terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

F.C.Porto 3 - S.C.Braga 0.


Bela exibição, de um F.C.Porto colectivamente forte e que potencia as individualidades, vitória clara e que até podia ter atingido números mais dilatados, um passo quase decisivo no caminho para o Jamor.
Não estamos imparáveis, nem demos um amasso - o S.C.Braga também não tem o poderio do G.D.Chaves... -, mas não foi mau...

Chamas do Dragão:
Em que planeta é que estes tipos vivem?
Meus amigos do AS, nunca ouviram falar de um tal João Félix, já comparado ao Messi e muito melhor que o argentino nos números de circo? Vão à Net e vejam como ele mergulha... De um tal Florentino que já é o novo Kanté?
Concentrem-se nesses, esses é que são os craques do futebol português. No F.C.Porto só temos jogadores jeitosinhos, discretos, quando fazem grandes coisas são apenas a excepção que confirma a regra.

Bagão Félix, agora em versão trotineta modelo Papa-Hóstias, voltou ao ataque - enquanto o certinho e direitinho colunista portista do chiqueiro da queimada, Paulo Teixeira Pinto, o tal que ganhou um Dragão de Ouro para Sócio do Ano, sem nunca ter sido sócio do F.C.Porto, não toca no SLB nem com luvas de pelica e havia tanto para dizer, idem para a forma como os mídea tratam os Dragões no confronto com as águias/toupeiras, o Papa-Hóstias nunca tira do F.C.Porto do ponto de mira.
Num artigo quase em exclusivo dedicado ao F.C.Porto e em que o director de comunicação dos Dragões é tratado por Efe Jota Marques, Bagão na versão trotineta, diz que Herrera no jogo de Tondela devia ter visto o segundo amarelo. Ora, convém que a trotineta Papa-Hóstias actualize a cartilha para não dizer disparates.
Como é que o Herrera devia ter levado o segundo amarelo, se não levou o primeiro?

Golo é a essência do futebol e quando são bonitos...
Mais que mil palavras há imagens que falam por si...
Que dizer da simplicidade com que Tiquinho Soares dominou e tocou para golo perante um perplexo Marafona perplexo?

Que dizer da jogada de Óliver que claramente derrubado, não se atirou para o chão - apesar do jogo estar perto do fim e o resultado de 2-0 já ser excelente? -, fez um cruzamento perfeito que depois, Yacine Brahimi culminou com pormenores na recepção e finalização que definem um jogador?

Seguimos unidos, imunes à euforia, arrogância e aos fanfarrões do regime. Temos consciência que a nós ninguém dá nada de barato, só com a humildade, competência e qualidade que nos caracteriza, podemos ter sucesso, atingir os objectivos pretendidos. Ainda não ganhamos nada, mas sabemos que o caminho que leva ao sucesso é este, não há outro.
Força Grande Porto!
Caixa de comentários

59 comentários:

  1. Grande jogo cada vez mais o SC é um treinador de equipa TOP encaixa como uma luva neste GRANDE PORTO

    VIVA O SÉRGIO CONCEIÇÃO

    ResponderEliminar
  2. Foi um jogo em que mandamos do princípio ao fim, com o Braga de sempre, fechadinho no ferrolho e quase sem posse de bola contra o FC Porto, pena é que não jogue assim contra o patrão de Lisboa. Talvez não levasse 6 com um sorriso nos lábios. Claro que levar 3 secos no Dragão já não é motivo para sorrir.

    Nova grande exibição do Pepe e nova exibição sofrível do Felipe, muitas falhas que com um Dzeko serão fatais. O Manafa a sentir o peso físico de jogar no FC Porto, mas muito bem a dar equilibrio e profundidade e com cruzamentos venenosos.

    Óptimo para o Brahimi e para o Soares. Óptimo saber que o Marega e o Danilo estão de volta. Vamos receber os ladrões com a moral em alta e com o grupo todo disponível, algo impensável há 2 semanas.

    ResponderEliminar
  3. Muito bom resultado. Foi a primeira de três finais e a menos importante para mim.

    Próximos dois jogos um empate a zero com o regime e uma vitoria por 1-0 era suficiente. Bom eram duas vitórias. Muito bom era 2-0 ao regime (confronto directo) e 1-0 à Roma.

    Para sábado dois resultados servem, por isso apresentaria uma equipa equilibrada, tendo tb em conta o que se passou na taça da liga, transiçoes do adversario e o momento de forma que apresenta. Só possível com o 4-3-3: Casillas, manafa, pepe, militao, Telles,Danilo, Oliver, herrera, corona, Soares, brahimi.

    Eu sei q não vai ser esta a equipa mas teríamos militao no meio e manafa na ala para proteger das transições e do rafa. Danilo para equlibrar, proteger subida laterais e fazer 3x2 com os centrais vs seferovic e felix. Herrera e Oliver na 1a fase de construção, a 4. Subindo o Danilo. Dando tb jogo interior. Soares para segurar ou se tivermos que jogar mais directo devido à pressão alta do regime. Marega no banco para entrar para transições ou arriscar para 4-2-4 saindo um dos médios

    ResponderEliminar
  4. Caros Portistas,

    Grande jogo ontem, estamos no bom caminho e poupamos os que vieram de lesões para os dois próximos jogos. Como o DVP diz nada de especial comparado com os corruptos encornados.
    Agora é descansar bem e preparar bem o jogo com os corruptos encornados que em caso de vitória nos deixa com boas perspectivas de revalidarmos o titulo. Não podemos permitir é as transições que permitimos na meia final da taça da liga, aliás até gostava que viessem pressionar alto mas isso não vai acontecer, vão ficar no ferrolho à espera de uma falha nossa para o contra ataque, temos de estar atentos e não pode haver passes falhados em zonas proibidas., tanto para o jogo com os corruptos encornados como com a Roma.
    Concordo com o 11 do Art assim sufocamos e com os mesmos jogadores variamos de tática conforme necessidade.
    Acho que o FCP devia exigir um árbitro estrangeiro e consolo anti-doping estrangeiro pois cá as toupeiras estão por todo o lado, aliás porquê o 5lb contratou ex-presidente do controlo anti-dopagem, não será para pagar os favores??

