sexta-feira, 12 de outubro de 2018
Por todas as razões, Herrera devia ter saído no último mercado de transferências
Herrera, 28 anos, 6 anos de F.C.Porto, último ano de contrato, sem nenhuma perspectiva de renovar por valores dentro das nossas possibilidades; valorizado por um excelente mundial e por isso com propostas para sair por valores acima dos 20 milhões de euros; não era a hora de sair? Claro que era. Obviamente, como sempre acontecia, a substituição já estava tratada ou em vias disso. Porque não saiu? Expliquem-nos, mas sem sofismas, com conversas que só convencem quem quer ser convencido.
O treinador queria muito o jogador? OK, é compreensível, todos os treinadores funcionam assim, mas atendendo às circunstâncias referidas anteriormente e partindo princípio que ia ter um substituto para Herrera, Sérgio Conceição não era sensível aos superiores interesses do F.C.Porto?
E agora, com o estigma de quem está a pedir uma exorbitância para renovar, como vai ficar a situação do jogador e capitão!, junto de uma grande parte dos adeptos do F.C.Porto? Por exemplo, o que acontecerá se amanhã o mexicano cometer um erro grosseiro?
Sinceramente, há coisas a acontecer no F.C.Porto que, pelo contraste com o passado, só me fazem querer fugir para a ilha.


O presidente parece que já não manda (ou manda pouco, ou não manda sozinho) e neste momento, que deveria ser de manter a luta contra os vigaristas do nosso futebol, abrimos uma brecha para se falar, e mal, do FCP.
ResponderEliminarPedro
e depois e' ver a ginastica como comentam o R&C
ResponderEliminargosto particularmente da subida de meio milhao de euros em "despesas de representacao" face ao ano anterior
para onde posso mandar o meu CV pra $AD do FCP?
manu365
Manu, basta ver como o meio campo não é reforçado há mais de 5 anos e depois olhar para essas contas e ficamos esclarecidos.
EliminarO meu filho é sócio e sempre há-de ser, não tem idade para perceber o que se passa, mas eu há ano e meio entreguei o cartão como forma de protesto e enviei duas cartas ao Presidente que por certo nunca lhe chegaram às mãos. Enquanto os que andam por lá a governar-se à custa do nosso clube não saírem, não volto a ser sócio.
É inadmissível o que se passou na última década, tanto em Gestão Desportiva como em Gestão da Comunicação.
Para aumentar as despesas de representação, e ao mesmo tempo gerir miseravelmente os dossiers do Ruben e do Dalot, enquanto nunca defendem o clube publicamente (com uma estratégia de comunicação praticamente inexistente)...
Portanto dar a cara nem pensar, contrata-se um FJM e deixam-se os treinadores entregues às feras, mas as despesas disto e daquilo que não são descriminadas em nenhum bolso, isso anda sempre a subir.
Basta ver a forma como deixamos o benfica tomar conta de tudo o que é instituição desportiva (para lá das políticas e judiciais).
Portanto isto para dizer que concordo que o Herrera devia ter saído. Mas também sei que o treinador pediu reforços e parece-me que ele e o Luís Gonçalves estão em sintonia e reforços para o meio campo foram Ewerton e Paulinho. Depois perdemos dois defesas direitos e ficamos com um que ataca e já não volta. Os reforços um é jovem e está na B e tem que subir à A senão estamos feitos ao bife, o outro foi emprestado porque parece que não serve.
O que eu noto é que há sempre um denominador comum nestas novelas nos ultimos 7 anos e esse denominador comum é a SAD. O Presidente é que percebe de bola e esse já não tem energia nem saúde para gerir verdadeiramente o clube.
Pois é Manuel Vila Pouca, tudo dito!
ResponderEliminarEstive a analisar o R&C e o que foi feito até agora é mau de mais. Contudo, e se quisermos ver isto pelo lado positivo, apartir desta época, confiando que as coisas serão bem geridas (será?) o cenário é mais animador, devido aos proveitos da Champions e do novo contrato de TV.
Para perceberam melhor, se na época passada tivéssemos recebido os valores que vamos receber nesta, Champions e TV, teríamos um resultado positivo em cerca de 15M€, ao contrário dos 28M€ negativos que tivemos. Isto porque vamos passar de receber 23M€ para 40M€ com o novo contrato de TV (penso não estar enganado) e passaremos de 30M€ da Champions, para cerca de 50/60M€, dependendo da passagem ou não aos oitavos. Nestas duas rubricas são cerca de 37/47M€ a mais. Isto mostra a importância do apuramento para a Champions.
Atrevo-me a dizer que qualquer um dos 3 grandes que fique duas épocas sem apuramento para a Champions, só por milagre ou por muita incompetência dos outros é que se conseguirá manter competitivo.
Outra questão que gostava de ver esclarecida pela administração, era a questão dos 26 atletas que rescindiram e que permitiram uma poupança de 20M€, dito pelo Fernando Gomes na ultima assembleia e que até saiu nos jornais. Isso não se refletiu neste R&C, pois os custos até aumentaram em 5M€. Será que só vamos ter essa poupança no atual exercicio? Perguntas para colocar na próxima assembleia.
Preocupante:
97 M€ de capital próprio negativo.
Passivo de 464M€! (e nós que gozávamos com o passivo das toupeiras... caiu-nos em cima).
Ricardo Pereira, dos 20M€ da venda, a mais valia ficou-se pelos 12.6M€.
Boly, dos 12M€ da venda, a mais valia ficou-se pelos 5.5M€ (praticamente a mesma mais valia do Indi, que foi vendido apenas por 7M€).
% de passes dos jogadores: Oliver - 85%. Waris - 75%. Vamos reaver o investimento?
Tivemos um custo de 6M€ por "direitos de imagem" dos jogadores. Mas pagamos pelo direito de imagem dos mesmos? não devia estar incluído no contrato de trabalho?
A gestão da Admin. nos ultimos mercados de transferências, com iminentes saídas a custo 0, etc, a juntar ao discurso de ontem do Presidente e do Resp. financeiro, não perspectiva nada de bom, numa eventual boa gestão atual e futura.
Nota positiva: Do Marega já temos 100% do passe.
Se justiça for feita e as toupeiras pagarem pelo que fizeram estes ultimos anos, descendo de divisão, podemos acreditar que sairemos mais facilmente disto, contando que não serão cometidos os erros do passado recente, e que uma nova e boa administração entre nas próximas eleições (Acreditando que o Presidente não se volte a candidatar, mas...).
Devemos muito a Jorge Nuno Pinto da Costa. Como Portista que sou, nascido em 87, é o meu idolo maior, acima de Vitor Baia, Jorge Costa, Deco, Lucho, José Mourinho e por aí fora. Sairá sempre pela porta grande e ficará na história do nosso clube, como o Maior que por lá passou. Mas espero, sinceramente, que volte, ou tenha voltado a gerir devidamente o clube, de forma a não hipotecar o nosso futuro, que não sendo fácil, ainda é possível vê-lo com bons olhos!
Também depende de todos nós, sócios e adeptos do Futebol Clube do Porto!
Grande Abraço e Viva o Futebol Clube do Porto!
ResponderEliminarVila Pouca definitivamente, “não se pode ter sol na eira, e chuva no nabal ..."
Do Porto Campeão, perdemos 2 titulares: Ricardo e Marcano, se juntassemos o Capitão, e o melhor jogador do F Porto, teriamos perdido 40% do onze base ... Mas, se vendiamos os aneis, ficavam sempre os dedos, mas também uma saída para uma "relativa" sustentabilidade financeira, porque sem ela, não há equipas competitivas...
Recuo 10 anos no tempo, final da temporada 2007/08, o FC Porto foi então Tri Campeão, e vendeu/perdeu 3 titulares: Bosingway, Quaresma, então o melhor jogador do FC Porto, e ainda a "ancora" Assunção a custo zero. O que aconteceu na temporada seguinte 2008/09, no ataque ao Tetra? O Sapunaru contratado a baixo custo, fez de Bosingway, o Hulk foi-se adaptando a uma nova realidade competitiva (para explodir nas temporadas seguintes), e o Fernando (regressado de empréstimo ao E Amadora), fez esquecer o Paulo Assunção, mas ainda houve tempo para renovar o eixo da defesa com a entrada do Rolando, em detrimento do P Emanuel, tal como o Cissokho, na 2ª parte dessa temporada deu mais garantias à esquerda. Esse Porto com 6 titulares em estreia, "apenas" 60% do onze titular era novo (Sapu, Rolando, Cissokho, Fernando, Hulk e C Rodriguez), esse Porto fez uma "dobradinha", e um pontapé do CR no Dragão, afastou o FC Porto da Meia Final da Champions. Este exemplo de 2008/09, vem provar que é possivel reinventar ou renovar Equipas competitivas, e com bons resultados desportivos. Uma nota, Jesualdo "cozeu" praticamente uma nova equipa em 08/09, e com extraordinários resultados desportivos, tão incompreendido e pouco agradecido foi no Dragão, ainda é o unico Treinador do FC Porto Tri Campeão, assim como, é o unico Treinador Português Tri Campeão ...
Como irá sair deste filme o Capitão Herrera? Sinceramente, não me parece fácil, e, também não julgo ajustadas as declarações do Presidente. Consta que já estão amortizados os passes do Herrera e do Brahimi? E ficamos tranquilos, mesmo que a Doyen já tenha encaixado, ou ainda vá encaixar 6 M€ com o Brahimi ... Sinceramente, no processo Herrera, pelo seu estatuto, pelos seus 6 anos de FC Porto, eu ainda vislumbrava uma saída airosa, idêntica à do Fernando em 2014, mas continuo a ser um "romantico" ...
Observo já a próxima temporada 19/20, e se vamos ficar sem o Herrera e o Brahimi (mt provavelmente a custo zero), teremos de juntar o Telles e o Danilo, porque são fundamentais encaixes, e então sim, ficamos sem 40% do onze titular...
