Na conferência de imprensa de antevisão do jogo de ontem, alguém perguntou a Julen Lopetegui se a equipa do F.C.Porto era bipolar, se há um Porto no Dragão e outro fora dele. O treinador respondeu que não, que a sua equipa é previsível, joga sempre da mesma maneiro em casa ou fora. Até pode ser assim, salvo raras excepções, nunca vi o Porto mudar tudo em função dos adversários, mesmo os mais fortes, mas a forma como encara os jogos, essa, por mais que Lopetegui não queira ver ou não concorde, é bipolar. Temos vários exemplos da época passada, mas nem é preciso recuar até 2014/2015, basta ver o que já aconteceu esta época.
Vemos a equipa a não ser brilhante, mas ter raça, alma, crença, acreditar e lutar até ao fim, ganhar ao Benfica e pensamos: esta época nada vai ser igual, há um espírito e uma mentalidade diferente. Entretanto, ainda escaldados com vários exemplos na temporada anterior, vamos alertando que a postura tem de ser sempre a mesma, independentemente dos adversários. Nem foi preciso esperar muito, bastou apenas uma semana e está de volta o "velho" Porto, um Porto relaxado, displicente, desconcentrado. Apanha-se a ganhar cedo e depois em vez de ir à procura do segundo e para isso colocar pressão, intensidade, velocidade no jogo, o que vimos? O "velho" Porto, o que tem muita posse, 72%, muito domínio, mas tudo muito devagar, muito repetitivo e a conseguir até ao intervalo apenas uma meia oportunidade. Depois de sofrer o empate houve reacção, seria o cúmulo se não houvesse, mas aí já foi tudo muito precipitado, muito coração e pouca cabeça. Mesmo assim ainda deu para chegar novamente à vantagem, só que depois com 5 avançados, 4 defesas e apenas um médio, a equipa recuou demasiado, não para o meio-campo, mas para o último terço, raramente teve bola, passou a dar chutões para ninguém, permitiu cruzamentos já próximo da área, num deles sofreu o golo e perdeu de forma inacreditável dois pontos.
Resumindo, quando parecia que tudo ia ser diferente, os erros do passado estavam definitivamente ultrapassados e tínhamos tudo para encarar o futuro com optimismo, lá foi a confiança e a tranquilidade, tudo volta ao princípio. Confesso, estou cansado para este constante sobe e desce.
Notas finais:
Se eu não tivesse legitimidade para dizer o que vou dizer de seguida, ficava quieto, porque não sou apologista de fazer prognósticos no final do jogo, dizendo entrou o Quim devia ter entrado o Manel, o Tono esteve tempo a mais no campo... mas como tenho e já ando por aqui há muitos anos, sei que não é por ter muitos avançados que se ganham jogos. Ganhámos ao Benfica quando quase toda gente assobiou Lopetegui por ter tirado Aboubakar e metido Osvaldo, ontem, para não ser novamente assobiado, Lopetegui deixou de ser fiel às suas ideias, optou por ter os dois ao mesmo tempo e como já tinha Tello, Varela e Corona, foi uma anarquia, um caos, não foi por ter muita gente na frente que o golo surgiu, depois do golo nem é bom repetir o que aconteceu... Não é um bom sinal.
Quando Brahimi apareceu no F.C.Porto as suas jogadas não eram conhecidas, surpreendeu. A partir de certa altura, como os adversários não andam a dormir, o argelino passou a ter mais dificuldades, era preciso variar, inovar, não insistir em receber a bola, interiorizar ou rodopiar, nunca aproveitar as descidas do lateral. Já tinha falado disto várias vezes na época passada, também já tinha tocado no assunto nesta, o que é facto, Alex Sandro desesperava, desespera agora Layún. O mexicano sobe, sobe, sobe, pede tabela, vai para o espaço por fora e para quê? Para nada!, Brahimi raramente joga com ele. Paulinho Santos jogava muitas vezes a lateral-esquerdo. Brahimi está a precisar de ter um lateral do seu lado, tipo Paulinho... O F.C.Porto aumentou o valor da cláusula de rescisão do internacional argelino, certamente para o valorizar... mas até pode passá-la para 100 milhões, ou o Brahimi muda a sua maneira de jogar ou não há valorização possível. Será que esta análise é errada e sou apenas eu que vejo?
Herrera, não é o melhor jogador do mundo, mas é muito melhor do que este que se arrasta no campo. É um Herrera sem raça, sem alma, sem alegria, um médio que devia aparecer muito mais próximo dos avançados, mas está sempre mais próximos dos defesas. Curiosamente, também Herrera viu o contrato aumentar no tempo e acredito, na massa salarial. Estranho este Herrera tão triste e tão pouco capaz.
Maicon, concentrado, é um defesa fiável, cumpre bem as suas funções. Mas quando não é assim... é complicado! A forma como abordou o lance do 1-1, a forma como depois abordou outro lance já no final do jogo, que só não deu golo porque Casillas fez uma grande defesa e já nem falo no lance do 2-2 - aí acredito, já não estava nas melhores condições físicas -, fazem de Maicon um jogador capaz do melhor e do pior no mesmo jogo. A um defesa, mais que marcar golos, pede-se que os evite.
Foto de José Leirós
Este lance foi ao minuto 91 e é penalty. Mas não foi por aí, nem pelo tempo de desconto, curtíssimo para as peripécias que o jogo teve, que o F.C.Porto deixou 2 pontos em Moreira de Cónegos...
