UMA REFLEXÃO SOBRE ANDEBOL
O que falta a Portugal para ter um andebol de topo? Qualidade individual? Mais e melhor
Formação? Investimento? Mais e melhores infra-estruturas? Mais Promoção/Marketing?
Um dos principais factores que diferenciava Portugal, relativamente aos principais países com sucesso na modalidade era a falta de experiência dos jogadores nacionais em grandes competições de clubes ou em ligas competitivas de grande nível. Nos últimos tempos, felizmente, este panorama tem vindo a alterar-se, com FC Porto e Sporting, por exemplo, a conseguirem qualificações regulares para fases de grupos da EHF Champions Legue e EHF Cup, com bons resultados, ou mesmo vitórias na EHF Challenge. Paralelamente, temos também assistido a uma galopante saída de jogadores nacionais, para algumas das melhores ligas profissionais europeias, tais como Polónia, França, Espanha e Alemanha e com evidente sucesso!
Obviamente, tudo isto tem originado um visível aumento de tarimba internacional nesses jogadores que, ao competirem com os melhores jogadores do mundo e ao serem treinados pelos melhores treinadores do mundo, com mais conhecimento técnico-táctico do jogo, desenvolvem exponencialmente a sua capacidade individual e colectiva. Outra das grandes diferenças que se evidencia no escalão de seniores consiste no trabalho físico dos jogadores, parâmetro FUNDAMENTAL que teremos de melhorar, se queremos atingir a elite do andebol. O trabalho de ginásio é algo que deve ser bem planeado e executado desde bem cedo, mas que em grande parte dos clubes nacionais não acontece por razões diversas, sejam financeiras (falta de infra-estruturas) ou simplesmente opcionais, por não fazer parte dos projectos dos clubes, o que significa que esse trabalho físico indispensável, seja realizado apenas na pré-época. No entanto, nem tudo é mau, pois apesar de no aspecto físico “perdermos” para vários países, existem outros aspectos que são mais trabalhados na formação, pelo que é normal os jogadores portugueses serem mais rápidos e mais evoluídos tecnicamente do que os atletas de outras selecções.
Mas se neste patamar as coisas estão neste cenário, é ao nível da formação que os resultados se mostram ainda melhores, ao ponto de as nossas selecções jovens estarem ultima e regularmente; a atingir fases finais de grandes competições, ao ponto de termos 2 jogadores sub-19, no Top-20 mundial: Luís Frade (pivô do Sporting) na 17ªposição e, principalmente, Diogo Silva (lateral do FC Porto emprestado ao Avanca) na 3ª posição! Diogo Silva foi considerado o jogador mais valioso no Europeu deste 2018, realizado na Eslovénia!
Resumindo, se conseguirmos formar atletas segundo um plano pautado pelo equilíbrio entre o trabalho físico e o trabalho técnico-táctico, será perfeitamente possível que os resultados internacionais possam ser ainda melhores, tanto a nível de clubes como de selecções (julgo que um factor influencia o outro) tornando a nossa liga mais competitiva. Para isso é fundamental um maior investimento em simultâneo de várias instituições, no sentido de dotar os clubes com melhores condições para os atletas poderem evoluir. Sem esquecer, obviamente da promoção massiva da modalidade, que passará por analisar e extrapolar o que de melhor é feito ao nível da educação desportiva, captação de jovens ou integração social, em países como Espanha, França e Alemanha, ou nos países nórdicos, por exemplo!
ANDEBOL
No andebol, a semana começou com um jogo difícil, na Maia, frente ao aguerrido e organizado ADA Maia, treinado pelo nosso ex-adjunto Prof. Rui Silva. A nossa boa vitória por 27-34 não espelha as reais dificuldades colocadas por uma equipa que foi, até agora, a única a conseguir derrotar o actual campeão do cashball Sporting! Com um 16-16 ao intervalo, o FCP teve em Miguel Martins e Angel Zulueta, ambos com 6 golos, os seus principais artilheiros, com o redes Thomas Bauer em bom plano, durante todo do jogo - resumo do jogo.
