sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Moreirense F.C. 2 - F.C.Porto 2. É uma vergonha!


Depois do Benfica e antes do Chelsea, este jogo de Moreira de Cónegos era um bom teste à mentalidade competitiva do F.C.Porto. Nestes jogos, mesmo que o adversário tenha a lição bem estudada e faça um bom jogo, só há surpresa se o mais forte não for competente, não tiver a atitude e o espírito correcto ou então muito azar e uma arbitragem a favorecer o mais fraco. Assim, a questão era: estaria o conjunto de Julen Lopetegui totalmente focado no Moreirense, penúltimo classificado e com apenas 1 ponto? Ou embalado pelo triunfo frente ao clube do regime e já com a cabeça na Champions League, teríamos um Dragão displicente, relaxado, de serviços mínimos, à espera que acontecesse e não a fazer acontecer? Foi o pior Porto, um Porto lento, adormecido, displicente, uma recaída que não permite uma sequência de resultados positivos que dão confiança e tranquilidade. Foi uma vergonha, a forma como depois de ter chegado ao 2-1 e já a poucos minutos do fim, o conjunto de Lopetegui nunca mais foi capaz de ter e segurar a bola, sair do seu meio-campo. Recuou como se fosse uma equipa pequena, nunca pressionou, deu a iniciativa ao Moreirense que ameaçou, só não marcou porque Iker Casillas fez uma grande defesa, mas marcaria já no fim, castigando uma exibição para esquecer do F.C.Porto, em particular nos primeiros 45 minutos.

Com apenas três alterações em relação à equipa que entrou de inicio na jornada anterior, Danilo, Herrera e Osvaldo nos lugares Rúben Neves, Imbula e Aboubakar, o F.C.Porto com Casillas, Maxi, Maicon, Marcano e Layún, Danilo, Herrera e André André, Corona, Osvaldo e Brahimi, na primeira-parte, mesmo dominando e tendo uma grande percentagem de posse de bola, jogou pouco, valeu apenas o golo de Maicon num livre exemplarmente executado e quando iam decorridos 17 minutos. É verdade que o Moreirense estava estava muito atrás, raramente saía para jogar, mas faltou intensidade, dinâmica, capacidade para acelerar no último terço. E com Herrera sem rotação e muito recuado, Brahimi muito individualista - inacreditável as quantidade de vezes que Layún se solta no espaço e a bola nunca lhe é passada...-, Corona com pouco espaço, Osvaldo esteve sempre desamparado, nunca foi servido em condições, quando foi, criou um lance que podia ter sido golo, valeu a boa estirada de Stefanovic.
Resumindo, Dragões pouco inspirados, pouco agressivos, estavam justamente na frente, mas esperava-se muito mais. Já sobre o final dos 45 minutos, Brahimi lesionado deu lugar a Varela.

No início da segunda-parte, como que a castigar a pasmaceira portista dos 45 minutos iniciais, o Moreirense empatou, com uma jogada pelo centro de defesa e contando com a complacência dos centrais e médios portistas. Reagiu como lhe competia o F.C.Porto, acelerou um bocadinho, encostou a equipa de Miguel Leal lá atrás, mas mesmo tendo duas ou três boas oportunidade, nunca foi uma equipa mandona, clarividente, esclarecida, contundente. Ainda chegou à vantagem, mas pelas razões expostas em cima, nem a diferença mínima foi capaz de aguentar. Lamentável!

Nota final:
Está mais que visto, esta equipa não dá motivos para grandes optimismos. Nós bem queremos acreditar, mas logo de seguida levamos com um balde de água gelada que nos coloca na realidade e a realidade é esta: depois de uma boa vitória, vem um empate comprometedor. Há pontos que não se podem perder.
Hoje em Moreira de Cónegos e mais uma vez, o F.C.Porto só teve adeptos.

93 comentários:

  1. POR MIM ACABOU O APOIO AO LOPETEGUI..

    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Lamentável , o FC Porto ainda não aprendeu , ainda não sabe o perigo que são estes jogos fora. O FC Porto será campeão quando perceber o que tem de jogar e sofrer nestes jogos. Tristeza enorme. O ano passado ainda não foi lição que chegue.

    ResponderEliminar
  3. Caro amigo!!!

    Já tenho dito à bastante tempo: o principal adversário é o treinador...
    Continua-se a praticar um Futebol de merda!!!
    Como se vai formar uma equipa sem repetir um 11?

    ResponderEliminar
  4. Que sa foda esta merda!
    Que puta de falta de atitude contra uns pobres diabos que não marcam a ninguem!|
    Já sabemos que contra nós qualquer mediocre brilha mas o facto é que ás vezes pomo-nos a jeito!
    Passamos a vida nisto,perder pontos onde é obrigatório ganhar! Assim se perdem campeonatos como aconteceu a é poca passada!

    ResponderEliminar
  5. A semelhança do treinador, uma equipa nervosa, inconstante, jogando na maior das confusões contra uma equipa cheia de boa vontade, mas pouco mais que isso.
    Não tenhamos ilusões, podemos mandar vir mais meia dúzia de jogadores que o problema não fica resolvido.

    ResponderEliminar
  6. Chega.Basta.Quem tem responsabilidades que assuma.É mau demais para ser verdade..um bando!A equipe B ,continua a demonstrar que tem valores que podiam e deviam ser aproveitados..e faltou o André!

    ResponderEliminar
  7. Responsabilidade do treinador. Há tanta coisa inexplicável neste jogo que nem vale a pena dizer mais nada.

    Até podemos fazer uma boa campanha na Liga dos Campeões e até podemos vir a ser campeões este ano. Mas se isso acontecer, será porque temos o melhor plantel em Portugal, nada mais.

    E assim se perdem campeonatos.
    Para já alguns craques vão salvando a honra do convento.

    ResponderEliminar
  8. Triste! Noite muito triste!
    Pela primeira vez este ano estou profundamente agastado e irritado!

    Apesar de todas as oportunidades de golo que tivemos, e tivemos várias, há jogos em que somos injénuos, incompetentes e displicentes. Hoje, para mim, foi um desses jogos. Não é admissível que perante um adversário tão macio e tão desorganizado na primeira parte não tenhamos sido capazes de matar o jogo nesse período. É um erro que se repete da época passada e ainda não foi corrigido, sendo por isso inadmissível.
    Há momentos no jogo em que é preciso saber fazer contenção, mas não me parece que seja a seguir ao primeiro golo e ainda na primeira parte. É necessário saber aproveitar os momentos, por vezes são esses 5 minutos intensos resolvem um jogo. Mas infelizmente parece que estamos a lutar para o troféu da posse. Meus caros, o jogo da champions é importante mas enquanto este não estivesse totalmente resolvido não se podia empastar, fizémo-lo, pagamos caro por isso.
    Enfim, triste, muito triste!

    ResponderEliminar
  9. Jogo demasiado importante para perder pontos, uma vez que a equipa vem de uma vitória sobre um rival, temos dois jogos em casa nas próximas jornadas e há um confronto direto entre os outros dois candidatos.
    O treinador esteve mal na constituição da equipa, voltou a cometer erros do passado.
    AMVC

    ResponderEliminar
  10. Eh, pá não me lixem com a rotatividade. Três jogadores e contra o Moreirense? Não há é atitude, ganharam ao Benfica, colocaram as faixas e foram-nas passear para Moreira de Cónegos.

    ResponderEliminar
  11. Época nova, os mesmos erros, definitivamente não aprendemos!
    Depois do maritimo, depois da 1ª parte contra o malfica, agora isto.
    Perdi a crença toda.
    É como diz o VP, uma VERGONHA!
    Acrediro que teremos outra época em branco.
    Não é treinador quem quer, mas sim quem sabe...
    pqp, estou fod...
    Para mim acabou!

    ResponderEliminar
  12. Receio bem que Lopetegui esteja a cavar a sua "sepultura" e não esteja a dar por isso.

    Não dá para compreender tanto medo, tanta atrapalhação, tão pouco futebol.

    Assim não vamos lá.

    ResponderEliminar
  13. Ai agora a culpa é do treinador???
    A sério a forma como muitos vão do 8 ao 80..
    Concordo caro vila pouca é de facto um balde de água fria, houve falta de atitude nos momentos cruciais.
    Também alguma falta de sorte, mas a luta continua, não vamos baixar os braços!!

