O F.C.Porto fez frente ao Lusitano de Évora aquilo que lhe competia: ganhou fácil, está na 4ª eliminatória da Taça de Portugal. Porque o adversário era fraquinho, como disse no post do jogo, estar a extrapolar sobre algumas exibições individuais para mim não faz muito sentido. E no que toca aos miúdos da equipa B, se por um lado sabemos que temos jovens com talento e potencial, jovens que prometem muito e poderão ter um grande futuro, por outro, o jogo de sexta-feira não era daqueles que me faria olhar para eles de maneira diferente, independentemente da forma como se expressaram no Restelo - não quero cair no ridículo, como aconteceu noutras freguesias, que me atirem: era apenas o Lusitano, senhores, uma equipa dos regionais. No entanto, não posso deixar de realçar e aplaudir a atitude da equipa, a forma séria como abordou o jogo. Agrada-me ver uma equipa que tem o espírito correcto, aproveita até as pequenas coisas para se motivar, manter a chama alta, uma equipa que tenta fazer tudo para não defraudar os adeptos que a seguem para todo o lado, num mar azul de paixão e fervor clubístico que já ultrapassa a enorme mobilização da época passada.
Se tudo junto vai ser suficiente para que os objectivos pretendidos sejam alcançados, não sei, não sou Nhaga, mas estamos no bom caminho e por isso espero que sim, acredito que sim.
Não conheço o RB Leipzig, próximo adversário do F.C.Porto, na Fase de Grupos da Champions League, 3ª jornada do Grupo G, mas nem é preciso, para saber que é uma excelente equipa, um adversário fortíssimo. Sim, porque uma equipa que foi segunda classificada na Bundesliga da época anterior, que nesta, depois de um início que não foi famoso, já
está em terceiro, a morder os calcanhares aos dois primeiros, e apresenta como
último cartão de visita, uma vitória na casa do Borussia Dortmund -
não perdia no Signal Iduna Park há 41 jogos para o campeonato -, só pode ser uma equipa de qualidade. Não terá a experiência do F.C.Porto na prova rainha da UEFA e isso pode ser um factor a aproveitar pelos pupilos de Sérgio Conceição, mas não tenho dúvidas: é um jogo de exigência máxima e só um Dragão de chama alta e ao mais alto nível das suas capacidades, poderá sair da Arena de Leipzig com um resultado positivo.
Num Grupo equilibrado, a dupla-jornada frente aos alemães - o de amanhã e o do dia 1 de Novembro no Estádio do Dragão -, é minha convicção, vai dizer muito sobre as aspirações portistas de chegar, no mínimo, aos oitavos-de-final. Como não gosto de pedir muito, quatro pontos nos dois jogos, já seriam um bom pecúlio.
Convocados:
Guarda-redes: Casillas e José Sá;
Defesas: Dalot, Ricardo, Maxi, Felipe, Marcano, Reyes, Layún e Alex Telles;
Médios: Danilo, Herrera, André, Óliver, Otávio e Sérgio Oliveira;
Avançados: Hernâni, Brahimi, Corona, Marega e Aboubakar.
A minha equipa provável:
Casillas, Ricardo, Felipe, Marcano e Alex Telles, Danilo, Sérgio Oliveira e Herrera, Moussa Marega, Aboubakar e Brahimi.
Notas finais:
Ai e tal, a Antena 1 deu o relato do Benfica e não deu o do F.C.Porto. Ai e tal, o Correio da Manhã pegou numa mentira que sobre o F.C.Porto e deu-lhe destaque, como se de uma verdade se tratasse. Ai e tal, a Bola isto, o Record aquilo, o Ti Tone Ribeiro Cristóvão não se enxerga, ataca o jogo do F.C.Porto com o Lusitano, no Restelo, mas acha bem o Olhanense-Benfica no estádio do Algarve. Tudo isto é verdade, tudo isto é uma vergonha, tudo isto é triste, mas tudo isto é o nosso fado há muitos anos. E se devemos continuar a denunciar, temos de ir mais longe, tomar atitudes consequentes, institucionais, duras. Por exemplo, atacar o Correio da Manhã faz todo o sentido, mas depois ver um jornalista dessa lixeira a céu aberto, presente na conferência de imprensa de antevisão, do nosso treinador, fazer perguntas e ter respostas, é muita areia para a minha camioneta. Então sobre a rádio pública, nem se fala... mas isto não vai lá apenas com cócegas... O F.C.Porto devia, em nome de todos os seus adeptos que sentem defraudados e incomodados, tratados como enteados, quando são tão filhos como os outros, fazer um protesto formal junto de quem de direito. Isso é que era...
