domingo, 27 de setembro de 2015

Porque não fazer um filme quando as coisas nos correm mal?


O F.C.Porto esteve mal em Moreira de Cónegos, empatou, desperdiçou dois pontos de forma inadmissível. O Sporting, jogando depois e tendo oportunidade de se isolar no comando da classificação, não fez melhor no Bessa e também empatou. Foi uma jornada boa para o clube do regime, mesmo que ainda vá a dois pontos da liderança. Sim, porque também teve um deslize grave quando perdeu, em Aveiro, note-se e sublinhe-se, com o Arouca. Conclusão: a vida não está fácil para os clubes grandes, mais por culpa própria que por uma significativa melhoria dos clubes mais modestos - como já disse muitas vezes, mas repito, no futebol actual já não há lugar para amadorismos, todos os clubes trabalham bem e, ou os mais fortes igualam os mais fracos na vontade, determinação, espírito de luta e de sacrifício, para que depois a sua maior valia individual e quase sempre, colectiva, venha ao de cima, ou surpresas destas tenderão a acontecer muito mais vezes. Dito isto, é preciso dizer que há diferenças na forma como os adeptos e até os clubes, encaram estes desaires. Os portistas ficam revoltados com a sua equipa, destratam jogadores, treinadores e até dirigentes, olham primeiro para dentro, só perante arbitragens muito mazinhas se desculpam com os erros do árbitro. Já os dois rivais sulistas e em particular o Not Sporting Lisbon - o outro tem tanto colinho que não tem razões para se queixar. Mitroglou até já ficou a saber que pode cortar a bola com a mão dentro da área que não há problemas - quando não ganha, como se viu ontem, mobiliza presidente do clube, líder da AG, treinador, faz um grande filme e depois conta com a distribuidora, Lixeira Desportiva da Cofina, mas não só, para vender o filme. É uma ideia que devemos explorar: Porque não fazer um filme quando as coisas nos correm mal?

Conclusão: a jornada não correu bem, mas podia ter corrido pior. Como disse no post anterior estou cansado para este sobe e desce e por isso não vale e pena repetir que não podemos andar constantemente entre expectativas altas e frustrações que deixam marcas. Mas também não vale a pena andarmos sempre a fustigar-nos, não há tempo para isso. Depois de amanhã há uma montanha para escalar e só a escalaremos com sucesso se estivermos unidos em torno da equipa e a apoiarmos. Sim, porque Ser Porto é isso e não, o minha teoria está certa, o treinador não serve, aquele jogador não presta, etc. e tal.

22 comentários:

  1. Também eu já dei para esse peditório. Custa-me ver tanta gente a desancar no treinador, nos jogadores em vez de apoiar, só porque as coisas não correram bem. Num outro Blogue portista, chamei a atenção para isso, para pararem de dizer mal do treinador e dos jogadores.. e recebi uma resposta assim:

    L G Graça DISSE às 18:09

    "Há portistas que quando ficam anos a seco ainda batem palmas. Eu não sou um deles. Peço desculpa".

    E então eu também LHE respondi assim: Viper DISSE a 27 de Setembro de 2015 às 18:45


    Tu, deves ser tão portista que nem sabes que o FCP não ficou anos a seco. O FCP apenas na Época passada não venceu nenhum Título. Ora um ano, não são anos!!

    E, sabes bem, se fores sério, que o FCP fez 82 pontos que num Campeonato sem colinho, sem campos inclinados, sem manto protector.. 82 pontos dariam para ser Campeão com 10 de avanço. Mas, lá está. Deves ser tão portista como eu sou chinês!!

    - - -

    Isto a propósito de ver tanta gente que só sabe assobiar, criticar, pôr em causa, em vez de apoiar. Ou como diz o outro, nas vitórias é fácil apoiar!!

