domingo, 17 de setembro de 2017

Rio Ave 1 - F.C.Porto 2. Dragão reagiu bem e conseguiu a sexta consecutiva


Depois da derrota frente ao Besiktas e frente a um difícil Rio Ave, o F.C.Porto tinha um bom teste à sua capacidade de equipa que não fica a chorar sobre o leite derramado, é capaz de reagir às adversidades. Foi capaz, não sendo brilhante, em particular na primeira-parte, esteve bem melhor na segunda, venceu com toda a justiça, conseguiu a sexta consecutiva, manteve a liderança e deixou um dos rivais a cinco pontos. É assim, somando pontos em campos difíceis, ganhando estes jogos, que se consolidam candidaturas na prática e não na teoria. E tudo muito limpinho e cheiroso.
Mais um vez, uma palavra para o mar azul que inundou Vila do Conde e ajudou com o seu entusiasmo e o seu apoio a mais um triunfo de um Dragão que promete lutar pelo seu objectivo com crença e  determinação.
 
Em relação ao jogo da Champions, Sérgio Conceição manteve guarda-redes e defesa, mas fez algumas alterações no meio-campo e ataque, tendo o F.C.Porto o iniciado com Casillas, Ricardo, Felipe, Marcano e Alex Telles(André André aos 79 minutos), Danilo, Herrera e Otávio(Maxi aos 69), Marega, Aboubakar(Soares aos 68) e Brahimi, para uma primeira-parte onde a inspiração não abundou, tudo muito junto, mais preocupação em condicionar o adversário que procurar jogar. E com o jogo muito amarrado e os espaços muito ocupados no meio-campo, era preciso pensar rápido, circular e passar bem, procurar a largura e a profundidade, sair com critério e qualidade para o ataque. Ora não foi isso que aconteceu e assim, o F.C.Porto apesar de ter alguma superioridade, as oportunidades de golo escassearam, apenas Brahimi aos 9 minutos e Marega aos 26, um a rasar o poste e outro a raspar na barra, estiveram próximo de abrir o activo. Muita da culpa desse futebol pouco fluído e sem dinamismo por parte da equipa de Sérgio Conceição, deveu-se aos médios portistas, incapazes de pegar no jogo, encontrar as melhores opções, solicitar no tempo certo e no espaço vazio os avançados. Também Brahimi, normalmente o fura barreiras, raramente conseguiu desequilibrar e por isso, também porque o Rio Ave foi uma equipa com qualidade de jogo, ao intervalo o nulo ajustava-se.

Com um resultado que não lhe interessava, Sérgio Conceição sem mexer no onze, pediu mais dinâmica, mais rapidez e o F.C.Porto entrou forte na segunda-parte e logo nos minutos iniciais disse ao que ia. Tivesse Herrera mais precisão a assistir Aboubakar e o camaronês a assistir Marega e logo os Dragões podiam ter chegado à vantagem. Não chegaram nos dois primeiros ataques, mas não tardou muito o merecido golo portista. Otávio que até não estava feliz a passar e nada tinha trazido de novo à equipa, dessa vez acertou, Aboubakar ficou na cara de Cássio, não marcou, mas ganhou um canto. Do canto de Alex Telles, Danilo ao primeiro poste e de cabeça, abriu a contagem. Justamente na frente do marcador, desbloqueada a partida e sabendo que os de Vila do Conde iam reagir, era importante que o F.C.Porto a partir daí fosse uma equipa atenta, concentrada, uma equipa que sem loucuras, tivesse iniciativa, fosse à procura de segundo golo, acabasse com o jogo, não permitisse que o Rio Ave arrebitasse, acreditasse, criasse problemas. E foi assim, e o jogo só não acabou ao minuto 67, após o golo de Marega, porque o golo que os vilacondenses nessa altura não mereciam, aconteceu. E com 10 minutos para jogar, era natural uma reacção da equipa da casa, ela aconteceu, mas praticamente nem conseguiu incomodar. E o jogo chegou ao fim com mais uma vitória do F.C.Porto.

Foi pena o golo nessa altura, mesmo que a diferença mínima seja aceitável, seria mais uma vitória sem sofrer golos e isso não deixa de ser importante, embora 6 jogos, 6 vitórias, 18 pontos 14 golos marcados e apenas 1 sofrido, seja uma performance que está acima das minhas expectativas.

47 comentários:

  1. Eis a prova de que estamos diferentes. O Clube do Regime perde pontos e nós aproveitamos. Como não aconteceu no ano passado.

    ResponderEliminar
  2. A questão central deste FCP é mesmo o centro, o meio campo, que deveria ter gente mais capaz a nível criativo e com mais músculo.Mas é com estes que estamos e vamos lá... Depois, o golo do Rio Ave foi um bocado consentido...Uma pena...
    Mas pronto, merecemos ganhar, continuamos com espírito combativo, os adeptos continuam muito importantes e vamos levando a água ao nosso moinho, já ganhamos em dois campos difíceis e
    é importante manter esta dinâmica, que dá confiança.
    Destaco Marega, como sem se ser um primor de execução, se pode ser muito útil...

    ResponderEliminar
  3. Silvestre

    Boa noite Vila Pouca, só vi a segunda parte,mas gostei muito da atitude e postura da nossa equipa que sem ter efectuado um jogo brilhante teve determinação, sagacidade e contundência suficiente para obter um triunfo muito saboroso diante de um valoroso oponente, muitos parabéns tanto a Sérgio Conceição como aos jogadores por este desfecho, bem como pela nossa caminhada até ao momento, para além disso em termos individuais gostaria de destacar Marega que esteve imperial na entrega e no discernimento.
    Abraços
    Silvestre

    ResponderEliminar

  4. Caro DVP,

    Grande alegria, uma boa vitória mas..
    - troçada no Marega aos 18'
    - troçada no Brahimi aos 33'
    - troçada para rebentar com o Marega na 2ª parte - que deu só o 2º amarelo e, vá lá, a consequente expulsão..