    Pedro Santos

    ResponderEliminar
  14. Hoje estou fudi??... Que vergonha mais do mesmo, voltamos a falhar como a ano passado, a ganhar por dois a um metemos a equipa todo na defesa, e simplesmente aliviavamos para a frente, sem sair cá de trás, claro que mais cedo ou mais tarde ia acontecer, já em Kiev aconteceu, um treinador do Porto não pode mostrar medo depois do dois a um tem que ir a procura do três a um... Pusemos a jeito e perdemos dois pontos. Ou isto fica de emenda para o treinador para não mais se repetir, ou então podemos esquecer o campeonato. Segunda vertente do jogo a dureza excessiva dos jogadores do Moreirense, com a pacessividade do árbitro, que condicionou alguns jogadores do árbitro, quando apanharmos um árbitros temos que condicionar também os jogadores adversários, se recebemos pancada temos que dar pancada, não podemos ser anjinhos e meninos bonitos que nos limitamos a receber pancada. Terceira vertente, não sei se o Abobakar estava condicionado do jogo com o Benfica, se não estava tinha de jogar de início e só havia poupança se a margem do resultado o permite-se. Quarta vertente quando se apanha um adversário na mó debaixo tem que se lhe cair com tudo cima e não entrar a passo e deixa-los crescer e acreditar e isso foi tudo o que o FC Porto não fez. Resta-me esperar que os nossos adversários directos sejam tão incompetentes este fim de semana como nos fomos.

    ResponderEliminar
  15. É uma vergonha... Mas é preciso chamar o nome aos bois, a este treinador deram tudo que não deram a outros treinadores. Desculpem lá, já deu para ver que Lopotegui é muito pequenino para a grandeza deste grande clube. O FCP joga a 10 à hora, com esta personagem não vamos a lado nenhum.
    Perder pontos no Moreirense é dar tiro nos pés para sermos campeões. Mais uma vez confesso é um treinador que não é do meu agrado.
    Mais um fim de semana triste para que gosta deste grande clube.

    Costa do Castelo.

    ResponderEliminar
  16. Boa noite,
    Já há algum tempo que não comentava porque a vontade não é muita ao ver este Porto. Das últimas vezes que comentei dizia que sendo um defensor de Lopetegui começava a não ter argumentos para o fazer.
    Ora bem, quem achava, com esperança, diga-se, que numa vitória frente ao rival pudesse estar uma reviravolta que pudesse levar a equipa a outros voos pode tirar o cavalinho da chuva mais uma vez.
    Aliás, quanto a mim, esse jogo ganhamos com um golo caído do céu. Vibrei muito com o golo como é óbvio, mas logo no estádio disse a quem estava ao meu lado que era uma golo caído do céu.. Há uma diferença entre controlar os jogos e procurar o golo e ser assertivo.
    Esta equipa teima em fracassar nos momentos chaves. Este era um momento chave! Não pelo adversário mas sim pelo momento. Depois de uma vitória num derby contra um rival ainda por cima acessível (não fácil mas acessível) voltamos a fracassar. É difícil encontrar tirar explicações a não ser no treinador. Um treinador é mais do que a pessoa que está no banco a fazer substituições. E que prepara os jogadores e quem tem de transmitir garra.... Depois do ano passado, este ano a equipa teve 2 jogos importantes em momentos chave e nesses falhou os dois..

    ResponderEliminar
  17. Boa noite.
    Isto é mesmo impressionante. Falhamos quase sempre nos momentos chave. No ano passado sempre que o nosso adversário perdia pontos, nos também, este ano já aconteceu o mesmo e agora que poderíamos aproveitar a vitória frente ao Benfica e ganhar hoje e ficar a 7 pontos aumentado assim a pressão sobre eles? Eu não costumo concordar com MST mas não é com estas exibições que herrera e Varela vão conseguir mudar a sua opinião, muito mau. E que dizer dos golos do Moreirense?? Uma simples tabela no centro do terreno chega para bater os centrais e trinco do porto? No 2 Danilo preocupa-se mais em empurrar o jogador á sua frente do que em saltar para interceptar a bola. É também impressionante que passaram 4 jogadores pelas alas e nenhum conseguiu desequilibrar. Posto isto também é verdade que nos falta a sorte que acompanha os campeões que não temos tido. Na Madeira podíamos ter ganho no último minuto, hoje Osvaldo quase fazia o 3-1, mas ficamos sempre no quase.
    Alexandre F.

    ResponderEliminar
  18. Este é um fcp, com letra bem pequena.

    DISPLICÊNCIA, tem limites.

    14 meses e tudo igual? Incapaz de querer ganhar um jogo na 1ª parte?

    Infelizmente quando perderem o medo, até em casa vamos começar a sofrer.

    P.S. Obrigado por permitir desabafar entre malta da nossa, do FCP!!

    ResponderEliminar
  19. É tão bom ganhar ao minuto 92 ou 87, sofrer golo aos 90 é fodido, mas é futebol
    Vergonha não!

    Claro é nestes jogos que se ganham e perdem pontos.
    Mas mais facilmente critico a primeira parte, em que houve displicência depois do golo, apesar de sermos superiores, do que o segundo em que o jogo se tornou complicado.

    Na parte final a equipa estava desequilibra, depois do tudo ou nada para conseguir o segundo golo. Mesmo assim podíamos ter chegado ao 1-3, a bola já ía a entra... Não entrou e o Moreirense conseguiu o empato com alguma sorte.
    O arbitro ficou-se por 3 minutos.
    Um resultado que dá moral aos adversários e nos põe com os pès na terra. Mas isto ainda agora começou, .. e somamos um ponto.


    P.S.: e claro que qq adepto sabe mais que o treinador, è assim em todos os clubes! loool

    ResponderEliminar
  20. Caro DVP,

    Que dizer???
    Concordo com a sua análise e fica a pergunta onde e quantas vezes já vimos isto? Hoje o portista PML que escreve na Bola disse algo com o qual concordo: No Porto o individual ainda é superior ao conjunto. Mas se temos um treinador que é um acérrimo defensor do colectivo como é que tal é possível?

    Não sei se é do Mister, não sei se são os jogadores, sei que o Porto tem tanta obstinação pelo controlo que se esquece de ganhar os jogos.

    Há jogos que dão campeonatos e há jogos onde se perdem campeonatos. Não sei se este nos vai fazer perder ou não mas que o FCP tem um gravíssimo problema para resolver neste tipo de jogos, não há qualquer dúvida.

    Estou profundamente desiludido com este resultado. Contra o Benfica ganhamos e foi mais do que uma vitória. Hoje empatamos mas foi uma tremenda derrota da forma como a equipa aborda estas partidas. Não tolero esta falta de atitude competitiva.

    Voltamos ao mesmo. Infelizmente.

    Estragaram o fim‑de‑semana

    Raoc

    ResponderEliminar
  21. Boa noite Vila Pouca e Portistas
    Não gosto por natureza de reagir a quente, mas estou triste e mesmo revoltado
    Que falta de querer e de raça nesta equipa. Depois de uma vitoria mais importante que deslumbrante sobre o rival maior, temos mais do mesmo. Os sintomas que se notam há já alguns anos na equipa persistem e isso não é bom prenuncio. Embora eu não goste da maneira de estar do JL porque não transmite serenidade nem confiança lá para dentro, recuso-me totalmente a lançar as culpas para o homem, mas mais uma vez, e hoje é evidentemente, digo que fico sempre com a sensação cada vez que vejo a equipa que podíamos fazer mais e melhor
    Se terça feira passarmos ao lado outra vez, a coisa en termos anímicos vai ficar feia. Não gosto mesmo nada da atitude da equipa
    Um abraço a todos

    ResponderEliminar
  22. Eu já sigo este Blog algum tempo, embora só tenha participado uma ou duas vezes como anónimo.
    Mas desta vez vou dar a minha opinião. Não é pelo facto de ter empatado que vou dizer o seguinte. Este Porto já algum tempo que não me dá garantias, mesmo quando ganha a equipa demonstra muitas vezes falta de segurança.
    Na minha opinião há jogadores que simplesmente não dão para o Porto, Herrera é um caso flagrante e um caso bicudo porque esta-se a desvalorizar de jogo para jogo. Neste caso culpo Lopetegui, porque se o jogador não dá garantias porque que o coloca a titular. Outro problema de dificil resolução é a questão dos centrais, porque que já teve grandes centrais na sua história, agora não tem um grande central. Como se entende a abordagem de Maicon no 1 golo, é de amador

    ResponderEliminar
  23. Atitude,atitude,atitude,simplesmente! com exceção, Maicon e André André

    ResponderEliminar
  24. Raiva. Assim se estraga um fim de semana. Mais vale irem apanhar batatas e correr com os bois.
    Isto só ia lá com um pau de marmeleiro.
    Id: Adolfo dias

    ResponderEliminar
  25. Queremos rodar? Porque não Evandro? Porque não Sérgio? Bem sei que os treinos são durante a semana, mas se as oportunidades são continuamente desaproveitadas... Aqui a ver algum problema com o treinador, só se for a nível da motivação...