O que seria desejável fazer neste ultimo defeso? Termos vendido o Herrera e o Brahimi, mesmo que ambos gerassem em conjunto 30 M€, e quem os poderia substituir? O Corona na esquerda (onde joga o dobro), ou o então o encaixe do Brahimi, seria suficiente para então resgatarmos o Nakajima em Portimão, o Sérgio Oliveira poderia fazer de Herrera, com o jovem Bazoer a espreitar oportunidades, aqui não incluo o Oliver, porque não estou a ver o Oliver fazer de Herrera...
PT
Pois é PT, o problema é que hoje saem e reforços (verdadeiros reforços), são poucos ou nenhuns.
EliminarNessa época entraram Sapunaru, Fernando e Rolando entre outros. Não há comparação possivel.
Basta olhar para meios campos desse passado recente, Beluschi, Fernando, James, Moutinho, Lucho, nem quero recuar a Paulos Assunções, nem ir buscar Deco e Maniche (seria torturante) e ver-nos hoje agarrados a Herreras e Maregas.
De facto o que o Sérgio fez o ano passado foi um milagre.
E não há controlo do futebol na SAD, nem para o bem (contratar bem e não deixar sair os putos por meia dúzia de patacas) nem para o mal (vender mesmo quando é necessário e quando se impõe quer pela idade do jogador quer pelo seu valor que está inflacionado). Mas enfim haverá razões de balneário creio eu para o finca pé do Sérgio Conceição. É que até de referências estamos pobres.
Como sou teimoso, volto às "contas à merceeiro".
ResponderEliminarVejamos, o FC Porto está intervencionado com o Fair Play financeiro UEFA desde 2016. Nas duas temporadas desportivas posteriores a essa intervenção, quais os encaixes do FC Porto com vendas de futebolistas, e quais os prémios somados na Champions nas duas ultimas participações.
2016/17, Tr NES:
31 M€ de encaixes na Champions, incluindo o market pool.
70 M€ gerados com a venda de 5 futebolistas: André Silva, Ruben Neves, Indi, Depoitre e Andrés Fernandez.
TOTAL DE RECEITAS 101 M€!
2017/18, TR Sérgio Conceição:
29M€ de encaixes na Champions, incluindo o market pool.
65 M€ gerados com a venda de 6 futebolistas: Dalot, Ricardo, Boly, Layun, Gonçalo e Suk.
TOTAL DE RECEITAS 94 M€!
Portanto, o FC Porto nas 2 ultimas temporadas, apenas com vendas de Futebolistas, e os prémios Champions gerou 195 M€ receitas, e o passivo continua a galopar? Uma das medidas tomadas, não passou por baixar a massa salarial? E desvincular Atletas que engrossavam essa mesma massa salarial? Na temporada passada, o FC Porto investiu no defeso de verão apenas 1 M€ na aquisição do Vaná...
O Admnistrador Fernando Gomes estava tão bem na GALP... Infelizmente no Dragão não há petróleo ...
PT
Será que uma plástica é assim tão cara! Por mim preferia que ele fosse o orelhudo do passado. O problema é que a SAD do FCP fica muito cara ao clube, se não há dinheiro para comprar bons jogadores muito menos haverá para pagar a esta gente que está lá a peso de ouro.
ResponderEliminarSr presidente não adianta medalhar meio mundo, nem discursos de heroicidade, nós os sócios já conhecemos o casa gasta.
Abílio Costa.
Essa treta "vamos falar dos outros, e fechar os olhos ao que se passa dentro de portas" é uma das razoes porque as financas do Clube estao num estado calamitoso. "Nunca critiquem os nossos" - eles nunca fazem nada errado, nao é? Quando o verdadeiro apertar do cinto chegar, a culpa também vai ser atirada para as toupeiras? O FCP nao é nenhuma entidade esotérica, e os seus responsáveis nao sao nenhumas divinidades - sao homens comuns, e era o que faltava estarem a salvo de criticas. Querem religiao? Vao 'a igreja.
ResponderEliminarCaro DVP e Amigos:
ResponderEliminarClaro que é evidente o erro da permanência de Herrera no FCP sabendo-se que não haverá qualquer retorno financeiro no final da época. Isto é um facto: Não sou ingrato para com o jogador, que admiro e que tem dado o seu melhor, exceptuando as últimas exibições descoloridas.
A mim, o que verdadeiramente me custou, foi perder com um Benfica muito fraco!
Tenho ouvido o Porto Canal e fico com a sensação que a saída da Procuradora JMV é preocupante e que os " os benfas" já começam a por a cabeça de fora, continuando na senda da provocação.
Um abraço.
Herrera e Brahimi só têm uma solução de dar tudo em campo, caso contrário a bancada é o lugar deles,
ResponderEliminarDesde o início da época que se nota que algo está mal, sendo que o pior, é que estamos de novo a estender a passadeira "encarnada" à benfaria para uma redenção... O que seria lá por dentro, se os benfas perdessem de novo o campeonato, no meio dos processos em andamento?
ResponderEliminarTal como o Vila Pouca, o que se está a passar é mesmo estranho e fora do nosso padrão...
Vamos ver se nos endireitamos...
Boa tarde. O Herrera num flash interview após a Supertaça ou o 1o jogo com o Chaves disse mais ou menos isto: "Só não fico no Porto se o Presidente não me quiser" . Ficou-me no ouvido . A resposta veio ontem, já com o mercado fechado...Um abraço
ResponderEliminarÉ normal que chegados aqui o Herrera peça 6M para assinar. E um contrato de 3M ao ano. Digo isto pois sera o que clubes de um nível de uma Roma vão dar por ele e porque há-de ficar a perder?
ResponderEliminarNeste caso creio que a responsabilidade será da SAD e do treinador (caso tenha feito finca-pé). Em relação ao jogador, nada a dizer, está a tratar da sua vidinha.
AM
Boas.
ResponderEliminarEsqueci-me de assinar o meu comentário, o 3º de 12 de outubro de 2018 às 13:06
Nuno
Eduardo, é preciso contextualizar a altura em que o Herrera disse isso...
ResponderEliminarEu acho que o Herrera estava plenamente convencido que ia sair e ia já esta época ganhar os 3 milhões líquidos. Mas é apenas um feeling.
A questão é mesmo essa. O mercado ainda estava aberto!
Eliminar
ResponderEliminarEstas noticias depois de uma derrota na Luz, no intervalo do campeonato para jogos das seleções + taça de Portugal, dão-me muita azia...
Não entendi as declarações do presidente...
Por um lado porque o que disse não justifica mais um desastre nas contas, por outro lado, põe em cheque o jogador....
Não sou gestor e percebo muito pouco de contabilidade mas vamos lá a ver o que se poderia poupar / ganhar se:
- Em vez de Waris e Paulinho, se tivesse apostado em Galeno e Fede Varela. Os primeiros implicaram investimento, aumento da massa salarial e nunca foram opções validas. Os segundo fizeram pré época e eram presença assídua nos trabalhos da primeira equipa;
- Janko??? se já se tinha acertado a contratação de João Pedro mais a renovação de Maxi, não havia necessidade de mais um, até porque para 3ª opção tinhamos por exemplo o Fernando da B;
- Ewerton??, quando já temos Óliver, Otávio, S. Oliveira, Herrera, foi um investimento desnecessário;
- Chidozie, viu-se na pré época que seria 4/5ª opção e tinha propostas para sair em definitivo ou empréstimo, não se entende a permanência no plantel..
- Que tal dar um destino definitivo ao Adrian Lopez? deve ter um ordenado considerável e mais uma vez é última opção para o ataque, até o André Pereira está à sua frente;
- Fabiano pode ser bom profissional, mas não passa de mais um ordenado, que deve ser bem superior que o do Diogo Costa ou do próprio João Costa.
Tudo somado acredito que saldo poderia ser menos desagradável, mas como disse, não sou gestor e percebo muito pouco de contabilidade.
Força PORTO..
Sfelgueiras
Se o FC Porto cumpriu o fair-play, mas mantém prejuízos e "apenas" aumentou o passivo em 80 M€, isto quando na ultima temporada entre Vendas e Champions encaixou 95 M€ , o que poderei acrescentar? Desejar que a Galp compre por 20 ou 30M€ o extraordinário Fernando Gomes, porque afinal, o bom filho á casa torna...
ResponderEliminarPosso falar do que mais gosto? Futebol, claro... Já observaram a calendarização do FC Porto para os próximos 7 jogos oficiais, até à próxima paragem das selecções em novembro? É de meter medo, sobretudo a primeira quinzena de novembro, e acrescentaria eu, outra Estrutura do FC Porto estaria atenta a esses "pormenores", para mais tarde não se queixar do tal do "azar"...
Outubro:
19 Vila Real fora TP.
24 Lokomotiv fora LC.
28 Feirense casa (Domingo).
31 Varzim casa TL (4ª Feira, Varzim fresquinho porque já antecipou o jogo da jornada do campeonato anterior, para este fim de semana de paragem).
Novembro:
03 Maritimo fora (sabado)
06 Lokomotiv casa (3ª feira).
10 Braga casa.
Excluindo o jogo em Vila Real, pacifico, teremos ainda este mês 3 jogos complicados, por exemplo, porque não foi adiado o jogo com o Varzim da T Liga para Dezembro ou Setembro passado? Com esse adiamento/antecipação jogariamos nos Barreiros numa sexta feira, e não sabado. Isto é, teremos uma 1ª semana de Novembro tremenda, semana de 3 nov/10 nov, em apenas 7 dias, Maritimo na Madeira, Lokomotiv e Braga no Dragão, pois é, quem não está atento com os "pormenores" depois chama-lhe "azar"...
Querem saber como é que o Benfica calendarizou o mesmo período?
Outubro:
18 Sertanense fora TP.
23 Ajax fora LC.
31 (adiaram o jogo na Luz com o Paços para a T Liga para 5 de dezembro).
Novembro:
02 Moreira casa (6ª feira).
07 Ajax casa (4ª feira).
11 Tondela fora.
Ora vamos lá a um comparativo:
FC Porto/Benfica :
31 outubro: Varzim casa 4ª feira T Liga FCP/ Benfica adiou o jogo com o Paços para a TL.