João Correia, advogado do Benfica e um dos grandes perdedores no miserável processo intentado pelo clube do regime contra o F.C.Porto e que visava impedir os Dragões de participar na Champions League 2008/2009, em detrimento do 4º classificado do campeonato português e a vinte e tal pontos do campeão - o outro foi o inenarrável Paulo Gonçalves -, veio falar. Deu umas cambalhotas à frente e à rectaguarda - esta é uma delícia: «Venham a esta casa e verifiquem se o que é divulgado corresponde à verdade.» Ó senhor, não sabe que houve um Juíz que impediu isso ou está a fazer-se de sonso? -, mas
registamos que quer justiça rápida. Todos queremos, mas não vale a pena pressionar, ameaçar, fazer queixinhas.
O Iker Casillas está tão afectado e traumatizado por Svilar ameaçar o seu recorde de mais jovem de sempre a estrear-se na Champions League, que se fosse ao Sérgio Conceição amanhã optava pelo José Sá.
registamos que quer justiça rápida. Todos queremos, mas não vale a pena pressionar, ameaçar, fazer queixinhas.
O Iker Casillas está tão afectado e traumatizado por Svilar ameaçar o seu recorde de mais jovem de sempre a estrear-se na Champions League, que se fosse ao Sérgio Conceição amanhã optava pelo José Sá.


1) Deu nojo ouvir o freitas lobo a comentar o Liverpool x Man United, onde o United passou praticamente os 90 minutos encostado às cordas, quase tipo Lusitano x FCP.
ResponderEliminarUm autentico massacre tático salvo pelo goleiro De Gea, o melhor em campo. E o lobinho, ao invés de comentar o domínio avassalador do Liverpool ( que eu me lembre, o United só teve uma única chance de golo), passou o tempo todo a falar "mil maravilhas" sobre "como o United defende bem e tranca todas as entradas para a sua baliza"... não é incrível?
2) O boifica diz que o juiz sendo portista, não tinha condições para anular a providencia cautelar, certo?
Sobre o juiz que impediu a PJ de fazer buscas na SAD, na casa do orelhas e de outros dirigentes, nem um pio se o juiz é boifikista, certo?
3) O Leipzig é chato, enjoado, forte, divide todas, corre igual a coelho de desenho animado, tem bons jogadores, nunca desiste, enfim, um tipico time alemão.
Quando enfrentamos o Frankfurt pela Liga Europa, todos nós lembramos como foi. Dificílimo, mesmo com o Frankfurt estando classificado pela segunda metade da tabela do campeonato alemão na época. Espero um Leipzig exatamente igual ao Frankfurt: chatos, fortes, dividem todas, correm o tempo todo, enfim...
4) Já há mais um novo eusébio, só que agora nas balizas do boifica.
5) Devíamos fazer - e já vai tarde porque já o devíamos ter feito - o que fez o lider superstar no clube dele: impedir os jornaleiros do lixo da manhã de frequentarem as nossas dependencias...pode ser com o mesmo argumento: zelar pela segurança dos profissionais daquele pasquim:-)
Svilar... o novo Renato Sanches...
ResponderEliminarQuanto ao resto, amanhã será um jogo difícil, teremos de jogar com todas as nossas armas, sem facilitar, concentrados e raçudos.
Finalmente, concordo que é preciso dar um murro na mesa em relação aos pasquineiros...
RBN, essa é a justiça a la clube do regime. Se toma decisões que lhes agrada, é boa, nem merece qualquer contestação, se faz o contrário, está feita, não é boa, muitas vezes, nem séria.