    Parece que não devemos falar dos árbitros, ou melhor, dizem-nos que não é politicamente correto falar nos árbitros.. a verdade é que são eles(árbitros) que estragam o jogo, o futebol.. permitindo que no jogo não existam regras claras - ou deixam tudo ou não deixam nada - uma vergonha o Jorge Sousa e a mota dos talhos e, ontem no jogo da associação criminosa e assassina, o 2º melhor árbitro que não viu o 'arruma-te que eu sou o ILUSÃO'.. Com estes incompetentes o futebol em Portugal não tem a mínima hipótese.. é uma telenovela.

    Perdoe-me mas agradeço o desabafo..

    Viva o Porto, carago.. que lindo é o mar, azul

    Saudações portistas,
    HMF

    ResponderEliminar
  5. Caros Portistas,

    O que era importante hoje foi conseguido, vencemos sem espinhas. Jogamos o QB para ganhar os 3 pontos e fomos justos vencedores foi pena termos sofrido aquele golo na única oportunidade de golo que demos. Para mim a culpa no golo é do Filipe que não alivia a bola como deve ser para fora, apesar de o Ricardo ficar mal na foto foi pena pois tínhamos acabado o jogo mais tranquilos. Muito bem os nossos magníficos adeptos. VIVA AO F.C.PORTO!! Era fundamental ganhar hoje para que a confiança voltasse e não se instalasse a desconfiança. Na próxima sexta feira vamos encher o Dragão!!!
    Demos um sinal claro que estamos na luta e que vale a pena acreditar nesta equipa e no treinador, temos de nos manter unidos e a puxar para o mesmo lado. Sem padres e árbitros estrangeiros os carneiros não ganham, essa é a verdade que eles não querem ver.

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  6. Boa Vitória sem dúvida. Quero realçar mais uma vez o discurso de SC. Sem rodeios, genuíno e muito natural. VERDADEIRO!

    FORÇA GRANDE PORTO!

    ResponderEliminar
  7. Grande Porto!!! Os adeptos estiveram espectaculares, os jogadores estiveram bem e o Sérgio Conceiçao mostrou capacidade para gerir e corrigir o plantel e a equipa. Mesmo com a escorregadela na Champions, até agora o ínicio de época está a ser realmente muito bom. Espero que se consiga manter esta dinâmica...

    ResponderEliminar
  8. Boa reacção, no global foi um jogo bem conseguido, o adversário era difícil, a C.Social anda com aquele treinador ao colo, fazer mais do que a equipa fez seria pedir muito, mas - há sempre um mas - aqueles 15 minutos finais não se podem repetir com aquela sucessão de erros na jogada do 2 a 1 . O Felipe (foi nele que começou) já me começa a enervar com estas falhas (a lembrar o Maicon). Um abraço.
    E.Silva

    ResponderEliminar
  9. Caro DVP,

    E não é que acertou na entrada do Herrera?

    Boa vitória, sempre importante após a derrota na champions e perante um adversário valoroso que coloca muitas dificuldades.

    O jogo valeu pela segunda parte, em que o FCP foi superior e podia ter acabado com o jogo mais cedo. Vitoria justíssima.

    É pena não termos um médio que rasgue e tenha a capacidade de pensar o jogo rápido. Esta equipa, este sistema merecia um jogador assim. Andamos entre o Oliver, o Octávio e o Herrera mas a verdade é que precisávamos de algo mais.

    Mais um obstáculo ultrapassado e falatório virado para quem está a 5 pontos.

    Raoc

    ResponderEliminar
  10. Caro MVP,

    Grande vitória. Muito importante reagir à derrota europeia e também aproveitar um deslize de um dos dois adversários diretos.

    Concordo com a análise do MVP.
    1a parte fraca. Danilo e Herrera apáticos e Otávio completamente fora do jogo. Avançados com poucas bolas e também com pouca agressividade no jogo.
    Bem o SC ao mudar o Otávio e o Marega com este último a fazer muito boa 2a parte. Danilo também deixou de estar a nanar e cresceu no jogo.
    Notei um Aboubakar trapalhão e sem a dinâmica demonstrada noutros jogos. Espero que não se deixe afetar pela propaganda!

    Gostei da ideia do SC ao entrar com um médio ofensivo atrás do Aboubakar. O problema é que o Otávio, desde a lesão, está em baixo de forma. Em forma era excelente para essa posição.

    Finalizando com o mais importante:
    6 jogos 6 vitórias 14-1
    💪💪🇸🇻🇸🇻🇸🇻

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  11. Vitória importante e muito suada! Mas os 3 pts ficam cá e isso é o principal!

    Nota menos para o Aboubakar e Otávio, nota mais Brahimi e Marega!

    ResponderEliminar
  12. 1a parte a deixar todos desconfiados. A meu ver, um 4-4-2 com otavio mais sobre a direita. Já estava a reclamar com o Sérgio pois, apesar de tudo, acho que temos que ganhar ao rio ave em qq circunstância. 65-35 em posse de bola...vale o que vale mas é um indicador que não estávamos pressionantes.

    A diferença para a 2a parte, em termos tacticos, foi a colocação de marega na ala e otavio no meio. É ai que o brasileiro gosta de actuar e esteve bem. Mareha tem características de ala e experiência a jogar ai. Tudo mudou e ganhámos muito bem.

    Artur Chaves

    ResponderEliminar
  13. Vitória justa, contra uma Equipa que joga á Grande, o nosso Campeonato deveria ter mais Equipas como esta, porque com certeza teriamos uma Liga mais interessante e competitiva!
    (Impressão minha, ou o "atolambado" do Ruben tinha espaço no meio campo do FC Porto? Ou estarei a exagerar?)

