segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Para que servem tantos programas sobre futebol?


Nos últimos anos proliferam nas rádios e televisões programas sobre futebol. Uns com paineleiros afectos aos três grandes e aqui, há de tudo, alguns são, pasme-se, políticos no activo ou ex-políticos; outros, com comentadores, no caso, treinadores no desemprego, ex-jogadores ou jornalistas ligados ao desporto, futebol em particular. E o que ganha o futebol português com isso? Não ganha nada, mas perde muito. Sim, perde muito com a má-língua, a desinformação, o facciosismo e muitas vezes, o puro fanatismo. Em vez de se discutir futebol pela positiva, ou seja, a jogada e o golo bonito, a estratégia que foi mais ou menos brilhante, a substituição decisiva ou que não produziu qualquer efeito, sem esquecer a melhor ou pior qualidade do espectáculo, discute-se até à exaustão e repete-se até à náusea o erro dos árbitros, quanto mais confusão e polémica, tiverem, melhor. E aí brilham as novas vedetas, um médico cirurgião, conhecido e idolatrado no seu fundamentalismo leonino. Um ex-ministro da propaganda que levava a bandeira do rafeirismo e trogloditismo, mas já não leva, porque e para nosso espanto, ou talvez não, apareceu Pedro Guerra que ainda é pior que Rui Gomes da Silva - convenhamos, não era um feito fácil de conseguir. Nos programas de comentadores, aí, a isenção, rigor e equidistância, deixam muito a desejar, alguns mandam às malvas a imparcialidade e fazem comentário com a camisola do seu clube vestida, cachecol ao pescoço e bandeira na mão. Neste caso, o paradigma é o tenebroso e autêntica ratazana de esgoto, Rui Santos, que ganhou popularidade e vai-se mantendo na ribalta, graças a um anti-portismo que nunca dispensa. Com as coisas assim e sendo o F.C.Porto o principal alvo a abater, o que vemos? Nos programas sem paineleiros e em muitos casos, não há ninguém com ligações ao F.C.Porto e os que há, batem mais depressa no seu clube que nos rivais, enquanto comentadores como Manuel José, por exemplo, não se inibe de dizer que quer o Benfica campeão. Já nos programas com painel, aí temos um apagado José Guilherme Aguiar; um Manuel Serrão mais pronto para a galhofa que preparado para argumentar pelo seu clube; e Miguel Guedes, embora sendo para mim o melhor, nunca foi nem é capaz de dar um murro na mesa, chamar a atenção de Hugo Gilberto, apresentador do programa, pela forma como privilegia o Benfica em detrimento do F.C.Porto. Com as coisas assim, não admira que no F.C.Porto - não quero voltar a dizer, por culpa própria -, as mensagens passem com dificuldade, demorem muito mais tempo a produzirem efeito, enquanto outros passem as mensagens que querem. E é vê-los sempre de apito na boca, mas um assunto tão grave como o da Porta 18 já passou à história.

26 comentários:

  1. Que saudades do Dr. Poncio Monteiro...

    José Valente

    ResponderEliminar
  2. Tudo o que escreveu é verdade, mas, voilá, é igualmente verdade a importância que estes blogs têm, você sabe, todos nós sabemos e é tão verdade que o VP já foi citado por 2 vezes por BB. Aposto que a importância da bl(ue)ogsfera não deve estar muito atrás dos ditos programas no que diz respeito a visualizações.

    ResponderEliminar
  3. F. C. Alentejano do Porto8 de setembro de 2015 às 00:26

    Boa noite

    Sabe Amigo Vila Pouca?
    Eu era daqueles que até alguns (largos) tempos atrás, não sendo um espectador assíduo, ainda via de vez em quando um ou outro destes programas(?).
    A partir do momento em que ficou claro, em todos eles, que a sua existência não passava de mais uma forma da propaganda do clube do regime, passar as ideias e mensagens que lhe interessavam, deixei de dar para esse peditório.

