segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

O sonso; e ainda o F.C.Porto - Moreirense de ontem


É fácil a um treinador do Benfica ser cínico, hipócrita, fazer o papel de sonso, ter uma atitude desprendida e dizer: temos razões de queixa, mas deixo isso para os analistas e comentadores.
Dando de barato que na época passada, o sonso, quando se sentiu prejudicado, gritou: não gosto de ser comido de cebolada! - ainda se fosse de escabeche ou de cabidela...-, o sonso sabe que não pode nem precisa de falar muito. Não pode, em primeiro lugar, porque é treinador de um clube que nos últimos tem tido colinho directo e colinho indirecto, isto é, benefícios nos seus jogos, ao mesmo tempo que os outros têm sido vítimas de arbitragens de bradar aos céus. Três exemplos:
1 - Se uma falta que não é marcada a meio-campo, mais à frente vem a dar origem a um livre e golo, é motivo de polémica, então nós portistas ainda nos devíamos sentir mais penalizados, fazer mais barulho.
2 - Se no lance do jogador do Boavista que marcou o segundo golo, é falta, então o golo do empate que o Benfica conseguiu no Dragão, no último minuto do último jogo frente ao F.C.Porto, também é falta. E aí o empate é falso.
3 - Se no lance sobre Cervi, foi penalty, porque João Mostovoi Pinheiro não marcou um penalty muito mais evidente a favor do F.C.Porto no jogo em Setúbal? Não faltam exemplos de critérios desiguais, não vale a pena dizer mais nada, apenas acrescentar que as razões de queixa do Benfica são pontuais, as do F.C.Porto, principalmente esta época e no primeiro ano de Julen Lopetegui, estruturais.
Portanto, seguindo as teorias made in Luz, bastam apenas três simples exemplos para se provar que neste momento, Porto e Benfica deviam estar empatados na classificação e não, como acontece, a diferença a favor do clube do regime ser de quatro pontos.

Em segundo lugar, o sonso não precisa de falar, porque tem quem fale e faça o trabalho sujo por ele. Desde logo, a máquina de propaganda de freteiros e recadeiros ao serviço do Benfica. Depois, os peões de brega que servem os interesses do clube do regime. Assim, o sonso Vitória pode ter toda a cultura vitoriana deste mundo, ser a antítese da cultura carpideira e fatalista de quem se sente prejudicado pelos malandros dos árbitros e da cultura dos maníacos da perseguição de quem se acha alvo de todas as maquiavélicas manipulações da arbitragem, à vontade, como disse Vítor Serpa no editorial de ontem no panfleto da queimada. Esse editorial, é surreal, mas explica-se facilmente: o homem não lê a Bola, passaram-lhe ao lado as campanhas, algumas vergonhosas e inqualificáveis, contra árbitros e arbitragem que o Benfica levou a efeito, sempre com a cumplicidade e apoio directo da Bola e de alguns dos seus jornalistas. Mas por falar em Vítor Serpa, corre a notícia que vai deixar a direcção do panfleto da queimada. Só pode ser piada. Embora o nome dele conste no cabeçalho do jornal, desde que o freteiro com calo no cu como o macaco, Delgado, entrou no panfleto, é ele o director na prática, Serpa é apenas uma figura decorativa, uma rainha de Inglaterra. Aliás, esta reacção sobre quem se queixa e quem não se queixa das arbitragens, é um bom e sintomático exemplo que Serpa está completamente fora do contexto do que tem sido a política do jornal de há muitos anos a esta parte. Aliás, o facto do freteiro com calo no cu como o macaco, Delgado, arrasar Luís Ferreira no pasquim de hoje, diz tudo sobre quem é quem no panfleto da queimada.

Ainda a propósito do F.C.Porto 3 - Moreirense 0, de ontem.
Sempre fui um adepto exigente, primeiro, porque também exijo muito de mim enquanto portista - não me estou a queixar, mas é verdade. Segundo, porque foi essa cultura que me foi transmitida por muitos portistas, nos últimos 30 anos por Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do F.C.Porto. Gosto de ver bons espectáculos, quando não gosto, digo que não gosto, sempre foi assim quando os maus espectáculos eram a excepção à regra, porque haveria de ser diferente agora, quando são quase a regra?
É óbvio que o F.C.Porto cumpriu o principal objectivo que era aproximar-se do Benfica, distanciar-se do Sporting. Como também é óbvio que ninguém troca uma vitória mesmo com uma má exibição, por uma exibição boa com um mau resultado, mas ontem perdeu-se uma boa oportunidade de juntar o útil ao agradável.
No jogo frente ao conjunto de Moreira de Cónegos, depois do três a zero, quando ainda faltava meia-hora para terminar o jogo, a equipa do F.C.Porto em vez de aproveitar o que restava até ao fim para continuar no mesmo ritmo, procurar marcar mais golos, brindar os portistas que foram ao estádio com uma exibição que ficasse na retina e uma goleada que aumentasse a confiança e a tranquilidade para o futuro, desligou, passou a jogar a passo, em ritmo de treino, apenas para cumprir calendário.

Não chega dizer que o Dragão é a nossa fortaleza, é preciso dar tudo para alimentar a fortaleza com bons jogos e se possível acompanhados de muitos golos. O que nos tornou grandes não foi uma cultura de facilitismo, foi uma cultura de exigência e não devemos permitir que agora, ao contrário do que acontecia no passado, se instale no F.C.Porto a ideia que os serviços mínimos chegam. Não, devemos procurar sempre cumprir os serviços máximos, estamos a ganhar por três, temos de procurar com tudo o quarto, se o quarto chegar vamos ao quinto e por aí fora. É preciso incutir esse espírito nos jogadores, desde os escalões de formação até à equipa principal. E se agora, por força das circunstâncias, temos muitos jogadores vindos de fora e que não conhecem o que a casa gasta, temos de desde o primeiro dia incutir-lhes que Ser Porto também é prego afundo durante os 90 minutos, só em situações pontuais e perfeitamente definidas pelo calendário, é permitido abrandar e relaxar, mesmo quando o resultado está feito. Com isso, para além de tudo que já foi dito, também se cativa e se chama público ao Dragão.