E exactamente isto. Uma incapacidade de nos momentos cruciais ter presenca e segurar as coisas e manter o nivel. Independentemente do plantel e tactica, tem de haver ambicao e coragem. Continuo a achar, tal como no ano passado, que nao termos centrais que joguem à frente nos condiciona na maioria dos jogos. Centrais exclusivamente defensivos como o Marcano servem para jogos em que jogamos de igual para igual ou somos underdogs. Na nossa liga acho que jogar com o indi, habituado ao modelo ofensivo holandes, seria muito mais benefico. Vai ser uma liga longa, dura e em que os tres candidatos vao estar muito proximos. Com a desvantagem que nós queremos aparecer na europa e eles nao. Vamos viver uma montanha russa tal como na epoca do Adriaanse... que ao menos quando ganhava dava um show do caracas....
ResponderEliminarBoa Noite DVP.
ResponderEliminarPosso dizer que aguardei, com alguma ansiedade, o seu comentário de hoje. Sobre o mesmo nada a dizer. Mais do que 100% de acordo.Finalmente analisa-se bem o capitão de equipa (vidé O Jogo de hoje...). Cada vez é mais importante este blogue.Porque aqui tem de pensar-se futebol "à séria" e, sobretudo, analisarem-se as coisas com a cabeça fria(as excepções só confirmam a regra) sem prognósticos de fim de jogo .Pode ser que ao lerem esta seriedade de comentários de quem está de fora com postura construtiva, alguém do clube consiga, em conjunto com a equipa técnica e gestores do futebol,aceitar e corrigir de acordo com (algumas) sugestões que aqui são feitas . Na 3ªfeira lá estarei e penso que tudo será diferente . No domingo logo se verá . Um Abraço e Obrigado pela atenção .
E quem é o grande responsável pela forma como a equipa encara os jogos? Pois...
ResponderEliminarQue o digam Artur Jorge, Jose Mourinho, André Vilas Boas ou até Vitor Pereira para não ir tão longe.
O mais estranho é que não vejo o treinador inerte. Vejo o a gritar, a incentivar os jogadores mas o resultado é o que vemos.
Em jeito de brincadeira, se calhar a equipa tem de pensar como nas modalidades. Tem x tempo para organizar o ataque. Quando estiver a acabar o tempo mais vale rematar de qualquer forma. É melhor do que passar 45 minutos a lateralizar o jogo.
No entanto, entre todos os jogos que falhámos em momentos chave nestes 2 anos este último foi o menos mau. Fomos atrás do resultado, chegamos ao 2-1. O resto não tem explicação...
Acredito que a equipa vá reagir, fazer uma boa exibição e ter um bom resultado frente ao chelsea. Mas também trocava esse hipotético resultado frente ao chelsea por uma vitória ontem.
Boa análise feita ao jogo do nosso Porto. Destaco também as analises feitas nestes dois blogues, muito parecidas ao raciocínio do DVP, também elas muito pertinentes e sagazes.
ResponderEliminarhttp://portouniversal.blogspot.pt/2015/09/analise-moreirense-1-1-fc-porto-6.html
http://calcanhartrivela.blogspot.pt/2015/09/mfc-2-x-2-fc-porto-estranha-forma-de.html
Acho que temos que mudar, ser mais eficazes a defender as nossas vantagens e menos pastelosos a trocar a bola em campo. Subscrevo praticamente tudo e também não entendo o que se passa com Brahimi. Temos dedar a resposta já no próximo jogo contra o Chelsea.
FORÇA PORTO.
Lopetegui é fiel a si mesmo, joga de vagar, quer muita posse de bola, chuta pouco e é como ele próprio diz o seu futebol é previsível. Vai ser assim até ao fim do campeonato e também na próxima época se ficar, espero que não.
ResponderEliminarÉ triste de todas as vezes que o FCP joga, seja qual for o adversário, haver sempre o sofrimento do resultado porque Lopetegue não dá confiança, garantias de nada.
Herrera, esta renovação só pode ser para preparar a sua saída, neste momento é jogador para esquecer, não tem força nem engenho para ser titular ou até suplente.
Se não me levarem a mal digo, o FCP muito das vezes parece uma equipa sem bússola, leme, tal é o seu estado de alma, que mesmo tendo jogadores de craveira sabe-se lá porquê essa falta de confiança.
Costa do Castelo.
Caro Vila Pouca,
ResponderEliminarDiscordo completamente com a sua visão acerca da entrada do segundo ponta de lança. Na verdade, creio que aconteceu neste jogo pela dimensão do campo e pelo número de jogadores que defendiam à entrada da área do adversário. É certo que Lopetegui mostrou, depois do golo que conseguimos por ter aumentado o contingente de assalto à baliza, que aquele não é o seu jogo. Para mim, o erro esteve precisamente em ter procurado reequilibrar o que não podia ser equilibrado. A opção era manter o cerco. Ainda assim, foi por um danoninho. Já agora, não vi igualmente falta de atitude e de raça. Mas pronto, eu até acho que o Tello entrou bem...
Abc
Caros portistas
EliminarEste parece-me ser o comentário mais lúcido. A seguir ao golo quando lopetegui chama um jogador para reorganizar a equipa, o que fez foi precisamente o contrário. Naquela altura e com aqueles jogadores tinhamos que controlar o jogo atacando e não defendendo como foi feito. Ninguém pode defender com avançados como ninguém pode atacar com defesas. Espero que não andemos sempre atrás do prejuízo e a dar moral aos adversários. Abraço
Caro Vila Pouca,
ResponderEliminarNa verdade, também estou a ficar cansado da inconstância das prestações da Equipa, não do FC Porto óbviamente. Não há como não concordar com a sua análise pertinente, que retrata fielmente o momento da Equipa, no seu todo.