    Chegava a ser revoltante, e assim deve continuar, atendendo ao que por aí se ouve, a forma como o F.C.Porto era tratado nessas "conversas de puristas", em que tinha que assistir a todo o tipo de canalhices sobre e contra o F.C.Porto, sem que os ditos "representantes" portistas (quando os havia!), não queriam ou não estavam minimamente preparados, para responder à letra, e defender o F.C.Porto.

    Não sou presunçoso, nem me considero mais portista que alguém, mas desculpem-me a falta de modéstia por julgar que naqueles lugares, eu defenderia melhor o F.C.Porto.
    E não precisava de receber um cêntimo!

    Não vejo!
    Não tenho nada contra quem vê!
    E enquanto me chegarem "ecos" de que tudo continua na mesma (basta vir a este Blog para o saber!), vou continuar a não ver o Gordobern, o CMTVGuerra, ou o Anão ex-ministro da Silva, entre outros enganosamente mais moderados, mas não menos odiosos.

    Força pelo F.C.Porto.

    ResponderEliminar

  4. poderia responder:

    . para encher chouriços, que não há programas que cativem audiências como os "debates" em causa
    . para dar emprego a uns quantos, coitados, que mal se governam com o pouco que têm
    . para arranjar umas tachadas valentes, para uns quantos badamecos fazerem figuras de urso

    pois eu acho que só servem para duas coisas: propaganda pura e dura, e autêntico destilar de anti-portismo básico (por que primário)

    noutro diapasão, gostei muito de ver o excelente jogo da selecção do Jorge Mendes; nota-se um trabalho de qualidade, com um fio de jogo que cativa e não sei mais o quê - quem me dera que o nosso FC Porto jogasse assim, pois seria sinónimo de que os assobios acabariam.
    também gostei da forma como o Tadeia, 'tadinho, conseguiu evitar pronunciar o nome do nosso clube do coração o jogo todo - mormente em relação àquele rapaz "ex-marít'mo" e que fez uma exibição monstruosa.

    abr@ço forte
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  5. Não pronunciarás o nome do Senhor em vão! Assim é que é oh Tadeia! E oh Vila Pouca, para além daquelas coisas que o Miguel escreveu, osnprogramas tamb existem pq há quem os veja. É a lei da oferta e da procura. Dada a nossa demografia, há mais lampiões a vê-los, de certeza. É um campo sempre inclinado, meu caro. Mas nos já estamos habituados a subidas ;)

    ResponderEliminar
  6. Para que servem tantos programas sobre futebol?!

    Servem para fazer o mesmo que fazem os programas sobre politica, gastronomia, concursos, telenovelas..

    Servem para entreter, divertir a maralha, dar emprego e ocupar o tempo, a grelha de 7 Canais 7 da TV Cabo. E eu, por ex., como não gosto de politica, prefiro programas sobre futebol. São gostos e gostos não se discutem. E a verdade é que só vê quem quer, ninguém é obrigado.

    E, claro está, esta onda, esta trend, este frenesim também irá um dia esgotar o filão, cansar, saturar e passar de moda. Mas, de momento, é o que temos.

    E, é óbvio também que este boom até serve os interesses do Governo que esteja no Poder, pois sempre distrai a maralha, desvia as atenções do povo do essencial.

    Dito isto, e assumindo desde já que eu gosto de ver esses programas, pois gosto de futebol e não gosto de ver telenovelas ou politica.. fui, sou dos primeiros a reconhecer que o FCP uma vez mais não quer, ou não sabe acompanhar os novos tempos da Aldeia Global, da Era da Comunicação.. pois não vemos Vice-Presidentes, Directores, Dirigentes, Assessores, Funcionários do nosso Clube a tomar lugar, assento nesses Programas. Repito: ou porque o FCP não quer, ou porque não soube, não sabe acompanhar os novos tempos, a verdade é que o FCP passa ao lado e, acaba por ser prejudicado.. como ainda ontem se viu por ex., na TVI com o Serrão a não saber responder, contrapor, calar o Papagaio Guerra quando este disse que o SLB tem melhor Formação, ganha mais, tem mais convites, etc, etc.. quando na verdade o FCP até foi campeõa de Juniores, quando na verdade o FCP é que foi 1º a ser convidado para a América Cup, quando na verdade o FCP foi o 1º a participar na Premier League International.. etc, etc !! coisas que o Serrão não sabe, não conhece, nem tem capacidade, bagagem, preparação para contrapor e calar o Papagaio!!