    E peço desculpa, mas tenho esta "atravessada" desde o jogo com o Besiktas:

    "Agora, criticar Marega? Não, isso não, porque está a fazer o máximo que se pode pedir: está a dar o melhor que tem. Tenta meter o corpo, tenta correr, tenta lutar. E quais são os resultados práticos disto? Metade das jogadas que vão parar aos seus pés são perdidas. Aliás, mais de metade, pois 57% das bolas nos seus pés perderam-se..."
    (A Bolha do Norte)


    Ó Angelinos, e não é que o Marega se recusa a ir para a Cruz? Aqueles 57% são dados goal point? Ou foi a olhometro? Ou extraido de um qq R&C? (ah bom o Tosic fez um auto golo, e o Marega não teve uma acção directa ou indirecta na jogada).

    PT

    ResponderEliminar
  14. Vitória justa no campo de um adversário difícil. Excelente inicio de época a surpreender todos. Foi pena o golo sofrido. Não destaco nenhum jogador porque acho que ninguém sobressaiu. Foi uma equipa compacta.
    O mais importante 6 jogos 6 vitórias e como diz e bem, tudo muito limpinho.

    ResponderEliminar
  15. Vitoria muito muito importante. Regime a 5, minutos longos para herrera e otavio ganharem ritmo e forma, e bem o SC ao intervalo e no discurso. Temos de nos focar no apoio à equipa e deixar de reclamar do obvio ( plantel curto etc).

    ResponderEliminar
  16. Olá Bom dia.

    Bela vitória do Porto, voltou a ser seguro de si como já tinha acontecido em Braga .
    Sérgio Conceição tem sido um treinador que consegue alterar o destino que a certa altura parece ser evidente. ElE muda mesmo o cariz da equipa quando esta parece estar entregue a um jogo menos bom.

    Antes deste jogo muita expectativa para ver se o Porto perdia pontos , parecia haver bastante essa probabilidade , mas o Porto com segurança venceu e isso é bom. Vencer onde muitos esperam uma queda , dá confiança e aumenta a segurança da equipa.
    Mas concordo com o Sérgio , que inclui no seu discurso, que no futebol é um constante recomeçar , e é verdade... não é por termos ganho os primeiros 6 jogos que ganharemos o 7º .
    Contra o Portimonense , novos perigos estarão à espreita , cabe ao Porto não cair nas armadilhas que podem surgir no caminho.
    O Portimonense que fez um jogo notável na Luz , e merecia bem mais que a derrota.

    Ao Porto se fosse possível ser mais eficaz na finalização , não sofria tanto , nem estava tanto exposto a um erro seu ou uma viragem de jogo , mas sinceramente vejo o Porto a ser uma equipa que continuará a desperdiçar bastante oportunidades , não é fácil evoluir neste aspecto , não é uma questão de aviso nem sequer de trabalho , mas tudo tem de ser feito para melhorar esse aspecto.
    Quando uma equipa ganha por 2 e sofre um golo perto do final , fica muito exposta a possível novo golo do adversário , o estado mental do adversário muda completamente , e a nossa tranquilidade é posta em causa e é com mais facilidade que os erros aparecem , o adversário não tem nada a perder mas tudo a ganhar , e a equipa que está a ganhar que parecia ter tudo ganho , pode tudo perder , isso mexe bastante com o negativo da equipa.
    É normal acontecer uma ou outra vez , o que aconteceu ontem , sofrer aquele golo que ninguém quer , naquela altura , não será normal se acontecer regularmente . Mas o Porto venceu e portou-se bem.
    PARABÉNS PELA VITORIA GRANDE PORTO!

    ResponderEliminar
  17. Carvalho Morais, concordo e se no campeonato ainda vai dando a falta de eficácia na CL paga-se caro.

    PT, o Marega tem sido um jogador importante, dos melhores, não ver isso, exigir-lhe aquilo que não pode dar, uma equipa não são apenas jogadores virtuosos e criticar o maliano, só por má-fé. Ponto.

    Um portista pode estar descontente com muitas coisas, mas quer sempre o melhor, ganhar. Quem não pensa assim, quem está à espera que corra mal para poder cascar, defender a sua razão, isso não é portismo, é outra coisa qualquer.

    ResponderEliminar
  18. Subscrevo a crónica do jogo. Foi um boa vitória, a equipa a dar a volta por cima à triste prestação na recepção ao Besitkas. De saudar a boa gestão de plantel, a nossa primeira equipa a receber justamente por isso um grande apoio dos nossos adeptos. Tivemos um bom Herrera, um grande jogador com o senão de algumas perdas de bola que nos tiram do sério. Depois Marega com uma grande exibição, que não sendo um mago da bola está a tornar-se no melhor avançado da equipa. Mais tarde, ao passar pela SIC, vimos Rodolfo a engolir sapos vivos com as voltas de Rui Santos ao referir-se, sem se referir obviamente, à treta do apito e ao domínio do Porto durante trinta anos concluindo ser normal que o Benfica faça o mesmo agora. Comoveu-nos saber aquela (boa) gente está farta de tricas e o que quer é a paz no futebol. Manuel Fernandes declarou, sem se rir, que o depósito na conta de um árbitro para o incriminar feito por um director do Sporting não passou de uma gota no oceano comparado com o que o Porto fez. Enfim; o mal foi meu foi ao parar para ouvir aquela m****...

    ResponderEliminar
  19. Jnporto, o histórico do Sporting, mete desde invasão de balneários e ameaças a árbitros com armas, passa por viagens à China e acaba naquele campeonato que era o Hexa do F.C.Porto, onde valeu tudo e há muita gente vivinha da silva que sabe do que estou a falar quando digo que valeu tudo.

    ResponderEliminar

  20. Vitória MUITO saborosa!

    O jogo foi difícil pq este Rio Ave joga MUITO!...Mas nós, fomos melhores e ganhámos bem!
    1ª parte com jogadores diferentes, foi pior, pois houve um grande equilíbrio tático em que um irreconhecível Otávio e um pouco confiante Herrera não nos deram o músculo, inteligência e acutilância que precisávamos...ainda assim podíamos estar na frente ao intervalo!

