quinta-feira, 26 de julho de 2018

"O estado da comunicação social em Portugal", por Gil Lopes


Este é um assunto que pode ser visto de vários ângulos, entre os quais: - A necessidade urgente que os diferentes órgãos têm de rentabilizar o produto para terem retorno e de não irem á rutura financeira; - Ou a estratégia de seguir uma determinada linha editorial com o intuito de agradar a quem esteja no poder Seja qual for o factor, estes ou muitos outros, sempre que a Comunicação Social(CS) opta por seguir estas vias vai-se descredibilizando cada vez mais e a informação que deveria ser neutra, exacta e objectiva, passa a ser apenas ruído ao serviço de uma causa, seja ela política, financeira, desportiva, etc..., pois deixa de estar ao serviço do cidadão e passa a estar ao serviço de interesses. E aí perde todo o seu propósito.
Então no desporto em geral (modalidades várias) e no futebol em particular, a forma com que a CS trata os vários clubes, cria uma clivagem mais que evidente. E quando se descobre através dos e-mails do Benfica (onde vários diretores e jornalistas da CS desportiva estão referenciados desde há uma boa dezena de anos), ou de outras formas, que muita da CS desportiva tem claramente o interesse de beneficiar um clube e de prejudicar os outros candidatos ao título, nessa altura todas as autoridades que fiscalizam a CS deveriam colocar um travão nessas práticas. São tantos os exemplos de como a CS beneficia sempre o mesmo, seja com capas negativas sobre o FCPORTO, seja não fazendo referência a vitórias internacionais do FCPORTO e dando destaque a contratações de pseudo-craques pelo clube do regime, mas pior do que isso é ignorarem olimpicamente todos os processos (6 no mínimo...) em que o clube da luz se encontra envolvido e fazerem de tudo durante mais de um ano para que esses escândalos não cheguem á luz do dia (ou á capa do dia), então no “pasquim A Bola” é por demais evidente esta situação. Mas também podemos juntar o canal de televisão do Estado, a RTP, o que torna esta situação ainda mais grave, onde existe claramente um tratamento diferenciado para com o FCPORTO, sempre á procura de algo negativo para apontar ao clube, deixando de lado todo o prestigio que o clube alcançou ao longo dos tempos.
Também no canal que transmite os jogos nacionais, o que se passa é desrespeitoso para com os adeptos do FCPORTO, com clara tendência para desfazer e criticar a nossa equipa e elevar os adversários, muitas vezes nem estando a competir nesse jogo, caso para dizer, que nem profissionais conseguem ser pois não despem nunca a camisola do clube do regime.
Existem “n” exemplos com os mais variados órgãos de CS que colocam o FCPORTO num patamar abaixo de todos os outros e esta forma de tratar o clube deveria ter um fim, teria de existir uma autoridade que se chegasse à frente e não tivesse receio de colocar todos os competidores no mesmo patamar, mas essa autoridade que deveria ser exercida pela ERC não existe na prática e não executa a sua função, porquê também gere os seus interesses de não antagonizar o clube da Luz.
Criando assim uma clara concorrência desleal na competição, pois a desinformação, a manipulação da mesma e até mesmo falsa informação cria em muitos de nós uma sensação de impunidade, do género “eles podem tudo, e nada lhes acontece pois a própria CS se demite de investigar de uma forma concreta o que realmente está mal”. Chegados a esse limite, era tempo do FCPORTO do ponto de vista institucional, denunciar todas essas práticas que são recorrentes e aí deveria fazê-lo na mais alta instituição do Estado, o Parlamento, colocando a nu toda esta troca de favores que se faz entre a CS (maioritariamente de Lisboa) e o clube do regime. Nem que para isso tivesse que todas as semanas denunciar situações com que a CS se entretém a invetivar uma parte do país, apenas porquê escolheram ser sócios e adeptos de um clube de futebol que não pertence à capital. E com tudo o que abrange este assunto a ser divulgado publicamente, para todos ficarem a saber as ligações que o Benfica criou dentro dos mais variados órgãos da CS, subjugando-os ao seu interesse.
Desta forma, o FCPORTO poderia exigir que alguns órgãos da CS se retratassem sempre que colocassem o bom nome do FCPORTO e dos seus diretores, funcionários, colaboradores, treinadores e jogadores em causa. E para mim, sempre que não o fizessem, seriam excluídos de frequentar as instalações do clube, principalmente nas conferencias de imprensa que o clube dá na sua casa. Quantas vezes tivemos de ver o nosso treinador ou jogadores ter de responder a alguns órgãos de CS, sabendo que durante toda a semana anterior nos trataram mal, mentido, adulterando factos, etc... Deixo uma pergunta no ar:
Porque é que é obrigatório receber em nossa casa uma determinada CS que trabalha objetivamente a favor de um clube concorrente? Claro que isso certamente iria ostracizar alguma CS, é certo que sim, mas iria separar o trigo do joio e para mim o clube não tem que ter medo dessa situação.
Primeiro porque tem um canal próprio de tv e em breve irá cria uma plataforma online onde irá colocar o conteúdo que deseja passar aos seus adeptos.
Segundo, e, bem vistas as coisas, quase todos os canais de tv dedicam ao FCPORTO apenas o último comentário nos seus telejornais ou programas desportivos (às vezes nem isso) e é muitas vezes no sentido depreciativo para com o clube.
Eu por mim prefiro ser informado pelo canal oficial do FCPORTO (tv ou on-line).

