segunda-feira, 8 de outubro de 2018

SLB 1 - F.C.Porto 0. Quem joga para empatar... Faltou Porto na Luz

Estes são os únicos que nunca faltam, até nem reclamam e estão sempre em grande forma!

Se fosse resumir tudo numa frase, diria:
A sensação que fica é que na época passada jogamos para ganhar, ganhamos, esta jogamos para empatar, perdemos.
Até determinda altura do jogo ainda pensei que a forma como o F.C.Porto se estava a exibir tivesse como primeira causa o desgaste provocado por um jogo da Champions muito competitivo, mas depois do golo do Benfica, ver como a equipa de Sérgio Conceição foi capaz de correr atrás do prejuízo, teve uma boa reacção, essa teoria desapareceu, as razões porque até aí nunca apareceu um Porto pró-activo e afirmativo na procura da vitória, foram outras.
Este é sempre um daqueles jogos em que é preciso mais qualquer coisa, mas também pelo passado nos confrontos entre os dois clubes, mais o facto do treinador do Benfica nunca ter ganho ao F.C.Porto, esperava-se e pedia-se um Porto ambicioso, a entrar forte, determinado, capaz de colocar o adversário em dificuldades, mas apareceu um Porto abúlico, na expectativa, conformado com o nulo e que só foi reactivo quando ficou em desvantagem.

Da primeira-parte não há muito a dizer... foi um jogo muito disputado a meio-campo, quelizento, muitas faltas, pouca qualidade, nenhuma oportunidade.

Se a primeira-parte foi muito fraquinha, a segunda dificilmente podia ser pior. Sem atingir grande qualidade, os segundos 45 minutos tiveram bastante mais motivos de interesse.
E se o Benfica veio diferente, para melhor, das cabines, para o F.C.Porto o intervalo não trouxe qualquer tipo de melhoria. A equipa de Sérgio Conceição voltou a não entrar bem e não só nunca foi capaz de pegar no jogo, impor-se, como não acompanhou a melhoria do adversário, permitiu que o conjunto do sonso Vitória estivesse por cima, dominasse, mostrasse mais argumentos. E se é verdade que Casillas não teve grande trabalho, também é verdade que eram os da Luz que se mostravam mais capazes, atacavam mais, era junto da baliza do F.C.Porto que o perigo rondava.

Assim, não admirou que aproveitando uma má abordagem do centro da defesa portista, Seferovic marcasse e desse vantagem aos lisboetas. Ainda havia tempo para alterar o rumo dos acontecimentos. O treinador dos Dragões que já tinha substituído Otávio por Sérgio Oliveira, substituiu Maxi por Corona - mais tarde sairia Soares para a entrada de André Pereira - e o F.C.Porto, apesar de nunca conseguir atingir os níveis que se exigiam, reagiu, reacção que se intensificou quando Lema foi expulso, acabou o jogo em cima do rival, a mostrar que tinha argumentos para conseguir outro resultado. Lamentavelmente, muito por culpas próprias, não conseguiu,

Notas finais:
Na época passada o F.C.Porto teve apenas duas derrotas, duas derrotas já têm os Dragões à 7ª jornada desta temporada. Que quem de direito aproveite a pausa que está aí para reflectir e perceber as razões porque depois de muito prometer no início do campeonato e de seguida baixar bruscamente de rendimento, quando parecia que estava novamente no bom caminho, a equipa voltou a ter uma prestação aquém das expectativas e com consequências que custam a engolir. Não porque esteja alguma coisa perdida, não está!, mas porque perder com um Benfica que mereceu ganhar, diga-se, mas precisou de fazer muito para ganhar. E como se viu quando apareceu um Porto melhorzito, estava perfeitamente ao alcance de um Porto normal.

Perder na Luz nos últimos anos não está nos hábitos do F.C.Porto.

A conversa de que quer Ópera vai ao S.Carlos ou espectáculo vai ao Coliseu, não é nova e como digo sempre, os adeptos do F.C.Porto são exigentes, mas percebem de futebol e são justos. Portanto, quando reclamam, mais que ter reacções de prima dona, própria de alguém que parece zangado com tudo e com todos - porquê, Sérgio? -, deve-se ponderar, analisar, ver se não têm razão. Quem sabe não se evitavam derrotas como a de ontem? Os sinais estavam aí...

E já agora, aproveite-se a oportunidade e estenda-se a reflexão à equipa B.

75 comentários:

  1. Aquilo que me apetece dizer é que o Sonso soube neutralizar peças fundamentais do porto, Brahimi sempre dois jogadores em cima dele e o mesmo aconteceu com o Marega e o meio campo do porto esteve desastroso.....eu não PERCEBO PK QUE O OLIVER não joga nesta equipa nem sequer entra!!!!???? Enfim......
    Sergio a teimosia as vezes leva para maus caminhos.....Herrera, nem se viu o jogo todo e merecia o 2 º amarelo e a consequente expulsão!!
    O meio campo das toupeiras estiveram melhor e daí a vitoria natural não me custa dize lo
    Há que refletir para janeiro os jogadores em fim de contrato ou renova ou sai.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Sr. DVP.
    Não vai ser agora que vou acusar A,B ou C após a derrota de ontem, nem colocar tudo em causa.
    Não éramos os maiores do mundo ainda a 3 meses atrás e agora somos os piores do mundo. Na minha opinião a cabeça de alguns jogadores não está cá.
    O perder ontem não me deixa irritado, para mim perder na Luz ou em Alvalade é normal, da mesma forma que ganhar aqui a estas duas equipas também o é. A história diz isso, apesar de nos últimos 10 anos apenas termos perdido 2 vezes na luz.
    Aquilo que me deixa aborrecido e chateado é o facto de ontem, em 90 minutos não termos criado uma única oportunidade de golo contra a pior defesa que eu me lembro das galinhas. Eu julgo que a defesa Rojas, Paulo Madeira, Ronaldo e Jorge Ribeiro era melhor que esta defesa. Isso é o que me deixa fulo e preocupado.
    Julgo que está na hora de uma vez por todas de ver que não estamos a jogar nada, se é um problema físico, mental ou o que for, a realidade está a vista. Acho que este plantel tem de fazer muito mais e julgo até que está melhor que no passado. Militão é um central extraordinário.
    Não vou atirar a toalha ao chão, aliás julgo que conforme estamos a jogar sair da Luz a 2 pontos não é mau e temos tudo é para subir.
    Vamos FCPORTO podem e devem fazer mais e acredito que o façam. Está na hora de limpar as cabeças e reagrupar tropas senão aquela de certeza que não vai ser a última derrota para o campeonato.
    Cumprimentos
    Bruno Moutinho Guedes - 23657

    ResponderEliminar
  3. bem dito, quem joga pra empatar, merece perder... o pior de tudo e' que sabemos o medroso que este RV e', e sabemos que "indo pra cima deles" daria para os ter comido vivos...

    agora o porque de se ter ido a luz jogar po empate e' que nao se percebe (ou talvez sim)
    braihimi (que ate podia ter marcado com aquele arco) anda uma sombra... herrera idem, telles idem...
    marega ainda a limpar a cabeca...

    mais uma paragem, que habitualmente nao nos fazem nada bem....pode ser que desta vez ate faca...

    nao e' o fim do mundo perder na luz a setima jornada e estar a 2 pontos deles, mas qq proximo deslize podera ser fatal...

    ate porque fora do terreno, vai se abafando e bem as "toupeirices" e o queridos e primeiros ministros manteem se intocaveis...
    manu365

    ResponderEliminar
  4. Correcta a analise: O FCP perdeu porque ia à frente e jogou para o empate e diz-se no vocabulário futeboleiro, quem joga para o empate sujeita-se a perder.
    O Polvo não jogou nada, deu, foi muita luta e teve a sorte do jogo, e os dois ou três casos duvidosos para grande penalidade foram todos na área do Abutre. É lógico que o Sonso ficou feliz e vai a Fátima a pé e o SC ficou com azia porque foi com uma táctica falhada.

    Quanto à equipa B no meu modesto pensar e olhando que pode passar por lá muito jogador com qualidade para dar o salto para a equipa A tem que ter um treinador de qualidade para a formação destes jovens que só pensem em ganhar que é o lema do FCP. Rui Barros não tem esse estatuto muito longe disso.

