terça-feira, 10 de outubro de 2017

Entre o F.C.Porto e a selecção, com passagem pelo nosso enchido preferido...


No Olival, o F.C.Porto trabalha a pensar no regresso da competição e pese todo o respeito que devemos ter pelo Lusitano de Évora - e respeitar os alentejanos é ser profissional, entrar com tudo, tentar ganhar rápido, aproveitar a oportunidade para mostrar serviço - o pensamento já está no jogo da próxima terça-feira em Leipzig, frente ao RB Leipzig. Depois de uma pausa que não permitiu trabalhar com todos, recomeçar a sério com um jogo de elevado grau de dificuldade, frente a uma equipa que foi 2ª classificada na Bundesliga da época passada e esta época, depois de um início tremido, já está novamente a carburar e já é 4ª classificada, não é tarefa fácil. E portanto, num Grupo muito equilibrado e onde pontuar fora é importante, principalmente depois do desaire caseiro frente ao Besiktas, todos os cuidados são poucos. Vá lá que depois do pequeno susto, as lesões de Ricardo, Brahimi e Marega não foram graves e os jogadores, entretanto recuperados, já estão a trabalhar normalmente. Esperemos que nada aconteça com os internacionais mexicanos, Herrera, Layún, Corona e Reyes, com Maxi e com os que estão ao serviço das selecções portuguesas, Danilo, em particular - Aboubakar ainda não chegou, mas já cumpriu o seu compromisso e está a caminho -, para que Sérgio Conceição, apesar de todos os condicionalismos, ainda possa preparar o jogo da Champions com o mínimo de condições, o cuidado e a atenção que o jogo da próxima terça-feira, obriga.

Neste período sem competição, se no F.C.Porto tudo está tranquilo, direi, até acima das expectativas e por isso também para mim esta pausa competitiva foi óptima, já nos nossos rivais, em particular no clube do regime, as coisas estão agitadíssimas. Rui Gomes da Silva, o nosso bom amigo Chouriço, está a marcar a agenda, algo que não deve estar a cair muito bem na famosa, mas cada vez mais atarantada, estrutura. Parecem baratas tontas. O pequeno Rui e sempre à segunda-feira - porque ele é esperto e sabe com quem lida -, publica um artigo num blog benfiquista. O Record, mais e os outros jornais desportivos, menos, replicam o artigo e depois à noite, no Dia Seguinte e em serviço combinado com outro pequenote, Paulo Garcia, o artigo do Ruizinho é motivo de longa conversa. E como ontem Pedro Marques Lopes substituiu Guilherme Aguiar, consegui ver tudo - já me disseram que Pedro Guerra deu mais um grande show no Prolongamento, com a parte do Basileia melhor que o Mónaco, a ser a cereja no cimo do bolo - e vi um candidato às próximas eleições do Benfica, assim os resultados ajudem. Nós portistas, prometemos ao Ruizinho que tudo vamos fazer para que ele possa ir a jogo.
Para terminar este assunto, confesso que estou a estranhar o facto de Luís Filipe Vieira ainda não ter vestido a pele de Ventoinha, invadir os estúdios da SIC, fazer uma grande peixeirada e acabar com aquele desvario. Já fez isso e por muito menos.

Nota final sobre a selecção:
Porque é importante para o futebol português e não só, que Portugal esteja no Mundial da Rússia, vamos lá torcer pela selecção de Fernando Santos... - alguém sabe se Sua Excelência o presidente da FPF, doutor Fernando Gomes, já reagiu ao comentário do presidente da FIFA e seu particular amigo, Gianni Infantino, que disse: «Os anos 80 e 90 foram de Maradona; esses últimos 10 anos, de Messi. Mas claro, Maradona também ganhou uma Copa. Sim, Messi também tem de ganhar uma»? E a comunicação social portuguesa que destratou Blatter quando preferiu Messi a Cristiano, agora não diz nada? Mesmo que haja convocatórias com convocados que ninguém entende, por exemplo, esta chamada de Renato Sanches- flop total no Bayern, nada de relevante no Swansea, vai à selecção, porquê? - ou que nesta fase de qualificação o Estádio do Dragão, nunca tenha merecido a preferência para um jogo da selecção das quinas - gostava de saber porquê, até para não cometer nenhuma injustiça...

- Miguel Sousa Tavares, isso da equipa da semana só aconteceu porque um jornalista, Rogério Azevedo, fez a a análise à equipa leonina com a camisola do Sporting vestida, cachecol ao pescoço e bandeira na mão. E não é a primeira vez que o faz... Total das notas do 11 inicial do F.C.Porto, 80 pontos; total das notas do 11 inicial do Sporting, 76 pontos. Jogo equilibradíssimo, portanto. 

