quarta-feira, 6 de março de 2019

F.C.Porto 3 - A.S.Roma 1 (AP). O sonho mais lindo sonhei... e como sonhar não faz mal à saúde, não é proibido e não paga imposto...


Dragão cheio, grande ambiente e entusiasmo, um apoio fantástico durante os 120 minutos, vitória e passagem aos quartos, justíssima, de um belo e competente Porto. Foi um Porto de Champions, que não merecia sofrer tanto, era da mais elementar justiça que o jogo tivesse ficado resolvido nos 90 minutos.
Depois de uma derrota que deixou marcas, conseguir dar esta resposta, só é possível porque este grupo tem carácter, atitude, um grande espírito, até pode quebrar, mas nunca torce, cai, mas nunca fica prostrado.
Parabéns por mais uma noite de alegria e orgulho portista.
Seguimos e como diz o título...

O F.C.Porto na 2ª parte do jogo frente ao SLB foi muito mais perigoso e teve muitas mais oportunidades que a Roma na parte final do prolongamento; o jogo de ontem até acabou com o F.C.Porto a poder marcar, faltou mais critério a definir e mais assertividade a passar; mas aquilo que foi apenas competência no sábado, passados uns dias transformou-se num milagre.
Mesmo quando se pretende elogiar, deixa-se sempre a marca indisfarçável da azia e da inveja.

70 comentários:

  1. O meu filho de 8 anos já há algum tempo diz que vamos ganhar a Champions. O meu pessimismo fruto da idade começa a desaparecer... Vamos Porto!

    ResponderEliminar
  2. Caro DVP e Amigos:
    Foi mais um lindo sonho concretizado, revelador do ADN que sempre deve caracterizar o nosso Clube, o único com verdadeira representatividade europeia. Vamos continuar a sonhar e a acreditar que vamos ser campeões nacionais.
    Vi os comentários após o jogo na SIC Notícias e pasme-se: O Sr. Faquirá e os pares, passaram cerca de quinze a vinte minutos a falar no dilema Pepe/Militão e nas fracturas que este tema está a provocar na equipa, responsabilizando pela negativa Sérgio Conceição. Para cúmulo foi repetidamente afirmado afirmado esta Roma é muito fraca. O habitual!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta imprensa lisboeta já nos habituou a estes comentários de inveja, e mais uma vez se provou que o Porto é a única equipa portuguesa com estofo europeu

      Eliminar
    2. Chama-se a isso dor de cotovelo ‚ temos de desculpar o Faquirá ‚ o homenzinho tem de ganhar para comer nem que seja a falar mal dos outros .

      Eliminar
  3. Não mereciamos tanto sofrimento ‚ o jogo/eliminatória nunca devia ter ido a prolongamento ‚ fomos superiores ao Roma .
    Agora venha o Ajax ...

    ResponderEliminar
  4. Só gostava que tivéssemos jogado assim contra o regime. Garantidamente não perdiamos.

    Tenho alguns amigos meus que disseram que tivemos medo do regime. Pelo que tenho visto e pelo jogo de hoje acho que, pelo contrário, subestimámos o regime e estivemos com a cabeça no jogo de hoje. Para os jogadores é sempre mais importante a champions do que um clássico. A rivalidade é para os adeptos.

    Sobre o jogo. Fantástico em termos colectivos e na entrega. Individualmente continuamos a cometer erros que podem sair caro: Penalty Militão, amarelo a herrera por entrada à queima, falta do pepe com dzeko de costas para a baliza dando um livre perigoso.

    Até agora temos a época assim:
    Taça da liga - final perdida nos penalties

    Taça de Portugal - final, apesar de faltar um jogo.

    Campeonato: Liderança em 2\3 do campeonato. Espero pelo menos l segundo lugar para aceder champions.

    Liga dos campeões: Quartos de final. Acima do objectivo dos oitavos.

    PS: Com o dinheiro da champions temos praticamente o orçamento (cerca de 90k) pago. Se no orçamento deste ano a sad previa só chegar aos oitavos e se vendermos o Militão como parece que vai acontecer, não há desculpas! Temos dinheiro para renovar com herrera e brahimi e para um ponta de lança de bom nivel que faça golos no campeonato português (pois um ponta de nível europeu custa muitos milhões)


    ResponderEliminar
  5. Fantástico. Grande noite europeia e grande Porto a reagir ao desaire do fim de semana com galões de Campeão Europeu.

    Tivéssemos jogado com este arranjo no meio campo no fim de semana e estávamos com 4 pontos de avanço no primeiro lugar.

    Outra vez Corona com uma exibição monstruosa, no ano passado nunca conseguiria fazer o que fez hoje.

    Pepe, Marega e Danilo fantásticos, a mostrar que na Champions joga mesmo quem tem cabedal para jogar. Quem não tem, terá que ser um prodígio de técnica fora do vulgar.

    Não fosse a merda da taça da liga...

    Agora é olhar em frente e jogar com esta raça todos os jogos até final.

    ResponderEliminar
  6. Espetacular! Grandes exibições, algum nervosismo, demos tudo! Vamos sonhando
    Não é qualquer equipa que se classifica para o grupo dos 8 melhores da Europa e acaba a jogar com Maxi, Hernâni e Fernando Andrade!

    ResponderEliminar
  7. GRANDE VITÓRIA, GRANDE JOGO.
    É possível, dois favoritos já caíram e creio que ainda irão cair mais.