Novembro:
03 Maritimo fora sabado FCP/ 02 Moreira casa 6ª feira SLB.
06 Lokomotiv casa 3ª feira FCP/ 07 Ajax casa 4ª feira SLB.
10 Braga casa sabado FCP/ Tondela fora Domingo SLB.
Portanto, se o FC Portro não adiou o jogo do ultimo dia de outubro com o Varzim para a T Liga, e já não pode puxar o jogo com o Maritimo na Madeira para 6ª feira, e joga no Dragão 3ª feira com o Lokomotiv, para voltar a jogar no Dragão com o Braga no Sabado.
Entre 31 de outubro, e 10 de novembro, o FC Porto disputará em 10 dias "apenas" 4 jogos, já o Benfica, porque adiou o jogo com o Paços da T Liga, o SLB entre 2 novembro, e 11 novembro, em 9 dias, disputará 3 jogos, atentem, jogam na Luz com o Moreira numa 6ª feira, e só 5 dias depois, numa 4ª feira, jogam com o Ajax novamente na Luz, terminam a semana em Tondela no Domingo. Nós, jogamos na Madeira num sabado (3 dias antes jogamos com o Varzim), jogamos Champions no Dragão numa 3ª feira, 3 dias depois dos Barreiros (o Benfica terá 5 dias de intervalo para preparar Champions, nós apenas 3 dias), e terminamos a semana no Dragão com o Braga num sabado...
A isto chama-se pormaiores, pormenores ou apenas meros azares? Curioso, já tinha chamado aqui atenção ao jogo com o Varzim para a Taça da Liga (pós Sorteio), mas sou um "sapateiro", porém, tento estar atento aos pormenores...
PT
Silvestre
ResponderEliminarBoa tarde Vila Pouca, concordo inteiramente consigo, aliás antes de começar a temporada a SAD, o empresário de Herrera e Sérgio Conceição deveriam ter falado sobre a possível continuidade do mesmo ou não e em que moldes, posteriormente caso Herrera não aceitasse renovar então o FC Porto deveria ter aproveitado o pico de valorização do jogador após o Mundial para o vender por uma quantia aceitável, dado que apesar de estarmos a falar do capitão do FC Porto e um jogador de inegável qualidade, ninguém é insubstituível como nos demonstram diversos episódios da história do FC Porto e acredito que Sérgio Conceição em prol do nosso clube aceitaria tal panorama.
Depois é fundamental ter em consideração o futuro do FC Porto que deve estar acima de qualquer interesse ou capricho pessoal, logo o actual panorama é inaceitável, ainda para mais diante do avolumar do passivo para valores preocupantes que podem colocar em causa o equilíbrio ou a sustentabilidade do FC Porto.
Finalmente perante tais factos espero que sem qualquer drama ou filme tanto Brahimi como Herrera possam sair em Janeiro e proporcionem ao FC Porto satisfatórios encaixes, posteriormente cabe a quem dirige o departamento de futebol encontrar alternativas aos mesmos.
Abraços
Silvestre
Take 1
ResponderEliminarSegundo Fernando Gomes, a decisão foi tomada em sintonia com a equipa técnica durante a janela de transferências do verão. “Vender representaria um duro golpe nas aspirações do clube para a temporada em curso”, frisou.
“No final da época passada, tivemos solicitações para um total de €95 milhões, com vista à venda de jogadores como Danilo, André Silva e Herrera, que consideramos a espinha dorsal do plantel”, referiu o responsável pela área económica-financeira da SAD.
Fernando Gomes admitiu que os prejuízos da SAD “têm consequências ao nível do incumprimento do fair play financeiro da UEFA”,
(outubro de 2016)
Take 2:
«Quem olhou para as contas da época passada, pode ver que as contas deram um prejuízo considerável. Assumidamente, não houve qualquer surpresa, porque ficou definido pela SAD que não haveria vendas, porque o treinador (NES) de então achou que os os jogadores não poderiam ser vendidos». Fernando Gomes. (junho 2017)
Releram bem? Em outubro de 2016, havia uma sintonia entre Admnistração e Treinador: não vender Danilo, Herrera e André Silva. O NES saiu, e já em junho de 2017, quem foi o grande responsavel pelo incumprimento do FC Porto? Pois claro, os lesados do NES ...
Fernando Gomes, a incompetência, acredite, já destruiu mais políticos que a desonestidade. Mas a dialética, também se confirma como o último refúgio dos incompetentes ...
PT
Prezado MVP,
ResponderEliminarDeculpe o 'clichê', o chavão, enfim o 'lugar-comum':
APOIADO! APOIADO! APOIADO!
Grande post!
Isto custa, custa mesmo... e vai ser difícil dar a volta!
Estar-se grato, não significa aceitar tudo e todos sem questionar...
Viva o FC Porto!
Abraço,
JDM
Ó Sigmund, queres discutir a sério comigo, ou só atiras a pedra e escondes a mão? Se quiseres, faz um comentário de jeito e vamos a isso.
ResponderEliminarCaminhamos para o abismo..com o Fair play financeiro pensei que seríamos Obrigados a deixar os vícios de fora..mas afinal..olhem já nem sei o que pensar..sinto-me impotente porque não sei o que fazer para ajudar a mudar está situação..e não acredito que vamos lá com estas pessoas que lá estão neste momento..isto do Herrera e também do braimi e muito grave..atenção que o braimi também vai sair e vamos ter de pagar..imaginem..as toupeiras andam por todo lado..eu já pensei se elas já não estão lá infiltrados na nossa sad a muitos anos..
ResponderEliminarJá dizia Pedroto: quando se ganha ninguém quer saber de contas. Quando se perde tudo é posto em causa!
ResponderEliminarCá se fazem cá se pagam, diz o ditado. Porque quando saiu o Fernando Gomes por discordar do rumo financeiro que o FC PORTO estava a levar, ninguém quis saber de nada!
Quando saiu o Angelino Ferreira, pela mesmissima razão, além de ninguém querer saber de nada, ainda insultaram o homem.
Por isso temos o que merecemos, apesar de achar que desde que me conheço sempre vi nos portugueses um povo que vive acima das suas possibilidades e até nem se dá nada mal com isso, mesmo que venham troikas e troikinhas!
E depois por falar em gelados e testas, vocês acreditam mesmo que as toupeiras tem planos financeiros para 10 anos! Um clube que roça a mediocridade na Europa? O que eles tem é uma enorme garganta e uma ainda maior jactância! Nesse caso então mais vale desistir, porque só por incompetência é que eles não serão campeões 10 x em 10!!!
Se formos honestos (honestissimos aliás) com a nossa intelectualidade, Pinto da Costa sempre governou o FC PORTO assim!
Aliás, quando PdC presidiu pela primeira vez, não havia um chavo para mandar tocar um ceguinho!!!
E já agora ninguém se lembra do Kiki, do Gonzalez, do Metralha (falecido este ano), do Baroni, do Pizzi, do Osvaldo, do Kralj, do Matos, do Borotta, ou se preferirem no ano em que gloriosamente ganhamos a Taça dos Campeões com... Laureta, o meu amigo gervidense Cerqueira, o Festas, o Elói, o Casagrande e o maior injustiçado de sempre pelos adeptos portistas, Semedo! Tudo gente titularíssima pelos vistos!
A única e simples diferença é que nessa altura... viviamos em extâse.
Vamos mas é fazer ver ao Sérgio que este FC PORTO tem é que jogar futebol, dar espectáculo (no Dragão, não no Sá da Bandeira!) porque como alguém disse, os jogadores são aquilo que os treinadores querem. E quando se dá espectáculo no relvado, não há ROC que resista.
Enquanto as portas do Dragão se abrirem, enquanto as luzes do estádio se acenderem, enquanto o relvado for verde e bem cuidado e enquanto 11 gajos equipados de azul-e-branco (ou modernices á parte, com outras cores) entrarem em campo para mais um jogo, o passivo, as dívidas o fair-play financeiro, é para o lado em que durmo melhor!
Caro DVP,
ResponderEliminarO R&C é absolutamente preocupante. É incompreensível que um clube como o FCPorto, com o histórico que tem de vendas e participações na champions apresente este tipo de contas. Estamos de facto a caminhar para o abismo e parece que o fazemos de forma alegre, o que soa a tontice despegada... o responsável tem um nome, que é o presidente Pinto da Costa, bem secundado pelo sempre incompetente e eloquente administrador financeiro, cuja perícia linguística só tem comparação com grau de incompetência que revela.
Repare que não há um único ponto que seja coerente entre o que o afamado administrador financeiro afirma em cada conferência de apresentação de contas e o que de facto acontece. Deve ser por magia que tudo o que afirme, de facto não seja assim. A história da redução da massa salarial deveria merecer de todos os portistas e não apenas os accionistas, onde também me incluo, um veemente e ruidoso repúdio.
Retiro o que ontem escrevi: a história dos 6 milhões do Herrera serviu apenas de cortina de fumo, para tentar esconder o verdadeiro descalabro que a actual administração da sad revela. Vai para além do preocupante e roça a gestão danosa.
Uma sad com estádio pago, vendas brutais e record de participações na champions devia ter vergonha nas contas que apresenta e presta. É inconcebível.
Raoc
Felisberto, queres comparar a situação financeira e desportiva do FCP agora, com aquela que era do tempo de Fernando Gomes e até de Angelino Ferreira? Nunca conseguiste tão poucos resultados desportivos e tiveste um passivo tão grande, como tens hoje.
ResponderEliminarSe a SAD, não fosse um clube desportivo onde há memória por tudo que foi conseguido, estes administradores já tinham saído, mas como não é assim, os administradores do FCP tiveram neste exercício que deu 28 milhões de euros de prejuízo, um aumento de 17% na remuneração fixa.
Depois há quem ache que eu mudei. Não, não mudei, quem mudou e para muito pior, foram os responsáveis pelo FCP, clube e SAD.
Por mais respeito que tenha e tenho por Jorge Nuno Pinto da Costa e pela sua obra, o FCP está acima de tudo e de todos.