15 comentários:

  1. Estou curioso para se acontecer aquilo que penso que vai acontecer, irmos ao Play-Off, se o jogo em casa ainda será no "estádio talismã" da selecção...Se for contra a Irlanda, que arrastaria dezenas de milhares de adeptos a Portugal, será mesmo no "estádio talismã"...

    ResponderEliminar
  2. Bom, alguns "antigos" como eu, somos ainda do tempo de vermos os Mundiais, e torcer pelo Brasil, em 1974 o Cruyff foi o meu grande ídolo, tal como a laranja mecânica, 8 anos mais tarde, e já com televisão a cores, todos vibramos com o Cerezo, o Falcao, o Zico, o Sócrates ou o Éder, e apenas sucumbiram injustamente ao cinismo do ex presidiário Paolo Rossi e mais 10 Italianos. Se em 1974 a Holanda do Ruud Krol, Johan Neeskens, Rob Rensenbrink, Johnny Rep, e do Johan Cruyff foi a melhor Equipa do Mundial da Alemanha, em 1982 na Espanha, o Brasil (do Valdir Peres e do Serginho, tambem merecem menção honrosa, pela negativa, claro) foi também a melhor das melhores, curiosamente, nem Holanda, nem o Brasil foram Campeões Mundiais nessas Edições, e creio que aquelas duas Selecções, são dois bons exemplos de que vale sempre a pena jogar bem, independentemente dos resultados, porque a Holanda e o Brasil deixaram a sua marca mt positiva nesses dois Mundiais!

    Bem, mas voltando ao século XX, aos Mundiais e à nossa Selecção, em 1966, eu já andava por cá, mas ainda não ia à bola, passados 20 anos, fomos a "Saltillo", com uma Selecção que dois anos antes nos fez sonhar no Euro 1984 de França, isto é, no século XX, estivemos apenas em dois Mundiais. Chegados ao século XXI, hoje estamos às portas do 5º Mundial consecutivo, e disputamos também em igual período 4 Europeus. Curioso, Portugal quando os Mundiais e naturalmente os Europeus, se disputam no Velho Continente, supera sempre a fase de Grupos, e tem alcançado Finais, Meias Finais, ou Quartos final (sempre eliminados ora pelos vencedores, ou finalistas), em contraste, nos Mundiais realizados fora da Europa: México, Japão/Coreia e Brasil, não superamos a fase de Grupos, daí que, com o Mundial a ser disputado na Russia, a tendencia dita que chegaremos provavelmente a uma fase adiantada, isto se, hoje, ou no play off carimbarmos o nosso 7º Mundial!

    Incompreensível a convocatória do Renato, o Jorge Mendes director desportivo do Benfica manda, e o Fernando Santos, só tem que acatar ordens superiores. Relativamente a Fernando Santos, qual a imagem que tenho dele? Um bom Homem, com principios, com valores, mas, na minha opinião pessoal, apenas um razoavel Treinador, foi Campeão Europeu é certo, e teve grande mérito em toda a caminhada, aliás, uma das suas maiores qualidades, é ser um bom gestor de recursos humanos, mas as Equipas do Engenheiro nunca encantaram, em França teve sempre com o "pé quente", e ainda bem, nunca se esqueçam deste nome quando se falar no Europeu de França: Arnór Traustason, pois é, este rapaz Islandês marcou aos 94 minutos à Austria, e colocou Portugal fora do caminho dos "lobos" : Espanha, Alemanha, Itália, ou França, isto é, ficamos com o caminho desbravado até à Final, sem esquecer aquele jogo surreal com a Croácia, bola no nosso poste, o C Ronaldo a defender, e a roubar uma bola, e numa transição, matamos a Croácia. Curioso, o Portugal no Euro 2016, tem tantas afinidades com a Itália do Mundial 1982, começar a fase de Grupos com 3 empates (tal como Itália em Espanha, aqui ao lado na Galiza, juntaram três empates), para terminarmos Campeões Europeus, tal como Itália, e a Croácia fez de Brasil ...

    Fernando Santos/FC Porto, foi uma relação sólida, séria, até cordial, mas, convenhamos, num triénio o FC Porto venceu apenas 1 Campeonato com Fernando Santos, e numa das fases de maior pujança desportiva do FC Porto, com Jardel que fazia 40 golos por época, um Deco, entre outros artistas, o FC Porto nunca podia ter perdido 2 campeonatos consecutivos, e um deles para o Boavista... (curioso, o Engenheiro do Penta, foi posteriormente Treinador do Sporting, e do Benfica, e nada ganhou nos Grandes de Lx)!

    PT

    ResponderEliminar
  3. Quanto ao L Évora, e também sem desrespeitar o adversário da Distrital de Évora, creio que a Equipa B do FC Porto em campo neutro, venceria sem grandes dificuldades esta partida, e sobretudo no Restelo, o Estádio mais largo em Portugal, mais largura, maiores dificuldades para defender. Infelizmente, as Selecções retiram ao FC Porto 3 defesas suplentes para este jogo: Maxi, D Reyes e Layun, naturalmente nem irão a jogo, jogam nesta madrugada no Continente Americano!