    Ou por ex., quando falam nos 10 Títulos do Jasus e do Bi-Campeonato do Colinho do SLB... contrapor, dizer que o FCP tem 7 Títulos Internacionais contra apenas 2 do SLB e que dos tais 1o Títulos, 5 são Canecos da Cerveja sem valor facial, ou por ex., responder que o FCP foi BI-TRI-TETRA-PENTA, coisa que o SLB nunca foi!!

    Ou seja, exige-se, pede-se mais preparação, conhecimentos para calar esses pardais..
    e, mesmo a despeito de de esses programas serem em Lisboa, feitos por lisboetas, e para lisboetas.. os portistas não terem medo de fazer valer a força da sua razão. Sobretudo acabar com a treta, com o mito de que eles são muitos mais, quando na verdade nós, FCP somos quase 3 milhões e eles apenas pouco mais são de 4 milhões e não são, nunca foram nem nunca serão, 6 Milhões. Seis milhões sim, mas de aziados, de invejosos, de anti-portistas, ISSO sim, é verdade, mas juntando os verdascos e os encornados!!



    ResponderEliminar
  7. Não sou contra programas sobre futebol, nem sobre o que quer que seja. Agora não se pode querer um futebol melhor e depois aproveitar o tempo para desancar o futebol, tudo serve para polemizar, quanto mais confusão, melhor. Para além disso, devia haver equilíbrio, isenção, rigor, informação e o que há? O contrário de tudo isso.

    ResponderEliminar
  8. Bom dia...
    Saudades tenho do tempo em que havia apenas 2 canais na tv... não deixa de ser curioso que a concorrência nos órgãos de comunicação, em especial na tv, tenha redundado numa gritante perda de qualidade, rigor e isenção jornalística. Já nesses tempos se notava que o FCP era um alvo a abater... mas o que se passa hoje em dia é mau demais para ser verdade. E o que me entristece mais é que muitos dos nossos, se deixem ir na corrente e se alimentem da palha que, diariamente, é servida.
    Não deixa ainda de ser curioso que, apesar dos inúmeros programas de futebol na televisão, não haja um só que, à boa maneira do "Domingo Desportivo" de antigamente, nos dê os resumos dos jogos, os golos e das jogadas de golo e de perigo.
    Em plena era da comunicação, não deixa de ser curioso que sinta saudades desses tempos, em que as questões do futebol eram vistas mais pelo lado de dentro do que pelas questões laterais...
    Talvez tenhamos, como povo, a comunicação e a informação que merecemos... e no fundo, o país que queremos.
    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  9. Não sou presunçoso, nem me considero mais portista que alguém, mas desculpem-me a falta de modéstia por julgar que naqueles lugares, eu defenderia melhor o F.C.Porto.
    E não precisava de receber um cêntimo!

    Diz num comentário,acima,o FC Alentejano.

    Mas será que ainda há quem acredite no Pai Natal?
    TODOS os "comentadeiros",ditos defensores do FCPorto,são,criteriosamente,ESCOLHIDOS pelos respectivos canais,e servem para no geral se auto-promoverem e receberem as moedas como Judas,e sabem,porque aceitaram antecipadamente,que o seu papel é meramente decorativo ou representa o imaginário dos "parolos"lá de cima,tipo Manuel Serrão,enquanto que os outros têm membros dos corpos sociais ou arrependidos que levam os recados e a missa a rezar..
    Só come quem quer e como este país é o que é,estes programas são o fiel espelho deste acéfalo,medíocre e centralista,arremedo de país.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  10. Alguem ja recebeu os novos cartões de sócio? Já estamos em Setembro e ainda não recebi

    ResponderEliminar
  11. Ou por ex., quando falam nos 10 Títulos do Jasus e do Bi-Campeonato do Colinho do SLB.. contrapor, dizer que o FCP tem 7 Títulos Internacionais contra apenas 2 do SLB e que dos tais mencionados 10 Títulos do Jasus, 5 são apenas meros Canecos da Cerveja Lucília sem valor facial, ou por ex., responder que o FCP já foi BI-TRI-TETRA-PENTA, coisa que o SLB nunca foi!!