    ResponderEliminar
  8. Caro DVP

    Que sofrimento! Ufa! Parece que esta equipa está destinada a atingir os objectivos sempre da forma mais difícil e dramática. Na verdade fizemos tudo para resolver a eliminatória nos 90 minutos mas já é claro que temos um problema de finalização, tantas são as oportunidades desperdiçadas.
    Grande jogo. Grande vitória. Parabéns aos jogadores e ao mister.

    Raoc

    ResponderEliminar
  9. Grande vitória, exactamente o que necessitavámos para voltar a animar!!!

    Destaques positivos:
    - A entrada dominadora tanto no jogo como na 2a parte;
    - Exibiçoes de Felipe, Danilo, Corona e Marega;
    - Raça! Temos uma equipa à Porto!

    Destaques negativos:
    - Militao na direita nao me convence;
    - Nervosismo depois de fazer o 1-0, como contra o SLB.

    Agora no sorteio acho que Ajax, Atlético, Tottenham e ManU sao os adversários mais desejáveis, enquanto City, Barcelona e Bayern/Liverpool os bichos papoes a evitar.

    ResponderEliminar
  10. que crer enorme!
    venha quem vier, ca estaremos a espera.

    sei que nao vale a pena "bater no ceguinho", mas como teria sido se no sabado passsado danilao estivesse em campo num meio campo a 3...

    venha o feirense que o sonho aliemnta a vida
    manu365

    ResponderEliminar
  11. Fala se muito do jogo de ontem e do jogador que jogaram bem e os que tem "cabedal" etc.....mas é engraçado ninguém falou do momento para mim mas importante da eliminatória, foi o golo em roma do "franzino" Adrian LOPEZ
    Abraços

    ResponderEliminar

  12. O Alex Telles disse que , tal como o Óliver no jogo de Tondela, não foi só ele que chutou aquela bola do penalty, mas TODA a equipa, TODO o Dragão...e eu diria...TODOS os milhões de portistas espalhados pelo mundo estavam concentrados no pé esquerdo do AT!!!

    Finalmente, JUSTIÇA!!!

    Atitude IRREPREENSÍVEL, bom futebol (apesar de alguns sustos normais - Isto é a CHAMPIONS!!) e todos a quererem o mesmo com toda a coragem do mundo!!!

    Não apaga o que se passou no Sábado mas a superação do grupo foi FABULOSA! Parabéns!!!

    Uma palavra de conforto ao nosso mister que perdeu um familiar próximo, logo numa altura que deveria ser de alegria e festejos...Os meus sentimentos SC!

    PS - Ao que parece tb o árbitro (para mim foi inesperadamente uma boa arbitragem!) perdeu o pai após o jogo! Coincidências estranhas…

    Para finalizar, a única coisa que não entendi ontem: a substituição de Corona (Q jogo incrível!!!)


    ResponderEliminar
  13. A BELA ROMA DESAPARECIDA NUM PORTO BELO.
    É assim, com um VAR honesto e tudo acabou bem para a melhor equipa. Fomos até ao momento em todos os jogos realizados nesta competição a melhor equipa e por isso merecemos estar entre os melhores da Europa. Vamos sonhar, porque a partir de agora tudo pode acontecer.

    Para a comunicação social desonesta, hipócrita deste país vermelho, envio-lhes o meu nojo e todo o meu desprezo e os meus votos sinceros e que continuem a ser os mesmos escroques lambe/cus do chefe lampião da Coutada do abutre na capital centralista.

    Costa.

    ResponderEliminar
  14. Bom dia Sr.DVP
    Grande vitória grande equipa.
    O que mais me aborrece é todos estarem já a pedir o Ajax. Para alimentar o sonho e depois sair o Barcelona ou City numa hipotética meia final? Atenção ao Ajax e da mesma forma que para nós seria fácil, para eles o também seria. Nesta fase apenas não queria o City ou o Barça, QUEM EU QUERO É O LIVERPOOL CASO PASSEM. 14 de Fevereiro de 2018 ESTÁ ATRAVESSADO ATÉ A MEDULA.
    Cumprimentos.
    Agora é ganhar estes 2 jogos até a paragem que bem merecemos. Domingo face ao desgaste de ontem será complicado.
    Cassillas
    Manafá na esquerda
    Pepe
    Filipe
    Maxi
    Loum
    Oliver
    Adrian

    Estes deveriam de jogar.
    Cumprimentos
    Bruno Moutinho Guedes - 23657

    ResponderEliminar
  15. VITÓRIA IMPERIAL do DRAGÃO.
    E agora, nada de gastar o dinheiro em copos, no novo, velho banco ou em mulheres. Bem, em mulheres vá que não vá.
    Voltar a ver o FCPORTO ganhar uma Champions é um sonho, mas nos dias de hoje isso é impossível. Em todo caso, NÓS, OS PORTISTAS, somos muito felizes, pois na Europa dos clubes multimilionários, só o AZUL e BRANCO consegue realizar na Champions estas BRILHANTES performances.
    É preciso desde já, preparar o futuro, lançando na equipe principal, Madi Queta, Oleg, Diogo Leite, Romário Baró.
    Uma vez que Brahimi e Herrera muito provavelmente vão sair, o retorno de Galeno e de Sérgio Oliveira é obrigatório.

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  16. Pela positiva: grande jogo coletivo, grande sacrifício, grande entreajuda, grande espírito de luta, grande tudo.

    Pela negativa: continua o tal buraco nas laterais, onde Dzeko apareceu livre e deu o toquinho por cima de Casillas que Pepe salvou, onde o miúdo marcou os 2 gols em Roma, onde dois boifiquistas sábado passado apareceram livres, onde Wilson Eduardo apareceu livre...