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  5. OLIVER jogas tanto! O princípe do Dragão esta muito forte o melhor meio campista do campeonato meus amigos é uma delícia ve lo jogar aqueles passes a rasgar é do melhor.
    No sabado ha mais estou convicto que vanos ganhar.
    Mais uma vez jogadores que saiem do banco faturam.
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Chamo a atenção para um jovem (e promissor) seminarista, que substituiu ontem no VAR de contrafacção o PHenriques...

    É um Tiago qq coisa e conseguiu ver um penalti cometido pelo Fabiano numa saída 'à molhada' em que o Herrera cabeceia a bola e o GR choca com um jogador do Braga que por ali andava, colocando esse lance ao nível do nosso penalti.

    Também achou 'aceitável' não marcar penalti naquele lance de carga de ombro entre o Pepe e o Dyego Sousa.

    Este tipo tem futuro e prevejo que venhamos a ouvir falar muito dele...

    ResponderEliminar

  7. Com o Braga já está! pelo menos, muito bem encaminhado!

    Agora, o regime...
    Apesar de não ser decisivo (embora seja MUITO importante) este é O JOGO para arriscar TUDO, para meter toda a carne no assador! Se o ganharmos, e bem, toda a moral sobe em flecha para o jogo com a Roma, esse sim, decisivo!

    Sinto o grupo com muita alma e confiança, com estofo de campeão! Estou...bastante confiante!

    A minha equipa para Sábado:

    Casillas
    Manafá (se recuperar BEM) / Felipe / Pepe / Telles
    Óliver / Danilo / Herrera
    Corona / Soares / Brahimi

    ResponderEliminar

  8. Só mais uma coisa:

    Espero que SC forre todas as paredes do balneário com rascords e bolhas, bem como algumas frases de "cartilheiros" que por aí pululam!

    Se, como acredito, o Porto vencer bem este regime eufórico da treta e eliminar a Roma, de seguida, podemos ter um final de época brilhante e surpreendente!


    Nunca mais é sábado!!!

    ResponderEliminar
  9. Vitória sem espinhas! Este Braga, tal como se previa, é uma boa equipa mas está na fase do desinchar. Muito bem feita para o Abelhinha (não se lhe viu hoje o sorriso de 6-2 no final do jogo). Há ali algumas coisas a corrigir no processo defensivo. Temos de ter cuidado nos espaços que damos atrás porque o nosso próximo adversário tem jogadores mais rápidos do que o Braga na frente e podem explorar este aspeto. No processo ofensivo muito bem o nosso meio campo a alimentar as investidas à baliza do Braga. Adrián bem, Fernando menos bem. Soares letal marca mais uma vez a este adversário. O golo do Brahimi é uma delícia e é a cereja no topo do bolo. Demorámos uns minutos a encarreirar mas quando pegámos a sério no jogo, do Braga só me lembro de ter uma oportunidade a sério pelo Dyego Souza (muito bem Fabiano a fazer a mancha).

    Agora venha o jogo mais importante desta série. Eles estão eufóricos, é o Lageball, formação do Seixal em alta (acho que já não vale a pena convocar mais o CR7 à seleção), eles até são favoritos segundo a maior parte dos opinadores. Acredito que vai ser um jogo ainda mais complicado do que o que tivemos na meia final da Taça da Liga, mas é um clássico que apesar de nunca ser um jogo fácil acredito na alma deste grupo até ao fim para vencermos o bi.

    Pedro Nuno

    ResponderEliminar
  10. Caro DVP

    Grande, grande jogo do FC Porto. O Oliver está um jogador tremendo.

    O Porto joga como uma verdadeira equipa e o timoneiro mor é o SC. Claramente temos uma equipa à imagem do nosso treinador.

    Agora...só quero ganhar no sábado. Força Porto.

    Raoc

    ResponderEliminar
  11. Esta vitória foi como quem limpa o cu a meninos. Talvez os números sejam exagerados mas a vitória é incontestável. Coletivo forte com algumas individualidades a sobressaírem, Pepe, Oliver, Soares, Corona, Brahimi,... . Agora temos outra final para ganhar...o chip já tem de estar concentrado no próximo jogo.

    ResponderEliminar
  12. Art, acho que Pepe no meio à direita ao lado de Militão à esquerda, seria perfeito. Vamos ver.

    ResponderEliminar
  13. Não sei se seria um risco mexer novamente na dupla de centrais mas no sábado jogava com Pepe à direita e Militao à esquerda, isto de manafa estiver a 100%. Filipe voltava para a Roma com Militao à direita. No meio danilo, herrera e oliver. Na frente Soares, brahimi e corona. Marega não deve aguentar um jogo inteiro e teria mais impacto contra uma defesa já desgastada. Mesmo sendo outra equipa escolhida, estou muito confiante (estou sempre!).

    ResponderEliminar
  14. Vila :

    O nosso MST é danado ... o Sílvio Cervan que o diga !


