que faltou uns bons berros no fim para minimizar as perdas de bola com passes errados na fase final do jogo (após o 1-2). O Dinamo estava morto no jogo, tivemos uma boa dose de culpa em mantê-los vivos.

    E se calhar esses berros existiriam se o treinador estivesse no banco (com todo o respeito pelo enorme Rui Barros, são estilos diferentes).

    Não vou individualizar culpas, porque houve vários jogadores nesse lance que podiam ter feito melhor. Não acho que o golo seja ilegal, porque a bola vem no ar e está visível a todos. Podíamos ter feito melhor, e todos os que eventualmente falharam sabem disso.

    Sinto que vai servir de mote para domingo. A factura será entregue e paga no momento! Podem ter a certeza disso!

    ResponderEliminar
  39. Bom, tive justamente esta mesma leitura do jogo, aliás, é consensual, 1ª parte confusa, e uma 2ª parte boa, só não foi muito boa, porque houve um inusitado "lavar dos cestos", e se antes da partida me agradaria este empate, aquele golo esquisito e polémico, deixou-nos a todos com um amargo de boca, e as expressões dos Atletas também não escondia isso mesmo (espero que este empate, não tenha uma qq influencia negativa para Domingo).

    Relativamente a Lopetegui, quanto a mim mexeu bem na Equipa, e fez uma leitura correcta do jogo, revelou na 2ª parte audacia, mexeu para ganhar, e se eu defendia Tello no onze, para aproveitar a sua velocidade, os cerca de 25 minutos de Tello, provaram que não está em forma. No sentido inverso, quando fizemos o 2-1 aos 82 minutos, e com uma substituição para fazer, JL podia e devia "fechar a porta" e convidaria à entrada de Imbula, sem com isto revelar qq recuo, mas sim prudencia no povoamento do meio campo, refrescar o sector, dar-lhe poder fisico/atletico, e com cerca de 10 minutos para jogar!

    Quanto à Champions, empatar em casa do nosso adversário directo, é um bom resultado, mas acredito que o Maccabi irá ser fundamental nas contas finais, e jogar em Israel ali bem perto da Faixa de Gaza, é tremendo. Recordo que pós Chelsea, teremos Jornada dupla com os Israelitas, normalmente Jornadas que decidem muito.

    Lado negro - Aquando da listagem final, referi aqui mesmo o risco de abordarmos 6 Jornadas Champions com apenas 3 laterais e 3 centrais (tal como na Edição passada, aí a coisa correu bem), ontem, Maicon, Maxi (um amarelo estupido), e o Danilo viram amarelo, isto é, mais um amarelo para aquele trio com o Chelsea, e ficam fora de jogo na Jornada seguinte (Maccabi Dragão). Suspeito que nesta Ediçãp da Champions, ainda veremos o Herrera a jogar como lateral direito, e o Danilo ou o Imbula no eixo da defesa, e num sector sensivel, é de evitar, mas preocupa!


    E agora venha Domingp, e se ontem revelei aqui o meu optimismo, não altero em nada, esse estado espirito para o Classíco, é para ganhar, e ganhar bem. Quanto ao onze com o Benfica, creio que há poucas duvidas, apenas uma talvez (Ruben ou Danilo), aliás, acredito que o onze de Arouca será repetido: Ruben/Imbula/André e Brahimi/Corona/Aboubakar, com 3 unidades frescas: Marcano, Imbula e Corona. Aboubakar está imparavel, e gostava que fosse protagonista no Classico, tal como Lemos o foi em 1971 (passados 44 anos, ainda se recorda o poker do Lemos). Eu sei meus amigos, o objectivo principal é ganhar, mas suspeito que o Aboubakar irá fazer miséria (e não confundam esta profecia à Prof Karamba, com bravata ou fanfarronice). Quanto ao Benfica, será a grande incógnita, porquê? Porque ainda ninguem viu o Benfica fazer um jogo oficial fora de casa, em 6 jogos oficiais, 5 deles em casa, e outro em campo neutro, daí a grande incógnita, mas com duas certezas: Fejsa/Samaris como duplo pivot, e irão jogar sem 2 P Lança!

    1 abraço,

    PT

    ResponderEliminar
  40. Não comento para repetir muito do que aqui já está expresso sobre o empate com sabor a limão com que terminou o primeiro jogo da primeira mão da Champions. Apenas subscrevo as opiniões de que o Futebol Clube do Porto teve um comportamento moralizador e o resultado serve, para já, os interesses da equipa. O que o jogo mais me disse é que esta equipa dá esperança de bom desempenho futuro, transmite confiança e revela claros indícios de vir a constituir a curto prazo um conjunto temível e fiável.