    ResponderEliminar
  26. Estatisticamente, o jogo ficou sentenciado quando o Moreirense empatou a primeira vez.
    Com tantos jornalistas "espertinhos" que temos na nossa comunicação social, não percebo porque é que ainda nenhum perguntou ao Lopetegui "que explicação encontra para o FACTO de o Porto apenas uma vez desde que cá chegou ter conseguido ganhar um jogo durante o qual perdeu uma vantagem que tinha conquistado e não ter ainda conseguido ganhar nenhum em que tivesse começado a perder?"

    ResponderEliminar
  27. Isto não pode acontecer!... Não pode ser. Esta equipa a jogar assim não ganha a ninguém!Duvido que ganhem ao S. Pedro da Cova!... Equipa sem chama,sem dinâmica de vitória á espera que as coisas aconteçam. Futebol, se é que ao que se vê se pode chamar futebol, aos repelões... entrega de bola ao adversário constante, sem ideias, troca de bola cá atrás durante o jogo todo, quer estejam a ganhar ou a perder, dando tempo a que a equipa contrária se organize e não os deixe penetrar... Enfim tudo facilidades para que o adversário faça o entender e num ou 2 contra-ataques marque um ou dois golos!!! Impressionante!... A equipa não consegue libertar-se por falta de velocidade nas transições! Isso é visivel. Só não vê quem não quer... Este futebol do Lopetegui não nos vai levar a lado algum. Qualquer treinador sabe como complicar a vida a esta equipa. Se isto hoje foi assim, nem quero pensar o vai acontecer contra o Chelsea... Eu bem queria ter esperança... mas a sério, não consigo. Assim NÃO!!!

    ResponderEliminar
  28. Carlos Silva, vergonha não é empatar, já empatamos e perdemos muitas vezes, vergonha é a forma como encaramos o jogo: uma 1ª parte sem nada, uma 2ª melhor, mas muito longe dos mínimos exigíveis. E que dizer daquela parte final do jogo? Parecíamos uma equipa pequenina, toda encolhida cá a trás e mesmo assim sofremos um golo num cruzamento, porque era um caos a organização defensiva.

    ResponderEliminar
  29. Boa Noite a Todos . Excelente crónica . Hoje FARTEI-ME! Vamos ver se encontro palavras . Que "QI" têm estes jogadores ? Que ATITUDE os faz pensar que, a ganhar por 1 golo de diferença, seja com que adversário for e em que altura for do jogo, "convidam o adversário a atacar ? Quantos jogos têm havido assim nos ultimos anos e, por fortuna, tal não tem acontecido ? Que capitão de equipa é aquele que não lidera rigorosamente nada dentro do campo? Quem permite que se repita Nacional da Madeira da época passada (É verdade está-me atravessado!)? NÃO VALE A PENA falar em rotatividades . O problema está em que há jogadores que são aumentados (ainda mais)e depois são os que atrapalham todo o jogo da 1ªparte e... para finalizar não demonstram espírito de união suficiente com compensações de posição. Veja-se no 1ºgolo o buraco que estava no centro da defesa após um mau alívio e no 2ºgolo quantos estavam no centro da defesa para 3 avançados do Moreirense . Principiantes principescamente pagos... um Abraço .

    ResponderEliminar
  30. Eu não sei se há responsabilidade directa, neste empate,
    do treinador, mas digam-me: ele não mexeu bem para, novamente, nos pormos á frente do marcador? Foi ele que disse a Maicon e ao Danilo para não saltarem no 2°golo do Moreirense? Para já não falar na forma como Maicon é batido no 1°....
    Se ele é responsável sê-lo-á porque esta equipa, este ano, defende pior que a da época anterior. Maxi, quer gostem quer não, é um jogador a anos luz de Danilo, pese embora a sua extraordinária atitude, a Maicon e digo isto desde o ano anterior, falta capacidade de liderança, alterna o bom e o medíocre, é incapaz da regularidade, Marcano é certinho mas não dá mais e Layun parece ser o único capaz de ficar bem na foto se tiver outros elementos na linha defensiva.
    Quem manda a equipa jogar com uma atitude que eu me recuso a qualificar, é o treinador ou são os jogadores?
    Que adianta estarmos sempre a defender a equipa dos prostitutos da escrita se é ela mesmo que lhes dá razão para zurzirem dela?
    Corona na zona de entrevistas rápida disse que não tiveram concentração....
    PqosP....

    ResponderEliminar
  31. Raios partam as lateralizções e os rodriguinhos!!! A única coisa que conseguem é atrapalharem-se a eles mesmo. Estivesse só guarda-redes adversário em jogo e só chegávamos á grande área adversária a cada 10 minutos, isto se entretanto a bola não saísse... e mesmo assim ainda queriam fintar o guarda-redes, para a bola acabar por sair pela linha... Porra que não aprendem com as desilusões passadas!!! Se aquele é o tipo de jogo que o Lopetegui quer, para o caraças com o treinador, se esse jogo (?!?) é a revelia do Lopetegui, o que é que ele está á espera para acabar com aquela miséria? Que fiquemos de novo a chuchar no dedo como no ano passado? Por muito colinho que tenha havido, perdemos principalmente com a falta de atitude e idiotice em que o jogo com o Nacional foi um exemplo claro do que não se deve fazer, para mais (que) uma vez ser repetido, desta vez com Moreirense. Começa a faltar pachorra....
    Um abraço a todos e espero que tenham outra atitude frente ao Chelsea! Que seja a ultima vez que fazemos merda...

    ResponderEliminar
  32. Ega, tocaste no ponto. Olha, eu estou a ficar farto. E então a ver esta malta nova a aparecer toda hoje e a ficar quietinha na vitória frente ao Benfica ainda me farta mais.

    ResponderEliminar
  33. Boa noite Sr. Vila Pouca. Você é um portista de todos os costados. Estes jogadores deviam era aprender consigo e o resto sao cantigas. Vejam se correm. Eu gosto muito de ler o seu blogue porque aqui se vê o Porto verdadeiro. Chamo-me Luís Santiago. Escrevi hoje mas já o leio há muito. Acompanho-o do Luxemburgo. Vim para aqui para o café e mais valia ter ficado em casa q amanha trabalho e estes mamões nao.

    ResponderEliminar
  34. Caro Vila Pouca,

    Hoje só aparecem os profetas da desgraça!!
    Vou tomar uma rennie que tou com uma azia...daqui a nada bato na minha mulher!!

    Cumprimentos,

    Pedro Moura Bonfim

    ResponderEliminar
  35. O treinador mexeu, nao sei se bem, mas mexeu para ganhar.

    Criticavel é a atitude da equipa em todos os jogos, não querem ganhar o mais cedo possivel, nao querem marcar mais um. Dá a ideia que, mantendo a identidade, o resultado vai acontecer. E isto tem 14 meses de evolução, ou falta dela. Isso é que desespera quem gosta do FCP e se habituou a ver o verdadeiro FCP.

    P.S.- Caro DVP, tenha paciencia. Onde mais podemos desabafar nestas horas de aperto, se não no seu Tasco?

    ResponderEliminar
  36. Também acho que o mister não tem responsabilidade directa neste resultado (embora não perceba a insistência em Herrera) mas a questão é que o que hoje se passou já aconteceu antes e várias vezes....

    Objectivamente não podemos culpar um treinador por um falhanço dentro de campo mas não devemos responsabiliza-lo por inúmeras vezes a equipa demonstrar as mesmas debilidades? Cometer os mesmos erros?

    Quantas vezes ganhamos um jogo depois de sofrer um empate? E quantas vezes viramos um resultado negativo?

    Hoje, como o ano passado no Nacional não podíamos perder pontos. Tínhamos de ganhar custasse o que custasse e tudo é mais fácil quando se entra para marcar em vez de controlar. Acho que a preparação deste tipo de jogos é fundamental. Nos clássicos e na champions os jogadores estão naturalmente motivados, nos restantes jogos (principalmente fora) o mister tem um papel decisivo nesta componente. É a minha opinião.

    Uma equipa focada no campeonato, como tem que ser este ano o Porto, não perde pontos desta forma.

    Raoc

    ResponderEliminar
  37. Vou tentar fazer uma critica construtiva. Para mim tudo se resume a isto:

    - Lopetegui obriga a equipa a praticar um futebol, devagar, devagarinho e parado, com intermináveis trocas de bola de um lado para o outro do campo... 72% de posse de bola, para quê? O que interessa isso?
    - Não há transição rápida para o ataque, porque é obrigatório que a bola passe por todos os jogadores, num carrossel de infindáveis passes para lado e para trás.
    - Ninguém remata de meia distância. Os cruzamentos feitos com conta, peso e medidas, são uma miragem a esfumar no horizonte.
    - Bolas paradas? O que é isso?
    - O Layún, nada acrescenta ao envolvimento atacante da equipa. Por ser destro, tem sempre a necessidade de puxar a bola para o interior, fazendo com que esses breves segundos, a defesa contrária ganhe terreno e ocupe os espaços.
    - Não é admissível que o Moreirense nos exponha a tanto erros, nos encoste às cordas nos instantes finais do jogo.
    - Parece que anda tudo fora do lugar. Quando estávamos em vantagem, que era necessário gerir o jogo e controlar a posse de bola, andaram a chutar a bola para frente, a torta e a direita. Quando estávamos com o resultado negativo, houve posse de bola que nunca mais acabava.