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar
  5. Caros portistas,

    Sinceramente ontem não jogámos nada, não houve uma jogada com principio meio e fim, uma miséria. A jogar para o empate e pontapé para a frente?? Como o DVP diz e bem, os corruptos ontem quiseram mais, lutaram mais e mereceram. No golo, o Militão pôs em jogo o pizza que faz a assitência de cabeça, foi pena pois fez um bom jogo.
    O SC ontem fez-me lembrar o PF de tão má memória. O que anda o Herrera a fazer em campo?? não renova, não joga nada, vai para a bancada qual é o problema?? O Tiquinho esteve em campo tempo demais, ainda está em baixo de forma, enfim a partir de agora já começam a ser tiros nos pés a mais. Quem não joga bem está mais perto de perder e os sinais positivos que vimos são afinal insuficientes para esta altura da época. Temos 2 derrotas à 7ª jornada uma delas em casa, isto é muito grave e se SC não quer ver estamos lixados com f..
    Nem consegui dormir direito de tão irritado que estava, isto depois de termos sido campeões é muito preocupante.
    O árbitro também nos empurrou para trás os corruptos atiravam-se para o chão e falta, já uma falta clara sobre o Maxi deixou seguir. O Brahimi não faz uma, continua a segurar a bola com 3 adversarios à volta dele, não aprende e nem sequer foi para o jogo interior para criar superiodade no meio, outra miséria que pode ir para a bancada.
    A equipa B está igual ou pior, não se entende. A sad tem de ser responsabilizada por esta falta de soluções mas o treinador tem de os pôr a jogar melhor e não é só no batalha.

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  6. Ponto prévio: O jogo de ontem não teve para mim nada de surpreendente. Desde aquela magnífica exibição na 1ª jornada contra o Chaves...a equipa desapareceu inexplicavelmente e, apesar de pequeninas melhoras nos últimos jogos, está ainda a léguas do que deu na época passada.

    Sobre este Porto (e não só sobre o jogo)...falta MUITA classe. Qualidade!
    Se na época passada valeu a revolta, a falta de títulos, a superação individual e coletiva...agora nada disso parece SEQUER haver! O nosso futebol é pobre e demasiado autista, parecendo não existir vontade nem alegria em jogar...E aqui incluo a vergonhosa e inadmissível prestação da equipa B, sobre a qual todos parecem assobiar para o lado!!! Como é possível???!!!

    Não estou nada angustiado com o jogo de ontem mas, MAIS UMA VEZ, com o rumo do nosso clube. QUAL o projecto para o futuro? Como nos vamos REaproximar do nível que recentemente tivemos e COMO nos vamos tornar consistentes?

    Ontem, na minha opinião, não jogámos para ganhar, nem para empatar...SIMPLESMENTE não jogámos. Não quisémos jogar!!!
    Pior...num contexto HISTÓRICO para o rival, com este está a ser, permitimos que viessem à tona respirar, que ganhassem embalo e moral!!!

    Sérgio Conceição: QUANDO quiseres tirar a cabecinha da areia...AVISA!
    Até lá já são poucos os que têm paciência para convites ao teatro!...

    MUITO orgulhoso do andebol (GRANDE jogo com o Minsk!!!!) e Hóquei (MUITO merecido após a enésima malapata com o Barça!!!)

    PS: Tenho um ENORME apreço pelo homem Rui Barros. Mas sinceramente não entendo o que passou pela cabeça do responsável do FCP que o escolheu para treinador da B. ENORME jogador mas nunca treinador.

    ResponderEliminar
  7. Boas.
    Perder ou ganhar, não iria alterar nada. No ano passado também não foi nada de especial, a diferença é que no fim o Herrera marcou. Agora é assim, para mim, o Porto conseguiu ter pior plantel que o ano passado. A saída de Ricardo Pereira, deixou a equipa coxa do lado direito. Quando o Maxi joga, alguma coisa de errado se passa. No ano passado a justinha, la fazias um 11, este ano nem isso,tens 10 no máximo. E depois é olhar para as fantásticas opções que temos no banco! Jogamos sempre os mesmos, porque não ha mais. Quem acha dos 11 que jogam, que sao sp os mesmos, tem de estar sempre em forma, ano após ano, só pode ser louco! A forma não é uma recta sempre a subir, ela oscila para cima e para baixo. Mas o Porto nao tem opções para colmatar baixas de forma ou lesoes, como o Benfica tem. O ano passado não é a norma, foi uma exceção, a equipa estava toda espremida ao máximo e mesmo assim, a meio da segunda volta, íamos deitando tudo a perder! Lamento, a quem olhe para o Porto e queira ver o que não é, temos várias limitações. Não me admira que o nosso futebol seja pobre, não temos violinos (excepto Brahimi). Quando temos Hernani, Adrien, André Pereira no banco...é muito preocupante.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Perdemos um jogo, que ninguém merecia vencer. SC pode ser "réu" em muitas coisas, mas não tem culpa da baixa de forma de certos jogadores.
    O Futebol Clube do Porto B venceu a Segunda Liga e também conquistou a Premier League International Cup duas vezes. Logo, tem qualidade. Para mim, Rui Barros não tem unhas para esta viola, mas eu sou um leigo nisto.

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  9. Se o Mbemba, contratado a priori para substituir o Marcano, corresponder e o Militão puder jogar alguns jogos à direita - enquanto o João Pedro que me parece ter qualidade, não estiver completamente adaptado e perceber como se joga na Europa. Nem todos chegam e pegam d eestaca...-, o F.C.Porto, no mínimo, tem um plantel igual ao da época passada, com gente para lutar pelos objectivos. Mas para isso tem de recuperar aquela capacidade que teve em 2017/18 e esta ainda não encontrou, salvo a devida excepção, jogo da 1ª jornada. Tem também que serenar, acalmar, a instabilidade não pode partir de dentro. Espero que esta pausa sirva para que quem de direito reflicta e encontre novamente o caminho correcto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas.
      Diz que o Porto tem "no mínimo" um plantel igual ao do ano passado. Explique-nos como. O plantel do ano passado era bom? Em que base este ano é no mínimo o mesmo? Saíram jogadores com anos de casa como Marcano e depois saiu para mim dos melhores jogadores que o Porto tinha tais como Ricardo Pereira (pouco valorizado mas uma peca fundamental). Eu pergunto, assumindo que o Mbemba até pega (dou isso de barato), substitui um Marcano com 4 anos de casa? Se sim, é um gênio! Nem imagino Mbemba daqui a 4 anos...é que não é só jogar bola, ha raizes que para crescerem é preciso tempo. Agora vais por o Militão na direita para substituir Ricardo...vai fazer melhor? Essa melhoria é relevante para o nível alto que o Ricardo apresentou? E só estamos a falar de defesas. Já nem falo de dalot, reyes que saíram, todos com anos de casa, raízes. De resto, meio campo e avançados, o que mudou? Ficamos sem Aboubakar agora. É com Hernani, André Pereira, Adrien que vamos lá? A sério, onde está o grande plantel? ajudem-me pq não consigo ver. Já tínhamos um mau plantel o ano passado. Jogamos sempre com os mesmos! Pq não ha alternativa. Sei o 11 do Porto de cor pq ele não muda. Isso é bom? Péssimo! Deveríamos ter mais 4/5 opções todos eles com capacidade para serem titulares como o Benfica tem. Não é hernani's, ou afins, só estão no plantel, porque não há mais. Já nem falo, que Herrera, Corona, Maxi tiveram um mundial e tu pagas sempre o preço na época seguinte, os jogadores são humanos. Havendo apenas 11 jogadores, ficas sujeito a muitas coisas, castigos, lesões, abaixamento de forma, birras, etc! Grande plantel que deram ao SC para ganhar o bi! Sim, claro, ele tem de transformar galinhas em aves...É a minha opinião, o ano passado foi uma exceção a regra, não vejo planeamento no Porto para futuro, como vejo no Benfica, a aproveitar os jogadores jovens, a comprar jogadores jovens, pensando a longo prazo. Diria, há mais de 10 anos que isso desapareceu no Porto. Quero ver, quando o Brahimi, Herrera saírem a custo zero, o Porto ter vender, que plantel vamos ficar para o ano!

      Abraço.

      Eliminar
  10. Só uma pergunta,o Jorge e o Badoer vieram para o Plantel fazer o quê?
    Sobre o jogo,mau demais e contra um Benfica fraquito
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de perguntar ao Alexandre Pinto da Costa e outros empresarios.

      Eliminar
  11. Resumo do jogo do Porto de ontem:
    -amarelo ao casilhas por perda de tempo aos 19 minutos???(justo na minha opinião) diz bem do Espírito da nossa equipa ontem.
    Que o Sérgio reflita e mantenha o rumo que nos levou ao título..não pode haver vacas sagradas e quem está num mau momento(O que é normal acontecer) tem de dar o lugar. A jogadores naquela equipa que estão abaixo do mínimo exigível..com destaque para o nosso capitão que tem sido mau demais.
    Paragem boa para refletir..na equipa A e B. Por este andar ao fim da primeira volta já temos a descida consumada numa equipa b até com alguma qualidade.