PS: Aqui faço um reparo ao FCPORTO, espero que o canal on-line que vai ser criado seja muito mais dinâmico na informação aos seus adeptos, se assim for, a força destes mesmos adeptos nas mais variadas redes sociais será bem maior, pois terá como alicerce o canal oficial do clube.

33 comentários:

  1. Caro DVP e Amigos:
    Cumprimento e felicito o Sr. Gil Lopes pelo conteúdo do post que retrata fielmente o estado degradante a que a CS chegou. No entanto vejo com muita dificuldade que o nosso Clube apresente o problema na Assembleia da Republica, na medida em que, quer o primeiro ministro António Costa, quer o líder parlamentar do PSD, Fernando Negrão, tiveram o desplante, desfaçatez e pouca vergonha de, em pleno debate, mencionarem, "O NOSSO QUERIDO CLUBE" (sim bem alto e em bom som) referindo-se ao Benfica.
    O Benfica nunca terá carácter para legalizar as claques e nem se preocupa com isso pois sabe que tem a cobertura de um "estado" que politicamente, não quer perder seis milhões de votos.
    TVI e CMTV não entram na minha casa. A RTP é o caso mais descarado de parcialidade (desporto).
    Se o FCP é obrigado por lei a permitir a entrada nas suas instalações, tudo bem, mas não é obrigado a responder.
    Espero que o Porto Canal, melhore, mas não pode estar de férias, com a época já a decorrer e, o nosso silêncio, face ao que vai sendo dito, já é injustificável.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao acho que seja obrigado. Bastava para isso argumentar que nao se trata de comunicacao social, mas sim, orgaos de propaganda. E demonstrar. E esperar pela defesa que nao existe. Nao suporto os seguintes fdp: pedro pinto da tvi e o hugo gilberto. Cuspo sempre que digo estes nomes. Mas ha mais...

      Eliminar
  2. Boa Tarde,

    concordo em absoluto com o que Vila Pouca escreveu, a comunicação social deste retangulo, é dos maiores NOJOS, que nos caracteriza, como muitas vezes aqui mencionei.

    tudo o que está mencionado, acerca, dessa corja do mais rasca que existe, é verdade e não existe uma linha que peque por exagero.

    o canal do CM, transmite a 4 meses todos os dias 3 horas a falar do clube vizinho do AL Capone, isto só é possivel num país de ignorantes, imbecis, sem caracter. Não existe nada parecido na europa.

    estamos a falar de justiça, um dos pilares de qq país ou organização.

    o clube do Al Capone é beneficiado desde sempre (muitos imbecis dizem que o mal do futebol começou nos anos 80!!!!!??? todos sabemos o que estes estúpidos e mercenários querem dizer), no planeta não existirão muitos casos como este, num país que se permite ter destes comportamentos, estará condenado a miséria, em todos os sentidos, não tenham duvidas.....

    perante este cenário, estranho muito a conduta do Presidente e Conselho de Administração, bastante passiva para quem tão reles é, na vida existem coisas inegociàveis, o NOSSO BOM NOME.

    Saudações

    Manuel Cardoso

    ResponderEliminar
  3. A Bola e um esterco. Mas em Espanha e igual com os meios de comunicao desportivos ligados ao Real Madrid e ao Barcelona. Nos bons velhos tempos o JNPC tratava lhes do sarampo e esta escoria andava toda na linha. Mas aburgesamo nos e ja nao somos os mesmo...pelo menos os emails mostram a todos que a Bola nao e um jornal credivel.

    Quanto a RTP e outra historia. Os dois artistas que defendem os galinaceos e atacam o nosso clube de deveriam levar processos disciplinares e passar para a RTP Acores ou Madeira a entrevistar as bananas ou as baleias. Mas como e que isto nao se leva ate as ultimas consequencias?? E temos comentadores do nosso clube que se prestam a ir a RTP?

    ResponderEliminar
  4. Manuel Cardoso, não fui eu que escrevi, foi o Gil Lopes...

    ResponderEliminar
  5. O Departamento Desportivo da RTP tem um longo traquejo no apoio ao clube do regime.
    Comporta-se até como uma Central de Defesa, Propaganda & Expansão, que até tem um “gabinete trauliteiro”.
    O 25 de Abril ainda gatinhava, e eles já colecionavam “troféus”.
    Com o Sporting (ver “A Bola” de 12 ABR 1982, pág. 8/12) por manipulação noticiosa e mentira editorial, e com Pinto da Costa acerca de transmissões televisivas boicotadas, entrevistas censuradas, e outras manobras que os caracterizam. (ver “A Bola” 1 JAN 1983, pág. 2/14).
    Ao ler agora este artigo tão objectivo, e de que eu sou incondicional
    De modos que por ali nada mudou. Refinaram processos, que a “madrassa” é velhinha…

    ResponderEliminar
  6. Caro Gil Lopes,

    Isto é tão claro, mas não há espaço, quantos Grupos de Comunicação há em Portugal? conotação respectiva? Por exemplo, o Grupo Impresa até é verde. Onde estão sediados? mas não só, por exemplo adeptos, quantos somos? Porém, quem ganhou 23 Campeonatos nos ultimos 40 anos, e juntou outras "coisitas" na Europa e no Mundo, tem o dever e a obrigação de ter uma massa adepta, muito, muito superior a que temos. Outros há que ganharam na Europa há mais de 55 anos, e ainda "vivem desses rendimentos", ainda somos o País do Fado, Futebol e Fátima? Infelizmente ainda carregamos essa "cruz", é ver os Estádios a Norte pintados de encarnado, e só pergunto, o que liga essas pessoas do Norte, ao Bairro de S Domingos de Benfica? Sou contraditório, porque reclamei lá atras mais adeptos, por exemplo do Sul? Sim, reclamei porque o FC Porto nas ultimas 4 décadas, ganhou cá dentro e lá fora, e os miudos como é que criam a sua identidade e escolha clubistica? Naturalmente, para evitar o síndrome de segunda feira, são adeptos do Clube ganhador!