Já neste Sábado, conforme havia dito, o FCP defrontou o Boavista, para os 1/16 avos da Taça de Portugal. Num jogo bastante agradável de seguir, onde se jogou andebol num Dragão Caixa com uma assistência razoável, triunfámos por 26-40 (apesar de ser no Caixa estávamos como visitantes), com destaque para 2 jovens da formação: Miguel Pinto, na ponta direita ,com 4 golos e um redes de 16 anos (!!!) , de nome Francisco Oliveira, aqui e que promete e MUITO!!! - resumo do jogo
Próximo jogo: FC Porto – Arsenal CD (Campeonato Andebol 1) no Dragão Caixa / Ter. 11 Dez - 21h00 (Porto Canal)
BASKET
Após um pequeno interregno ao qual se seguiu uma boa vitória em casa, frente ao sempre incómodo Illiabum, o FCP deslocou-se este Sábado a Esgueira para defrontar a equipa local. Esperava-se um jogo para confirmar a reviravolta na nossa carreira desta época, já bastante desgastada, fruto de várias derrotas nacionais e internacionais, ou seja, um desempenho muito aquém para um clube como o nosso e a verdade é que o jogo foi bem mais difícil do que o esperado, com um Esgueira muito atrevido, servido por alguns norte-americanos com excelente técnica e que tornaram a nossa vitória MUITO suada! O resultado 82-93, não espelha as enormes dificuldades sentidas, pois o jogo apenas se resolveu mesmo no final, tardando em aparecer capacidade mental na nossa equipa, pois alguns jogadores revelam-se fracos neste aspecto…aqui
Continuemos a acreditar, pois é necessário acumular pontos para subir na tabela e poder disputar a primeira competição da época (Taça Hugo dos Santos) e garantir o melhor lugar possível no playoff, que irá decidir o campeão, no final da época. Ainda há tempo!!!
Próximo jogo: FC Porto – Vitória SC (Liga PB) no Dragão Caixa / Sáb. 15 Dez - 16h00 (Porto Canal)
HÓQUEI EM PATINS
No hóquei, também jogámos nesta última 4ª feira, frente a um HC Braga, que tinha como “cartão de visita” ser a única equipa a ter derrotado o regime/slb esta época. No entanto, com a nossa qualidade e com um miúdo muito talentoso de apenas 18 anos (Hugo Santos) a contribuir com um hat-trick, não demos hipótese aos bracarenses, sobretudo na 2ª parte, vencendo por claros 8-2! - resumo do jogo
Já este Sábado, o FC Porto deslocou-se ao pavilhão do recém-promovido SC Marinhense, equipa com um hóquei bastante interessante, mas que não teve hipóteses contra uns dragões muito profissionais e a saber o que queriam desde cedo, sempre a querer marcar mais um golo, o que até acabou por tirar algum discernimento na parte final do jogo, ou o resultado seria ainda mais desnivelado! aqui. No final, 3-11 e…de malas feitas para a Argentina, para a mítica cidade de San Juan, onde iremos disputar a ambicionada Taça Intercontinental - aqui.
Próximo jogo: CL Murialdo – FC Porto (TI) San Juan (Argentina) / Sex. 14 - Dez 22h00 / Porto Canal? Concepcion PC / FC Barcelona – FC Porto (Se chegarmos à final) / Dom. 16 Dez (hora a definir)
DESPORTO ADAPTADO
Conforme havia prometido no meu primeiro post, sempre que houvesse alguma notícia importante ligada às modalidades do FCP que não as 3 principais, iria obviamente merecer destaque aqui. Assim, não poderia deixar passar em claro a 5ª conquista consecutiva da Supertaça de Ténis de Mesa Adaptado, brilhantemente conseguida frente à Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde! - aqui.
Entretanto, hoje uma boa notícia para o ciclismo da W52/F.C.Porto - aqui
Parabéns pelo tema. As modalidades precisam de destaque. E este espaço de referência é uma boa oportunidade para isso. Jogo importante e complicado para o andebol do FC Porto no próximo sábado na Madeira (15h/tvi24). É preciso foco desde o início pois na Maia isso só aconteceu na segunda metade! E Muita fé que vai ser desta que voltamos aos títulos internacionais no hóquei!
ResponderEliminarUm abraço ao autor e ao Vila Pouca!
Boa tarde caríssimo DVP.
ResponderEliminarParabéns ao administrador e ao Pedro Pinto pela iniciativa, de divulgar as modalidades do FC Porto.
Carlos
Pergunta: Como vai o Andebol e Basquetebol nas escolas? A ideia que tenho é que sao modalidades abandonadas pelo sistema de ensino... O Hoquei sempre foi um mini-nicho ( e sou da terra da tradicao, Valongo), mas parece-me que Andebol e basquetebol nomeadamente foram completamente abandonados pelo sistema de ensino e têm pouquíssimos praticantes...