    Quanto a mim gostei muito do Porto !
    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Caro DVP e Amigos:
    Gostei da nossa vitória contra a filial dos encarnados, uma equipa mais débil que o Chaves.
    Estou com receio do jogo com o clube do regime. Aquilo. é uma fábrica alucinante de bebés que num sopro atingem clausulas mirabolantes, pois já todos estão vendidos aos grandes colossos europeus. Messis e Ronaldos já eram. Para a ribalta saltaram os Félix, os Jotas, os Ferros e não sei quantos mais que diariamente a comunicação social centralista publicita.
    Asterix, Obelix a Bagãofélix, de trotinete...
    Qual a diferença entre a ida de Marega à China e do Jonas a Madrid?
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  16. Foi uma vitória que praticamente nos põe na final do jamor .
    Agora vem aì o jogo do ano ‚ um jogo que bem pode valer o campeonato ‚ dizem os optiomakers que eles são os favoritos ‚ e ainda bem ‚ é mais pressão para cima deles .
    Para mim o Pizzi é o jogador fulcral deles ‚ terá de ter marcação cerrada ‚ pois todo o futebol dos lamps passa por ele ‚ assim como cuidado com as transições e perdas de bola no meio campo ‚ não podemos ficar descompensados lá atrás ‚ a chave do jogo estará aì ‚ e claro não pode haver abébias na nossa defesa .
    Outra coisa que temo é a arbitragem ‚ e temos de estar muito atentos nessa matéria ‚ pode vir missa ...
    Temos de estar preparados para tudo e lutar contra tudo .

    ResponderEliminar
  17. Bom resultado, pena não se ter deixado o Telles e o Herrera a descansar. Mas dado que foram os autores dos dois primeiros golos, lá está, talvez não se tivessem sequer conseguido.

    Nota para o golo do Soares. PT, não tenho a certeza se já discutimos esta estatística, mas eu tinha ideia que o Soares marca mais vindo do banco, do que entrando de inicio. Assim, seria suplente no próximo jogo.

    AM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queria ter escrito que foram os dois intervenientes no primeiro golo.

      AM

      Eliminar
  18. Pois, para o próximo jogo também não colocaria o Marega de inicio. Assim, frente de ataque seria Adrian e Fernando ou Hernani, caso fosse 442 - para o desgaste. Segunda parte, entrava o Tiquinho e o Marega se estiver em condições e o jogo estiver a pedir.

    Atenção ao espaço nas costas que demos na taça da liga. Foi confragedor ver como acontecia recorrentemente. 433 era outra hipotese de jogo, com Danilo, Herrera e Oliver, para que os defesas laterais não tivessem de subir tanto. Corona e Brahimi a extremos e Adrian no meio.

    AM

    ResponderEliminar
  19. Uma coisa é certa; seja qual for a equipa que entre em campo, muito suor, muita raça e muita abnegação existirão sempre. Portanto contra as tourpeiras, nem me importo nada que o Sérgio repita pela 3ª vez este onze!

    Luís Freitas Lobo és um escroque! Aquilo que escreves n'O Jogo é diametralmente oposto aquilo que sentes e falas na Sport TV quando joga o FC PORTO. A tua cornadura deve estar maior que a de um alce, por isso continua a marrar, pode ser que encurtes essas hastes.

    Sábado lá estarei, e para o convivio do costume...

    ResponderEliminar
  20. Boas

    Grande vitória, bom jogo! Adoro quando ganhamos a um dos muitos benficas do nosso campeonato.

    Sinceramente não me entra na cabeça, não entendo, quando leio "empate era bom", ou qualquer coisa parecida,já li "tentar não ser goleado pela Roma", não posso crer haver um, um que seja, portista que se satisfaça com empate ou derrota! Seja em que circunstancias forem! Fico destroçado para não dizer f...do!

    Estou confiante para sábado mas...a saber das pedras que nos metem no caminho, até na nossa casa!

    Que grande grupo temos!Grande timoneiro!

    VIVA O FCPORTO!

    ResponderEliminar
  21. Gostei do destaque dado aos 2 momentos do jogo, que bonitos o 2-0 e o 3-0!!!

    Agora toca arreganhar os dentes e seguir com esta garra e esta qualidade que os próximos 2 jogos serao decisivos para o resto da época. Estou convencido que este SLB de Lage nao tem estofo e se vai derrubar como um castelo de cartas, tal como o Sporting de Keizer ou o Real Madrid do Solari. No sábado temos a oportunidade de dar a primeira estocada e alinhavar o caminho para o bi.

    Vamos PORTO!!!!

    ResponderEliminar
  22. Existem duas coisas no FCP que são para corrigir com urgência.

    A primeira é o enorme buraco nas laterais, onde muitas e muitas vezes há sempre um adversário sozinho.

    Ontem Wilson Eduardo apareceu 2 ou 3 vezes sozinho, completamente sem marcação, dentro da área, em posição de remate. Noutros jogos anteriores, situação idêntica, sempre um adversário completamente livre, seja na direita ou na esquerda.

    A segunda é quando o médio do FCP que está na zona do círculo central e que está de costas quando recebe a bola do defesa. Caem sempre dois ou tres adversários em cima dele, principalmente Herrera e Danilo que andam a errar passes de 2 metros e demoram uma eternidade a soltar a bola, e quando a perdem, acontecem contrataques e sustos completamente desnecessários.

    Na minha opinião, são estas duas coisas que tem ser corrigidas com muita urgência.

    Quanto ao jogo de ontem, Oliver foi o destaque, sem sombra pra dúvidas. Depois foi o mister SC, que anda a gerir o plantel e o cansaço com maestria.

    Manafá jogava na lateral/ala esquerda em Portimão, ou estou enganado?

    Quanto ao jogo de sábado, meio a zero pra mim tá ótimo. É um jogo de 6 pontos, portanto vitória por qualquer placar pra mim tá excelente. Não faço questão de ópera, quero os 3 pontos:-)

    ResponderEliminar
  23. O nosso andebol já deu o mote: vitória na Luz por 25-27!

    Sábado, lá estarei no Caixa, äs 15h, a apoiar frente ao TTH Holstebro...BEM merecem!
    E depois...todos ao Dragão!!!

    ResponderEliminar
  24. Temos que compreender o Freitas Lobo e os seus comentário nos jogos do FCP.
    Ele já foi avisado publicamente pelo paquiderme das segundas-feiras na TVI24 e vida custa a todos...