ResponderEliminarManuel tenho de tirar o chapéu ao badocha do Sporting..proibir a entrada daquele lixo e um passo que tem de ser seguido pelo nosso clube..estamos mais vivos em muitos aspetos..mas noutros ainda precisamos de acordar..quanto ao jogo de amanhã tudo dito..mas nunca me senti tão tranquilo numa viagem a Alemanha como esta que vamos ter..nao tenho medo de dizer que confio nesta equipa..
ResponderEliminarCaro DVP,
ResponderEliminarTemos um jogo muito difícil amanhã. Vi uma grande parte do leipzig contra o Dortmund neste fim de semana e devo dizer que temos um osso bem duro de roer amanhã. Mais uma vez adorei a conferência de imprensa de SC. O homem põe os pontos nos is.
Raoc
Amanhã vamos ganhar.
ResponderEliminarSilvestre
ResponderEliminarBoa noite Vila Pouca,este Leipzig poderá ser um oponente incómodo,mas se o FC Porto tiver consistência, determinação,destreza e perspicácia creio que terá condições,bem como suficiente valor para com maior ou menor dificuldade obter um desfecho positivo.
Depois é lamentável é patética a hipocrisia de João Correia, não só pelo seu passado como por algumas considerações recentes, ou seja João Correia não sabe gerir as suas cantigas e intervenções ridículas,por isso não tem qualquer credibilidade.
Finalmente era premente que o FC Porto fosse mais rigoroso no relacionamento com alguma comunicação social que vive constantemente a denegrir ou a atacar o bom nome do nosso clube e dos seus dirigentes.
Abraços
Silvestre
Assim vai o Mundo Imundo.
ResponderEliminarNeste jogo era importante pontuar embora não seja decisivo,mas a nossa derrota em casa complicou um pouco as contas. Se a postura for a mesma que aconteceu no Mónaco tenho grande esperança.
Não há volta a dar, quando um clube como o benfica vive das ratoeiras!... O clube do regime com toda aquela canalhada da comunicação social rastejante a dar-lhe todo o apoio juntamente com a maioria da classe politica, sentem-se senhores de tudo isto.
Há que os denunciar até ao ultimo Email.
ResponderEliminarHoje, o lixo da cofina traz para as parangonas que, para Mourinho...TUDO começou ALI, na LUZ!!!
Quer dizer...não houve União de Leiria, nem Sporting, nem Setúbal (nem falo do...FCP!)
Uns tristes!
Quanto ao advogado do regime...bem, parece que nos vão atacar em força, de surpresa, suspender o UPdB...enfim...tamos tramados!
Eu tinha...vergonha!!!
Falando do que VERDADEIRAMENTE interessa, espero um bom jogo e um bom resultado logo. Num campo difícil mas...parecido com o nosso Dragão, contra um óptimo adversário. Não contra um papão!
Bom, a propósito do onze provavel, que será provavelmente (passe o pleonasmo) o onze de hoje, recordo que o FC Porto levou à Alemanha 21 Atletas, apenas o Tiquinho por lesão ficou em terra. Querem um segundo onze competitivo, e com 6 Internacionais A? Aí vai: Sá, Maxi, Layun (central do lado esquerdo, onde jogou, e bem em Dortmund há dois anos) e Diego Reyes, Dalot na esquerda; André André, Oliver e Otávio; Corona, Hernâni e Soares. Se acrescentarmos 3/4 jovens talentos emergentes da B, volto a perguntar, o plantel é curto? O plantel não é competitivo, nem tem várias soluções? ...
ResponderEliminar(do onze para hoje, a unica surpresa poderá ser a titularidade do Corona, porquê? Os laterais do Leipzig não dão profundidade, isto é, são defesas, e poucas vezes laterais, daí que, dar a titularidade ao Corona, e deixar no banco o Marega, pode ser também um plano de jogo, sobretudo para dar criatividade no ultimo terço, em detrimento da potencia e força do Marega).
