quarta-feira, 13 de setembro de 2017
F.C.Porto 1 - Besiktas 3. A este nível não vale a pena ter ilusões
Num dos post após o jogo com o Chaves, disse que uma razão forte para que o F.C.Porto se apresentasse um nível abaixo do esperado no jogo frente aos transmontanos, tinha origem na pausa para os compromissos com as selecções. Disse também que frente ao Besiktas já esperava um Dragão bem melhor, apesar do adversário ter mais qualidade que o conjunto treinado por Luís Castro, que hoje veríamos se tinha razão ou não. Não, não foi o Porto que esperava. Esse Porto só esteve em campo nos minutos seguintes ao primeiro golo dos turcos e até ao segundo, 7 minutos e durante cerca de 20 minutos da segunda-parte. Durante o resto do jogo
Sendo realista, acredito que o F.C.Porto pode ser competitivo a nível interno, na Champions prefiro não criar ilusões, não de a vencer, isso nem em sonhos, mas de lutar pelo apuramento para os oitavos-de-final. Se for surpreendido, óptimo. Nestas coisas adoro enganar-me.
Quem frequenta o tasco sabe que na Champions, no mínimo, 4x3x3, meio-campo bem composto, defender bem e se não for possível atacar, contra-atacar. Mas olhando e acreditando que as dinâmicas, os equilíbrios e a organização que o F.C.Porto mostrou, especialmente em Braga, e conhecendo mal o potencial deste Besiktas - tem uma excelente equipa, meia-dúzia de jogadores de grande qualidade, alguns entravam de caras na equipa do F.C.Porto - acreditei que que com a equipa que coloquei na antevisão, o conjunto de Sérgio Conceição era mais forte, podia ganhar. Estar agora a dizer que não devíamos ter abordado o jogo desta maneira é fácil, é fazer o totobola no final do jogos.
Independentemente de todas as análises, quando as coisas só funcionam a espaços, cometem-se erros primários, a táctica, estratégia, sistema, fica para segundo plano.
Mal o jogo começou, notou-se logo que aquilo que a equipa campeã da Turquia fazia com alguma facilidade, espaços bem preenchidos, boa circulação, facilidade em sair e com muitos, rapidez em chegar à área, o F.C.Porto fazia com dificuldade, em esforço, mais coração que razão. Apesar disso o jogo estava equilibrado, foi a partir e uma trenguisse de Óliver, que em boa posição para rematar, preferiu passar, passou mal, muita gente na frente, equipa desorganizada, saiu um contra-ataque mortífero dos turcos, cruzamento de Quaresma e Talisca colocou o Besiktas em vantagem. Ora aí estava uma situação porque o F.C.Porto nunca tinha passado esta época, um bom teste à capacidade de reacção da equipa azul e branca. E reagiu muito bem o F.C.Porto. Logo de sguida Corona rematou ao poste numa soberana oportunidade para empatar, mas o golo não tardou. Canto de Alex Telles e Tosic, com Marega por perto, fez auto-golo, fez-se justiça no marcador. Apoiado pelo público que mais uma vez acorreu em massa - 42.429 espectadores, sendo que turcos eram apenas muito poucos -, o F.C.Porto deu mostras de conseguir a reviravolta. Mas não só não conseguiu, como cometeu mais um erro - desde a forma como Tosun teve tempo para tudo, receber, avançar, rematar, até ao facto de Casillas parecer mal batido, apesar do grande remate - e nessa altura, contra a corrente do jogo ficou novamente em desvantagem. Esse golo teve consequências, o conjunto de Sérgio Conceição acusou o toque, perdeu discernimento, desorganizou-se, desequilibrou-se, deu muitos espaços, correu sérios riscos de sofrer outro.
Resumindo, com um Dragão de chama intermitente, nervoso, trapalhão e precipitado - chegaram a estar muitos jogadores na área, ninguém perto dela para ganhar o ressalto, facto que permitiu algumas transições perigosas dos turcos -, principalmente após o 1-2, o Besiktas mostrou mais e melhor qualidade de jogo, mereceu recolher às cabines em vantagem.
A perder e pior, em grande parte dos 45 minutos iniciais pouco inspirado, Sérgio Conceição mexeu ao intervalo. Tirou o desastrado Óliver e um inconsequente Corona, meteu Otávio e André André e o F.C.Porto arrancou para o seu melhor período no jogo. Foram cerca de 20 minutos de bom nível, mais e melhor circulação, mais rapidez na execução, Besiktas encostado lá atrás, algumas oportunidades desperdiçadas, Dragões nesse período fizeram por justificar o empate. Não marcaram e a partir daí foram perdendo gás, a superioridade portista acabou e as coisas ficaram novamente equilibradas quando o técnico do campeão turco meteu Medel. Confortável, ficando na expectativa e saindo pela certa, os turcos conseguiram o terceiro golo e acabaram com o jogo, numa fase em que o F.C.Porto, já sem muitas forças, queria, mas não podia.
Tudo somado, vitória da melhor equipa, entrada em falso do F.C.Porto que só pode queixar-se de si próprio.
Notas finais:
Com um árbitro inglês, habituado a deixar jogar e em jogos com ritmo alto como são os das provas europeias, especialmente na Champions, os clubes que participam nestas provas são prejudicados por um campeonato de ritmos baixos e com árbitros que apitam a tudo.
Caímos, toca a levantar rápido, mostrar já no domingo que se na prova rainha da UEFA, as ilusões são poucas, podemos ser competitivos a nível interno.



Boa Noite Vila Pouca
ResponderEliminarEscrevo ainda antes do Post...
Competência... para mim é a palavra do jogo de hoje... com este 1-3...
Uma equipa desequilibrada em 4-2-4 contra uma equipa equilibrada em 4-2-3-1, pelo menos durante a 1ªparte...
Confesso que estava com receio deste jogo e na insistência deste processo de jogo para este nível, confirmam-se os receios...
Espero que exista aprendizagem...
Depois Danilo (mesmo em 424) têm de jogar a 6, não a 8... deixa buracos atrás dele à frente dos centrais, dai o 2ºgolo, ninguém está naquela zona que deveria ser do 6...
Corona não jogou (outra vez)... deveria ter jogado outro médio e Marega na ala...
Oliver estava muito atrás, falhava alguns passes longos e quando a equipa lá chegava à frente, ele esticava o jogo, mas faltava o ultimo passe na entrada da área...
Na 2ªparte foi outro jogo, com as alterações, A.André entra pelo Oliver e entra Otávio para 2ºavançado ou 3ºmédio e Marega encosta na ala...
Deveria ter entrado mais neste sistema, por isso acho que o treinador hoje andou atrás do jogo...
Mas com Danilo a 6 e não a 8, na 2ªparte ele ia pressionar na meia-direita e A.André a jogar a 6, não percebi... deveria ser ao contrário...
Na 2ªparte para mim além de algum desacerto em posições e passes, mas com muita vontade, muito querer, muitos centros, faltou competência na frente da baliza, tivemos 4/5 remates dentro da área, com algumas perdidas imperdoáveis (então Soares foi demais, não pode falhar alguns lances), mas quem falha tanto arrisca-se a perder e sofrer mais, e eles num lance simples de 1*2 (com A.André a chegar tarde na zona 6) fazem o 3ºgolo...