    ResponderEliminar
  2. Boa noite
    Gostaria de alertar as hostes para mais um comentário do sr. Bruno Carvalho, onde o mesmo afirma em relação ao nosso clube, não directamente, mas todos sabemos como esse sr. é, sendo que o mesmo nessa entrevista diz "Danilo Pereira: "Carlos Pereira disse que Danilo esteve no Sporting? Essa declaração deixou-me furioso. Esteve em Alvalade e ninguém me disse. Foi o primeiro a ensinar-me a matemática reversiva. Demorou 48 horas a fazer um contrato por 4,5 milhões de euros, fechámos o acordo com o jogador em 48 horas e pelo que é público o negócio foi feito por 3,8 milhões de euros para o FC Porto. Danilo é do FC Porto desde pequenino. Os seus genes foram sempre o FC Porto. A nossa contabilidade é limpa e isenta, só temos canetas, folhas e computadores, não temos sacos para por fruta. Euros iguais a Norte e a Sul? Essa frase marcou-me, ficámos a saber que a prostituição é igual no continente e nas ilhas."


    Acho que perante isto a Sad não devia ter dúvidas, e por muito menos temos um dos nosso em tribunal.

    ResponderEliminar
  3. Manuel Teixeira, as declarações são graves, mas como não sou jurista, não sei se há nelas motivo para colocar o calimero mor em tribunal. Se houver, ai não devemos hesitar.

    ResponderEliminar
  4. Passado a azia..sim..que grande murro levei. .depois daquela vitória contra os vermelhos mão esperava aquela camada. .e não vale a pena tornar a falar disso porque aqui já foi tudo dito..e bem dito..temos mais uma batalha na terça feira..e chamo a atenção que vamos ter 4 jogos seguidos em casa muito importantes..2 para a champions e 2para o campeonato..podemos dar um passo de gigante para o apuramento. .e no campeonato vamos alargar a vantagem para os adversários. .assim espero.

    ResponderEliminar
  5. Peço desculpa, independentemente da opinião de cada um, do ódio ao treinador, das muitas exotericas explicações sobre o que devia ou não fazer, existe um ponto comum em todos os comentários, a recusa obstinada em falar daquilo em que a vida e o futebol faz parte dela, numa das suas formas lúdicas, é completamente dependente depois se reconhecer o trabalho: o acaso. Mas falar da sorte ou do azar fica mal? É só pra meninos frustrados? Porquê o complexo? Sejamos sérios, ela não nos tem acompanhado como tem sido provado nestes últimos jogos, mesmo contra os coisinhas, quando podíamos ter começado a ganhar mais cedo. Custa-me ver, embora tenha de compreender, treinadores exultantes pelo pontinho conquistado, quase sempre á custa dum bamburrio, a dar explicações científicas sem recorrer, quando perdem, á sempre conveniente diferença de orçamentos, antes realçando as suas inteligências e o domínio perfeito do jogo mais os seus tempos. E não me venham falar daquela frase feita, bem á medida de quem tem as costas quentes pelo trabalho mas também pela sorte "...a sorte dá muito trabalho..." E as arbitragens que nos têm calhado? UI...do melhor... Atenção que esta opinião não invalida os nossos defeitos, as nossas culpas, as nossas falhas, mas se Osvaldo tivesse feito o terceiro, ou o Sanhá não tivesse escorregado proporcionando um centro perfeito para o 2-2, estávamos todos felizes, uns a exaltar as faculdades do treinador, outros, se calhar a maioria, calados porque o basco tinha tido sorte.

    ResponderEliminar
  6. Bom post! Estamos em primeiro no campeonato e fizemos um bom resultado na CL. Agora temos que estar todos unidos para apoiar a equipa e fazer uma gracinha na 3ª!!!

    Força Porto!

    ResponderEliminar
  7. L qualquer coisa, aqui não és bem-vindo e portanto não comentas. Faz o juízo de valor que quiseres.

    ResponderEliminar
  8. Boa noite,
    Mais uma vez parabéns pelo post e como sempre, estou 100% de acordo consigo. A última jornada foi má mas sem dúvida que poderia ter sido pior. Uma coisa não nos podemos esquecer: mais deslizes como estes podem custar-nos caro. Não podemos mandar estas lições para trás das costas e espero que o treinador e jogadores estejam cientes disso. O campeonato é o nosso objetivo número 1. Espero um bom jogo na terça e espero que a nossa equipa possa aproveitar o mau momento do Chelsea. Temos de ser um por todos e todos por um!

