quinta-feira, 10 de janeiro de 2019
E... eis que 2019 começa bem! As modalidades, por Pedro Pinto
Fim de semana azul para as nossas modalidades! Com o andebol ainda “parado” devido a compromissos da selecção, numa altura em que se aproxima a ansiada fase de grupos da EHF Cup, competição na qual vamos perseguir um sonho, neste fim de semana tivemos basket e hóquei, cujos jogos confirmaram que estamos aí para a luta, com bom desempenho, em particular no basket que nos mostrou talvez a melhor versão deste FC Porto 2018/19!
Aproveito desde já para desejar a todos os que aqui vêm um excelente ano de 2019, com toda a saúde, alegria e sucesso que desejam e merecem e, em particular, que o nosso clube consiga todos os títulos a que se propõe nas modalidades…e no futebol, claro! E…não são poucos: a conquista da Liga e Taça de Portugal em andebol, basket e hóquei, serão os principais, mas a tão desejada Liga Europeia em hóquei e uma boa prestação na EHF em andebol (o título não será tão impossível assim...!). A Taça Hugo dos Santos, em basket, seria também um título apetecível, até para que a equipa cresça mentalmente e eleve os seus níveis de autoconfiança, que até já começa a aparecer!
ANDEBOL Conforme foi dito acima, o nosso andebol tem estado parado (apenas treinos), devido a trabalhos da selecção nacional. No entanto, avizinham-se já jogos importantes, pelo que será fulcral arranjar tempo para ir apoiar a equipa ao nosso pavilhão (e fora, se possível!):
Próximos jogos: FC Porto – AA Avanca (Campeonato Andebol 1) Dragão Caixa - Qua /16 Jan - 20h30 Sporting CP - FC Porto (Campeonato Andebol 1) Pav. João Rocha -, inicialmente marcado para Sáb /19 Jan - 18h00, passou para 6 de Março, FC Porto - Sporting CP (Taça de Portugal) inicialmente marcado para o Dragão Caixa - Sáb /26 Jan - 16h00. passou para 17 Março.
Basket:
No basket, após a vitória sobre o Imortal de Albufeira, naquele que foi o último jogo do ano, o FC Porto iniciou este ano no Dragão Caixa, frente à Ovarense, naquele que foi para mim o nosso melhor jogo esta época, em que demonstrámos um grande sentido colectivo e boa eficácia de lançamentos, fechando o jogo nuns claros 104-84, e que acaba por confirmar a boa fase que estamos a atravessar, com sete vitórias consecutivas, ultrapassando precisamente a Ovarense nesta jornada, direitinhos ao 3º lugar, isolados, apenas atrás dos dois do costume (regime e Oliveirense). Ferrán ventura e Will Sheey foram determinantes nesta pontuação, assim como a diferença nas assistências (26-8). A participação na Taça Hugo dos Santos já estava garantida, restando agora continuar a amealhar pontos para termos o melhor play-off possível!
Resumo do jogo
Crónica do jogo
Classificação actual
Próximo jogo: Terceira Basket - FC Porto (Liga PB) Sáb /12 Jan - 16h00
Hóquei em Patins:
No hóquei, jogo bastante difícil frente à aguerrida equipa do Riba d´Ave, num jogo em que, à última da hora, não foi autorizada a transmissão televisiva (…), o que fazia prever um qualquer arranjinho…e que os momentos iniciais do jogo acabaram por confirmar, com alguns momentos conturbados, em que saíram livres directos para os da casa e cartões azuis para os nossos. Valeu Nélson Filipe que, com grande determinação parou literalmente tudo! Cocco, primeiro, fez o 0-1, resultado ao intervalo. Na 2º parte, a equipa entrou melhor com Gonçalo, Reinaldo e Rafa a fazerem o resultado final de 0-4, que não ilustra de todo as grandes dificuldades sentidas num pavilhão cuja equipa tem tradicionalmente uma atitude bastante competitiva e uns adeptos fervorosos. Como deve ser sempre! (alguns clubes deviam ver este exemplo…) Esperemos que este ano a equipa saiba estar ao seu melhor nível nos jogos decisivos, em especial nos jogos em casa com regime, Sporting e Oliveirense! Sem esquecer a “amaldiçoada” Liga Europeia!!!