Em 1984/1985, época do primeiro título de Jorge Nuno Pinto da Costa enquanto presidente do F.C.Porto, há um jogo que me marcou pelo contraste com o que se vê agora.
Disputou-se na Póvoa de Varzim, por interdição do Estádio das Antas, um F.C.Porto - F.C.Vizela. O jogo terminou em 9-1, mas o que mais me impressionou não foi a superioridade de uma das melhores equipas e que jogava melhor futebol, da história do F.C.Porto, equipa que esteve na génese da que duas épocas depois se viria a sagrar Campeã da Europa, sobre o simpático Vizela recém chegado à primeira-divisão. Não, o que me impressionou foi ver algo que nunca tinha visto antes. Foi ver que a cada golo que marcavam os jogadores do F.C.Porto iam buscar a bola ao funda da baliza, traziam-na para o meio-campo para que o jogo recomeçasse o mais rapidamente possível.  Isso criou uma dinâmica, um entusiasmo e um empolgamento tal, que passados apenas oito dias, o F.C.Porto - Portimonense que era para se disputar no mesmo estádio, teve de ser adiado por excesso de público.
Como adepto realista, tenho a noção e a consciência que não posso esperar e exigir o mesmo a esta equipa. Mas acho que nem tanto ao Mar nem tanto à Terra.

53 comentários:

  1. Caro Vila Pouca,

    Vamos ver quando o rui ceboladas passar a estar atras do FCPorto se vai ter esta atitude de parvo. Era o ias!!! Este rui vitoria é um cêpo da pior espécie. E pior ainda não percebeu onde está. E o que faz. Acha que ganha por mérito dele. Vamos ver o que faz o rui ceboladas depois de sair do slcolinho.

    Cumprimentos
    Mancini

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde,

    Mais um excelente post, como já é habitual. No entanto, permita-me fazer uma pequena notação. Quando diz "apenas acrescentar que as razões de queixa do Benfica são pontuais", não posso deixar de referir os comentários de um dito especialista de arbitragem que ontem à noite esteve na TVI24 (só vejo o programa porque está presente o Bernardino Barros). Esse especialista, nos lances de golo do Boavista, apenas detecta uma irregularidade e que tem a ver com uma falta não assinalada contra o Boavista, no lance do primeiro golo. Todos os outros considerou bem ajuizados (vale a pena ver o programa, principalmente pela análise ao lance do pseudo fora de jogo, em que apoiando-se da lei vigente, desmonta a teoria do adversário do Boavista).

    Uma boa noite a todos os portistas,

    ebatok

    ResponderEliminar
  3. Finalmente alguem concorda comigo, e reconhece a sonsice, acompanhada pela habitual hipocrisia e cinismo do eloquente senhor Rui, sim, um Treinador banal (ideia de jogo, é "bater nela", agora tem valores individuais que desempatam, mas futebol de qualidade? Rien de rien), o senhor Rui que sempre gozou da boa imprensa, e hoje mais do que nunca, seja pela hipocrisia encarnada, pela elegancia com bons modos, ou eloquencia, é o Quique de Vila Franca, dá tambem muitas goleadas nas CI, e afirmo com todas as letras, prefiro o boçal e iletrado JJ, porque esse não é dissimulado, e afirmo com todas as letras, foi o JJ que deu a volta ao Benfica, quem afirmar o inverso, argumento, observem os registos do Benfica nas ultimas 20 temporadas. Todavia, a maquina de propaganda tenta contrariar a importancia do JJ no Benfica. Se o senhor Rui tivesse chegado ao Benfica para suceder ao Quique, tal como o JJ, o espanhol teria um sucessor Português brilhante nas Conferencias de Imprensa, contudo, o senhor Rui herdou uma equipa com um trajecto de vitórias, e plagiou o 4 4 2 do JJ. Abomino bem falantes dissimulados, prefiro pessoas com coração perto da boca!

    Bom, quando temos que aturar e tolerar esses exemplares dissimulados, directa ou indirectamente estamos a beatificar esses mesmos exemplares da farsa!

    Hoje li uma opinião assertiva e lucida, sobre o fecho desta 1ª volta, e o que resta do Campeonato, escrita pelo grande Vitoriano Luís Cirilo, como a subscrevo parcialmente, deixo partes da opinião e que nos dizem respeito:

    "Começando pelo título parece-me evidente que ele será discutido entre Benfica e Porto já que o Sporting se tem “entretido” nas últimas semanas num curioso “hara quiri” que ainda ninguém sabe como acabará...

    "Para o Porto ser campeão, e já não depende só de si próprio para o ser, para além da necessária perda de pontos do Benfica seria necessário um grande acerto na ida ao mercado até 31 de Janeiro de molde a compensar fragilidades vindas da pré temporada e a par disso uma estabilização do nível de jogo em padrões que lhe permitissem a tal segunda volta em cheio. Aguardemos para ver..."

    Nota final, estranhamente ou não, o Tribunal do Dragão não tem editado post´s, o ultimo editado foi a 8 de Janeiro. E tanta matéria para editar de então para cá, desde as declarações do Angelino a cantar loas ao Benfica, ou os grafittis da madrugada de 8 de janeiro. Aguardo ainda hoje um post sobre a partida de ontem!

    PT

    ResponderEliminar
  4. Não podia estar mais de acordo com a exigência que o Vila Pouca transmite no post.
    Fomos condescendentes demais com Lopetegui e a letargia instalou-se.Isso não pode acontecer de maneira nenhuma.

    ResponderEliminar
  5. Estive nesses dois jogos, contra o Portimonense a mandar parar as pessoas que entravam e entravam..a equipa do Porto jogava junta há mais de cinco anos, só o Futre tinha chegado nesse ano e era titular André e Quim, chegaram mas não tinham lugar na equipa treinavam, treinavam para dois anos depois serem titulares e Campeões Europeus em Viena..havia mística, balneário calejado..agora o capitão tem três anos de clube...sendo o que mais anos tem no plantel principal..tudo dito isto junto com o colinho, que o outro dissimulado deixa para os outros comentarem, tão certo está e se sente seguro...lá fora é que perde duas vezes com o Napoli e faz figura de sendeiro...

