Não é difícil escrever a história deste jogo: os alemães foram melhores em todos os capítulos do jogo, venceram com toda a justiça, o F.C.Porto pode dar-se por muito feliz por apenas ter perdido pela diferença mínima.
Que a entrada de José Sá no lugar de Iker Casillas foi uma grande surpresa, foi, quando soube a equipa tive um sentimento semelhante ao que tive em 1996/1997, altura em que num Sporting - F.C.Porto, o treinador da altura, António Oliveira, optou por Hilário, o suplente que nunca tinha sido utilizado na equipa principal, se não estou em erro. Mas tirando a má abordagem no lance do 1º golo do Leipzig - antes dele errou um desastrado Layún. Falarei dele mais à frente -, não foi por José Sá que o gato foi às filhoses. Não, foi porque a equipa da casa teve mais qualidade, intensidade, organização, foi mais rápida sobre e com bola, impôs um ritmo que o F.C.Porto foi incapaz de contrariar, construiu várias situações de perigo, com mais critério e mais eficácia, podia ter marcado mais dois ou três golos. Já o F.C.Porto, pelo contrário, não foi nada. Uma defesa que abanava por todos os lados e que cometeu erros primários; um meio-campo que não marcava, não filtrava, não organizava, não construía; um ataque inexistente, que não pressionava, não segurava, não rematava, apenas quando a bola chegava a Brahimi e este não exagerava, a equipa conseguia chegar à frente, mesmo que com perigo relativo.
Com uma exibição desastrada nos 45 minutos iniciais, sem nunca conseguir ter bola para atacar e incapaz de sair com assertividade quando tinha espaço para o contra-ataque, a equipa de Sérgio Conceição apenas criou uma verdadeira oportunidade de golo - na 2ª, nem isso -, pode dar-se por muito feliz por ter recolhido aos balneários a perder apenas pela diferença de um golo. Nem o facto de ter conseguido empatar sem ter feito alguma coisa para o merecer, num lançamento de linha lateral que acabou num golo de Aboubakar, motivou e catapultou o conjunto da Invicta para uma melhoria exibicional que se manteve a níveis muito baixos.
Resumindo, se não fosse o golo de Marcano, mais uma vez de bola parada e contra a corrente do jogo, num lance que mostrou as debilidades defensivas dos alemães que o F.C.Porto nunca aproveitou, a diferença podia ser de dois golos e que seria o corolário da superioridade da equipa de Leipzig.
Para a 2ª parte, o F.C.Porto veio com os mesmos jogadores e melhorou um pouquinho, mas raramente chegou à frente com a qualidade necessária para causar grandes calafrios à defesa alemã. E se do lado esquerdo, o lado em que os alemães eram melhores, Brahimi - e depois Corona -, com a ajuda de AlexTelles - um dos poucos que escapou à mediocridade geral -, ainda conseguiu criar desequilíbrios, incomodar, do lado contrário a um Marega muito mal, juntou-se um Layún que para além de ser um desastre a defender, no ataque, mesmo sozinho e à vontade, nunca foi capaz de colocar a bola no sítio certo - sinceramente, se Ricardo estava no banco e portanto podia jogar, optar pelo mexicano é, para mim, incompreensível.
Vendo que era preciso mexer e impossibilitado de tirar meia equipa, o treinador do F.C.Porto retirou Sérgio Oliveira e meteu Óliver, iam decorridos 58 minutos, mas as melhorias foram poucas. Apesar de nessa altura o RB Leipzig já ter baixado o ritmo, estar menos intenso e mais preocupado em gerir, foi sempre melhor e mais perigoso, esteve mais perto de marcar do que sofrer, ao contrário do F.C.Porto que continuou longe de fazer o que era preciso para empatar. E se Corona entrado ao minuto76, fez bem e manteve naquele lado um nível aceitável, o lado direito continuava incapaz de fazer o mínimo - dizer que devia ter continuado Brahimi na esquerda, saído Marega e Corona entrar para a direita, é fazer prognósticos no final do jogo, mas com ao maliano tão mal... Ainda entraria Hernâni, mas nem deve ter tocado na bola. E o jogo acabou sem que o F.C.Porto estivesse num forcing final a procurar o 3º golo.
Concluindo, vitória da melhor equipa, que até podia ter sido por uma diferença superior, exibição abaixo das expectativas do conjunto de Sérgio Conceição, quer sob o ponto de vista individual quer colectivamente
Notas finais: Estes jogos após os compromissos com as selecções, pelo desgaste e pela alteração de chip, são sempre complicados e como os alemães treinaram para o jogo de hoje em Dortmundo e o F.C.Porto frene ao Lusitano, foi notória a diferença de andamento.
Com a vitória de Besiktas no Mónaco, os turcos têm pé e meio nos oitavos-de-final, está tudo em aberto para o outro lugar que dá apuramento. No dia 1 de Novembro se saberá mais alguma coisa, mas para vencer estes alemães, vai ser preciso uma versão do melhor Porto.
Mais um grande apoio dos adeptos do F.C.Porto. A equipa vai jogando umas vezes bem, outras assim assim, outras, como aconteceu hoje, mal, já os adeptos estão sempre a um nível elevado.