    O árbitro usou da liberdade de opção que a lei lhe confere. É soberano. Porém, as imagens comprovam que o jogador em off-side está a cortar a visão do lance a Casillas e SE DESVIA DO TRAJETO DO SEU COLEGA DE EQUIPA QUE DE OUTRO MODO IRIA CHOCAR CONTRA ELE. Se isto não é interferência também aceito que Platini é mais sério do que Blater para liderar a FIFA.

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  41. Gostei bastante da 2ª parte. Da 1ª nem por isso, fruto das circunstâncias de um jogo amarrado e com duas equipas mais preocupadas em não sofrer do que marcar logo a abrir. Quanto ao polémico golo do empate, pus a questão a uns amigos após o jogo: e o golo do Casemiro em Basileia no ano passado? Ontem o avançado não perturba em primeira instância a acção do guarda-redes? Ficou-me essa ideia. Enfim, o final foi frustrante mas não saí nada desiludido com a equipa, antes pelo contrário.

    ResponderEliminar
  42. O resultado é bom! E se é verdade que sofremos no ultimo minuto, não podemos esquecer a primeira parte.

    Lopetegui tem coisas boas. A forma como sabe colocar a nossa equipa a dominar territorialmente a maioria dos jogos, não pode ser esquecida. A forma como sai aguerridamente para a imprensa em defesa do nosso clube, tambem merece elogios.
    No entanto tem um grave problema. O sindrome Jesualdo...que eu pensava que só existia naquela velha geraçao de treinadores portugueses. Sempre que há um jogo mais importante, muda! E muda sempre de forma demasiado cautelosa. A primeira parte foi de equipa muito pequenina...muito pequenina mesmo.

    ResponderEliminar
  43. Ai sim, João Santos, o F.C.Porto foi totalmente dominado, nunca saiu de trás, esteve por várias vezes em risco de sofrer golos? Foi isso, não foi? Porque é isso que acontece com as equipas pequeninas, muito pequeninas, mesmo.

    ResponderEliminar
  44. Não falo do resultado pois foi um autêntico balde de água gelada, mas a equipa dá mostras de grande crescimento, e que, a meu ver, até terá melhores condições de rendimento que a da época transacta. Aliás, alguém se lembra de... Jackson? Alguém se lembra de Oliver? Alguém se lembra de Casemiro? Alguém se lembra de Danilo? Alguém se lembra de Alex Sandro?

    Claro que não estou a desdenhar nenhum destes elementos (se os pudessemos ter novamente é lógico que os receberíamos de braços abertos), mas Aboubakar, Danilo, Ruben, André, Maxi, Layun e todos os outros tem estofo mais que suficiente para levar esta equipa a bom Porto!

    Quanto ao nosso mister, serei o primeiro a dar o braço a torcer, se verificar que está a mudar a sua teimosia (dando de barato que ano passado foi o seu 1º ano e não conhecia bem o futebol português), e está a colocar em campo os melhores, não olhando a nomes e nacionalidades. Não me caem os parentes na lama se concluir que o meu trauma por Lopetegui não tem razão de ser... e oxalá esta seja uma das minhas conclusões em que não me importo de estar completamente errado!!!

    P.S. a nivel disciplinar, apanhamos com 2 Capelas de rajada! Quanto ao 2º golo do Dinamo, vamos ser sérios e dizer que foi apenas e só um rude golpe! Há que aprender a lição...

    ResponderEliminar
  45. O Porto teve uma sorte incrivel em marcar 1 golo imediatamente depois de sofrer, no unico bom lance ofensivo da primeira parte...como as equipas pequeninas têm por vezes.
    Senao, o dinamo iria crescer e o porto desmoralizar...e sem soluções para criar um razoavel numero de oportunidades que aumentassem a probabilidade de não perder. Para mim o momento chave do jogo foi esse. E é por isso, que não me queixo da sorte ontem, com aquele golo no ultimo minuto.
    Va lá. O plantel do Porto é superior ao plantel do Dinamo. Mais ainda com Yarmolenko de fora. Se achas que é "sensato" entrar neste tipo de jogos, reconhecendo superioridade aos adversários, paciência. É a tua opiniao.

    ResponderEliminar
  46. O DN acaba de nos chamar ladrões..O grupo do JN mostra bem ao ponto a que chegamos. José Carlos Rio Tinto.

    ResponderEliminar
  47. Gostei da exibição no global, bem melhor do que nos tem habituado o FCP nos últimos anos, não vejo motivos para tanta crítica ainda para mais num terreno complicado, a perder cedo e numa fase inicial da época!

    Um golo claramente em fora de jogo como demonstra a página 114 das Leis da Fifa para 2015/2016, situação 6:

    http://www.fifa.com/mm/Document/FootballDevelopment/Refereeing/02/36/01/11/LawsofthegamewebEN_Neutral.pdf

    Mas claro, temos de levar com Pedro Henriques armado em entendido assim como muitos Portistas, quando no fundo é um próprio árbitro que nem as regras sabe! Em tempos isto não era fora de jogo, mas hoje em dia é claro e estás nas leis do jogo! Razão para Lopetegui e que domingo haja Rui Derrota!