    Sonhar não custa nada, mas a realidade é assim: com Juventus, Bayern (ou Liverpool), City ou Barça, é para correr o jogo todo atrás da bola, principalmente com os dois últimos...
    Outros que não estes, podemos ir atrás do sonho...

    Falar em Man United, nem saber ler nem escrever, marcaram 3 gols e passaram.
    Este PSG tem alguma "inhaca", alguma "uruca", algum mau olhado em cima, só pode.
    Meteram 4 no Barça, levaram 6 x 1 na volta, ontem dominaram o jogo todo, o Man Utd nem cheirava a bola, 70% de posse e...já foram.

    ResponderEliminar
  17. Mas que grande jogo (pena só os cartões de Pepe e Herrera que os impedem de jogar a 1 mão dos quartos), todos estiveram bem, Marega acima de todos, onde só Militão destoou. Realmente este jogo apesar de toda a felicidade, traz-nos a sensação que com outra atitude e com outros jogadores a história do jogo de sábado teria sido outra.
    Com um bocadinho de sorte no sorteio ainda podemos fazer uma gracinha na champions. Agora é recuperar bem, mudar algumas peças e ganhar domingo.

    Alexandre F

    ResponderEliminar
  18. Grande jogo. Começa a sarar as feridas. A equipa esteve bem, mas gostei particularmente do Corona.

    Ainda assim, novamente e praticamente do nada deu-se um golo de bandeja que poderia ter hipotecado os objetivos.

    AM

    ResponderEliminar
  19. O encanto do futebol é que, 1, não há certezas absolutas, 2, tudo muda muito depressa, 3, às vezes muda-se e somos bestiais, outras muda-se e somos umas bestas.

    ResponderEliminar

  20. Não percebo o porquê de tantos estarem a pedir o Ajax! Já viram jogar os holandeses??!!

    Eu só não quero o Barça (para já, pelo menos)...nem o City! Mas sobretudo o Barça!


    PS - Adorei o facto de SC ter dito ontem na flash que: "Agora é pensar no Feirense, pq queremos muito voltar ao 1º lugar! Pelo menos até 2ª feira!" - É ESTE o espírito!!!

    ResponderEliminar
  21. Grande Porto. Fantástico!!!!
    Um pequeno aparte...No marasmo de narradores de futebol que é o nosso País tiro o meu chapéu ao Pedro Sousa. Não concordo com muitos dos seus comentários mas consegue transmitir emoção ao jogo...com isenção. Gostei do relato.

    ResponderEliminar
  22. Grande Porto ontem!

    Atitude, garra e determinação!
    A única coisa que compreendi menos bem foram algumas substituições do SC, mas ele estava certo pois venceu o jogo.

    Nos quartos de final quero o M United e desta vez será o Danilo a fazer de Costinha!

    ResponderEliminar
  23. Como na publicação anterior pedi o MU nos quartos de final, continuo com o meu sonho!!!
    Nas meias finais pode ser o Atlético a fazer de Corunha e na final um Lyon a fazer de Mónaco!

    Será pedir muito?

    ResponderEliminar
  24. Jogo épico! Não merecíamos ter ido ao prolongamento. Jogámos bastante bem com destaque para o Herrera, Danilo, Marega, Felipe, Corona, Fernando Andrade, etc. Vitória mais do que justa.

    ResponderEliminar
  25. malta que "pede" equipas, epah, por favor...sao os quartos da champions... o Ajax e' facil? o Real que o diga...
    o Man Utd? ontem "so" tinha 4/5 titulares de fora...

    no papel talvez de facto Barca e City sejam favoritissimos a ganhar a champions, mas tenham la calma... quem vier logo se ve
    manu365

    ResponderEliminar
  26. Pessoal,
    Há algo que me apetece dizer vos, e sinceramente tenho ouvido e lido muita coisa injusta sobre ele, ou pk perdemos 7 pontos, ou pk deveria jogar a central o militão, mas uma coisa que vos posso garantir, PEPE nestes jogos a doer não é facil levar a melhor sobre ele, já na seleção é mesma coisa quando toca a jogar contra grandes equipas e grandes pontas de lanças ele não costuma esconder se, ainda ontem consegue tirar um golo eu festejei como se tivesse sido golo, nestes jogos há que ter experiencia, outro jogador no lugar do pepe ontem, era expulso, o djeko provocou o jogo todo para quem teve o privilegio de estar no estádio pode confirmar, cuspidelas, empurrões, bocas enfim.... n de coisas... e ele sempre firme, grande agressividade não lhe teve medo é um exemplo para militões, diogos leites etc...apreendam com quem sabe!! e os que não gostam dele enfim .....respeito o homem ainda é na minha opinião um dos melhores do mundo!!! desde já lhe agradeço a sua vinda para o nosso clube, com estes jogadores sonho que é possivel fazer algo de grande na champions

    ResponderEliminar
  27. Vou começar por onde? Talvez pelas individualidades nestes 210 minutos das duas eliminatórias, e quem foi mesmo decisivo na minha opinião? A Equipa... Porque se fosse "fulanizar", recordava a importância do Casillas, ou o golo do Adrian em Roma, ou no Porto, o corte do Pepe, ou a acção defensiva do Marega no nosso 1º golo, o jogo de "engate" do Corona, ou ainda a influencia do ex Sta Clara Fernando, portanto, não vou por aí, a Equipa ganhou esta eliminatória, ponto.