    Um abraço,
    Pedro Nuno

    ResponderEliminar
  9. Caro DVP,

    Ora nem mais. O Porto acima de tudo.

    O choradinho dos calimeros é absolutamente indecente.

    Raoc

    ResponderEliminar
  10. Caro Vila e demais amigos deste blog,

    Li os 3 últimos posts e os comentarios deixados pelos visitantes e o que me parece é que existe uma grande disparidade entre aquilo que enquanto adeptos julgamos ser a realidade e aquilo que mais provavelmente o é. Por pontos:

    1 - A responsabilidade é sempre do treinador. Absoluta verdade aos olhos de qualquer adepto, eu incluido. Mas será justa esta afirmação? Correspode à verdade? Obviamente não. Demasiado redutora e simplista. Durante a semana a EQUIPA treina para os 2 jogos que se seguem e nunca apenas para o próximo como dizem na TV para apaziguar os adeptos. E a EQUIPA começa nos tratadores da relva no Olival e acaba no Presidente, com Lopetegui e jogadores pelo meio.

    2 - Porque é que alguns jogadores só jogam bem na Champions e contra o Benfica? Porque os prémios são muito maiores e a visibilidade é astronómica. Ninguém no planeta para além dos adeptos ferrenhos quer saber do jogo contra o Moreirense e a prova está aqui: Quantos comentários foram deixados aqui antes e depois do jogo com o Moreirense? Só quando não ganhamos é que aparecemos aqui aos magotes a destilar vitriol contra tudo e todos. Vejam quantos jogadores portugueses jogaram - André, Danilo e Varela - dos quais apenas 1 tem ADN Porto. É de admirar que a equipa renda menos? Claro que não.

    3 - Porque insistem em utilizar o Herrera e o Brahimi - e agora também o Corona? Porque não joga Bueno? Porque os contratos celebrados com quem financiou estas aquisições provavelmente assim o exigem. Há que rentabilizar activos com mercado. Os jogadores esses são apenas única a "mercadoria" que temos já que no planeta poucos querem ver jogos do FC Porto. Nem de patrocínio nas camisolas precisamos quando por ano nos propomos a realizar mais de 50M Euros em vendas de jogadores.

    4 - O que fazer então? O adepto do futebol moderno, também conhecido como futebol-espectaculo, tem de por de lado a noção antiquada de que a equipa joga para a "glória" e que os valores de "desporto" ainda vigoram nos patamares mais elevados da competição. O que interessa é apenas o dinheiro que se consegue sacar aos adeptos, seja através de publicidade (TV), vendas de bilhetes e merchandising. Tudo o resto é uma ilusão que nós criámos e que a "máquina" que gere o futebol se limita a alimentar.
    Tudo não passa cada vez mais de uma narrativa. Quem quer ver futebol a sério - o desporto - tem que procurar ligas não profissionais, onde se joga por amor à modalidade e não ao dinheiro. A qualidade dos executantes é certamente inferior, mas o empenho será sempre o máximo.

    5 - Voltando ao FC Porto, por mim hei-de acarinhar para sempre as memórias dos bons velhos tempos que acabaram em 1987 com a conquista da Taça dos Campeões Europeus, competição apenas para clubes campeões e que nunca admitiria terceiros classificados a participar (a menos que fossem os titulares do ano anterior se não estou em erro). No Verão de 1987 o Porto vende Paulo Futre ao Atlético de Madrid por 600 Mil Contos (3 Milhões de Euros na moeda actual) e entra na alta roda do futebol europeu, que durante os 20 anos seguintes se moderniza adaptando o que eram clubes sociais para empresas com fins puramente comerciais.