    ResponderEliminar
  12. O problema do FCP é que a atitude competitiva - devido a défice físico ou psíquico - está longe da época passada. Maxi não tem a mesma consistência física que Ricardo, Alex não consegue subir as mesmas vezes que fazia, Herrera era o pulmão do meio-campo e agora não está bem, marega explodia cinco, seis vezes por jogo e agora nada, soares veio de lesão, brahimi ainda me parece o que está mais aproximado. Não sou de criticar as opções do.treinador à segunda feira mas a entrada de corona para fazer todo o flanco direito não podia dar certo. Ou assumia jogar com três defesas, metendo o supersônico militao a cobrir o lado direito ou então teria que deslocar Herrera para defesa direito.assim.corona nem foi carne nem foi peixe. Mas acredito que isto vai dar a volta. Mario FCP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deram descanso ao Herrera? Depois do mundial? E quem tinhas para o substituir? Um jogador que daqui a um ano vai sair?

      Eliminar
  13. Bom dia.
    O que eu vou dizer pode parecer um contra senso, mas acho que o Benfica não mereceu ganhar o jogo (uma equipa que joga em casa e não cria 1 oportunidade de golo merece ganhar um jogo? O as duas oportunidades criadas pelo Benfica são ilegais, precedidas de fora de jogo). Já o Porto mereceu perder o jogo, pois nunca foi audaz, nem chegou perto daquele Porto corajoso de SC a que estávamos habituados. A reacção ao golo sofrido foi também muito fraquinha, nunca fomos capazes de encostar o Benfica ás cordas.
    Quanto a Sérgio Conceição, está-me a desiludir num aspeto, na época passada ninguém jogava por estatuto, mas este ano Herrera e Marega estão a fazê-lo.
    Relativamente à questão que aborda de Militao jogar á direita, se Mbemba entrar na equipa, eu já não sei que está em pior forma, Maxi ou Felipe(quem viu o jogo de ontem parecia que ele tinha 20 anos e o Militao 29).Temos muitos jogadores que estão a render muito menos do que valem, Felipe, Alex Telles, Herrera, Brahimi e Marega estão longe do nível da época passada.
    Alexandre F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar, renderam mais que o suposto o ano passado! Por isso, andamos iludidos e não percebemos o que está a acontecer. Se pensares, que ha 4 anos estávamos a zeros...Isto é apenas a normalidade do que tem sido o Porto nos ulúltim anos ou decada.

      Eliminar
  14. Caro DVP,

    O que me chateia mesmo é ver outra equipa com mais "ganas" em cada lance do jogo. E se a outra equipa é de toupeiras, ainda mais chateado fico.

    No fim fico lixado com "F" com narrativas do SC que como você diz e bem originam instabilidade. É história das aquisições que vieram e não prestavam, é a história dos pseudo adeptos e agora estes soundbites da conferência de imprensa de ontem. Muita faladura e pouca melhoria...

    Joga-se pouco. Muito esforço e pouco mais.

    RAOC

    ResponderEliminar
  15. Bom Dia. O DVP disse (quase) tudo . Já o disse ontem e reafirmo : Ou muda a tática ou mudam alguns protagonistas . De que serve andarmos a enganar-nos a nós próprios - ao Mar Azul principalmente- se há jogadores que não estão bem e continuam a jogar desalmadamente os jogos todos? Na 4a feira mais de perto olhei para alguns deles e o esgar de esforço nota-se bem .Se é mental ou físico não sei dizer!O que espero é que se dê a volta a isto. Quanto à equipa B continuo a dizer que não dá ritmo a ninguém que jogue na principal ; ainda ontem foi visível no Diogo Leite mal batido no golo e com exibição pouco conseguida .Um abraço

    ResponderEliminar
  16. Bom dia a todos,

    Fazendo uma análise a frio, sinceramente acho que nada está ainda perdido. Custa perder? Custa muito. Ainda para mais contra o benfica? Todos aqui somos portistas e todos sabemos que dói. Mas jogámos um clássico e são jogos em que muitas vezes o resultado pode cair para qualquer um dos lados. Olhando para o jogo, as defesas que o Casillas fez foram em lances anulados a seguir por fora de jogo. Olhem para as estatísticas do jogo. Não fomos assim tão inferiores. Podemos criticar a nossa equipa de ter jogado para o empate (sempre que jogamos para esse resultado, temos dissabores) mas é um jogo em que um lance de pura sorte pode decidir. E foi o que aconteceu. Quantas vezes o benfica não vem ao Dragão borrar-se todo e consegue um empate milagroso? Mesmo nós, lembro-me por exemplo no ano em que o Peseiro era nosso treinador fizemos um jogo em que facilmente podíamos ter perdido e fomos lá a casa deles ganhar o jogo. Já fomos campeões sem ganhar nenhum clássico, também já perdemos campeonatos ganhando todos os clássicos. Nós temos é que assentar as ideias, ter calma na hora de decidir no último passe e chutar à baliza; não perder a concentração em certos momentos do jogo. Esta época muitas vezes não conseguimos ter consistência em 90 minutos e já nos causou alguns dissabores. Contra o Schalke fizemos um jogo em que podíamos ter ganho claramente e num momento de desconcentração sofremos o golo (já para nem falar no penalty falhado)... isto só para dar um exemplo prático. Mesmo o próprio Sérgio tem de refletir alguns aspetos do nosso jogo. Ainda estamos em inícios de Outubro, portanto ainda vamos a tempo de arregaçar as mangas e somar bons resultados. A bola está do lado de lá. Da nossa parte só podem esperar apoio.

    Abraço
    Pedro Nuno

    ResponderEliminar
  17. Não quero ser profeta da desgraça, mas parece-me que este ano, ou não vamos lá, ou vai ser sofrido, sofrido...
    Mau planeamento na pré-época, bocas para aqui e para ali, jogadores que queriam sair, contratos por renovar, falta de soluções a meio campo e ataque, enfim, aguardemos o que vai dar, apoiemos, temos tudo para virar isto, falta saber se seremos capazes.
    Por falta de "Mar Azul", para já, não é...
    A equipa B é um mistério, há que tomar medidas e ver o que se passa, temos feito sempre excelente figura, este ano, mau de mais... Também aqui nunca compreendio a contratação, muitas vezes a granel de estrangeiros e de pouca utilização dos melhores na equipa A, nem que fosse no bancom para irem somando minutos de forma sustentada em jogos a correr bem e aos poucos aumentar as dificuldades...
    Bom fim de semana nas Modalidades...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De quem foi a culpa do mau planeamento? Foi do SC que há mais de um ano berrava que precisava de centrais? Há quantos séculos sabíamos que Marcano iria sair? Vendes o Ricardo Pereira por 20m? E não tens ng para o substituir? Enfim.

      Eliminar
  18. Pareceu com o Galatasaray que estávamos finalmente a querer evoluir.
    Inexplicavelmente, com o pior Benfica dos últimos anos, voltamos ao 4-4-2, expectantes a ver o que aquilo dava, sem forçarmos o que quer que fosse.
    Mesmo a garra, determinação, ambição, revolta que nos é característica, só se viu nos adeptos que se despediram e nos que acompanharam a equipa.
    Não se pede que Sérgio Conceição seja um Guardiola que nunca será. Mas há determinados padrões que não se podem perder e estiveram ausentes no salão de festas.

    ResponderEliminar
  19. Pedro Nuno, óbvio que nada está perdido, mas para que possamos atingir os objectivos, é preciso acalmar, serenar, reflectir e ter a humildade suficiente para perceber os sinais.

    Alexandre, não é uma questão de oportunidades, é que eles na 2ª parte entraram a querer ganhar e nós continuamos a querer empatar, só reagimos após o golo. Até sou capaz de fazer um esforço para compreender o contexto, estamos na 7ª jornada, um empate até nem seria mau, mas com aqueles gajos não pode ser assim, temos de entrar sempre com tudo. E depois daquela 1ª parte fraca, viemos na mesma, o intervalo não serviu para nada, algo que é estranho com o Sérgio.

    ResponderEliminar
  20. Eu acredito no SC, embora veja que há mta coisa que nao esta bem, nomeadamente o meio campo...
    Mas para mim a grande mudança para este ano esta no proprio SC. O homem que há um ano pos o Casillas no banco e o Sá a titular na Champions, agora parece que está refém de Herrera, Maxi, Filipe, Sergio Oliveira, tudo jogadores que estao a necessitar de uma passagem no banco... Mas ele é que treina e sabe o que se passa por lá.

    Os sinais são preocupantes, mas continuo a apoiar o nosso grande clube.

    Abraços

    ResponderEliminar
  21. Caros Portistas,

    Todos falam do Oliver e para mim há lá outro muito melhor, o Bruno Costa. Não lhe dão uma oportunidade que seja quando ano passado em Liverpool fez uma bela joga!! para quê miudos de qualidade se não apostam neles??
    Veremos quando houver champions se os corruptos correm tanto como correram ontem na 2ª parte, por alguma razão contrataram o ex presidente do controlo anti doping, veremos...