ResponderEliminarParabéns Pedro Pinto pelo post sem sombra de duvidas uma mais valia para o "Tasco" do Vila Pouca!
ResponderEliminarGosto bastante de me atualizar nas modalidades, por esta via. Bom trabalho.
ResponderEliminarAM
Boa noite Vila Pouca
ResponderEliminarParabéns Pedro Pinto, está aqui muita boa informação sobre as modalidades, não tinha a noção do bom trabalho que está a ser efectuado nas camadas jovens do andebol a vários níveis, é sempre de louvar.
Infelizmente são sempre os clubes a fazer o papel que poderia e deveria ser feito pelo Estado através das escolas, como acontece nos Estados Unidos, onde os bons atletas têm bolsas de estudo gratuitas fruto do seu bom empenho nas actividades físicas...
Falo deste assunto, pois sei que em muitas escolas em Portugal os professores de educação física deparavam-se com o problema de falta de coordenação motora de muitos alunos, pois o que antigamente eram meninos a brincar na rua transformou-se em meninos agarrados aos telemóveis, por isso é que recentemente a disciplina de educação física já voltou a contar como nota a sério em vez de não contar para nada (como foi durante largos anos).
Mas lá está, não sendo as escolas a fazerem formação desportiva, lá terão de ser os clubes e as federações a investir, aspecto onde deveriam depois ser recompensados de alguma forma.
Quanto aos resultados das modalidades, foi um excelente fim de semana, com 3 vitórias claras e sem contestação, e já hoje o Andebol ganhou bem o jogo antecipado.
P.s.1: Bastante satisfeito por ver a equipa W52-FCPORTO a competir no segundo escalão do ciclismo, mais uma etapa que espero que seja cumprida com sucesso, a ver vamos.
P.s.2: O trabalho efectuado pelo FCPORTO no desporto adaptado (nas várias modalidades) é sempre digno de ser salientado, mais uma vez é algo que deveria ser o Estado a preocupar-se com, mas têm de ser os clubes a fazer.
Abraço, Gil Lopes
Boa noite Vila Pouca
ResponderEliminarSobre a vitória na Turquia frente ao Galatasaray destaco vários aspectos.
6 Jogos - 5 Vitórias - 1 Empate - 0 Derrotas - 16 Pontos
15 golos marcados, 6 golos sofridos
16 Pontos, igualamos o melhor resultado de sempre do FCPORTO (com o António Oliveira e o SC como jogador)
12ª Vitória seguida em todas as competições
5ª Vitória seguida na Champions
5º Golo seguido do Marega na Champions (Alguém apostou isto?)
100º Jogo do Iker Casillas na Champions
Descansaram 6 jogadores para o desafio frente ao Santa Clara
Militão, Corona, Oliver, Octávio, Brahimi e Soares
Quanto ao jogo e de forma rápida, ganhamos, mas podia ter corrido pior, o Galatasaray teve demasiadas situações de golo claras, mas com tantas mexidas no onze era difícil fazer melhor.
Ainda assim, acho que faltou controlo de jogo, principalmente no meio campo e com bola, mas sem Oliver e Brahimi para se ter qualidade fica difícil conseguir melhor com os jogadores que jogaram.
Não gostei do Maxi, está lento, complicativo, não se pode ir abaixo assim.
O mesmo para o Sérgio Oliveira, e são dois jogadores que já mostraram muito mais e que é preciso puxar para cima.
O Diogo Leite fez um jogo interessante, foi várias vezes ao choque de cabeça e esteve bem.
O Adrian faltou-lhe mais um pouco de calma, mas sabe pisar e apoiou bem o seu lateral.
Hernâni, apesar de ter dado um golo, não me convenceu, mesmo num esquema mais adequado para ele, 433.
Mas lá está, quando apenas se muda uma ou duas pedras no máximo é mais fácil para quem entra conseguir alcançar um nível mais elevado, assim com tantas mexidas notam-se mais as falhas.
Mas se existia jogo para mexer era este, agora vão vir 3 jogos muitos importantes para os objectivos da temporada.
Abraço, Gil Lopes
Boa noite Vila Pouca
ResponderEliminarPor lapso esqueci-me de dar os Parabéns à equipa de sub-19 do FCPORTO que seguiu em frente na Youth League após vencer o Galatasaray fora por 2-0, golos de Fábio Silva e Romário Baro.