Ou seja, num grupo equilibrado, o que se pedia era uma equipa equilibrada, e em 424 e com melhores jogadores do outro lado (principalmente tecnicamente), a nossa equipa tem de cumprir tacticamente de uma boa forma e alguns jogadores não foram eficazes tacticamente, Ricardo falhou várias vezes, Danilo muito á frente, Corona...
A este nível temos de cumprir muito mais...
Mais haveria por dizer, com Casillas a ser mal batido no 2ºgolo e com a posição 6 a ser fundamental no jogo todo...
Exemplo, o nosso 6 jogou a 8, e eles estudaram bem a nossa equipa, sabendo nós a qualidade técnica do Talisca acho que não fizemos o suficiente antes do jogo...
Que melhorem e que ganhem em Vila do Conde...
Continuo a achar que o foco tem de ser o Campeonato este ano, temo é que alguns jogadores abalem com este resultado e passem a desconfiar do colega...
É que este sistema de jogo exige acerto táctico durante o jogo todo...
Abraço, Gil Lopes
Concordo plenamente. A diferença é grande entre as equipas. Então se falarmos do plantel. Olhar para o banco e ver Hernâni como único jogador para o ataque...
ResponderEliminarA única critica que posso fazer é sobre a preparação do jogo. Deveríamos ter abordado o jogo em 4-3-3.
De positivo:
-fragilidades expostas ajudam a melhorar e a não criar ilusões
- o campeonato já era prioritário mas agora isso é mais visível visto a dificuldade do grupo
- aboubakar descansou. Corona e oliver jogaram meia parte e soares adquiriu ritmo.
Agora o rio ave depois deste jogo penoso.
PS: Se talisca não tinha interesse pessoal no jogo..depois dos assobios passou a ter. Qual o interesse dos assobios? Para o espicaçar?
Cumprimentos
Artur chaves
O título do post tem "direitos de autor"... Não há dúvidas e não vale a pena criar pressão nos jogadores a dizer que a "salvação financeira" está nesta competição... Pelo contrário! É na Liga portuguesa e . . . vamos ver se chega . Do que vi no estádio é o que concluo . Um abraço.
ResponderEliminarE.Silva
Silvestre
ResponderEliminarBoa noite Vila Pouca,esta foi uma derrota que evidenciou as lacunas do nosso plantel, sobretudo no meio campo e ataque,onde faltam obviamente opções com outra qualidade,para além disso a abordagem ao jogo quiçá tenha sido demasiado permissiva e tolerante, nomeadamente na falta de um terceiro elemento no meio campo que poderia ter sido Herrera ou André André para haver outra consistência,mas enfim agora teremos que ir buscar três pontos fora de casa, oxalá o conseguimos.
Abraços
Silvestre
SOLTEM O FOGO ANGELINOS!
ResponderEliminarEsta foi uma derrota táctica, sobretudo na 1^parte!
Jogar Champions em 4 2 4, não se pode, nem deve, e na 1ª parte deste jogo, o que vimos? Uma luta desigual num 2/4 no meio campo, e com muitas avenidas para o adversário explorar!
Dois bons períodos: Depois do golo do empate, e um bom inicio de 2ª parte, na 2ª parte ficou provado que também é possivel dominar e controlar com 3 médios, o 3º golo já nem contou, já nem tinhamos a ancora da Equipa ...
Sérgio, o JJ durante anos foi enxovalhado na Champions com esse 4 2 4, aprendeu com os erros, e ontem até jogou com 3 médios!
No post de antevisão desta partida, sugeri um 4 3 3, mas infelizmente só o tivemos na 2ª parte!
Sem mascarar, e nada esconder, num grupo muito equilibrado, os oitavos da Champions, ou mesmo a L Europa, as contas ficam muito, muito complicadas, e até sou um optimista por natureza!
(mas, ganhar em Istambul, está perfeitamente ao alcance deste Porto, creio aliás, que as Equipas Turcas são mais solidas a jogar fora de casa, e habitualmente aquele fanatismo na Turquia também acaba por perturbá-los, isto se as coisas não lhes corre bem, aliás, já todos vimos e ouvimos, o Hulk ser aclamado pelos fanáticos adeptos Turcos).
Vamos ganhar a Vila do Conde? Isso sim, é que é falar, mas, com um Rio Ave que joga em 4 5 1, convirá talvez abordar esse jogo com 3 médios ...
PT
Caro DVP,
ResponderEliminarIsto hoje vai encher.
Estivemos mal. Sofremos golos e perdemos. Dá a ideia que a manta é curta e não tem qualidade para estas andanças. Hoje apenas tivemos um jogador top, que foi o Brahimi e isto reflecte também o que referi quando ganhamos ao Chaves e o mvp foi o Marega. Ainda assim acho que devíamos ter feito melhor e a abordagem não foi a mais correcta. Acho que o SC já reconheceu e percebeu isso. Confesso, durante o jogo fiquei danado com meia equipa mas senti particular desilusão com o Ricardo, o Corona e mais tarde o Octávio. Falharam redondamente.
Vamos ver os reflexos que isto pode trazer para o campeonato. O jogo com o Rio Ave é tremendamente difícil e um grande teste. Espero que não haja sequelas. Pode ser que dê para consumo interno.
Nota final: ó Soares a falhar assim e a fazer faltas ofensivas mais vale trocares de camisola.....
Raoc
Costa do Castelo.
ResponderEliminarQuando jogarmos com os outros não sei o que vai acontecer, mas neste jogo com Besiktas já deu para ver que não vamos muito longe nesta competição, Deus queira que me engane.
Estamos a perder folgo, naquele meio campo há poucas ideias e pouco músculo. A manta é curte e por mais vontade que possa haver não chega.
Como diz VP a este nível não vale a pena ter ilusões.
Fez-me lembrar o Porto-Chaves, e nós fomos o Chaves.
ResponderEliminarEsta coisa dos ovos e omoletas...é trambicado.
Continuo a acreditar! Puoooortou!
Desculpe MVP não considero os turcos a um nível superior bem antes pelo contrário, além dumas coisitas que não gostei, aquela de dar ovações maiores a jogadores da equipa adversária que aos nossos não gostei mesmo nada nem entendi, mas acima de tudo o velho ditado aplica-se :
ResponderEliminarNão há omeletes sem ovos
DVP
ResponderEliminarQuando fechou o mercado de transferências disse aqui que o plantel ficou muito curto. Temos 11 jogadores e os outros para preencher o plantel. A Direção vai ter de assumir as consequências de não ter dado nenhum reforço a Sérgio Conceição. Quando temos necessidade de por a jogar André André está tudo dito.
Temos de apostar tudo no campeonato e fazer descansar alguns titulares na Champions senão vai ser mais um ano a pão e água.
Tiago
Resumindo...de um lado uma equipa que fez tudo em esforço...do outro, uma com grande categoria.
ResponderEliminarCom o Chaves, disse na altura q já houve sinais evidentes de abaixamento de forma, mas...esse abaixamento até tem sido constante!
Sobre os jogadores, nada a dizer quanto à entrega, embora haja gente a jogar...mal! Mas há dois q não trabalham: Otávio e Hernâni! E isso não pode acontecer!
SC pareceu-me...um pouco perdido!
Sei q ainda é muito cedo mas...deixando de lado a minha ilusão de adepto ferrenho, se ESTE Porto ficar em 3º para ir á LE...assino já por baixo! Custa-me demais ver o meu clube nesta "regressão europeia" depois do que já vivemos todos, pois se certas altas esferas da SAD não tivessem tido a soberba, poderíamos hoje ser clube de topo europeu! Mas não.