    O Eusébio ontem, surpreendeu tudo e todos, com trincos&ferrolhos (quando vi o onze da Roma, lembrei-me do Porto de Ivic em Roterdão), 3 centrais, e dois médios defensivos puros? Se acreditava que o Nzonzi e o De Rossi fossem titulares, nunca pensei nos 3 centrais. E o que cogitei? Se a Roma sofre um golo, o Eusébio tem de queimar duas substituições, e desmontar aquele Catenaccio... Isto quando até teve a sorte do jogo, em 90 minutos fez um golo, sem nada ter feito por ele. Razões do ascendente da Roma apenas na 2ª parte do prolongamento? Meio campo, onde se ganham e perdem jogos, o Cristante estava fresco, o FC Porto não refrescou no meio campo. Portanto, resultado justissimo, que até peca por escasso, e com 30 minutos de prolongamento desnecessário, porque a coisa deveria ter ficado resolvida com hora e meia de futebol.

    Curioso, no Dragão poucos golos foram mais festejados, do que aquela decisão do VAR aos 115 minutos (não me recordo de uma coisa assim). A Imprensa desportiva Italiana, queixa-se se um suposto penalty cometido pelo Marega sobre o Schick, o protocolo do VAR é Universal, e determina que o VAR só pode e deve intervir perante o: CLARO E ÓBVIO, foi CLARO E ÓBVIO aquele lance na área do FC Porto? Não me pareceu, mas em contraste, o agarrão do Florenzi ao Fernando é CLARO E ÓBVIO. Sem surpresas, na Bola o insuspeito Duarte Calabote, deixa uma opinião inquinada e inclinada, e não é que omitiu o CLARO E ÓBVIO que ele usa e abusa? ... Desnecessários os amarelos ao Danilo, Telles e ao Pepe, podem fazer falta, para já, o Pepe e o Herrera ficam fora de jogo para a 1ª mão dos quartos!

    O rbn, recorda neste post o excentrico PSG, e a propósito, também recordo que o PSG investiu cerca de 600 M€ nas 3 últimas temporadas, para quê? Para ganhar a Champions, todavia, pela 3ª temporada consecutiva, fica "encalhado" nos oitavos, em igual período, o FC Porto na Champions já soma duas presenças nos oitavos, e para já atingiu os quartos. Portanto, o FC Porto com um investimento de 60/70 M€, já fez melhor que o PSG que investiu 600 M€ nos últimos 3 anos, numa palavra, notável!

    No intervalo desta eliminatória, caso o FC Porto superasse a Roma, pedi o R Madrid para que o Casillas tivesse uma despedida oficial do Bernabéu, como o Real caiu, não vou pedir o Ajax, nem o Barça, venha o Diabo, e escolha ...

    Termino, possibilidades de vencermos este campeonato? Cerca de 10% (1% por cada jornada disputada), possibilidade de vencermos a Champions? Cerca de 1% ... Na dolorosa ressaca Benfica, escrevi neste blog isto mesmo: "A revolta é muitas vezes uma barreira inconsciente, que acaba mesmo por bloquear a nossa própria racionalidade, mas nós adeptos, somos sobretudo emotivos, e nada racionais...". Eu adepto, tento sempre que nesta luta razão/emoção, o equilibrio prevaleça, mas convenhamos, não é fácil ...

    PT

    ResponderEliminar
  28. "Há algo que me apetece dizer vos, e sinceramente tenho ouvido e lido muita coisa injusta sobre ele, ou pk perdemos 7 pontos, ou pk deveria jogar a central o militão, mas uma coisa que vos posso garantir, PEPE nestes jogos a doer não é facil levar a melhor sobre ele,"

    Lamachã, para o Dauto Faquirá na SIC:
    “E como nem daquele humano convívio tirava calor, parecia um bicho ressabiado a caminhar de casa para a loja e da loja para casa.” (Adolfo Rocha - S Martinho de Anta).

    Qual a razão do ressabiamento do "sueco" Dauto? Olhão, até rima com Sérgio Conceição... E quem criou a tese da destabilização Pepe foi mesmo a máquina de propaganda, alguns naturalmente associaram-se à nobre causa!

    O FC Porto perdeu 9 pontos, por causa da adição do Pepe? Em Alvalade, nem jogou, nos empates em Guimarães e Moreira, quantos golos o FC Porto sofreu? No Concelho de Guimarães perdemos 4 pontos, sobretudo porque não marcamos golos, mas o ponta de lança Pepe é o grande réu... Ok, no clássico sofremos 2 golos, e quem nos garante que com o Militão no onze, não sofriamos aqueles dois golos? Isto será desonestidade intelectual pura? ou será mesmo a doutrina da mentira aceitável?

    PT

    ResponderEliminar
  29. É verdade, só uma nota que me esqueci no comentário anterior. Tem se falado muito aqui da falta de jogadores da formação no plantel principal, se na nossa formação não temos jogadores melhores que Hernâni, então podemos fechar as portas que estamos a deitar dinheiro fora.

    Alexandre F.

    ResponderEliminar
  30. Boas.
    Ontem sofri como um louco! Foi um jogo emotivo até ao fim. No entanto, há algo que deveria preocupar o SC, a dificuldade que o Porto tem em aguentar quando está em vantagem, o Porto não pode jogar da mm forma, são demasiados riscos. Ontem, podíamos ter mamado um golo mesmo no final. Uma equipa adversaria inteligente, a jogarmos assim, facilitamos a vida deles. A nossa sorte ontem é que a Roma também falhou. O SC tem de evoluir este aspecto se quiser crescer como treinador.