    Na 2ªparte, SC (q gozo me dá um treinador destes!) viu, analisou e mexeu bem e...2 golos!
    A partir daí, PODMOS e DEVEMOS matar o jogo!!! A equipa TEM de ser mais fria, manhosa, inteligente e SER EFICAZ. Basta que cada um dê um bocadinho mais, seja mais exigente consigo próprio e não faça as coisas por fazer e...há jogadores que não o estão a fazer (por ex. se Marega dá o q tem e o q não tem...Otávio tb tem q dar e Herrera e AA...)
    O meu "descanso" é saber que SC sabe BEM disto e afirma-o sem rodeios e sem chavões!

    O golo sofrido caíu em contraciclo, durante um ajuste posicional a seguir à lesão do Alex mas...NÃO PODE acontecer! Então na CL nem se fala!

    Dito isto, ENORME mar azul e branco, SEMPRE com a equipa (SC até lhes fez o devido elogio!)

    PS_ ADORO ver a roda "motivacional" que o grupo faz no final das partidas! Muito bom!!

    PS1_ Muita atenção ao andebol! Espero que não estejam a destruir a secção com guerrinhas de holofotes e outras tricas. É uma secção que nos tem orgulhado muito nos últimos anos e as coisas estão um pouco irreconhecíveis por esta altura...

    ResponderEliminar
  21. Bom dia Sr. DVP
    Uma 1ª parte aquém das expectativas apesar de jogar contra um adversário que joga muito bem que saí a jogar sempre que pode e com bons jogadores. Apesar disso deveríamos ter feito mais. No fim da 1ª parte disse ao meu pai que demos uma parte de avanço e que vai sair caro.
    Segunda parte completamente diferente muito forte em que fomos muito superiores. Excelente até ao golo do Rio Ave. Ai sofremos um pouco mas os jogadores tiveram bem em colocar gelo no jogo a partir dos 85 minutos.
    Não tenho problemas em queimar tempo, não tenho problemas em que os jogadores se atirem para o chão. Mourinho já dizia que o jogo acaba aos 90 minutos, quando o arbitro levanta a placa de compensação o jogo acaba.
    Vitória difícil e uma excelente prenda de aniversário para mim que ontem fazia anos.

    Bem, o FCPORTO a adiar o jogo da TL, sexta jogo para ganhar e colocar pressão nos lagartos para sábado. Não devemos descurar a TL, julgo até que sendo o Play off em Braga deveríamos apostar forte nessa competição, temos de ganhar rapidamente algo, temos de começar a criar espirito de vencedor.
    Contra o Portimonense jogava com:
    Casillas apesar de não concordar;
    Maxi,
    Reyes
    Marcano;
    Layun;
    Herrera;
    André André;
    Corona;
    Otávio;
    Soares;
    Aboubakar.

    Mónaco irá ditar as nossas esperanças na prova e Alvalade será jogo não decisivo mas daqueles que podem começar a definir o campeonato.
    Cumprimentos
    Bruno Moutinho Guedes -23657

    ResponderEliminar
  22. venha o Portimao , que sera mais dificil do que se pensa.
    depois sim, os lagartos, estadio em que ja nao ganhamos ha mto mto tempo...
    manu365

    ResponderEliminar
  23. Importa destacar mais uma vitória justa e imaculada num campo difícil perante um adversário de valor. Que assim continue.
    Marega foi para mim, uma vez mais, o melhor. Não gostei do Octávio, vai desperdiçando sucessivamente as oportunidades que SC lhe tem dado.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  24. Jorge Gonçalves assume corromper árbitros

    O antigo presidente do Sporting Clube de Portugal, assumiu em declarações à BOLA ter corrompido árbitros durante o período em que liderou os leões. Pelos vistos o tal clube da “verdade desportiva” tem um passado de corrupção não muito distante.

    «PAGUEI A ÁRBITROS PARA FAVORECEREM O SPORTING COMO PAGARAM OS DIRIGENTES DE QUASE TODOS OS CLUBES E SITUAÇÕES HOUVE EM QUE O ADVERSÁRIO PAGOU MAIS DO QUE EU».

    in A bola magazine, n.º128/Janeiro de 1998

    ResponderEliminar
  25. Grande vitória.
    Jogo muito difícil,mas 3 pontos justíssimos.aquele golo sofrido era mais do que evitável,tudo a dormir

    Nota menos para Octávio.
    Que diferença de qualidade em relação a Oliver.

    O mar azul é impressionante.

    Abraço

    ResponderEliminar
  26. Houve os casos do Mário Luís (“o chinês”), do auto-golo de Manaca (previamente anunciado), da “fruta” para o árbitro inglês Howard King, das máquinas fotográficas para o árbitro Donato Ramos...

    ResponderEliminar
  27. AO FERNANDO J. MARQUES


    AO RODOLFO REIS


    sendo a primeira vez que comento no vosso blogue permita-me deixar duas notas :

    1) ao FERNANDO J. MARQUES -- parabéns pela sua postura em defesa dos interesses do F. C. PORTO dando a cara na divulgaçaõ dos mails da vergonha do clube do regime
    parabéns também por esta entrevista concedida ao jornal record , já era tempo de alguém do clube se lembrar de dar a conhecer este polvo encarnado a algum orgão de comunicação sem ser do porto canal . É IMPORTANTE que o F. C. PORTO saía dessa concha que está envolvido do regionalismo e traga para fora, para todo o PAÍS e todo o MUNDO através do vários orgãos de comunicação social a verdadeira escandaleira que o clube do regime está metido , por isso em meu nome e de vários PORTISTAS QUE CONHEÇO E FALO essa entrevista foi uma lufada de ar fresco que o clube precisava neste momento , e concluindo ,por favor não desista e vá em frente na defesa intrasigente do F. C. PORTO

    2 ao RODOLFO REIS sinceramente já mete nojo você no programa que participa muitas vezes dar a entender que o PORTO alguma vez teve comandou o futebol portugues para ganhar titulos , que teve influencias para tal , logo você que foi um capitão que enquanto jogou dignificou aquela camisola , anda ou admite que o F. C. PORTO andou no passado a controlar o futebol portugues , deixo-lhe um desafio :

    DIGA RODOLFO REIS SE SABE ALGUMA COISA , apresente provas se alguma vez no passado o F. C. PORTO CONTROLOU O QUE QUER QUE FOSSE NO FUTEBOL ?