Sobre o Lepzig, já tentei num outro post identificá-lo, não tem panzers alemães, mas há muita criatividade do meio campo para a frente, sem faltar a tal intensidade alemã. Tem também este Leipzig muita qualidade, afinal o Steesl austriaco, poupou em Dortmund 4 habituais titulares : o central Orban; o médio Demme (fez os segundos 45 minutos), o desequilibrador sueco Forsberg, e o P Lança Werner (vai jogar logo com tampões?), de realçar que estes 3 ultimos são Internacionais A. Creio que mais logo o Demme será o 6, e o Keita será o 8, e, pode estar aqui a chave da partida, provavelmente jogaremos em superioridade nesse sector, mas, nunca há dois jogos iguais. Partida muito dificil, e se uma vitória é excelente, um empate é um bom resultado, já uma derrota não vai hipotecar o futuro do FC Porto na Champions, em contraste, ao Leipzig só a vitória lhes interessa, isto se tem expectativas Europeias, e parece que as tem, afinal o seu Treinador fez em Dortmund muitas poupanças.
Vou dar um "cheirinho" na minha praia, registos estatísticos. Hoje o FC Porto fará o seu 16º jogo na Alemanha, com adversários daquele país em provas da UEFA. Nas 15 anteriores partidas, o FC Porto venceu 3 jogos, empatou 4, e foi derrotado em 8 partidas, creio que há um relativo equilibrio, 7 resultados positivos, para 8 negativas derrotas, hoje, uma vitória ou um empate, irá equilibrar ainda mais estas contas. Os Dragões na Alemanha marcaram 19 golos, e sofreram 29.
Quem marcou os 19 golos do FC Porto na Alemanha? Oliveira 2, Domingos 2, Mangala 2, Valdir, Gabriel, Octávio, Rui Filipe, Kostadinov, Timofte, Secretário, Clayton, Lucho, Lisandro, Bruno Moraes, Ghilas e Jackson, cada um com 1 golo marcado.
O Leipzig será o 12º adversário do FC Porto da Alemanha, quais os anteriores
11 adversários alemães ? Hamburgo 3 X, B Munique 2 X, Schalke 04 2 X, TSV Munique, Hannover, D Dresden, Colónia, W Bremen, H Berlim, E Frankfurt, e B Dortmund.
PT
Bem, partilho uma entrevista dada pelo Jaime Pacheco ao Rui Tovar filho, e porque 70/80% da entrevista se fala no FC Porto, ora da década de 70 e 80, com histórias muito interessantes, mais, não identifiquei nenhuma "galga" naquela entrevista, por exemplo, muitas histórias com o Mestre Pedroto, o lateral Gabriel é benfiquista, passando pelo central Simões que treinava com impermeaveis, para manter o peso, o defesa do Varzim (eu não vou dizer o seu nome...) que naquele Varzim FC Porto de 1980, cometeu duas GP e o árbitro não as marcou, para na semana seguinte o Manaca fazer um auto golo em Guimaraes, o Rodolfo e o verão quente, o pormenor do "fichas", o Joaquim Teixeira, era dos extraordinários futebolistas, então nas divisões secundárias (era de facto, eu testemunhei-o, no Aliados ou no Amarante), ou o Pacheco que lançou o NES em Guimaraes, e este nunca o reconheceu ou recordou...
ResponderEliminarPara todos os Portistas que viveram esse tempo, por exemplo, o Manuel Vila Pouca, vão gostar com certeza de ler esta entrevista longa, mas sem rede, sem amarras, e sem tento na língua...
http://observador.pt/especiais/jaime-pacheco-porto-sporting-boavista/
PT
P.S. O Presidente nunca foi à bola do Jaime Pacheco, nessa entrevista fica bem evidente!
O nosso amigo Chouriço fez um artigo a chamar mentiroso ao FJM. O Francisco colocou no twitter a prova que falou verdade, mas eles não acreditam, dizem que o e-mail não é verdadeiro.
ResponderEliminarQuando eles estão nesta fase... só nos resta ter pena deles. Como já disse imensas vezes, a grandeza do clube do regime é pífia, extrapolada até aos infinitos por uma comunicação social de cartilheiros, freteiros, recadeiros e prostitutos.