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  22. anonimo das 12:04

    por acaso Bruno Costa nao era ma ideia... em anfield no 0-0 fez um belo jogo...
    manu365

    ResponderEliminar
  23. Silvestre

    Boa tarde Vila Pouca,o FC Porto teve um começo de jogo paupérrimo,ou seja inconstante,sem ideias e com pouca chama,pelo que o resultado ao intervalo era justo,na segunda parte recomeçou no mesmo tom e só reagiu após o golo surrealmente sofrido,logo tardiamente e com pouca clarividência, portanto o desfecho acabou por ser triste e o fiel retrato de um FC Porto globalmente incapaz ou inconsequente.

    Depois para além do resultado existem acontecimentos ao longo deste desafio que merecem reflexão, nomeadamente a pobre abordagem ao jogo efectuada pela nossa equipa sob a tutela de Sérgio Conceição,ou seja o FC Porto não teve suficiente discernimento,consistência e destreza para ultrapassar os obstáculos colocados pelo oponente,bem como para domar ou controlar os acontecimentos,por isso deixou no terreno uma pálida imagem do seu valor.

    Finalmente uma palavra de apreço para o enorme Mar Azul que apoiou a nossa equipa do primeiro ao último instante,por outro lado oxalá esta paragem competitiva permita que ocorra uma profunda reflexão sobre as últimas prestações do FC Porto,dado que é premente mudar o chip e aprimorar a equipa com cabeça, tronco e membros.

    Abraços

    Silvestre

    ResponderEliminar
  24. Não entendo esta obsessão pelo Oliver. Está no Porto há quantos anos? O que é ele ele já fez para merecer este estatuto de salvador?
    Desde o início da pre época que todos sabemos o que se passa e continuamos a bater no SC e à espera de milagres. A equipa foi exprimida até ao tutano na última época. Facturamos 80 milhões e não temos reforços excepto o Militão. Temos 2 titulares em fim de contrato sendo um deles o capitão.
    Precisamos de sangue novo para que os titulares tenham concorrência senão estamos tramados

    Trocar o Herrera pelo Oliver e o Brahimi pelo Corona ou o Danilo pelo Sergio Oliveira etc?
    O André Pereira e o Adrian Lopez não fazem sombra a ninguém.

    Sem ovos não se fazem omeletes .. este campeonato vai ser muito renhido e até o Braga se vai intrometendo dada a falta de capacidade.

    Mas não nos enganemos as toupeiras levam vantagem porque não jogam um corno e vão ser ajudados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas.
      Você vê como eu que realmente temos muitas poucas opções (de qualidade leia-se). Se SC tivesse as opções de Rui Vitória e jogasse uma merd*, aí sim, podia critica-lo! Agora, não lhe posso exigir que repita o mesmo do ano passado, aquilo foi espremido várias vezes e estamos a pagar o preço por isso. Como ja li aqui, sim, temos 27/28 jogadores e isso vale o quê? Se quiserem mais um, também vou! É com Adrien, childozie, Hernani,...? Dos poucos que vejo que pode ser titular é o Olivier! Vamos fazer como o Peseiro, que anda a por jogadores novos e ja levou 4 batatas do portimonense!

      Abraço.

      Eliminar
  25. Vila :

    ... Não acho que o Porto tenha jogado para empatar ...
    Não estava à espera mas , isto ainda agora começou !

    Abraço

    ResponderEliminar
  26. Ninguém sente saudades da tristeza, porque durante 4 anos, quase se transformou num vício para o Portismo ...

    Ontem, nem perdemos bem, nem perdemos mal, perdemos, onde habitualmente somos felizes, num jogo feio, muito amarrado táticamente, e que tinha tudo para dar empate. Oportunidades de golo do Benfica? Duas, ambas em posição irregular. Remates à baliza: FC Porto 11 Benfica 10, remates enquadrados: Benfica 2 (um deles fora de jogo) FC Porto 1, cantos: FC Porto 4 Benfica 2. Duelos ganhos: FC Porto 77 Benfica 77, faltas cometidas: Benfica 24 FC Porto 20, posse de bola: Benfica 53%/FC Porto 47%, o que ditaria estes dados? Um empate técnico.

    O que fez a diferença? Factor casa, uma maior Alma do Benfica, um Porto que não jogou a "trincar a língua" como é habitual fazê-lo ali, e também uma melhor segunda parte do Benfica. E a grande diferença está justamente na 2ª parte. Curioso, este Benfica tem um padrão, entra a todo o gaz nos primeiros 20/30 minutos (como se comprova com os golos que marca, e em que minutos os faz, primeira meia hora de jogo), depois de marcar, não sabem gerir essa vantagem, e entram em anarquia tática. Ontem, provavelmente alteraram essa estratégia, e se o FC Porto esteve melhor qb na 1º parte, o Benfica dos primeiros 20/30 minutos iniciais bons da 1ª parte, transitaram para a 2^parte, e aí sim, estiveram melhores que nós, porém, sem oportunidades flagrantes.

    O que fez a diferença entre este clássico e o de abril (o tal que nos permitiu ganhar o campeonato)? Em abril, estavamos em desvantagem, e era fundamental ganhar, ontem, estavamos nós em vantagem, e a estratégia passava por empatar... Outra diferença, em abril, a 1ª substituição do FC Porto: saída de Sérgio Oliveira (acossado pelo 2º amarelo), e entrou o Oliver. Ontem, a 1ª substituição, o Otávio com um amarelo foi substituido, e entrou o Sérgio.

    Ó meus amigos, os Treinadores desde o banco, podem gritar, gesticular, fazer trinta por uma linha, os Atletas lá dentro, abanam com a cabeça, mas nem ouvem. Mas, se o Treinador mexe, e faz uma substituição tracção à frente, eles lá dentro, imediatamente compreendem a mensagem, e as substituições feitas na Luz no ultimo clássico, é um bom exemplo. Eu Treinador de bancada, ontem tirava o Otávio, e metia o Sérgio? Sim, faria a mesmissima coisa, porque precisavamos de dimensão fisica e atlética no meio campo, de ganhar duelos, e o Sérgio O dava-nos isso, porém, pós jogo, assumiria o erro dessa substituição, porque faria mais sentido entrar o Oliver para dar maior critério, mas, como sabemos, as substituições, são como os melões ...

    Sabem uma coisa, quando ganhamos, gosto de vir aqui expressar a minha alegria, quando perdemos, fico com "aSia" tento digerir o que é dificil, a derrota, e sobretudo "meto moedas" para tentar diagnosticar a coisa, isto é, evito reagir a quente, vou tentar explicar melhor.

    Se ontem tivessemos trazido da Luz um bom resultado, com um bom jogo, o Vila Pouca naturalmente editaria ainda ontem um post, nada mais normal e natural (eu também o faria). Como estou habitualmente atento à "bluegosfera", qual o primeiro blog a editar um post com a derrota na Luz? Se acrescentar que esse mesmo blog não editava desde meados de setembro (até ignorou a vitória com o Gala)... Portanto, esse é mesmo um blog onde se preconiza um Portismo moderno, atrevido e arrojado nas derrotas do FC Porto, e em contraste, timido e envergonhado nas nossas vitórias. Mas perguntam-me, não devemos criticar? Claro que sim, podemos e devemos fazê-lo, mas, de preferencia construtivamente, sem entrarmos em modo "FC Bota-Abaixo", e vamos malhar no Sérgio, vamos malhar no Presidente ... eu não vou por aí, sobretudo, nas derrotas!

    PT

    ResponderEliminar
  27. Eu percebo e concordo com a sua análise em relação à abordagem que tivemos, também acho que devíamos ter entrado fortes, a pressionar alto, com a nossa tática habitual 4-4-2 e não em 4-3-3 como entramos por várias razões. Primeiros porque sabíamos que em caso de derrota ficávamos perto da liderança, depois porque o Benfica e Rui Vitoria tem receio de jogar contra nós, notou-se o nervosismo da equipa e com mais vontade da nossa parte poderíamos ter também enervado os adeptos, o que intranquilizaria ainda mais os jogadores. Por último devíamos ter sido mais audazes porque o Benfica estava a jogar com um central de qualidade muito duvidosa, que mesmo sem grande pressão da nossa parte teve na primeira parte alguns lances comprometedores.
    A única coisa que eu acho é que o Benfica, mesmo tendo estado melhor que o Porto na segunda parte não fez o suficiente para merecer a vitória, limitou-se a marcar a única oportunidade de golo que teve, aliás as estatísticas do jogo são totalmente equilibradas. Foi sem dúvida dos clássicos mais mal jogados dos últimos anos. Por outro lado também concordo que quem joga para empatar merece (e está sempre mais perto de) perder..
    Alexandre F

    ResponderEliminar
  28. Pessoal,
    A musica da tourada no fim tem que ser o mote para humilhar esse FDP....na proxima visita ao dragão

    ResponderEliminar
  29. A propósito de um ou outro comentário que li neste post, já todos ouvimos e lemos de tudo um pouco, mas hoje li aqui uma coisa extraordinária, vejamos, o FC Porto tem um plantel extenso com 29 Atletas (com o Abou), na convocatória só cabem 18 Atletas, e, todas as semanas cerca de 5/6 Atletas não tem espaço nos 18/20, esses mesmos Atletas, devem ficar em casa, ou na bancada? ou devem ganhar ritmo competitivo na Equipa B, para estarem no ponto caso haja necessidade de serem chamados à principal? Será que ontem caíram os parentes na lama do Diogo Leite por ter regressado e jogado na B?