    ANTÓNIO FARINHA --- PORTO

    ResponderEliminar
  28. Jnporto, o histórico do Sporting, mete desde invasão de balneários e ameaças a árbitros com armas, passa por viagens à China e acaba naquele campeonato que era o Hexa do F.C.Porto, onde valeu tudo e há muita gente vivinha da silva que sabe do que estou a falar quando digo que valeu tudo.(Era Góis Mota comandante da legião e presidente do sporting)
    Rocha.

    ResponderEliminar
  29. Notas avulso:

    1 E não é que o Marega no onze, pode equilibrar mais a equipa, e permitir aliás, uma maior variabilidade táctica, porquê? Porque encosta na direita, mas associa-se ao P Lança para garantir maior presença na area, e pode até devolver o 3º médio à equipa. 'A força da técnica e a técnica da força', nunca antes tinha estado tão de acordo com o Gabriel Alves, e foi o Marega que me explicou. (Vila Pouca, o Marega nunca foi, nem será um primor de técnica, mas confirma a cada dia que passa a sua utilidade, e sobretudo acrescenta golos, já são 4, "eu pedi-lhe" 10 para toda a temporada!).

    2 O Aboubakar esteve abulico, sem chama. O afastamento do Mundial, ou a infantilidade no balneário Turco tiveram influencia? Em 2015/16, o Abou arrancou muito bem, mas posteriormente teve um "apagão", isso revela alguma fragilidade emocional, mas felizmente tem um Treinador para lhe dar uns valentes "choques motivacionais"!

    3 Sem pretender "dourar a pírula", ontem no banco tinhamos: Sá, Maxi, D Reyes, André A, Oliver, Corona e Soares (5 titulares absolutos da temporada passada, ou meia equipa), sobretudo, que não haja lesões!

    4 A minha "muleta", a estatística, já fez soar a campainha, registos disciplinares do Danilo no Campeonato no FC Porto:
    2015/16 28 jogos: 6 amarelos /2016/17 27 jogos: 4 amarelos.
    (em 6 jornadas neste campeonato, o Danilo já viu 3 amarelos, qual o diagnóstico? Creio que haverá dois ...).

    5 O Sérgio, e bem, ontem já refreou alguma onda de euforia mais desmedida. Recordo que o Porto de Paulo Fonseca em 2013/14, pela 6ª jornada, liderava isolado com 2 pontos de avanço sobre o Sporting, e 5 pontos sobre o Benfica, porém, terminamos a 13 pontos do Benfica, e em 30 jornadas!

    6 Sem pretender queimar etapas (eu sei, isso nunca se faz), mas, já olho para o Clássico de 1 de Outubro em Alvalade. O Barça joga em Alvalade na próxima semana, numa 4ª feira (nós jogamos no Monaco 3ª feira, teremos mais 24 horas de descanso), mas, nada melhor que uma vitória do Sporting com o Barça, e no final, muitos kilometros percorridos, com mt desgaste nas pernas, e um JJ "embriagado" de vaidade em conjunto com a equipa, sim ficariam motivados, mas também mais relaxados para receberem o FC Porto (lembram-se da ressaca do Bernabéu em V Conde há um ano?). Registos nos ultimos 10 campeonatos em clássicos: Na Luz ganhamos 4 partidas, em Alvalade, apenas uma, e essa aconteceu em 2008/09, há 9 temporadas atras, deixam-me convocar para Alvalade o Domingos e o Kostadinov?

    PT

    P.S. Consta que os adeptos "enganados" do Sport Comércio, começam a ficar mt insatisfeitos com o Prof bomboka, teimoso, o eloquente Prof tem dado sempre a titularidade ao nº6 Jorge Mendes, e arruma no banco o pugilista grego...

    ResponderEliminar
  30. O Rodolfo Reis já se deve ter esquecido de Campo Maior, dos Lucilios, Helmanos, Paixões, Ferreira pode ser, e outros que tais que se revelaram ainda antes do AD e durante o mesmo, pelo que fizeram prejudicando o FCP e beneficiando os de Lx sistematicamente, e o FCP não mandava nada neles? Das receções no Elefante Branco, das pressões e coações sitemáticas até ao propria instituição anti doping aquando do caso Nuno Assis por exemplo. É preciso perguntar e esclarecer os esquemas, quem mandava em quem de facto e como o faziam. Miserávelmente os nossos representantes nos programas, salvo duas ou três exceções, estão muito mal preparados e acobardam-se na nossa defesa.

    ResponderEliminar
  31. Caros / Vila,

    Concordo com a analise.... mas mesmo este resultado vai de eencontro a nossa conversa e as minhas queixas nestes ultimos anos...

    Como sempre ha jogos que o adversario nao nos permite fazer o nosso jogo... (e o Rio Ave é daqueles adversarios chatos que vendem carissimo a derrota!!!) mas quando nao nos permitem a bem.. vao ter que permitir mal... vai mesmo na raça ee na teimosia!!! Desistir deixou de estar no nosso vocabulario!!!

    Tinha-lhe confidenciado que para mim o Sc era o que nos precisavamos como treinador... tinha os meus receios como era obvio, porque nao tinha conhecimento profundo do que era o jogo jogado dele.. nem a sua destreza de leitura tatica mas, o tempo veio a dar-me razao!!!!

    Ele incute um espirito guerrreiro nos seus atletas que ja sentia saudades de ver... alias ja duvidava de mim mesmo se algumas vez teria visto... se nao seria uma ideia que tinha em tempos visto!!!!