    Estrategicamente o FC Porto trabalhou mal, e nunca aproveitou o seu expansionismo desportivo, ficamos "acantonados" ao Norte e ao Grande Porto, um FC Porto que se projectou da dimensão Regional para a Europeia e Mundial, que deixou de ser um Clube da Região Norte e passou a ser Mundial, justamente por isso, deveriamos ser muitos, muitos mais, isto sem nunca perdermos a noção das nossas raízes, que afinal tem sido quase sempre a nossa bandeira comunicacional. Porém, jamais poderemos perder essa identidade do Norte, porque se perdermos isso, perdemos tudo!

    Essa visão politica estratégica de alargar fonteiras, por parte de uma Admnistração, também é Comunicação ...

    PT

    ResponderEliminar
  7. Caro DrummerKzar
    Obrigado pelo seu excelente comentário. É um facto que os cartilheiros cada vez são mais (repare-se há dias no aparecimento de 2 fósseis afetos ao clube do regime Paulo Catarro e João Manha). A RTP é outro cancro. Dá-se ao desplante de um locutor (o benfiquista de Paredes) sobrepor os seus comentários a atletas ou comentadores desportivos que estejam no programa.
    TVI e CMTV já estão banidos há muito dos meus programas favoritos.
    A tal ERC ou lá como se chama é outra organização vendida ao clube da treta. Perente um miserável tratamento de que o FC do Porto é vitima não criticam uma linha.
    Quanto aos pasquins eu que toda a vida comprei jornais desportivos, deixei de comprar o Rascord e A BOLHA. E o JOGO se continuar como está vai a seguir...
    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  8. Post lúcido de um tema sempre pertinente. Não podemos conformar-nos em ser tratados como Clube e adeptos de segunda, mesmo que a Instituição FCP continue a não saber (ou a não querer) defender-se.

    O que se passa com o orgulho típico do Nortenho? Com o "quem não se sente não é filho de boa gente"? Este emburguesamento de uma franja da sociedade do Norte/Porto neste século amansou-a um pouco e infelizmente isso nota-se na forma como o FCP é gerido de há uns anos a esta parte.

    Por tudo isso e por todos os outros motivos que bem sabemos, todos os dias relembro o milagre que foi termos sido Campeões Nacionais. Não foi nada menos do que Épico.

    ResponderEliminar
  9. Gil Lopes,

    Deixo um texto de um sportinguista, e que explica der forma bem profunda, algumas questões que estão abordadas neste post. Porque subscrevo integralmente este texto, partilho:

    "Começa a ser evidente que todos nós, que não somos do SLB, nos sentimos cada vez mais sufocados com esta sociedade pré totalitária de um certo expansionismo imperialista benfiquista. Aquilo a que eu chamo há dois anos, o Estado Lampiânico. A implementação deste ambiente não foi por acaso, demorou muitos anos e utiliza métodos clássicos de tomada de poder. Nada disto é novidade, basta estar atento aos sinais.

    FASE 1 - Criação de uma percepção de poder através de uma grandeza demográfica e social.

    O mito urbano dos mais de 6 milhões. Dois terços dos portugueses são do SLB! Portugal é o Benfica e o Benfica é Portugal. Tudo frases que são repetidas há dezenas de anos para impor num subconsciente colectivo uma ideia de gigantismo. Uma força sociológia e demográfica para impor poder. A mentira do “Somos 14 milhões em todo o mundo”, feita a partir de estudo que foi adulterado e que já foi negado pelos próprios autores. Esta ideia, mitómana, de uma maioria esmagadora de benfiquistas foi a alavanca para a fase seguinte.

    FASE 2 - Tomada e captura da Comunicação Social.

    Tal como nas revoluções e golpes de estado, o controlo da informação é fundamental. Jornais, radios e os canais de TV, são logo as primeiras instalações a serem capturadas. A tal força demográfica tem de se legitimar através da chantagem proto-totalitaria e monopolista do: “Somos muitos”. A ameaça da quebra de vendas de jornais, audiências televisivas e consequente perda de receitas publicitárias é o mantra para a necessidade de capas, artigos e noticias simpáticas para essa tal maioria que não pode ser beliscada. Jornais como montra de jogadores. Publicidade a Academia de jogadores. As empresas começam a fazer contas: “Eles são mais, a maioria da imprensa está com eles, temos de usar o SLB para promover a nossa marca.” A criação através das Cartilhas ou Al Carnidão de um pensamento único sobre o clube no espaço mediático. E assim se cria a percepção de um força enorme da tal marca Benfica com a entrada de invstimento e rendimentos publicitários no SLB.

    Com a soma da Fase 1 com a Fase 2, estavam criadas as condições para o assalto ao país desportivo."

    (José Pina)

    Falta a Fase 3 e 4.

    PT

    ResponderEliminar
  10. "FASE 3 - Tomada do poder político e judicial.

    Os políticos gostam de chegar ao poder e depois não querem sair. Quando há um clube que criou uma percepção de grandeza demográfica e que se reflecte na comunicação social, qualquer politico (seja de que clube for) não se arrisca a hostilizar esse clube proto totalitário. Não é por isso de admirar as decisões, algumas inacreditáveis, sempre a favor do SLB.