Concluindo, não temos arcaboiço para estas andanças, pelo que só espero que o chip mude para V.Conde, onde temos de ganhar dentro da nossa realidade! E sabe Deus!!!
ResponderEliminarNão há milagres, a manta é curta, o meio campo, como tenho dito, faz imenso tempo, não existe... Concentrar no campeonato e tentar ganhar uns pontitos na champions, há que ser realista.
Quando os outros jogam melhor, nada a dizer. Monaco e Besiktas são favoritos. A ver vamos.
ResponderEliminarMas, nada está perdido.
Penso que o Abobakar fez muita falta e se clahra também passou por aí alguma fraqueza ofensiva. Jose Carlos - Rio Tinto
Correu mal? Sim.
ResponderEliminarHouve falhas? Sim.
Vamos melhorar? Sim, acredito.
Força! estou com o Sérgio Conceição e com os jogadores.
FORÇA PORTO!!!
Caro Vila Pouca,
ResponderEliminarA azelhice no primeiro golo foi do Corona (e não do Oliver), que falhou um passe e que originou o contra ataque adversário
Pouco depois, o remate ao poste foi do Oliver e não do corona!
Quanto ao mais, 100% de acordo.
Cumprimentos
Boa Noite outra vez. Só mais um reparo : Chamem-me o que quiserem mas um estádio (quase) todo de pé a aplaudir o Quaresma quando foi substituído e nós perdíamos por 2 a 1 ???? Não tinha chegado no aquecimento e no início quando foi ao banco do FCP ? Ou foi por ele ter feito a assistência para o 1o golo ?E assobiaram o Talisca porquê? Para ele marcar o primeiro e ser dos melhores do Besiktas ? Ora, ora! Um abraço.
ResponderEliminarE.Silva
Vila Pouca boa noite,
ResponderEliminarQuem perde a bola no lance do 1º golo é o Corona, quem remata ao poste é o Oliver.
O plantel é o que a $AD quis, erros atrás de erros só podiam dar nisto.
O Sérgio levou um banho táctico, é a vida, veremos se aprende.
Já escrevi aqui umas 10 vezes nos últimos dois anos, não temos meio campo. Oliver é esforçado mas não tem qualidade nem força suficientes. Mesmo assim é o melhorzinho. Octávio não gosta de dar ao cabedal e de André nem vale a pena falar. Quando um jogador como o André joga com a camisola do FC Porto, está tudo dito sobre o quão fundo batemos.
ResponderEliminarO único jogador com canastro para jogar na LC à frente do Danilo chama-se Herrera.
Faltou muito músculo, sem ele e com a agravante de um meio campo despovoado não se ganhou uma segunda bola. Sem ela não há posse e contra gente batida com dezenas de jogos na Champions é impossível controlar jogos. Babel, Adriano, Pepe, Talisca, Quaresma e 3 turcos de selecção. Jogámos contra uma equipa com melhor 11, não vale a pena esconder esse facto. Delapidamos todo um património nos últimos anos e este foi o nível a que chegámos, proibidos de contratar por fair play incumprido (todas as outras explicações são esfarrapadas).
Pena que Soares tenha estado tanto tempo fora e não esteja ainda em condições físicas para este nível. Esta equipa com Soares e Aboubakar na frente, vai lutar pelo apuramento. Vamos apoiar o Sérgio, tem uma manta muito curta, mas tem qualidade para fazer coisas boas com aquilo que tem.
Sim com este 4 4 2 na Champions com equipas de grande qualidade vamos ter alguns problemas . Mas entendo o treinador é até gosto , o facto de manter o seu princípio é filosofia. Mas na Champions jogar com mais um médio não está mal pensado . André André ncontinua a não me agradar . Joga demasiado com os braços e passes longos muito mau. Mas pronto .
ResponderEliminarOutra questão tem haver com ao prestação das equipas portuguesas. Estamos cada vez menos competitivos. Hoje ou muito me engano mas nem Guimarães nem Braga vão fazer melhor.
1 ponto : sim devemos denunciar todas as formas de corrupção e tentativa de controle .
Mas neste momento no futebol só se discute VAR linhas fora de jogo e merdas , e o futebol português cada vez menos competitivo.
Quanto ao Porto espero que ao nível futebol profissional siga alguns exemplos como Borussia Ájax recentemente. Ou simplesmente seguir o modelo que há 10 anos funcionava bem . Com resultados positivos na Europa.
Este grupo é difícil e equilibrado tanto podemos ficar em último como em primeiro . Pior foi mesmo ter perdido 1000000 €.
DVP,
ResponderEliminarCreio que quem perde a bola (não remata e falha o passe) no lance do 1º golo é o Corona e quem remata ao poste é o Oliver (de certeza).
O Corona continua a não justificar a titularidade, sendo incapaz de fazer a diferença. E quando assim é um a equipa como o FCP fica restringida ao Oliver e Yacine como únicos jogadores capazes de fazerem a diferença tecnicamente falando, quando a equipa não funciona. Deveria ser proibido substituir estes jogadores. Mesmo "desastrado", o que não concordo, o Oliver tem de jogar sempre.
Este foi o adversário que pôs a nú, não o défice de qualidade do plantel que já todos sabíamos, mas a forma desorganizada como defendemos desde o início da época. Defendemos em sofreguidão e nunca pela organização. Na época passada defendiamos de forma organizada, praticamente não dávamos oportunidades ao adversário...mas empatamos 10 jogos!!
É pena, a azia é muita, mas é preciso dar resposta no domingo. Esse é o nosso campeonato.
E se possível os dirigentes que arranjem forma de reforçar o plantel logo no início de janeiro.
Pedro
Pois VP, mas quem chutou ao poste foi..,Oliver.
ResponderEliminarQue desilusão!... Mas esperemos que tenha sido apenas um mau jogo. Que, por exemplo, Soares volte a ser o que foi na época passada em vez do trengo que agora está a ser que não cria nem conclui convenientemente jogadas de perigo para os adversários. Esperemos que a equipa se volte a equilibrar. Força para o próximo jogo...
ResponderEliminarPessoal,
ResponderEliminarSe o Sergio Conceição tivesse mudado a equipa e perdido toda a gente aqui começava a dizer que deveria ter jogado com a mesma equipa, que diabo, o porto até ontem não tinha sofrido golos e tinha marcado em todos eles.
Vamos por partes, penso com o onze de ontem se tivessemos pressionado mais alto teria mais possibilidade de ganhar, mas tb se compreende, o soares não está a 100% nem pode estar, não tinha o aboubakar, achei que o danilo está abaixo da suas capacidades e não tivemos uma pontinha de sorte. O casilas ontem meteu agua tb não ajudou.
Aquilo que eu disse ontem, no domingo é mais importante do que ontem, temos que voltar a ser campeões por isso todos a vila do conde apoiar a equipa
Abraço
Se é assim, OK, estou do outro lado contrário, pareceu-me como escrevi, não vi qualquer imagem. Mas isso não muda a opinião que era preciso muito mais Óliver e o Corona, ou é capaz de deixar, definitivamente, de ser um jogador que de vez em quando marca uns golos bonitos, ou então nunca vai passar de um jogador com talento, mas sem constância para o futebol europeu.