    Depois de saber isto tudo e o que vai acontecer aqui estou eu a perder o meu precioso tempo a escrever sobre algo que não vale a pena e está à vista de todos

    Cumprimentos,
    Artur Chaves

    ResponderEliminar
  38. Boa Noite outra vez . Quem puder sugiro que veja os 2 primeiros minutos do jogo . Vejam, porque vale a pena!...

    ResponderEliminar
  39. Artur Chaves, o Lyún devia era dar um chapadão nas ventas do Brahimi... Ele bem vai, o argelino nunca joga com ele, faz sempre a mesma jogada, para dentro, sempre o mesmo rodriguinho. Já era assim na época passada, é igual nesta. O lateral chega a uma altura nunca mais sobe, para quê desgastar-se, se nunca lhe passam a bola?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tau... Na mouche, como aliás tudo o que disse hoje.

      Eliminar
  40. O grande problema desta equipa e k joga sempre a mesma velocidade ou seja devagar e devagarinho. Ou estao a poupar se para os jogos da Champions ou entao temos k arranjar outro preparador fisico pois a equipa da o estoiro aos 70 minutos (veja se o caso de Danilo em Kiev e hoje em Moreira). Em relacao ao Herrera e tao mau k faz com que tenha saudadesmdo belfa Defour. Estou farto de tanta incompetencia. Depois nao me venham falar em colinho. T

    ResponderEliminar
  41. DVP, e não acha que a culpa é do treinador que permite esses comportamentos?

    Eu sou da opinião que comportamentos repetidos têm de ter a mão ou pelo menos permissão do treinador. Também não é ele que anda a passear no campo, mas se a equipa nunca joga para arrebentar, se nunca quer resolver nas primeiras partes, é porque o treinador o permite, o quer, o treina, certo?

    ResponderEliminar
  42. Já estou farto do Lopetegui. Este treinador com 2 plantéis com enormíssima qualidade e cheia de opções, corta logo a ambição e a confiança do adepto comum. Eu não o critico por ter arriscado tudo para ganhar o jogo. Mas a nível de processos táticos somos muito frágeis. O meio campo durante o jogo no processo defensivo teve um mau posicionamento e quando é para construir o Danilo não passa daquilo, sempre a arriscar nos passes.

    Desta equipa já estou habituado ao bom e ao mau. Somos capazes de ganhar ao Chelsea e de empatar no fim de semana,

    Francisco A.

    ResponderEliminar
  43. O argelino afinal foi substituido com uma contusão no joelho...já é dificil fazer verdadeiros dragões...

    ResponderEliminar
  44. Caríssimo Vila Pouca,

    Aproveitando as suas palavras, é uma vergonha, por demasiadas vezes repetida, e, está mais que visto, esta equipa não dá motivos para grandes optimismos. Em quantos jogos, com vantagem no marcador, permitimos que os adversários recuperem? Hoje, na primeira parte, para além do golo de livre, à baliza tivemos um remate do Osvaldo e um tiro de pólvora seca do André. Na segunda parte, para além do golo, apenas duas oportunidades, uma do Osvaldo e uma do Corona. Muito, muito pouco. Joga-se para os lados, depois para trás, volta a jogar-se para os lados, de novo para trás e, na falta de ideias, manda-se um balão para o barulho, no flanco oposto. Ou seja, mais do mesmo, o filme da época passada, que nesta já vai no take 3. De nada vale a atitude se não houver ideias definidas. O futebol é um jogo com balizas.

    É a consolidação da desilusão, assente em factos concretos. Na realidade, somos previsivelmente inconsequentes e até o Moreirense nos encosta às cordas.

    Um abraço para si e para todos os Portistas.

    ResponderEliminar
  45. Estou fodido..nem dormir consigo. Foda - se. José Carlos - Rio Tinto

    ResponderEliminar
  46. Assim se podem perder campeonatos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    E não digo mais nada...

    ResponderEliminar
  47. ...e outra coisa: o puto do 2° golo do Moreira nasce duma escorregadela de quem centra, tal como o 2° do Dínamo em Kiev nasce dum pontapé falhado.....é como diz o meu velho de 85 broas "...quando um homem está mal até o cão lhe mija nos sapatos!" Só temos é de correr, foda-se!

    ResponderEliminar
  48. Boa noite,

    Concordo que a equipa entrou muito mal (os primeiros dois minutos então deixaram-me logo a coçar a cabeça...). Na segunda parte acho que o Porto teve uma velocidade crescente, mas não entrou logo a matar como devia ter feito. Olhando para as mexidas do Lopetegui, parece-ne que mexeu sempre bem, todas as substituições tiveram um efeito positivo. No fim quando fazemos o 2-1 temos de acabar com o jogo. Fechar o tasco. O Mourinho dizia várias vezes que um jogo que se está a ganhar aos 85min é um jogo acabado, a partir daí é "acabar" com o jogo. Não é bonito, mas dá títulos.

    Concluindo, não concordo que o Lopetegui não esteja a mexer bem do banco, e quanto à equipa inicial penso apenas que não funciona dois extremos quando ambos, pelas suas caracteristicas, fletem para o meio, não abrindo o jogo num campo já de si apertado. O que não gostei mesmo foi a incapacidade de "fechar" o jogo depois do 2-1. E não posso deixar de achar que os maus resultados em jogos menos importantes, pela insistência com que acontecem, demonstram alguma incapacidade do treinador de apertar com os jogadores, de os picar. E tenho muita pena disso...

    Esta é das que fica a doer fundo... ainda estou aqui com ar de burro a olhar em frente...

    Um abr,

    PCR

    ResponderEliminar
  49. F. C. Alentejano do Porto26 de setembro de 2015 às 01:56

    Boa noite,

    Não é só pelo jogo de hoje, mas sem rodeios, é preciso dizer que este Porto, como equipa, não tem classe.
    Tem muitos e bons jogadores (já na época passada tinha!), mas como equipa, deixa muito a desejar.
    Não tem consistência competitiva, ganha os jogos em casa (alguns sem convencer pelo futebol apresentado), mas logo que sai do Dragão, é uma pobreza franciscana!!!
    Quatro jogos fora, três empates, e em dois deles (Kiev e Moreirense), até estivemos em vantagem, mas não chegou!
    A mentalidade ganhadora, a raça, o brio, não se compram nos hipermercados, ou têm-se ou incutem-se, e é por demais evidente, que muitos jogadores não têm aqueles atributos, e ainda para piorar mais as coisas, neste momento não tenho dúvidas nenhumas, que o treinador também não é capaz dos ensinar a adquiri-los.

    Como se pode deitar para o lixo, o capital de confiança que a vitória sobre o clube do regime trouxe aos adeptos, e deveria ter trazido especialmente aos jogadores?
    A verdade é que pelo que temos visto, e lembrem-se da época finda em que não ganhamos nada, jogos como o de hoje, aconteceram muitas vezes, e nalguns casos até acabámos por vencer, porque senão...

    Todos já vimos este filme, e todos pensávamos que não o voltávamos a ver.
    Temos andado enganados!!!

    Basta de jogadores a passear as camisolas! a não meterem o pé! a jogarem como quem faz o frete, julgando que passeiam a sua superioridade, e que mais tarde ou mais cedo os golos aparecem!

    Pois é, Amigo Vila Pouca e demais portistas, a partir de determinada altura da época passada, por respeito ao Sr. J. Lopetegui e em defesa do F.C.Porto, não quis ser mais uma das vozes discordantes e deixei de comentar as prestações do F.C.Porto.

    No entanto, defendi a continuidade dele à frente do F.C.Porto, por me parecer a melhor solução, com os argumentos que então apontei.

    Agora, e depois de ver a equipa iniciar os jogos desta época, com seis ou sete novos jogadores no onze inicial, cometer os mesmos erros, jogar com a mesma falta de ambição, de empenho e de classe, num futebol que, atendendo à categoria individual dos jogadores, tinha a OBRIGAÇÃO de se impor e não tremer tanto como mostra, tenho que dizer, com muita mágoa, que este estado de coisas, tem como primeiro responsável o Sr. J. Lopetegui, e embora lhe reconheça muitas qualidades (formador, disciplinador, agressivo para "fora"), julgo não ter ainda "saber", para construir uma equipa com mentalidade ganhadora, que não tenha medo de perder, por tentar sempre ganhar!