    ResponderEliminar
  25. No próximo sábado, independentemente do resultado verificado (naturalmente é clássico de tripla), pelas 10 e meia da noite, todos nós iremos observar minuciosamente calendários/encaixe dos mesmos, e conjecturar cenários vários, para os três meses que restam de competições oficiais. Nestas minhas contas, está também previsto cruzamentos com a Europa, e em duas competições distintas, se para o FC Porto os quartos final da Champions é um cenário perfeitamente possivel, numa Liga Europa, o Benfica poderá mesmo alcançar a meia final da Liga Europa. Portanto, deixo dois calendários distintos, que, todos querem ver/rever no sabado pelas 10 e meia da noite, com datas oficiais, oficiosas ou previsiveis.

    FC Porto
    Março:
    02 Benfica casa.
    06 Roma casa LC.
    10 Feirense fora.
    16 Marítimo casa.
    Paragem das selecções.
    30 Braga fora.

    Abril:
    02 Braga fora TP 2ª mão.
    06 Boavista casa.
    09/10 Champions quartos ?
    13 Portimão fora.
    16/17 Champions quartos ?
    21 Sta Clara casa.
    27 Rio Ave fora.

    Maio:
    04 D Aves casa.
    11 Nacional fora.
    18/19 Sporting casa.
    25 T Portugal Final ?

    Benfica
    Março:
    02 FC Porto fora.
    07 D Zagreb LE fora.
    11 Belém casa.
    14 D Zagreb LE casa.
    17 Moreira fora.
    Paragem das selecções.
    30 Tondela casa.

    Abril:
    03 Sporting fora TP 2ª mão.
    07 Feirense fora.
    11 L Europa quartos ?
    15 V Setúbal casa.
    18 L Europa quartos ?
    22 Marítimo casa.
    28 Braga fora.

    Maio:
    02 L Europa meia final 1ª mão ?
    06 Portimão casa.
    09 L Europa meia final 2ª mão ?
    13 Rio Ave fora.
    18/19 Sta Clara casa.
    25 T Portugal Final ?

    O que me desagrada? Em meados de abril, num cenário possivel de estarmos nos quartos da Champions, uma deslocação a Portimão, "entalada" entre duas possiveis eliminatórias na Champions (quartos final). Inversamente, se o Benfica eliminar o D Zagreb, em igual período irá jogar duas ressacas Europeias na Luz (pós quartos L Europa), V Setúbal e Marítimo, numa jornada dupla caseira do campeonato.

    Outro cenário possivel, recordo o campeonato 2015/16, disputado ao milimetro entre Benfica e Sporting, no derby de Alvalade o Benfica venceu na Jornada 25 (Sporting tinha antes do derby 1 ponto de vantagem, perdeu, e ficou a 2 pontos do Benfica), com essa vitória o Benfica ultrapassou o Sporting na liderança, para nas 9 jornadas finais, ambos somarem 9 vitórias consecutivas. Em abril 2016, o Benfica caiu na Champions com o B Munique, o Sporting estava já afastado da L Europa.

    Nota de rodapé, em abril, para a 2ª mão da Meia Final da T Portugal, se o FC Porto vai a Braga com uma vantagem confortável (gerir um 3-0), em contraste, o Benfica na mm competição, leva para Alvalade um "magro" 2-1, isto quando, o Sporting fará desse eliminatória em casa o jogo da época!

    Termino, aquele golo do Herrera em Moreira de Cónegos, já no "lavar dos cestos", foi 1 ponto ganho, porquê? Permite-nos encarar o clássico em vantagem pontual, aspecto que poderá ser determinante em termos estratégicos e tácticos!

    PT

    PS Antes do clássico, o FC Porto já soma 41 jogos oficiais, já o Benfica acumula 44 jogos oficiais.

    ResponderEliminar
  26. "Nota para o golo do Soares. PT, não tenho a certeza se já discutimos esta estatística, mas eu tinha ideia que o Soares marca mais vindo do banco, do que entrando de inicio"

    AM, não é verdade, o Tiquinho já fez 15 golos em todas as competições nesta temporada, mas apenas 4 golos saído do banco:
    Tondela 1-0 casa.
    Varzim 4-2 casa T Liga.
    Belém 2-1 fora T Liga.
    Braga 3-0 casa T Portugal.
    (todavia é uma marca razoável, 4 golos saído do banco).

    Noutro contexto, neste século, já se disputaram para o campeonato nas Antas/Dragão, 18 clássicos FC Porto Benfica, com o seguinte balanço:
    11 vitórias, 5 empates, e 2 derrotas.

    Sim, sinalizamos ali 2 derrotas, pelo mesmo resultado, e com bis respectivos, aliás, o Benfica para o campeonato nas Antas/Dragão, nos últimos 40 anos, venceu apenas 3 jogos para o campeonato no Porto, todos por 2-0, e todos com bis: Brito, Nuno Gomes e Lima. Portanto, há um padrão, o Benfica quando vence o FC Porto nas Antas/Dragão, ganha por 2-0, e com bis de P Lança.

    Os mais pessimistas, com aqueles registos que deixei em cima, deitaram as "mãos à cabeça", mas vou alargar aquela observação de jogos nas Antas e Dragão, aos últimos 50 campeonatos: o Benfica venceu 8 jogos para o campeonato, isto nos últimos 50 anos no Porto (Antas 6 derrotas e Dragão 2 derrotas).

    Sabem quantos jogos o FC Porto venceu na Luz para o campeonato, nos últimos 10 anos? Venceu 4 nos 10 últimos clássicos (justamente num período em que a coisa equilibrou, o FC Porto ganhou 5 campeonatos, e o Benfica os mm 5), mas, neste século o FC Porto venceu 7 jogos para o campeonato na Luz, quase tantos como o Benfica nos últimos 50 anos, os pessimistas ficam mais sossegados?