Obrigado e também por me poupar ao cansaço ainda maior de entrar em pormenores. O Sr. fê-lo por mim, quiçá, por todos nós.
Grande abraço e...
FC PORTO SEMPRE
Silva, a falta de atitude não foi na segunda-parte, aí de forma pouco esclarecida, desorganizada, mais com o coração que com a cabeça, nada a apontar, refiro-me à primeira-parte e após o golo. Nunca fomos com tudo à procura do segundo.
ResponderEliminarOK, discorda à vontade, mas para mim bastava tirar Osvaldo e meter o Aboubakar. É especulativo dizer, mas o golo ia aparecer na mesma e depois tinhas médios e a defesa completa.
Eu teria tirado o Layun (já tinhamos gente suficiente para dar largura, e mantinha Marcano, até porque poderia ser mais importante nas bolas paradas); mas também no passado domingo teria feito diferente e o homem apostou diferente e acertou.
ResponderEliminarO que critico, e aqui estou ao lado do DVP, é a displicência, falta de atitude e ambição DA EQUIPA E PARA O CAMPEONATO!
Mourinho fazia os jogadores descansar em campo, depois de estar 2-0 ou 3-0 ao intervalo.
Hoje em dia não é assim, e temos muitos jogos fora em que não conseguimos aguentar a vantagem.
100% de acordo.
ResponderEliminarSó no dia em que Lopetegui tiver coragem para começar a treinar a equipa para jogar entre linhas, este Porto irá crescer até à verdadeira dimensão da maioria dos seus jogadores.
Tem que ser fiel ao seu sistema e melhorá-lo. Quiça modificá-lo na saida de bola. E se não tem conhecimentos nem engenho para evoluir nas bolas paradas, que os vá buscar a outras paragens.
Ontem na primeira parte tivemos jogo sem bola entre-linhas, o apanágio do nosso futebol, que lhe confere uma lentidão confrangedora. Na segunda parte tivemos pura anarquia táctica e desentrosamento, apesar da vontade dos jogadores. Depois do desaparecimento de Cissokho esta foi outra machadada na confiança dos jogadores no seu treinador.
Temos qualidade para fazer muito mais e temos tudo para sermos campeões. Já chega de tanta falta de controlo mental (falo do treinador). Não basta querer muito a vitória. É necessário ter muito controlo mental para consegui-la. Se isto não é transmitido para dentro do campo, nada feito.
Este lance foi ao minuto 91 e é penalty. Mas não foi por aí, nem pelo tempo de desconto, curtíssimo para as peripécias que o jogo teve, que o F.C.Porto deixou 2 pontos em Moreira de Cónegos...
ResponderEliminar..............
E a Sport TV mostrou devidamente o lance ???
E aquelas duas entradas ao Danilo que a epoca passada por menos o Maicon levou vermelho, foram devidamente assinaladas pela Sport TV???
Boa noite
ResponderEliminarEstou em total concordância com o Amigo Vila Pouca.
Depois do que aconteceu ontem, faltava dizer isto, sobre a equipa e o treinador, mas será que a postura de ambos irá mudar, e aprender com os erros?
Se tivesse que responder, socorria-me de exemplos passados e ficava receoso, mas continuo esperançado e crente no ditado popular que diz:
"Só os burros não mudam".
Força pelo F.C.Porto.
É o que eu penso e ja o tinha referido aqui.
ResponderEliminarAs melhores contrataçoes da epoca de longe o maxi, André.
Esta é para ti lopetegui.:
Onde anda bueno,tello,evandro, jose angel? .contrataram ou emprestado é me indiferente o q é q estao ai a fazer arrisco me a dizer q dificilmente irao calçar ..
E o sergio n merece oportunidade??André André n será exemplo para o treinador começar a pensar de outra forma?!! É algo obvio q tb ja comeco a estar cansado. Abraço
Sr vila. Uma coisa tenho a certeza. Não é por falta de um plantel de qualidade que a equipa não rende mais.
ResponderEliminarPodemos fazer as análises que quisermos mas, a verdade, é que em vésperas de champions as equipas têm muitas dificuldades. Se não vejamos: Chelsea 2-2, Real 0-0; A Madrid perde 1-0; Barça 2-1 etc, etc. E todos contra equipas menos cotadas. Porque?
ResponderEliminarAinda agora o mestre da táctica não foi além do 0-0.
Vamos ter paciência e, apoiar sempre o nosso Porto é o seu técnico .
Um abraço.
JR.
Caro DVP,
ResponderEliminarConcordo com a sua análise. É de facto uma desilusão andarmos nestes altos e baixos.
Agora vem um jogo da champions e todos vão estar muito motivados. Para mim uma boa campanha europeia é sempre corolário de uma boa prestação no campeonato. Esse têm que ser o nosso foco. Não podemos ser apenas um clube de boa carreira na Champions.
O Sporting acaba de dar mais uma bolsa de ar ao nosso animo mas apenas reforça a nossa frustração perante o que se passou ontem.
Raoc
Antes do jogo com o carnide disse que acreditava na vitória mas que não seria graças ao Lopetegui. Não me enganei e por isso não tive de me redimir. Podíamos ter ido para o intervalo em desvantagem porque remates à baliza contrária nem vê-los. O primeiro foi aos 40 minutos e nem acertou no alvo. Na prática demos 40 minutos de avanço ao adversário que podiam fazer muita falta se este não cometesse aquele erro defensivo aos 86 minutos, oferecendo-nos autenticamente um golo.
ResponderEliminarEu consigo perceber a estratégia do Lopetegui. Quanto mais tempo tivermos a bola menos possibilidades o adversário terá de chegar ao golo e mais possibilidade teremos de o ver errar uma marcação e assim criarmos perigo.