    Exemplos: Leis feitas à medida para validar acções de uma SAD não cotada em bolsa. Dá-se a essas acções um valor ficticio e exagerado para um clube em ruína como garantia para umas enormes dividas fiscais. Tivemos trocas de terrenos desastrosas para a CML (Caso EPUL). Construção de piscina, pavilhão e museu sem licenciamentos camarários. Etc, etc. Dirigentes que continuam sem prestar contas de dividas. “Eles são muitos, têm a comunicação social, o país pára sem eles. Olha, o melhor é deixar andar para não nos chatearmos”, pensam os políticos e responsáveis deste país.

    O Benfica é o clube de todos os regimes. O regime, qualquer que ele seja, serve-se do SLB, porquê? Porque está criada a ideia demográfica de uma esmagadora maioria e que é preciso agradar para ganhar votos e ter o povo do nosso lado.

    FASE 4 - Consolidação e disseminação.

    Esta é a fase actual. Comentadores formados na BTV que são estrategicamente espalhados por canais de TV. Directores e sub directores de jornais. “Opinion makers”, como o ex ministro e maçon, Rui Pereira, a utilizar o seu espaço jornalístico para dar uma ajudinha ao seu clube sobre o caso vouchers. Na semana passada assistimos a vários programas especiais para falar do caso emails, com painéis total ou maioritariamente de gente afecta ao SLB. Ex arbitro e comentador de arbitragem na BTV, é convidado como imparcial para programas de outros canais. Carlos Janela, depois de tudo o que se sabe, continua a ser um comentador “independente” e participa em programas criando sempre uma maioria pró benfiquista. Depois vemos o poder politico a prestar vassalagem na tribuna da Luz. Gostava de ver o ministro das finanças Centeno e o 1ºministro António Costa na tribuna da Luz, mas vestidos à Cobrador do Fraque. Tudo isto vem sempre suportado com a ideia de que sem o SLB o país pára. O PIB desce. Blá, blá, blá. Quem não se lembra destes chavões? Mais recentemente tivemos o aproveitamento de declarações de Isabel Jonet, Banco Alimentar (ver e ouvir no site da TSF), para se fazer campanha de marketing ao clube onde se passa a ideia de que quando o SLB joga isso se reflecte nas ajudas de alimentos e de voluntariado. Sim, foi uma campanha concebida pela empresa criativa Escritório que colabora com o Benfica ( foi noticia nos jornais de Economia). Tudo muito genuíno e espontâneo...

    É este o actual momento de expansão do ESTADO LAMPIÂNICO. A próxima e ultima fase, que ainda não está no terreno, deverá ser a Subjugação dos rivais a caminho do unanimismo - Provocar nos rivais a sensação de que nada há a fazer, eles são mesmo muitos, nós é que estamos mal e só temos direito a umas migalhas - O Carnide dos mil anos! A noticia de que o estado português está próximo de dar autorização para uma escola secundária e uma universidade do SLB é algo de intrigante (noticia do jornal Record 14 Junho). Nessas futuras escolas vai rezar-se o Al Carnidão todos os dias? Os clubes têm o direito de crescer e ser mais vitoriosos, mas tem de ser com respeito e sã competição, e não através de uma monumental teia de interesses, manipulação e propaganda.

    Repito o que já ando a dizer há uns tempos: O SLB não é um clube organizado, é uma organização que tem um clube.

    Para a defesa do desporto nacional e de uma rivalidade e competição saudável, temos de denunciar tudo o que de errado e estranho se está a passar."

    (José Pina)

    PT

    ResponderEliminar
  11. Subscrevo o post do Gil e ainda ontem, a propósito da notícia da lesão do Mbemba, as provocações, insultos eram tantos que enviei um e-mail ao Serpa, Delgado e ao Ricardo Quaresma, um dos novos responsáveis do chiqueiro, mail como devem imaginar, nada simpático. Só que ainda sou de bom tempo, isto só lá ia se o FCP e ao mais alto nível, confrontasse quem de direito com este jornalismo sem ética, sem rigor, sem equilíbrio e sem equidistância. Mas confrontasse, dizendo que, ou tomam provindências ou vamos agir. Como ninguém age, só fazemos umas cócegas e de longe alonge, eles fazem o que querem e até gozam connosco.

    ResponderEliminar
  12. A propósito de bola, vi agora uma pre-eliminatória da Liga Europa, Vice Campeáo da Polónia - Rio Ave, e o que jogou o Galeno... Rompeu, driblou, centrou, rematou, e foi quanto a mim o melhor em campo. Mas que pena o Galeno em Portimão em meio ano, ter estado tapado pelo Nakajima e pelo Tabata, porque provavelmente, se tem aproveitado aquele empréstimo no Algarve a competir, corro o risco de afirmar que hoje, já estaria preparado para o regresso. Poderá provavelmente ser resgatado em janeiro, isto se verdadeiramente explodir, mas hoje jogou muito mesmo!

    Amanhã nos desportivos, não estranhem que se fala no "jogaço" do Galeno na Polónia!

    PT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vi meios ingleses e franceses a falar sobre o Galeno esta noite.

      Não sei se vamos ler alguma coisa sobre ele amanhã nos órgãos de comunicação social portugueses. Duvido. Outro que não percebo porque não volta ao plantel principal e começa a jogar.

      Talvez porque não possamos desvalorizar o Corona e ainda sonhamos ver-nos livres dele. Mas ninguém lhe pega.

      Eliminar
  13. O FC Porto teve uma oportunidade de ouro este ano, para na Assembleia da República, expor toda a nojeira do futebol português.

    A nossa representação foi confrangedora.