    Porque não um onze com um misto da Equipa B, e suplentes do principal plantel? Sá; Dalot, Diogo Leite/Jorge Fernandes e Luís Mata; Andre A (se debelada a entorse), Oliver e Otávio, Galeno, Hernani e Soares. Arriscado jogar com a habitual e rotinada defesa da Equipa B? Um Lusitano que irá jogar com 10 homens atras da linha da bola, não me parece ser um risco.

    (Volto a recordar, jogamos sexta feira no Restelo com o Lusitano, naturalmente com muitas poupanças, e o Leipzig, joga só no dia seguinte, sabado em Dortmund com o Borussia... Os astros parecem alinhados...)

    PT

    ResponderEliminar
  4. A personalidade de SC impede que a equipa desrespeite o Lusitano mas, ao mesmo tempo, não deixará de se preocupar com os alemães, cujo jogo será vital para as nossas aspirações na Champions, principalmente a nivel financeiro.

    Sérgio deu uma entrevista a um famoso desportivo italiano e alimentou a esperança de podermos ir ao mercado em Janeiro, mas que o foco é a Liga. Lamentou igualmente a "curtesa" do plantel, o fair-play imposto e afirmou estar na expectativa do que se poderia fazer.

    Obviamente fazendo votos de uma vitória sobre a Suíça, estou, porém, absolutamente a marimbar-me na selecção de Jorge Mendes (melhor em campo: Renato Sanches)/Fernando Santos e desse hipócrata cínico que é Fernando Gomes.

    Não creio que alguma vez o Chouriço chegue à presidência do que quer que seja porque, tal como Rio candidato a presidente dum partido, irão perceber que não chega só amor, ter nascido no Porto é uma canga.






    ResponderEliminar
  5. Silvestre

    Boa noite Vila Pouca, é fundamental recomeçar sem menosprezo pelo Lusitano de Évora e obter um desfecho positivo o mais brevemente possível, posteriormente é premente procurar diante do Leipzig conseguir um resultado agradável para que possamos ter hipóteses de seguir em frente na Liga dos Campeões,mas entretanto é bom verificar que no reino do Dragão está tudo sereno e com saúde.

    Depois a presença no mundial já não deverá fugir à seleção nacional, contudo não posso deixar de reiterar o papel triste de Fernando Gomes que nada disse ou fez após o assassinato de duas pessoas por membros de uma claque ilegal,nem devido aos cânticos a evocar ou a celebrar tais factos, enfim dá a ideia que o mesmo é apenas um mero fantoche nas mãos de Luís Filipe Vieira e companhia, até pelo silêncio em relação ao caso dos emails e apelos à paz só porque os lampiões estão incomodados.

    Finalmente também vi o Dia Seguinte porque com Pedro Marques Lopes o nível é outro,mas Rui Gomes da Silva, vulgo o Chouriço lá voltou à sua distinta campanha com o patrocínio de Paulo Garcia e Luís Filipe Vieira para já ainda não atravessou as paredes daquele estúdio,nem bateu em ninguém,por outro lado Pedro Guerra lá meteu os pés pelas mãos, mentiu e disse os habituais disparates, enfim mais uma palhaçada dessa figurinha sem crédito ou valor.

    Abraços
    Silvestre

    ResponderEliminar
  6. Pois é DVP, dito e feito.
    1) Pela 3ª semana consecutiva, a "crónica" semanal do ruizinho é tema de debate no Dia Seguinte, onde inclusive o próprio opina mais de meia hora sobre o que ele próprio escreveu, incrível...

    Pedro Marques Lopes é muitíssimo melhor e muito mais bem preparado do que o banana do Guilherme Aguiar, é pena que só vá de vez em quando....

    Já o Serrão devia se demitir. Atuações cada vez mais ridículas, cheias de nada, com arrogancia, com prepotencia, e pior, sem pelo menos colocar o paquidérmico comentador lampião contra a parede, confrontando-o com e-mails e etc...
    Pra fazer melhor papel do que Serrão, era melhor meterem lá o Emplastro... pelo menos o Emplastro colocava a cara por cima do ombro do paquiderme e pelo menos o irritava:-)

    2) E olhaí o efeito "presidente da FIFA loves Messi":
    Treinador do Equador suspenso em tempo recorde, foi hoje castigado por discussão com Vidal no último jogo e não orienta a sua seleção no jogo decisivo contra argentinos nervosos e desesperados por uma vitória.
    Como se diz no Brasil, "tão gozando com a minha cara":-)
    Com esta suspensão do treinador equatoriano, já sabemos de antemão que, mesmo jogando numa altitude de 2.800 metros, mesmo sem ar nos pulmões, mesmo com tudo isso, a Argentina vai a Russia, e se calhar, vai vencer o Mundial, já que o presidente FIFEIRO acha "injusto que Messi pendure as chuteiras sem vencer um Mundial"...