    De resto, nada a dizer da atitude dos jogadores. Deram tudo.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 3asifa o jogo do Porto é isto. Vertigem total. Temos que evoluir para um estilo de jogo mais flexível que permita guardar a bola e baixar o ritmo de jogo quando precisamos. Mas lá está, não há qualidade no meio campo para o fazer contra equipas de Liga dos Campeões. Não há Moutinhos, nem Luchos, nem Beluschis, nem Decos, nem Maniches, nem Emersons, etc.

      Temos o que temos e se pudéssemos pelo menos manter o núcleo duro e reforçar bem o meio campo para a próxima época... Eu ando a sonhar com isso há 6 anos... Mas a SAD não tem achado relevante.
      A maioria dos jogos ganha-se no meio campo. As grandes equipas europeias têm grandes meios campos e bons matadores. A nós falta-nos aquele bocadinho no meio campo e no ataque.

      Eliminar
  31. Boa tarde caro MVP e caros Portistas;

    Não estando tudo bem com o clube com a equipa nunca esse problema se viu tão pouco. Que grande jogo de futebol, que grande jogo de emoções, que grande orgulho é ter este símbolo no coração. Não vou pedir nada a não ser esta ambição e esta raça de Dragão para o que resta de campeonato. Mas se me perguntam, claro que quero ganhar sempre tudo. Embora ache que se devia ter rodado mais a equipa em certos jogos da época sou como o SC quando toca ao assunto. Somos Porto temos fome de Tudo.

    Não vou destacar jogadores, Vou destacar o que é ser Porto, o que é levar este símbolo ao peito todos os dias das nossas vidas. Que grande equipa, que grande equipa técnica e que grande adeptos. Isto é ser Porto e aquele golo de Alex Telles, como aquele corte de Pepe ou a cabeça no sitio de todos, o público sempre com a equipa e aquele salto de SC no banco. Somos PORTOOOOOOOOOOOOOOO.

    Temos de aperta-los, temos de continuar a denuncia-los, o papagaio Luis Bernardo já veio soltar veleidades para os comedores de gelados com a testa comerem e regurgitar.... PQP


    Contra Tudo e Contra Todos. FC Porto Sempre.

    JP

    ResponderEliminar
  32. Caros Portistas,

    Grande jogo, grande atitude e grande vitória! Com metade desta atitude tínhamos ganho aos corruptos.
    Mais 10 milhões no bolso esperemos que não vão parar ao fundo que ninguém sabe e ninguém conhece.
    No campeonato só há uma hipótese de o ganhar, é fazer 10 jogos, 10 vitórias e esperar que os corruptos percam um ou empatem 2 jogos.
    Reparem que nem jonas, nem pizzi jogam nas competições europeias fora, porque será?
    Agora há que descansar bem recuperar os jogadores e domingo ganhara a primeira das 10 finais que temos.
    Quanto às equipas que nos podem sair gostaria do Atlético de Madrid, parece-me uma equipa muito difícil mas que teríamos algumas hipóteses apesar de poucas.

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar

  33. Parabens Equipa. Parabens SC e restante equipa tecnica.

    Rui Pinto : Ao que parece a França, Suiça e nao só procedem duma maneira, Lisboa de outra!!! Claro somos muito mais evoluidos....

    ResponderEliminar
  34. "recordam-se daquele Benfica anémico que vencia, mas não convencia, antes de cair com estrondo em Portimão? Assim está a Roma, aliás, estou convencido que o Eusébio não fora esta eliminatória no Porto, e teria sido despedido pós Lázio, portanto, tem neste jogo a sua derradeira tábua de salvação..."

    Escrevi isto recentemente, e justamente porque o futebol é muito previsivel, entretanto, o Eusébio foi agora mesmo despedido da Roma... O bestial que levou esta Roma à Meia Final da Champions na temporada passada, passa a ser uma besta, depois de ter perdido um derby, e ser eliminado na Champions, afinal, são estas as regras do "pontapé no esférico" ...

    O Benfica tem de passar à fase seguinte da L Europa (fundamental, para as 10 jornadas finais), e pergunto, nos quartos final, com um tubarão como Chelsea ou Arsenal, vão continuar a jogar com a Equipa B, para jogarem fresquinhos internamente com o Tondela na Luz? Bom, parece-me mt redutor, porque afinal o labrego até sonha ganhar a Champions com os putos do Seixal...

    PT

    ResponderEliminar
  35. O Real Madrid passeou em Amesterdão.
    Depois teve dois embates com o Barcelona que rebentaram a equipa fisicamente e a abalaram emocionalmente.

    Ontem não podiam com as pernas e depois de levarem o 2o não tiveram força anímica para acreditar na hora de finalizar e fazer o último passe. Na 2a parte não tiveram pernas para encostar o Ajax. Jogaram contra uma equipa jovem, muito mais fresca, bem organizada e concentrada.

    Isto para dizer que o Ajax é uma boa equipa mas para mim continua a ser o adversário mais apetecível de todos. O Real de Madrid de ontem é uma equipa à beira da ruptura que a espaços nem sabe o que o fazer dentro de campo. Sem Ronaldo falta quem resolva, quem obrigue a encostar os adversários lá atrás e quem tranquilize a equipa,por saber que existe alguém que mais tarde ou mais cedo mata o borrego.