Caro DVP,
ResponderEliminarPerdemos e perdemos bem. Tinha alertado para a qualidade desta equipa. Vi o jogo com o Dortmund e fiquei impressionado. Ainda assim fizermos pouco e mal. Pouco, porque fomos passivos, erramos passes, estivemos mal posicionados, distraídos, com falta de coesão, lentos, sem ganhar os duelos individuais, e com uma falta de intensidade que julguei eliminada. Mal, porque não escalamos os melhores (percebo mal a mudança de GR, uma posição crítica e que tem sido pacífica mas ainda aceito, não percebo Layun) e mexemos pior. Demora na saída de Sergio Oliveira, má opção na saída de Brahimi e tardia mexida na equipa. Finalmente e pela primeira vez não concordo com SC. O problema não foi apenas defensivo foi muito mais do que isso e espero que não tenha sido o mister a contribuir decisivamente para a instabilidade e desacerto total no jogo de hoje.
A sensação que tive ao ver o jogo foi a que fomos comidos em toda a linha: táctica, técnica e estrategicamente. Não consigo perceber porque não fizemos o que temos feito até aqui: pressão alta, corte da linha de passe e 2, 3 toques de bola em progressao
Espero que não tenha sido um passo atrás no percurso desta equipa.
Raoc
Concordo plenamente com a análise. Qt muito, pode-se indagar o porquê de Casillas e de Layun no onze titular... Marega tem de ganhar mais estaleca para estes jogos, mas tecnicamente nao se lhe pode pedir mais, porque nao sabe mais... fomos cilindrados no meio campo, onde só Danilo ainda foi conseguindo varrer alguma coisa. Só se treme quando o que temos pela frente é intenso. E os alemaes comeram a relva e foram incisivos.
ResponderEliminarDerrota sem drama, mas com lições a tirar.
Saudacoes a todos. Confesso que fico emocionado ao ouvir o grito "Porto" em estádios fora, estejamos a ganhar ou a perder. Esta época , até agora, os jogadores têm suado.
Pedro P.
Silvestre
ResponderEliminarBoa noite Vila Pouca, neste desafio o FC Porto teve uma primeira parte demasiado intermitente,com pouca clarividência, intensidade e contudência,por isso o oponente conseguiu ser superior em diversos momentos do jogo e ao intervalo o resultado era justo.
Depois na segunda parte sinceramente esperava algo mais do FC Porto em termos de ideias e jogo,mas a nossa equipa foi quase inconsequente e não teve discernimento suficiente para reverter tanto os acontecimentos como o resultado,por aceita-se o desfecho.
Finalmente em termos individuais não apreciei as prestações de Layun, Marega e Sérgio Oliveira, por outro lado Alex Telles, Brahimi e Aboubakar efectuaram prestações positivas,no entanto globalmente faltou a este FC Porto consistência e destreza para ultrapassar os diversos obstáculos que tinha pela frente,por isso espero que nos próximos desafios as coisas mudem e para melhor.
Abraços
Silvestre
Boa noite. Humildade precisa(va)-se! A começar pelo líder do grupo. Um abraço. E.Silva
ResponderEliminarDe acordo com tudo.
ResponderEliminarUm abr,
PCR
Boa noite MVP,
ResponderEliminarConcordo com a leitura feita.
É verdadeiramente incompreensível, quando tínhamos uma defesa que estava a dar boa conta do recado (Iker/Ricardo/Marcano/Felipe/Telles), mexer desta forma.
Ainda para mais quando todos sabemos que Layún é esforçado, mas defende 0! Principalmente a jogar a este nível, com opositores de muita qualidade, é uma cratera à direita do muro defensivo!
O Sérgio tem feito um grande trabalho, mas voltou a equivocar-se na LC.
Outro erro que me pareceu foi o posicionamento do Herrera, demasiado adiantado, não ajudando devidamente o meio campo. Danilo fez um mau jogo também e S.Oliveira esteve muito lento.
O Oliver tb está uma sombra do jogador que era, não trouxe nada para o jogo, e neste momento sem forma para opção.
É verdade que este RB Leipzig tem outro andamento e é melhor, mas nós jogamos muito mais que isto, podíamos ter dado muito mais luta!
Enfim, o resultado é muito melhor que a exibição.
Eu, desportivamente, preferia que fossemos à Liga Europa. Se não podemos com Besiktas e RB, imaginem com os tubarões que andam por aí...
Mas agora a nossa preocupação é valorizar jogadores, fazer guito e pagar dívidas... :(
O que interessa é o campeonato, aí sim há que dar tudo, temos equipa.
Abraço,
Miguel
O Sérgio Oliveira baixar para distribuir jogo na 1a fase de construção é uma coisa, jogar como duplo pivot ao lado do Danilo é outra. Principalmente em transição defensiva. Não só pela diferença de velocidade entre os dois mas principalmente pela confusão que gera em toda a equipa.
ResponderEliminarSenhores da SAD, não reforcem de uma vez por todas o meio campo que não é preciso.
Já estava à espera, enquanto os resultados foram bons, apareceram os do costume, um mau jogo e uma derrota e vêm aos magotes, os anónimos. O Sérgio é alvo preferencial. Não tenho pachorra para isso...
ResponderEliminarResultado escasso para tanto domínio alemão.
ResponderEliminarO Porto foi zero.
Iker no banco?!? Para mim é inoncebivel.
O líder da defesa é ele.
Muito desiludido com a equipa,mas principalmente com o discurso do treinador.
Não Sérgio,não jogou a melhor equipa.