    ResponderEliminar
  6. MVP ontem ao fazer zaping na tvi24 vi e ouvi Bernardino Barros esteve contundente como deve ser um comentador do PORTO, assertivo com fundamentação dos factos em somos vilipendiados por essa corja, força BB nunca a voz te doa na defesa do nosso Clube

    ResponderEliminar
  7. Silvestre

    Boa tarde Vila Pouca, realmente o treinador dos lampiões fez um papel triste,parvo e nada sério, pois tem sido óbvio semana após semana o apoio dos árbitros gatunos ao seu clube que é constantemente levado ao colo, enquanto o FC Porto tem sido gamado e altamente condicionado, nomeadamente pela não marcação de grandes penalidades a seu legitimo favor e um largo critério arbitral que permite tudo aos oponentes,para além disso é patética e vergonhosa a protecção aos lampiões dos prostitutos do pasquim da queimada, bem como de outros meios de comunicação social, basta eles levantar um pouco a voz que têm logo direito a uma estranha defesa dos seus interesses por parte de tais intervenientes, posto isto é cada vez mais premente a intervenção tanto Policia Judiciária como do Ministério Público para esmiuçar o edifício do futebol português,ou seja todas as estruturas do futebol português, nomeadamente dentro da FPF e da Liga de Clubes para que possa haver seriedade e igualdade na competição, se tal não suceder certamente que continuaremos semana após semana a verificar uma livre actuação de um nefasto manto lampião, dado que Luís Filipe Vieira e companhia não olham a meios para atingir os seus fins.

    Finalmente quanto ao FC Porto também apreciaria que a nossa equipa fosse mais consistente e persistente, mas neste momento temos um treinador em maturação, uma equipa jovem e algo intermitente, bem como vários jogadores com pouco tempo de casa, logo é normal que não haja uma total identificação com os princípios do clube, se conseguirmos estabelecer uma base sustentada de 18 a 20 jogadores durante algum tempo e apostarmos mais na prata da casa é provável que a situação mude, que a equipa e o Dragão sejam um só corpo,ou seja que haja um diferente envolvimento da equipa no intuito de agradar plenamente aos sócios e adeptos presentes no mágico Dragão,até lá veremos o que nos dita a restante temporada.

    Abraço

    Silvestre

    ResponderEliminar
  8. Madjer, claro que aquela equipa tinha muitas coisas que esta não tem, mas foi a mentalidade que quis realçar. Mesmo com o resultado a avolumar-se não baixaram o ritmo, nem tiraram o pé, foram sempre à procura de novo golo.

    ResponderEliminar
  9. MadjerFutre,

    Essa Equipa na 1ª temporada do Artur Jorge no FC Porto, foi herdada do Mestre Pedroto, e da 1ª final Europeia de Basileia. Todavia, no verão de 1984, o Pacheco e o Sousa seguem para o Sporting, daí a retaliação com o Futre. Isto é, houve mérito do Artur Jorge ao "cozer" o meio campo, apos ter perdido dois nucleares num sector fundamental. O Futre ganhou o lugar ao Vermelhinho, o Quim que veio do Rio Ave, fez de Sousa, e na fase inicial do Campeonato, o Quinito era titular, mas a meio da 1ª volta o André Pai ganha o lugar na posição 6, e nunca mais dali saiu, vi a estreia do Futre, num jogo particular em Espinho com um dilatado 5 0, e com 3 golos do Gomes!

    Sem "sebenta", onze base do FC Porto Campeao em 1984/85; Zé Beto, João Pinto, Lima/Eurico, e Inacio; André, Frasco e Quim, Magalhaes, Futre e Gomes. Nesse onze, havia 3 novidades, em relação a 1983/84 temporada anterior, o Quim veio do Rio Ave, o André do Varzim (veio tambem com ele da Povoa, o lateral Vitoriano, Pai do Chico Ramos), ambos substituiram o Sousa e o Pacheco, e o Futre, resgatado ao Sporting ganhou o lugar ao Vermelhinho. Futre que nesse defeso de verao, iria ser emprestado pelo Toshack à Academica do Jesualdo!

    PT

    ResponderEliminar
  10. Vila Pouca, não haverá adepto que não goste de ver o FC Porto ganhar, de goleada de preferência, juntando a isso grandes exibições e eu não sou excepção, estamos de acordo portanto. O sentimento que transmiti no meu comentário no seu Post anterior, circunscreve-se ao jogo de ontem, pelo que estava em jogo e tendo em conta as prestações e resultados mais recentes do FC Porto. Continuo a julgar que tivemos bons momentos de futebol, dominámos o jogo, fomos até bastante eficazes no primeiro tempo e mais perdulários no segundo, o que significa que criámos mais oportunidades e que o baixar de intensidade teve mais a ver com as substituições. De resto, também entendo que dadas as circunstâncias actuais, não sei se se deva exigir muito mais. Se a constãncia de resultados positivos for um facto talvez o resto venha por acréscimo.

    Um abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  11. Manuel, mas a mentalidade em termos de grupo só se tem quando este é unido se conhece e trabalha junto há muito tempo, não se pode juntar meia-dúzia de desconhecidos e esperar que estes passados três meses façam um grupo unido e com o mesmo ideal de luta conjunta, só se consegue com um plantel que trabalhe junto muito tempo e crie laços de amizade e entre-ajuda..era um miúdo mas lembro-me bem desse grupo e desse futebol parecido só o primeiro ano do Mourinho e o de Vilas-Boas...
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. "Em 1984/1985, época do primeiro título de Jorge Nuno Pinto da Costa enquanto presidente do F.C.Porto"

    Vila Pouca, primeiro título sim, se falarmos em Campeonatos, isto porque na temporada anterior, 1983/84, o FC Porto de Pinto da Costa 2ª temporada desportiva como Presidente, tinha conquistado dois títulos, e esses sim, foram os primeiros: Pedroto/Morais venceram a Supertaça ao Benfica de Erickson (com uma vitória por 2-1 na Luz, na 2ª mão, golos de Frasco e Vernelhinho numa "remontada"), e o falecido Morais, Treinador interino (doença de Pedroto), venceu na mm temporada já em Maio, a Taça de Portugal ao Rio Ave do Mourinho Pai!