O grande problema é que Lopetegui é incompetente para implementar esta estratégia e isto nem sequer é uma ofensa, é uma constatação de um facto. Poucos treinadores no mundo sabem fazê-lo com bons resultados e o nosso treinador não anda nem lá perto.
Durante o defeso acreditei que Lopetegui aprenderia com os erros cometidos no passado e que, com esta equipa, seria um passeio... pois.
Nave
Nave, não é?, essa de quem ganha são os jogadores e quem perde ou empata, como ontem, é o treinador, desculpa lá, mas aqui não. O teu comentário tresanda a má-fé. Antes do golo ao minuto 86, numa falha, porque está visto, não houve mérito nenhum dos jogadores do F.C.Porto, não se passou mais nada? Por podia ter entrado um golo logo no início da segunda-parte? Ah, espera aí, podia, mas foi uma falha da defesa. E passado algum tempo Aboubakar não podia ter feito golo? Podia, mas também foi uma falha da defesa do Benfica. Já os lances de perigo do clube do regime, de bola parada, se têm entrado seriam intocáveis no mérito, não era?
ResponderEliminarNave, poupa-me!
O clube do regime...tem uma tática bem mais eficaz pars o tugão! Muita gente no ataque! Poucas equipas têm qualidade para contrariar....
EliminarInternacionalmente. ....veremos!
Mesmo com 5 avançados e apenas um médio nos últimos 10 minutos, uma equipe como o FCP tinha por obrigação saber gerir o tempo, saber prender a bola, saber fazer uma m***a dum AUTOCARRO, saber fazer ANTIJOGO, saber fazer catimba, saber ter malícia para retardar o jogo, saber estas m****s todas...MOURINHO faz, Wenger faz, o boifica faz, Simeone faz, todo mundo faz, menos nós!!!
ResponderEliminarSerá que ninguém na equipe sabe o que é fazer marcação cerrada HOMEM-A-HOMEM contra jogadores do penúltimo classificado, que não são nenhuns artistas nem sumidades do futebol???
Ninguém na equipe consegue segurar estes "monstros sagrados" de um Moreirense cheio de "Messis, CR7s e Neymares" durante 10 minutos???É simplesmente ridículo!!!
A solução para Herrera talvez seja o FCP mandar fazer um 4º uniforme com camisa verde, calção branco e meiões vermelhos para jogar com o equipamento da seleção mexicana...
A solução para Varela era a bancada durante um mês inteiro, porque na casa dos 30 anos e jogando sempre inacreditavelmente mal na maioria dos jogos, a tendencia é piorar...
Brahimi já foi tudo dito...todo mundo já sabe que ele vai fazer aquilo, não muda, tornando-se presa fácil até para o horroroso e tenebroso Zé Antonio, que jogava na equipe B do FCP...
Mas o que realmente me deixa irritado é a falta de fio de jogo, falta de futebol rápido e ofensivo, falta de impor respeito, falta de estofo...com tantos ovos de qualidade, o omelete tá uma ganda porcaria, sem sal, sem tempero e sem cheiro...
Ainda estou á espera que Lopetegui faça-me engolir as palavras, mas se em uma ano não mudou muita coisa com tanta quantidade e qualidade á disposição, é porque não há capacidade para ir mais além...
Boa noite
ResponderEliminarConcordo plenamente consigo e acho que precisamos muito mais de um central ao nível do Otamendi do que de um 10. Os nossos centrais, e por muito que simpatize com eles, são apenas medianos. Isto juntando ao facto de casillas ser um guarda redes que sempre apresentou alguma dificuldade em saídas (cruzamentos) tem nos causado alguns dissabores. Mas como disse é também verdade que nós tem faltado ao ponta de sorte. Se a bola do Osvaldo tem entrado lá se ia a reacção do moreirense e hoje estávamos aqui a falar de uma vitória fácil e tranquila. Eu recuso-me a acreditar que será mais um ano perdido. Temos 3 alas em ma forma e corona chegou agora ainda tem de se adaptar. Quando as alas estiveram a funcionar acho que vamos melhorar bastante.
Alexandre F.
Caro Dragão Vila Pouca, estou completamente de acordo com as sua opinião este FC Porto é uma equipa inconsistente, instável porque do banco há por vezes pouca clarividência e devido ao facto de dentro das quatro linhas faltar um líder dos pés à cabeça, depois acontecem momentos de puro desnorte e também é preocupante a previsibilidade tanto de Brahimi como a da restante equipa, quanto a Herrera é um bom profissional, mas neste momento não parece ter lugar no onze da nossa equipa porque é de facto um mero fantasma em campo.
ResponderEliminarAbraço
Castle Porto
Diz o Jornal o jogo que Brahimi está pronto para o Chelsea. Não me surpreende nada. Brahimi já não é a primeira vez que faz isto. Sente qualquer coisa e não arrisca.
ResponderEliminarSer Porto não é isto! O João Pinto até com a perna partida jogava se fosse preciso. Outros tempos..
O problema é o futebol ter três resultados.
ResponderEliminarTenham calma,continuamos em 1º
Ps Se o Casilhas tem saído á bola a murro de qualquer maneira e aliviasse
possivelmente os comentários eram outros (bolas à entrada da pequena área são dos guarda redes.).