Crónica do jogo
Classificação actual
Próximo jogo: FC Porto - AD Valongo (Campeonato Nacional) no Dragão Caixa /Sáb /12 Jan - 18h00
Treino aberto:
Na tarde de 28 Dez de 2018 foi assim no Caixa… ver aqui
Foi uma espécie de prenda de Natal tardia. Cerca de 500 adeptos portistas puderam assistir na tarde desta sexta-feira ao treino aberto do FC Porto Fidelidade. Entre eles estavam os jovens da escola de hóquei em patins Dragon Force, que vieram equipados a rigor com camisola e cachecol do clube, alguns mesmo com o próprio stick para bater umas bolas com os ídolos. Enquanto no ringue os pupilos de Guillem Cabestany cumpriam com toda a concentração uma intensa sessão de trabalho, nas bancadas sucediam-se as fotografias e vídeos de quem não quis perder a oportunidade de eternizar o momento. Foi até possível vislumbrar um cartaz com um pedido: “Gonçalo, dá-me as tuas luvas”. Era esta a mensagem de um pequeno adepto. E os primeiros aplausos da tarde vieram precisamente com o golo de Gonçalo Alves, apontado bem cedo no jogo em espaço reduzido entre os hoquistas do plantel azul e branco. Aplausos que se acumularam à medida que mais jogadas e tentos eram protagonizados. Mal soou o apito do treinador catalão do FC Porto a assinalar o fim do treino, houve invasão de campo por parte da criançada, que pôde interagir com os jogadores que normalmente só vê à distância. Os miúdos receberam algumas instruções e não conseguiram esconder os sorrisos rasgados de felicidade, os quais eram partilhados pelos jogadores portistas. No final, tanto Guillem Cabestany como o capitão Hélder Nunes, um dos mais requisitados para autógrafos e fotografias, manifestaram-se orgulhosos com o sucesso da iniciativa, que, segundo eles, é o reconhecimento do trabalho levado a cabo pela equipa mas também um sinal da responsabilidade que têm sobre os ombros.
ResponderEliminarMUITO BEM a estrutura do andebol portista a marcar 3 jogos em França, entre o próximo jogo contra o AA Avanca para o campeonato, a 16/Jan e o Sporting para a Taça de Portugal, a 26/Jan, para manter a equipa ligada e competitiva e, por isso, mais preparada para a fase de grupos da EHF Cup, que se avizinha rapidamente.
Nesses 3 dias, o FC Porto irá defrontar:
- o Dunkerque, a 18/Jan
- o Savoie Handball a 19/Jan
- o US Ivry a 20/Jan
Obrigado por estes posts Pedro Pinto. Bom 2019 para todas as modalidades.
ResponderEliminarAM
Os jogos de andebol com o scp passaram para Março.
ResponderEliminarO do campeonato passou de 19/1 para 6/3 e o da taça de 26/1 para 17/3.
A 26/1 vamos à Horta.
http://portal.fpa.pt/fap_portal/do?COM=DS;1;111;+PAGE(2000080)+COD_COR_CAIXA(3)+K-CATEGORIA()+K-ID(28221)+RCNT(1)
abraço
ResponderEliminarObrigado Lucho, não sabia dessas alterações! Nem no site oficial do clube estavam...
Obrigado Pedro Pinto. Um clube que não quer saber das modalidades rapidamente desaparece.
ResponderEliminarO futebol é o motor de tudo, mas o FC Porto é muito mais que futebol.
Capela no seu melhor. É pá afinal é fora da área então deixa-me expulsar o gajo. Tenho que favorecer a agremiação corrupta de alguma maneira, se não é penaltie o que é que eu faço? "expulsa o gajo é ficas nas boas graças do primeiro-ministro". É isso mesmo expulso-o e saio bem e vermelhinho da Silva disto tudo.
ResponderEliminarMais uma missa ‚ desta vez nos açores ‚ o padre Capela nunca falha ‚ e ainda teve como sacristão o Fabio Cardoso que fez merda da grossa ‚ e coicidencia esse jogador interessa aos lampiões ‚ mais uma pouca vergonha ...
ResponderEliminar"escorregou" coitado.
EliminarPedro Pinto, "boa malha" e obrigado!
ResponderEliminarPosso dar um "cheirinho" sobre o amigável que acabei de ver nos Açores?
1 O Sta Clara estava limitado, é facto, não jogaram o Fernando Andrade, o Rashid (está no Campeonato da Ásia), e o Chrien (emprestado), mas outros "emprestados" jogaram e bem, todos na defesa, o Patrik "Boaventura", e os centrais Fábio e César, os três com passe partilhado pelo Benfica e Sta Clara!
2 O Patrick "Boaventura", antes dos 10 minutos, vê um amarelo estúpido e desnecessário, e auto-condiciona-se, se caso fosse preciso ...