    ResponderEliminar
  48. João Santos, como já vi que não és o João Santos que conheço, portanto ficas a saber que aqui não vais desdenhar, entrar na conversa, se isto, se aquilo tem acontecido, estávamos feitos. A tua teoria é, o Dínamo tinha feito muito para chegar à vantagem, o F.C.Porto estava a ser totalmente dominado, só por sorte empatou, porque se não tem empatado logo, tinha sido um desastre. Depois não fez nada para se adiantar no marcador.
    Como já vi que tens o dom de adivinhar, deixa ficar na caixa de comentários o número do euromilhões. Para finalizar,
    Porto-Benfica, diz-te alguma coisa? Duas longas viagens e menos um dia de descanso, também?

    ResponderEliminar
  49. Há pessoal que podia enriquecer com o novo jogo Placard da santa casa. Se acreditam no que dizem então apostem contra o Porto no Domingo. É dinheiro fácil. ;)

    ResponderEliminar
  50. Claro, o tasco é teu, censuras o que quiseres. Ja deu para perceber que lidas muito mal com quem te contraria. Um dia, terás aqui só amens, e estarás mais feliz. Agora tendo ou não um blog frequentado por um razoavel numero de pessoas, não faz da tua opinião uma mais valida do que outras, apenas por isso. Será, se argumentares com maior eficacia.
    A minha teoria é que o Porto entrou demasiado cauteloso, quando é uma equipa superior a este Dinamo, sem ponta de analise parcial. Pôs-se a jeito, sofreu um golo. Teve a sorte de marcar logo de seguida, quando psicologicamente, os efeitos do golo sofrido(marcado) ainda não se tinham feito sentir. Todos lidamos com SES quando analisamos um jogo. Todos. É necessario ir ler algumas cronicas tuas, para te atirar exemplos de como tambem o fazes? Isso não passa de uma mitificaçao. Todos atribuimos causas e prevemos cenários de forma não totalmente objectiva. Se nos cingirmos ao factual, mais vale calarem-se todos...cumprimentos

    ResponderEliminar
  51. Vila :

    ..." mas da forma como foi o jogo, deixa um travo amargo"...


    Foi também o que senti !


    Abraço

    ResponderEliminar
  52. Lido muito mal é com quem nunca está bem com a vida que tem, com este portismo do deita abaixo, ainda é pior que a comunicação social mais hóstil, que argumenta baseado em ses, mas sempre no mesmo sentido, para criticar e nunca para elogiar, como é exemplo o teu comentário. O Dínamo não teve sorte no primeiro golo, já o FCP empatou porque teve sorte, o lance caiu do Céu, não foi uma boa e bem finalizada jogada. Mas tens razão, o tasco é meu e quanto a ficar sozinho ou só com quem está de acordo comigo, não te preocupes, deixa essa preocupação para mim.

    ResponderEliminar
  53. Oh Joao Santos, se o Astana em vez de mandar ao poste, fosse golo, se calhar o slbosta perdia, nao achas?
    MPires

    ResponderEliminar
  54. Não gosto de justificar resultados com erros dos árbitros, mas a verdade é que, no lance do 2ª.golo do Dínamo de Kiev há um jogador, nosso adversário, bem à frente em posição de fora de jogo que faz um gesto de ir à bola, parando quando vê o colega que vem de trás da defesa em melhor posição de marcar. E esta circunstância impediu o Casilhas de ver o lance com outra atenção.
    Se fosse um jogo do SCP ou do SLB a nossa imprensa, rádio e televisão durante dias mostrava e remostrava as imagens, muitas vezes demonstrando o contrário daquilo que defendem. Como é o FCP está tudo bem, o árbitro foi o melhor do mundo e a Gazprom não interferiu na verdade desportiva do jogo!!!

    ResponderEliminar
  55. João Santos,

    Essa da sorte tem muito que se lhe diga...
    Já agora um aparte.. Um dia, num desporto que ru pratico, fiz uma boa prestação e disse a uma pessoa amiga (que foi 3x campeão nacional desse desporto) que tinha tido sorte..
    Ele respondeu-me me a sorte da MUITO trabalho....

    Já que fala em SES, e se o gajo do Kiev no 1 golo não tivesse falhado a intercepção???

    E no 2 golo do Kiev, aquele "passe" para o golo foi pleno de intenção não???? Se tivesse sido sorte eu estranhava!!!!!

    Óbvio que podíamos ter feito melhor... Bem melhor...
    Como treinador de bancada, neste momento o Herrera e o Tello não calçavam .... Mas.... Não crítico... !!! APOIO!!!
    Tambem não colocava o Dani aos 90.... Mas são circunstâncias que nos ultrapassam!!!!

    Já agora, SE puder, vá ter connosco no domingo, preparado para aplaudir!!!

    ResponderEliminar