    Queria ter visto o Barcelona a jogar ontem para ver como se saíam. Comparativamente com o Real tiveram sorte no calendário da LC.
    Por aqui também se pode constatar que os calendários podem definir temporadas.

    No nosso caso, forçosamente, a vitória de ontem tem que funcionar como tónico para debelar o cansaço.

    P.S. De que massa é feito o Telles? Há um mês no limite. Tem que ser muito profissional e cuidar do físico ao mais ínfimo pormenor para fazer o que faz todas as semanas sem descanso. Incrível. Um jogador a segurar a todo o custo.

    ResponderEliminar
  36. JP, e é o FJM que vai fazer isso? Onde anda Pinto da Costa? Não tem saúde? Crie dois Vice Presidentes que o possam suceder e delegue neles a comunicação do clube e responsabilidades para o futebol em apoio a Luis Gonçalves. Era para ontem.

    O problema são os rabos de palha da própria gestão financeira do clube.
    Enfim, só não quero uma transição a martelo tipo Verão Quente. Queria uma coisa preparada, com tempo e pés e cabeça. Mas já vi que vai ser mesmo a martelo. Oxalá não.

    ResponderEliminar
  37. K passousse? Os MAIS MAIORES GRANDES perderam com uma Equipa da 3ª divisão da Europa, e também perderam o Grimaldo e o Seferovic por lesão? Engraçado, o Janela da SporTv (Pedro Henriques), chorava baba e ranho porque o Benfica perdeu dois titulares por lesão, mas, para o jogo com o Belém ... Eu quero que para a semana, eles metam a carne toda no assador na 2ª mão, para dar a volta a esta eliminatória, passados 3 dias jogam em Moreira... Ah, hoje só não jogaram o Almeida, o Pizzi, o boxeur Grego, e o Rafa entrou na segunda parte. Já o Rambo Dias cometeu uma GP infantil, porque provavelmente pensou que estava a jogar no campeonato português.

    O Porto de ontem, goleava este Benfica, fraquinho, muito fraquinho mesmo, e vou mais longe, este D Zagreb não é melhor que um Belém, ou um Moreirense!

    Só agora é que li, o Jonas não foi convocado porque não pode viajar de avião? Isto é o INATEL? O filho da Miquelina roda a motor, nunca joga fora de Valdigem de Cima, porque não pode viejar na carreira do Grupo Recreativo e Cultural? OHBALHAMADEUS!!!

    Ó meus amigos, vamos já dar o campeonato como perdido, com 30 pontos por disputar? Desculpem-me, mas eu recuso-me a desistir!

    PT

    ResponderEliminar
  38. De bestas a bestiais é a beleza do futebol, a paixão do adepto e a irracionalidade de quem vê futebol com olhos "azuis"!

    Sinceramente, não me lembro, nem puxando pela carola, de ver um jogo onde foi interdito a cardíacos até ao último apito do árbitro! Um jogo que deveria ser assim em toddos os jogos pese algumas nunaces badalhocas dos romanos, sobretudo Dzeko, uma autêntica cobra cuspideira (bem tentou provocar Pepe, mas dali só levou sarcasmo), entradas mesmo para aleijar (alô FJM, quem pagou aos romanos?), e como de costume uma autêntica tremideira logo a seguir ao nosso primeiro golo, algo que deve ser treinado psicológicamente e não tactico.

    Enfim um jogo em que nem sequer deveriamos ir a prolongamento, mas que foi no prolongamento que os nervos cederam a lingua soltou-se e a minha mulher zangou-se...

    E "voilá" o meu (o nosso, não é Luis?) FC PORTO de novo a fazer-nos sonhar como diz o Vila Pouca. Tudo o que vier agora será bemvindo e terá muito respeito, muitissimos mesmo por estes rapazes que podem cair, mas erguem-se logo de seguida.

    ResponderEliminar
  39. PT foi como eu disse, precisamos de um milagre. Lesões e duas escorregadelas.
    Eles têm noção da fragilidade do plantel miserável que possuem. Mas têm padres. Sabemos que vai ser complicado.

    Fomos nós que entregamos o ouro ao bandido. 9 pontos perdidos em pouco mais de mês e meio, é obra. O benfica é uma merda. As prestações europeias desde os anos 90 provam-no. Salvam-se dois anos com o mestre da táctica e um ano com o Trapalhoni. Em 3 décadas não têm mais nada para mostrar ser reclrdes de derrotas e golos sofridos. Dentro de portas é colinho e ninguém questiona a disparidade de resultados dentro e fora do país.

    Se perdermos o campeonato, depois de tudo o que se passou (mesmo com padres) vai custar. Principalmente porque eles são mesmo uma merda com pouquíssima qualidade.

    Um meio campo que não pode jogar sem um totó como o Pizzi... Está tudo dito quanto à qualidade que por ali vai.

    ResponderEliminar
  40. Fiquei amenizado, mas ainda não consegui estancar totalmente o sangue. Sempre confiei e continuo a confiar em todo o staff técnico e nos jogadores.
    Agora precisamos de fazer 0 que ontem fizemos, focados, mas vamos prcisar de muita sorte.












    ResponderEliminar
  41. Entre bestiais a bestas entre jogar A B ou C, uma palavra a HECTOR HERRERA e ALEX TELLES que grandíssimos jogadores de futebol, correm jogam para a equipa e dão a "vida" pelo jogo, excelentes PROFISSIONAIS do futebol, um grande bem haja para eles, o que eles dão pela equipa faz-me pele de galinha,o meu muito obrigado

    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  42. Soren,

    Foi um milagre aquilo que aconteceu em Guimarães e em Moreira? Todas as Equipas passam esses momentos menos bons, e o Lage nem sabe o que isso é, portanto, não está isento de tropeções...