    Naturalmente, sem golos, não se ganham jogos, e neste século, nos 18 clássicos FC Porto Benfica para o campeonato, disputados nas Antas/Dragão, o FC Porto marcou 32 golos, quem os marcou? (interessante curiosidade, para o melhor marcador do FC Porto, em clássicos no Porto para o campeonato):

    Alenichev 2, Deco 2, Lisandro 2, Hulk 2, Falcao 2, Jorge Costa 1, Capucho 1, Derley 1, Mc Carthy 1, Postiga 1, Quaresma 1, Bruno Moraes 1, Lucho 1, Bruno Alves 1, Farias 1, Bellushi 1, Varela 1, Kleber 1, Otamendi 1, Kelvin 1, Jackson 1, Ricardo Pereira 1, André André 1 e Diogo Jota 1, mas, estão aqui apenas 29 golos, isto quando o FC Porto marcou 32 golos ao Benfica (Antas/Dragão) nos 18 últimos clássicos para o campeonato neste século? Pois é meus amigos, falta mesmo o melhor marcador do FC Porto, nos últimos 18 clássicos com o Benfica nas Antas/Dragão para o campeonato, sabem quem é? O auto-golos fez 3 golos, os "felizardos" foram: o Eder, o Argel, e o Maxi, aqueles 3 auto-golos, valeram outras tantas vitórias do FC Porto, 2002/03: 2-1, 2013/04: 2-0, e finalmente 2012/13: 2-1, aqui houve Kelvin, mas também houve Maxi, mas do outro lado (o Pedro Berra, ainda vai apontar o dedo ao Maxi...).

    PT

    ResponderEliminar


  27. NAO GOSTEI das consideraçoes de MSTavares sobre FJM.

    Este MST ja é diferente do que era ha 10 anos atras.

    NAO GOSTEI.

    Alem disso é MUITO Centralista.....

    ResponderEliminar
  28. Pt, concluo então que temos um calendário mais complicado!?

    5 jogos fora e 5 em casa. Já o regime 6 em casa e 4 fora. Sem contar com o clássico.

    Em termos de adversários complicados, de nível alto, temos braga fora e sporting em casa. O regime tem o braga fora e moreira. Isto na teoria.

    Por isso, com alguma paridade teórica na dificuldade do calendário, um ponto pode ser importante. Daí achar que devemos ter acima de tudo uma solidez defensiva forte para não sofrer golos. Depois se houver inspiração marcar mas se não houver garantimos o 0-0 e um ponto.

    Mas é sempre muito complicado definir uma estratégia destas para um equipa que quer ganhar. É tirar "gasolina". Por isso, acredito que vamos para cima deles mas que os contra ataques adversários sejam acautelados.

    Mais uma vez, escolhia o 4-3-3 com Danilo e Militão no meio. Pois Militão na ala direita não é carne nem peixe...e para defender transições tb não é relevante pois a baliza está no meio.

    ResponderEliminar
  29. PT, eu referia-me ao racio nr_minutos jogados, para marcar golo (este ano e o anterior). Entre suplente e titular. Vou tentar ver isso, logo que tenha tempo. Possivelmente este ano até jogou poucos jogos a suplente VS a titular, logo é normal que marque mais da outra forma. Mas na pratica, pode ser que tenha mais impacto (melhor racio de golos) quando entra fresco contra defesas desgastadas.

    AM

    ResponderEliminar
  30. Bora lá a (tentar) empatar o jogo, pois parece que é bom resultado.
    É com cada um...

    ResponderEliminar
  31. Pelo que falta jogar fora e em casa (temos que que ir à sucursal vermelha de Braga, ir a Vila do Conde, Madeira e receber o Sporting) é mesmo melhor só pensar na vitória no clássico.
    À excepção de Moreira de Cónegos, eles têm uma passadeira vermelha esticada até final.

    ResponderEliminar
  32. Muito bem a UEFA...
    https://www.ojogo.pt/internacional/liga-campeoes/noticias/interior/uefa-castiga-sergio-ramos-com-dois-jogos-de-suspensao-10631227.html

    ResponderEliminar
  33. Art, "teóricamente" com aspas, na minha opinião:

    -FC Porto, jogos de elevado grau de dificuldade: Braga e Sporting no Dragão. (não descarto Portimão, se estivermos nos quartos da Champions, falei nisso lá cima).
    -Benfica, jogos de elevado grau de dificuldade: Moreira e Braga... (com reticências).

    Sim, pós clássico temos 5 jogos fora, o Benfica terá 4, porque tem a tal jornada dupla caseira em Abril (V Setúbal e Marítimo).

    AM, tenho aqui só desta temporada:
    1º Tiquinho 1759 minutos, 15 golos.
    2º Abou 574 minutos, 4 golos.
    3º Marega 2573 minutos, 16 golos.
    4º André Pereira 944 minutos, 3 golos.

    O Marega fez estreia a marcar nesta Edição Champions, e já fez 5 golos na Europa, o que é um registo notável, mas baixou a produção de golos internamente, isto comparando com a temporada passada.

    Curioso, o André Pereira, e o Adrian Lopez, estão ali às portas dos 1000 minutos de jogo, quem diria... O Adrian Lopez no FC Porto, nunca jogou, e marcou tanto...

    "Bora lá a (tentar) empatar o jogo, pois parece que é bom resultado.
    É com cada um..."

    Costa, alguém aqui pediu um empate? Acredita que o nosso Treinador vá jogar para o "empatezinho"? Não estava a falar comigo, pois não? Nem aqui nenhum Portista pediu um empate ...

    Deixo uma curiosidade "macabra", porque é única nos 84 campeonatos disputados em Portugal, o padrão é, quem entra na liderança isolada na última jornada, é Campeão Nacional, com apenas uma excepção, Campeonato 1954/55, o Belenenses do Matateu, entra líder isolado na última jornada, recebe nas Salésias o Sporting, e precisa de ganhar, para ser Campeão, aos 85 minutos de jogo, o Belém ganhava 2-1 e é Campeão Nacional, porém, o avançado João Martins do Sporting, marca aos 86 minutos, empata o jogo, e o Sporting retira esse Campeonato ao Belém, para "oferecê-lo" ao seu grande rival Benfica ... (por estes dias, o Simões na Bola, vai fazer um quiz sobre esse derby dramático nas Salésias)

    Jogamos neste campeonato com o Sporting no Dragão, na derradeira jornada... os pessimistas como o Bruno Guedes, "vão meter moedas" com esta estória com história do Belém...