    Por outro lado, não podemos ignorar que foi o trabalho do FC Porto que permitiu pôr a nu toda a trafulhice vermelha. Toda a gente sabe hoje que o benfica é uma instituição corrupta, que controla a arbitragem e tem tentáculos em muitos clubes da 1a e 2a ligas, seja ao nível das direcções ou através do aliciamento de jogadores adversários. É uma nojeira ao mais alto nível com a complacência de poderes institucionais e o apoio imoral de alguns juízes.

    Foi o FC Porto que expôs tudo isto. Se não fosse o FC Porto não se falava de absolutamente nada e os títulos vermelhos roubados continuariam a ser obra do "mais grande" clube com os "mais grandes plantéis". Andávamos a rir-nos de uns vouchers (bandeira dos ridículos verdes).

    Uma das razões porque fomos campeões foi precisamente a exposição do Polvo na praça pública. E isto é um avanço brutal na qualidade da nossa comunicação.
    É evidente que falta muito por fazer e estamos longe de estar onde deveríamos. Mas meus amigos, descemos tão fundo que para chegarmos lá, vamos levar anos.

    Vai estar mais uma vez, nos ombros do treinador a responsabilidade de defender o clube na grande maioria dos roubos de que vamos ser alvo este ano.

    ResponderEliminar
  14. Boa NOite,

    Caro Vila Pouca, peço desculpa pelo lapso, como já o li aqui, muitas vezes, a escrever sobre este tema, pareceu-me (não reparei no nome do Gil) ter o mesmo tom de escrita, e daí a minha gafe.

    Saudações a todos.

    Manuel Cardoso

    ResponderEliminar
  15. Silvestre

    Boa noite Sr.Gil Lopes, concordo consigo diversa comunicação social está só interessada no sencionalismo, tem falta de seriedade e isenção, para além disso na vertente desportiva então é visível a forma mais ou menos óbvia como os lampiões são protegidos,basta verificar o tempo de antena ou as capas de jornais dedicados ao caso dos emails,aos processos é-toupeira,Lex e Mala Chiao e comparar com o tempo dedicado ao Sporting,bem como em tempos menos agradáveis ao FC Porto.

    Depois o pasquim da queimada é um antro de meninos queridos e prostitutos que só sabem prestam vassalagem sem a mínima ética ou vergonha a Luis Filipe Vieira e companhia,por outro temos uma RTP que presta um péssimo serviço público, dado que omite ou reduz propositadamente o tempo de antena em todos os casos que rodeiam os lampiões.

    Finalmente perante diversos factos o FC Porto necessita de rever a sua postura, dado que é inaceitável que o pasquim da queimada continue a entrar em qualquer instalação do nosso clube,dado o seu conhecido historial em tentativas de sujar o bom nome do FC Porto,sem a mínima seriedade,por outro lado oxalá o Porto Canal seja cada vez mais um veículo de promoção e comunicação do FC Porto,com rigor e frontalidade.

    Abraços
    Silvestre

    ResponderEliminar
  16. O Galeno precisa de jogar muito, para quando regressar poder lutar pela titularidade, quiçá pegar de estaca. Ficar no plantel para jogar uns minutos... deixem-no estar no Rio Ave. Também esperávamos muito do Gonçalo, regressou e nada fez de relevante. A camisola do FCP pesa toneladas, é preciso muito estofo para se afirmar.
    Depois, falta mais de um mês para fechar o mercado, se todos os treinadores querem os plantéis fechados o mais depressa possível, isso nos dias que corrrem é quase utopia,mesmo para aqueles que têm pasta até dizer chega.

    ResponderEliminar
  17. Custou-me ver o João Moutinho sair do Mónaco, ao que li e se não estou enganado, por um preço barato, não sei o salário, mas é uma pena não ter regressado.
    De resto e com a turbulência que andou por aí, é tempo de tranquilizar um pouco e preparar bem já a supertaça.
    atenção à bemfaria, caladinhos arrumaram a casa, estão a trabalhar bem, sem stresses, a preparar a lavandaria e até o orelhas já vem de novo, peito feito, falar no regresso às hegemonias...
    Temos de estar preparados, que assentando a poeira, com a conivência do país centralista, eles estão aí...Não haja dúvidas, que o sp+orting foi, involuntariamente, um belo aliado, explorado À nausea pela descomunicação social...

    ResponderEliminar
  18. Pois é, caro Gil Lopes, a sua crónica é deveras sintomática. Basta olhar para a capa de hoje do pasquim A Bola!!!

    Diogo Leite ao que tudo indica será emprestado após a Super taça, é essa a vontade de Sérgio Conceição. A ser verdade que o emprestem a uma equipa daquelas que passa 88 minutos a defender, sempre com o credo na boca e com agressividade. Mas jamais ao Portimonense, ao Guimarães, ao Rio Ave, ao Chaves ou ao marítimo. Defendem mas são equipas com "souplesse". Equipas com andamento diferente dos Tondelas, Moreirenses, Santa Clara, Feirense ou Setúbal e por aí fora.
    Tal como fizeram Fernando Couto, Jorge Costa e Ricardo Carvalho.

    P.S. Há treinadores que falam, falam, falam, mas na hora da verdade mostram aquilo que são. Enquanto há uns que não tem medo de apostar em jovens, ensinar-lhes o caminho da progressão, fazer deles a mística do clube, outros há que querem tudo já feito. Talvez por isso acho que existe uma grande lacuna no FC PORTO no intermédio juniores/séniores que deveria ser preenchida com alguém como por exemplo o Prof. Jesualdo Ferreira, um grande mestre de ensinar a jogar á bola! Mas é tão somente a minha opinião.