    PT

    ResponderEliminar
  13. Sobre essa grande época, mais:
    http://dragaodoente.blogspot.pt/2008/01/com-os-olhos-no-sporting-fcporto.html

    http://dragaodoente.blogspot.pt/2008/10/outro-sporting-porto-ou-quando-alvalade.html

    ResponderEliminar
  14. Precisamos de 3 jogadores rapidamente . Um
    8 experiente que marque o ritmo da equipa. Um extremo que rápido e que desequilibre , e um ponta de lança (este não acredito que venha...). O Corona melhorou ontem mas sempre que a bola lhe chega aos pés para o jogo..e o Herrera não é o 8 que precisamos e o Oliver tem um jogo demasiado curto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto, o Oliver é craque mas deve ter um raio de acção muito mais curto para se tirar partido do seu futebol e poder aguentar os 90 minutos. Idem para o Otávio (mais ofensivo ainda claro), que tem que ter um raio de acção mais curto, senão não dá. Precisamos de um cavalo que saiba jogar futebol para fazer companhia ao Danilo e ajudar a soltar os da frente. E também precisamos de equilibrar a equipa que hoje tem defesa esquerdo mas não tem direito.

      Eliminar
  15. Pois, de acordo. O preço do meu bilhete é para 90 minutos, não 65.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  16. Fuco possesso com a teoria da fortaleza do Dragão. O Dragão não tem de ser semore uma fortaleza? E os jogos fora, não contam? Percebo o NES, mas tem de mudar o disco e ... depressa... Assim é pensar pequeno.
    E que saudades de tempos gloriosos...

    ResponderEliminar
  17. PT, não brinques comigo, era óbvio que me restava a referir ao titulo de campeão.

    ResponderEliminar
  18. PT

    Que idade é que tu tens....

    ResponderEliminar
  19. Boas noites caro DVP,amigos e saudações dragonistas.
    Excelente, dignificante, deslumbrante, único a capacidade encefálica dos elementos ligados ao sport ladrões e bonitos. Conseguiram criar a imagem aos seus seguidores tanto adeptos como aos bandos dos jornalistas, de que não comentaram o trabalho do árbitro. É porque o fizeram?
    1. Como vêem nós não culpados o árbitro pela perda de pontos. Pois não, mas ao evidenciarem que não criticam o árbitro, eles estão a falar de quem afinal?
    2. Tal postura é aclamada como séria, verdadeira, exemplar, e, com certeza que é, se não criticaram o árbitro é porque ele fez um trabalho justo e sério, ficando só por errar no lance da grande penalidade.
    3. Porquê haviam de criticar eles o árbitro, se o mesmo é doente do clube do regime e amanhã podem vir a precisar de um favorzinho , como têm vindo a ser feitos.
    4. Porquê haviam de criticar eles o árbitro, se os mais diversos entendidos em telefutebol não teriam nada que falar e assim não justificam o que ganham.
    5. Como poderiam criticar o árbitro, se o conselho disciplinar da FPF,têm que analisar obrigatoriamente a agressão do Luisão e o Jardel ao guarda redes, não viram? , Não falaram disso? Vá critiquem o árbitro. Lembram-se dos diversos sumaríssimos que presentearam o Benni, isso era propositadamente aplicados. Sejam justos shenhores do CD.
    6. Eu só quero ver, quando este regime tornar a perder pontos, como vai ser? Outro murro na mesa, outros dentes partidos, outro pescoço apertado, outras tantas ameaças aos árbitros, a destituição de todos os internacionais, mais uma fornalha de vouchers, uns tantos diplomas da fundação do regime e com mais uma inauguração de nova porta, aliando o sacrifício do NB em subjugar todos os seus clientes em prol de empréstimos chorudos a essa corja.
    7. Não falemos do árbitro, para depois culpa-lo, mais à frente.
    8.Mas sabem o porquê que eles preferiram ficarem supostamente entalados ao não falarem da arbitragem? Para não darem razão ao FCPorto e a todos nós PORTISTAS.
    Loveporto

    ResponderEliminar
  20. um offtopic, este Soares de que se fala e' bom?
    pergunto por puro desconhecimento.
    olhando pra estatistica puramente, fez uma segunda boa epoca no Nacional, este ano nem comecou mal, mas ja nao "molha a soupa" ha 2 meses.
    manu365

    ResponderEliminar
  21. Caros Portistas,

    O que essa gente do 5LB diz ou faz não interessa a ninguém, eles são como os politicos hoje dá jeito fala-se amanhã não dá jeito não se fala, estamos a falar do mais corrupto, mais trapaceiro clube do mundo, portanto estamos à espera de milagres? esses fdp vão pagá-las e já faltou mais.
    Por amor da santa ver que afinal ao que parece vamos comprar um avançado e falam do Soares?? para isso mais vale estar quieto...já chega o Depoitre(que pode ser bem melhor se tiver oportunidades e tempo de jogo bem como um bom extremo a meter as bolas na area)para ir buscar jogadores esforçados e voluntariosos façam regressar o Suk que é nosso e corre como ninguém e custa zero, espero bem que seja uma mera especulação.

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  22. Bom dia,
    Soares??
    Não quero acreditar.
    Abraço

    ResponderEliminar

  23. A 2ª parte do post toca NA MOUCHE da ferida!
    É precisamente essa falta de mentalidade, que se instalou no nosso futebol, de há uns anos para cá, a razão principal do nosso insucesso recente.
    Dantes...havia um PdC comprometido, de peito feito, de sangue na guelra, que picava, motivava, influenciava, contagiava todos os que passavam pelo clube!

    Mas agora...
    Quem me dera ver a mentalidade e raça da nossa equipa (treinador incluído) de andebol espelhada na de futebol!!! Tudo seria bem diferente!