    Mas acredito que em Maio em duas semanas sucessivas vamos jogar com o Sporting, 18/19 de Maio no Dragão na 34ª Jornada, e na semana seguinte a 25 de Maio no Jamor na Final da Taça de Portugal, se tal acontecer, provavelmente já jogam no Dragão em poupança, a pensar sim na Final da Taça ...

    PT

    ResponderEliminar
  34. Vila Pouca, a essa medida da UEFA chama-se JUSTIÇA e coerência, sejam grandes, ou pequenos, "chapelada"!

    Mas não só, o "carniceiro" de Sevilha não vai defrontar o FC Porto na 1ª mão dos quartos final da Champions, justamente na despedida oficial do Casillas do Bernabéu!

    PT

    ResponderEliminar

  35. Repararam que até o Manafá já estourado
    (ocupando aquele espaço que o Sérgio lhe destinou)
    entra na brilhante jogada do Oliver que deu o golo do Brahimi ?


    Isto é de jogador à Porto !

    ResponderEliminar
  36. PT,

    considerei todos os jogos em que Soares jogou e somente os minutos que jogou (fonte - zerozero):

    Jogos a suplente:

    8 jogos, 255 minutos, 4 golos, 1 golo a cada 64 minutos.


    Jogos a titular:

    18 jogos, 1504 minutos, 11 golos, 1 golo a cada 137 minutos.


    A minha estatística diz-me que o Soares marca mais do dobro em menos tempo, quando entra como suplente.

    AM

    ResponderEliminar
  37. Excelência o UPB de hoje, justificam merecer um DRAGÃO DE OURO por aquilo que têm desmascarado na podridão do reino corrupção do benfica, o grande polvo na banca, na justiça, governos e no desporto etc,muito mal o sousa tavares a atacar o FJM simplesmente patético para mim morreu e tinha-o em muita consideração,já agora um DRAGÂO para o DAM que bem o merece

    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  38. "A minha estatística diz-me que o Soares marca mais do dobro em menos tempo, quando entra como suplente"

    AM, registos normais e naturais, e passo a explicar, o FC Porto marcou 47 golos no campeonato, porém, marcou 15 golos nos 20 minutos finais das partidas. Porquê? Com o cansaço acumulado, as defesas começam a ceder nos minutos finais, daí, ser também natural, suplentes dos Grandes marcarem nesses períodos finais (porque afinal, esses suplentes também entram frescos fisicamente), por exemplo, o Jonas foi suplente utilizado nos três últimos jogos do campeonato, num total de 40 minutos jogo fez 3 golos como suplente, em que período? entre os 85 minutos, e 93 minutos, porquê? Aproveita o desgaste acumulado pela defesa adversária., assim como aproveita a sua própria frescura fisica ...

    No FC Porto, faça esse exercicio com o extremo com menos minutos de jogo (sobretudo minutos somados como suplente), e até apresenta um interessante ratio (minutos/golos), falo no Hernâni, jogou cerca de 400 minutos, e marcou 4 golos, em contraste, o Corona já soma 2500 minutos, e fez apenas 5 golos. Porque razão o Hernâni apresenta esse rendimento? Porque aproveita os minutos finais como suplente utilizado (entra "fresquinho"), tal como aproveita o cansaço acumulado das defesas adversárias...

    AM, a estatística não é uma ciência exacta, mas dá-nos sempre alguns indicadores, eu chamo-lhe "muleta", pode indicar um padrão mt marcado, mas, não explica tudo!

    PT

    ResponderEliminar
  39. Sr,Vila e amigos portista,a capa do Record com o primeiro ministro.
    "Faz lembrar os anos 60"
    Que quer o querido líder dizer?
    Tá tudo controlado?um pra mim,um pra ti?
    Que despudor,que sem vergonhas.
    Abraço

    ResponderEliminar
  40. Boa tarde Sr.DVP
    PT, sim sou pessimista e julgo que amanhã o empate já será bom resultado.
    Para mim, vale o que vale o jogo mais dificil das galinhas será em Vila do Conde.
    Em Braga serão favas contadas e em Moreira, não se esqueçam que eles têm lá meia equipa, portanto esqueçam esse jogo que é certo que o vencem.
    Nós teremos na minha opinião o jogo mais dramático contra a equipa B das galinhas a não ser que essa equipa B poupe titulares para o jogo na taça de portugal contra nós. E aí veremos se se apanha mais depressa um coxo que um mentiroso.
    Julgo que teremos jornada dupla em Braga e eles como não têm esperança no titulo, devem poupar todos os titulares para um eventual milagre na taça de Portugal ( em futebol tudo é possível).
    Face a isso na minha opinião não perdendo amanhã ficamos a depender só de nós e na minha opinião o jogo mais complicado será na madeira. Sim, o Nacional vai fazer daquele jogo uma final autêntica. Contra os lagartos se precisarmos de ganhar e aí partilho consigo que os lagartos vão a final, eles vão jogar com a equipa B. Imaginem o que era os lagartos darem o titulo as galinhas. É só ver o video da reacção deles aquando do golo do Kelvin, parecia o clube deles a marcar.
    Amanhã é não perder e depois vemos.
    PT, quarta ao fim de 3 anos e meio volto ao dragão, gostava de o conhecer pessoalmente pois acredito que seja um portista à ANTIGA que sabe muito da nossa história.. E caso essa sua premonição seja cumprida, pago-lhe um jantar onde quiser.
    Cumprimentos
    Bruno Moutinho Guedes - 23657


    ResponderEliminar
  41. Amanhã não é o jogo do título mas é muito importante a vitória para a conquista do BI Campeonato. Concentração no máximo. Temos o plantel quase operacional excepção feita a Aboubakar. Os índices físicos do Marega takvez não sejam suficientes para os 90 minutos mas estou convencido que vai alinhar de início. SC talvez tenha dúvidas entre Manafá e Eder Militão na direita. Manafá parece não ter os índices físicos no máximo. Aposto no seguinte onze portista: Casillas, Eder Militão, Felipe, Pepe, Alex Teles, Danilo, Herrera, Brahimi, Corona, Soares, Marega. Meio a zero chega.