    O que fazem as grandes Equipas na Europa? Tem habitualmente planteis curtos, com 20/22 Atletas, e acrescentam jovens oriundos da B. No actual plantel do FC Porto temos 5 jovens que há um, ou ano e meio atrás jogavam na B : Diogo Costa, Chidozie, Diogo Leite, Bruno Costa e André Pereira, e eu acrescentaria, ainda bem que a B está a alimentar o principal plantel...

    PT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PT.
      Tinha prometido a mim mesmo nunca mais lhe responder mas, após ter lido mais de 40 comentários e não ter visto ninguém referenciar o Diogo Leite calculo que a "coisa extraordinária " é comigo e se não percebeu ou não quis perceber aqui vai: A equipa B não dá ritmo competitivo a ninguém do plantel principal e só serve comp você diz, e bem, para alimentar o plantel principal. Não o inverso. Veja o que se fazia, e você defende,no tempo do V.Pereira, P.Fonseca . Quando acabou, a própria equipa B tornou-se campeã e forjou bons jogadores. Porque não singram na principal já será outra questão. Não tenho culpa que o plantel tenha 29 e só sejam utilizados 14 ou 15 ... Mas sobre este assunto o DVP lá mais para diante pareceu-me, segundo um post anterior, que poderá falar sobre este tema. Aguardemos então. Boa noite.

      Eliminar
  30. "Se o Mbemba, contratado a priori para substituir o Marcano, corresponder e o Militão puder jogar alguns jogos à direita"


    Vila Pouca, discordo com a deslocação do Militão para a direita (pontualmente em alguns jogos), e explico porquê:

    1º É dos livros, não se deve mexer no eixo da defesa (nem em jogos da T Portugal com o Sertanense, os treinadores o fazem), com uma excepção, caso a dupla não esteja a funcionar, não é o caso.

    2º O Maxi vai, e já tem dificuldade em regressar? Concordo, e, com 3 jogos numa semana de champions, a prudência convida a que descanse pelo menos um jogo. Que alternativas na direita? Chidozie (jogou algumas vezes na direita no Nantes), o Mbemba também já jogou na lateral e é rápido, finalmente a solução mais natural, o João Pedro que está num processo de adaptação.

    3º Com o desvio do Militão para a direita, obrigaria a mexer-se em duas posições na defesa, isso apenas se faz, como solução de recurso, mas nem é o caso, porque como vimos em cima, há 3 soluções para a direita.

    O FC Porto em 11 jogos oficiais sofreu 9 golos, uma média elevada de golos sofridos.
    Com a adição de Militão ao eixo da defesa, o FC Porto em 6 jogos oficiais apenas sofreu 2 golos, acresce que, o Militão fez 3 jogos de elevado grau de dificuldade, 2 na champions, e 1 clássico na Luz. Portanto, com o Militão em 6 jogos como titular (repito, 3 de elevado grau de dificuldade), em 540 minutos de jogo, o FC Porto sofreu apenas 2 golos, para quê alterar o que está bem no eixo da defesa? apenas para "remendar" a direita?

    PT

    ResponderEliminar
  31. A SAD este ano só comprou defesas, e bem porque precisávamos, mas faltou comprar alguém também para o ataque. O Sérgio Conceição no banco tem de ter jogadores como André Pereira ou Hernâni o que não facilita as coisas. O nosso rival tem uma carrada de avançados, extremos e médios. Por acaso peca na defesa.

    ResponderEliminar
  32. Ó Luís, pronto, e viva o Sérgio Conceição Futebol Clube. Sim, porque já vi que para alguns não se pode tocar no actual treinador nem com luvas de pelica, é Deus no Céu e o Sérgio na Terra.
    O FCP para mim tem um plantel no mínimo igual ao do ano passado. Não é o melhor plantel do mundo, nem nada que o pareça, é dos piores dos últimos anos, mas deu para ser campeão. Porquê? Boa pergunta. Porque o modelo funcionava, havia um espírito forte, capacidade de superação. Esta época nem o modelo funciona nem o espírito é o mesmo. Há demasiada instabilidade, tenho uma ideia das razões, mas ficam para mim, como não tenho certezas, não vou partilhar.
    Nem vou repetir em moldes assenta o modelo desportivo do FCP.

    PT, não conheço o Mbemba, mas se o quisemos muito - vamos presumir que o treinador foi quem o quis, é preciso dizer assim, porque os flops são responsabilidade da SAD, os bons são descobertas do treinador -, a ideia original era Militão para a direita, Mbemba para o centro esquerda da defesa. Se o congolês mostrar qualidade, porque não aproveitar a polivalência do Éder Militão, já nem digo sempre, mas em alguns jogos ou durante alguns jogos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas.
      Eu vou dizer o que acho uma das razões do que está acontecer, lendo a postura e os sinais do SC, diria que no mínimo, desde o início da pre época, há ali sinais que a relação entre SC e o PC já não é a mesma! E não é difícil, imaginar que há ali empresários a gravitar no reino do dragão, que não são do agrado do SC. Aliás, ainda estou para compreender, as contratações que foram feitas, quem esta por trás delas (sobretudo aquelas do portimonense), sobre isso o dragao e um túmulo, o que por si já diz muito sobre o que se deve ter passado. Nota-se que SC está contrariado, foi obrigado a engolir sapos!!

      Abraço.

      Eliminar
  33. Boa tarde Vila Pouca

    A palavra que define melhor o ano passado foi superação.
    (Este ano falta isso)


    Acho que o principal problema do jogo de ontem foi que o SC colocou a equipa em campo de forma a anular o adversário.
    E isto condicionou à partida o nosso jogo todo, pois estivemos mais preocupados com eles do que o contrário e assim abdicamos do nosso jogo.

    Senão vejamos, Marega era médio direito para travar Grimaldo, Herrera estava como 8 de transição para marcar o Fejsa e era Otávio que jogava quase lado a lado com o Danilo para ajudar Maxi nas tarefas defensivas também pela direita.

    Com isto tínhamos Brahimi do outro lado a tentar tabelar com Soares, mas sempre em inferioridade de 2 para 3, eles também sabiam onde estava o maior perigo neste jogo de marcações.

    Infelizmente este sistema de 4231, muito estático, com Danilo e Otávio no centro, Herrera a 8 e Marega como médio direito retirou profundidade à equipa, quantas vezes vimos o Marega a explodir na ala?
    Só por 2 vezes o fez e uma deu um amarelo ao Lema e outra obrigou o Ruben a fazer corte em ultimo recurso para canto.
    Quem deveria fazer os passes para ele sprintar nas costas dos centrais, é que nunca apareceu pelo meio em diagonais como costuma fazer?

    E aqui entra a outra parte da questão, Soares não aguenta 90m., aliás mal se deu por ele em campo, não seria ajuizado te-lo poupado e se as coisas não estivessem a correr bem , entrava para ajudar, assim, quando o benfica marcou, as opções do SC ficaram limitadas, pois o André é um jogador diferente, mais de transição e menos de homem de área.

    Acho que não aproveitamos o ponto fraco do benfica neste jogo, o central Lema, e ai o SC pensou num jogo que não aconteceu como ele queria, mas era o que eu teria feito, dar liberdade ao Rúben Dias para ter bola, colocar o Marega perto do Lema, com Herrera a pressionar o Fejsa e com o SO no miolo com o Danilo, mas com o Otávio na direita e não no meio.
    Se a ideia era segurar o jogo do adversário, então tínhamos de lhe ganhar as costas em profundidade, assim, o Lema estava quase sempre liberto de marcação, pois o Soares caia sempre na esquerda no Rúben.
    E aqui no inicio da 2ª parte surge a 1ª alteração, retiramos Otávio (com amarelo de tanto ajudar atrás) e entra SO, não teria sido melhor adiantar Otávio para perto do Soares e recuar o Herrera para médio?
    Ou então fazer entrar o Corona para ala e adiantar o Marega para jogar com 2 realmente na frente e recuar o Herrera para o lado de Danilo.
    Assim gastamos uma substituição, que teria sido importante depois de sofrermos o golo.