    Uma equipa "à Porto", que a ganhar por um, quer ganhar por dois e vai à procura do terceiro, e não uma equipa que é enganosamente dominadora, mas tresanda a banal, que não consegue virar um resultado depois de sofrer um golo, e agora são cada vez mais as vezes em que nem situações de vantagem consegue segurar.
    Que falta de categoria!

    Vou-me remeter de novo ao silêncio sobre as prestações futuras do F.C.Porto, desejando no final da época voltar a defender a continuidade do Sr. J. Lopetegui, mas por termos sido Campeões.

    Força pelo F.C.Porto.



    ResponderEliminar
  50. Custa muito, não se compreende, tira-nos do sério... mas temos aguentar e nada está perdido!
    Não assobio o meu clube, nem me junto à corja dos paineleiros a dar pancada em tudo o que é azul, mas estou preocupado.

    Vila Pouca, já o leio aos anos,respeito as suas análises e admiro o estilo. Oriente-nos lá que começo a ficar preocupado! Percebo pouco de bola e isto confunde-me à brava.

    O plantel é bom. O treinador não é mau. A estrutura sempre foi excelente.
    Que se passou, passa com as nossas equipas que perderam a vontade, a raça e, como hoje, a simples competência e tranquilidade?

    Sílvio Dias

    ResponderEliminar
  51. Caro amigo DVP,

    Em relação aos jogadores só quero usar uma palavra: VERGONHA.

    Brahimi e Herrera só jogam por causa dos seus elevados salários (SÓ PODE!! Nada mais justifica as suas titularidades); Maicon alterna entre o bom e o muito muito mau (no 1º golo nem nos juvenis se admite aquele posicionamento); Tello e Varela são extremos de uma banalidade atroz (desequilíbrios ou rasgos pela linha com cruzamento, e já nem digo bom cruzamento, pois isso é pedir demais!!!!! NEM UMA ÚNICA VEZ!!)... Meia-equipa fraca, por isso não se pode pedir aos outros (MAXI,Layun,André, Corona,Abou,Danilo,Osvaldo) que fizessem tudo.

    Quanto ao treinador:

    Como é que se sonha ganhar títulos quando só marcamos golos de bola corrida ou muito esporadicamente de livre DIRECTO??!! Somos (de longe!) a equipa que mais cantos e livres laterais desperdiçamos do MUNDO!!!! Nem UM, pior nem perigo é!! É ISTO CARO AMIGO É TRABALHO DO TREINADOR;
    A gritaria e os nervos constantes que demostra no banco não é bom para ninguém. Bem sei que a pressão é colossal, mas não deveria Lopetegui saber usar o nervo de forma assertiva e não por tudo e nada??! Parece-me que isso se reflecte na atitude da equipa em campo.

    Resumindo: Acabamos de desperdiçar o capital ganho com a vitória sobre os merdosos!!!

    Grand abraço e obrigado por nos proporcionar este magnifico espaço para falar sobre o nosso amado clube!!

    Portista de Angola

    ResponderEliminar
  52. Bom dia. No meu entender é criticável a atitude da equipa nao o treinador. Este tipo de futebol na epoca passada fez pontos mais do que suficientes para ser campeao. Nem todos os tipos de futebol nos agradam mas ach que a atitude é que nao é a melhor. Ve.se aquele brahimi que o insulto todos os jogos pelo egoismo constante!!! Maicon ficou mal no 1o golo. No segundo nao havia segundo central e estava o danilo no centro. Neste momento herrera nao dá. Que jogue outro ai sim tem dedo o treinador, que ponha o sergio ou o evandro. Criticavel é uma equipa que joga para ser campeao que joga com tantos internacionais e nao consegue controlar a bola nos ultimos 10min contra uma equipa que so tem 1ponto da liga portuguesa! Se nao trocam alguns jogadores contra o Moreirense com jogos de 3em 3 dias lopetegui vai trocar quando?!
    Ab

    ResponderEliminar
  53. Foi no rescaldo da vitória sobre o Benfica que Pinto da Costa disse que era uma vitória dos jogadores e principalmente do treinador. Hoje Pinto da Costa se for coerente deve dizer que foi um empate devido aos jogadores e ao treinador. Pedro .

    ResponderEliminar
  54. Desilusão total.
    Noite mal dormida.
    Fim-de-semana estragado.

    Obrigadinho a todos os totós responsáveis pela vergonha de ontem.

    Treinador e jogadores: ide todos pastar!!!

    ResponderEliminar
  55. Amigos Portistas,

    Alguns dizem que a culpa não é do treinador e é dos jogadores, que só somos treinadores de bancada, etc. Tudo bem, mas então expliquem-me duas ou três coisas para ver se eu entendo:

    Herrera a titular por alma de quem?

    Quando tira Herrera, entra um ala? Não entra Imbula porquê? E passa Corona para trás do ponta de lança? Nesse momento ficamos a jogar com um trio que nunca jogou junto, Osvaldo, Varela, Tello, com Corona nas costas (Corona chegou há 3 semanas). Na pressão de marcar um golo a todo o custo. Faz lembrar a 1a parte em Kiev, em 442 com um meio campo todo novo.

    Nesse momento jogávamos com dois médios de raiz, Danilo e André, agora em 2-1 em vez de 1-2. Mais uma mudança táctica. Na saida de Marcano entra Aboubakar. Anarquia táctica total, e aqui estou à vontade para falar porque defendi a substituição de Abou por Osvaldo contra o Benfica.
    Quando Danilo passa para central, o problema não é ele passar para central, o problema é que ficamos apenas com 1 MÉDIO DE RAÍZ EM CAMPO, André, que estava sem pernas, apesar da vontade.

    Chegámos ao ridiculo de Aboubakar tentar tapar buracos no meio campo e ser chamado pelo treinador para ir jogar "mais à frente", onde Osvaldo se arrastava. De solidariedade entre os jogadores não nos podemos queixar.

    Brahimi, já aqui disse há um mês, continua com todas as falhas do ano passado e isto acontece quando há um treinador que não tem mão nos jogadores. Há situações em que Lopetequi tenta oscilar a equipa entre o 433 e o 442. É quase sempre Brahimi que desiquilibra a equipa. Fica a meio caminho entre as duas linhas e acaba por nem pressionar o lateral, nem fechar no meio campo. É assim tão dificil de disciplinar este gajo??

    Ontem passaram os 4 alas pelo campo. O que mudou no jogo do Porto? Nada. E o 2o golo aparece em mais uma jogada de raça de Maxi, com a sublime classe do Corona.

    Os jogadores têm que jogar nas suas posições e o treinador está lá para arrumar a equipa e fazê-la jogar nos sistemas trabalhados, não está lá para promover anarquia táctica.
    Quanto à garra dos jogadores, não me parece que tenha faltado sempre, tenho visto jogadores com jet-lag a dar o litro e muita gente a ir ao choque no limite.
    Falta imprivisibilidade no ultimo terço do campo e velocidade na troca de bola e na transição defensiva. E falta meter na cabeça de 2 ou 3 meninos que ou dão ao cabedal ou vão para a bancada. Mas isso claro só aconteceu com o desgraçado do Cissokho que se fartou de correr mas cometeu um erro primário. Isto que se passa no futebol do Porto, é tudo responsabilidade do treinador. E não fosse São Casillas, seria muito pior.