Saudações
Rocha
Para mim o problema não é atitude...é o sistema de jogo que não permite mais contra equipas que defendem com 12...a bola anda a rodar o campo e nunca entra entre linhas e com isso nunca desequilibra o adversário e cria nulas oportunidades, como já se tem visto desde o ano passado em diversos jogos! E agora mais fácil se vai tornar para os adversários pois temos uma equipa quase toda nova e isto leva tempo! Para além de que os gritos de Lopetegui a dizer para jogar "por fuera" denunciam o problema! Ou ele evolui o sistema de jogo e distingue que jogar a champions não é como jogar com o Moreirense, Marítimo etc ou então o homem vai acabar sem honra nem glória a sua passagem por cá...o que é uma pena pois vejo-lhe qualidades. Parece-me que fora a teimosia está a demonstrar algum desnorte! Não vejo os treinos mas com as bolas paradas e o ritmo lento com que jogamos não faço ideia o que se treina durante a semana! Se é posse de bola apenas...estamos conversados e vamos sofrer outra vez um bocado! Desta vez não foi por falta de atitude como apontamos ano passado no Nacional e Belém, mas o resultado foi o mesmo...tire-se ilações, se temos gente com mais atitude, algo se mantém muito mal! Identifique-se e trabalhe-se é o único caminho!
ResponderEliminarCarlos Fernandes, quando as equipas estão todas atrás tem de se pressionar alto, meter na frente, subir as linhas, tentar ganhar segundas bolas...
ResponderEliminarO Casillas até pode não ser um especialista a sair aos cruzamentos, mas aquele cruzamento, tenso e já próximo da grande área, não era do guarda-redes. Mérito a quem cruzou e ao Moreirense que meteu lá dois ou três jogadores, demérito do F.C.Porto que naquela altura esta desorganizado, deixou cruzar e não matou cortou o cruzamento.
Posso questionar a forma como o Brahimi joga, muito repetitiva, devia jogar com o lateral, não coloco em causa o seu profissionalismo. uma pancada no joelho é dolorosa, deixa marca, não me passa pela cabeça que se estivesse a poupar para a Champions.
Brahimi já desde meio da época passada que a maior parte dos jogos e um Varela 2.0 muito inconsequente e a travar muito o jogo de equipa, apenas consegue segurar melhor a bola que o primeiro, e pena pois prometia muito mais. O herrera neste momento não tem lugar a titular, e o Danilo acho que ainda não sabe fechar bem junto aos centrais, embora consiga recuperar muitas bolas junto ao meio campo ofensivo, e também falha na entrega de bola, então comparando com o Rúben nota-se por demais.
ResponderEliminarCaros Portistas,
ResponderEliminarO problema desta equipa é que marca o 1º e fica à espera que o jogo se resolva por si só em vez de ir logo para cima pressionar e resolver o jogo, fica sempre na expectative depois lixamos-nos.
Outro problema desta equipa e que já era assim ano passado é que só jogam com uma intensidade alta durante uma das partes do jogo a outra andam todos a dormir, não entendo a falta de capacidade física, como alguém aqui escreve que contratem um prepador físico de nível e ponham-nos a correr como correm os outros, não entendo. Também não entendo o desaparecimento do Evandro e a falta de oportunidades ao Sergio Oliveira que até tem a vantagem de chutar bem de fora da área que muitas vezes resolve os jogos mais fechados.
O Brahimi é outro caso flagrante como é possível o treinador não o obrigar a jogar para equipa em vez de ficar com a bola e a perder-se em fintas inconsequentes??? não entendo. As bolas paradas mais uma vez não são trabalhadas nos treinos pois 98% das vezes a bola nem chega à area?? não entendo. Pronto, e o pouco da confiança que tínhamos ganho com a vitória sobre os carneiros encornados foi-se e agora vai ser muito dificil recuperar pois os mesmos erros consecutivos só nos deixam cada vez mais desconfiados do que aí vem.
Que merda de fim de semana perdemos em tudo, porra!
O Brahimi durante o jogo teve uma dor e saiu, vão ver como ele na 3ª feira vai correr como um louco.
Se não ganharmos na 3ª feira vai ser bom e bonito. O mais irritante é que é por culpa própria, à PQP aos meninos mimados e ainda lhes aumentam os ordenados?? tanta e tanta coisa que nunca pensei ver no nosso mágico Porto que até me dá dó este meu enorme amor pelo nosso F.C.PORTO.
SEMPRE F.C.PORTO
CONTRA TUDO E CONTRA TODOS
No meu entendimento, o sistema tactico que Lopetegui imprime no FC PORTO, desbarata-se logo ao 1ª golo sofrido e pelo próprio treinador! Lopetegui não é coerente nas suas ideias, dando por vezes a impressão que está mais preocupado com os assobios que vem das bancadas que com as suas ideias.
ResponderEliminarContra o Benfica, Lopetegui a respeito de ser assobiado na substituição Oswaldo/Aboubakar, disse que não era por jogar com muitos avançados que se ganhava. Contra os Moreiras, fez precisamente o inverso daquilo que tinha dito, inflaccionando o ataque de tal maneira (5 avançados) que o 2º golo nosso nasce de um "piço" devido á confusão de jogadores na área!
Adiante... O futebol, creio eu e, sobretudo o de alta competição, tem como destino o público, os adeptos, os sócios, enfim a massa humana que gasta dinheiro, perde tempo (no meu caso ver o FC PORTO nunca é perca de tempo seja qual for o resultado), perde as estribeiras e por vezes a vida (lembro-me de um vizinho de bancada nas Antas, na superior Sul que com apenas 20 e poucos anos teve um AVC fulminante, mesmo ao meu lado, tinha eu 14/15 anos), pelo que com ou sem assobios, com ou sem palmas, com ou sem cânticos (dos SD e Colectivo), a equipa tem a obrigação de dar o melhor, de fazer por isso, a cada jogo e não apenas naqueles que dão "visibilidade" internacional. Deixar a pele em campo, comer a relva... que o resto (vitória) de certeza virá por acréscimo. Já Pedroto dizia que os jogadores deveriam "ouvir" os sócios, pois eles não são o 12º jogador, mas sim o 1º!!!