    ResponderEliminar
  42. não concedo um portista satisfeito com empate! lamento!
    depender de nos num campeonato com padres, com 10 ou mais benficas? e tudo o resto? esperar que um empate chegue?

    SO A VITORIA INTERESSA! nascemos para vencer! somos os melhores!

    dependemos apenas das vitorias na raça! de nós!no contra tudo e contra todos! na nossa mística!

    E amanhã ganhamos!

    VIVA O FCPORTO! VIVA!






    ResponderEliminar
  43. Sérgio Conceição renovou por mais 1 ano, tem contrato até 2021. Bom seria que Herrera e Brahimi também renovassem...

    ResponderEliminar
  44. dragao vila pouca disse...
    Sérgio Conceição renovou por mais 1 ano, tem contrato até 2021. Bom seria que Herrera e Brahimi também renovassem...
    ..........

    É isso DVP.
    BOA noticia. IMPORTANTE.

    ResponderEliminar
  45. Boa noite, amigos. Não gosto destas cerimónias em alturas em que toda a concentração é pouca, acho que é um desperdício de energias, oxalá esteja enganado. De qualquer maneira, saúdo a renovação do Sérgio, e espero uma vitória no dia de amanhã. Abraço a todos

    ResponderEliminar
  46. Dizer que um empate é bom é a antítese dos valores do FCP. Não podemos ficar à espera que os outros façam o nosso trabalho. O FCP tem que aumentar o fosso para 4 pontos de modo a ficar prevenido de uma eventual escorregadela. Temos que entrar com tudo para impormos respeito. Aquela dupla de centrais tem que ser massacrada porque vai vacilar.

    ResponderEliminar
  47. Para mim foi o timing exacto para anunciar a renovação, que é uma tremenda e magnifica notícia, bem o PRESIDENTE avançar para a renovação para acabar com rumores venenosos

    VIVA O SÉRGIO CONCEIÇÃO
    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  48. Bruno Guedes, o amigo Vila Pouca um dia destes marca um jantar para reunir este plenário quase familiar, mas não pode ser em noite de jogo, fica a ideia!

    Relativamente ao seu pessimismo, também o partilho, e para alimentar o meu pessimismo, ler estas coisas ainda me fizeram pior:

    "... Entramos em campo no sábado com ambição de um Benfica a chegar a bom porto, na solidez de Gabriel e Samaris, na velocidade de Rafa ou na eficácia de Seferovic para chegar a um final... Félix(z)."
    Sílvio Cervan

    "... Ciente das dificuldades que encontraremos no Dragão, sinto uma confiança inabalável na nossa equipa. Venceremos!"
    João Tomaz

    "...O Benfica está mais forte do que FCP, contudo tal não significa que o clássico seja de menor dificuldade do que o habitual. Os nossos rapazes vão ter pela frente uma missão severa, mas se os deixarem jogar aquilo que eles sabem... então sábado à noite vou conseguir finalmente dormir."
    Pedro Soares

    "...Pelo contrário: acredito que os jogadores do Benfica tenham uma vontade enorme de iniciar o jogo, e mostrar que são superiores, que são os melhores, e que merecem ser campeões. E vão fazê-lo."
    Luís Fialho

    "... O que faz, realmente, a diferença entre o sucesso e o insucesso? É a persistência. O que esperamos dos nossos treinadores e dos nossos dirigentes, amanhã à noite, no Porto, é que continuem a ser persistentes."
    Pedro Guerra

    Bruno, temos mesmo de nos resignar, e hoje, vamos evitar sofrer o 1º golo, para depois evitarmos a goleada ... Mas, provavelmente a nossa Equipa ainda não se esqueceu da forma fidalga e nobre, como se despediram do FC Porto na Luz (e de todos nós), quase de certeza que esta semana no Olival (pós Braga), o paso doble foi a música oficial do balneário... Recordo que depois da cilada do "tunel da Luz", o FC Porto ganhou 3-1 no Dragão na 2ª volta a jogarmos com 10, já na temporada seguinte, em 5 clássicos, ganhamos 4, com uma "manita", e um "apagão", porquê tamanha superioridade quase vexatória? Provavelmente o aditivo "cilada" funcionou...

    O onze para hoje?
    A dúvida na defesa: Militão, Manafá ou Maxi na direita? O Manafá terminou as últimas duas partidas com queixas (musculares?), seria um risco queimar uma substituição (sou suspeito para falar do "Ricardo" Manafá, porque ainda estava em Portimão, e aqui já lhe chamava Ricardo). Maxi, já não joga há cerca de dois meses, se tem maturidade, porém, vai, e já não volta. Portanto, avança o Militão, tem dimensão fisica e atlética (forte na bola parada defensiva/ofensiva), é um garante de velocidade, sendo que o Rafa vai também cair ali.