    ResponderEliminar
  56. Caro DVP. Eu sou daqueles que antes de começar o campeonato dava o F C Porto como principal candidato ao titulo nacional. Tem melhor equipa, comprou bem, manteve o treinador e tem estabilidade directiva. O Sporting tem um bom treinador ( a nivel internacional seria mais um )comprou alguns trintões de qualidade, mas ainda não vai ser este ano. O Benfica com as torneiras do antigo BES fechadas, caiu na realidade. Tem pouco poder económico para os jogadores de 10/12 milhões. E o treinador embora pessoa trabalhadora e conhecedora do nosso futebol, deixa duvidas face a "tiques" de treinador de equipa pequena. Isto para dizer que ontem fiquei surpreendido com o empate do F C Porto. Principalmente pelos ultimos 10 minutos do jogo. Penso que o F C Porto é uma equipa lenta nos processos ofensivos. E parece que se cansa de tanta bola em seu poder. São percentagens altas de algum fogo de vista. E poder de bola não dá titulos nem resultados. Excepção ao Barça e Bayern Munique. Ontem Herrera foi um homem a menos. E para pricipio de época não pode tirar o seu melhor ponta de lança. Não consegue fazer 3 jogos em 10 dias ? O que dizer das equipas inglesas que se necessário fosse jogavam "todos os dias"
    Assim penso que vamos ter um campeonato interessante e que ninguém no dia de hoje pode dar um favorito ao titulo. A maior sorte do mundo para o jogo com o Chelsea. Não gosto de Mourinho. Cumprimentos. Carlos Moura - Lagos

    ResponderEliminar
  57. Credo! Que chorrilho de exageros. Do post aos comentários. Cabeça fria. É delicioso virem bater n

    ResponderEliminar
  58. Caros Portistas,

    Só tenho uma coisa a dizer mais uma vez vamos entregar o ouro ao bandido??? Não vale a pena andar a aqui a escrever o que quer que seja com esta falta de atitude não vamos a lado nenhum. Foda-se o Moreirense não ganha a ninguém e vai empatar com um candidato ao titulo??? por amor de Deus o nosso Porto já era, agora é só meninos que querem é dinheiro e nós somos uns bananas que aqui andamos por amor à camisola e nada fazemos, à PQP. Na terça feira menos que uma vitória é a desgraça. No espaço de uma semana duas vezes volto a repetir duas vezes com o passaro na mão e deixamo-lo voar, assim não. Sinceramente e com muita tristeza o verdadeiro Porto já foi com o car.. e nunca mais vai voltar, desde a direcção aos adeptos acabou, vamos penar como os outros andaram a penar e não pensem de outra maneira esta é a realidade.

    SEMPRE F.C.PORTO
    CONTRA TUDO E CONTRA TODOS E NÓS PRÓPRIOS

    ResponderEliminar
  59. Maldito tel esperto!! Acho que ia aqui;
    ...bater no treinador...por ter feito o que lhe EXIGEM sempre que faça... Oh well, é impressão minha ou há aqui mais gente? Ah pois, não ganhamos...
    Abraco Vila Pouca.

    ResponderEliminar
  60. Caro DVP,

    Desculpe mais um comentário mas a azia é mesmo grande. Desculpe o abuso.

    Dou por mim a pensar que na realidade temos no banco (e não é pelo jogo de ontem onde até arriscou) um misto entre Ranieri ou Mancini e Wenger, ou seja um quase treinador, que quase que ganha e isso até pode acontecer mas para tal é preciso gastar muitos milhões que no limite apenas comprovam a incapacidade do.....treinador.

    Estamos sempre à espera que finalmente a equipa tenha aprendido e entre nos eixos e levamos com estes baldes de água geladissima.

    Que merda de fim‑de‑semana

    Raoc

    ResponderEliminar
  61. Frustrante, meu caro Vila Pouca, deveras frustrante. Além dos imponderáveis do futebol, tardamos em aprender a lição.

    Bom fim-de-semana a todos e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  62. Caro Vila Pouca,

    Confesso que so li o primeiro comentario para deduzir o que hoje se escreve aqui, que a culpa e toda do mister e ele não vale nada! E uma tristeza saber que temos hoje mais comentarios que apos a vitoria sobre o regime, e que os adeptos portistas num grande numero não valem nada! So exigem, so cobram e apenas aparecem nas horas mas! O que seria dos Aires que aqui escrevem se não fosse o FCPorto...

    Um abraco,

    Portista de Cascais

    ResponderEliminar
  63. Tive oportunidade apenas de ver a primeira parte, e apesar de alguma displicência inicial, até não desgostei da forma como a equipa controlou o jogo. Faltou apenas algum volume na área para fazer o segundo golo, já que o Moreirense não tinha resposta.

    Ao ver os vossos comentários, imagino que a vossa análise possa estar enviesada por uma segunda parte fraca que eu não assisti, limitando-me a fazer refresh no livescore enquanto pude. E imagino igualmente que tenha sido mau, para que o que de bom se fez na primeira parte tenha sido "anulado". Confio na frieza de alguns de vocês, incluindo obviamente o DVP, para acreditar que foi mesmo fraco.

    Tendo oportunidade, puxei o jogo para o minuto 79 e vi daí para a frente. Depois daquele golo era preciso ter uma substituição disponível, mas a lesão do Brahimi tirou-nos essa hipótese. Digo já que não condeno nada o risco que Lopetegui incorreu, porque se é para meter tudo na frente, ao menos meteu com antecedência suficiente (aos 75) para dar tempo a criar vários lances, um deles resultando em golo. Antes isso do que entrar o 2º avançado aos 87 e tocar na bola duas vezes. Aplaudo a coragem do treinador!

    Quando olhei para a equipa depois do 1-2 (recorde-se, a ver em diferido já com o resultado na cabeça), percebeu-se que havia desequilíbrios. Recuar o Danilo era óbvio, recuar o André era óbvio, mas talvez tivesse ido mais longe: teria passado o Maxi para a esquerda, o Layun para o meio, e o Varela para lateral direito.

    Quando vi o resultado final 2-2 no livescore fiquei gelado. Não consigo entender como se perdem tantos pontos nestes jogos, e já nem é a questão de não conseguir virar um resultado porque estivemos sempre na frente. É mesmo um bloqueio mental que é preciso tirar rapidamente da cabeça dos jogadores.

    Que os jogadores tenham claro na cabeça: o nosso campeonato é o Moreirense, o Belenenses, o Braga, o Estoril, o Arouca, o Nacional, o Paços, esses todos... Não é só o benfica, nem muito menos o Chelsea.

    Primeiro lugar em risco, que pode resultar já em pelo menos 1 mês a correr atrás do prejuízo do ponto de vista psicológico, já que isto vai parar 3 semanas... Imaginem só o que os verdes não dirão nestas 3 semanas estando hipoteticamente em 1º...

    Precisamos urgentemente de uma liderança isolada para tirar os fantasmas da cabeça dos jogadores! Repito, urgentemente!

    ResponderEliminar
  64. bem, deve ser por jogos destes que o MST tanto bate no herrera e no varela. e realmente, na próxima terça o VP, infelizmente, se calhar não vai poder dizer que ele está errado.
    Abraço

    TL

    ResponderEliminar
  65. TL, o problema do MST é a má-fé que o leva a dizer mal, mesmo quando os jogadores têm boas prestações, como foi a do Varela frente ao Vitória de Guimarães, criticando sem qualquer falta de respeito pelos profissionais. Eu ontem tinha tirado o Herrera aos vinte minutos, mas não vou perseguir ninguém, nem achincalhar ninguém.

    Magro, como disse depois do Porto-Benfica e a propósito da saída do Abou para a entrada do Dani, não é por se ter muitos avançados em campo que se ganham jogos. Ontem tínhamos 5 e empatamos, porque era um caos, ninguém sabia ocupar espaços, não conseguimos ter bola, passamos os últimos 5 minutos a dar chutões para a frente...

    ResponderEliminar
  66. ~Bom Dia,

    todos estamos tristes,mas o nosso treinador avisou, e acho que tem razao, o Porto é uma equipa previsivel.Nao é preciso escrever mais....

    Mario Azevedo

    ResponderEliminar
  67. Caros Portistas,

    Ainda ontem neste blog eu referia o cuidado que este tipo de jogo sempre requer. Recordei Arouca, e relevei a atitude da Equipa em Arouca, uma Equipa competitiva, que respeitou o adversário, que tudo fez para ganhar (factor Benfica ter jogado em Aveiro, motivou e galvanizou). Ontem, ontem... Bem, não só a Equipa observou a classificação do Moreira, como alguns Portistas o fizeram também, isto é, o FC Porto já tinha ganho a partida, antes de a disputar, porque afinal até vinhamos de uma excelente vitória no Clássico!

    Bom, observo os 6 empates que o FC Porto acumulou fora do Dragão na temporada passada, e excluo os dois empates em Alvalade e na Luz, são resultados normais, e de certa fora positivos, e nessa triagem ficam apenas 4 empates, vou recordá-los:

    V Guimaraes 1 FC Porto 1. Jackson fez o 1-0!
    Estoril 2 FC Porto 2. Brahimi fez o 1-0!
    Nacional 1 FC Porto 1. Tello fez o 1-0!
    Belem 1 FC Porto 1. Jackson fez o 1-0!

    Na temporada passada, o FC Porto empatou 6 jogos fora do Dragão (se excluirmos os empates em Alvalade e Luz, restam 4 empates), denominador comum, fizemos o mais dificil, marcar, todavia, nessas 4 partidas desperdiçamos sempre esse golo inaugural, e consentimos 5 golos, nesses 4 empates.

    Para os mais desatentos, aquilo que se passou ontem em Moreira de Cónegos, é uma reedição da temporada passada, e neste caso com a agravante de termos estado em vantagem no marcador por 2 X!