3 Surreal as exibições dos centrais Fábio Cardoso e César, então o rapaz de Águeda "enterrou" literalmente o Sta Clara, Fábio que segundo alguns empresários foi apreciado por Pinto da Costa no jogo do FC Porto nos Açores (convinha valorizar, e fez de facto um grande jogo), o Fábio hoje esteve em todos os erros defensivos do Sta Clara na 1ª parte, o 1º golo é um brinde misto Fábio/César, isto para além de outros "brindes" em 40 minutos (uma oportunidade desperdiçada pelo Seferovic, mais um brinde nesse período), mas também no lance de que resulta a expulsão. Portanto, o Benfica pode e deve resgatar o Fábio em janeiro ao Sta Clara, porque o rapaz merece, e os 2 argentinos Conti e Lema até estão de saída!
4 A abordagem táctica do João Henriques pós expulsão, e substituições foram no minimo estranhas. O Sta Clara até à expulsão, estava a jogar em 4/4/2, 4 defesas, duplo pivot (Anderson/Pacheco), o Ukra na direita, o Lamas na meia esquerda, e 2 P Lança. O Fábio é expulso, e o que fez o treinador do Sta Clara para requalificar a defesa? Tira o Pedro Pacheco do meio campo (desmonta o duplo pivot), e entra um central, e eu pergunto, quando um central, ou um G Redes é expulso, o que é que vem nos livros? Retirar um P Lança, ou um extremo. O que fez o João Henriques? Desmonta o duplo pivot e tira o médio Pacheco, para entrar o central Aciolly, perde literalmente o meio campo, e o Benfica controlou/dominou, e poderia ter goleado. Apesar deste filmem, ainda o agravou mais, aos 60 minutos esgota as substituições, e entrou algum médio? Não, continuou a jogar desequilibrado, e foram a jogo 2 P Lança, mas para quê 2 P Lança/avançados frescos se a bola não chegava lá, e o meio campo estava sufocado e precisava urgentemente de uma unidade fresca para tentar equilibrar, e empurrar o Benfica? Há momentos de jogo, em que a entrada de um médio possante, mesmo em desvantagem no marcador, é mais eficaz do que entrada de 2/3 avançados frescos. E curioso o Kaio Pantaleão estava no banco, e creio que seria o médio possante e com força que poderia ajudar a equilibrar a equipa.
5 O FC Porto e o Sporting venceram 2-1 nos Açores com enormes dificuldades (estiveram ambos em desvantagem), o Braga depois de estar a ganhar 3-0, empatou nos Açores, já o Benfica que tem jogado em binário, não goleou o Sta Clara porque não quis!
6 Suspeito que esta semana o "empresário" Boaventura esteve nos Açores, naturalmente a tratar da vida de alguns atletas ...
Relativamente ao ponto 4, hipoteticamente, se amanhã o Felipe é expulso em Alvalade, o que faria o Sérgio, se jogar em 4/4/2? Tira o Herrera, para entrar o Mbemba? Ou tira o Tiquinho, ou o Corona para entrar o Mbemba? Bom, até pode baixar o Danilo para central (porém, o Sta Clara não tinha médios com essas caraterísticas no onze), mas de uma coisa, eu tenho a certeza, o Sérgio não iria retirar um médio, para reposicionar o eixo defesa, mas subtraia sim ao onze o Corona ou o Tiquinho. Deixo este exemplo, para explicar melhor, a forma incompetente (ou estranha) como o treinador do Sta Clara mexeu na equipa, para reposicionar a defesa!
E termino, CHAMEM A POLÍCIA!
PT
O mais triste disto tudo é que os açorianos não se importam de ser roubados ‚ mão fossem os açores uma região quase 100 por cento benfiquista .
EliminarAntes do jogo ouvi os adeptos açorianos que diziam que iam torcer pelo benfica ganhar ‚ mas que se fosse o Santa clara a ganhar também ficavam contentes ‚ quando devia de ser o oposto ...
Chamar a polícia para quê? Depois são presentes ao juiz e já sabemos o que acontece.
EliminarPortugal é um país benfiquista (falido moralmente).
Bom dia caro MVP e caros Portistas;
ResponderEliminarHugo Miguel o eleito de Alvalade com Tiago Martins no VAR... Começou ontem a ver como corre hj...
Boa análise do PT ao artista treinador do Santa Clara, matou a equipa mas de salientar o ''bom'' trabalho de Capela que em primeira instancia vê um pênalti fora da área e depois acaba por expulsar o jogador da casa.