    ResponderEliminar
  19. Os de sempre a fazer o trabalho sujo:

    https://www.abola.pt/Internacional/Noticias/Ver/742353

    MILITÃO ERRA NO JOGO FRENTE AO GRÊMIO (VÍDEO)

    ResponderEliminar
  20. Vieira, por isso é que deviam ser tratados como merecem..., por isso os trato como trato.

    ResponderEliminar
  21. Traficante, ui se nós fizéssemos um apanhado das asneiras do Lisandro, do Jardel, do Luisao (deste são demais, mas com a complacência dos árbitros metade passam despercebidas) e por exemplo desse monstro o tal Svilar, ficávamos aqui até amanhã.

    Esses gajos da bolha são absolutamente ridículos. De mim nem um clique levam. Desprezo total. E todos os Portistas deviam fazer o mesmo.

    ResponderEliminar
  22. Boa tarde Vila Pouca

    E como não podia tardar ai está o pasquim a denegrir nos nossos, como já foi referido aqui o link dos "erros" do novo jogador do FCPORTO, pergunto eu, que precisão têm eles de potenciar o nosso mal e não dar ênfase ao que fazemos bem, nesta lógica o que vai fazer o FCPORTO amanhã na conferência de imprensa pós apresentação aos sócios?

    Para mim claramente este jornal não veria a sua pergunta respondida, e em vez disso o SC deveria falar sobre este assunto e mandasse uma directa, e se eles não percebessem, deixavam de entrar na nossa casa.

    Quem não nos respeita e trabalha para o clube do regime não tem o direito de ser considerado jornalista... e de entrar na nossa casa..


    O PT e o Soren falaram no Galeno pois foi dos melhores do Rio Ave ontem, está emprestado e espero que cresça, as características dele são de extremo, mas no esquema do SC teria de jogar num dos 2 da frente, ele não tem características de médio-ala e o SC gosta mais de jogadores possantes na frente.


    Já Fede Varela não percebo o destino que lhe querem dar, do FCP B para o Portimonense e agora o Rayo Majadahonda da III Div. Espanha.
    Não sei se foi o jogador que quis sair para lá, se isto é verdade..., mas acho que assim a evolução do jogador estagna...
    O FCP tem assim tanta dificuldade em colocar os jogadores da formação e os estrangeiros que crescem lá 1 ou 2 anos?
    É que este é um jogador interessante, não caberia num Portimonense ou num Rio Ave ou num Chaves?


    O João Carlos Teixeira foi "vendido" ao Guimarães, recebemos algo por ele ou também foi envolvido no negócio do resgate dos 30% do Marega (Osório, Rafa, André)?


    Abraço, Gil Lopes

    ResponderEliminar
  23. A propósito deste post do Gil Lopes, hoje a capa da Bolha, é propaganda, pura e dura, ao que consta o labrego iletrado nos EUA, ontem leu ou soletrou Galamba, já Pinto da Costa declama Régio ...

    Bom, mas o labrego iletrado, soletrou isto "Regresso à hegemonia do Futebol Português...", promessa feita já para esta temporada, mas qual hegemonia? Das décadas de 60/70?!

    Ora vamos lá recapitular, entre 2008/09 e 2017/18 (ultimas 10 temporadas desportivas), como estamos de hegemonia?

    FC Porto 5 Campeonatos/Benfica 5 Campeonatos.
    FC Porto 3 T Portugal/Benfica 2 T Portugal.
    FC Porto 5 Supertaças/Benfica 3 Supertaças.
    FC Porto zero T Liga/ Benfica 7 T Liga.
    FC Porto 1 L Europa/Benfica zero.

    Sim, o Benfica é hegemonico na Taça da Liga, uma prova sem tradição, e a menos importante do calendário Nacional. E pergunto, uma Taça Europeia, corresponde a umas 20 T Liga, ou não? Alguém que leve estes registos ao Galamba, porque a hegemonia do Benfica foi um facto, mas nas décadas de 60/70...

    No mesmo jornal, o Senador pateta Cervan, fala no sorteio de acesso à Champions, nestes moldes: "O Benfica a equipa com melhor ranking no sorteio, vai-se cruzar com o fortissimo Fenerbahçe, e se superar essa Equipa, quase de certeza terá como adversários o D Kiev ou o S Moscovo, porque clubes Russos, e Ucranianos não se podem defrontar.." e termina relativamente ao sorteio: "UMA VERGONHA A UEFA", enfim, o Cosmos, sempre, mas sempre a conspirar contra o Benfica. Inesquecível, quando o Senador pateta afirmou/escreveu que o Barça não tinha feito na Escócia um jogo sério, jogo que perdeu, e assim lesou o apuramento do Benfica na champions (Barça que já estava apurado, e poupou qb), duas semanas depois, o Benfica joga em Camp Nou com o Barça C ... enfim, o ridiculo sempre atrevido ...

    Bem, os três desportivos hoje, viram o mesmo jogo que eu vi ontem, o Rio Ave na Polónia, e todos dão merecido destaque ao Galeno, mais que justo, fez um "jogaço", e foi o melhor em campo, para rever, e sobretudo crescer em V Conde!

    Felisberto Costa, o Diogo Leite tem 19 anos, e fará esta temporada o 1º ano como sénior, e no FC Porto nos ultimos 50 anos, há poucos centrais com 19/20 anos, que assumiram a titularidade na equipa principal no eixo da defesa, apenas identifico dois: O loiro Rolando na década de 60, e mais recentemente o Chidozie, e com uma estreia tremenda (sem tremer) na Luz, mas como nos recordarmos bem, foi uma solução de recurso: "Maiconada" e lesão do Marcano. Isto é, não é comum um central no FC Porto saltar, justamente pela enorme responsabilidade que é o eixo central de uma defesa numa equipa!