Abraço
Foram melhores, ganharam, pronto. Podíamos ter perdido por mais mas também podíamos ter empatado pois nos últimos minutos no Leipzig era o salve-se quem puder. Não gostei nada de ver Casillas no banco e daquele aquele meio campo de papel mas há que dar valor à forma como o adversário jogou. Sérgio Conceição lá sabe e tirará as suas conclusões para voltarmos a ter o Porto que nos tem encantado esta época que nos levará aos Aliados. Uma nota sobre os aziados comentadores da RTP e da Sportv que passaram o tempo a apoiar o Leipzig e os seus jogadores e a constantemente desfazer no FC Porto. Eles não conseguem ser tão negativos mesmo quando outros levam cinco. Bem sei que é o que temos, que é o costume, mas que incomoda, incomoda...
ResponderEliminarOlá bom dia,
ResponderEliminarDerrota normal do FC Porto , dificilmente num jogo com estas características, o Porto iguala a intensidade e consegue jogar o seu jogo. Ontem não era possível , porque em termos de qualidade o Porto não chega lá. Não quer dizer que não tenha qualidade para vencer este adversário , tem , mas num jogo de características diferente , que eu espero ser o o do Dragão, onde prevejo um Porto a jogar mais o seu futebol, embora o Leipzig tem no seu jogo algo que pode incomodar muito o Porto mesmo aqui. Acho que cá não terão capacidade para ter tanto jogo e tanta intensidade , mas a sua velocidade na frente pode fazer estragos .
O Porto não perde pela mudança na baliza , o Sá falhou no 1º golo , mas só daqui para a frente se vai perceber melhor o porquê desta mudança , se o Sérgio quer desde já a mudança na baliza , ou se foi pelas características do adversário, e no próximo jogo tudo volta aquilo que vinha acontecendo.
Não especulo sobre polémicas, se tiver acontecido, a seu tempo se poderá discutir isso. Imaginar coisas não é comigo.
É verdade nós jogamos muito mais que isto, mas só jogamos muito mais que isto se o adversário não chegar a níveis de intensidade tão elevados como chegou o Leipzig, não estamos sozinhos no mundo , não jogamos mais ontem nem demos mais luta , porque o adversário não permitiu.
E a solução para sermos melhor neste jogo não pode ter como resposta contratar mais alguém , tem de ser com trabalho de modo a evoluir a força desta equipa.
Porque contratar é fácil , é fácil ter mais um jogador do que temos hoje , difícil é contratar e a equipa ganhar mais capacidade .
FORÇA PORTO!
Boa tarde.
EliminarConcordo plenamente consigo e a sua opinião é análise ao atual FC Porto.
O Sérgio é os jogadores do FC Porto devem fazer uma reflexão e pensarem no que precisam fazer para atingir o nível dos alemães, porque nós temos jogadores. E vá lá mais trabalho.
Bom dia
ResponderEliminarO jogo mais difícil da época até ao momento contra uma equipa muito forte fisicamente e individualmente. Não tivemos andamento. só espero que esta derrota não seja um retrocesso, não pela derrota em si mas pelas circunstâncias nomeadamente a questão Casillas que tem que ser muito bem gerida. muitos jogadores sentiram claramente a falta de competição e no final do mês vem aí outra paragem. Mario FCP.
"Bater" agora e fácil..ou como fiz o Manuel fazer o totoloto a segunda..tirando o casilhas que podem me tentar contar as histórias que quiserem..para mim foi algo que não sendo nada de grave,o treinador não gostou e "mostrou" quem manda..sentando iker no banco,espero que tenha sido algo que se resolva rapidamente.
ResponderEliminarMas tirando o casilhas a equipa foi a mesma que jogou em Alvalade e passou por cima do Sporting,tenho para mim que ontem quem fosse a equipa não ia corresponder,física e mentalmente a equipa ainda não engatou desta paragem.
Concordo que estando Ricardo em condições tem de ser ele o dono do lugar.
Resumindo este jogo deixou algumas coisas pendentes que podem ou não deixar nossa,acho que não vai deixar e no domingo uma boa Vitória para retomar o caminho que temos feito até aqui.
Bom dia Sr.DVP
ResponderEliminarEnganei-me, quando disse que o Besiktas apenas iria vencer o 1º jogo.
Não percebo nada disto.
Quanto ao jogo, está tudo dito, eles foram muito melhores.
A equipa esteve muito abaixo.
Não percebo nada disto, mas no fim do jogo a uma imagem do Teles de revolta pelo resultado/exibição, a bater com os punhos na relva. Mostra, a meu ver, que não estão conformados e que querem mais.
José Sá é um valor seguro e para mim temos ali GR para o futuro. Mal batido no 1º golo mas depois sempre muito seguro. Algum dia tinha de ser, foi ontem. Gostei e por mim mantinha.
Sábado temos de ganhar. Esta derrota não pode deixar marcas.
Cumprimentos
Bruno Moutinho Guedes - 23657
Sem espinhas. Chegamos a levar um banho de bola na primeira parte.
ResponderEliminarNao percebi a questao do GR (talvez o SC tenha tido o seu momento de loucura da epoca), e nao se pode bater por sergio e herrera terem estado mal quando com o monaco foi brilhante (e sou dos que pensa que oliver nao jogar deve ser excepcao nao regra). Se ha coisa que o SC nostrou é saber aprender, e têm sido feitas coisas boas. Nao duvido que em janeiro teremos um coelho ou dois a sair da cartola.
A verdade é que nao dá para muito mais de forma sustentada. É a vida do pobre.