    Equipas fazerem uma ultrapassagem, e assumirem a liderança no último terço, por tendencia dá Campeão, mas fui ao "baú", e não é que no bi-campeonato 1992/93, o Porto do CAS perdeu a liderança para o Benfica na recta final, e numa jornada, o FC Porto ganha em Chaves, e o Benfica perde em Aveiro 0-1 com um golo do Dino "furacão", e, voltou tudo ao normal, e o FC Porto foi Campeão.... Se esse filme se vai repetir? Não sei, mas se desistirmos de lutar e sobretudo de ganhar, e se eles escorregarem, vamos afirmar "ai se ...".

    Para que conste, esse Benfica 92/93, é talvez o melhor dos últimos 30/40 anos, deixo meia dúzia de nomes: Mozer, Shwartz, Kulkov, Paneira, Paulo Sousa, Rui Costa, Mostovoi, João V Pinto, Yuran, Isaías, Rui Águas, Pacheco, e ainda o Futre, tanta "tropa" de qualidade. O nosso onze: Baía, João Pinto, Couto/Aloíso e Bandeirinha, André, Rui Filipe, Semedo e Magalhães, Kosta&Domingos. O nosso banco? Jorge Costa imberbe ainda, Vlk, Timofte, Ant Carlos, ou Paulinho Cesar, o outro Paulinho tinha chegado de V Conde nesse ano. Como é que esse Porto ganhou o campeonato, aquela "constelação de estrelas"? Na luta, na raça, ou na amarra do André Pai e companhia...

    Bons olhos o vejam Felisberto Costa...Hoje estive mesmo para evocar aqui o Pátio das cantigas, com aquela rábula: "ALÔ, ALÕ, DONA ROSA, CHEGOU A SUA FILHA, ALô, ALÔ, DONA ROSA, CHEGOU A SUA FILHA", mas neste caso, com o megafone respectivo, a mensagem era bem distinta : "ALÔ, ALÔ, CHAMA-SE O SENHOR FELISBERTO Á CABINE DE SOM, ALÔ, ALÕ, CHAMA-SE O SENHOR FELISBERTO Á CABINE DE SOM"!

    PT

    ResponderEliminar
  43. Grande jogo, emoção, exibições de encher o olho, enfim uma noite europeia quase perfeita. Mas como quando se ganha é fácil falar bem, prefiro então falar mal quando as coisas nos correm bem. Ponto 1 - lamentável alguns assobios a Militao. Ele será o menos culpado de ter baixado de rendimento porque a sua colocação a DD não foi sua escolha e acusou claramente a falta de ritmo. Ponto 2 - Brahimi talvez devido a questões físicas entrou mal. Ponto 3 - Hernâni parece que entrou cansado. Perto do fim perde uma bola e vem recuar a passo para o seu meio-campo. SC não lhe conseguiu incutir fibra à porto. Ele é que perde. Ponto 4 - maxi já não dá para estas corridas. Como vamos montar a defesa na proxima eliminatória sem pepe? Quem vai ser o DD? Ponto 5 - Os amarelos de Danilo e alex telles eram escusados. Podem ser relevantes se levarem amarelo no primeiro jogo. Já vão condicionados. Ponto 6 - SC não merecia acabar a noite desta forma. Assim se vê que o futebol é paixão mas por vezes a vida lembra-nos que existem outras coisas ainda mais importantes. Viva o FCP! Apesar deste pontos negativos ontem deu-me mais uma grande alegria.

    ResponderEliminar
  44. A MAREGA além do grande profissional que dá até ao limite das suas forças o que tem, o gesto do seu altruísmo ao trazer as crianças do seu país a ver o jogo,viagens e estadias, demonstra a sua grande qualidade de HOMEM,que grande que tu és MAREGA

    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  45. Vitória justa num jogo impecável do coletivo. Ontem fomos porto! Seria injusto destacar alguém, pois todos estiveram bem. Sonhar a gente sonha...

    ResponderEliminar
  46. Boa noite caro MVP e caros Portistas,

    Soren eu concordo a 100% cnt. Acho q o presidente já devia ter delegado essa pasta a alguém agora que não o consegue fazer. Precisamos de gente enérgica para contra atacar estes srs de Carnide.
    Ninguém acha estranho estes meninos acima dos 25 ficarem em Portugal a descansar... não será pelos controlos serem mais apertados.

    Concordo mais uma vez cnt Soren. Este Benfica é uma merda. Jogam pouco e à jogos q deviam ser investigados a fundo. Hj prova cabal, só não levaram mais pq o redes deles fez mais uma exibição de luxo.

    Nos apesar das abebias somos muito melhores, temos mais coração e estou com o PT, eu acredito, é difícil pela conjectura fora das 4linhas mas pelo q jogam temos td para ir buscar os pontos perdidos.


    Contra Tudo e Contra Todos. FC Porto Sempre.

    JP

    ResponderEliminar
  47. http://videos.marca.com/v/0_ouiessnc-mourinho-se-divierte-jugando-con-su-hijo-quien-tiene-mejor-toque-de-balon?uetv_pl=futbol&count=0

    A camisola do filho do mourinho

    ResponderEliminar
  48. Quis partilhar com vocês.
    “Um de nós… mas é o último!