ResponderEliminar
ResponderEliminarHá dois aspectos negativos na equipa, que se arrastam há VÁRIAS épocas e que, na minha opinião têm sido DETERMINANTES em vários jogos:
- SEM capacidade de meia distância
- POUCO musculada
Se internamente isto pode ir sendo disfarçado...na Europa é IMPOSSÍVEL!
ResponderEliminarCaro DVP,
Jogaram melhor que nós e ganharam com toda a justiça. Acredito que o Serginho aprendeu a lição e que este jogo nos vai ajudar a ser mais equipa.
Na minha modesta opinião gostaria de ver o Brahimi atrás dos dois avançados com liberdade para andar à direita e à esquerda e um meio campo com o Danilo a 6 com dois médios com chuto e presença na área - Layun sobre a esquerda e Oliver sobre a direita, por exemplo. Com a largura a ser dada pelos laterais.
Estou curioso para Domingo, o Rio Ave vai dar muito trabalho.
Viva o FC do Porto, sempre
Saudações portistas,
HMF
Bom dia,
ResponderEliminarTalvez seja minha impressão, mas para mim o pior elemento foi o Danilo Pereira que, tal como no jogo anterior, jogou a passo. Fez-me lembrar o William Carvalho tal era a lentidão com que se deslocava, nada a ver com o Danilo da época passada. Penso que seria ele a sair e não o Óliver que, na minha opinião, estava a jogar a bom nível.
E já agora, que estou num previsão pós jogo, porque não o Herrera em vez do Danilo? A defender não seria pior e ataca muito melhor, embora por vezes falhe passes simples. Achei altamente injusto ver o Herrera a aquecer desde o minuto 15 do jogo até ao minuto 75, e depois sentar o cú no banco, simplesmente não se faz isso, é terrível para a moral do jogador.
Parece que agora é que se vai ver a capacidade do treinador em gerir as pessoas, e até ao momento tem corrido bem. Penso que falta uma maior rotatividade na equipa, e temos alguns bons valores no banco que podem jogar, mas é preciso apostar neles.
Isto é apenas uma opinião pessoal, e não estou a criticar o treinador nem nada do género. Espero que continue a evoluir e a aprender com os erros para que o Porto seja cada vez mais forte em Portugal e na Europa.
Saudações Portistas
Gostaria de saber se a SAD se vai deixar de mordomias que não cabem na cabeça do mais humilde do sócio que faz das tripas coração para pagar quotas e jgoso - ou lugares anuais - e olhem para este plantel absurdo, o pior desde que me conheço a ver o FC PORTO!!! Nem no tempo do Manhiça, tinhamos jogadores tão vulgares e com tão pouca fibra como estes.
ResponderEliminarNão foi a derrota em si que me doeu - não espero ser campeão europeu nem tão semi-finalista. O que me dói é ver a falta de atitude de toda uma equipa. Estou-me marimbando para o 4-3-3, 4-4-2, losango invertido ou prevertido!
Não há pilim? Jogue-se coma prata da casa, com os juniores com os reformados, mas com gente que sinta a camisola, que seja educada no significado de ser PORTO!
Ou muito me engano ou Sérgio vai ser o NES versão ponto 2, por culpa de uns administradores egoístas, que levaram o FC PORTO á miséria, a agora ao abandono!!! É um fartar vilanagem neste momento. O compadrio faz escola na SAD do FC PORTO!!!
Desculpem lá mas estou super, hiper mega f@dido, tenho que desabafar!!!
Esta administração está-se a cagar de tal maneira para o FC PORTO que nem um único protesto, nem uma única voz se ouviu em relação á RTP ter promovido um debate ás 21 horas com os candidatos autárquicos á cidade do... PORTO, num dia em que jogava para uma competição europeia, a principal equipa do burgo!!!!
Quando não nos damos ao respeito, é isto que acontece. Todos nos gozam!
Mais golo menos golo, vitória justa e natural da melhor equipa. Ainda a propósito do jogo de ontem, permitam-me sugerir a leitura da crónica de José Manuel Ribeiro no Jogo de hoje.
ResponderEliminarSem dramatismos, foquemo-nos agora no jogo de Vila do Conde para a Liga Portuguesa, um sapato bem mais à medida do pé do FC Porto actual.
Falta dizer que estou de acordo com o que escreve no seu Post.
Um abraço e...
FC PORTO ACIMA DE TUDO
Ganhar o próximo jogo e tudo resolvido...
ResponderEliminarCampeonato interno do Ségio Conceição está a ser brilhante e isso é o que mais interessa...
F.C.Porto campeão europeu 2004, jogava em 4-4-2...acho que não é preciso dizer mais nada...entrava sempre o Alenitchev e/ou o Pedro Mendes e nos jogos complicados até jogava em 4-5-1..com o Carlos Alberto a fazer companhia ao Benni..até em casa com o Man United jogámos com Deco, Alenitchev, Manniche, Pedro Mendes e Carlos Alberto Cinco médios mais ou menos ofensivos mas 5 meio-campistas..
No pasa nada...como dizia o outro
FORÇA PORTO
De Homem assumir a responsabilidade por inteiro...
Costa & Costa.
ResponderEliminarEssa do Aboubakar ir ao balneário do Besktas depois do jogo fazer palhaçadas!!! A ser verdade, é de muito mau agrado. Espero que a ser verdade seja chamado e se justifique. Eu não quero acreditar, basta ver a fontes destas desta comunicação sociais Bestas vermelhas ligadas ao clube corrupto.
Já agora, (não serve para desculpa) mas aquela bola no braço do jogador turco na grande área, já vi marcar penaltis por muito menos.
ResponderEliminarDuas notas:
Uma...(e MAIS uma vez antes de jogar com o regime!!!)
http://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/boavista/noticias/interior/miguel-leal-deixa-o-boavista-8769129.html
Segunda...
Porque raio o jornal "O Jogo" se farta de lançar notícias polémicas contra nós, sempre a picar?! Ou é o Aboubakar a rir com os ex-colegas, ou o Quaresma a rir no autocarro com o Pepe...
É por "encomenda"??
Haja pachorra!
Bom dia Sr. DVP
ResponderEliminarConcordo grande parte com o que escreve mas julgo que este equipa do Besiktas tem sim jogadores de excelente qualidade ( apesar de já estarem na trajetória descendente) Pepe, Adriano, Medel, Quaresma, Babel, Negredo e Tosic. Como equipa é a meu ver inferior ao FCPORTO. Apesar de achar que este 442 não pode ser usado na Champions. Sérgio Conceição tem de ver isso rapidamente nem mesmo no Rio Ave vai servir.
Julgo que o Besiktas não vence nenhum jogo ao Monaco nem ao Leipzig, equipas que têm meio campo mais composto.
Ontem ,apesar de termos jogado mal, julgo que estávamos sempre com a sensação eu íamos vencer pois a defesa dele ou melhor, a maneira como defendem é má.
Podíamos ter empatado imediatamente a seguir ao 1-0 ( bola ao poste do Oliver), podíamos ter empatado ainda antes do intervalo e depois n 2ª parte nos 20 minutos fortes que tivemos temos uma bola clara do Soares.
É pouco mas julgo eu se a bola do Soares entra ganharíamos fácil o jogo.
Faltou qualidade ou melhor existiu muita desinspiração por parte de Oliver ( Octávio para mim demonstra o porquê de estar no banco)e o nosso jogo passa muito por ele mas também não tivemos sorte que é sempre importante nesta competição.