    3) Em jogo de Taça, nunca nos devemos esquecer do Torreense... e de outros, que nos eliminaram contra todas as expectativas. Jogar sério, respeitando a adversário, mas jogar pra ganhar e resolver rápido a contenda. Sem dó nem piedade...

    ResponderEliminar
  7. Ufa..acabou a brincadeira das seleções..ate que enfim..nao desejo derrotas,fico contente com as vitórias mas sinceramente a selecao nao me tira o sono..
    Manuel temos de começar a tratar o chouriço por chouriço amigo..ele está a fazer um trabalho excelente..esta a minar aquilo tudo,juntado isso a maus resultados..esta o cocktail perfeito..com amigos destes quem precisa de inimigos?
    Em relação ao jogo da chanpions podemos tirar uma ligeira vantagem já que o nosso adversário tem uma deslocação difícil ao campo do Dortmund..

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde
    Numa fase que tudo está calmo e bem encaminhado, achei desnecessária aquela entrevista do nosso treinador aos Italianos, que colocaram algumas perguntas incómodas, e como Sérgio não se esconde de nada, pode abrir portas para que se criem problemas.
    (Digo isto não com o intuito de criticar por criticar, até porque vi com bons olhos a sua vinda para o clube, e tem mesmo assim não esperava tanto a esta altura)
    Alexandre F.

    ResponderEliminar
  9. Depois de Nelson Oliveira na convocatória anterior, Renato Sanches e Guedes no banco deve ter sido para garantir que se a coisa se complicasse no jogo teríamos ali a solução. Enfim, mais uma convocatória em que valeu tudo no pressuposto de que os portugueses são lorpas e por estas e por outras é que a selecção está longe da unanimidade dos portugueses sendo ignorada [e não raro detestada] por muitos facto inevitavelmente abafado pela comunicação social do regime centralista que o trata como traição à pátria. É uma selecção de valores de Lisboa, vendida ao Continente, à medida do empresário da moda e dos interesses do clube do regime que à sua conta somando e multiplicando as suas vendas. Sendo indiscutível o mérito da vitória no europeu assim como o apuramento para o Mundial a verdade é que o rei vai nu. Sem Ronaldo esta selecção não passa de um grupo sofrível que tem contado com a "protecção" da Senhora de Caravaggio e dos santinhos de Fernando Santos. Ou alguém acredita que sem Ronaldo ganharíamos alguma coisa?...

    ResponderEliminar
  10. Fixe o UPB de ontem....e entao ver Jcoroado a dizer o que disse na tv...

    ResponderEliminar
  11. Costa do Castelo.
    Aquela gente LAMPIONICA é uma escumalha, dali só sai trampa, tudo à La Máfia. Vejam a praga de presidentes ressentes que por lá passaram. Será que um clube como o benfica precisa daquela rufiagem. Ouvir aqueles dois alentados comentadores vermelhos da televisão e mais alguns, é circo, por vezes dão pena de se ver o nariz a crescer de tanta aldrabice.
    O Meirim o presidente da FPF e mais uns coisos que por lá andam são zero... Que pequenez de gente.

    ResponderEliminar

  12. MUITO cuidado com a falta de ritmo para Leipzig (relativamente a quem vai descansar)!
    Espero que SC esteja atento a isto, pq o facto do Leipzig jogar em Dortmund vai-lhes trazer...VANTAGENS e não só cansaço, pois é sobretudo a motivação que mexe com os jogadores! E o ritmo alto da Bundesliga vai manter seguramente a intensidade necessária ao Leipzig para o jogo de Terça connosco!

    Oxalá a equipa se apresente na Alemanha com saúde e muito vigor físico, pois vai ser BEM preciso!

    Quanto ao jogo de amanhã, espero um Porto pragmático a resolver rápido para se preparar para Terça. Com TODO o respeito pelo LdE, claro! Mas TEM de ser para ganhar e bem!

    ResponderEliminar

  13. Muito esperei por isto!!!

    http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/compra-e-renovacao-de-aboubakar.aspx

    ResponderEliminar
  14. O aboubakar acaba de renovar! Afinal ainda se trabalha bem por estes lados!

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde.
    Afinal, critiquei o nosso treinador sem motivo, como explicou hoje (e bem) na conferência de imprensa, as suas palavras foram deturpadas,onde alteraram o contexto das mesmas.
    Já agora aproveito para elogiar mais uma grande conferência do nosso mister, assim dá gosto ouvir.
    Grande noticia a renovação de Aboubakar, venha agora a de Marcano.

    Alexandre F.

    ResponderEliminar