    Viu o promenor de no final do jogo ele estar a chamar a atençao ao Filipe acerca (provavelmente do lance do golo!!!) de um lance do jogo que nao lhe agradou????

    Com este è Pao Pao Queijo Queijo!!!!

    Começo a ficar optimista!!!!

    ResponderEliminar
  32. Bruno Guedes,

    Nós temos um karma qualquer com a Lucilio Cup, lembra-se do caso das 72 horas em 2013? O V. Setúbal protestou o jogo com o FC Porto por termos utilizado o Fabiano, Abdoulaye e o Sebá, três jogadores que tinham representado a equipa B menos de 72 horas antes? E não é que o V Setubal, suportado juridicamente pelo Benfica, tentou ganhar o jogo que o FC Porto tinha vencido em campo, na secretaria?

    Lembra-se no ano seguinte em 2014, do caso dos 2 minutos e 43 segundos na mesma competição? O FC Porto terminou a sua partida com o Marítimo no Dragão cerca de 2 minutos e pouco, depois de um Penafiel Sporting...

    Eu chamo-lhe a Taça da polémica. O jogo que era para ser disputado esta 4ª feira (FC Porto Rio Ave, tão simétricos estes "sorteios"), mas será provavelmente adiado para a ultima semana de Dezembro, porque não há datas, e, não fazia sentido o FC Porto jogar esta 4ª feira T Liga com o Rio Ave, para 48 horas depois, voltar a jogar com o Portimonense 6ª feira (partida antecipada essa, porque jogamos no Monaco na próxima 3ª feira)!

    Mas a propósito do caso das 72 horas em 2013, vejamos esta calendarização
    obtusa, sem nexo, e sobretudo, sem repeito pelos Atletas, deixo o caso do Portimonense esta semana:
    18 Setembro (hoje) : Portimonense Feirense (6ª jornada).
    20 Setembro (4ª feira): Portimonense V Setubal (T Liga).
    22 Setembro (6ª feira): FC Porto Portimonense (7ª jornada).

    Fará algum sentido o Portimonense num espaço de 96 horas, disputar 3 jogos oficiais (em praticamente 4/5 dias, 3 partidas?), naturalmente, esta semana ouviremos o Vítor Oliveira queixar-se desta calendarização, e com toda a legitimidade. Pese embora o FC Porto sair directa ou indirectamente beneficiado, tinha de o afirmar, porque esta calendarização do Portimonense é uma perfeita estupidez, qual a solução? Terminar com esta prova da treta (mais parece a extinta Taça de Reservas da AF Porto), porque afinal a Liga de Clubes tem dificuldade em calendarizar a competição. A UEFA, nas suas competições só permite jogos com um intervalo minimo de 72 horas, a Liga de Clubes, já permite que haja Clubes que disputem 3 partidas oficiais em cerca de 96 horas ...

    PT

    ResponderEliminar
  33. Zé, não nos vamos deixar embalar por alguns cantos de sereias, mas havia muita gente de fora a prever que nesta altura estaríamos no lugar do Benfica e eles no nosso. Alguns já estão a mudar o discurso...

    ResponderEliminar
  34. Boa tarde. Por questões familiares, não vi o jogo do Porto, nem o relato escutei. Pelo que leio, a vitória sorriu porque jogou bem. Mas, curiosamente, no dia anterior, fui ao Bessa é que prazer me deu gritar golo quando o Natal chegou mais cedo. Triste é ver um Bessa com adeptos do Boavista apenas quando por lá no joga o Benfica, ver as Panteras reduzidas ao mínimo, pois muitos mudaram a camisola, mas ainda resistiram pode lá milhar e meio de Boavisteiros que cantaram..Slb..Slb..filhos da put@ ..slb, o que mostra que são poucos aqueles que só têm um clube e muitos qud andam pelo Bessa apenas como simpatizantes. Há uma coisa que me preocupa: Quando não há Benfica, surge o Sporting para ser levado ao colo pela CS. Estamos muito brandos com os lagartos, vamos lá ver se eles pela calada da noite nós vão comer de cebolada a todos os níveis. Resta referir que a entrevista do FJM ao Record a mim enojou-me. Prestar vassalagem aqueles tipos era a última coisa que esperava. Mas, hoje em dia, tudo é possível. Enfim. José Carlos - Rio Tinto

    ResponderEliminar
  35. Definitivamente, o Sérgio Conceição não é do meu Clube, afinal ontem ele afirmou : "eu não ligo ao que foi feito há 20/30 ou 40 anos atras, não ligo a estatísticas..."

    Bom, entendo-o relativamente, mas, por exemplo, o C Ronaldo conhece muito bem as metas "estatísticas" que tem de galgar, o CR sabia quando tinha ultrapassado o Di Stefano em golos marcados no Real, ou sabia que tinha superado os 400 golos marcados pelo R Madrid, ou sabia que se tinha tornado no primeiro futebolista a marcar 100 golos nas competições europeias, quando assinou um hat-trick em Munique, e sabe muito bem a quantos golos está do iraniano Ali Daei, ainda o melhor marcador do Mundo de Selecções. O C Ronaldo, alimenta a sua motivação com a estatística, e com as metas que ainda tem para superar!

    Creio que nós adeptos, mas também os atletas se alimentam da "estatística", por exemplo, o Casillas, é o G Redes do FC Porto com melhor arranque de sempre, em termos de golos sofridos, esteve 530 minutos sem sofrer golos (entre a jornada 1, e o minuto 80 da jornada 6), portanto, o Casillas superou o record do Zé Beto de 1983, este, esteve 512 minutos sem sofrer golos, e perdeu a "virgindade" na Luz na 6ª jornada ao minuto 62, o Casillas acrescentou mais 18 minutos a Zé Beto, pena aquela desatenção do Felipe, e da mudança do Ricardo para a esquerda!