Um exemplo bem demonstrativo de como esse grande mestre financeiro faz as coisas:
ResponderEliminar- "os custos com o pessoal foram superiores ao que esperavamos pq o Porto foi campeão e tivemos de pagar prémios" (vou ignorar a parte em que FG n contava que o FCP fosse campeão... ). - "Ah e tal, o próximo resultado vai ser muito melhor porque estamos a contar que o FCP chegue aos oitavos da Champions!"
Portanto, lá em casa as despesas são orçamentadas por baixo(vão ser as mínimas possíveis, não vamos ser campeões), já as receitas são por cima (não temos equipa para ser campeões, mas para atingir os oitavos da CL é qse certo!). Se isto não é chico espertice, malabarismo, então é o quê? Claro que as contas não podem bater certo, só por milagre! O pior é que FG só está lá por ser Yes Man, nenhum CFO com vergonha na cara apresentava disto anos a fio, nem nenhuma administração aceitaria um CFO que fizesse isto se não estivesse alinhada! O FCP está a saque, só não vê quem não quer, o PC para grande pena minha já não consegue encaminhar o barco! Ou os sócios se insurgem (os Super Dragões desde que chovam bilhetes nem querem saber), ou temos um milagre ou vamos ter longos anos de seca pela frente.
Marcano, Reyes, Brahimi, Herrera.
ResponderEliminar1 caso acontece, 2 é azar, 4 em 2 anos é o quê?
Já agora, quem gosta de diminuir a vertente financeira, ontem na selecção vimos o R.Neves a jogar. Toda a gente sabe que foi despachado por trocos por causa.. Do descalabro financeiro a que chegamos! Mesmo assim foi melhor negócio que os 4 jogadores que mencionei no início! Como dizia o outro, há mais vida para além do défice!
Agora alguém imagine que o Porto não tinha sido campeão mas tinha ficado em 3o lugar (no início da época 80% dos portistas provavelmente achavam que seria o cenário mais provável) .. Uma coisa boa teria, não havia prémios e por isso o FG eventualmente ia conseguir acertar uma vez na vida numa rúbrica de despesa! Mas de resto, quem quiser imaginar o filme que esteja à vontade...
ResponderEliminarBoa noite.
ResponderEliminarÉ verdade que nas últimas épocas a nossa administração só tem feito disparates, inclusive o ano passado. Se pensermos na gestão que foi feita nestes últimos 5 anos, facilmente constatamos que nunca vivemos situações de tao grande desnorte diretivo.
Para isto também contribuiu a falta de oposição à liderança existente do clube, pelo menos para “apertar” com os que lá estão. Nós Portistas temos de parar com a mania de achar que não podemos criticar o Presidente, que ele está a cima de tudo, ninguém está acima da crítica. Não haverá nenhum portista que não esteja agradecido a JNPC pelo grande trabalho que fez pelo FCP, mas estes últimos anos tem sido muito mais, já nem o Braga trabalha assim..
Alexandre F
Cada vez há mais Benfiquistas no Grande Porto. O Benfica inaugurou hoje no Mar Shopping uma mega loja. É impensável num outro país um clube de uma cidade abrir lojas numa outra cidade. Impensável. Com Toupeiras, mails etc aquilo continua a funcionar. Nao falta muito para a Rádio Benfica. Nós por cá nem um canal de TV a sério. Jose Carlos - Rio Tinto
ResponderEliminarCaros,
ResponderEliminarO que me choca mais além das contas é a forma como são apresentadas. O Fernando Gomes anda á 3 ou 4 R&C a vender-nos que está tudo bem e controlado que é tudo normal e tal e não há meio de a coisa dar lucro. Qual a razão de tanto mau investimento de repente ? Se sempre vendemos bem? Agora é preciso vender quanto? 100M por ano? Mais oitavos da Champions? Porque é que deixam os jogadores todos acabarem o.contrato? Que tal assegurarem renovações previamente e venderem-nos como sempre.fizeram pra gerar mais valias e evitar precisamente este cenario? Isto não é negligencia? Além disso passamos dr contratar falcoes James otamendis luchos para maregas soares coronas e hernanis reduzindo drasticamente a qualidade do plantel.
Mancini
DVP,o que tem a dizer do pornográfico ordenado de Pinto da Costa? Aumento de cerca de 18% num ano de intervenção da UEFA. Simplesmente vergonhoso para com TODOS os sócios e adeptos que vão ao Estádio, muitas e muitas vezes com sacrifício, pelo amor ao clube. Para encher os bolsos desta gente. A partir de hoje vejo os jogos do meu clube no café, pois não tenho dinheiro para subscrever canal por cabo.
ResponderEliminarFrancisco Glória, Matosinhos.
Enquanto o basquetebol e andebol PORTISTA carente de reforços de qualidade penava o PRESIDENTE e os seus administradores usufruíam de salários fabulosos. Porquê? Se ganhassem metade, iam viver para debaixo da ponte? Não me parece.
ResponderEliminarA política económica e desportiva do FCPORTO tem de ser renovada, talvez em 2020.
Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)
Acho que se deveria convocar uma assembleia geral extraordinária.
ResponderEliminarRealmente e apesar de ser um optimista por nascimento, algo não vai batendo certo.
Aumentos de 17% nos corpos gerentes da SAD!? Nem no Brasil onde tudo é corrupto!
Boa Tarde,
ResponderEliminarcom estas contas, tendo sempre presente o país em que vivemos, sempre a ajudar os abutres/gatunos e a empurrar o FC Porto para o declineo, o futuro a curto prazo pode ser complicado (3 a 4 anos), nunca podemos falar a 10 ou 15 anos, as variaveis e incertezas são tantas que será sempre um exercicio falacioso, so os politicos (aldrabões) o fazem, ja ouvi um a falar deste país daqui a 50 anos!!!!!!!!!!!!!
no aspeto finaceiro e economico o clube do al capone esta melhor que o FC Porto, e daí poder ter melhores planteis.
na formação , nesta decada, penso que formaram mais e melhores jogadores, e teem alguns na forja, no FC Porto parece-me existir um deserto....tambem estamos abaixo, do clube que mais beneficios legais e ilegais, teve desde que existe futebol neste país e continua a usufruir ( não é a minha opinião, é um FACTO).
se o FC Porto nao ganhar este campeonato,vai ser igual ao que os trafulhas ganharam em 2005, acaso das circunstancias.....
doi-me a alma ao escrever esta linhas, vejo o futuro cinzento.....vou fazer o que sempre fiz ajudar o nosso FC Porto.
viva o FC Porto, que seja eterno no tempo e na GLÓRIA.
Saudações
Manuel Cardoso
Vila Pouca,
ResponderEliminarVocê mudou mesmo, a meu ver. O descalabro financeiro do FC Porto já tem anos; o passivo quadruplicou desde Gelsenkirchen. A tal ponto que agora já temos um passivo 'à Benfica', o que é certamente um feito.
Mas quando, há já anos, alguém criticava a gestão da SAD, era por si imediatamente ostracizado. Você mudou, no aspecto em que, finalmente, abriu os olhos. Você e muitos dos que aqui o seguem e lêem.
E agora apague tudo, se quiser.
Boa tarde caro MVP e caros Portistas;
ResponderEliminarIsto para mim só vai de encontro ao que venho pensando à muito, o nosso presidente anda a ir na cantiga de outros pois noutros tempos nunca teria a desfaçatez de se por em primeiro plano do que o clube. Estes srs. da SAD andam a querer uma reforma dourada à custa do nosso FC Porto.
Entristece-me ver uma pessoa que continua a ser o meu herói a ir por estes caminhos e a hipotecar o futuro do nosso clube em beneficio próprio.
Todas estas transferências devem também beneficiar o circulo que envolve estes srs. pois é de todo incompreensível tudo o que se vem passando no clube de à uns anos para cá.
Precisamos de sangue novo e no entretanto estes srs. tem de ser apertados em assembleia, pelo menos para assumirem as responsabilidades pela gestão que tem sido efectuada nos últimos anos. Como o PT mostrou e bem só em receitas de vendas e champions fora todo o outro tipo de receitas, não temos estado mal apesar dos 4 anos de seca em relação a títulos. Incompreensível como se pode viver a cima dessas possibilidades e contas feitas é fácil ver que existe muito dinheiro a sair do clube pela porta do cavalo, só assim se percebe um passivo monstruoso com ao referido neste R&C.
Contra Tudo e Contra Todos. FC Porto Sempre.
JP
Sigmund, o F.C.Porto, pós Gelsenkirchen, se olharmos para o passivo, agora, provavelmente, quadruplicou, mas as coisas agravaram-se e muito, nos últimos quatro cinco anos, particularmente, a partir da contratação de Lopetegui. Entre 2004 e 2013, o FCP ganhou 7 campeonatos, 1 Liga Europa, várias Taças de Portugal e Supertaças, havia lucros, passivo em valores comportáveis. O FCP era apontado como um caso de estudo, um exemplo, como um clube da segunda cidade de um país pequeno - e centralista, acrescento -, conseguia ter sucessos só ao alcance dos mais poderosos.
ResponderEliminarCascar a torto e a direito nessa altura, SEMPRE nos hiatos de sucesso, desrespeito e críticas que partiam de princípios de tínhamos de ser infalíveis, ai não tinham vida fácil, principalmente aqueles que atiram a pedra e escondem a mão, só apareciam quando as coisas corriam mal.
Qualquer comparação com o que se vai passando agora, é pura coincidência.
Os meus olhos sempre estiveram abertos, com a particularidade de conehcer bem o FCP e quem o dirige. Mas para mim, praticar o portismo é analisar, ponderar, colocar tudo nos pratos da balança, não é colocar-me na posição do entendido, daquele que sabe tudo, nunca comete erros nem tem dúvidas. Isso só existe por trás do teclado. Se há razões para criticar, critique-se, mas quando há razões para elogios, elogie-se, não se acorde apenas para criticar e muitas vezes da forma mais fácil.
Portanto, como a tua opinião vale o que vale, idem para o teu juízo de valor, estamos conversados. Pena que e desde 2010 que o digo - é só ver no arquivo - nunca ninguém tenha tido a coragem para se assumir.