E na minha simples opinião, o grande mal de Lopetegui é este. Não lhe regateio o carácter nem o profissionalismo, nem tão pouco a táctica, afinal o futebol já foi todo ele inventado de alto a baixo, que como dizem os experts não tem segredos. Hoje em dia desde a formação os putos aprendem a jogar em 4-3-3, 4-4-2, pressão alta, em losango, em triangulo e até em tudo ao monte e fé em deus!!!
Acho apenas que carece de uma - como é que hei-de dizer... - uma fragilidade de lider (lembram-se de Paulo Fonseca?) nele. Daí o constante nervosismo, os seus constantes berros e indicações para dentro do campo. E para quem já jogou a bola, nada mais irritante, sobretudo para os laterais já que estão "mais á mão" de levar com o treinador o jogo todo!!
E talvez por isso nos jogos mais "chatos" Lopetegui não consiga ser o comandante que precisamos. Ele próprio se contradiz! É a tal diferença entre um bom treinador e um treinador vulgar! A diferença entre um Guardiola e um Pellegrini, um Mourinho e um Wenger, um Ancellotti e um Mancini...
agora sim pode dizer-se que o sporting está em primeiro depois da vitória no bessa. ou então não, temos de esperar mais uns anitos
ResponderEliminarVila Pouca, por certo já leu a entrevista do Maniche na edição de hoje de O Jogo, interessante sem dúvida. Então quando se refere aos paineleiros, um mimo, mesmo na mouche.
ResponderEliminarAbraço
Vila :
ResponderEliminar..."Não é um bom sinal."...
Pois não !
Abraço
PS : o Brahimi devia fazer uma cura de banco ...
Inegável que o Porto controla os jogos e isso não pode ser dado de barato!... Com o "grande" Benfica Casillas não fez uma defesa na segunda parte. É, também, inegável que há muito que sofre golos "bestas" não faltando exemplos disso. O ataque e a circulação de bola tem a ver com o modelo de jogo, o modelo de Lopetegui e é o que é. Essa forma de jogar agrada-me, aceito que a outros isso não aconteça. Mas por mais que controlemos os jogos, com um defesa como é Maicon que é apenas um jogador razoável ou, quando muito, inadequado ao sistema em que jogamos e com Marcano a pronto socorro estaremos sempre sujeitos a baldes de água fria como o de Sexta feira p.p... Alguém pode confiar naquela defesa?... Lopetegui já deve ter percebido quem é o elo mais fraco na equipa mas insiste em Maicon, talvez por não ter alternativa. Vamos ganhar alguma coisa porque com falhas ou não somos de longe os melhores mas ou isto se resolve encontrando quem ponha a defesa em ordem ou vamos ter de continuar com o credo na boca sempre que os adversários nos dão em cima.
ResponderEliminaro colinho continua..
ResponderEliminar5LB - Paços Ferreira
19 minutos, mão de Jardel, penalti por marcar conta o 5lb!
não digam disparates. uns jornais dizem que o Brahimi já recuperou, outros dizem que vai falhar o jogo contra o Chelsea, no dia seguinte dizem precisamente o contrário e por aí adiante. É o costume. Não façam juízos de valor sobre o atleta com base em nada, que é o que valem essas notícias.
ResponderEliminarNão acredito que o Brahimi pedisse para sair com o pensamento de se poupar para o próximo jogo, ele gosta de jogar e ajudar a equipa, não ia fazer uma coisa dessas, nem não acredito que algum outro jogador do FC Porto o fizesse.
Ao contrário do que podem pensar, no balneário do FC Porto vive-se um bom ambiente, os jogadores são todos tratados do melhor, não lhes falta nada, sempre foi assim com Pinto da Costa.
hoje o ojogo escreve:
ResponderEliminar«Brahimi ainda está ausente mas com Chelsea na mira
Brahimi não foi visto nos primeiros 15 minutos de treino aberto à Comunicação Social, este domingo, embora tenha integrado a fase inicial dos trabalhos de recuperação ativa no dia anterior, após o empate a dois golos na casa do Moreirense.
O internacional argelino deixou o terreno de jogo pouco antes do intervalo a queixar-se de uma contusão na perna direita. Fez tratamento no sábado, quando todos os titulares recolheram ao ginásio, sendo o único ausente, mas ao que tudo indica, segundo informa O JOGO este domingo, terá condições para recuperar.»
Caro DVP.
ResponderEliminarPressionar alto é quando o adversário tem a bola, para que o adversário não tenha chances de sair com a bola controlada e, assim, perder a posse de bola. No entanto, estas equipas como o Moreirense, contra o FCP ou outra equipa teoricamente mais forte, prescindem da posse de bola, e treinam contra-ataques "venenosos".
Ora as constantes trocas de bola na linha defensiva do FCP terão o objectivo de tentar abrir as linhas do adversário para depois rapidamente meter a bola lá à frente e criar desequilíbrios. O problema para mim é que essa troca de bola que confunde o adversário exige qualidade de passe, inteligência, saber pautar o jogo quando convém e para isso temos de ter um quarteto defensivo de grande qualidade, com médios que baixam para dar apoio e "puxar" a marcação adversária. Para que isso aconteça, na minha opinião, falta um grande central para por ordem na casa, e do que já vi, não é o caso do Maicon. Atenção que não estou a culpar agora ninguém do último resultado, mas a fazer uma análise global do que estará menos bem no FCP.