Vila Pouca, o execrável Silva quando chamou mentiroso ao FJM, poderia e deveria sustentar a sua acusação, apresentando de seguida o e-mail original, e eu pergunto, porque razão o Silva não apresenta o e-mail original?
ResponderEliminarÓ Silva, nunca digas uma mentira que nunca possas provar, pobre criatura ...
PT
O q o regime está a fazer é a chamada: FUGA PARA A FRENTE!
ResponderEliminarA bola de neve está cada vez maior...quando rebentar, eu quero ver o polvo a segura-la!!!
ResponderEliminarGrande exibição dos sub-19 em Leipzig (Leipzig 0-2 FCP)
Resultado escasso!
Quem são os maiores devedores do Novo Banco?
ResponderEliminarEm Abril de 2016, o Correio da Manhã divulgou a lista dos maiores devedores do BES que passaram para o Novo Banco, no valor conjunto de 6.600 milhões de euros.
Sport Lisboa e Benfica (190 milhões)
O clube presidido por Luís Filipe Vieira, empresário com relações próximas com o BES, também foi financiado pelo banco ao longo dos anos.
Espírito Santo Irmãos recusa pagar 1 milhão de euros em impostos em atraso.
Impugnação contra Autoridade Tributária entrou no dia 12 de outubro em Lisboa.
E não é que vai ser titular o José Sá,anda a ter informação privilegiada 😃
ResponderEliminarFogo Sérgio!!! Já ganhaste a confiança de toda a gente!!
ResponderEliminarNão é preciso mandares mais sinais!! Para quê tirares o Casillas??
Na minha equipa estava o Casillas, entrar hoje o José Sá é uma daquelas surpresas que nunca me passaria pela cabeça.
ResponderEliminarPensava eu que os "professores pardais" já haviam acabado, mas...
ResponderEliminar1º tempo, é melhor procurar com microscópio quem jogou razoavelmente bem...
Resumindo: quem jogou bem foi a eficácia, dois tiros dois melros.
Tanto erro de passe, tanta lentidão... hoje parece que o Lusitano de Évora somos nós, tal a superioridade dos alemães... sem clubite, derrota merecida ao intervalo e sorte por não ser por placar mais dilatado.
2º tempo... ou SC coloca alguém colado no nº 10 deles, ou teremos problemas... na minha opinião, Sérgio Oliveira devia sair...
Jogo horroroso... é difícil encontrar um único elemento que tivesse jogado razoavelmente bem, treinador incluído...se calhar o Sá ainda foi o melhorzinho, ou o menos pior...
ResponderEliminarDanilo (sem dúvida o pior em campo), Brahimi, Layun, Sérgio, todos erraram tudo...com exceção dos dois golos fortuitos, totalmente contra a corrente do jogo...
Os grandes problemas de 4 anos pra cá são 2, na minha opinião:
as segundas bolas e as divididas... que dificuldade pra ganhar segundas bolas ou divididas!!!... já vem de longe...
A pergunta é: o melhor 11 é inventar sempre? Ok, deu certo no Mónaco, mas hoje foi um autêntico desastre, e só não foi pior porque tivemos a sorte de não sairmos goleados de Leipzig...
Se qualificarmos e pegarmos um City ou um PSG pela frente, como é? Vira 3, termina 6???
Não é um cenário muito impossível...
O carlinhos de paredes e mesmo um traste, diz ele q alguma coisa se passou com Casillas no foro disciplinar. Quer sangue este grande hipocrita
ResponderEliminarFoi um jogo que correu mal pois não conseguimos ser uma verdadeira equipa. Jogamos muito à desgarrada sempre em esforço e sem um fio condutor.
ResponderEliminarFala-se mt de José Sá, mas a mim ainda me faz mais confusão a entrada de Layun em vez de Ricardo. É aniquilar o ataque do lado direito pois Layun não combina com Marega.
Filipe está demasiado à vontade... Já há alguns jogos que se nota pouca concentração e hoje foi evidente.
E erros destes contra estes adversários pagam-se caro.
Esperemos que daqui a 15 dias as coisas corram melhor.
Abraços