Fiquei triste com o resultado, mas o RB Leipzig é uma boa equipa, logo a derrota era um resultado previsível, especialmente tendo em atenção à realidade do FC Porto que é completamente o oposto do Leipzig.
ResponderEliminarAgora resta trabalhar e vencer o Paços de Ferreira no próximo domingo.
Não é esta derrota que nos vai desviar do nosso principal objectivo.
Abraços
Caro MVP,
ResponderEliminarJá andam aí os Anónimos? Tudo normal portanto.
Temos 12 jogos. 9 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. 31 golos marcados e 9 sofridos.
SC por ter tido más decisões num jogo, já é o pior do mundo.
Quem é que entende estas personagens?
Eu não.
O jogo com o Paços não pode ser hoje? Por mim e com certeza para o SC, era já.
Ontem foi mau, há que aprender e tirar ilações, principalmente o Mister e alguns jogadores.
Cumprimentos
Um jogo em que escapamos a uma possível goleada, não tivemos argumentos para os alemães, a defesa meteu água por todos os lados, o meio campo foi muito mau...
ResponderEliminarSabemos as limitações da equipa, a este nível elas são mais gritantes, mas não façamos disto um drama, há que continuar a apoiar, focar e muito no campeonato e não colocar tudo em causa quando se perde.O importante é tirar retirar ilações e emendar o que é possível.
Em frente, pois, e já com o Paços.É inacreditável, por exemplo, andarmos com o Marega ao colo - merecidamente - e agora,alguns, num jogo em que todos estiveram mal implicar com o Homem...
Em janeiro, como diz o Soren, ver se arranjamos qualidade para um deficitário meio campo e mais um avançado.Se houver guito, senão, é com estes até ao fim...
E se ganharmos aos alemães em casa, até acredito que seguimos em frente na Champios.
Assim vai o Mundo Imundo.
ResponderEliminarAcho que não se deve ter vergonha nem receio de dizer que Sérgio Conceição esteve mal, assim como esteve contra o Besiktas. Não sei se estudou bem o adversário ou não, sei, que teve 90 minutos a ver aquilo que nós vimos e nem com as substituições alterou o quer que seja. Neste jogo SC foi um treinador confuso sem ideias assim como toda a equipa.
Tivemos duas oportunidades dois golos e pouco mais, andamos todo o jogo a correr atrás da bola e ainda por infelicidade ou aselhice nossa, demos dois golos de bandeja ao adversário.
Resultado justo que peca por escasso. Só mais uma coisa, não ouviu desta vez o presidente dar entrevistas, que pena!...
Pessoal,
ResponderEliminarNão se pode ganhar sempre e a equipa alemã teve mérito. O José Sá algum dia teria que assumir a baliza, não vamos andar a criar problemas onde não os há.
Estou mais preocupado com o Layun, nunca gostei dele, não acho que seja jogador para o nosso clube, temos ricardo que é muito melhor, superior, não percebi essa escolha sinceramente, quanto ao resto tranquilo o porto vai dar alegrias em Maio
Não esquecer de ir ao dragão no sabado CARALHO!! não sejam ingratos
Abraço
Concordo com a análise. A entrada de José Sá para a baliza (não pelo valor de Sá mas pelas rotinas que já estão criadas com Iker), a opção por Layun em detrimento de Ricardo (também não percebi), um Danilo que foi uma sombra e um Marega que não esteve em campo (há dias assim...) ajudam muito a explicar. O que nos fez mal foi a paragem de 15 dias sem competir a sério.
ResponderEliminarPerdemos bem... sorte ser por 3-2.
Porém... não achei o Leipzig nada de especial. A defender então é uma miséria. Acho que temos sérias hipóteses de os vencer em casa se formos mais consistentes e se assim for passaremos á próxima fase com certeza.
A MINHA OPINIÃO
ResponderEliminar1) não faz sentido a troca de guarda redes , o casilas pode não ser tão bom nos cruzamentos mas dá outra estabilidade num jogo desta dimensão
2) não faz sentido nenhum tirar o BRAHIMI , a lógica mandava tirar o MAREGA e entrar o CORONA mais cedo
3) então a equipa já não devia estar prevenida para uma entrada tão forte do adversário ? onde esteve a pressão alta que tão bem costumamos fazer ?
4) incompreencivel o RICARDO no banco
ricardo correia
Infelizmente...aconteceu o que temia. Os antecedentes a este jogo conduziram a este desfecho!
ResponderEliminarÁs vezes prefiro que a equipa venha de uma série de jogos desgastante mas...alerta, com ritmo, intensa do que de paragens, seleções, taças e afins! Temi isto e...aconteceu mesmo!
Não sei se o Leipzig joga sempre assim mas...foram IMPRESIONANTES! A vitória foi justíssima e é óbvio que nos custa, pois andamos todos deslumbrados com o percurso da equipa (meritório, diga-se!) e estes jogos, aliados a alguma polémica na construção do onze, deixa-nos um pouco...desconfiados! Se calhar, se este jogo fosse logo a seguir ao Sporting...corria melhor!
De resto, não vou estar aqui a carpir mágoas...espero já uma reacção enérgica e positiva contra o Paços e a seguir com o Boavista e, dentro de 15 dias com o Leipzig novamente. Aí sim, veremos se isto foi um equívoco ou uma constatação! E se ganharmos...saltamos para 2º novamente! Tem a palavra SC & Cª.