Sem esquecer a dupla maravilha (ou será tripla...) Alexandre Pinto da Costa e Pedro Pinho. O FC Porto está a saque há anos mas os sócios lá vão assobiando para o lado. A propósito. Sempre actual...
Eliminar“Um povo (uns adeptos...) imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas; um povo em catalepsia ambulante, não se lembrando nem donde vem, nem onde está, nem para onde vai; um povo, enfim, que eu adoro, porque sofre e é bom, e guarda ainda na noite da sua inconsciência como que um lampejo misterioso da alma nacional, reflexo de astro em silêncio escuro de lagoa morta. ”
Já há muito que JNPC deixou de caminhar sobre as pedras da vida, agora levita no espaço da indiferença. Depois de 467M aceitar uma aumento de vencimento...
ResponderEliminar"Entre 2004 e 2013, o FCP ganhou 7 campeonatos, 1 Liga Europa, várias Taças de Portugal e Supertaças, havia lucros, passivo em valores comportáveis..."
ResponderEliminarPartindo deste comentário do Manuel Vila Pouca, fiz outro exercicio, novamente à merceeiro, repito, a minha fonte é o Transfermarkt. Qual o exercicio? Balizadas as temporadas 2003/04 a 2017/18, decorreram 15 temporadas desportivas, dividi essas 15 temporadas por quinquênios, portanto ficámos com 3 quinquênios distintos (com 5 temporadas desportivas cada), depois, registei a relação compra/venda de futebolistas, com saldos respectivos, assim como registamos as participações na Champions do FC Porto, mas também outros desempenhos desportivos.
QUINQUÊNIO 1 (de 2003/04 a 2007/08):
03/04 Relação compras/vendas: + 47 M€. Final e vitória na Champions.
04/05 Relação compras/vendas: + 30 M€. Oitavos final da Champions.
05/06 Relação compras/vendas: + 3 M€. Fase de Grupos da Champions.
06/07 Relação compras/vendas: + 53 M€. Oitavos final da Champions.
07/08 Relação compras/vendas: + 22 M€. Oitavos final da Champions.
Relação Compras/vendas TOTAIS: + 155 M€.
Neste período, desportivamente o FC Porto venceu 4 campeonatos, 1 T Portugal, 1 Champions, e 1 T Intercontinental (não vou registar Supertaças).
QUINQUÊNIO 2 (de 2008/09 E 2012/13):
2008/09 Relação compras/vendas: + 41 M€. Quartos final da Champions.
2009/10 Relação compras/vendas: + 2 M€. Oitavos final da Champions.
2010/11 Relação compras/vendas: + 2 M€. Final e vitória na Liga Europa.
2011/12 Relação compras/vendas: + 60 M€. Champions fase de Grupos.
2012/13 Relação compras/vendas: + 46 M€. Oitavos final da Champions.
Relação compras/vendas TOTAIS: + 151 M€.
Neste período, desportivamente o FC Porto venceu 4 campeonatos, 3 T Portugal e 1 Liga Europa.
QUINQUÊNIO 3 (de 2013/14 a 2017/18):
2013/14 Relação compras/vendas: + 28 M€. Champions fase de Grupos.
2014/15 Relação compras/vendas: + 97 M€. Quartos final Champions.
2015/16 Relação compras/vendas: - 17 M€. Champions fase de Grupos.
2016/17 Relação compras/vendas: + 48 M€. Oitavos final da Champions.
2017/18 Relação compras/vendas: + 33 M€. Oitavos final da Champions.
Relação compras/vendas TOTAIS: + 189 M€.
Neste período, desportivamente o FC Porto venceu apenas 1 Campeonato Nacional.
Somando o acumulado dos três quinquênios (15 ultimas temporadas desportivas), na relação compras/vendas, o FC Porto apresentou um saldo positivo de 495 M€ (dados transfermarkt)
Em termos de Edições Champions, o FC Porto neste mesmo período, 15 ultimas temporadas desportivas, soma 14 participações Champions (apenas em 4 edições não superou a fase de grupos), a que juntou a vitória na Liga Europa, esta vitória na L Europa, corresponderá em termos pecuniários aos Quartos/Oitavos da Champions.
O FC Porto, neste ultimo quinquênio, apresenta o maior saldo positivo, na relação compras/vendas. Inversamente, neste ultimo quinquênio, regista o pior desempenho desportivo das ultimas 3 décadas. Neste ultimo quinquênio, o FC Porto vendeu 3 produtos da Formação (André Silva, Ruben e Dalot), geraram um encaixe conjunto de 78 M€, isto é, foram geradores de mais valias só com "xixa", o que não aconteceu por exemplo com o Falcao, o Hulk ou o James...
Caros amigos, creio que estes registos carecem mesmo de legenda...
PT
Caros Portistas,
ResponderEliminarJá nem me "canso" ouvir ou ler o Fernando Gomes incompetente, nem serei o unico, mas o AP num comentário em cima, deixou declarações do dito que eu até desconhecia, "estacionei", li com atenção, e aí vai a parte que me fez soar as campainhas:
"os custos com o pessoal foram superiores ao que esperavamos pq o Porto foi campeão e tivemos de pagar prémios"
Sabem mesmo o que afirmou entrelinhas o placebo do FG? Era preferível o FC Porto ser Vice Campeão, entrar na Champions via play off, e com isso reduziria os custos com o pessoal...
Mas o que esse incompetente sabe, mas omite, é que o impacto financeiro de ganhar o campeonato, porém, não se esgota apenas nas Receitas directas (Champions), mas também nas receitas indirectas, como a valorização dos futebolistas (passes inflacionam), os Patrocinadores em alguns contratos incluem prémios pela vitória no campeonato. Aumento da bilhética. Merchandising/Venda de produtos do clube aumenta também. Receitas de quotizações tendem a aumentar. E finalmente, fundamental, mais confiança do mercado, com resultados desportivos positivos, geram mais confiança nos bancos e investidores, e garantem sucesso nas operações, como por exemplo nos empréstimos obrigacionistas, e temos um bom exemplo recentemente, em que a procura por obrigações do FC Porto quase duplicou a oferta...
Mas o Fernando capachinho Gomes, está é mais preocupado com os prémios que terá de pagar, pelos campeonatos que o FC Porto possa conquistar, porque irá aumentar exponencialmente os custos com o pessoal, extraordinário. Aliás, quantas vezes já nos prometeu baixar os custos com o pessoal? ...
A propósito, na SAD do Benfica há apenas 2 Admnistradores remunerados, o Domingos Soares de Oliveira e o Rui Costa, e no FC Porto? O Presidente, o Adelino Caldeira, o Fernando Gomes e o Reinaldo Telles, "apenas" o dobro...
Os dois Admnistradores do Benfica ganharam ambos 650 mil €, os quatro Admnistradores do FC Porto, encaixaram em conjunto 1,666 M€...
PT
Há uma dúvida que tenho e gostava que alguém me elucide, o valor do plantel registado no relatório de contas é de quanto ?
ResponderEliminarConvém interiorizar que não estamos a falar de um problemazito menor. A escalada galopante do passivo e os sucessivos prejuízos anuais do clube podem pôr em causa o futuro do clube que amamos! Se é que já não está em causa! Imaginem se o FCP não consegue o apuramento para os 8vos da CL e fica em 3o no campeonato, o que acontece? Se nos últimos anos temos conseguido esses objectivos mínimos e temos prejuízos colossais... O que se está a passar é a mais completa irresponsabilidade! E os sócios têm responsabilidade tb, está à vista de todos, isto parece o titanic com a administração já no bote salva vidas (mas de luxo...) a dar indicações à orquestra!
ResponderEliminarAires, os valores dos plantéis estão sempre abaixo do valor real, com os jogadores formados no clube a valerem zero, não foi por acaso que na época passada tivemos que vender o Rúben Neves... mas basta ir ver no R&C, está lá o valor.
ResponderEliminarMas acham mesmo que a culpa destas contas é mesmo deste Fernando Gomes? Eu não.
ResponderEliminarÉ do outro, do Facadas, que vendo mais longe, não quis continuar a ser co-responsavel pela eterna gestão de risco pintodacostista, tal como Angelino, ao contrário de um político que não tem problemas em dizer sim e não conforme as circunstâncias e sempre que o dono decidir o lado.
Definitivamente, Pinto da Costa e o seu staff nunca souberam contrariar e arranjar alernativas á proibição uefana dos Fundos de Investimento. E se a isso lhe juntarmos o canalha Lopetegui - canalha porque se predispôs a abandonar o clube sem problemas e depois exigiu tudo - que desbaratou, até não haver amanhã, os poucos recursos que ainda restavam, além dos eternamente suspeitos desconhecidos mas que toda gente sabe quem são, na orgia desvairada em torno da caixa da SAD, talvez possamos compreender este triste depauperado e soturno ambiente das contas.
Um verdadeiro escândalo sr. Pinto Costa que se não as recuperar, o que sinceramente desejo, irá manchar como uma nódoa de óleo tudo o que de excepcional fez pelo Futebol Clube do Porto. Era escusado.
Temos vivido muito acima nas nossas reais possibilidades, está na hora de apertar o cinto, sob pena ... Solução para ternos uma Equipa competitiva com poucos recursos financeiros? Formação, e voltar a recrutar no mercado Português, se o Boavista fez isso muito bem durante muitas décadas, hoje quem o faz melhor é o Braga. Afinal o FC Porto também já não o fez com bons resultados? Emerson, Edmilsson, Drulovic, ou no consulado do Mourinho. Hoje, não temos "cabedal" para pagar 15/20 M€ por um Oliver, ou outros, nem 10... Se quiserem continuar a empurrar com a barriga, CATRAPUMBA... Já tenho essa opinião há meia duzia de anos atrás, os Grandes tem de nivelar pela Liga da Holanda (estes até tem Estadios sempre cheios), ou pela Liga Belga, Solução? Repito, Formação, ou contratar talento no exterior precocemente, para formar. O Mendes, tem também aportado a Portugal qualidade, e estaciona talento em Braga ou V Conde, directa ou indirectamente valoriza a nossa Liga, naturalmente fica sempre com o porco, apenas partilha os miudos do dito, no dia em que o Mendes cair, o Futebol Português ainda cairá mais, porque clubes como o Benfica, Braga ou Rio Ave estão mais que dependentes do Mendilhões... E sabem que mais? se o Borussia Monchengladbach ofereceu mesmo os tais 15 M€ pelo Diogo Leite, eu não torcia o nariz, e seria mais um encaixe "xixa", perante esta triste e dura realidade, ficavamos sem o Leite, mas ficava um Queiroz, isto não está mesmo para esquisitices...