    Outro facto preocupante, o FC Porto sofreu 10 golos em 17 Jornadas fora do Dragão na temporada passada, nesta época desportiva, em apenas 3 jogos fora do Dragão, o FC Porto sofreu 4 golos!

    É verdade, a estatística da posse de bola é uma falácia, mas há outras estatísticas (deixei-as agora) que nos permitem vislumbrar tanta, mas tanta coisa ...

    Vamos também nós adeptos ser proactivos neste processo, e é de evitar atitudes reactivas, não confundir com "paternalismo" excessivo para com a Equipa, devemos sim elevar o grau de exigencia, essa é uma boa prática, e que tão bons resultados tem garantido ao FC Porto!

    1 abraço,

    PT

    ResponderEliminar
  68. Caro DVP e Amigos:
    A equipa que entrou de inicio era mais que suficiente para ganhar ao Moreirense. O treinador fez o que devia para ganhar o jogo e só não o conseguiu dado que depois de ter feito o 2-1 o Oswaldo falhou o terceiro por milímetros. Apesar de achar que Lopetegui não domina totalmente a equipa, penso que, Herrera, Tello e Varela têm muita responsabilidade na má prestação da equipa e Brahimi está mais que previsivel e individualista. Imbula?
    Abraço.

    ResponderEliminar
  69. O resultado foi péssimo, a equipa fez um mau jogo os jogadores foram uns relapsos e preguiçosos trabalhadores. Não sei se a culpa é Julen Lopetegui ou de Santo António das Antas que agora está mais longe do estádio.

    Não consegui ler todos os comentários acima porque todos dizem mais ou menos o mesmo. É a frustração que tira alguma lucidez e a calma necessária para aguentar estes percalços que hoje ninguém sentira se a puta da bola que o Osvaldo mandou para a baliza deserta tivesse transposto o risco e fizesse o 1-3 no resultado. Apesar disso, foi a EQUIPA (equipa integra todos os atores que ontem estiveram (?) em Moreira de Cónegos tivesse sido competente e, acima de tudo, que TRABALHASSE o bastante para ganhar um jogo "de pernas às costas".

    E tenham todos tino: a saída do Julen Lopetegui nesta altura teria os mesmos efeitos que a saída de Portugal do euro...

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  70. Houve duas entradas muito duras sobre o Danilo!

    Em que é que diferem daquela que provocou a expulsao do Maicon, no inicio do jogo com o Boavista a epoca passada, lembrando que nesse jogo o terreno esteve bem pesado, devido a chuva torrencial???

    ResponderEliminar
  71. DVP, percebo. O meu ponto analisava exclusivamente os dois pontas de lança em simultaneo naquela fase (que eu concordo), mas a perspectiva de 5 avançados é excessiva.

    Assim já mais a frio, na saída do Herrera aos 60 teria colocado logo o Aboubakar e deixado o jogo correr até marcar. Marcando, tinha uma substituição livre para endireitar a equipa (tirando o Osvaldo de rastos e colocando eventualmente o Ruben Neves). Repito, a frio e sentado no meu sofá.

    Resumindo, estamos de acordo que aqueles 5 em simultâneo eram excessivos, acho que dos hipotéticos 4 Aboubakar e Osvaldo teriam de estar em simultâneo.

    Merda para isto, que ainda não digeri. Não quero ganhar o campeonato dos grandes e perder o dos pequenos, perdendo o total!

    ResponderEliminar
  72. Porca miséria é o que é. Não podemos desperdiçar assim, fizemos o mais difícil e falhámos frente ao Moreirense que, com todo o respeito, está a fazer um campeonato muito fraco. Realmente depois de conseguirmos o 1-2 fomos uma vergonha, não conseguimos controlar o jogo e há jogadores que não fazem nada em campo.

    ResponderEliminar
  73. Vila :

    "Foi uma vergonha"...
    Está dito !



    Abraço

    ResponderEliminar
  74. Resumidamente:

    1)Quem desperdiça 45m( primeira parte)daquela maneira, poe se a jeito.

    2) Naquela ponta final do jogo, faltou a nossa equipa, a alguns dos nossos jogadores, seram mais aguerridos, pareceu me.

    3) Herrera em má forma porque se insiste ?

    4) Brahimi tem de combinar mais com o seu lateral e nao ignora lo em termos ofensivos.

    5) Gostei de Osvaldo, sabe jogar e pareceu me competitivo ( o que falta a alguns)

    6) Aquele jovem extremo da equipa B, Gleison, já era util no plantel da equipa A ???

    ResponderEliminar
  75. VP, lamento que tenha descarregado a sua frustração no blog. Este é um blog de referência. E já temos tantos portistas a abenfiquizarem-se, era bom que não se desse azo a mais saltarem cá para fora. Temos que estar unidos. Apoiar o treinador. As divisões só levarão a mais problemas. Gostei? Não! Mas já sabemos que Pinto da Costa não vai mudar de treinador. É este que temos pelo menos até ao fim da epoca. São estes jogadores que teremos. Não me parece que exista falta de atitude da parte deles...na verdade, vejo mais responsabilidades em Lopetegui. Mas é o meu treinador até ao final da epoca. E não adianta criticar por criticar, quando sabemos que nada levará à mudança...

    ResponderEliminar
  76. boa tarde.
    Só acho estranho,a SAD,os adjuntos,os expert´s e todo o saff do clube,ainda não viram que o problema está no treinador?
    Sempre fui contra chicotadas psicológicas,mas,a verdade é que com este treinador(que sempre apoiei)não vamos a lado nenhum.Razão tem o jornal "O JOGO" que na sua capa de hoje,escreve;BIPOLAR.
    Cumprimentos a todos,e desejo ardentemente que mais tarde se venha a verificar que estou redondamente enganado.

    ResponderEliminar
  77. a equipa tentou ganhar, foi para cima deles, o julen metou tudo no ataque. e tal como em kiev foi lento a corrigir depois de estar a ganhar. e se era para rodar, preferia ter o indi em vez do marcano, o indi é um central muito ofensivo e nestes jogos... o corona mostrou ser jogador. uma palavra para o varela: inutil. que irritacao que este resultado gera.

    ResponderEliminar
  78. Friamente o nosso clube falta lhe um Treinador. , sinceramente n quero saber se ele é importante para a vinda de jogador uma coisa é certa a sorte dele é estar naquele lugar com aquelas condições se não fosse lutava para a liga europa.
    Eu ja o tinha dito na pré epoca para mim n é novidade nenhuma, nem m vou iludir pk é uma equipa bipolar, e a culpa é so de um JULEN LOPETEGUI

    ResponderEliminar
  79. Como já escrevi há um mês atrás, Lopetegui não dá mais que aquilo...aquele desespero no banco de suplentes não é normal, onde o tempo todo é aos berros com a equipa e a mim dá a sensação que não tem controle sobre a mesma...após um ano, continuam os mesmos erros defensivos, a mesma (falta de) atitude e não há fio de jogo visível...

    Ontem até deu mostras de ousadia, colocando 5 avançados para tentar vencer o jogo, mas como não há fio de jogo, o 11 que acabou o jogo não tinha a menor noção de como segurar a bola, e pior, não fizeram o que a maioria das equipas faz quando o jogo não corre bem, e que a maioria das equipas faz quando jogam contra nós: ANTIJOGO, simular lesões, chutões pra bancada, e etc...o be-a-bá do futebol dos medíocres:o adversário pegou a bola, pau nele, pára o jogo...

    Também como já me fartei de escrever aqui, que desde 2012 a média de Varela é um jogo bom (Guimarães na 1ª jornada e boifica na 5ª) para 4 ou 5 absolutamente medíocres, irritantes, inoperantes e outros adjetivos semelhantes.Ontem nos 45 minutos que (não) jogou, não acertou uma única jogada, não acrescentou nada, zero...

    Herrera é uma caso de estudo...na seleção é um jogador completo, todo-o-terreno, dribla, cruza, remata, faz golaços atrás de golaços, só ainda não jogou de guarda-redes...no FCP é isto que vemos há dois anos...estes dois deviam ir pra bancada um mês completo...

    Tello é jogador fortíssimo no um-pra-um, mas inexplicavelmente não o faz, apesar da sua habilidade e rapidez...parece que tem medo de ousar e fazer o que fazia no barça...por que será?

    Toda a europa sabe que Brahimi vai driblar para aquele lado, vai prender a bola e qualquer treinadorzinho de m****a imediatamente mete dois ou tres em cima dele e recupera a bola...até o lateral bebé do boifica, recém saído da creche sabia disso e praticamente roubou-lhe todas as bolas no clássico...

    Osvaldo fez o que lhe competia, sem ritmo e ainda perdeu dois gols...Corona é bom reforço, apesar de completamente perdido na 1ª parte...