13 Pontos e um 1º lugar inteiramente merecido.
Abraço, Gil Lopes
Silvestre
ResponderEliminarBoa noite Sr .Pedro Pinto,antes de mais muito obrigado pela sua prezada atenção dispensada às modalidades, começando pelo andebol creio que temos equipa,bem como Treinador para conseguir discutir o título até ao último instante, veremos o que sucederá.
Depois no hóquei em patins temos uma equipa recheada de potencial e quiçá capaz de nos proporcionar diversas alegrias,desde que as arbitragens não interfiram no desenrolar dos acontecimentos,posteriormente no basquetebol ainda necessitamos de acertar algumas agulhas,nomeadamente no plantel que parece desequilíbrado em termos de talento para poder ter esperanças em futuros títulos.
Finalmente muito obrigado e muitos parabéns a quem colobora no desporto adaptado.
Abraços para si e para o Sr.Vila Pouca.
Silvestre
ResponderEliminarObrigado pelo interesse e pelos comentários!
Se cada um de nós puder fazer algo pelo clube, seremos cada vez maiores e SOBRETUDO, melhores!
(não como certas agremiações que falam de cima do poleiro...mas sem tutano!)
Como disse o Gil, acima, ontem a nossa equipa de andebol bateu a frágil equipa do Arsenal da Devesa por 53-26 !!! (não! não foi em basket…), num jogo interessante pelos vários miúdos que entraram a mostrar valor e segurança no futuro do clube para esta modalidade! grande atitude competitiva num jogo que tinha tudo para haver displicência! Parabéns ao grupo!
Tal como referiu o lucho, acima:
Próximo jogo: Madeira SAD - FC Porto (15/Dez - 15h / TVI24)
E sim Gil, tb concordo que o Estado deveria fazer bem mais pelo desporto, no que respeita à esfera das modalidades, pois as escolas não são, quanto a mim, o espaço ou contexto ideal para as desenvolver, embora as considere alvos muito privilegiados para promoção das mesmas e captação de jovens pelos clubes, E isso até já se faz...mas pouco.
Quanto ao desporto adaptado, os vários títulos alcançados mostram o carinho e atenção que sempre foram dispensados pelo nosso presidente, assim como o ciclismo que, desde que foi "recuperado", tb com um enorme envolvimento de PdC, tem tido um sucesso galopante!
Por isso...acho que estamos no bom caminho. No geral! Há ainda coisa que não me agradam (o basket, por ex.)
De resto, apesar de só ter visto a 2ª parte, tenho de elogiar o nosso mister SC, pela ambição à Porto e pela forma como consegue mexer com a cabeça dos jogadores! Não achei a exibição famosa, até acho q tivemos alguma sorte mas...procurámos muito e, no final, valeu a pena! GRANDE ORGULHO!!!
Estendo as palavras à equipa de sub-19, que fez um grande jogo na Turquia, frente a um Galatasaray sub-19 bom de bola e...terminou tb em 1º lugar do grupo, ou seja...GRANDE FCP!!
E não se esqueçam disto!
https://desporto.sapo.pt/modalidades/hoquei/artigos/fc-porto-com-taca-intercontinental-de-hoquei-em-patins-na-mira
Parabéns Pedro e Manuel Vila Pouca pela iniciativa.
ResponderEliminarExcelente. Vamos lá ver se trazemos a taça da Argentina.
Cumprimentos,
Nuno
ResponderEliminarJá agora:
FC Porto Sofarma - Sporting nos oitavos de final da Taça de Portugal!!!
GRANDE jogo, para lotar o Caixa, agendado provisoriamente para 26/Jan
https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20181211-pt-sporting-e-o-adversario-nos-oitavos-de-final-da-taca-de-portugal
ResponderEliminarOITAVOS DE FINAL da Taça de Portugal / ANDEBOL (26/27 jan):
(2 tubarões vão cair!)
FC Porto (I) -- Sporting (I)
ABC Braga (I) - Benfica (I)
Madeira SAD (I) - Estarreja AC (III)
Marítimo (II) -- Modicus (II)
Belenenses (I) -- Sismaria (II)
AD Sanjoanense (II) - Águas Santas (I)
Vitória de Setúbal (II) - Alto do Moinho (II)
Fermentões (I) - Póvoa AC (II)
Mas lá está, não sendo as escolas a fazerem formação desportiva, lá terão de ser os clubes e as federações a investir, aspecto onde deveriam depois ser recompensados de alguma forma...foi acima,num comentário escrito.E os clubes não são e bem "recompensados"...ainda agora no parlamento no boifiquistão,foi aprovado a redução do iva para as touradas e afins e os 23% (taxa máxima)para os bilhetes nos espectáculos desportivos...os "representantes"do povo devem saber que touradas na luz são o "pão nosso,de cada dia",daí o voto...