Grande jogo dos afiliados do Benfica que jogam nos Açores...
Não lhes puseram a mão qd deviam agora aguentem com eles. Uma farsa.
Hoje mais um jogo contra tudo e contra todos. Temos de ter a cabeça limpa e dar tudo por tudo.
Contra Tudo e Contra Todos. FC Porto Sempre.
JP
O problema e o badquetebol pois ha anos que trazemos estrangeiros na sua maioria vulgares.
ResponderEliminarTreinos abertos ideia feliz.
Hugo Miguel ?! E de fugir.
Capela esteve nos Açores e...
A voltar ao tempo de Ferreira Nunes?!
Umas notas soltas:
ResponderEliminar1 Não gosto desta dupla nomeação, o "bolinhas" é um árbitro muito fraco, teremos a "sinfonia do apito", no VAR estará um "Internacional" que também não goito, aliás fez em Alvalade uma arbitragem surreal, num Sporting 2 FC Porto 1 (pós Roma, foi há 2 anos e meio) em que valeu tudo, até jogar voleibol, estão ambos conotados com o Sporting!
2 Em clássicos para o campeonato, em Lx no Alvalade XXI, ou na nova Luz nos ultimos 15 campeonatos, o FC Porto apenas ganhou duas vezes em Alvalade: Em 2005/06 (golo do Jorginho, e campeonato quase carimbado), e em 2008/09 (golos do Lisandro e Bruno Alves), já na nova Luz, em igual período ganhou 6 clássicos. Portanto, cenário favorável ou muito bom na Luz, e péssimo do outro lado, não ganhamos em Alvalade há 10 anos, o histórico no passado recente é negro.
3 A melhor década de sempre do FC Porto a jogar em Alvalade, década de 90, em 10 clássicos para o campeonato, 6 vitórias do FC Porto, 2 empates e 2 derrotas, arrasadora a sociedade Domingos&Kosta em Alvalade!
4 O Sporting hoje vai se transcender, e não gosto nada deste super favoritismo que nos é tributado, eu desconfio. Depois o histórico em Alvalade no passado recente, não nos é favorável, e aí entra a minha superstição. O Sérgio como Treinador também nunca ganhou em Alvalade ...
5 O meu prognóstico para hoje, um empate com golos (talvez 1-1), eu que não sou esquisito, não torço o nariz.
6 Mercado, o médio Ewerton que o FC Porto tinha emprestado ao Portimão, vai para o Japão, portanto, liberta a vaga de emprestado. O Portimão está a jogar com um central como lateral direito, seguirá o João Pedro por empréstimo para Portimão para crescer com o Folha, e no sentido inverso chegará ao Dragão o Manafa?
7 Creio que a defesa do FC Porto sofrerá algumas alterações neste mercado, saídas: João Pedro (emprestado), Chidozie (emprestado com opção de compra), e Jorge (devolução do empréstimo). Quanto a entradas, se já entrou o Pepe, porque não o Ricardo Pereira II ou Manafá?
PT
Naquelas notas avulso, omiti o "caça Dragões" Slimani, esteve sempre nas 3 vitórias do Sporting em Alvalade para o campeonato nos ultimos 5 anos:
ResponderEliminar13-14 Sporting 1 FC Porto 0, golo de Slimani,
15-16 Sporting 2 FC Porto 0. Bis de Slimani. Na mesma temporada, na 2ª volta no Dragão, voltou a bisar no 1-3.
16-17 Sporting 2 FC Porto 1, golo de Slimani, no dia seguinte, final de agosto foi para o Leicester. Nessa mm temporada já em Inglaterra, na Champions: Leicester 1 FC Porto 0, golo de ... Slimani.
Poucos marcaram 7 golos ao FC Porto, só mesmo o Lima, e este por três clubes distintos, então no Dragão, o Lima marcava sempre. O contraste do Sli, o Bas Dost nunca marcou ao FC Porto, e espero que assim continue!
PT
Manafa e Nakajima era para ontem.
ResponderEliminarIsto já que não se consegue reforçar o meio campo que tecnicamente é o no mínimo medíocre.
SC nem sequer falou no roubo que foi a não expulsão do Bruno Fernandes. É por esta falta de reação que seremos sempre roubados. Tristeza e desilusão ouvi-lo nesta conferência de imprensa, parece um cordeiro.
ResponderEliminarÉ a propria mae do Joao Felix que confirma que o FCP nao o dispensou: https://maisfutebol.iol.pt/reportagem/benfica/joao-felix-a-historia-do-miudo-que-cresceu-muito-depressa
ResponderEliminar