    Os jogadores da nossa equipa de futebol, profissionais muito bem pagos e que julgo fazerem o que mais gostam na vida (há quem não tenha essa sorte...) deveriam ser os primeiros a ter essa iniciativa de proporcionar bons espetáculos, sem descurar as obrigações, e sobretudo, respeitar os adeptos, sem os quais não são quase nada!

    Pedro Pinto

    ResponderEliminar
  24. Fenomenal comentário.
    Obrigado.
    A.P.

    ResponderEliminar
  25. Exacto... foi isso que pensei quando vi o o NES a brincar aos treinadores, com o resultado ainda em 2-0.

    Em vez de querer ir para o 4-0, 5-0, 6-0... não, ficaram contentes com o 3-0 !!

    Sobre o jogo do Pombal, que nem vi, bastou-me ver apenas 1 simples resumo para ver que o Cervi cavou bem o penalti, assim tipo eu atirar-me para a frente de um carro e depois dizer que fui atropelado; que no lance do reclamado golo em fora de jogo, a bola é metida com intenção para o jogador do Boavista que não está em fora de jogo, pois partiu de trás... e que não fosse o Enésimo auto-golo esta época, a favor do SLV, teriam perdido o jogo !!

    Logo se o Intestino Delgado reclama do árbitro é burro e hipócrita, pois só os burros falam de arbitragem !!!

    Por fim, dizer, que o FCP joga pouco, joga muito, joga assim assim... MAS deveria ter mais 6 pontos. + 2 contra o SLV, + 2 contra Tondela e + 2 contra o Setúbal. HOJE teria 44 pontos justos, reais, verdadeiros.

    E quando vejo pseudo-analistas e avençados a falar que o SLV joga melhor, tem melhor plantel, melhores jogadores.. eu concordo. O FCP se tivesse Capelas, Motas, Paixões, Esteves, Ferreiras, Pinheiros, Tiagos, Oliveiras.... também teria melhor plantel.

    O tal SLV que levou um banho de bola do FCP, do Napoles, que ganhou como ganhou ao SCP, ao Estoril!!

    Tenham dó.

    ResponderEliminar
  26. Não vale a pena estar a comentar uma notícia sobre o Soares que não sabemos se é verdade.
    Se se confirmar, então cá estarei para manifestar a minha opinião. Que, digo desde já, não é muito abalizada, não conheço bem o jogador para dizer muita coisa. Mas posso dizer que para mim, comprar por comprar, não vale a pena, mais vale ficar como está.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai de encontro ao meu pensamento.
      Precisamos de um trintão experiente para dar umas aulas de eficácia aos miudos,e não o inverso.
      Aguardemos.
      Abraço

      Eliminar
  27. DVP dixit: «Mas posso dizer que para mim, comprar por comprar, mais vale ficar como está».

    Totalmente de acordo. Ou vem um Jardel, um Falcão, um Jackson.. ou então vamos para a luta
    com estes. E precisamos sim, é de um bom médio, pois o plantel perdeu S. Oliveira, Evandro e Ruben Neves por lesão.

    Comprar por comprar já temos o Walter, Ghilas, Bueno, Adrian Lopes, Suk, Depoitre !!!!

    ResponderEliminar
  28. O Soares é um bom jogador, sem dúvida que acrescentaria. Tem bom toque, boa técnica, boa finalização, é muito esforçado, na minha opinião é bem melhor (e diferente) que Suk/Depoitre. Era uma boa contratação, acreditem. E ainda por cima já conhece bem o futebol português.
    Na minha opinião acrescentaria qualidade ao plantel, poderia jogar com o André, com o Jota, jogar sozinho na frente, é um bom jogador. Gostava muito que viesse.

    A.P.

    ResponderEliminar
  29. Mais uma nota:
    Conheço o actual responsável pelo futebol do FCP há muitos anos e posso atestar o seguinte:
    É um portista a sério; percebe de futebol - até houve um episódio curioso entre nós, quando da vinda de Deco; tem consciência que não podemos andar a contratar por contratar. Portanto, vamos lá a ter calma e esperar.

    ResponderEliminar
  30. Bom dia
    O que diz ainda faz mais sentido quando a apenas uma semana perdemos contra esta mesma equipa um jogo que dava acesso a uma meia final, com toda aquela polêmica. Isto devia deixar os jogadores com um espírito de vingança, ao ponto de querer humilhar o adversário.
    Alexandre F.

    ResponderEliminar
  31. Se há algo positivo é que não nos têm tentado enganar com contratações "milionárias". O que dá ideia que ainda têm algum juízo. Nao entendo a necessidade de mais médios (Oliver, Herrera, Andre Andre, Teixeira, Danilo, Ruben)...podemos discutir qualidade e forma, mas nesta altura só se viesse alguém para ser titular... e para concentrar esforços, acho bem mais normal um ponta ou um avançado. Que é bom que nos lembremos, avançados que marquem golos... há poucos e os que há custam caro.

    O plantel do Benfica não o vejo como grande coisa. Tem isso sim estabilidade, onda de apoio dos adeptos e media, um treinador calmo, e uma táctica perfeita para o nosso campeonato (mais os senhores de amarelo para evitarem apertos da concorrência).
    E que pelo que se lê em media insuspeitos vão salvar as contas do Vieira. Também se pode dizer que é um modelo de equipa pequena e não dura sempre, mal os adversários de topo se enquadrem (este ano já se vê que contra FCP e Sporting eles são inferiores). O Liecester durou uma época, agora toda a gente sabe como eles jogam e não têm grandes hipóteses.

    Ha um artigo, penso que o the guardian, sobre o modelo de jogo do RB Leipzig: "nao queremos a posse de bola para nada, queremos é recupera-la no ataque e ser rapidos para marcar". Ha até uma ideia extrema: se não marcarem nos 14 segundos de ataque mais valia darem a bola ao adversário para voltar a tentar. Imagine-se um jogo de futebol em que uma das equipas esta sempre a enviar a bola para o adversário à espera de a roubar para marcar golo. Era hilariante. E o Guardiola (e lopetegui) nunca mais trabalhariam na vida.