ResponderEliminarLi na blogosfera Portista, um comentário assertivo, alarmista também, mas sobretudo bem suportado e sustentado, vou partilhá-lo aqui:
"Simplificando (muito), a situação está assim:
1. Massa salarial a rondar os 80 milhões (mais de 2 são para a administração...).
2. Champions:
50+20 milhões com oitavos (só cobre a massa salarial!) -> Não passar o grupo abre um buraco de 20 milhões = venda de um titular/promessa da formação.
Não entrar na Champions = buraco de 70 milhões = 2 grandes vendas ou 3 médias só para tapar o buraco da Champions, porque depois ainda se tem de vender mais dois ou três para o passivo não disparar/evitar sanções da UEFA. Tudo junto, meia equipa vendida.
Neste momento a SAD é um barco que não para de meter de água, e a única coisa que o impede de afundar é uma bomba de extracção que se chama Liga dos Campeões. Enquanto funcionar, continua-se a pescar, no dia em que falhar..."
(Fernandes)
PT
O Fernando Gomes "facadas", já não é Admnistrador do FC Porto há cerca de 10 anos, e é o grande responsavel pela situação financeira calamitosa que atravessamos? ... Não quis ser co-responsavel com esta gestão de alto risco, e, afastou-se, ele e o outro que o sucedeu!
ResponderEliminarPT
«50+20 milhões com oitavos (só cobre a massa salarial!) -> Não passar o grupo abre um buraco de 20 milhões = venda de um titular/promessa da formação.»
ResponderEliminarComo é que não passar aos oitavos dá um buraco de 20 milhões, se a passagem só dá 9,5 milhões e quando muito teremos uma receita de 1,5?
Como é que são contabilizados apenas 50 milhões, quando nesta altura, com apenas dois jogos disputados, já temos mais de 60 milhões, sem contabilizar aquilo que os sócios de LA com CL, já pagaram?
Andamos a brincar com os números?
Para mim, enquanto adepto do FCP, saber que a SAD teve um aumento de 17%, quando por tudo que têm feito - nunca tivemos tão maus resultados desportivos, nunca tivemos uma situação financeira tão complicada -, é uma falta de respeito.
Repito, se a SAD não fosse de um clube de futebol, os administradores já tinham sido demitidos, como é, não são. Mas pior, em tempo de crise, não só não são capazes de ter o desprendimento, já não digo, para baixarem salários, apenas manterem, ainda são aumentados 17%. Para mim isto ultrapassa todos os limites.
Boas.
EliminarAgora mais a frio, acho muito feio o que Pinto da Costa fez com Herrera. Sendo um dos últimos contratos dele, é normal que queira o melhor para si. Não vou agora ser mal agradecido, ele sempre cumpriu e foi um excelente profissional!! Agora se a sad é medíocre, se está polvilhada de ratos, não me vou deixar enganar com estas declarações do PC! Há muito tempo que se sabe, que os contratos chegam ao fim, acautela-se, não? A verdade é que, a sad nunca teve intenção de renovar com ele, nem com Brahimi! Depois chegou o SC e percebemos que afinal, até tínhamos bons jogadores! Só que, Ups, tarde demais para renovar! Se não tivéssemos sido campeoes, estávamos assim tão preocupados com a saída deles? Nao me parece! Sobre os resultados e contas, acredito zero nos números que lá estao!! Os portugueses são trafulhas a manipular! Exijam uma auditoria independente!
Abraço.
"Como é que não passar aos oitavos dá um buraco de 20 milhões, se a passagem só dá 9,5 milhões e quando muito teremos uma receita de 1,5?"
ResponderEliminarVila Pouca, também considerei exorbitantes os 20 M€, mas, 9,5M€ pela passagem aos oitavos, 1,5ME bilhetica nos oitavos, os restantes 9 M€ devem resultar dos 10 pontos da fase de grupos? cada ponto vale 900 mil€, creio que terá sido essa a leitura do Fernandes!
PT
O FC Porto já adiantou o recebimento de 111 milhões de euros do contrato com a Altice que começa apenas na próxima época, relativo à cedência dos direitos de transmissão televisiva.
ResponderEliminarPUB
A SAD portista já tinha anunciado no final de maio de 2018 que tinha cedido créditos no valor de 100 milhões, entretanto e desde essa altura cedeu créditos de mais 11 milhões de euros, num total de 111,2 milhões de um contrato total de 457 milhões de euros (relativo a direitos televisivos e publicidade dos espaços comerciais no estádio do Dragão) válido por dez anos.
Os créditos foram cedidos a dois fundos: o Sagasta, no valor de 100 milhões que têm de ser pagos até novembro de 2023, e ao Star Fund, no valor de 11,2 milhões de euros, que têm de ser pagos até fevereiro de 2020.
Recorde-se que o factoring é um mecanismo financeiro de crédito, através do qual uma pessoa ou instituição adianta recebimentos que tem a fazer mais tarde, recebendo o dinheiro antecipadamente e ficando obrigado a devovê-lo com juros.
Para além dos valores do contrato com a Altice, o FC Porto já adiantou o recebimento de 12 milhões da venda de André Silva, 5,9 milhões da venda de Ruben Neves, 15,25 milhões de prémios da UEFA e 2,8 milhões do patrocínio da Unicer.
Esses Senhores são os verdadeiros Portistas que servem o Clube ou são os verdadeiros Portistas que se servem do Clube. Esse aumento num momento economicamente difícil do Clube, só prova o porquê de muitos andarem por lá até ao dia em que Deus os leve.
ResponderEliminarTenham Vergonha.
Abílio Costa.
Ou expliquei-me mal ou então não leram bem e até ao fim o comentário das 21:52. Adiante.
ResponderEliminarAlém de saber o que a maioria tem acesso, continuo a pensar que desde que queiram, este tipo de relatórios podem ser o que os seus autores quiserem que ele seja, uma espécie de caixa mágica onde se necessário se tiram coelhos na Páscoa e lacraus nas noites de bruxaria. Digo entao que não confio nada em papéis cheios de números com explicações a condizer, mesmo que avalizados, depois, na CMVM. Assim, a situação financeira pode ser muito pior, ou não.
Com tantas dificuldades de tesouraria, alguém entende as contratações e dispensas no princípio de época? E as entradas em barda para o plantel da equipa "B" ou dos sub 19? E aquelas vendas por valores pequenos e que são declaradas, conferidas pelas " entidades competentes" e depois vem-se a saber que custaram muito mais? E o contrário ? Tudo isso com a supervisão do regulador. Como é possível em menos de um ano passarmos para 467M de divida total acumulada? Como é possível que nos relatórios de há 5 anos a dívida ser de +- 270M? E depois ainda se aumentam?
Fuck them, all.
Embora uma coisa nada tenha a ver com outra, não podemos armarmo-nos em limpinhos e depois varremos os conffetis para debaixo do tapete.
Deixei de acreditar nas contas e relatórios apresentados por esta (e todas as outras) Sad, só em auditorias independentes.
Aos 82 anos de vida, sinceramente gostava de saber qual a necessidade de Pinto da Costa usufruir de 600 mil euros anuais!!!
ResponderEliminarEssa do passivo, pronto, mais milhão ou menos milhão, ainda tolero, porque faz parte do ADN português, andarmos sempre de calças na mão. Basta ver que não há nenhuma equipa da 1ª Liga que não tenha passivo.
Mas num momento tão dificil, tão penoso, tão critico (há muito portista que se aflige porque pensa que o futuro do FC PORTO está em risco), é um autêntico beijo de Judas que recebi na face este aumento irreal, irresponsável e arrogante por parte da SAD.
Para quem há muitos anos dizia, proclamava á boca cheia e aos perdigotos que jamais receberia um tostão do FC PORTO, PdC borrou-se todo!
Realmente longos dias tem cem anos... tantos que até esquecemos coisas que iludiram quem os seguiu fielmente como um cão. E não tenho vergonha, nem me caem os parentes em dizer, que eu fui um dos cães que seguiram incondicionalmente - e basta ver que ainda há uma boa dúzia de comentários atrás eu o seguia com a lingua de fora e o rabo a abanar - Pinto da Costa.
A questão do adiantamento aos créditos da Altice é neutra para as contas, é apenas uma questão financeira. Se foi utilizado para obter condições de crédito mais favoráveis, n vem daí mal ao mundo. O problema não está aí.
ResponderEliminarCaro MVP,
ResponderEliminaro FC Porto começou a perder a hegemonia do futebol alguns anos atras, o futuro a curto e medio prazo ( salvo se conseguir entrar todos os anos na CL) será NEGRO.
espermos que todos os anos entre na CL.
responsaveis, os velhos que estao na SAD a anos, mas como dizes e bem, ninguem se chega a frente.
Cumprimentos
Mario AZevedo
Enquanto os sócios assobiarem para o lado e não reconhecerem que esta Sad é de uma grande incompetência as coisas só têm a piorar. É inadmissível com os resultados que apresentam ainda serem aumentados. Não haja dúvida que são uns grandes portistas. É fazer pouco de quem sofre pelo clube,paga quotas,gasta dinheiro em deslocações para acompanhar a equipa e tem noites mal dormidas.
ResponderEliminarVieira já veio falar aos seus benfiquistas com promessas e sonhos e até chorou, tudo para fazer esquecer os vários escândalos em que está envolvido. A bola claro, ajuda na limpeza e faz uma bela capa. Tudo propaganda.
ResponderEliminarBoa tarde,
ResponderEliminarEste Presidente seria demitido na hora pelo outro que eu vi chorar de alegria no Américo de Sá quando fomos campeões no andebol contra o ABC em 99.