ResponderEliminarcumkprimentos
CP
Mais uma vez, parabéns e obrigado Pedro Pinto, já não sou um "iletrado" nas modalidades, mas tenho de me "aculturar" ainda mais. Esta semana via no Porto Canal, o FC Porto Arsenal em andebol, e pensei com os meus botões, os ingleses serão bons em andebol? Finalmente percebi que aquele Arsenal é de Braga.
ResponderEliminarPosso dar um saltinho à minha praia? Para o sorteio da Champions, as probabilidades de irmos à "ilha maldita" são enormes, entre os 7 possiveis adversários estão: Liverpool, Tottenham e a 99% Man United, depois restam 4: A Madrid, Roma, Skakhtar ou Lyon, Ajax ou Bayern Munique, apenas duas dúvidas que serão hoje esclarecidas.
Um dos coeficientes UEFA, são definidos pelas 5 ultimas pontuações/participações. Vejamos, o FC Porto participou nas 5 ultimas edições Champions, fase de grupos, disputou no seu total 30 jogos, isto nessas 5 ultimas fases de grupos, qual o somatório global nesses 30 jogos na fase de grupos Champions:
18 vitórias, 7 empates e 5 derrotas (duas em casa, D Kiev e Besiktas).
O FC Porto somou 61 pontos, marcou 64 golos, e sofreu 31.
O Ultimo campeonato Nacional com 30 jornadas, disputou-se na temporada 2013/14, o FC Porto terminou em 3º lugar, somou 61 pontos, marcou 57 golos, e sofreu 25.
Recapitulando:
1 - O FC Porto nas ultimas 5 fases de grupos Champions, disputou 30 jogos, somou 61 pontos (64-31).
2 - O FC Porto no campeonato 2013/14 o ultimo com 30 jornadas, somou 61 pontos (57-25), o FCP foi 3º classificado.
O nosso maior rival o Benfica, nas três ultimas fase de grupos da Champions, somou 8 pontos em 16/17, zero pontos em 17/18, e hoje ganhando ao AEK somará 7 pontos nesta edição 18/19, portanto: 8+0+7 - 15 pontos, isto em 18 jogos nas três ultimas edições Champions fase de grupos. O FC Porto nesta edição somou 16 pontos, em apenas 6 jornadas na fase de grupos...
"Hernâni, apesar de ter dado um golo, não me convenceu, mesmo num esquema mais adequado para ele, 433."
Gil Lopes, o gajo pode nem ter mexido uma palhinha, mas quem faz uma assistência e ainda cozinha um penalty, está directamente ligado a dois golos, em dois momentos decisivos, não será o homem do jogo? Vou mais longe, o Hernâni custou há 3/4 anos cerca de 2 M€ ao FCP, tivemos propostas neste verão a rondar os 2M€ pelo Hernâni, ontem o próprio "auto-pagou-se", e vai no final da temporada fazer um bom contrato no exterior, mas, já está pago!
Curioso, não acertei no onze de ontem, apenas acertei no dez, o Marega não estava nas minhas contas, mas sim o André Pereira. E este Mundo está perdido, o Marega que há 4/5 anos atrás, jogava nas distritais de Paris, no Gervide de Paris, marcou em 5 jornadas consecutivas na Champions, superando "só" a marca no FC Porto do Senhor Jardel ...
PT
Prezado Gil Lopes,
ResponderEliminarApenas um reparo/observação... involuntariamente referiu «100º Jogo do Iker Casillas na Champions»!
Não, jogos na Champions tem ele muitos mais... Trata-se é de um histórico recorde (como o CR7) 100º Jogo VITORIOSO do Iker Casillas na Champions.
Grande FC Porto a caminho do Bicampeonato!
JD Martins
ResponderEliminarBoas,
Dos possíveis adversários para os oitavos, apesar do Bayern não estar NAQUELAS épocas e de saber que no Dragão perderiam por 3-1 (ehehe...foi assim com eles próprios, Leipzig e Schalke), não os queria apanhar, nem o Tottenham nem SOBRETUDO o Liverpool. Até pelo histórico péssimo q temos com ingleses!