    Resumindo, se queremos continuar a ser adeptos da primeira equipa de futebol do FC Porto temos que deixar de ser sócios e adeptos para nos tornarmos "Fãs" e "apoiantes". A única maneira de influenciar os poderes corporativos que controlam os clubes de top modernos é deixar de consumir o(s) producto que eles nos impingem, porque a única linguagem que o gestor doe futebol moderno entende é a do dinheiro. E não se admirem quando as principais ligas começarem a absorver os grandes clubes das ligas mais pequenas, porque ninguém trava os interesses capitalistas.

    ResponderEliminar
  11. Caro Vila Pouca,

    Mais logo na Antena 1 a partir das cinco horas passa uma entrevista do nosso Presidente.

    Um abraco,

    Portista de Cascais

    ResponderEliminar
  12. Só eu sei o que custou aquele empate.
    Durante e no final do jogo, só apetece mandar tudo c# c"#$%#$#$, a todos!

    Tínhamos de fazer mais.
    Andamos parte do jogo a facilitar.
    Uma vez ou outra... acontece, mas connosco tem sido AZELHICE!
    É falta de concentração.
    É cortar para a frente, sem pensar mt bem. Porque se estivesse 100% concentrado, cortava para outro sítio, porque mesmo ali à frente está um gajo que veste outras cores!

    E a questão que todos procuram, é, de quem é a culpa?

    A maior parte acha que é do treinador.
    O tal que tem um plantel de luxo.
    Mas depois, vai-se a ver e de luxo têm apenas meia dúzia de jogadores.
    Perdemos qualidade na defesa, apesar do acréscimo Iker. É um facto.
    Perdemos um número elevado e fora do normal de titulares, é outro facto.
    E isto tem consequências e leva tempo.

    Não é fácil, por muito que se queira e se diga, desligar do próximo jogo.
    Vejam o que se passa com outras grandes equipas.
    Até o Atl Madri com o carismático e aguerrido Simeone escorregou.
    E trata-se de um treinador famoso por tirar tudo e mais alguma coisa dos seus jogadores.

    Isto não invalida que o treinador não tenha parte da responsabilidade, porque tem!
    É o líder, como tal assume!
    A questão é, se fosse outro era diferente? Para melhor?
    Sinceramente não acho!
    E no dia em que achar que a culpa é do treinador, serei o 1º a pedir que se vá embora.

    Venha o Chelsea.

    Cumps

    ResponderEliminar
  13. Totalmente de acordo.
    Não vencemos o moreirense por culpa própria e tínhamos obrigação de ter garantido os três pontos depois de estarmos em vantagem em duas ocasiões. mas a verdade é que como somos um clube de top na europa, um dos que mais presenças tem na liga dos campeoes, temos já que pensar no jogo com o chelsea, que não duvido a equipa tudo fará para ganhar.

    Peço desculpa pela teoria da conspiração mas cá vai:

    A atitude de algumas equipas quando defrontam o FC PORTO é muito curiosa, quando comparada com a postura assumida contra outros adversários. Será que, quando o Belenenses ou o Paços, a titulo de exemplo, jogarão olhos nos olhos com o FC PORTO quando jogarem no Dragão??

    Força PORTO!!!
    SFelgueiras

    ResponderEliminar
  14. "teve um deslize grave quando perdeu, em Aveiro",.

    Foi em Aveiro, mas quem jogou fora foi o Arouca. A derrota do clube da Dona Victória foi como se tivesse acontecido na catedral do pó dos milagres.

    Por feitio, não sou dos que vou para a praça criticar a família. E quando alguém me provoca ou quer falar mal dela ou de algum dos seus membros não fica sem resposta e nem sempre é macia. Quem atira pedras está sujeito a levar com calhaus.

    Olhem, amigos: vão amanhã para o Dragão preparados para tudo menos para apupar o treinador Lopetegui e assobiar a equipa. Se o fizerem, quem perde são vocês. Não é preciso dizer-lhes que o vosso dever à apoiar e não desmoralizar. E, se porventura as coisas não estiveram a decorrer segundo o que todos o desejámos, então façam silêncio e terão a certeza que deste modo o ruído será muito maior, ensurdecedor mesmo.