Viva o Futebol Clube do Porto
Ontem aqui, abordei a necessidade de o FC Porto voltar a explorar o mercado Português, porque se há qualidade, tivemos também bons exemplos no passado recente, com Atletas recrutados no mercado interno, e que construiram bons trajectos profissionais e Internacionais!
ResponderEliminarPorque é extremamente dificil escrutinar todas as aquisições feitas pelo FC Porto neste século XXI (com 19 temporadas desportivas, incluindo esta), fiz este exercicio, onde é que o FC Porto contratou? No estrangeiro? Ou em Portugal? Porém, apenas me "centrei nos centrais", porque afinal há também a imagem de marca dos centrais Porto. Neste exercicio, dividi essas aquisições de centrais, e ainda os centrais jovens formados no FC Porto e regressados, em dois períodos distintos (1ª década deste século, de 2000/01 a 2009/10), e uma 2ª parte balizada entre a temporadas 2010/11 e 2018/19, portanto, a década 10 deste século. Vão observar que o recrutamento de centrais do FC Porto, irá sofrer uma grande inversão, se na 1ª parte eram contratados no mercado Português, nesta década 10 são recrutados maioritariamente no estrangeiro.
Temporadas 2000/01 a 2009/10 (centrais contratados + centrais formados no FC Porto):
7 centrais contratados: Jorge Andrade, Pedro Emanuel, Pepe, João Paulo, Stepanov, Rolando e Maicon. Apenas o Stepanov foi contratado no estrangeiro, o sérvio que vinha "substituir" o Pepe, todos os outros foram contratados no mercado Português.
4 Centrais formados no FC Porto regressados, ou promovidos da B: Ricardo Carvalho, Ricardo Costa, Bruno Alves e Nuno André Coelho.
O FC Porto gerou 115 M€ de encaixes com as vendas de Jorge Andrade, Pepe, Ricardo Carvalho, Bruno Alves, Maicon, Rolando e Ricardo Costa.
Temporadas 2010/11 a 2018/19 (centrais contratados + centrais formados no FC Porto):
11 centrais contratados: Otamendi, Sereno, Mangala, Diego Reyes, Marcano, Indi, Felipe, Boly, Osório, Militão e Mbemba. A tal inversão que referia lá em cima, destes 11 centrais contratados, 8 deles foram recrutados no estrangeiro.
3 centrais formados no FC Porto, promovidos da B ou regressados: Abdoulaye, Chidozie e Diogo Leite.
O FC Porto gerou 62 M€ de encaixes com as vendas de Otamendi, Mangala, Indi e Boly (também é verdade, temos neste plantel o Militão, o Felipe, ou o Diogo com bom mercado).
Na primeira década deste século, o FC Porto contratou em Portugal 6 centrais: J Andrade, P Emanuel, Pepe, João Paulo, Rolando e Maicon, investiu apenas 7,5 M€ naquelas 6 contratações, em contraste, o "substituto" do Pepe, o Stepanov custou 3,5 M€, e foi contratado no estrangeiro...
O central mais caro contratado em Portugal foi o Boly (6 M€), mas como todos sabemos, o Braga já vende muito bem, isto é, neste momento não temos "cabedal" para contratar num Sp Braga, mas inversamente, o Osório emprestado e titular no VSC, custou cerca de 1 M€ ...
PT
Sigmund, eu já há mais de 7 anos que aqui digo mal da SAD e nunca fui ostracizado nem os meus comentários foram apagados.
ResponderEliminarBoa tarde Vila Pouca
ResponderEliminarO que me entristece nesta situação do Herrera e do relatório e contas é que ambas eram previsíveis, pois este "novo" Pinto da Costa perdeu a mão.
Julgo que ali no período entre Jesualdo e Vilas Boas tivemos uma boa oportunidade de fazer crescer o FCPORTO para outros níveis.
Mas continuamos com o mesmo método de sempre e na SAD não se percebeu que o mesmo ou melhorava muito, ou então outros clubes, ou agentes desportivos iam aprender como nós fazíamos antes.
E com isso deixamos de chegar primeiro a jogadores promissores, o scouting foi piorando e ultimamente é o que se vê.
E como a SAD se aburguesou, também ai a exigência que era um aspecto que sempre se salientava no FCPORTO, foi desaparecendo aos poucos, e se antes era impensável um treinador ter mais voz na venda de um atleta, agora desde há uns anos a esta parte parece ser o prato do dia.
Com isso, a SAD desperdiça activos, deixando-os sair a custo zero, isto apesar dos avisos do ano passado (Marcano e Reyes) e nem assim a SAD percebeu que ou renovava no período de transferências ou os jogadores depois tinham a faca e queijo na mão, como é o caso, mas parece que andaram entretidos a recuperar o passe do Marega para depois não o transferir por 25 milhões.
Em suma, o ano passado saíram 2 titulares (Ricardo e Marcano).
Este ano podem sair a custo zero mais 2 (Herrera e Brahimi), e continuamos com necessidade de vender 2 ou 3 activos para equilibrar as contas anuais, talvez Alex, Danilo ou Militão?
Ou seja 4 ou 5 titulares.
Mais a possível saída do Iker e do Maxi, podem ser 6 ou 7.
Agora resta esperar que os jogadores que não renovaram ainda consigam perceber que enquanto estiverem cá devem dar o máximo pelo clube que lhes paga o ordenado, e darem o máximo como o ano passado Marcano deu (onde fez a sua melhor época ao serviço do FCPORTO)...
Abraço, Gil Lopes
Parece que de momento é esperar que ao menos os jogadores em causa sejam profissionais como o Marcano e que a polemica Herrera passe rápido, em prol da equipa. E que os adeptos ajudem tambem...
ResponderEliminarAndamos a dar tiros nos pés, sorte grande para a benfaria que já está a tentar capitalizar e fazer esquecer os processos, veja se o que disse o orelhas...
Esta sad ... esta ultrapassada...
Na minha opinião o Marcano e o Reyes não se podem comparar aos casos de Herrera e Brahimi as suas situações serão muito mais complicadas perante os adeptos
ResponderEliminarFoi à Pinto da Costa, himself, quando decidiu falar sobre Herrera. Fez mal na minha opinião pois, pode nao ter tido essa intenção, mas deu a entender que o mau é o pobre do Hector e além disso, escusadamente, pode contribuir que a volatil bancada do Dragao se vire ainda mais contra o mexicano. Idem aspas para Brahimi.
ResponderEliminarNão seria preferível dizer que não há milho para frangos e que a estratégia agora é dar farelo para novos e promissores pintainhos? E já agora agradecer o empenho e profissionalismo dos dois.
A sério que olho para os rivais e batoteiros e penso estar a perceber o que querem, mas infelizmente não consigo entender o que é meu.
E depois PC, a canalha hoje em dia já não vai em grupos, querem ver o guito e mais nada.
Por último, ainda não consegui entender porque elaboram o orçamento na pensar nos oitavos, ou precebo, mas isso é cada vez mais fazer trapezio financeiro num misto de pressão ao plantel de confiança, mas de muita fé. E os Ronaldo acrescentar mundo quando nos apanham, não perdoam...mesmo por detrás.
Ega, sobre PC versus HH, tenho uma opinião diferente e polémica, mas fica para mim...
ResponderEliminar"Ega, sobre PC versus HH, tenho uma opinião diferente e polémica, mas fica para mim.."
ResponderEliminarVila Pouca,
Um triângulo tens os vértices A, B e C, não é? ...
PT
O clube está dominado por interesses pessoais que não auguram nada de bom para o futuro. Andamos há vários anos no fio da navalha e, enquanto tivermos lá esta gente, não saímos da cepa torta.Tenho pena pelo muito que devemos a PC, mas ele também não soube sair a tempo!
ResponderEliminarse me permite, deixo aqui um texto da pagina Porto on Tour que penso ser a opiniao de muitos nos:
ResponderEliminar"Manietado e gozado
Assim me sinto depois de ver a apresentação do relatorio e contas do nosso FC Porto, e depois de ouvir as declarações de Pinto da Costa e Fernando Gomes na cerimonia.
Do relatório vi o suficiente para me questionar porque é que continuamos com a corda na garganta depois de uma época em que fomos campeões nacionais, em que fomos a única equipa portuguesa a passar aos oitavos da final da UEFA Champions League e em que nos limitamos a "contratar" Vana.
Somos a única equipa portuguesa sobre a alçada do Fair Play Financeiro da UEFA, isto depois de termos sido durante anos a fio a equipa mundial (repito mundial) que mais dinheiro fez em transferências.
Para quando haverá coragem de fazer uma verdadeira entrevista de fundo a Pinto da Costa sobre a sua gestão nos últimos anos?
Sim é uma realidade que estamos perante o homem que será sempre lembrado como o autor do maior e melhor projecto futebolístico de sempre mas há que encarar a realidade e perceber que muito de errado se passa no nosso Porto.
Alias eu pergunto-me, se não fossemos campeões, se não houvesse Conceição, em que posição estaríamos neste momento? Se não houvesse entrada directa na Champions o que seria do nosso Porto? Este relatório deixa ainda mais a nu uma resposta verdadeiramente assustadora.
Indo agora às declarações dos administradores da SAD, seguem na linha de comer por lorpas os sócios e adeptos do Porto.
Fernando Gomes mostra a cada exposição publica que não percebe nada do assunto e que Angelino Ferreira era mesmo um craque na matéria. Todavia este senhor foi corrido da SAD depois de ter feito o que nunca se pode fazer perante uma corja de chulos. Angelino Ferreira disse que era chegada a hora de diminuir salários e comissões.
E se na época passada o culpado das contas foi Nuno Espirito Santo pois não deixou que houvesse vendas (foram estas as palavras de Fernando Gomes para se safar da sua incompetência cronica), a realidade é que esta época a estratégia foi ainda mais longe.
Se Nuno estava já longe na época passada, a realidade é que colocar os adeptos contra o capitão de equipa Hector Herrera é algo miserável.
Mas é esta a nova SAD, é este o novo Pinto da Costa.