Luis
"Vemos a equipa a não ser brilhante, mas ter raça, alma, crença, acreditar e lutar até ao fim, ganhar ao Benfica e pensamos: esta época nada vai ser igual, há um espírito e uma mentalidade diferente"
ResponderEliminarTal e qual, caro M Vila Pouca. O que mais me faz sofrer não são somente os resultados maus (gostaria de vencer sempre) mas a razão porque muitos acontecem. E constato com muita tristeza, às vezes com raiva, porque não percebo como há jogadores que parece não darem tudo em todos os jogos em que é necessário "dar o físico" para conseguir os resultados. Alguns têm acesso a lagosta nas refeições sem grande esforço, às vezes nenhum, mas outros têm que esfolar-se para ultrapassar montanhas e poder chegar ao topo.
A culpa é do treinador? Será que ele não os alerta nas palestras do Olival, no intervalo dos jogos, no decorrer dos mesmos junto à linha!?
O que fazem então em treinos bi-diários? Jogam ao chinquilho, à cabra-cega, ao berlinde? Julen Lopetegui vai para a torre olhar para as nuvens para ver se vai chover ou ver de binóculo o Dragão ou para anotar so "calaceiros" que mandriolam nos exercícios depois de uma noite na discoteca?
Não sei, cada vez percebo menos disto, e já nem sei se sou eu que ando errado ou os meus co-simpatizantes do Dragão.
DRAGÃO, SEMPRE!
Bom, esses referidos "altos e baixos" bipolares, são inimigos da regularidade, e a regularidade é a principal arma dos Campeões!
ResponderEliminarRecordo o plantel do FC Porto, 2012/13, justamente na ultima temporada em que fomos Campeões Nacionais:
G Redes Helton, Fabiano e Kadu.
Defesas Danilo, Mangala, Otamendi, Alexsandro, Maicon, Abdoulaye e Quino.
Médios Fernando, Lucho, Moutinho, Defour, Ismailov e Castro
Avançados Jackson, James, Varela, C Atsu, Kelvin, Liedson e Sebá.
(Num onze de grande qualidade, tinhamos um Plantel com 13/14 titulares indiscutiveis!
Esta equipa era treinada por Vítor Pereira, e tinha pela posse de bola uma obsessão(tal como a Equipa actual). Esse FC Porto em 30 Jornadas, venceu 24 jogos, e empatou 6 partidas, portanto foi Campeão invicto!
Esse FC Porto nessa Edição Champions, à 4ª Jornada, com um empate em Kiev a zero golos, carimbou a passagem aos Oitavos precocemente. Na ultima jornada da fase de Grupos, disputou com o PSG o 1º lugar do Grupo, um lance infeliz de Helton impediram o FC Porto de ser primeiro do Grupo. Nos oitavos o FC Porto fez uma exibição memoravel no Dragão com o Malaga de Pelligrini, e estes não foram goleados por milagre. Na 2ª mão, a lesão de Moutinho e de James, a expulsão precoce e estupida de Defour no Sul de Espanha, fizeram ruir o sonho FC Porto na Champions!
Quais os reforços do FC Porto nessa temporada?
Jackson, Fabiano e Quino, este trio custou cerca de 10 M€!
Regressaram de emprestimo : Abdoulaye, Castro, Atsu e Kelvin. Sebá da Equipa B foi promovido a meio da temporada!
Em Janeiro entraram a custo zero os experientes Izmailov e Liedson!
Num jogo decisivo na Luz, em Janeiro de 2013, James estava lesionado, Atsu na CAN, e Defour jogou e bem na ala. O FC Porto nessa partida procurou sempre a vitória, num jogo electrizante com 4 golos nos primeiros 20 minutos, culminou num empate a dois golos. No banco do FC Porto, nesse jogo na Luz, as alternativas eram : Fabiano, Abdoulaye, Castro, Ismailov (com 15 dias de FC Porto), Tóze, Kelvin e Sebá. Dos 7 suplentes, 4 deles eram habituais titulares na Equipa B!
1 abraço,
PT
Está equipa tem potencial. O problema é que a semelhança do ano passado só se preocupa com os grandes jogos. Mas o resultado desses só tem significado se ganharmos os jogos mais simples.
ResponderEliminarA semelhanca do ténis quando se faz um break temos de segurar os nossos jogos de serviço para ganhar o set..
Ver o Jorge Jesus queixar se dá arbitragem da vontade de rir. Ahahaha!!!
ResponderEliminarPorque não se queixou ele o ano passado naquele mesmo estádio quando foi anulado um golo limpinho ao Boavista que daria o empate?
Olá,
ResponderEliminarO problema está muito na pressões que nós adeptos sentimos , pela necessidade de voltar a ser campeão. Naturalmente que o FC Porto ao empatar frente a este tipo de adversário , vai obrigar o Porto a não perder pontos em casa , coisa que no ano passado aconteceu, e vai obrigar o Porto a não falhar em jogos , teoricamente mais complicados , como o de Braga , Guimarães , Nacional, por exemplo. E isso aflige-nos e provoca algum desespero, por exemplo já falhamos novamente no Marítimo. Na época passada perdemos 5 pontos no Dragão que viriam a ser fatais , pois 3 deles foi contra o Adversário direto. Esta época no º encontro vencemos , tudo ok nesse aspeto , virá mais à frente o Sporting. Para já o Moreirense é o Estoril Praia da época passada.
Como é um filme já visto nós estamos preocupados , mas mais do que isso temos estado desesperados , e isso nunca foi bom quando se quer resultados.