    Ou seja, exige-se, pede-se mais preparação, conhecimentos para calar esses pardais..
    e, mesmo a despeito de esses programas serem em Lisboa, feitos por lisboetas, e para lisboetas.. os portistas não devem ter medo, receio de fazer valer a força da sua razão. Sobretudo, acabar com a treta, com a peta, com o mito de que eles são muitos mais, quando na verdade nós, FCP somos quase 3 milhões e eles apenas pouco mais são de 4 milhões e não são, nunca foram, nem nunca serão, 6 Milhões. Seis milhões sim, são, mas de aziados, de invejosos, de anti-portistas. ISSO sim, é verdade, mas juntando, somando os verdascos e os encornados!!

    ResponderEliminar
  12. O Caracoletas dizia há uns dias que tinha a certeza que Carrillo não renovava contrato com o Sporting porque estaria já apalavrado com o FCPorto para assinar a custo zero em Janeiro. Preocupadíssimo com este facto, aconselhou Sporting a renovar prontamente com o jogador e pensar rapidamente em vendê-lo pois FCPorto voltaria à carga novamente. Resumindo, Carrillo no Sporting é mau, no FCPorto era uma desgraça. Bom bom, seria vê-lo fora de Portugal... Enfim, o que mais me surpreende é que esta criatura tem meia hora de TV para vomitar a sua opinião

    ResponderEliminar
  13. Cá em casa já recebemos os cartões, com um pormenor engraçado, a minha mulher herdou o meu antigo número.

    ResponderEliminar
  14. Caro Vila Pouca,

    Eu desde o Donos da Bola que deixei de dar para esse peditório. Não tenho estomago para tanto.

    E por falar em estomago, noticia do lixo da manhã no SAPO:

    - Baía confirma que Vieira ligou a Pinto da Costa a perguntar de Lopetegui ficava no Porto.

    Que grande noticia. impecável.

    Abraço

    F. Couto

    ResponderEliminar
  15. 1 - Já recebi o cartão, faz uma semana.
    2 - Que saudades de Pôncio Monteiro, sim...
    3 - Os programas sobre futebol são telelixo, que recuso ver, às vezes poucos minutos em zapping e mais nada. Fomentam ódios,com comentadores trauliteiros e rascas, fazem propaganda rasteira aos do costume, não se aprende nada.
    Tenho pena que os nossos comentadores sejam de low profile, como Guilherme Aguiar, politicamente corretos, como no Trio de Ataque, ou realmente para o gozo, que já não pega, do Manel Serrão, que noutros tempos, levava os benfas à loucura, e agora se perdeu... Rodolfo é um enigma, portista, mas muito crítico, salva-se Bernardino Barros, embora num programa menor...
    Por isto tudo, não vejo, e pouco quero saber. Uma perda de tempo.

    ResponderEliminar
  16. Li algures neste post, um comentário do Viper, sobre a putativa hegemonia do Benfica no legado de JJ. Vamos registar a coisa de forma mais simples, isto nos 6 ultimos anoas de lagedo do JJ, e excluirmos a Supertaça e a Lucilio Cup, os registos objectivamente demonstram que surgiu uma aproximação, mas não foi decretado qq tipo de fim do ciclo hegemónico (já o referi aqui, os ciclos hegemonicos tem habitualmente três fases distintas, e o FC Porto está na sua 3ª Fase), mas vejamos o que aconteceu nas ultimas 6 temporadas desportivas:

    Em 6 Campeonatos, o FC Porto venceu 3, o Benfica ganhou 3!