    Acho que tacticamente perdemos a nossa vantagem e como não jogamos com qualidade de posse de bola, o jogo foi-se arrastando em marcações de um lado e do outro até que alguém cometeu um erro, e fomos nós que no lance do golo cometemos vários erros individuais.
    Desde Felipe que corta o 1º lance mas perde a bola e sai do seu lugar, até aos médios que ficaram parados, tal como Maxi que deixou fugir Rafa que tabelou com Seferovic, com Alex a não fechar no meio onde só estava o Limitão que fez mal a linha de fora de jogo e depois é apanhado num 2 para 1 e faz o que pode...

    Depois disso e com as alterações, saída de Maxi e entrada de Corona para falso defesa direito... aqui também acho estranho, mais valia colocar um médio centro na direita e permitir mais liberdade ao Corona, assim, quantas vezes fez a diferença pela ala?

    Depois sai um esgotado Soares e entra o André, e pouco depois a expulsão de Lema, aos 82m., mas como o FCPORTO continuava sem conseguir mandar no jogo, faltavam ideias aos nossos médios, era lançamentos do Corona ou cruzamentos, mas qualidade de jogo foi zero.
    Tivemos um ou outro lance aéreo, e apenas um lance onde o Brahimi conseguiu ter bola na área e rematar em arco, mas com a bola a sair ao lado.
    90m. e foi apenas isto, muito pouco.

    Do lado do benfica foi melhor? não, não foi, por isso perder um jogo mal jogado custa ainda mais.


    1ªparte

    ResponderEliminar
  34. 2ª parte



    É que durante um jogo inteiro não conseguimos sair a jogar com qualidade, nem aproveitar o ponto fraco deles, e como temos nesta altura alguns jogadores em sub-rendimento não fizemos o que nos competia para tentar ganhar o jogo.
    E aqui, devo confessar que estou desiludido como o SC gere a sua equipa este ano, se o ano passado deu para perceber que jogariam os melhores em cada momento, este ano parece que isso já não importa e jogam sempre os mesmos, só isso justifica que Herrera por pior que esteja a jogar tenha lugar cativo, e falo do Herrera por um motivo, o jogador está em processo de renovação com o clube e por aquilo que vejo, essa situação está a afectar o rendimento dele em campo, e de alguma forma não seria aconselhável o SC colocar em campo os melhores nesta altura e ver como iria funcionar com outros atletas e parar de insistir sempre no mesmo modelo?

    É que este sistema do SC exige uma intensidade alta e como este ano os jogadores não estão a responder com a mesma superação física e mental do ano passado então estamos a ter problemas de jogo jogado, pois não temos estado bem nesse aspecto e qualquer adversário nos está a criar mais dificuldades do que no ano passado.

    Em suma, continuo com a ideia que alertei no inicio desta época, era quase impossível melhorar com o mesmo sistema e com os mesmos jogadores, pois isso não cria surpresa nas equipas adversárias, logo temos de melhorar a nossa qualidade de controlo do jogo e a nossa forma de abordar os jogos, é que a "táctica" do ano passado foi boa, e resultou, mas este ano a história é outra.

    Insistir com os mesmos, pedir-lhes outra vez o mesmo, basta que um ou dois não estejam comprometidos para toda a equipa sair prejudicada...
    O treinador que pense, que reveja os jogos, mas que faça algo de diferente, volto a repetir, que evoluir para novos sistemas tácticos nunca fez mal a ninguém.
    Temos agora a paragem para 2 jogos da selecção, temos tempo para melhorar e corrigir o que está a ser mal feito.

    Quanto aos jogadores, acho que ninguém esteve num dia muito acima dos outros, houve sim alguns (ou muitos) que estiveram num mau dia, Maxi, Felipe, Herrera, Soares e até o Marega e Brahimi não conseguiam agitar as aguas...
    A entrada de SO também não ajudou, pois logo após entrar, o FCPORTO teve os piores minutos do jogo e a equipa demorou a estabilizar após o golo...


    P.s.1: O Mar Azul dos adeptos, sócios do FCPORTO tem sido do melhor nesta época e eu acredito que eles acreditam no treinador, no SC, nos jogadores, independentemente se gostam mais ou menos, eles são a mola viva do clube e sabem e sentem mais que ninguém o que é viver num País vermelho, promiscuo em que o principal rival ganha títulos não em campo, mas por força da corrupção que pratica, como está demonstrado em 5 processos que pendem na justiça contra eles.
    E é neste País que temos de viver, os jogadores que percebam isso e que respeitem mais quem os idolatra e que faz milhares de KM por eles...

    P.s.2: Se tivermos que perder, que não seja por medo de tentarmos ganhar!!!


    Abraço, Gil Lopes

    ResponderEliminar
  35. Vila Pouca,

    Mas essa requalificação da defesa (Militão na direita), não teria efeito na Champions, porque o Mbemba não está inscrito, e fazer duas alterações na defesa no transfer campeonato/champions não será muito prudente, é a minha opinião. Este mês teremos T Portugal e Varzim na T Liga, vamos finalmente ver o Mbemba, o Jorge, e talvez o Bazoer!

    Só agora é que soube, deram-nos musica de Faena pós jogo na Luz? OHBALHAMADEUS, vamos ter com toda a certeza uns sonoros OLÉS no Dragão no próximo ano, no més de Março. Temos de transformar o Dragão no Campo Pequeno, vamos fazer história, e com certeza cortar duas orelhas e um rabo. O Sérgio e a Equipa não se vão esquecer dessa rábula, não tenho duvidas nenhumas, vão sair humilhados no Dragão. Obrigado ao speaker da Luz, ou ao irresponsavel do Pasodoble ...

    PT

    ResponderEliminar
  36. Caro DVP e Amigos:
    Como sabem, não gosto de comentar quando o nosso FCP perde.
    Triste sim, por termos perdido com este SLB tão fraco.
    Herrera mostra fadiga. Fez um mundial com muito esforço.
    A musica da tourada identifica o clube da paz!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  37. a SAD que aproveite esta pausa nos jogos para renovar com o Brahimi e o Herrera. Precisamos dos jogadores focados e no topo das suas faculdades para atingirmos o objectivo da época: ser campeão!

    ResponderEliminar
  38. Triste pela derrota, mas convencido de que nada está perdido, nem pouco mais ou menos. Duas notas soltas:

    1) Foi impressao minha ou o Marega jogou toda a segunda parte em inferioridade física? Pareceu-me que sim e nao entendo. O Corona em forma é bem melhor do que o Marega a 70%.

    2) Nao é de descartar que o Militao possa jogar à direita, mas tendo em conta a qualidade das suas exibiçoes a central, nao acho que seja o momento que o tirar de lá.

    Vamos Porto!

    ResponderEliminar
  39. Com uma defesa tão remendada, perdemos uma boa oportunidade de enterrarmos as toupeiras. Enfim.

    ResponderEliminar
  40. Apenas coloco a seguinte questão que, a meu ver, é demonstrativa da nossa política de aquisições :
    Com o dinheiro gasto no Paulinho, Everton, Janko, Waris etc..., não dava para trazer o Nakajima? Que ainda por cima disse numa entrevista que se identificava com o FCP?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já estou queimado com jogadores do portimonense! Só foram barracas!

      Eliminar
  41. Para se responder a essa pergunta era preciso saber se, por exemplo, SC queria o Nakajima...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É possível que não. Tal como porventura não quis dar uma oportunidade ao Galeno que está a fazer exibições fantásticas no Rio Ave. E nós com o Adrian no plantel. .
      Enfim, se calhar percebo mesmo muito pouco de bola.

      Eliminar
    2. O Galeno no Rio Ave vai jogar a época inteira ou até o podemos ir buscar em forma em Janeiro. Se estivesse hoje no plantel aquecia o banco como o Adrian e não ganhava minutos, tão importantes na idade dele.

      Quanto ao Nakajima, já sabem a minha opinião, contratado ontem era tarde. Em vez disso vieram o Ewerton e o Paulinho.

      Eliminar
  42. nao me lembro da ultima pausa das selecoes que nos tenha sido benefica, plo contrario... mas pronto, has spre uma primeira vez, alias como se viu domingo com o sonso a ganahr nos pla primeira vez...

    o SC que aproveite pra fazer treinos com os B's, com os putos, com quem quer que seja, e com olhos de ver, com mente aberta a poder absorver alguem...

    como o gil disse, superecao foi mesmo a palavra de ordem... que parece nao estar a passar para alguns elementos, plo menos para ja
    manu365

    ResponderEliminar
  43. Ó Luís, o SC engoliu sapos? Não brinques comigo...