PS - Não sei (eu e muitos) qual a razão de entrar Sá em vez de Casillas...podia ser uma adaptação ao estilo de jogo deles mas...parece-me que a voz de comando de Iker é FUNDAMENTAL na estabilização do grupo em campo!
Só espero que não seja um foco de instabilidade, causado por outra razão qq, pois vi Casillas com cara fechada, tanto nas fotos do passeio da equipa antes do jogo, como no banco...MAS, na minha opinião, José Sá não teve qq culpa no resultado de ontem!
Venha o Paços!
Eles foram realmente melhores mas a abordagem para este jogo não foi rigorosa. Os jogadores lutaram, mas desconcentrados e um pouco perdidos. Tal como ninguém gostou, também não gostei do que vi.
ResponderEliminarAbraço
Boa dia.
ResponderEliminarConcordo com a generalidade do post, no entanto também não concordo/percebo a saída de Casillas da equipa, se as coisas estão bem para que vamos inventar e criar potenciais problemas onde eles não existem (a comunicação social não fala de outra coisa, "caso Casillas", estamos a dar tiros nos pés sem necessidade e caro SC à uma linha que separa um Mourinho de um inventor como Jorge Jesus, não lhe queiras seguir o exemplo).
Depois também não percebo porque se aposta em Layun quando se tem Ricardo e depois Maxi, ambos melhores jogadores.
As substituições também não foram as melhores, acho que brahimi está para o FCP como Ronaldo para o Real e Messi para o Barça, é o melhor e como tal só pode ser substituido quando o resultado estiver feito.
Por último também temos, nós adeptos, de ter noção e perceber que esta equipa é fortissima, ao nível de um Dortmund, por isso acaba por ser natural este resultado.
Alexandre F.
Bom, situações inusitadas, ou mudanças bruscas na baliza, só me ocorre, duas situações:
ResponderEliminar1996/97, treinador Oliveira, o polaco Wozniak era titular, e numa visita a Alvalade pela 6ª jornada, Hilário, então o 3º ou mesmo 4º G Redes é titular. Na madrugada desse jogo, o Oceano manda um "barrote" á baliza, a bola bate no poste, e vai directamente para as mãos do Hilário, e eu pergunto, e se essa bola entra? O FC Porto venceu 1-0 em Alvalade, com um golo do Edmilsson. O Hilário desde então agarra a baliza, e só irá perde-la após a jornada 23 FC Porto 1 Sporting 2, jogo da 2ª volta. Nessa Equipa joga também Sérgio Conceição.
2002/03, treinador Mourinho, o Baía era titular, porém, na 1ª jornada nas Antas : FC Porto 2 Belem 2, jornada seguinte o Baía nem convocado foi, Boavista 0 FC Porto 1, com o NES na baliza, o Baía só regressará à baliza num Austria V 0 FC Porto 1 na Taça UEFA no final do mes de Outubro. Então essa troca na baliza, não foi apenas por motivos técnicos! (tal também se repetiu ontem? Algum assomo de autoridade, para o balneário?)
Ontem, quando soube o onze, e no post anterior a este, esteve na caixa de comentários a minha opinião sobre o onze, mas também sobre os 18, "rezava" assim:
1 Abordava a titularidade do Sá, numa partida de alto risco, e se todos reconhecemos as lacunas do Casillas na bola parada aerea, não era, não é, essa a forma do Leipzig atingir os adversários, porque não jogam futebol directo!
2 Todos sabiamos que a principal arma do Leipzig é a velocidade, ora do Augustine, do Bruma, ou mesmo do Sueco Forsberg (não jogou em Dortmund, ontem foi o melhor em campo). Qual o defesa do FC Porto mais rápido? Ricardo, estranhamente sentou no banco.
3 Entre os 7 Atletas que estavam no banco, tinhamos dois médios, Oliver e Otávio, porém, tem ambos as mesmas características, todavia, o 6/8 "puro" André A, foi para a bancada. Pergunto não faria sentido ter o André A no banco, em detrimento do Otávio ou do Oliver? O jogo pelos 60 minutos, não pedia um André A?
Ontem, pelas 7 e pouco da tarde, estive antes da partida para digitar isto mesmo, justamente esta avaliação de treinador de bancada, mas tais considerações são, ou eram todas sustentadas!
Totobola, pós jogo ... Quais as unidades mais regulares, e sem "apagões" nos ultimos 14 meses? O "triangulo" Marcano, Felipe e Danilo, ontem todos estiveram menos bem. Aquele golo madrugador, a "tremideira" e insegurança que sentiram nas costas, afectou o rendimento do tal "triangulo"? Faltou-lhes a liderança madura, ou a voz de comando do Iker, para baixarem drasticamente de rendimento? Fizemos um jogo mau, mas os primeiros vinte minutos, foram péssimamente maus, influencia daquele golo madrugador, sem que o Leipzig tivesse feito nada para o justificar? (o Casillas poderia também ter sofrido aquele "frango", porém, creio que aquela estrutura não abanaria tanto...)
Sobre o Leipzig, vi o jogo que fizeram em Dortmund, mas, ontem jogaram muito, mas muito mais. Em Dortmund não jogou o central Orban, e o criativo Forsberg (este não conhecia, e é o motor da Equipa), o Leipzig jogou no sabado em Dortmund, já o FC Porto com muitas poupanças, jogou no Restelo na 6ª feira com o L Evora. Os Alemães ontem jogaram a 200 à hora, o FC Porto jogou a 20 à hora, e pergunto, a intensidade, a velocidade do Leipzig foi adicionada pelo Red Bull, ou mergulharam todos no caldeirão e na poção mágica do Asterix, preparada pelo druida Panoramix? (um ataque fortissimo, e em contraste, uma defesa muito vulneravel, como aliás já tinha vislumbrado em Dortmund, porém, ontem, francamente, contava com mais Porto, e com menos Leipzig).