    Em 6 T Portugal, o FC Porto venceu duas, o Benfica venceu uma!

    Em 5 Edições da L Campeões, o FC Porto superou 3 X a Fase de Grupos Champions, o Benfica apenas uma vez superou a Fase de Grupos!

    O FC Porto, nessas 6 ultimas temporadas, venceu uma T Europeia, e o Benfica em igual período foi Bi Vice Campeão da Liga Europa!

    Desculpem lá, o que é hegemonia,ou o fim de um qq ciclo? Os ciclos hegemónicos não são observados num período alargado? Sim, médio / longo prazo? Provavelmente anda muita gente equivocada!

    Sobre os paineleiros, e programas com "conversas de mercearia", prefiro aqueles que tem como protagonistas ex jogadores ou Treinadores de Futebol, do mal o menos, nesse tipo de conteudos é abordado sobretudo o Futebol (quem o viveu bem lá dentro), e naturalmente também algumas questões marginais ao jogo. Nos outros, bem nos outros conteudos, uma mera luta de audiencias, programas esses que acabam por nos divertir, todavia, tem o lado mais negro do Futebol, fazem-lhe mal, e inflama sobretudo os seus adeptos, o que não deixa de ser muito perigoso, mas na guerra de audiencias tudo é permitido, e surge uma máxima do Marketing : "Bem ou mal, importante é ser falado e comentado...". Relativamente aos representantes do FC Porto naqueles programas, mera opinião pessoal, o Miguel Guedes é o nosso melhor representante, o mais bem preparado, em contrastem o Aguiar não faz os trabalhos de casa, e o Serrão enfim, Circo Chen ...

    Bom, mas curiosamente, nos serões de 2ª Feira, surgem-nos casa dentro, os representantes dos 3 Grandes, era suposto estarem ali como meros adeptos, e naturalmente a defenderem bem ou mal, as suas cores. Bem, o que constatamos, o Benfica surge representado por dois P Lança, um Ministro, e outro Secretário de Estado da Máquina de Propaganda do Sport Vieira e Benfica, ambos com responsabilidades no Benfica, um como Vice, outro como Director de conteudos da Bieira TV, e eu pergunto, opinam naqueles programas como meros adeptos ou representantes oficiais do Sport Vieira e Benfica?

    Todavia, a máquina de propaganda é extensiva às colunas dos Jornais Desportivos, semanalmente lemos o Vice Silva, ou o Senador pateta Cervan com Colunas de Opinião de pura propaganda!

    1 abraço,

    PT

    ResponderEliminar
  17. Não são programas de futebol.
    Repare-se que em muitos deles nem imagens há dos jogos, não tem jogadores e treinadores no activo

    São entretenimento televisivo.
    Aproveitam, e são o espelho, do pior da sociedade dos nossos dias.

    Eu, por regra, não vejo.

    Qt ao FCP tem de ter os seus próprios canais para passar a mensagem, e não pode responder a qualquer anormal.

    ResponderEliminar
  18. Vila Pouca,

    Na semana passada, abordei aqui mesmo a questão dos Atletas emprestados, e os outros com passes partilhados. A legislação é clara, emprestados não defrontam o Clube Mãe, mas no sentido inverso Atletas com passe partilhado podem defrontar o ex Clube, aliás, deixei o exemplo do Tóze FC Porto e VSC, ambos Clubes com passe partilhado a 50%, e naturalmente, na Jornada de abertura no Dragão, o Tóze foi titular e defrontou o FC Porto neste Campeonato!

    Como referi nesse anterior comentário, recordei o exemplo do Miguel Rosa, que tal como o Tóze tem o passe partilhado, e em 4 partidas em dois Campeonatos anetriores, nunca defrontou o Benfica. Na sexta feira teremos um amigavel Benfica Belem na Luz, Dalcio é um jovem contratado pelo Benfica, e posteriormente emprestado neste defeso ao Belem, e naturalmente não defrontará o Benfica, correcto. E o Ruben Pinto (chegou esta temporada não emprestado, mas com passe partulgado tal como Tózé), e o Miguel Rosa irão defrontar o Benfioa 6ª Feira?