    Agora, em termos de arranques com mais vitórias sucessivas, isto nos 84 campeonatos disputados em Portugal, quais os melhores registos do FC Porto:

    1º 1938/39 - 13 vitórias consecutivas, derrota com o Sporting jornada 14. Treinador Siska.
    2º 2007/08 - 8 vitórias consecutivas, empate com o Belem do JJ no Dragão na Jornada 9. Treinador Jesualdo.
    3º 1938/39 - 6 vitórias consecutivas, derrota com o Benfica na Jornada 7. Treinador Siska.
    4º 1990/91 - 6 vitórias consecutivas, derrota nas Antas com o Nacional Jornada 7 ("o que é nacional, é bom", lembram-se?). Treinador: Artur Jorge.
    5º 2010/11 - 6 vitórias consecutivas, empate em Guimarães na Jornada 7. Treinador Villas Boas.

    O Porto do Sérgio, colou-se a Siska, Artur Jorge e AVB, todos com 6 jornadas iniciais vitoriosas, se o FC Porto vencer o Portimonense na sexta feira, passará a ser o 3º melhor arranque de sempre do FC Porto, e a morder os calcanhares ao Porto de Jesualdo de 2007/08, mas muito distante ainda do Porto Bi Campeão do Siska de 1939/40.

    Parece-me que estes registos estatísticos, e o superar marcas, podem também ser uma fonte motivadora, para nós adeptos, mas também para a Equipa, e o C Ronaldo pode explicar isso bem melhor!

    PT

    ResponderEliminar
  36. Costa do Castelo.
    O jogo que eu vi:
    A primeira parte para esquecer, perante um adversário que também nada fez.
    A segunda bem melhor com mais oportunidades. Gostei do Marega só com um senão, está muitas vezes fora de jogo, coisa a corrigir, para mim foi o melhor em campo.
    Outro problema se assim lhe queremos chamar, muitos mas mesmos muitos passes errados, assim como um desperdiço de bolas na cara do golo, uma mão cheia e não concretizadas.
    Concluindo, nada, mesmo nada, a vitoria do FCP sofra qualquer contestação perante um Rio Ave com qualidade.

    ResponderEliminar
  37. Do que vi ontem, temos que aprimorar ainda os seguintes pontos, se não queremos sofrer dissabores;

    Centrais tem que defender melhor a posição nos cruzamentos marcando os adversários mais junto a eles, pois ontem o Rio Ave ganhou 4 a 5 vezes a zona central da defesa, em lances de cabeça que passaram felizmente para nós ao lado da baliza de Casillas.

    Saída com bola...se não dá para colocar a bola no colega, é colocar a bola nas costas dos defesas adversários. Estes descem muito para o meio campo tentando colocar os nossos avançados em fora de jogo, e o FCP pode retirar dividendos dessa situação.

    Médios têm que saber fechar melhor os espaços frente aos centrais do FCP. Deixar esse papel só para Danilo, é muito curto.
    Estabilidade emocional na hora do remate tem que ser trabalhada, para não se falhar tantas oportunidades.

    De resto grande resposta do FCP, mesmo contra as 26 faltas que lhe foram marcadas enquanto que ao Rio Ave somente 14. Bem tentou inclinar, mas não teve hipótese, porque tivemos uma excelente locomotiva Marega, e um grande maquinista em campo, Brahimi que dinamitaram o Rio Ave.

    Azar do FCP, Soares em dia não.
    Mota a ser gozado pelo rapaz do Rio Ave…Caricato.







    ResponderEliminar
  38. Boa resposta à derrota na liga dos campeões e contra um adversário difícil.
    Acho que o golo sofrido veio numa boa altura, deixa de se falar disso e também não resultou em perda de pontos.
    Mirp

    ResponderEliminar
  39. Boa vitória, numa saída muito complicada.

    Gosto como o Sérgio se adapta às condições e faz por mudar em devido tempo o que não está bem, estou a gostar de ver o Marega a dar tudo o que tem e a fazer a diferença, mas o Corona estar em baixo de forma é má notícia, e o Otávio não está a render o que eu esperava dele (logo não significa que o problema seja necessariamente dele)

    ResponderEliminar
  40. Sim eu sei Vila mas,

    Podemos estar um bocado optimistas....pelo menos chegamos ao final dos jogos com a certeza quee deram tudo...
    Pode falhar a pontaria, a tatica o arbitro o VAR ma eles correm... e lutam ate cair para o lado....
    E sabem que se assim nao for, o risco de nao calçarem é GIGANTE...

    Vila, 38 comentarios atee esta hora!!!!!

    Se calhar estavam a espera de uma derrota para virem aqui com o Copy Paste do "Eu ja tinha dito!!!!"

    Tsss tsss tsss

    ResponderEliminar
  41. O Polvo

    Benfica entra na campanha em Oeiras Uma das promessas de Vistas é a construção da chamada ‘Cidade das Modalidades do Benfica’.

    Uma das promessas do independente Paulo Vistas, que concorre a Oeiras, é a construção da chamada ‘Cidade das Modalidades do Benfica’, no concelho. No sábado, o candidato organizou um jantar de pré-campanha para cerca de mil apoiantes. Entre eles estava João Gabriel, ex-diretor de comunicação do Clube da Luz.

    http://www.cmjornal.pt/politica/detalhe/benfica-entra-na-campanha-em-oeiras?ref=Bloco_CMAoMinuto

    ResponderEliminar
  42. Vitória sobre um adversário complicado. Muitos passes errados e muita precipitação.
    Destacava, pela positiva a defesa, que salvo o lance do golo do Rio ave esteve muito bem e Marega, que compensa a falta de habilidade com bola, com a potência física. Os adeptos portistas fantásticos, são o verdadeiro 13º jogador.
    Menos bem: Otávio, que apesar de ser aposta insistente do treinador, mais uma vez mostrou um futebol precipitado e inconsequente. Os contra ataques adversários são regra geral perigosos, pois não temos tido capacidade de os anular no meio campo, frente a adversários mais qualificados a probabilidade de sofrermos golos aumenta consideravelmente.
    Nota final para o Diego Reyes. Entendo que não esteja satisfeito por não ser 1ª opção, mas já não entendo que no final do jogo, no momento em que os companheiros, treinadores e staff se abraçaram, tivesse revelado desrespeito pelo gesto, ao ter sido o único que não se baixou e, nas imagens televisivas, parece que também não gritou como os restantes.
    Mais 3 pontos num campo onde nos últimos anos os rivais têm perdido ponto.
    É importante manter a dinâmica de vitórias, sobretudo quando os concorrentes directos vacilam.
    A tão elogiada estrutura do futebol do benfica começa a dar sinais que não é tão consistente como se apregoava. Será que resistirá a novas revelações seguidas de mais um jogo ao nível do apresentado esta época??
    Força Porto!!!
    Sfelgueiras.