Agosto de sonhar, acredito que o FCPORTO vai vencer a Liga dos Campeões, só deixo de acreditar quando for arrumado até lá acredito sempre que podemos vencer nem que seja só a sonhar.
Neste anos especifico prefiro dar tudo no campeonato e se tiver de cais na liga dos campeões que fique em 4º no Grupo, pois passar para a Liga Europa, algo que discordo mas é assim o regulamento, será pior.
Espero que a organização do FCPORTO pense seriamente nisso, passar a fase de Grupos é o objetivo, caso isso não aconteça que façam para ficar em último no grupo e se concentrem nas 3 competições internas.
Cumprimentos
Bruno Moutinho Guedes - 23657
Houve muitas falhas individuais , no primeiro golo o Alex Telles deixa o jogador do Besiktas centrar á vontade , no segundo ninguém fez oposição ao remate de longe , no terceiro o Casillas podia ter feito melhor , também houve azar , bola ao poste , bola tirada em cima da linha pelo defesa .
ResponderEliminarEm matéria de champions não dá para muito mais , o foco é o campeonato , e é nisso que o Sérgio tem que se preocupar .
La estamos nós com o fato do Aboubakar ter ido ao balneário cumprimentar colegas....qual o problema, os adeptos do porto não aplaudiram o Quaresma!! Deixem se de problemas onde não há, é natural e é normal, ele não estava a festejar a vitoria dos turcos pelo amor de deus, não caiam naquilo que os nossos adversários querem. Sejam diferentes
ResponderEliminarEste é o 36º comentário, mas se a camioneta da Lipor não estivesse sempre pronta, já seriam perto de 50. Se eu adivinhasse os números do euromilhões, como adivinhava que esta situação ia acontecer...
ResponderEliminarAo que parece apenas a newsletter "Dragões Diário" se manifestou contra a RTP. Tudo bem , mas como diz o Vila Pouca, uma coisa é a DD, outra coisa é a SAD que tem o peso institucional que tem!
ResponderEliminarAgora mais a frio, acho que o futebol português cai a pique. Mais um ou dois anos e estamos ao nivel dos bulgaros, romenos e outros perdidos dessa Europa do futebol. Falamos de tudo, rivalizamos com tudo e esquecemos o essencial: a competividade! Andamos entretidos com e-mails e apitos dourados e as SAD's engordam os bolsos e as mordomias a olhos vistos, depauperando os clubes, comprando por milhões jogadores perfeitamente banais.Quem é da casa é banido por gente que chega de fora sem qualidade alguma para substituir o que vai embora!
Voltamos aos anos 60 e 70? Por mim tudo bem, desde que a administração assuma o facto como tal? Bem podemos andar a vegetar que jamais abandonarei o meu FC PORTO. Mas que dói imenso, dói!
Para consumo interno esta equipa chega e sobra (a tal falta de competividade alta!), mas na Europa, arriscamos a ser humilhados e nem sequer precisamos de um Bayern para isso.
Ao contrário de muitos portistas que se contentam com o que lhes dão sem tugir nem mugir, detesto ser vencido pelos Besiktas das reformas douradas! Dou muito apreço ás competições europeias, mesmo que não peça titulos europeus (pelo menos a Champions). O FC PORTO construiu a sua reputação mundial a sangue, suor e lágrimas de todos os que o amam! Pena que o maior obreiro desse FC PORTO seja neste momento o seu maior demolidor!
E não, não se virem contra os Aboubakar's desta vida, só porque foi ao balneário da sua ex-equipa. O problema é bem mais sério e intrincado que este.
É tempo de dar um murro na mesa!
P.S. Peço desculpa pela minha revolta, pois acho que afinal ainda não batemos verdadeiramente no fundo. Para nossa desgraça!
Felisberto, o teu pensamento é o de nós todos, mas nesta altura do campeonato é preciso ter pragmatismo, deixar falar a razão em vez do coração.
ResponderEliminarSobre a história do debate à mesma hora do jogo do F.C.Porto, eu se fosse candidato recusava-me, a cadeira ficava vazia. Eu não voto no Porto, mas se votasse, podem ter a certeza que seria em branco. Então a posição do Rui Moreira é um espanto!
ResponderEliminarBoa tarde a todos. Foi um dia menos bom, calma . O nosso jogador mais experiente teve um dia mau. Na minha opinião foi aí que esteve a diferença. Dois frangos de Casillas. Um abraço e força PORTO...
ResponderEliminarReparem nas substituições de uma equipa e da outra,com todo o respeito pelos profissionais do nosso clube reparem na qualidade do banco do besiktas e do nosso..sinceramente não sei até que ponto continuar na Europa vai ser bom para nós,temos de ser realistas..neste momento difícil do nosso clube precisamos de ser campeões nacionais e não temos plantel para ombrear com os médios..quanto mais com os melhores..que o nosso foco esteja só no campeonato...se calhar eu e que estou a implicar..mas faz me imensa confusão ver tantos aplausos e "beijinhos" a jogadores como quaresma e Pepe..as pessoas tem memória curta e não se lembram de certas atitudes.. vejo jogadores da nossa equipa a não ter metade dos aplausos que jogadores do besiktas ontem tiveram..fico triste.
ResponderEliminarBoa tarde Sr. DVP
ResponderEliminarSei que não gosta de debate aqui no seu blog mas não concordo com o Sr. Felisberto.
Sr.Felisberto tenho respeito por si e leio as suas crónicas mas não
concordo com esta sua última intervenção.
Estou desolado com a derrota e até mesmo envergonhado mas há jogos que correm mal ou porque forma mal preparados ou por manifesta falta de sorte. Não vou criticar o SC, mas julgo que nas CE tem de colocar outro sistema, como digo que em Vila do Conde, contra uma equipa que joga bem e que está bem organizada a jogar em 424 vai colocar-se a jeito, mas espero estar enganado. SC fez o seu primeiro jogo na LC, é normal cometer erros e de certeza que no Mónaco vai ser diferente.
Lembro as seguintes derrotas:
Wrexhan em 86 - (4-3) não é do meu tempo;
Artmedia 2005 (2-3);
Tinhamos muito melhor equipa e perdemos. O futebol é assim.
Se este Besiktas se apurar vai surpreender-me. Têm jogadores mas equipa é zero. Não atiro a toalha.
Dizer que este FCPORTO só serve para consumo interno é normal mas lá fora tirando 7-8 equipas julgo que mais ninguém humilha o FCPORTO.
Mas a realidade lá fora do FCPORTO é a mesma que o Vitória no nosso campeonato ou o Braga ou um Boavista.
Não tenho complexos em dizer que na Europa apenas servimos para o Totobola, mas as vezes fazemos coisas bonitas. Vencemos em 2004 pois os planetas se alinharam todos mas vencemos.
Em 94 estivemos nas meias, em 97 fomos aos quartos, em 2000 com uma arbitragem vergonhosa ficamos nos quartos, 2008 arrumamos com o golo do ano ....
Repare no seguinte, o FCPORTO é a única equipa portuguesa que nos últimos 25 anos venceu 1 jogo nos Quartos de final da Liga dos Campeões.
Isso diz muito da distância que existe dos campeonatos fortes para o nosso.
Tirando Real, Barça, Bayern, Chelsea, Man Utd, Man City e PSG julgo que o FCPORTO tem equipa para ombrear com qualquer outra.