PT
Bom, jogamos no dia dos fieis no Dragão com este Leipzig, 4 dias antes num sabado, vamos ao Bessa, e o Leipzig no mesmo dia joga em Munique com o Campeão, mas, depois do que todos vimos ontem, parece-me que será uma vantagem para os alemães testarem ou treinarem aquele vendaval de intensidade e velocidade em Munique, antes de jogarem no Dragão... Se não ganharmos ao Leipzig, resta-nos a L Europa...
ResponderEliminarPT
O Sérgio tem feito um enorme trabalho. Tem superado todos os limites que julgávamos inultrapassáveis!
ResponderEliminarHá 6 anos que não via um Porto assim, destemido, corajoso, imponente!
Mas o que vemos nós? O homem que nos tem segurado nas nuvens dá uma entrevista e os PORTISTAS detalham-na, esmiúçam-na e tratam de cobrir o homem de críticas inacreditáveis!
O homem muda circunstancialmente de guarda redes e é um chorrilho de piadas e críticas, ao nível de uma comunicação social rasteira e tão mafiosa como ontem ficou evidente no pós match!
Desfrutem do sonho, meus caros, sintam o Porto, vistam a camisola linda e mágica, admirem o homem que nos vai devolver à glória e não embarquem na onda dos que nos querem derrotar em campo e fora dele...
Um abraço Vila Pouca! Esperar hj duas vitórias no andebol e basket!
Na minha opinião, Layun é um tapa-buraco, pra entrar no 2º tempo se for muito necessário.
ResponderEliminarHá muito que não reúne condições técnicas pra ser titular. É sempre muito ruim a defender, a atacar, a passar...
Antes o Maxi Pereira... que por sinal, só vem jogando no Uruguai, no FCP nem sinal dele.
Danilo está uma sombra do que foi, Sérgio Oliveira provavelmente fez seu grande jogo da época no Mónaco e voltou à normalidade: não ataca, não defende, não cria, não corre, não morde, é menos 1 em campo...juntando ao Layun, são menos 2 em campo... juntando mais dois ou três que não jogaram nada, tipo Brahimi ou Danilo...são menos 4 em campo...e como não se pode substituir meia equipa...
Casillas no banco, nem Jesualdo ousaria tanto...
Verdade seja dita, o Leipzig fez o melhor jogo do ano...dava tudo certo, parecia playstation...o 3º gol deles foi mesmo a prova disso: bola ressalta em Danilo, depois ressalta em Marcano e sobra limpinha pro avançado deles... só não foi 100% playstation devido aos dois gols fortuitos que marcamos completamente contra a corrente do jogo...
A pergunta é: monetariamente vale a pena passarmos aos 8ºs da CL, mas desportivamente vale a pena?
Vale a pena correr o risco de levarmos um vexame histórico se pegarmos um Barça, um PSG, um United ou um City nos 8ºs?
O Leipzig jogou muito bem, mas do que tenho visto no campeonato alemão, não joga sempre assim, beirando a perfeição. O Dortmund podia ter empatado e virado o placar.
Já o City, o PSG, o Barça e outros jogam sempre assim, raramente jogam mal, e quando jogam mal, há sempre um ou dois fora-de-série que resolvem...
Repito, vale a pena desportivamente ir aos 8ºs da CL?
Percebo o SC quanto à entrad do JS. O futebol moderno carece de GR altos e com capacidade de ganhar bolas altas e fora dos postes, coisa em que o Casillas tem algumas debilidades, o que já lhe valeu algumas "rejeições" no RM.
ResponderEliminarPorém fiquei com sérias duvidas quanto ao JS que me pareceu algo lento e pouco seguro na abordagem dos lances. Talvez pela pressão e responsabilidade da estreia.
Já a aposta em Layun em prejuízo de Ricardo me pareceu completamente desajustada, já que Ricardo está numa forma muito superior e é melhor sem duvida naquela posição seja em que jogo for.
Mas, o SC é quem tem a responsabilidade, quase sempre tem corrido bem o que não pode ocorrer sempre, por isso vamos ter calma e continuar a apoiar.
Calendário do FC Porto e Leipzig, até ao jogo de 1 de Novembro da 4ª jornada da Champions.
ResponderEliminarFC Porto, Outubro:
21 Paços casa.
24 Leixões casa T Liga.
28 Boavista fora.
(01 de Novembro : Leipzig casa).
Leipzig, Outubro:
21 Estugarda casa.
25 B Munique casa (Taça da Alemanha).
28 B Munique fora (Bundesliga).
(01 Novembro : FC Porto fora).
O Leipzig, antes de visitar o Dragão, terá duplo confronto com o B Munique, o primeiro para a Taça e em casa (a eliminar), 3 dias depois, para o campeonato mas em Munique, confesso, nem sei se este calendário carregado dos Red Bull, será bom, ou mau, depois do que ontem todos vimos ...
(O FC Porto com o Leixões para a T Liga, irá jogar mt provavelmente com uma 2ª equipa).
PT
2 jogos em casa e um fora em istanbul contra um ja possivelmente apurado Besiktas, ou seja, tudo em aberto.