    ResponderEliminar
  43. Falta de eficácia da 1a parte em que tivemos 3 ocasiões claras, aumentou ainda mais a tensão de um jogo que já era complicado.

    Todas aquelas segundas bolas que perdemos no jogo do Besiktas, ganhamos ontem, graças à inclusão de Herrera. Corre que se farta, lê bem o jogo, recupera e faz recuperar muitas bolas; e claro, falha passe atrás de passe. Será que o Sérgio o pode corrigir? Veremos.

    Otávio depois de apenas ter jogado 45 minutos paupérrimos na 4a feira, ontem antes dos 60 já tinha rebentado. Problemas físicos genéticos? Ou falta de trabalho? Mais um gajo cheio de talento nos pés mas sem cabeça nem alma para isto.

    Fantásticos Marega e Danilo. Aboubakar burro até dizer chega. Em tudo. Oxalá Soares continue a recuperar fisicamente e possa estar perto dos 100% em pouco tempo.

    Sérgio Conceição leu bem o jogo e sabe muito mais do assunto do que todos nós pensávamos. Da parte técnica, táctica e mental.

    Este é um Porto com alma, que vai lutar por tudo.

    ResponderEliminar
  44. Boa tarde Sr.DVP
    Boa tarde PT.
    Para mim, um dos grandes erros que cometemos sistematicamente abdicarmos desta competição.
    Concordo em absoluto consigo, falta um pormenor mais gritante, esta Taça da liga nas primeiras 4/5 edições mudava o regulamente, julgo até por causa do FCPORTO.
    Agora, das duas 1, ou jogávamos sempre com equipa B/Juniores, mas equipa B mesmo não as 2 opções do plantel ou então entravamos sempre com o melhor para vencer.
    Reparo, o nosso último troféu foi em Agosto de 2013 ( Supertaça contra o Vitória em que vencemos por 3-0) de lá para cá não vencemos mais nada. Se esta época não vencermos nada são 5 anos sem troféus que é demais para o FCPORTO mas que fosse a Taça da Liga.
    Quando em 2011 vencemos e suplantamos as galinhas em troféus, ostentávamos isso com orgulho mas agora restamos atrás e já começa a ser significativa a diferença.
    Se nestes 4 anos tivéssemos ganho 1TL, 1 TP ( estivemos nessas finais perdendo para o mesmo adversário não teríamos tanta azia. Mais, a TP dá a supertaça que seria jogada contra as galinhas e que dá sempre uma moral para inico de época.
    É óbvio que vencer a TL não salva nada dem mesmo a TP mas faltam títulos ao FCPORTO.
    Porque é que o FCPORTO aumentou em termos de adeptos principalmente nestes últimos 25/30 anos? Porque vencia, porque os miúdos gostam de festa daí eu dizer que temos de vencer, temos de voltar o mais rápido possível a festa azul e branca na televisão.
    Dou o exemplo do Braga. Eu estou em Braga há 5 anos mas já conhece esta cidade a quase 9 anos. Acredite que atualmente voçe se passear na rua vê muitos miúdos com a camisola do braga, a camisola de jogo, tshirt, fatos de treinos. É impressionante.
    O Braga para além de ter cimentado o seu lugar no campeonato, foi a finais da Taça de Portugal, Liga Europa, tem ido as Escolas, está a construir uma cidade de desporto que é de fazer inveja. Sei que é com o nosso dinheiro ( contribuintes pois é a Camara que está apagar tudo).
    Aquela ideia que Braga é galinhas já não é assim eu vejo com os meus olhos e acredite que desprezo por completo o clube, alias vivo a 500 mt do Estádio e vou lá para ver o FCPORTO mais nada.
    Falta ao FCPORTO vencer, aparecer em festa na televisão senão corremos o risco de voltar a diminuir o número e adeptos. Aquilo que durante anos conseguimos podemos deitar a perder.
    Eu sei que não podemos ganhar todos os anos o campeonato, exigo sim que existindo 3 campeonatos ao titulo, o FCPORTO em 3 anos no mínimo vença 1.
    Por exemplo, temos atualmente 27 campeonatos, 20 supertaças e 16 taças de Portugal. Gostava muito de ser o primeiro clube a ter estes 3 troféus na casa das 2 dezenas. Gostava de vencer a TL para poder dizer que temos todos os troféus nacionais. Quando vencemos o 27º titulo creditei que ainda seria no meu tempo que passaríamos as galinhas em títulos de campeão, mas rapidamente eles meteram 4 e a diferença disparou. Gostava imenso que os lagartos estivessem mais 6 anos sem ganhar o campeonato para bater o nosso recorde.


    Cumprimentos
    Bruno Moutinho Guedes - 23657

    ResponderEliminar
  45. Vila :

    Custou-me levar com um golo daqueles ...

    ResponderEliminar
  46. Se fosse de esquerda, revolucionário ou PREC diria que este FC PORTO faz jus ao slogan: ninguém vai calar a voz da classe operária.))

    ResponderEliminar
  47. Vitória justíssima! Soma e segue!

    ResponderEliminar