    ResponderEliminar
  44. O benfica joga o mesmo do ano passado, ou seja nada. Nós jogamos bem menos do que no ano passado e a diferença está na preparação física de alguns jogadores e na motivação. A pré-temporada foi um desastre por muitas razões, algumas alheias à SAD outras não. Estamos a pagar essa pré-temporada conturbada. Mas o caminho é para a frente e pior que isto não vamos jogar.

    ResponderEliminar
  45. Ninguém tem um obsessão pelo Oliver (talvez a namorada dele...), temos uma obsessão por ganhar.

    O SC notoriamente tem birras, e apenas alguém de má fé não percebe que ele nao gosta do Oliver, e toma decisões baseado em nao gostar dele. Da mesma forma que protege o SO.

    Como quem manda é ele, sinceramente que o Venda ou empreste, e acaba-se a ideia de que o FCP terá posse ou toque de bola.

    Como disse o dono do tasco, o plantel é dos mais fracos dos últimos anos, mas o dos nosso rivais também. E também quero ver o Mbemba (taça da liga) e gostaria de ver o militao à direita.

    Mas sinceramente, também há questões emocionais legítimas: Herrera e Brahimi, que vao sair a 0, excepto se alguém meter algum dinheiro em Janeiro (duvido, acho que ambos já sabem onde vão jogar para o ano, tal como Marcano...), o espirito de "matar a toupeira/polvo" do ano passado já não é o mesmo (nunca seria depois do alívio de sermos campeões), há jogadores talvez tristes por não lhes ter saído a sorte grande (alex teles...).

    A ver vamos, será uma luta longa e nervosa.

    ResponderEliminar
  46. Mais que discutir a formação do plantel - isso fez-se em devido tempo, no 1º dia após o fecho dos mercados. Mas espero que um dia se possa saber toda a verdade para acabar com alguns mitos que existem por aí -, são estes que temos, é com estes que, pelo menos até Janeiro, temos de ganhar jogos. Preferencialmente jogando bem - quem joga bem fica sempre mais próximo de vencer -, mas se não poder ser, não faz mal, o que importa é conquistar os 3 pontos.
    Repito, é preciso calma, serenidade e que a instabilidade nunca aconteça de dentro para fora. Ponto final.

    ResponderEliminar
  47. Vila :

    Penálti evidente "roubado" ao Porto ! Além do árbitro e do VAR a Comunicação social também não viu ? Claro ,o SLB tinha que ganhar ! ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vejo onde há um penalty não marcado para o porto.
      Eu acho que desta vez não temos a falar do árbitro (expulsão perdoada a herrera e expulsão duvidosa de lema).
      Só temos que falar da nossa vontade de ganhar que foi nula só podemos falar dos nossos jogadores que estão desgastados e sem o nível do ano passado.

      Eliminar
  48. A VARA VERMELHA CONTINUA NO SEU MELHOR.
    Os porcos cheios de crimes na Justiça mas ainda continuam a praticar o o crime a seu belo prazer. Agora um adepto portista para entrar no estádio lampiónico é torturado nas partes genitais (embora não seja muito de admirar porque eles também matam) e depois vêm com aquela musica de ganadaria que eles aplicam nos seus treinos.
    Porcos, Abutres.

    ResponderEliminar
  49. A preceder Champions, e a viagem a Moscovo, vamos voltar a Vila Real ao Monte da Forca, porque tenho uma costela transmontana, gostei do sorteio por várias razões.

    Esta será a 4ª vez que o FC Porto joga com o Sport Clube de Vila Real para a Taça de Portugal, e, sempre que se cruzam, o FC Porto vai ao Jamor, recordo as temporadas e resultados respectivos:

    1958/59 Vila Real 0 FC Porto 1/ FC Porto 6 Vila Real 1.
    Final do Jamor: Benfica 1 FC Porto 0. (Tr Guttmann).

    1990/91 Vila Real 0 FC Porto 1.
    Final do Jamor: FC Porto 3 Beira Mar 1. (Tr Artur Jorge).

    1991/92 Vila Real 0 FC Porto 4. (Tr Carlos Alberto Silva).
    Final do Jamor: Boavista 2 FC Porto 1.

    Porque vi uma dessas eliminatórias no Monte da Forca em fevereiro de 1991, deixo o onze do FC Porto de Artur Jorge que venceu então o Vila Real do Frasco, por magro 1-0: Vítor Baía; Tavares, Fernando Couto/Aloíso e Vlk; André, Kiki e Abílio, Jorge Plácido, Baltazar e Paille. Marcou o francês Paille o unico golo, e o Vítor Baía foi o melhor em campo, longe de ter sido um jogo fácil...

    Mesmo sendo aquele um jogo de baixo grau de dificuldade, o Artur Jorge não prescindiu dos centrais titulares, mas também do pivot defensivo, é dos livros, pode ser alterada quase uma Equipa, mas não se mexe no eixo defensivo, como já aqui tinha referido, isto a propósito da dupla Militão/Felioe, e a deslocação do Militão para a direita. Por exemplo, para Vila Real, o Milião não jogará, chega do Brasil quase em cima do jogo, mas provavelmente o Felipe será titular. Ainda a propósito de centrais, o FC Porto terá nas próximas 2 semanas 4 centrais nas selecções: Militão, Chidozie, Mbemba e Diogo Leite, só fica no Olival o Felipe!

    PT

    ResponderEliminar
  50. Vila Real, boa terra...mas o jogo será no Monte da Forca? Talvez vá para Chaves...

    ResponderEliminar
  51. vila Pouca, na temporada passada, o Vila Real D Aves foi disputado no Monte da Forca, tem condições para se disputar a eliminatória, creio, tal como não vejo problemas em termos de transmissão televisiva, mas como agora existem umas "mariquices" de segurança ou organizativas, já nem digo nada ... Gostava que o jogo se disputasse em Vila Real, ou em Parada de Cunhos, porque o Monte da Forca, fica bem fora de Vila Real, justamente em Parada de Cunhos!

    PT

    ResponderEliminar
  52. Anda por aqui muito vermelho disfarçado, é natural, quando a justiça tem toupeiras a trabalhar para o Polvo. desculpem para o Gonçalves por uma questão de amabilidade em troca única simplesmente de uns bilhetinhos, camisolas e umas fotos, aqui alguns vêem com uns pézinhos de lã a ver se cola a sua opinião.

    ResponderEliminar
  53. PT, também defendo a Taça à moda antiga, mas agora outros interesses se levantam. O Vila Real vs Aves não é um Vila Real vs FCP.

    ResponderEliminar
  54. Pessoal,
    Com conhecimento de causa o jogo será em Vila Real esqueçam Chaves, há uma rivalidade doentia que não permite que o jogo seja em Chaves

    ResponderEliminar
  55. E outra coisa esqueci me de informar......quem quiser comer bem é ir ao LAMEIRÂO em Vila Real aconselho é do melhor então tripas aos molhos não é facil encontrar melhor
    Outra coisa importante vila real tem boa equipa e não será facil desde já aviso
    Abraço

    ResponderEliminar
  56. Joel : então , além do árbitro , do VAR e da Comunicação Social tu também não viste nada !


    Anónimo (13:58)
    Dizes que o Monte da Forca fica bem fora de Vila Real ...
    Já lá foste alguma vez ? ...

    ResponderEliminar
  57. NÃO QUERO, MAS QUERO!
    Não quero ir ao Coliseu ou ao Sá da Bandeira ver qualquer espectáculo, nem quero que o treinador do FC Porto ridicularize as opiniões dos seus adeptos e sócios ou os humilhe com exibições futebolísticas deprimentes e horripilantes, por sua única e exclusiva responsabilidade e por obstinada opção por um modelo de jogo que, além de ser pior que nada, é digno do futebol regional e amador. A sorte esgotou-se na época passada.
    Não quero que o FC Porto discuta os jogos, palmo a palmo, com os adversários que lutam pela manutenção: não quero que o FC Porto perca, constantemente, a bola a cada 2 segundos ou ao fim de 2 toques: não quero que o FC Porto dependa de um jogador que, em cada dez bolas recebidas, perca oito de forma tosca e hilariante (Marega): não quero que o FC Porto dependa, na construção e fluidez do seu jogo, do pior médio titular da história do FC Porto, que, em cada dez passes de lana-caprina, falha oito por indiscutível mediocridade, de forma displicente e anedótica (Herrera): Não quero que o melhor construtor titular desta época (Octávio) vá à Luz jogar como muleta do trinco, amordaçado e atado, só porque sua excelência acha que a mediocridade de Herrera é a solução para desbloquear e aniquilar a fortaleza da águia de rapina ou do molusco tentacular. … Ainda não percebeu que o golo do ano passado na Luz, foi um achado de ocasião, como muitos que existem por esses jogos regionais em todo o país. Aliás, o mesmo trambolho, também este ano, na Luz, teve duas chances, mais ou menos parecidas, que também deram golo, mas de rugby.
    Não quero que sua excelência justifique as suas opções entre a qualidade e a mediocridade, com o treino, pois assim terei a certeza que os Maxis, Herreras, Maregas, Chaínhos, Paredes, e outros que tais, seriam sempre titulares indiscutíveis … e que Oliveira, Jaime Magalhães, Futre, Madjer, Domingos, Kostadinov, Drulovic, Deco, Alenitchev, Belluschi, James e Óliver seriam, constantemente, relegados para o banco ou para a bancada, ou emprestados ou vendidos a preço da chuva.
    (continua)