    Importem-se só connosco. Não se preocupem com os outros. Vocês não fazem ideia dos problemas que os afligem. A nossa organização é a melhor de PORTUGAL e poucos clubes do Mundo não gostariam de possuir outra igual.

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  15. Amanhã que nunca mais chega....

    Por muito que alguns, sem hipocrisias, também faço parte do rol, que acham que Lopetegui é um entre muitos, amanhã há que estar com a equipa (e já agora, a equipa estar connosco!)... Mourinho já foi nosso, aprendeu aqui o vernáculo e resposta pronta, mas isso já é passado!
    Façam como diz o Remigio (que era o que nós "andrades" faziamos no tempo da Antas), quando a coisa não corre bem, o silêncio sepulcral vale bem mais que mil assobios!!!

    Para os Rui Gomes da Silva e Brunos de Carvalho deste mundo que só sabem falar em fruta: olhem a fruta faz bem á saúde, pelo que vos reocmendo que metam uma banan pelo olho do cú adentro!!!!

    ResponderEliminar
  16. Já me chateei duas vezes no Dragão por não aguentar mais com a falta de respeito do público para com o clube e a equipa. Ora se riem do azar de um jogador da própria equipa (é verdade meus amigos, alguns são mesmo uma gente muito baixa) ou então assobiam sem nexo, nem propósito. Não os entendo e já não quero nem tento. Ora parece um funeral, ora um côro assobiativo de gente com problemas graves em casa.

    É também o reflexo de uma cultura maioritariamente negativa que vai passando de pais para filhos. Gente aburguesada, que é mais critica e exigente com os outros do que com ela própria.

    Amanhã no Dragão teremos um Porto competitivo como sempre, a crescer, com muito que melhorar e que por isso mesmo precisa de apoio.
    Vamos jogar contra um dos plantéis mais caros do futebol mundial, cheio de estrelas e experiência. Vai ser um jogo muito fisico e muito complicado.
    Vamos ouvir ad-nauseum que o Chelsea está a atravessar um momento dificil, mas nós que somos a única de equipa de Champions em Portugal, sabemos muito bem o que a casa gasta. E sabemos que a este nivel, épocas desastradas dentro de portas, não têm reflexo nas competições europeias (vide Dortmund).

    Esperemos jogar para ganhar e pelo menos pontuar, esperando igualmente uma escorregadela Ucraniana em Israel.

    ResponderEliminar
  17. O que me dói não é tanto a perda de 2 pontos em Moreira de Cónegos, porque os n/adversários directos também lá podem ir perder pontos. Lá ou em qualquer outro campo improvável.
    Custa-me a ver é a atitude da equipa, a falta de arreganho, de brio e de espírito de luta.
    Depois aparece sempre muito nervosa e precipitada e com o desenrolar do jogo, se as coisas não correm pelo melhor, instala-se a confusão e não há discernimento capaz de dar a volta à situação.
    Penso que o próprio Lotepegui deveria ter mais calma e ponderação por que as suas atitudes fazem-se reflectir dentro do campo.

    ResponderEliminar
  18. Professor Tonecas do futebol levantou-se e28 de setembro de 2015 às 15:50

    contra o Chelsea eu apostaria em:

    Casillas, Maxi, Maicon, Marcano, Indi; Danilo, Rúben Neves, Imbula; André André, Aboubakar e Corona.

    Partindo do principio que Brahimi não vai poder jogar de início. Mesmo se pudesse era entre ele e Corona.
    Na defesa punha o Indi que é mais forte a defender e acho importante evitar ao máximo sofrer golos amanhã. O empate não será mau mas não sofrendo golos podemos bem conseguir vencer, até porque este Chelsea anda a jogar mal, não deixando de ser uma equipa muito perigosa e com alguns dos melhores jogadores do Mundo.
    No meio-campo Danilo é o tampão, o único verdadeiro trinco do plantel, o jogador-gladiador que ganha a luta a meio-campo. À sua frente Neves e Imbula. Neves porque é o que melhor passa a bola e é um jogador com fibra algo importante nestes jogos e claro, tem imensa qualidade e simplificaria o jogo da equipa. Imbula seria a locomotiva. Concentrado a defender mas depois com bola a galgar metros e a trazer a equipa para a frente. À frente do trio do meio-campo colocaria dois vagabundos, Corona e André. André é o jogador omnipresente, aparece em todo o lado, disputa, rouba bolas, recupera, passa, desmarca-se, enfim, está em grande forma tem de jogar. Corona seria o homem que daria mais velocidade e mais desequilibro, rachando a defensiva inglesa. Na frente o grande Aboubakar, o homem golo.
    Uma equipa um pouco na retranca mas com qualidade e capacidade para disputar este jogo contra a equipa de Mourinho.