    PT

    ResponderEliminar
  24. Silvestre

    Boa tarde Gil Lopes e Vila Pouca, perante a postura do pasquim da queimada que continua a tentar denegrir o bom nome do FC Porto e dos seus jogadores, então quiçá seja boa ideia boicotar a entrada de qualquer jornalista vendido ou prostituto desse pasquim amanhã no jogo de apresentação diante do Newcastle,pois o FC Porto não pode calar e engolir,deve antes agir em conformidade perante as circunstâncias.

    Abraços
    Silvestre

    ResponderEliminar
  25. Caro DVP e Amigos:
    A "notícia" sobre o possível erro de Militão, a que se juntam as possíveis saídas de Aboubakar e Herrera, não são mais do que um estratagema, devidamente delineado e pensado, enquadrado na forma de manipular tudo e todos, como tão bem, foi transcrito por Gil Lopes, o texto de José Pina.
    Trata-se de uma "organização" muito poderosa, difícil de combater, mas não impossível de vencer. Administração, dirigentes, treinadores, jogadores e adeptos não podem dar tiros nos próprios pés e devem enfrentar as hostilidades com inteligência e galhardia, actuando em tempo oportuno, por missão e não por "obrigação".
    O tema Sporting serviu para, durante três (!) meses desviar as atenções sobre os assuntos judiciais graves que envolvem o clube de todos os regimes, pois a "organização" assim o determinou.
    Eu, nada tenho contra os lisboetas. Tenho é asco pelos "provincianos na capital" que renegam as origens e tudo fazem de miserável, sem honra, para trepar na hierarquia do poder ou, num patamar mais baixo, agradarem à "organização" que tem um clube.
    A história é farta em relatar impérios que foram reduzidos a pó!
    Lutemos contra os inimigos verdadeiros. Deixem os fantasmas em paz.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  26. Sinceramente, ha quanto tempo nao largamos um miudo na equipa principal e vemos o que dá?
    Basta ver que Corona por exemplo passa metade das épocas apagado...
    Acho que cobramos demasiado dos miudos.
    Controladamente claro, mas é preciso arriscar. Ha que arriscar.
    O sporting e o clube do regime tem-no feito com optimos resultados, nós é uma patetice de conservadorismo (para nao dizer outra coisa).


    ResponderEliminar
  27. Bom, fui buscar a minha "muleta", a estatística, para vos deixar algumas curiosidades. "Lá vem o José Hermano Saraiva do pontapé no esférico, outra vez"?! O gajo é chato..."

    Bem, na semana passada, abordei aqui alguns Treinadores do FC Porto, com personalidades muito fortes, e que por razões várias, saíram em conflito com o Clube, exemplos: Pedroto, Mourinho, ou o Adriaanse. Há também uma tendencia bem marcada, as saídas desses Treinadores com personalidades fortes, desportivamente são devastadoras, e vou-me debruçar apenas num exemplo com quase 50 anos.

    O FC Porto nas ultimas 50 temporadas (balizadas entre 1968/69 a 2017/18), nesses 50 ultimos campeonatos, o FC Porto em apenas 5 campeonatos ficou fora do Pódio (ou dos três primeiros lugares), e em que período foi? Justamente na ressaca Pedroto no final da década de 60, até meados da década de 70, quando se dá o seu regresso. Mas já vamos ver isso melhor!

    Antes de lá ir, queria destacar o FC Porto da década de 60, é a 2ª pior década da história do FC Porto (pior só mesmo a década de 40). O FC Porto de Pedroto vence apenas uma T Portugal em 60, porém, é 5 X Vice Campeão, e com um adversário fortissimo, o Benfica Europeu, isto é, ao FC Porto da década de 60, faltava o "quase", ou "os ultimos 30 metros", ou recta final, porém, o Benfica de Eusébio ganhava cá dentro, e lá fora, porque era melhor, ponto.

    Voltando aos registos, o FC Porto nos ultimos 50 campeonatos, foi:
    23 X Campeão, 15 X Vice Campeão, 7 X 3º classificado, e depois, fora do pódio: 3 X 4º classificado, 1 X 5º classificado, e ainda a pior classificação de sempre do FC Porto, um 9º lugar, a terminar a década de 60.

    Agora, observem onde estão localizados aquelas 5 classificações fora do Pódio, ou dos três primeiros lugares. Nota de rodapé, na temporada 1968/69, Pedroto de forma conflituosa abandona o FC Porto, em conflito directo com o Presidente Pinto de Magalhães. Posteriormente esteve em Setubal 5 temporadas, no apogeu do Vitória Europeu, e em dois anos criou o Boavistão, e o que aconteceu no FC Porto, em termos classificativos, e estabilidade técnica, nesses 7 anos de ausência de Pedroto? Repito, observem:

    1969/70 9º lugar. Treinadores: Schwartz; Vieirinha e Docherty.
    1970/71 3º lugar. Treinador Docherty.
    1971/72 5º lugar. Treinadores: António Teixeira; Baeta; Paulo Amaral e Feliciano.
    1972/73 4º lugar. Treinador Fernando Riera.
    1973/74 4º lugar. Treinador Guttmann.
    1974/75 2º lugar. Treinadores Aimoré Moreira e Monteiro da Costa.
    1976/76 4º lugar. Treinadores: Stankovic e Monteiro da Costa.