    ResponderEliminar
  32. Porque razao a equipa so fez um jogo a Porto contra o Benfica e durante 75 minutos? Sao os mesmos jogadores...

    ResponderEliminar
  33. Aquela Equipa...
    Para sempre na minha memória, de 1 a 11:
    Zé Beto; João Pinto, Eurico, Lima Pereira e Inácio; Quim, Frasco, Jaime Magalhães; Gomes, Futre e André.
    Campeã Nacional com 8 (!) pontos de avanço - na altura as vitórias só valiam 2 pontos, hoje teriam sido 15 (!) - e só com jogadores portugueses.
    Era tão boa que até os adeptos do Benfica, no Estádio da Luz, lhe bateram palmas no final do jogo (vitória do FC porto por 0-1).
    Extraordinária!

    ResponderEliminar
  34. Se o Soares vier para o FC PORTO, creio bem que não será mais um.
    Pelo que vi do rapaz, é abnegado, dá o litro, humilde, e ainda por cima joga no Vitória fora da sua real posição. Creio ser uma contratação acertada se a mesma se efectivar, contudo há que despachar o pinheiro (o Natal já foi...), devolver o Rui Pedro aos B's, para poder jogar todos os domingos, levar nas canetas e fazer golos, enfim, crescer como deve ser.

    ResponderEliminar
  35. Veio aqui um encarnado, adepto do clube do regime, dizer que ainda não parou de rir com o que escrevi sobre o Benfica. OK, fico contente, pelo menos percebeu e achou piada. É que vêm aqui muitos que são tão pró-burrinho que não percebem nada. E como não tenho muito jeito para o desenho...

    ResponderEliminar
  36. Bom, quando o nome do Soares coloca hoje a Nação Portista em "alvoroço", deixo aqui as movimentações/contratações do FC Porto, nesta janela de transferencias de Inverno. Qual o perfil das entradas? Regressos de futebolistas maduros, ou maduros com experiencia no Futebol Português, ou então Futebolistas que se destaquem no nosso Campeonato (tal aconteceu nas duas ultimas temporadas). Neste mercado, tem se registado mais saídas do que entradas no plantel, tem sido essa a tendencia!

    Saídas/Entradas no FC Porto, nos 5 ultimos mercados de Inverno:

    Janeiro 2016 Tr Lopetegui/Peseiro:
    4 saídas: Lichnovsky, Imbula, C Tello e Osvaldo.
    3 entradas: Sá, Marega e Suk.

    Janeiro 2015 Tr Lopetegui:
    3 saídas: Opare, Otávio e Kelvin.
    1 entrada : Hernani.

    Janeiro 2014 Tr P Fonseca:
    3 saídas: Otamendi, Lucho e Ismailov.
    2 entradas: Abdoulaye e Quaresma.

    Janeiro 2013 Tr V Pereira:
    4 saídas: Miguel Lopes, Rolando, Iturbe e Kleber.
    2 entradas: Ismailov e Liedson.

    Janeiro 2012 Tr V Pereira:
    5 saídas: Fucile, Souza, Belluschi, Guarín e Walter.
    3 entradas: Danilo, Lucho e Janko.

    Foram estas as movimentações do FC Porto, nas ultimas 5 temporadas neste mercado. Como vimos, houve sempre mais saídas do que entradas. Neste momento, o Sérgio, o Evandro e o Adrian Lopez, estão de saída, o Varela tem a porta entreaberta. No sentido inverso, o Kelvin regressou, e podem ainda entrar 1 ou 2 reforços/aquisições para o sector ofensivo. Recordo que neste momento, o FC Porto já disputou 30 partidas oficiais (8 deles na Champions), e terá cerca de 19 jogos para disputar até Maio, não há necessidade portanto de ter um plantel tão dilatado!

    Soares, está na 3ª temporada em Portugal, na primeira meia temporada adaptou-se na Madeira e era o suplente do Lucas João, fez em 4 meses 2 golos em estreia. Na 2ª época no mesmo Nacional, fez 9 golos, foi o melhor marcador e titular absoluto. Deu o salto para o Continente, e em meia temporada em Guimaraes fez 6 golos no campeonato. Não é o P Lança maduro que em meia oportunidade faz um golo, é sim um P Lança chato, daqueles que dá "porrada" nos defesas, um lutador que nunca dá uma bola por perdida, azougado pela baliza, mas longe de ter o tal killer instinct. Isto é, o Soares está mais proximo do André Silva ou de um Derley há 14/15 anos atras. O Deco é o representante do Soares. Se a coisa se confirmar, e porque não há dinheiro, o Soares virá provavelmente sob emprestimo, com opção de compra, e para Guimaraes seguirá o Suk que na Turquia pouco tem jogado, recordo que o Pedro Martins foi o 1º Treinador do Suk em Portugal!

    PT

    ResponderEliminar
  37. Concordo em ABSOLUTO Felizberto...

    Alem dele, fazia regressar o Suk... que acho que com outro ambiente ia modificar para MUITO melhor (Vide Marcano...)

    Vila eu nao lhe tinha dito??? 😉

    ResponderEliminar
  38. ok, obrigado plo feedback do Soares, de facto se fosse so mais um nao valeria a pena, mas se tem de facto qualidade tudo bem. sei q o Deco e' o empresario, so isso.
    mas la esta, e' apenas so mais uma noticia como mtas outras de facto.
    ha q esperar !
    manu365

    ResponderEliminar
  39. Baresi nessa ordem numérica, o Inácio era o 3, e o Eurico era o 5, e não o inverso.

    Felisberto, o Soares no VSC joga mesmo na sua posição de origem, mas se pode ser posicional, porque tem arcaboiço fisico para isso, o Soares tem o habito de cair nas alas. O habitual tridente do Vitória é este, Marega na direita, mas a cair no meio, Raphinha na esquerda e o Soares é o 9, o Hernani nesta 1ª parte da temporada tem sido habitual suplente, recuperou espaço no 11, desde que o Marega foi para a CAN!