Não leve a mal, respeito a sua opinião e no fundo queremos é bola na rede.
Relativamente aquilo que a RTP fez, não me surpreende, continua a surpreender-me é Bolas, Records, CMTV continuarem a fazer perguntas na NOSSA CASA. A RTP tem um diretor Lampião que faz o que quer. Os atos ficam para quem os pratica.
Bruno Moutinho Guedes -23657
Tal como refere o caro Felisberto, para consumo interno esta equipa chega e sobra. Mas na Europa temos de mudar a matriz. Faltam ainda 5 jogos. Calma, malta.
ResponderEliminarNum ano de arrumar a casa, seria bom que alguns adeptos se arrumassem.
O foco é o campeonato. Siga.
Bruno não quero debate? Não sei quem te contou essa história. Podem debater à vontade, eu é que não vou estar a debater e comentar todos os comentários. Se já assim perco imenso tempo, se debatesse não fazia mais nada.
ResponderEliminarSobre o nosso grupo, já havia escrito aqui e em outros espaços azuis e brancos que o Besiktas caça com Pepe, Quaresma, Medel, Babel, Negredo, Adriano, até mesmo o patanisca, e metade da seleção turca.
ResponderEliminarO Mónaco caça com Falcao, Lemar, Moutinho, Sibidê e outros deste quilate que não lembro agora.
Os red bulls alemães, do que vi ano passado, tem um time à "time alemão": extremamente físico, forte, entrosado e rápido. Além do novo menino querido dos tubarões europeus, o tal Tino Werner que na minha opinião é um mix de Mário Gomez com o lendário Gerd Muller, não é a tôa que tem jogado na seleção principal, relegando nomes consagrados para o banco de suplentes.
Nós, na teoria, podemos ser o elo mais fraco do grupo. Na teoria.
Ontem o resultado mais justo era um empate tipo 3 x 3.
A eficácia fez a diferença. O FCP atacou muito, finalizou mal.
Os turcos também (contra ) atacaram muito, mas finalizaram bem.
Apesar do Besiktas caçar com Pepes e Quaresmas, o FCP, mesmo com plantel curto e mesmo com algumas peças em clara noite-não, podia ter dado outro destino ao jogo, caso umas das 3 chances claras de gol que criou tivesse ido para o fundo das redes quando o placar estava 1 x 1 e até quando estava 1 x 2.
Já agora, fala-se em plantel curto, mas deixaram sair Mikel, João Teixeira, Bueno e outros.
Todos os anos TODA A GENTE SABE QUE cedo ou tarde haverão lesões e suspensões.
Não era melhor ter 30 do que 24 jogadores à disposição para prevenir lesões e suspensões???
Bem, eu já aqui deixei a minha opinião sobre a partida de ontem, o Pai e a Mãe desta derrota foi a má abordagem tática do FC Porto na 1ª parte, e vou mais longe, com o onze que entrou na 2^parte, a história do jogo seria bem distinta!
ResponderEliminarTambém não tenho a opinião que este plantel não tem andamento para a Champions, porém como sabemos a Champions para nós é superar a fase de Grupos. Não, com os Tubarões da Europa a luta é desigual, mas com qq um dos nossos adversários deste Grupo, disputamos qq eliminatória.
O Besiktas, tem cerca de 5/6 veteranos, com maturidade e experiência, com muitos kms de Champions, facto, ontem, exploraram bem as fragilidades do meio campo do FC Porto na 1ª parte. Vejamos, neste Besiktas, entraram o Pepe (para mim, o melhor em campo) e o Negredo (foi suplente), e da temporada anterior, saíram o Aboubakar, e o central Marcelo para o Lyon, isto é, o Besiktas tem praticamente a mesma Equipa da temporada passada, objectivamente reforçada com o Pepe. Sabem o que fez o Benfica na Turquia a este Besiktas há 1 ano atras? Aos 30 minutos de jogo, ganhava 3-0, tal como fez o Sporting na Grecia, desconcentraram-se, e amargaram na parte final, quando poderiam ter matado o jogo e goleado. E pergunto, o Besiktas será assim aquela extraordinária Equipa, e quase eram goleados em casa pelo Benfica?
Em Março, antes da eliminatória com a Juventus, alguns alimentaram a esperança de eliminar os italianos (não alinhei nesse coro), com uma Juventus, podemos ganhar 1 jogo, mas muito dificilmente ganhamos vantagem em duas eliminatórias. Mas, se há meio ano, alguns alimentavam a esperança de eliminar a Juventus, e hoje já não temos Equipa para estas andanças? Bom, nem oito, nem oitenta, porque afinal, da temporada passada apenas saiu um titular absoluto, e regressaram 2 titulares absolutos, do plantel que terminou a ultima temporada sairam 6: Boly, João Teixeira, Ruben, Jota, Depoitre e André Silva, em contraste, regressaram 6: D Reyes, Ricardo, Sérgio O, Marega, Hernani e Aboubakar. Será que este plantel é inferior ao da temporada passada? esse mesmo que em 180 minutos, a jogar cerca de 120 minutos com 10, disputou duas eliminatórias com a Juventus, sem ter sido nunca subjugado...
PT
Carissimos
ResponderEliminarSigo este tasco com muito prazer mas nunca participei até hoje! Apenas quero manifestar que aprendo muito com todos e que quanto mais participação mais certeza tenho que o nosso FCPorto é o nosso grande amor (desportivamente falando).
Não pretendo falar em tácticas ou em algo parecido... bater no fundo não me parece... apenas a certeza que os sucessivos erros no passado pagam se caro.
Agora, a realidade atual é o campeonato! Não vale a pena cobrar mais porque já este não será nada fácil.
Sempre fomos derrotados diariamente pela comunicação social e afins, logo, qual é o espanto?
Padres e missas desde sempre...
Negociatas da SAD (fartar vilanagem)!
O que nos distingue dos outros é a nossa capacidade de união, crença e acima de tudo, competência para fazer mais e melhor com muito menos do que a concorrencia...
Logo, ok perdemos... talvez por má abordagem ao jogo, talvez por má sorte, talvez por alguns jogadores, whatever... este ano só pode existir um foco, o título de campeão! O resto é folclore... não dá pra mais...
Assim, tenho orgulho em ser Portista e serei sempre o primeiro a apoiar o clube do 1o ao último minuto, porque o FCPorto somos nós!
A união faz a força e se os sócios, adeptos, simpatizantes apoiarem a equipa, o nosso orgulho nunca será ferido.
Nota: não quero com isto dizer que dou carta branca aos erros da SAD / Treinador / Jogadores!
De resto, caro Vila Pouca, obrigado por se preocupar com este espaço azul e branco.
Força Porto.
Paulo Silva
De acordo com o comentário do PT!
ResponderEliminarAno passado com uma equipa igual, onde só saiu A.Silva, passamos a Roma, o grupo com mais ou menos dificuldade e derrota digna com a finalista Juventus. Este ano Jan não temos equipa para estas andanças? Acho que é um completo exagero.
Sabendo a valia dos adversários, temos equipa para vencer e passar a fase de grupos. Para mim a derrota de ontem foi táctica e o problema cronico de falha na finalização. Acerte-se as duas, com os ovos que se tem, e atingimos o objectivo que é oitavos. Venha o Rio Ave!!!
Paulo, OK, mas o tasco esta época já fez posts de cinco jogos oficiais...