    ResponderEliminar
  19. Boa tarde Sr. DVP
    Preciso de ajuda de quem compra ou faz compra de bilhetes on line.
    A pouco comprei o bilhete para amanhã on line.
    No fim do processo apareceu uma mensagem dizendo Pedido concluido com o sucesso e atribuiu um número.
    O que faço agora?
    Enviei um mail para o apoioclientefcp@sportmultimedia.pt e apenas disseram que respondem quando puderem.
    Precisava de ajuda, pois foi a 1ª vez que fiz uma compra on line de bilhetes.

    Cumprimentos
    Bruno Miguel Guedes

    ResponderEliminar
  20. Pés Juntos,

    Mas o desporto somos nós os que gostamos dele e gostamos dos nossos ideiais, pelos quais passa o clube.
    Se deixarmos morrer o lado romântico da vida, mais vale a pena morrer.

    Por mim vou continuar a sonhar com o lado romântico do futebol, com a glória do nosso clube e com aquilo que nos define como latinos na vida.

    O futebol está mais podre e responde àquilo que responde qualquer negócio de massas nos dias de hoje, é verdade. E é por isso que Pinto da Costa é um homem admirável, porque compreendendo a mudança e adaptando-se sempre à nova realidade, soube manter no que foi possivel a identidade do clube.

    O meu único medo é poder chegar o dia em que tenhamos um novo Presidente sem romanticismo nem paixão suficientes, que sucumba apenas ao negócio e à côr do dinheiro. Nesse dia, se não estivermos presentes transformar-nos-emos talvez num Manchester United, vendido a um grupo americano... e não falo dos outros clubes porque não encontro nenhum dos que foram vendidos que tenha tido a nossa glória ou que tenha a nossa História ou identidade.

    ResponderEliminar
  21. MVP as minhas preocupações com o treinador são algumas. As saidas de bola pelo médio defensivo, procura colocar nos médios mais adiantados, estes invariávelmente estão sempre marcados pelos adversários, têm que baixar para receber o passe, aí começa o passa para o lado e para trás, as bolas para os extremos, quase sempre colados à linha, são em geral passes longos e bombeados que dá ao adversário tempo para marcar em cima, depois muitas vezes conseguem passar, mas mais adversários aparecem, primeiro que chegue ajuda e quando chega, demoram uma eternidade, o ABOUBAKAR para mim o melhor jogador neste momento, tem sido inexcedível, escondendo muita inércia no ataque, o golo do último jogo no DRAGÃO foi para mim das melhores jogadas da era LOPETEGUI, teve velocidade, trocas rápidas de bola, sempre em progressão, este tipo de jogadas deviam ser sempre procuradas, para mim continua a faltar um central que saia bem com bola e com bom passe e o tal 10 rápido e objectivo de boa técnica, que jogue sempre para a frente,mas se calhar é o que todas as equipas do mundo procuram.

    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  22. Bruno, eu não te posso valer, nunca comprei bilhetes online. Se alguém do blog que já comprou quiser dar uma ajuda... agradecemos.

    A equipa do Tonecas é a minha, com excepção do Indi...

    Vou já publicar no blog, no facebook já está, a entrevista de Pinto da Costa à Antena 1. Ele explica essa história do F.C.Porto dos portistas. Depende sempre de nós, os sócios, qualquer mudança.

    ResponderEliminar