ResponderEliminareste Leipzig é outra agua, atrevo me a dizer que em 10 jogos no campo deles perderiamos 7\8
acredito que SC tenha tirado mais notas e que ja contra o Paços assim o demonstre
qto aos adeptos calma, nem 8 nem 80, perdemos contra o vice campeao alemao e actual 3o a 3 pontos do lider que derrotou fora (Dortmund), nao perdemos por 5 contra o basileia, por isso, calma.
manu365
No documentário do Porto Canal sobre os 30 anos de Viena, a dada altura o Jaime Pacheco diz uma coisa curiosa, que os treinadores por vezes metem jogadores menos dotados do que outros porque a equipa confia mais neles e dava o caso do Lima Pereira, inferior ao Eurico, mas em quem os jogadores confiavam mais. Penso que a tremideira da defesa tem que ver com isto: os defesas veem o Casillas como o homem que lhes dá segurança, que berra e orienta, independentemente de ser o melhor ou não. E o Sérgio devia ter isso em conta.
ResponderEliminarQuando o Oliveira fez essa do Hilário, precisamente contra o Sporting, era porque o Wozniak não dava segurança e os defesas já não confiavam nele. Aqui, a situação é bem diferente.
Porquê, Sérgio? Estávamos os dois a ser tão felizes um com o outro. Para quê arranjar problemas onde eles não existiam? Mesmo que ganhássemos, para quê passar dias a falar de Casillas/Sá em vez de Rui Vitória/demissão? Foi por o Sá ser mais alto? Trabalhou melhor?
ResponderEliminarPorquê? Eles estavam tão amedrontados e na toca. Agora, já ganharam esperança. Já deixaram de ver o círculo da união depois do pior jogo da época.
Como é difícil acordar assim...
Boa tarde a todos.
ResponderEliminarSe em França tudo correu bem, na Alemanha foi precisamente o oposto. Mas, se os mesmos conseguem fazer o que fizeram em França, acredito que ontem foi apenas uma mau dia para todos, a começar no treinador.
Sábado voltamos às vitórias e às lógicas escolhas, pois coelhos da cartola, nem sempre surgem.
José Carlos - Rio Tinto.
Bom Dia.
ResponderEliminarConcordo com a sua leitura, mas temos que perceber o actual panorama do futebol nacrional e europeu. Este Leipzig teve um projecto a longo prazo com jogadores de extrema qualidade, com tempo e sem pressao para crescer e o dinheiro "inexplecavel" da Red Bull. Consegue fazer um negocio de 60M pelo Keita e ficar com ele ate ao final da epoca o que e impressionante. Talvez daqui por 20 ou 30 anos se venha a perceber o que sao estes negocios do futebol e estes crescimentos meteoricos de algumas equipas. Num mundo em conflito sao precisas muitas lavandarias para tanta dinheiro sujo.
Em relacao ao jogo acho que se resume a que eles sao maiores, mais fortes e neste jogo foram melhores e mais rapidos. Nao me acredito que joguem sempre assim com esta intensidade e qualidade, caso contrario seriam fortes candidatos a ganhar a champions.
Na minha opiniao para parar estas equipas alemas, fortes e intensas no seu campo, sao precisas muitas faltinhas dos atancantes sobre os defesas, com jogadores feios e maus para enervar o adversario e acalmar o jogo. Depois quando eles comecam duvidar de si proprios atacar cinica e eficazmente. Fomos cinicos e eficazes, como sao prova os nossos golos, mas fomos pouco feios e maus. Forsberg tinha que levar uns encostos e emporroes fortes do Marega logo no inicio do jogo para intimidar, e o Keita tinha que disputar tres ou quatro bolas com o Danilo para cairem os dois. Estes jogos tem que comecar com muitas quezilias e arrufos para que eles nunca consigam impor o seu ritmo, e os amarelo divididos beneficiam a equipa menos intensa.
Quanto a Jose Sa creio que possa ter sido em busca de uma distribuicao de jogo mais longo e directo a partir do GR para Marega, Abou e Herrera, sem efeito porque o porto nunca conseguiu ganhar duelos individuais, o GR teve muito poucas defesas completas e Marega nao esteve no seus dias.
Sao duas equipas muito semelhantes em qualidade, mas uma fez um jogo perfeito. Nao me acredito que facam outro jogo igual no dragao daqui por 15 dias.
Um abraco e vamos reconhecer o grande valor e merito do adversario quando ele existe.
Lá acima, apontei duas mudanças drásticas na baliza do FC Porto:
ResponderEliminar1996/97 Tr Oliveira, entra o Hilário e de saída o Wosniak!
2002/03 Tr Mourinho, entra o NES, e o Baía passa a não convocado!
Mas, nos ultimos 50 anos há outra mudança estranha na baliza do FC Porto:
1968/69 Tr Pedroto, o Américo é titular indiscutível, porém, nas jornadas finais o então jovem Rui Teixeira toma conta da baliza, o FC Porto na recta final era líder isolado, mas em duas jornadas sucessivas nas Antas, perde com a Académica, e empata de seguida a dois golos com o U Tomar (ambas os jogos com o Rui na baliza), e assim também se perdeu um Campeonato Nacional ... A titularidade do Rui, em detrimento do experiente Américo, não foi uma mudança por razões técnicas (tal como o Baía), os mais "antigos" sabem disso, aliás, o Senhor Américo "nunca o afirmou", mas no Parque de Sta Maria de Lamas, um certo dia o Senhor Américo contou-me quase tudo...