Ao contrario de tempos antigos em que tudo era tratado com antecedência, e as renovações bem planeadas, agora é tudo arrastado até fazer o básico.
Meter os adeptos contra os jogadores porque são uns vendidos.
Resultou com Dalot, resultou com Reyes, resultou com Marcano, resultou com Ricardo, resultara com Herrera, resultara com Brahimi e resultara com todos! E quem se fica a rir? Os da SAD que esses sim amam o clube.
Obviamente a SAD não dorme em tudo e saberá criar os verdadeiros ídolos e símbolos do Portismo. Aqueles que os tubarões não querem e que saindo do Porto jogam no máximo no Guimarães (let´s go Sergio Oliveira, Fernando Fonseca, André Pereira e Otavio).
E com tudo isto gostaria de perceber como é que um plantel que perdeu valor de mercado (nem era preciso vir no relatório, basta olhar para o banco às vezes) aumentou as despesas com o pessoal em 6 milhões de euros.
E no final de tudo isto falta acrescentar uma palavra ao título, roubado. Sinto-me roubado!"
Pensando no relativo curto prazo em termos desportivos: com as (mais do que) prováveis saídas do Brahimi e do Herrera em junho, perdemos dois titulares a custo zero - sendo que no primeiro caso nem é bem a custo zero porque vamos conseguir a proeza de pagar 6 milhões e tal à Doyen, mas adiante. Juntamos estes dois jogadores a mais dois ativos que precisaremos de vender para cumprir os mínimos olímpicos em termos orçamentais e significa que, no início do próximo Verão, perderemos 4 titulares a preço de 2. E nesta equação já não estou a contar com o Maxi e com o Casillas, também eles titulares e também eles em fim de contrato.
ResponderEliminarRefletir a partir daqui daria muito pano para mangas.
ResponderEliminarO senhor Pinto da Costa irá deixar o clube UM DIA! A bem...ou a mal!
O problema é que que vai pegar no clube, vai pegar num clube BEM pior do que o é hoje!
Só espero é...AINDA haver um clube para pegar!!!
Não matem o meu Porto!!!!
Está nas mãos dos sócios, reagirem, caraças!! Se não reagem, se são passivos/amorfos, depois não chorem quando estes tipos da sad darem cabo do clube!! Será tarde!
EliminarVi agora que as toupeiras vão apresentar queixa contra os SD pela "invasão" da loja no Mar Shopping. Realmente tal foi a gravidade do episódio, tal foi a ofensa que justifica uma queixa e quiçá prenderem os autores de tão grave crime. Pelo amor de Deus, esta gente não tem limites para o ridículo. Por isto e por tudo mais, é que temos de ganhar contra estes pobres de espírito.
ResponderEliminarAbraço
Pedro
Aqui o problema é que PdC não se soube rodear das melhores pessoas nos anos que passaram. Este Fernando Gomes parece ser de uma incompetência atroz. Para o salário que se paga não se arranjava melhor?
ResponderEliminarA bem ou a mal, está na hora de preparar a sucessão. Eu sei quem eu queria, mas está na câmara. Entretanto deve acabar lá o mandato, não?
AM
Aqui creio que estará o nosso futuro, com o meu apoio:
ResponderEliminarhttps://sol.sapo.pt/artigo/562956/moreira-quer-suceder-a-pinto-da-costa-
AM
Outro candidato que nem me apercebi dado que não leio abolha:
ResponderEliminarhttps://tribunaexpresso.pt/entrevistas-tribuna/2017-08-19-O-socio-do-FC-Porto-que-escreveu-uma-carta-a-Pinto-da-Costa-a-pedir-a-sua-demissao-Os-emails-nao-ganharao-jogos-nem-trarao-reforcos
Tentou explicar, mas continuo a achar uma afronta ter publicado n'abolha.
Portanto Vila Pouca, eles andam aí. E teremos novidades em 2020. Espero que o Fernando Gomes não estrague tudo até lá.
AM
Para mim, nesta altura do campeonato, para além dos considerandos que se possam fazer sobre a forma como estamos a ser geridos, saber que os dirigentes do FCP tiveram um aumento de 17%, é uma enorme desilusão, uma falta de respeito, a gota de água.
ResponderEliminarImaginemos, tendo em conta o que aconteceu quando o governo anterior, no tempo da Troika, tentou aumentar a TSU dos trabalhadores para baixar a dos empregadores, que o governo aumentava os salários dos ministros em 17%...
esse aumento de 17% numa altura de intervencao da uefa, e com as contas no vermelho, e' gozar com os Portistas... como se os salarios de suas excelencias ja nao fosse suficientemente principesco, fora as previsiveis habituais trafulhices com as comissoes, mas enfim, fomos campeoes, "o povo" que aguente...
ResponderEliminarmanu365
AM, Pinto da Costa não se soube rodear de pessoas competentes porque não se quis rodear de pessoas competentes. Chega de complacência. E no que toca à sucessão, como bem notou, o último sinal que encontramos data do ano passado e vindo de uma pessoa de quem não se sabe quase nada. Por isso, não, eles (leia-se, alternativas) não andam aí. Mesmo em termos de opiniões dissidentes com relevância mediática no universo portista, quase não se encontra ninguém. Pior ou melhor, a única exceção, justiça seja feita, chama-se Miguel Sousa Tavares.
ResponderEliminarCusta-me a acreditar que em 2020 apareça alguém disposto a ir contra Pinto da Costa se ele se recandidatar. Custa-me igualmente ter a ideia de que, até lá, não haja ninguém com capacidade para fazer alguma coisa que queira, de facto, fazer alguma coisa. É que para as eleições ainda faltam concluir duas épocas desportivas. Uma eternidade.
aparentemente o "menino" querido Ricardo Costa, que deus (acho que) 2 titulos ao regime, vai mesmo para o supremo tribunal... ou seja, foi compensado...
ResponderEliminarnao nos deixemos enganar, o alcance, a teia, tentaculos deste polvo, mete medo/respeito... teem um exercito de peoes autentico, capazes de venderem as maes plo seu querido lider/"clube"...
manu365
No artigo do expresso refere-se que Rui Moreira estaria a ponderar deixar a camara no ultimo ano para tentar o FC Porto. Aí está o meu candidato. Mostrou seriedade, liderança, bem estar, afronta ao centralismo. Tem tudo o que precisamos e precisámos nestes 10 anos que passaram.
ResponderEliminarSe ele tem entrado logo ali perto de quando sai o AVB e creio que outra história se contava. De franco crescimento.
AM
Manuel esse exemplo do governo e da troika e o exemplo perfeito da pouca vergonha que graça no clube..perderam a vergonha..no estádio quando a claque que por motivos óbvios começar a cantar pinto da Costa ole espero que o estádio responda a perceito..da minha parte já não cantava..Agora vai levar uma assobiadela..E a única forma que tenho de poder mostrar o meu desagrado..triste muito triste
ResponderEliminarBoa tarde Sr. DVP
ResponderEliminarSe os sócios do FCPORTO, onde eu me enquadro estão tão descontentes com a atual direção vou esperar para ver quantos sócios vão marcar presença na próxima Assembleia Geral. E aqui não coloco o sr. Manuel Vila Pouca porque ele vai quase sempre agora, falo de mim e de outros que raramente lá vamos e durante estes anos fomos cúmplices com a atual conjuntura do clube.
Podem criticar mas eu e muitos como eu somos CULPADOS pois nos momentos em que podemos falar, não o fazemos. Encolhemos os ombros e dizemos que tudo se vai resolver. Como me disseram uma vez, " o que interessa é bola na rede", contas, comissões, ordenados ninguém se lembra disso quando se ganha. Portanto vou esperar para ver quantos sócios estarão presentes na próxima AG. Eu se tudo correr bem, se não tiver mais sustos de saúde do meu pai estarei presente. Nada fizemos para mudar isto e infelizmente nada é eterno. Agora podemos culpar a direção mas também somos culpados.
Apenas pergunto, imaginem por momentos que o presidente do FCPORTO não era Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa, acham que esse presidente teria resistido as contas nos últimos anos? Acham que durante 4 anos os sócios iam ser tão benevoilentes como foram com JNLPC? Óbvio que JNLPC foi o melhor presidente do mundo, dificilmente vai aparecer um presidente igual. Crescemos muito com ele, transformou um clube grande numa potencia mundial mas JNLPC não é o dono do clube e teremos de saber viver sem ele. Estarmos a pensar que não existe futuro sem JNLPC é um erro enorme de muita gente.
Cumprimentos
Bruno Moutinho Guedes - 23657
Muito bem! O PC um dia vai morrer como todos nós mas futebolísticamente, ele já não é o mesmo e está-se a borrifar para a sucessão! Preocupa-se mais em acautelar o futuro do filho! Não compreendo, em um ano aumentam 100m ao passivo!! Estão a hipotecar o futuro do clube!!!!
Eliminar«Sinceramente, há coisas a acontecer no F.C.Porto que, pelo contraste com o passado, só me fazem querer fugir para a ilha.»
ResponderEliminarConcordo plenamente com isso. Herrera e Brahimi são 2 exemplos disso mesmo - não me lembro de ver tantos casos destes acontecer sistematicamente ano após ano (aconteceu com o Paulo Assunção e com o Fernando, mas foram casos raros). Ou renova ou vende-se, não é preciso ter um doutoramento em economia para perceber isso mesmo e fazer dinheiro - acho que a desculpa que deram na apresentação de contas algo esfarrapada, para além do comentário do Pinto da Costa ser completamente despropositado (sendo verdade ou não).
Além disso, o departamento médico está também em queda livre - basta ver os casos que vão acontecendo com as lesões sucessivas de elementos, algumas delas estúpidas (como foi a do Danilo o ano passado). Sou do tempo em que o departamento médico do Porto era o melhor e isso via-se nas equipas que os jogadores não tinham lesões simplesmente a correr (como se viu com o Soares esta época).
Não pretendo aproveitar-me da situação nem desvalorizar tudo o que foi feito, mas entendo que está a chegar o momento da mudança, porque estamos numa rota que não augura nada de bom para o futuro do FCO - é a minha opinião.