    ResponderEliminar
  58. (continuação)
    Quero que o FC Porto, único penta campeão português do futebol profissional, bi-Campeão Europeu, bi-Campeão do Mundo, bi-Vencedor da Taça UEFA e Vencedor da Supertaça Europeia, assuma a sua história, o seu ADN e o seu estatuto de candidato crónico às vitórias em qualquer jogo, em qualquer estádio e em qualquer competição e com futebol de qualidade.
    Quero que, sobretudo, honre o nome e a qualidade e inteligência futebolística, de nomes, como Virgílio, Miguel Arcanjo, Pedroto, Hernâni, Carlos Duarte, Américo, Pavão, Custódio Pinto, Cubillas, Nóbrega, Jaime, Djalma, Gabriel, Rodolfo, Octávio, Séninho, Oliveira, Gomes, Frasco, Costa, João Pinto, Jaime Magalhães, Jaime Pacheco, André, Sousa, Futre, Madjer, Juary, Branco, Baía, Domingos, Kostadinov, Jorge Costa, Jardel, Drulovic, Paulinho Santos, Deco, Ricardo Carvalho, Maniche, Derley, Alenitchev, Moutinho, Hulk, Falcão, Belluschi, James, Guarin, etc. etc.
    Não é possível acreditar na crença e fé de Sérgio Conceição, de que o futuro será melhor. Ele está a mentir, porque irá manter a mesma táctica, os mesmos jogadores e a mesma forma de abordar os jogos – sem preocupação pela qualidade e pela inteligência futebolística – pontapé para a frente e fé em Marega, que não é mais veloz que Usain Bolt, mas que, provavelmente, é bem pior, que o Jamaicano, em termos técnicos. E irá preservar como insigne e insubstituível maestro – de quem depende a construção de jogo – o perneta e trambolho Herrera – o tal que é o rosto mais visível do miserabilismo e mediocridade exibicional de mais de cinco anos.
    Tendo em conta a confiança dada aos jovens, onde chegaria Galeno e o que diriam os media da capital se fosse jogador do Benfica? Um novo Neymar? Acho que o FC Porto deveria antecipar-se aos rivais e contratar Galeno na janela de Janeiro. … o quê? Galeno é jogador do FC Porto? Não acredito … ou melhor acredito, tenho de acreditar … não venderam Herrera e Marega por 30 milhões cada, mas despacharam sem pestanejar Ruben Neves e André Silva … Viva a mediocridade que corre, se mata e se esfola nos treinos, pois é com os trambolhos que iremos recuperar a glória.
    Até parece que a história foi apagada ...
    Quanto à equipa “B”, só tenho a dizer que Rui Barros foi adjunto e cochicho pé-de-orelha dos treinadores que, em quatro anos, afundaram de forma medíocre e miserável o ADN do FC Porto. Não preciso dizer mais nada.

    ResponderEliminar
  59. O Fafe do AB6, eu também queria muita coisa, mas nesta altura do campeonato só quero calma, serenidade, tranquilidade, que as teorias depois tenham correspondência na prática, que sejamos capazes de recueperar aquilo que foi a nossa grande força na época passada e possamos lutar pelos objectivos pretendidos e no fim conquistá-los.

    ResponderEliminar
  60. Lamachã, rivalidade Desportivo/ Vila Real, décadas de 50, 60 e 70, é verdade, isso terminou... Vamos estar atentos ao Cerva-Vila Real, ou ao Rostov-Lokomotiv, Lamachã?

    Mal de nós se mesmo com a Equipa B não ganhámos ao Vila Real. Melhor Equipa que o Lusitano de Evora, é verdade, o Murta na baliza (já jogou no Gil), o Fred no eixo da defesa, o Dioguinho no meio campo, e o melhor jogador do Vila Real é o canhoto Zé Pedro, estou a dizer alguma asneira Lamachã?

    Espero sim, que o Sérgio faça poupanças, e não repita o que fez com o L Évora, jogou o Abou ou o Brahimi, entre outros, respeitar sempre, mas repito, o Porto B ganha ao Vila Real!

    Lamachã, o Chaxoila finitto, e o Lameirão é hoje o "manco" de Chaves!

    1 abraço,

    PT

    ResponderEliminar
  61. Fafe do AB6,

    Uma pergunta, o Galeno que é destro, e joga na esquerda, caso regresse já ao FC Porto, irá maturar mesmo, e jogar muito nesta 2ª volta? E o que fazemos ao Brahimi? Deixem o Galeno crescer, e em Janeiro duvido que regresse, mas na proxima temporada estará mais bem preparado!

    Tivemos o exemplo do Gonçalo, jogava bem em Setubal, marcava, e sobretudo jogava, regressou ao FC Porto, estagnou e somou poucos minutos...

    PT

    ResponderEliminar
  62. PT,
    Falta o 17 Zé carvalho teve um infortunio ter tido um acidente automovel grave há uns atrás quando tinha 17 anos o que impossibilitou de chegar mais longe mesmo assim com 23 anos há que ter cuidado é um poço de energia e de técnica.......falamos depois do jogo
    LAMEIRÂO é um ex libris da cidade de vila real, volto a repetir tripas aos molhos com todo o respeito não há melhor
    Abraço

    ResponderEliminar
  63. Cada jogador é um jogador. Cada treinador é um treinador. Cada jogador poderá depender de cada treinador para se conseguir impor como futebolista de referência.
    Galeno e Paciência não são comparáveis, pois para além da enorme capacidade técnica de ambos, há atributos e qualidades naturais que os podem diferenciar.
    Paciência tem contra si questões naturais que não lhe permitem assentar num futebol tipo pró-Marega como o de Sérgio Conceição. Falta de velocidade de ponta, falta de explosão no arranque e falta de “rins”. Paciência tem que ter a seu lado e na sua retaguarda colegas que falem a mesma linguagem e inteligência técnica, com elevada qualidade de passe, futebol apoiado e de primeiro toque. No FC Porto de Vilas Boas, Paciência sentir-se-ia completamente integrado.
    Galeno é outro jogador. Também tecnicamente dotado, é um jogador de progressão com bola, de passada larga, visão periférica e aproveitador nato dos espaços concedidos. Tem muita serenidade no cara-a-cara com os guarda-redes.
    Quando falei na compra de Galeno na janela de Janeiro, estava a falar em sentido figurado, com muita ironia à mistura, por o Sérgio o ter dispensado, pois não concordo, absolutamente nada, com a institucionalização da maturação e do ter que crescer.
    Relembro só os jogadores do FC Porto que foram campeões europeus, mundiais e vencedores da Taça Uefa, e que se tornaram titularíssimos com idade muito jovem (há muitos mais, nessa condição, que ganharam muitos títulos, mas não internacionalmente):
    Fernando Gomes (18 anos); Jaime Magalhães (18 anos); João Pinto (19 anos); Futre (18 anos); Vítor Baía (19 anos); Jorge Costa (20 anos); Deco (21 anos); Carlos Alberto (18 anos); Helder Postiga (19 anos); Hulk (22 anos); James Rodriguez (19 anos).
    O que teriam sido as carreiras dos “monstros mundiais” se os seus treinadores aplicassem a “regra” da maturação, do “tem que crescer”, do “período de adaptação”:
    Pelé, Eusébio, George Best, Johan Cruijff, Maradona, Platini, Roberto Baggio, Marco van Basten, Raul Gonzalez, Xavi, Ibrahimovic, Iniesta, Ronaldo, Messi e Kylian Mbappé.
    Se fosse eu o treinador, descontando o facto de não conhecer Bazoer e contando com Galeno e Paciência no plantel, eu trabalharia todos para construir uma equipa subida no terreno, com pressão alta e futebol atacante, altamente fluído, envolvente e colectivo, pré-configurada da forma seguinte, mas em constante evolução e ajustamento com outras opções:
    Guarda-redes: Casillas (Vaná e Diogo Costa).
    Defesas: João Pedro, Filipe, Militão e Alex Telles (Chidozie, Diogo Leite, Mbemba e Jorge).
    Meio campo: Danilo (mc), Octávio (md), Óliver (10) e Jorge (me) (Chidozie, Bruno Costa, Sérgio Oliveira e Bazoer).
    Ataque: Corona e Brahimi (André Pereira, Tiquinho, Gonçalo Paciência e Galeno)

    ResponderEliminar