At. Madrid e Ajax podem ser traiçoeiros, enquanto Roma, Shakthar e Lyon me parecem...menos difíceis MAS, numa fase destas TUDO é muito difícil e nem tudo é o que parece, até pq só se joga para Fevereiro de 2019 e até lá, tudo pode mudar!
Se pudesse escolher UM clube a evitar: LIVERPOOL
Quem queria: SHAKTHAR
Boa tarde caro MVP, caro Pedro Pinto e caros Portistas;
ResponderEliminarNão sabendo em que contexto se encontra a formação escolar quanto às modalidades, devo acrescentar que já no meu tempo de escola não eram famosas. E aqui deixo apenas a ideia que acho sustentável para as mesmas enquadrando-as na realidade escolar, pois existe também o contexto em que a formação dos clubes se enquadra mas mesmo esta poderia ver os seus activos valorizados em termos de formação se o enquadramento escolar fosse realizado da melhor maneira. E achando o modelo americano sinceramente bem estruturado acho que este não protege os atletas, sendo um sistema vocacionado para garantias financeiras do organismo que as tutela, dirigentes e treinadores.
Aqui e pelo pouco que sei, acho que o modelo japonês no que às escolas diz respeito seria de melhor afirmação. E falo isto no contexto pré universitário. A criação nas escolas com infra-estruturas capazes de clubes, sejam eles de andebol, futsal, basket, hóquei, etc e que os mesmo pudessem competir entre si, primeiro a um nível regional e mais tarde no ano escolar a um nível nacional.
Criar este modelo seria uma contrapartida boa para os clubes pois veriam o número de atletas crescer e a sua qualidade também, tirando dividendos no futuro próximo do atleta para a alta competição.
Acho que o nosso clube muito teria a ganhar criando na área do grande Porto este conceito nas escolas para a formação capaz e sustentada de atletas. E com este exemplo dar um empurrão ao governo para criar condições para que o panorama crescesse a nível nacional.
Contra Tudo e Contra Todos. FC Porto Sempre.
JP
ResponderEliminarO que nos falta de verdade é ter o desporto escolar devidamente estruturado
(e levado a sério) ... a começar na pré - primária e por aí em diante ...
É uma questão inquestionável da educação e formação da juventude !
Boa vitória ontem na Turquia ‚ foi um jogo anarquico com muitas acasiões de golo para ambas as equipas ‚ igualada foi o registo de 96/97 de Antonio Oliveira na altura ‚ bem bom o encaixe financeiro .
ResponderEliminarDeu para poupar meia equipa para os compremissos que aí vem ‚ e atenção a este jogo nos açores com o Santa Clara ‚ cheira-me que vai haver missa .
Ainda o jogo de ontem ‚ dà para ver que o Maxi Pereira jà não tem pernas para isto ‚ muito mal nos golos ‚ o seu corredor foi uma auto estrada para os turcos ‚ a idade não perdoa ...
Mais um grande post sobre as modalidades!
ResponderEliminarA Intercontinental é uma oportunidade de ouro de matar o borrego do Barcelona no hóquei. Vamos a isso!
PORTO!!!
ResponderEliminarCaro JP,
Obrigado pelo comentário!
De facto, tb concordo com a forma como os americanos estruturam a génese do seu modelo desportivo no âmbito universitário (o japonês não conheço, mas admirando a cultura deles, será seguramente um upgrade, relativamente ao americano!).
Se calhar, e aqui falando do nosso clube, tentar uma espécie de fusão entre a Dragon Force e as escolas, poderíamos ter um começo, um protótipo de modelo que poderia ser replicado por outros clubes ou, no caso da falta de verbas (que existe em demasiados clubes), pelas autarquias, com recurso a subsídios do governo, ou comunitários, isto...a ser verdade que se pretende zelar pelo futuro dos nossos jovens! (eu acredito que o desporto é um BOM caminho para os jovens/miúdos, na medida em que os dota de faculdades e valores que podem ser depois aplicados em qq área da vida!)
O IPDJ, em vez de se entreter com pseudo-claques de clubes fora-da-lei, podia investir nesse tipo de planeamento e apoio, pois sem esse trabalho de base...dificilmente conseguiremos dar o salto. Os portugueses, não são em nada inferiores aos outros, antes pelo contrário. Temos é que nos organizar e saber valorizar. Se conseguimos no futebol, conseguiremos em qq outra modalidade. Haja vontade!
Caro Carlos Gomes...ASSIM espero!!! Embora não me consiga esquecer das VÁRIAS finais da Liga Europeia perdidas para o Barça (e outros)! Tem sido...SURREAL!