    Há um ano atras, as qualidades do Suk entusiasmavam-me bem mais, do que propriamente hoje o incansavel Soares. Se a coisa confirmar, este nordestino, pode fazer o trabalho de sapa que o André Silva tem feito, e com isso focar ou estacionar mais o André na posição 9 para finalizar, em alguns jogos, parecem-me ser compativeis, pese embora terem caracteristicas semelhantes, sobretudo na capacidade de trabalho!

    MadjerFutre, tenho quinhentos anos, já sou do tempo das caravelas quinhentistas, até sei o que é o escorbuto!

    PT

    ResponderEliminar
  40. O Ruizinho da Vitoria deve estar bem calado com a arbitragem , talvez no primeiro golo do Boavista haja falta sobre o Rafa , talvez ... no segundo golo do Boavista dizem eles (os lampiões) que há falta sobre o André Almeida , quantas vezes o Luizão fez golos a apoiar-se nos adversários ??? o Jardel ??? Lizandro ??? no terceiro golo não vi rigorosamente nada de ilegal , nesse golo os defesas benfiquistas tentaram por os boavisteiros em fora de jogo e falharam , há um jogador que se fez ao lance sem contudo tocar na bola , nem perturbou o lance .


    Angelino Ferreira criticou o FCP e disse que o Benfica tem uma politica mais correta , espero que não se esteja a referir aos 336 milhões da divida deles .

    ResponderEliminar
  41. PT, se calhar é da idade, como tens quinhentos anos, ligas demasiado a pequenas coisas, como essa do Eurico ser o 5 e Inácio ser o 3, como se isso fosse muito importante para a questão. Deixa-te dessas mesquinhices e foca-te naquilo que é fundamental e és bom, como sejam essa capacidade de nos dar informação sobre perfis, estatísticas, etc.

    Zé, manda-me por mensagem privada no facebook o palpite para sábado...

    O Manuel Machado que conhece bem o Soares disse na Antena 1 que é um jogador com um perfil entre o AS e LD.

    ResponderEliminar
  42. Vila Pouca,

    Ser rigoroso é ser mesquinho? Se assim é, sou mesquinho, e valorizo também quem me faz correcções, porque pese embora ser rigoroso, falho muitas vezes (felizmente), e sei humildemente reconhecer os meus erros, aliás, já o fiz aqui algumas vezes!

    Tenho também o hábito, de nada afirmar, quando não tenho a certeza de nada, mas inversamente sou teimoso quando tenho certezas absolutas. A numeração do Eurico e do Inácio, sim, um mero preciosismo, todavia, tenho a certeza absoluta que o Eurico era o 5 (foi sempre o numero do Eurico, no Benfica, Sporting e FC Porto), e o Inácio era o 3, nessa extraordinária Equipa de 1985 que venceu 1-0 na Luz, com um golo do Gomes. De igual forma, dessa mesma Equipa, eram 3 as unidades novas, do onze base: o André, o Quim e o Futre, o André Pai fez estreia como titular nessa temporada num FC Porto Sporting, a meio da 1ª volta, porque o Quinito era muito "macio" naquela posição. Tal como me recordo que em 1985, o FC Porto contava com um numero inusitado de G Redes, o Zé Beto, o Borota e o Matos (ambos contratados ao Boavista), e ainda o Barradas, e o Silvino pequenino, o G Redes do Quinito!

    Peço desculpa a todos, mas isto não é defeito, é mesmo feitio, e repito, agradeço que alguém me corrija quando faltar ao rigor.

    Vila Pouca, não ouvi o "Machadês", mas o AS sei quem é, mas já não sei quem é o LD!

    PT

    ResponderEliminar
  43. Sobre o eventual reforço da equipa, prefiro os que já estão no plantel, a contratações feitas em cima do joelho que acabam por ser nefastas. Nesta fase julgo ser mais importante a crença e a união de todos. Não faltam exemplos de equipas que mesmo com recursos inferiores aos rivais alcançaram o êxito (o FC PORTO é um bom exemplo). Quando os jogadores são solidários, tem todos o mesmo objetivo e acreditam que podem ser felizes, estão mais perto do sucesso.
    Espero que a ultima jornada tenha trazido motivação e a crença de que o titulo está ao nosso alcance. Reforços vamos ter em breve: Layun e Otávio, falta arrumar a casa: resolver os casos de S. Oliveira, Adrian e ao que se fala Varela, para que o foco seja apenas a luta semanal por 3 pontos. A guerra começa agora e há condições para ser vencida, com as espingardas que temos.

    Força Pooooooooooooorto.
    Sfelgueiras

    ResponderEliminar
  44. Boas tardes caro DVP e saudações dragonistas.
    É notório que o FCPorto precisa colmatar algumas lacunas. Mas não deixa de ser menos verdade que o trabalho de casa foi muito mal consentido. Em questão de médios, nenhum do plantel actual tem as características do Sérgio ,no entanto não jogou uma única vez para provas internas e uma única vez para CL contra o Roma. Terá sido o amarelo que levou nesse jogo que o prejudicou? De qualquer forma julgo que tanto Octávio como Oliver são curtos demais, teria sido melhor ter ficado com Evandro em vez destes últimos. Oliver é muito caro.
    Loveporto

    ResponderEliminar
  45. "Nunca o FC Porto, desde que as vitórias valem três pontos, conseguiu ser campeão quando virou o campeonato a quatro ou mais pontos do líder"

    Este tópico que se pode ler n´O Jogo, é factual, e verdadeiro, todavia, a estatística é como o bacalhau!

    Registo actual à 17ª Jornada, campeonato com 34 jornadas, e 17 jogos por disputar:
    Benfica 42 pontos, FC Porto 38 pontos (temos 4 pontos de atraso para anular, em metade do campeonato).

    Temporada 2011/12, 17ª Jornada, campeonato com 30 jornadas, e 13 jogos por disputar:
    Benfica 45 pontos, FC Porto 40 pontos (5 pontos de atraso, e o FC Porto ainda ia à Luz na 2ª volta, o FC Porto foi Campeão, com 6 pontos de vantagem sobre o Benfica).