    Esta nova geração de Portistas (como o meu Filho), habituada a Pentas, dobradinhas, Taças Europeias, e Champions, como lidaria com aquele Porto da 1ª metade da década de 70? ...

    Portanto, o FC Porto nos ultimos 50 anos, só em 5 campeonatos, ficou fora do Pódio, e foi justamente na ressaca Pedroto no final da década de 60, até meados da década de 70, e foi sem dúvida uma ressaca devastadora em termos desportivos. FC Porto que então, também passou a ser um cemitério de Treinadores: Com interinos e Treinadores, foram só 12 Treinadores distintos, em apenas 7 temporadas, por exemplo, em 71/72 foram 4, num campeonato com apenas 26 jornadas!

    PT

    ResponderEliminar
  28. Caro DVP e Amigos:
    Este titulo é do Record, com uma foto do Svilar:
    A UEFA não tem duvídas - estes 50 jovens vão dar que falar na próxima época!
    Ou vi mal ou a UEFA não conhece Diogo Dalot?!
    Abraço

    ResponderEliminar
  29. Entao o Orelhas quer paz ? Ele que promove o odio ; a batota ; a desigualdade ; o bullyng e que nao ha muito tempo prometeu contratar jogadores que rescidiram com o Sporting ; aproveitando-se de um momento de fraqueza de um rival ?
    Prometeu reconquista do campeonato ? Prometer nao custa ; principalmente quando se controla todas as esferas do futebol portugues ; FPF; Liga; APAF e ate os meandros da justica e politica .
    Ele que va a pagar o que deve aos bancos ; caloteiro e assaltante de camioes .

    ResponderEliminar
  30. E passados 83 dias do FC Porto Feirense, jogo da consagração do ultimo campeonato vencido, o Dragão está de volta, quase três meses depois, é muito tempo mesmo.

    Para hoje ninguém esperará a apresentação de um "Chippo", e a unica novidade na apresentação, será o lateral João Pedro, isto porque o Mbemba está lesionado, e o Militão ainda "milita" no Brasil!

    Quem são hoje, os 25 Atletas do principal plantel do FC Porto:

    G Redes 3 Casillas, Fabiano e Vaná.

    Defesas 8 Maxi, Diogo Leite, Felipe, Alex Telles, João Pedro, Militão, Chidozie e Mbemba.

    Médios 6 Herrera, Sérgio Oliveira, Oliver, Danilo, Otávio e Bruno Costa.

    Avançados 8 Soares, Brahimi, Marega, Corona, Aboubakar, Hernani, Adrian Lopez e André Pereira.

    Destes 25, provavelmente teremos 3/4 saídas, e ainda outras tantas entradas. Repito, também não descarto a venda de Aboubakar. As prioridades em termos de reforços: 1 central ou lateral esquerdo (apenas um, ou um dois, em um), 1 box to box, 1 desequilibrador, e 1 P Lança caso o Abou seja vendido.

    Dentro de um mês, terá de seguir para a UEFA a listagem dos inscritos para a Champions, observando o plantel de hoje com 25 Atletas, 3 podem constar da Lista B (Chidozie, Leite e Bruno), 1 foi formado no clube (Sérgio O), e 3 formados localmente (Danilo, Hernani e André Pereira), sobram portanto 18 estrangeiros, sendo que, só podem ser inscritos livremente 17 estrangeiros na champions, portanto, seria excluido um dos G Redes brasileiros suplentes (e o Diogo Costa estará na lista B), seria pacifico, e, recordo que o FC Porto só pode inscrever na Champions 22 Atletas, porém, acrescentaria Atletas na Lista B, futebolistas até aos 21 anos de idade, e com 2 ou mais anos de formação no clube (Chidozie, Leite e Bruno preenchem esses requisitos, e esta lista pode ter 20 ou 30 nomes). Portanto, se este plantel prevalecesse, para a Champions só seria excluido o Vaná ou o Fabiano.

    Voltando aos inscritos na Champions, entre escolher para o plantel o André Pereira, ou o Adrian Lopez, o André ganha vantagem porque é formado localmente!

    "Otávio em entrevista: "Somos nós quem está mais perto de ser outra vez penta"... Não gostei, nem gosto deste tipo de discurso, é preciso sobretudo provar em campo que somos melhores, e não apenas com palavras, ou com um discurso quase a roçar a fanfarronice!

    E termino, sabiam que a BieiraTV irá transmitir os dois jogos com o Fenerbahce em agosto? O jogo da Luz, a transmissão terá a realização da BieiraTV? E a UEFA irá permiti-lo!? ...

    PT

    ResponderEliminar
  31. Bom dia. So hoje vi este post. Mas, a culpa de termos uma comunicação social lisboeta em todo o lado e de não existir nada no Porto é de quem ? E de empresários e das próprias pessoas do Porto que durante 30 anos permitiram que o Porto perdesse os seus jornais, rádios e uma TV privada, a Ntv e que permita que a RTP Porto seja um faz de conta. Quem escuta a TSF, uma rádio de Lisboa que ocupa uma rádio do Porto desde 1994, é porque gosta e aplaude a invasão Lisboeta. Alguém se preocupou com isso ? Jornais e TV de Lisboa a defender os clubes da sua cidade, para mim não e anormal. O que e anormal é o Porto cidade não ter jornais, rádios e TVs , isso e que eu grave. O que e grave e haver tripeitos que nunca se preocuparam com a ocupação lisboeta. Neste momento a Rádio Portuense consegue ter milhares de ouvintes a escutar os relatos do Porto. Alguém ajuda a rádio? Ninguém. Fazem aquilo de borla. A culpa e de quem ? José Carlos - Rio Tinto

    ResponderEliminar