    Resolvidos os alicerces da equipa (a defesa), agora temos aquele grande sarilho do meio campo para a frente, só jogam 6, mas temos 8 elegíveis, portanto 2 terão de "sentar". Sabem qual foi o exercicio que eu fiz? Observei (observar é ver de forma mais minuciosa), mas observei o onze do FC Porto que jogou os 10 minutos finais, mais os 5 minutos de desconto com o Braga, e creio mesmo que nesses 15 minutos finais, foram ensaiadas as dinâmicas do meio campo e ataque para hoje, aí vai: Danilo/Oliver/Herrera; Corona, Brahimi e Tiquinho, o Herrera ora jogará como 3º médio, ou nas costas do Tiquinho, ou mesmo sobre a meia direita. O Marega e o Otávio vão ambos "sentar", não acredito que o Marega esteja a 100%, e aquele aquecimento foi mesmo para "bluffar"...

    PT

    ResponderEliminar
  49. Concordo com o PT em relação ao Marega. Para mim nem joga, é um bluff

    ResponderEliminar
  50. O Apitador Gamador do Costume.
    Aí está o Ladrão Jorge Sousa apitar o clássico, será que foi a pedido do mafioso Vermelho, tudo é possível. Já começo a temer pelo resultado com este carrasco do FCP apitar, tantos e tantos erros que este gabiru tem cometido contra o FCP.

    A. C.

    ResponderEliminar
  51. O Bruno Moutinho faz-me lembrar o meu pai: nem que estejam a ganhar por 5 a zero deixam de ser pessimistas e negativistas. Talvez por isso estive 10 anos (é muito tempo, como dizia um vermelho cançonetista)sem ver jogos ao lado do meu próprio pai - enervava-me e enervava quem estava em redor!
    Contudo o portismo dele é inquestionável, já que foi graças a ele que conheço muitos estádios deste país, que já estivemos em alhadas num pelado do Seixal logo após o 25 de abril onde todos os jogadores do FC PORTO eram capitalistas reaccionários... enfim, estórias de um Portugal que não consegue evoluir!

    ResponderEliminar
  52. Outra coisa que quero salientar e que talvez por isso, mas não só claro, é o sentimento de perseguição que o nortenho tem em relação a Lisboa!
    Sentir injustiças é uma coisa, sentir perseguição por dá cá aquela palha, é idiotice e trunfos para os centralistas!

    Daí os julgamentos á priori de TODOS, sim TODOS os árbitros que calham ao FC PORTO; para alguns todos são ladrões, todos são filhos de uma grande... senhora! Não creio que seja assim que se combate as desigualdades, em julgamentos antes do tempo! O Pinheiro fez uma bela actuação no jogo da taça. O Godinho fez uma bela actuação no Tondela! As toupeiras que muitos dizem que estão impunes levam no hoquei com 2 jogos de interdição no seu pavilhão!

    Não é a combater ódios pelo ódio que lá chegamos! Primeiro há que cultivar a cultura, passe o pleonasmo, desde o topo até ás bases, para que finalmente este país possa sair da escuridão do influenciamento politico e financeiro, corrupção e sobretudo, servilismo. Ou como diz o outro: é miserávelmente triste não haver um comboio entre Lisboa e... Viseu! Mas para isso é preciso a contribuição de todos, ou como a frase de Kennedy jamais em tempo algum se aplicaria aqui neste país de subsidios e rendimentos sociais, de lamentos e remedeios, de provisórios e desenrascanços: não olhes ao que o teu país pode fazer por ti, mas sim ao que tu podes fazer pelo teu país!

    ResponderEliminar
  53. Vila pouca queria conhecer o pessoal do tasco...estou na velasquez estao por ca?

    ResponderEliminar
  54. Grande ambiente e nova vitória europeia do nosso andebol (32-29) frente aos dinamarqueses do Holstebro! Um exemplo este grupo comandado por Magnus Anderson!

    ResponderEliminar
  55. Lamachã, não, o pessoal encontra-se junto à Porta 4. Mas eu não vou ver o jogo, só depois da Roma é que volto ao Dragão.

    ResponderEliminar
  56. Na 4ª feira, escrevi isto:

    "Existem duas coisas no FCP que são para corrigir com urgência.

    A primeira é o enorme buraco nas laterais, onde muitas e muitas vezes há sempre um adversário sozinho.

    Ontem Wilson Eduardo apareceu 2 ou 3 vezes sozinho, completamente sem marcação, dentro da área, em posição de remate. Noutros jogos anteriores, situação idêntica, sempre um adversário completamente livre, seja na direita ou na esquerda.

    A segunda é quando o médio do FCP que está na zona do círculo central e que está de costas quando recebe a bola do defesa. Caem sempre dois ou tres adversários em cima dele, principalmente Herrera e Danilo que andam a errar passes de 2 metros e demoram uma eternidade a soltar a bola, e quando a perdem, acontecem contrataques e sustos completamente desnecessários.

    Na minha opinião, são estas duas coisas que tem ser corrigidas com muita urgência."

    1º gol do boifica, perda de bola estúpida no nosso meio campo,
    2º gol do boifica, aquela bola era nossa, era pra chutar pro céu.

    Resumo: 2 pontos atrás, 5 jogos em casa, 5 fora.
    boifica 6 jogos em casa, 4 fora.
    Os dois tem de ir a Braga e a Vila do Conde.

    E como sempre, o boifica no Dragão joga sempre no erro, hoje tiveram 3 chances, fizeram dois.

    ResponderEliminar
  57. Caro DVP,

    Estas doem.. mas pronto, é preciso aprender com as derrotas.. a equipa encolheu-se depois do 1-0; para mim sem justificação, nem que se tivesse que mandar a bola para um quintal na Corujeira e voltar a organizar. No 1-2 ninguém aperta o pivot (pizzi) e estão lá três dos nossos.. venha a Roma e o futebol a sério.. Está equipa vai dar-nos grandes alegrias.

    Quanto ao nosso adversário, deve ser muito confortável poder dar pau à vontade, vontadinha e sentir que não passa nada.. parece aquele filme 'fuga para a vitória' mas neste caso ganham sempre os fascistas/propagandistas.. é o benfiquistao! E agora é que ninguém os atura!

    Viva o FC do Porto, sempre.

    Saudações portistas,
    HMF

    ResponderEliminar