ResponderEliminarNa época passada na fase de grupos, não ganhamos ao Copenhaga, perdemos em Leicester, ganhamos cá aos ingleses já qualificados em os dois jogos aos belgas que nem pontuaram. Salvo o Leicester, campeão inglês, as outras três equipas são manifestamente inferiores às deste grupo. Fazer comparações é muito bonito no papel, na prática é mais complicado. A não ser que achem que o NES é melhor que o Sérgio. É uma opinião legítima, não é a minha.
Atenção, na minha opinião o Sérgio Conceição foi a melhor contratação do FCP dos últimos anos... costumo dizer que é o SC e mais onze! pois se bem se recordam, isto já vem mal desde o Paulo Fonseca... (liça / Josué / ghilas, etc).
EliminarO que eu queria dizer é que não podemos ter ilusões porque não existem condições para tal... logo, prestígio a parte, o foco ta no campeonato! A prioridade é já o Rio Ave e a equipa precisa de motivação e crença... pelo menos até Janeiro não há mais nada a fazer... e o que me choca é ver a malta a sair do estádio a 10/15min do fim do jogo... para isso mais vale ficar em casa...
Força Porto!
PS
Boa tarde Sr. DVP
ResponderEliminarDebate no sentido de que os comentários devem ser relativamente ao Post e não troca de opiniões entre os intervenientes.
Foi isso que quis dizer.
Bruno Moutinho Guedes -23657
A falta de um 8 que chegue à frente e remate e um extremo rápido com técnica devem ter sido o que o SC pediu ou até implorou mas nada de nada se comprou, agora exigir ópera quando faltam tenores de 1ª classe, é ser irrealista
ResponderEliminarVIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO
na continuação o CORONA nunca na vida fará de 8 não vale a pena insistir, para mim rende bastante mais a jogar a extremo
ResponderEliminarNão percebo qual o problema de haver debate autárquico na RTP à hora do jogo. A cidade do Porto terá no máximo 350 mil habitantes, dos quais nem metade votam, face a idade e abstenção. No Dragão estiveram 40 mil adeptos vindos da cidade e arredores. Quantos votam? 10 mil ? Nem tanto. E Rui Moreira e Manuel Pizarro, como portistas, podiam ter colocado o debate noutra data. Ou faltado, como tem feito Rui Moreira. Portanto isto é um não assunto.
ResponderEliminarO marcador de ontem resulta da melhor eficácia dos turcos.
ResponderEliminarO jogo ficou marcado pela falta de agressividade dos nossos jogadores, os avançados nunca pressionaram alto (como fazem habitualmente) e o nosso meio campo foi pouco aguerrido.
O n.º 22 nem parecia o Danilo …
Bruno,
ResponderEliminarNo Wrexham apanhei uma molha tal que ao chegar a casa até as cuecas estavam molhadas! Se havia de chover a cântaros foi nesse dia e ainda por cima se a memória não me falha estavamos a ganhar por 3-0. O guarda-redes do FC PORTO se a memória não me atraiçoa era o Borotta ou o Matos - de qualquer modo sei que era um reformado boavisteiro!
Mas também sei que o meu portismo me exige ver o FC PORTO a lutar com o Bayern, o Barcelona, o Real, os Manchesters ou o PSG! Lá por o meu carro ser um Clio em 3ª mão, não significa que esteja proibido de andar em autoestradas!
Se ganhamos ou não as contendas, isso são contas de outro rosário! Mas que devemos lá estar sempre, devemos.
Dragao Vila Pouca, de acordo! O grupo este ano é bastante mais forte e mais equilibrado que o do ano passado.
ResponderEliminarObviamente que nao temos a qualidade que tínhamos no primeiro ano de Lopetegui para nao ir mais longe, e que o nosso banco é praticamente inexistente.
No entanto continuo a achar que temos qualidade e andança para atingir o nosso objectivo dos oitavos de final.
Realisticamente, nao acho que seja "exigir" o impossível. E por achar que o Sergio é muito superior ao NES, acredito que temos capacidade.
Sobre o jogo de ontem, tecnicamente eles podem ter melhores jogadores, mais experientes, mas acho que perdemos o jogo principalmente na abordagem táctica. Agora é bonito falar, claro, mas aguardo com expectativa o jogo contra o Monaco e o que o Sergio ira fazer.
Vila Pouca,
ResponderEliminarO Sérgio dá "cinco e zero" ao NES, todavia, a abordagem táctica do NES na Champions seria mais equilibrada (ou mais conservadora ou defensiva), talvez mais de acordo com o grau de exigencia da competição. O Sérgio ontem assumiu a sua responsabilidade, e entrelinhas quase reconheceu a sua má abordagem tactica ao jogo, e isso é de relevar, tal como compreendi que não quisesse alterar a identidade da Equipa. Hoje, tenho a certeza que o Sérgio apresentaria outro meio campo no onze inicial. Sobretudo que esta derrota lhe tenha servido de lição, porque por exemplo, a teimosia do JJ durante anos, valeu-lhe muitos enxovalhos na Champions!
Ontem, entramos na 22º presença na fase de Grupos Champions, registos em termos de jornadas inaugurais (a 1ª jornada é sempre fundamental, em termos de contas finais), registos nas 22 presenças Champions do FC Porto e das 1ª jornadas:
Disputadosna Jornada 1: 10 jogos em casa, e 12 jogos fora.
Nesses 22 jogos inaugurais, o FC Porto venceu 9, empatou 9, e perdeu 4.
Em que Edições o FC Porto foi derrotado na 1ª Jornada:
1997/98 Olimpiakos 1 FC Porto 0. (Tr Oliveira) (eliminados fase de grupos)
2005/06 G Rangers 3 FC Porto 2. (Tr Adriaanse) (eliminados fase de grupos)
2009/10 Chelsea 1 FC Porto 0. (Tr Jesualdo)
2017/18 FC Porto 1 Besiktas 3. (Tr SC)
Isto é, a primeira vez que o FC Porto faz estreia em casa na fase de Grupos Champions, com uma derrota, foi ontem, nunca tal tinha acontecido nas anteriores Edições Champions!
PT
Anónimo das 15:24, é um não caso para ti, para mim é um caso. Bastava a RTP ter um pouco de sensibilidade, marcar para ontem o debate em Lisboa e passar o do Porto para hoje. Obviamente e isso ficou claro no meu comentário, todos os candidatos deviam ter tomado posição, em particular o actual presidente da Câmara. Não digo que devesse estar no Dragão, porque isso podia ser considerado aproveitamento político, apesar de Rui Moreira ser um conhecido portista, mas porque fazer um debate sobre o Porto à hora que uma das mais prestigiosas instituições da cidade está a jogar, é uma brincadeira de péssimo gosto.
ResponderEliminarNao temos qualidade para este nivel. SC muito bem a assumir o erro.
ResponderEliminarTemos o saudável e regular hábito de passar a fase de grupos. Encarar com fatalidade a possibilidade de o não fazermos esta época, é apenas um sinal dos tempos e da nossa decadência. O grupo não é fácil, mas o Besiktas é daquele tipo de equipas sobre as quais, em tempos não recuados, normalmente nos superiorizávamos.
ResponderEliminarJá sei, não devemos olhar para trás...
Eu e duma maneira geral os portistas teem gostado do trabalho desenvolvido por SC.
ResponderEliminarMas ontem nao esteve bem jogar contra o Moreirense ou Estoril nao e a mesma cousa que jogos da LC ou defrontar benfica ou Sporting.