    Vejamos o que escrever hoje o Record sobre esse tema :

    "São vários os jogadores azuis que tiveram ou têm ligação ao Benfica, mas apenas um está fora dos planos. Falamos de Dálcio, que está cedido pelos encarnados e, ao abrigo da lei, está impedido de atuar.



    Também Miguel Rosa pode ficar de fora, devido a um acordo verbal, prevendo-se que Carlos Martins e Rúben Pinto possam ser opção."

    A minha suspeição, confirma-se mesmo, e acredito que o Ruben Pinto também não será utilizado, tal como o Rosa!

    Bom, entretanto irá abrir-se um novo inquérito, e mais do mesmo, Processo Rosa novamente Arquivado por falta de provas, e em nome da Verdade Anti-Desportiva!

    Isto é, a "Procissão ainda vai no adro", e já tivemos o Benfica a jogar em Aveiro com o Arouca, e passados 15 dias o FC Porto desloca-se à Vila de Arouca, e o Rosa continuará privado de defrontar o seu ex Clube, do qual está desvinculado, e nem está emprestado...

    E siga o regabofe da Verdade Anti-Desportiva!

    Tem a palavra a blogosfera e o Dragões Diário!

    PT

    ResponderEliminar
  19. PT, vamos ver se o tal acordo verbal vai continuar e o Rosa continua a não jogar...

    ResponderEliminar
  20. MP propõe suspender (arquivar), adiar para as calendas o Processo dos Casuals Verdascos!!

    Mas claro que sim, mais oui, bien sure. Como muitos dos arguidos são filhinhos de papás da Alta Socialite alface-ginjinha-papoila, alguns até de Magistrados e Advogados verdes influentes de Lixoboa... o MP propõe suspender o Processo em troca de uns cobres.

    Que País este!!

    Uns vendem droga no estádio, outros batem e partem tudo o que lhes apetece e nós portistas, comemos e calamos.

    ResponderEliminar
  21. Quid e são Casuals Portugal. Não é chique? Assim é mais abrangente...

    ResponderEliminar
  22. Caro Dragão Vila Pouca, só vejo com atenção o Trio de Ataque que talvez seja o mais civilizado, os outros são uma selva patética em busca de audiências, por isso só vi o Prolongamento umas duas e sinceramente achei tal programa muito rasca,com pobre de conteúdo e com um gigolô de Vieira chamado Pedro Guerra que nunca se calava, nem respeitava os seus colegas de painel, nem o pobre apresentador e os espectadores, já o outro é mais antigo e parece um circo onde Rui Gomes da Silva destila ódio contra outros emblemas ou determinadas pessoas, invoca à violência gratuita perante o marasmo de quem apresenta o programa ou quem está ao lado, enfim mais um pateta que por acaso até foi governante.

    Depois perante este relato também questiono-me a razão de existir tantos programas do mesmo formato, onde o futebol passa para segundo plano e as agendas pessoais ou estranhos interesses são o alimento dos tais programas, gostaria que houvesse algo diferente com gente que percebesse de futebol e falasse abertamente sobre o mesmo.

    Finalmente estranho que a detenção de um director de certo emblema já tenha sido esquecida, quiçá sinais dos tempos e da influência de Vieira sobre a comunicação social,mas a sua imagem ligada ao tráfico de droga não desaparece do dia para a noite e os portugueses têm memória.

    Abraço

    Castle Porto

    ResponderEliminar
  23. Eu, pessoalmente, quando quero ver babuínos, vou ao zoo, ou mudo para a TV Parlamento.

    ResponderEliminar
  24. Ainda nenhum paineleiro desses programas mencionaram sobre a minha teoria de que os jogadores desvalorizam-se nas selecções além de prejudicar desportiva e financeiramente os clubes/sads.

    ResponderEliminar
  25. Vila :

    Concordo contigo . Tais programas dão cabo do futebol !



    Abraço

    ResponderEliminar