Denominador comum? Treinadores que procederam a essas mudanças bruscas e inesperadas na baliza, todos com personalidade muito forte: Pedroto, Oliveira, Mourinho, e agora o Sérgio. Wosniak/Hilário, opção técnica do Oliveira (aliada á sua "crendidice"), no caso de 3 simbolos da baliza: Américo, Baía, e agora Casillas, creio que por outras razões ...
Resultados práticos? Pedroto perdeu, Mourinho ganhou, daqui a 8/9 meses, ou teremos um parto normal, ou vem aí uma "cesariana"...
Ah, o Oliveira foi Campeão Nacional em 1997, tal como então o jovem Sérgio Conceição em estreia na principal equipa do FC Porto, se o Oliveira "inventou" com o Hilário na baliza em Alvalade, e a coisa até lhe correu bem, passados uns meses, voltou a "inventar" mal, mas em Old Traffod na mesma temporada, com o Costa na posição 6. Passados cerca de 20 anos, o Sérgio Conceição primeiro "inventou" o Sérgio Oliveira no Monaco (com bons resultados), voltou a "inventar" ontem com o Sá na baliza, e creio que já não há margem para mais "invenções", porque afinal o Sérgio já replicou o seu guru Oliveira...
PT
E agora, para este final de tarde, preparem-se para o Circo mediático, Mourinho e o ManUnited na Luz, a coisa já começou ontem, a imprensa escrita/falada afirma que esta será a 5ª visita oficial de Mourinho, para defrontar Equipas Portuguesas, e vá se lá saber porquê, omitem os resultados oficiais do Mourinho com Equipas Portuguesas? Posso ajudar? Aí vai:
ResponderEliminarChampions fase de Grupos 2004/05 FC Porto 2 Chelsea 1.
Champions, oitavos final 2006/07 FC Porto 1 Chelsea 1.
Champions, fase de Grupos 2014/15 Sporting 0 Chelsea 1.
Champions, fase de Grupos, 2015/16 FC Porto 2 Chelsea 1.
Por acaso sabiam que o Mourinho nunca venceu no Dragão como adversário do FC Porto? Pois é, o Mourinho acumula duas derrotas, e um empate no Dragão em três partidas como treinador do Chelsea na Champions ...
E o Mais Futebol, ignora estes registos, quando eles usam e abusam dos mesmos? (para o Mais Futebol, Mourinho teve uma passagem extraordinária pelo Benfica, em 9 jornadas, o Benfica de Mourinho ganhou 5 jogos, empatou 2, e perdeu duas partidas, entre elas, uma goleada nos Barreiros...)
"MOURINHO, NUNCA GANHOU NO DRAGÃO COMO ADVERSÁRIO DO FC PORTO"
Já alguém leu ontem, ou hoje essa paragona que deixei aqui em cima?
Desculpem lá, mas para hoje desejo uma goleada do United na Luz (depois, uma segunda parte com um treino de recuperação com bola), aliás, prognostico que o Sporting hoje em Turim faça um melhor resultado!
PT
PT, o F.C.Porto só não conseguiu esse feito extraordinário de ser campeão com Pedroto a treinador, atracas, Bernardos da Velha, Valdemares e afins, contra um super-Benfica, por questões políticas. Pedroto queria estágios, houve jogadores que para além de jogarem tinham outros "entretenimentos", recusaram, foram excluídos, foi o bom e o bonito... Pedroto acabou fora e impedido por uma AG de voltar ao F.C.Porto, sem deliberação em contrário. A decisão viria a ser revogada com Américo de Sá na presidência e como condição de JNPC para chefiar o departamento de futebol.
ResponderEliminarHaverá uma razão muito forte para a substituição de Iker, porque das duas uma: ou SC é maluco, estúpido mesmo, se o trocou por razões táticas - está para lá da minha compreensão que um tipo com a experiência em centenas de jogos internacionais em vários campeonatos europeus e em diversas competições, sabendo o quão importante era para o Clube e para o adversário o resultado, se desse ao capricho de experienciar num posto absolutamente vital numa equipa de futebol - ou então existe um motivo muito ponderoso para justificar a sua opção. No próximo jogo se calhar vamos entender.
ResponderEliminarApesar do 1º golo (para mim precedido de fora de jogo, porque o marcador beneficiou da sua posição adiantada para depois marcar legalmente) e dos primeiros 2/3 lances com a bola pelas alturas, JS não mais comprometeu; agora, não sabemos se o resto da equipa sentiu confiança nele, embora não acredite nessa possibilidade.
Perdemos bem, porém acho que o Leipzig não é tão bom como mostrou, nem o FC Porto tão permissivo.
Tenho certeza que a equipa sabia da velocidade do oponente, principalmente no processo ofensivo, mas fica-se com a impressão de terem sido surpreendidos com aquela agressividade e super rapidez; se a isso, depois, juntarmos a forma atarantada como boa parte da nossa equipa reagiu, então percebe-se o resultado.
Sérgio Conceição é responsável pela forma como abordou o jogo, pelo escalonamento do onze inicial e pelas substituições, porque quem a este nível marca dois golos e ainda se fica com a sensação de se poder marcar mais, sem esquecer que também podíamos ter sofrido, tal a fragilidade demonstrada pela defesa adversária, teria de trazer um outro resultado. Corremos menos e mal.
Não será por isto que deixo de pensar que SC foi a melhor contratação do FC Porto.