4/2/4 em jogos bem competitivos nao e solucao.
Sigmund, o post seguinte responde a isso e também sobre a forma de encarar os jogos da CL.
ResponderEliminarBamos lá ber: parece-me óbvio que a este nível as fragilidades existentes, como a qualidade insuficiente de alguns e a evidente "falta de banco", vêm sempre ao de cima, se a isso juntarmos a inexperiência de outros em lugares chave da equipa, então a coisa complica.
ResponderEliminarPenso, porém, que SC se enganou e é ele o responsável principal pela derrota.
Porque abordou mal um adversário que só é superior ao Porto na técnica parada de muitos dos seus jogadores, excepto Talisca e Pepe - capaz de jogar, ainda, em alto rendimento na melhor equipa do mundo (não sei qual é...).
O que se jogou e desperdiçou no segundo tempo, até levarmos o terceiro, justificava outro resultado, pelo menos o empate. Aliás até acho que serão o Porto e o Besiktas os principais candidatos ao terceiro e quarto lugares. Mas, claro, gostava de me enganar quanto ao Porto.
E Sérgio? Meu, continuo a pensar que és treinador, terás enquanto cá estiveres o meu apoio, estando sujeito ás criticas justas e como tenho a certeza que não cometerás duas vezes o mesmo erro - pareces-me demasiado esperto para isso - não sinto preocupação relativamente à qualidade do timoneiro. Já não estarei tão descansado quanto à tua genética frontalidade. Sabes, ás vezes isso pode provocar a sensibilidade da culpa de alguém...
Foi de um provincianismo assustador a manifestação de carinho a Quaresma. Ok, será Portista, mas nem uma única vez teve o meu aplauso, ontem.
Outro "grupo" que não papo é a estória do Aboubakar. Abram os olhos.
Manuel Vila Pouca,
ResponderEliminarUm adepto do Braga também diria que "a este nível não vale a pena ter ilusões". E contudo, no momento em que escrevo, estão a ganhar na Alemanha ao Hoffenheim.
Quanto ao que diz o Ega, concordo com umas coisas e discordo de outras. Mormente no suposto provincianismo de se aplaudir o Quaresma. Mas estou a formar a opinião de que o Sérgio Conceição só sabe jogar de uma maneira, e isso pode ser-lhe fatal em jogos mais difíceis, como ontem se viu.
Abraço
Jogadores com a morfologia do André têm que ser uns Iniestas cheios de técnica e velocidade para poderem jogar a este nível. Nem tem uma nem outra é fisicamente é um dos piores jogadores que já vestiram a nossa camisola.
ResponderEliminarO problema do Corona é só um, o mesmo do Oliver, não tem cabedal para jogar a este nível. De vez em quando marca uns golos. Mas e bater aquele flanco sem se esconder do jogo e ganhar uma bola no contacto? Zero. Ao menos o Oliver nunca se esconde do jogo e nunca se coíbe de recuperar para defender.
O Soares? O Soares é um dos poucos que tem canastro para aquilo. Deixem-no ganhar forma (ontem via-se que ainda se arrastava) e verão a qualidade outra vez a aparecer.
Foi uma derrota que pode ter sido boa para corrigir algumas coisas e para nós darmos conta da fragilidade física de alguns titulares indiscutíveis.
Ontem estive no estádio e aquilo que vi do Octávio foi inqualificável.
É o que temos. Oxalá a defesa continue sólida e sem lesões.
Ah, e Casillas outra vez mal batido num dos golos.
Sigmund, não discuto excepções, discuto regras. Para mim este Porto tem pior plantel e equipa que o Besiktas. Mas como já está no novo post, só quero estar enganado, o jogo no principado me desminta. E para desmentir nem é preciso ganhar...
ResponderEliminarPrezado MVP,
ResponderEliminarCompletamente de acordo.. não me expressaria melhor:
1 - «Mas isso não muda a opinião que era preciso muito mais Óliver e o Corona, ou é capaz de deixar, definitivamente, de ser um jogador que de vez em quando marca uns golos bonitos, ou então nunca vai passar de um jogador com talento, mas sem constância para o futebol europeu».
A minha esperança é que o Sérgio Conceição os consiga melhorar, enquanto jogadores de futebol... se eles continuarem a ser jogadores da bola , tipo brinca na areia... ainda por cima sem força e qualidade de remate, como se tem visto...
2 - «Sobre a história do debate à mesma hora do jogo do F.C.Porto, eu se fosse candidato recusava-me, a cadeira ficava vazia. Eu não voto no Porto, mas se votasse, podem ter a certeza que seria em branco. Então a posição do Rui Moreira é um espanto!».
Um NOJO, como infelizmente tem sido mister da televisão (falsamente) pública, que temos que pagar!!! Eu voto em Lisboa, mas por diversas razões não desperdiçarei o meu voto no 'portuense' centralista do Medina... e nada tem a ver com a campanha 'porca' que lhe andam a fazer com a compra do duplex nas avenidas novas!
"Provinciano" é estar contra a salva de palmas ao Quaresma!
ResponderEliminarMas também não me admira. Para alguns, Desportivismo? Não está ao alcance de todos... Seria preciso menos fanatismo. Se eu gosto do Quaresma, se eu sei que foi um dos melhores jogadores dos últimos tempos no FC Porto, se é Portista de coração, SE É UM DOS NOSSOS (de quantos jogadores podemos dizer isto, verdadeiramente?), porque não haveria de saudá-lo? Porquê? Só se tivesse vergonha. Quem tem vergonha passa mal (e escreve comentários destes).
Dos 40 e tal mil no estádio, para aí 38.000 saudaram o Quaresma. Mas, segundo alguns, estavam todos errados... "Só" 90% dos PORTISTAS que se deram ao trabalho de ir ao estádio tiveram aquele sentir. Mas eram "provincianos"... Porquê? Sentiram, logo, aplaudiram. Souberam (sabem) reconhecer um dos nossos, que muito fez por nós. Diz-se que "quem não se sente, não é filho de boa gente". Direi eu: "quem não se sente pelos seus filhos, não é boa gente".
Deixem-se de fidalguias bacocas e reconheçam o mérito a quem o tem. Não tenham vergonha de ser espontâneos. Ao contrário dos "fidalgos", o "povo" é o melhor que temos cá na nossa terra. Nós somos assim. Provinciano é quem nos classifica. Nós não nos podíamos importar menos com isso.
"Dislclaimer": eu até sou daqueles que se irritava, à época, imenso com a atitude do Quaresma nos jogos (individualista). Mas fui dos que ontem aplaudi (já tinham advinhado...) PORQUE SEI RECONHECER O VALOR A QUEM O MERECE. Quem não o fez, perdeu a sua oportunidade.
Muito bem, Baresi! O Quaresma colheu, provavelmente, a maior ovação que um nosso antigo jogador algum dia ouviu no nosso estádio. Mas não foi o primeiro. Outros nossos ex-jogadores, e até treinadores - recordo-me de o Octávio ter sido aplaudido antes de um jogo em que cá dirigiu o Sporting! - as ouviram. Isso, sim, é que é gratidão, e não aqueles apelos bacocos que se iam ouvindo, mas se ouvem cada vez menos, em defesa da exaurida tripulação da SAD.
ResponderEliminarSubscrevo na integra Franco Baresi. Provincianos são os que colocam rótulos.
ResponderEliminar