    Ontem cada vez que os avançados do penúltimo colocado pressionavam era um sufoco, um Deus nos acuda...tremeram frente a "craques consagrados" do Moreirense como cardozo, ernst, palhinha e boateng...sorte nossa que na 3ª feira são apenas jogadores fraquinhos como Diego Costa, Hazard, Oscar, William, e Radamel Falcao...

    É claro que o futebol é fértil em surpresas, tanto o que Barça com seus 11 titulares e estrelas foi goleado 4 x 1 em Vigo na última 4ª feira, mas além do plantel milionário com vários jogadores capazes de decidir um jogo, houve atitude, tentaram, brigaram, correram, fartaram-se de perder golos, lutaram à exaustão...

    Mas voltando ao FCP, muita gente boa e com qualidade jogando mal ao mesmo tempo durante muito tempo ( um ano) é preocupante...

    ResponderEliminar
  80. http://tribunaportista.blogspot.pt/2015/09/doping.html

    ResponderEliminar
  81. VP, o problema não é a rotação de jogadores, também não é jogar o y x ao o z.
    O problema deste porto é que durante este e os outro jogos faz 500 passes por jogo.
    Sem progressão com os extremos sempre de costas para a area ao a fugir para dentro.
    Não existe transições rápidas os defesas estão de frente para a nossa equipa e so têm que controlar o movimentos dos nossos jogadores.
    Desde que temos este treinador tem sido o valor individual dos jogadores a resolver os jogos e não a equipa.
    Este Porto cansa e dá sono ver passa enumeras vezes 45 minutos sem criar uma merda de uma oportunidade de golo, apesar da qualidade dos jogadores.
    Até podemos ser campeões, podemos fazer uma boa Champions mas este Porto será sempre cansativo e repetitivo e com o tempo afastado dos adeptos.

    ResponderEliminar
  82. Lúcio, não descarrego frustrações no blog, descarrego aquilo que vejo. Se vejo coisas que gosto digo, se não gosto digo e ontem perdemos 2 pontos de forma inacreditável. Também não peço a cabeça de ninguém a meio da época, mas isso não me impede de criticar quando algo não me agrada. Foi isso que fiz ontem, é isso que vai sair no post de daqui a umas horas.

    ResponderEliminar
  83. acho que no fundo estamos todos mal habituados. eu também sempre embirrei com o maicon por lhe parar o cérebro de vez em quando, acho o marcano um jogador certo e regular mas apenas isso, e que o herrera é um bom jogador com limitações por ultrapassar. mas além do brahimi, todos os restantes 7 jogadores não estavam cá o ano passado! aiás, lopetegui no ano anterior também teve de fazer uma equipa nova e conseguiu que isso não se notasse tanto quanto isso. fala-se muito facilmente em atitude mas hoje em dia o futebol é cada vez mais táctico e cerebral. acredito que os jogadores possam entrar com a atitude certa mas depois se deparem com uma equipa fechada como um problema de xadrez e ainda não terem os automatismos e estratégias para poderem dar velocidade ao jogo e acabem por se resguardar no passe para o lado.
    pinto da costa ao longo dos anos procurou evitar vender muitos jogadores importantes numa só época. fê-lo em momentos chave, em momentos de mudança de ciclo, depois de termos ganho tudo, por exemplo. mas estes anos recentes houve muitas mudanças em épocas seguidas. acredito que esteja a ser difícil resguardar-se um mercado feroz, fair-play financeiro e condicionantes da realidade económica da europa e do mundo. penso que foi aqui neste blogue o ano passado que se falou de que o orçamento para esta época iria ser o maior de sempre e estava-se preocupado com o que isso signifcaria. claro que para termos o maior orçamento de sempre tivemos que vender um valor record em jogadores.
    mas se olharmos para equipas ricas sem estes problemas vejo é o chelsea a ser ridicularizado por várias semanas, olha-se aqui para o lado e vê-se um barcelona de craques campeões a levar 4 do atlético de bibau na supertaça e agora a levar 4 do celta de vigo. vi também o real madrid a empatar com o gijon e o rayo vallecano.
    não podemos querer mais competitividade no campeonato português e querer na mesma que o porto ganhe todos os jogos. eu sei que não nos basta estarmos a jogar melhor que um benfica e sporting de rir, mas acredito que ainda vamos ter que ter paciência com este treinador e jogadores até a equipa entrar nos eixos. mudar de treinador nesta altura então, penso que seria terrível

    ResponderEliminar
  84. O campeonato português é diferente de todos os outros da europa e do mundo porque ninguém apoia o clube da terra / cidade, tirando Guimarães e Braga. O resto são pseudo clubes dependentes sem adeptos. O Boavista tem 500 verdadeiros bovisteiros e o resto é tudo Benfiquistas. Por isso, perder dois pontos é complicado..num outro campeonato seria algo normal. Aqui não. Tudo clubes sem adeptos. Uma vergonha de país e mentalidades.

    ResponderEliminar
  85. "Ganha vergonha Lope, nem com Messis la vais"... Mas já vale tudo aqui, os portistas sao esta especie de gente? Eu e que me sinto envergonhado com estes adeptos, nem com Messis algum dia teremos adeptos ao nivel de um Dortmund ou de um Everton! So temos adeptos das vitorias, o resto e conversa!

    Portista de Cascais

    ResponderEliminar
  86. Portista de Cascais, obrigado pela ajuda, aprovei ser ler tudo... mas já tratei do assunto.

    ResponderEliminar
  87. Tanto comentário! mau sinal..
    Mas estes "portistas" devem de gostar disto, nestas ocasiões aparecem em massa.

    Quanta desta gente apoia verdadeiramente o seu clube?

    Eu, como sempre, terça feira lá estarei para apoiar!

    ResponderEliminar
  88. Primeiro comentário mas acompanho diariamente o blog e por isso um abraço ao dvp pela sua forma de estar.
    Infelizmente acho que a emocionalidade nos impede de perceber algo crucial, que uma coisa é um treinador ter uma ideia e um projecto de futebol outra coisa é o treinador ser capaz de materializar essa ideia e projecto e paralelamente perceber se o projecto em si faz sentido para o clube em causa.
    No nosso caso, acreditando na qualidade da ideia de jogo parece-me hoje evidente que o treinador tem diversas dificuldades em fazer que a ideia rentabilize os jogadores nunca chegando perto de optimizar a equipa, por outro lado o Porto e um clube que necessita de conviver bem com a perca de jogadores e a vinda de novos por isso a ideia de jogo tem que ter isso em conta e precisa de ser pragmatica e objectiva qb de forma a que não necessite de 4 meses para ser assimilida.
    Lopetegui e um Homem que gosta do clube tem um compromisso connosco so que infelizmente ainda não tem a bagagem e a clareza de ideias para agir, compreender e reagir nos timings do futebol moderno que como sabemos e sempre de imediato. Também ele esta a aprender. Não gosto de ver o nosso clube jogar, acho sempre que temos jogadores para 100 e mostramos 20 tacticamente,automatismos, bolas paradas, explorar pontos fracos do adversário, características claras a atacar e a defender...tudo isto e muito mais e trabalho de técnico + equipa e nada temos. Lopetegui trabalha de certeza muito, não tenho dúvidas, o problema estará na qualidade do trabalho.
    Não tenho dúvidas que Lopetegui nesta altura da sua carreira não tem capacidade para o Porto e para ser sincero não tenho receio nenhum de amanhã ter ca um técnico novo mas...quem conhece o estado do clube e do balneário quer que ele continue de certeza, a direcção tem grande confiança nele e acho que devemos valorizar isso porque em ultima analise e em quem temos que confiar.
    E Eu não sou daqueles que acha que não se deve criticar, pelo contrario, treinadores, directores, Presidente todos tem que ser escrutinados.
    Um abraço a todos.
    Mav portista na margem sul do tejo.

    ResponderEliminar
  89. 90 comentários! É obra. O que valem estes desatinos para arrebitar os "assobiadores"
    A equipa não existe, mas estes adeptos...

    ResponderEliminar
  90. O Boavista tem 500!!verdadeiros boavisteiros(acho bondade,mas,enfim) e o resto é tudo Benfiquistas..e alguns sportinguistas.Realmente,e mesmo os clubes que refere Guimarães e Braga,têm mais adeptos que um normal clube português,mas muitíssimos anti-portistas por via da sua paixão verde rubra...mas é o cancro do futebol este centralismo doentio e parolo que com o advento das tvs e pasquins lisbonenses se exacerbou,pois o "povo"está,duma maneira geral,cada vez mais ígnaro e comedor compulvivo da "palha",diáriamente servida!Será uma causa completamente perdida nas próximas gerações,pois parece que gostam de quem os "enraba" diariamente...e,gostos não se discutem!

    ResponderEliminar