    Temporada 2012/13, 27ª Jornada, campeonato com 30 jornadas, e apenas três jornadas por disputar:
    Benfica 73 pontos, FC Porto 69 pontos (os mesmos 4 pontos de atraso actuais, e como todos sabemos, o FC Porto foi Campeao ao "sprint").

    O actual cenário é dificil? Claro que é. Mas será possivel sermos Campeoes em Maio? Naturalmente é mais que possivel, como confirmam os registos que em cima deixei. Eu, particularmente, recuso-me a desistir, sobretudo quando temos metade do campeonato por disputar, e provavelmente, temos menos 6 partidas para jogar, isto em relaçao ao nosso adversário directo, e como sabemos, maior carga competitiva na segunda parte da temporada, cria inevitavelmente sequelas fisicas, mas tambem a perda de pontos inusitada, e a surpresa Boavista, é um belo exemplo, isto, pós jornada dupla em Guimaraes!

    PT

    ResponderEliminar
  46. PT, a equipa, a partir da oitava jornada, na sétima foi quando em Penafiel e debaixo de uma grande tromba de água que encharcou o relvado e era preciso músculo, António André entrou a substituir já não me lembro quem e nunca mais saiu, Zé Beto, J.Pinto, Lima Pereira, Eurico e Inácio, Frasco, André e Quim, Magalhães, Gomes e Futre. Que importa que o Eurico fosse o 5 se jogava a central, ou o António André fosse o 11 e quem jogava a extremo era o Paulo Futre?

    LD, sem desenho, Laurent Depoitre.

    ResponderEliminar
  47. O orelhas bem que tentou enfiar um barrete aos chineses com o Jimenez , como não conseguiu vende-lo mandou dizer a CS que o mexicano não quis ir para lá , se é assim para que foi para lá tentar negocia-lo ???

    ResponderEliminar
  48. Ok Vila Pouca, todos sabemos que o extremo esquerdo Futre, cedeu o numero 11 ao André, para o Futre ficar com o numero 10, porque me recordo bem da numeraçao da Final de Basileia, dos que sairam em 1984: o Sousa era o 8, e o Pacheco era o 10, e o Vermelhinho que perdeu o lugar era o 11!

    Por exemplo nesse contexto de "numeração romana", relativamente à temporada 1877/78, Campeoes apos jejum de 19 anos, recordo-me do onze base, e dos numeros respectivos, apenas tenho uma duvida: 1 Fonseca, 2 Gabriel, 3 Simoes, 4 Freitas, 5 Murça, 6 Rodolfo, 7 Octavio, 8 Duda, 9 Gomes, 10 Oliveira, e 11 Ademir, a minha duvida, o brasileiro Ademir seria mesmo o 11? Provavelmente, porque na temporada seguinte, o Costa contratado á Academica ficou com o numero 11, e o Ademir seguiu para o Celta. Isto comprova que os numeros das camisolas sempre fizeram parte do imaginário do adepto, normalmente refletidas através de figuras, numeros ou imagens, provavelmente nem serei o unico "tolinho"!

    Com "sebenta", em Penafiel Jornada 10, Penafiel 0 FC Porto 1, golo do numero 5 Eurico, o "peso pluma" Frasco saiu aos 35 minutos e entrou o André.

    Ok, nem me ocorreu o Depoitre, afinal foi ultrapassado pelo junior Rui Pedro, daí o meu lapso de memória, e sem segundas intenções, aliás, D pensei mesmo no Derley!

    PT

    ResponderEliminar
  49. Silvestre

    Boa tarde Vila Pouca, a ideia que tenho do Soares é realmente de um jogador abnegado,que trabalha bem em prol da equipa e um razoável finalizador,veremos qual será a opção do FC Porto, entretanto por outro lado convinha resolver as situações de Depoitre e Adrián López para encurtar o plantel, tal como despesas.

    Abraço

    Silvestre

    ResponderEliminar
  50. Caros Dragão Vila Pouca e PT,

    Assim, de memória, sem medo de não acertar em todos, porque o importante é a recordação, aqui vai a lengalenga do locutor de então, tantas vezes ouvida nas míticas Antas e que ainda hoje ecoa nesta alma portista:

    1 - Mlynarczyk

    2 - João Pinto

    3 - Inácio

    4 - Lima Pereira (ou Eduardo Luís, quiçá...)

    5 - Eurico

    6 - Quim

    7 - Frasco

    8 - Jaime Magalhães

    9 - Gomes

    10 - Futre

    11 - André (ou Costa, ou Vermelhinho, quem sabe...)

    Um grande abraço de saudade!

    AI

    PS - "E por ter marcado o primeiro golo, o jogador Gomes vai receber uma camisa Guima! Guima, a camisa da geração actual!" :) :) :)

    ResponderEliminar
  51. smepre apreciei muito o Sergio Oliveira. Tem boa capacidade de passe, bom remate, coloca bem as bolas. Mas apesar disso tudo falta -lhe intensidade, capacidade de choque e liderança. PAra se jogar no Porto nao basta ter toque de bola, veja se o caso do Quintero, o Oliver ganha-lhe um pouco por ser mais completo. Embora seja curto...ainda. Lembro me sempre do Guarin, Joao Moutinho, Carlos Paredes, etc. Jogadores a 8 com capacidade de gerir o jogo,marcar golos e levar a equipa para a frente. Enfim tudo o que sempre esperamos do Herrera e ele nao consegue dar...

    Quanto ao Soares vs Suk vs Marega vs Aboubakar vs Depoitre acho que vai ser mais do mesmo. Simplesmente nao vai ser o soluçao e deve ser demasiado caro para o que nos pode dar.

    Em tempos tivemos also que se chamava departamento de scouting , que segundo diziam o AVB, Jesualdo, V Pereira tinhamos a 1 ano de distancia identificado um alvo para substituir um jogador que ia ser vendido. Descobrimos Hulk no Japao, James no Banfield (?), Falcao veio por 4 milhoes...Jackson substituiu Falcao, Danilo e Alex Sandro vieram em Janeiro para jogar no ano seguinte. Etc etc etc. Perdemos isso : ORGANIZAçAO, estrutura e metodo. Agora nao a milgres...

    ResponderEliminar