É verdade que os adeptos não jogam , mas tudo o que gira à volta de uma equipa influencia no rendimento, ganhar e perder tem muito haver com mentalidade, com momento psicológicos ou fases no domínio da nossa mentalidade ou psicologia. Podemos ter o melhor plantel de todos , mas as barreiras psicológicas podem ser impeditivas de todo o potencial ser posto em prática. A culpa não é só do treinador , é de todos , o Porto parece não ter a capacidade para se impor perante certas barreiras psicológicas.
E peço desculpa por dizer isto mas os adeptos do Porto , estão algo descontrolados a reagirem muito mal a este momento , pois a necessidade de ser o melhor de todos está nos a levar ao desespero . O problema é que ninguém aceita que devemos sofrer , e depois claro vem as queixas sobre arbitragens , sobre nomeações , sobre mantos , mas o principal adversário somos nós.
Portanto digo , esqueçam a máxima do aqui não se joga aqui ganha-se, eu digo joguem mas é à bola , joguem à PORTO e nós VENCEREMOS. Deixem de choradeiras , Vencer , atingir a glória exige SOFRIMENTO. Só depois de sofrermos muito é que venceremos . Mas lutar pela vitória , caminhando muitas vezes sob forte sofrimento é que nos mantém vivos e sentiremos essa vida no momento da glória .
Gerir a glória do passado esquecendo de que somos feitos , esquecendo toda a humildade de que somos feitos NÃO CHEGA.
Não é só Lopetegui que tem de melhorar, é muita coisa no universo FC Porto.
FORÇA PORTO!
c. silva disse...
ResponderEliminaro colinho continua..
5LB - Paços Ferreira
19 minutos, mão de Jardel, penalti por marcar conta o 5lb!
.............
E parece uns cartoes perdoados!!!
E quem era o arbitro ?
O Real Madrid empatou em casa, o Chelsea empatou com um Moreirense de Inglaterra, o Atl. Madrid perdeu com o Estoril de Espanha, A Juventus perdeu, o City foi goleado, o Farsalona levou 4 do Sete de Vigo.. Mas só o FCP é QUE tem de ganhar sempre.
ResponderEliminarQuando os próprios adeptos portistas só sabem dizer mal, questionar o Treinador.. como é que os adversários não irão reagir.
E, claro, já sabemos. O FCP ganhou ao Benfica por causa do dopig e a seguir empatou com o último classificado porque se esqueceu de tomar o doping!!
Ou então ganhou ao Benfica só por causa do árbitro. Mas a seguir esqueceu-se de corromper o árbitro do Moreirense!!
Realmente, ficamos esclarecidos. O FCP é o único clube no Mundo que tem de vencer sempre. E, mais, tem de jogar sempre, sempre bem. Exigentes estes adeptos ditos portistas!! Como se no futebol a sorte, o azar, o adversário também não existissem!!
Bons, bons são o Jasus e o Badocha de Parvalho que queriam ganhar ao Boavista com um golo irregular, precedido de falta.
Golão, golão é do Jonas que manda um pisso, um balão, a bola bate na trave, e acaba por entrar!! Mas do penalty aos 19 com 0-0 a favor do Paços Ferreira ninguém fala!!
Viper, talvez por isso o meu próximo post vai ter o título:
ResponderEliminar"Porque não fazer um filme quando as coisas nos correm mal?"
Antes, acreditava que, analisadas as ilações, passaríamos a enfrentar os jogos com outra atitude, não voltaríamos a cometer os mesmos erros e não perderíamos mais pontos pelos mesmos motivos. Pelo que vimos na época passada e vamos vendo nesta, que razões tenho eu para continuar a acreditar?
ResponderEliminarViper,
ResponderEliminarEstou totalmente de acordo com o seu comentário.
Viva,
ResponderEliminarGostei do texto.
Queria referir que a equipa do Porto perdeu, em relação ao ano passado, dois laterais de grande qualidade com especial destaque para Danilo.
Em 2009, a revista "So Foot" ja' apontava para a invasão entre aspas dos laterais Brasileiros no futebol Europeu. Uma maneira de evidenciar a sua importância no futebol moderno. Creio que não foi "inocente" se o Porto não pôde alinhar com os seus dois laterais habituais em Munique. Muito contribuiram, a época passada, para o percurso espectacular do Porto na Liga dos Campeões.
Penso que é preciso ter em conta que o Porto esta' a construir uma equipa nova e que é, sobretudo, jovem. E, acrescentando de modo iro'nico, alguns jogadores têm que entender que é normal, em certos campos, haver relva não cuidada e ressaltos de outro mundo e falta de espaço para tomar balanço para os lançamentos pela linha lateral.
O Porto esta' em primeiro lugar; Um dos jornais desportivos mais lidos do mundo deu destaque às defesas de Casillas no cla'ssico na sua pa'gina facebook e a mesma mi'dia também deu cobertura ao tifo dos ultras, com o dragão com os olhos a faiscar... O Porto não perdeu, empatou fora...
O Porto esta' a construir uma nova equipa e creio que numa progressão existem sempre altos e baixos.
E Viva o Porto!
Constato que no blog que dirige as críticas ao treinador e aos jogadores são aceitáveis. Pelo contrário não são aceitáveis quaisquer críticas ao principal responsável pela contratação desses funcionários: o Presidente Pinto da Costa.
ResponderEliminarEu constato que um tipo que é anónimo não tem moral para nada, mas aqui pode-se criticar toda a gente, presidente incluído, mas depende da forma e do conteúdo. Bocas e ainda por cima anónimas, aqui não colhem.
ResponderEliminar