    Para os que ainda não perceberam a real dimensão de Sérgio Conceição (e cada vez há mais gente), passo a tentar explicar a razão pela qual todos (sem excepção) o devíamos admirar. Ele é um de nós ali dentro, ele representa tão só o “Porto à Porto”. Aquele Porto do nosso tempo que de pequeninos nos habituamos a ver e a sentir. Penso que não tenho de explicar o que isso é, pois quem não perceber pode já parar de ler…

    Esse Porto estava em vias de extinção e foi ELE quem o trouxe de volta. Num momento em que temos há anos uma Direção à deriva e num plantel onde só há brasileiros, mexicanos, africanos e espanhóis, é apenas o nosso Treinador que ainda segura a IDENTIDADE do Clube! Sabem o que isso é, ou gostavam que esta merda fosse um City ou um PSG onde um filha da puta qualquer injecta dinheiro para tentar ganhar? Gostam disso ou querem um Porto à Porto!? Se tanto vos faz e o que só querem é ganhar, não vão perceber o intuito da prosa.

    E quem depois dele quem poderá continuar a dar-nos isto? Em quem nos vamos rever ali dentro!? Olhe-se para a geração dos que aqui partilharam balneário com ele e não há mais nenhum treinador de jeito! É certo que muitos gostam dos Marcos Silvas, Jesus, Fonsecas e Jardins… muito lúcidos tacticamente e excelentes a fazer substituições a a ler os jogos, mas e PORTO caralho?! Onde íamos ter? Nas camisolas só!?

    Para além da Identidade, foi ele quem conseguiu fazer crer a um conjunto de gajos com evidentes limitações técnicas que eles eram bons e os levou a vencer! Foi ele que conseguiu fazer de um gajo com os 2 pés tortos um goleador! Foi ele que aceitou baixar o salário e trocar um vida confortável em Nantes por um clube que estava em vias de se afundar….

    Mas é a este homem, O ÚLTIMO DOS NOSSOS, que muitos de vocês adoram apontar o dedo (e nota-se o gosto com que o fazem), mesmo após um jogo como o de ontem, imagine-se! A escolha é livre e é de cada um, mas eu escolho continuar a ter Porto na alma e não apenas na camisola.

    Erra? Como todos! Identifico os seus erros? Claro que sim… mas com tristeza e não com prazer e com aquela sede de sangue que por aqui se vê! Nesses momentos sinto pena… por ele, mas sobretudo pelo Porto, por aquele Nosso Porto que Conceição não deixou que morresse.

    ResponderEliminar

  49. AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH...estas toupeiras são HILARIANTES!

    https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/benfica/noticias/interior/juiz-multa-benfica-por-insistir-em-esconder-emails-10657258.html

    ResponderEliminar
  50. Lamachã, quando houver um treinador do FCP 100% consensual, fala-me. A esmagadora maioria do portismo está com o treinador, tem consciência do que foi conseguido - ainda há dia sperguntei aqui o que teria acontecido ao FCP se não tivesse ganho o campeonato e tivesse esta brilhante participação na CL? -, mas isso não significa que o Sérgio quando merece ser criticado, não o seja. Já fiz algumas críticas e vou continuar a fazer, porque desde que feitas com respeito, objectividade e de forma construtiva, são sempre úteis, só não as compreende quem for arrogante, pouco humilde, esteja num pedestal e se ache o máximo e intocável.
    Aliás, esse é o lema do blog, desde sempre, com os treinadores todos... e havia uns de quem gostava mais do que outros.

    ResponderEliminar
  51. Bom dia caro MVP e caros Portistas;

    Caro MVP acho que Lamachã sabe disso de si. E sabe também que as criticas, ora com respeito e construtivas são necessárias para um crescimento sustentado.
    Eu tenho de concordar com o lamachã nesse ponto. Eu quero esse espirito na equipa, quero esse espirito para sempre com o nosso FC Porto. É isso que sempre nos distinguiu e sempre o fará.
    Quero aquela raça, aquela abnegação de sermos a única voz que luta contra um país doente e de quatro.
    Bato palmas ao seu comentário Lamachã e a todos os que se revêm no SOU PORTO de SC.


    Contra Tudo e Contra Todos. FC Porto Sempre.

    JP

    ResponderEliminar
  52. Meus caros,
    Exaltemos a vitória do nosso grande clube. São noites como estas que sublinham este sentimento inexplicável de ser portista.
    Mas por favor, não achemos que agora está tudo bem. Tal como há 6 dias não estava tudo mal.
    Continuo a pensar que há aspectos estruturais a ser corrigidos. E a crítica, desde que honesta e construtiva, deve estar sempre presente. Nos bons e maus momentos.
    Nao podemos perder esta cultura de exigência se quisermos nos manter na liderança do futebol português.

    ResponderEliminar
  53. Lamachã...

    SC não foi a minha escolha, apesar de eu nem sequer ter um 0.0000000001% de direito de voto na escolha do treinador! Mas que ganhou o meu respeito, ganhou. Que é portista dos que quebram em vez de torcer, é. Que durante os jogos, tal como eu (e a minha mulher que me perdoe, mas não me emendo), diz palavrões, insulta "entre aspas" certas azelhices dos jogadores, enerva-se, sorri, e exalta-se, mas sabe que a equipa está a dar o que pode. Não está, tal como disse e bem o Vila Pouca, imune ás criticas. Aliás indo no caminho da música onde alguém disse "se o gajo me criticou, é porque me ouviu", também SC deve saber lidar com elas. E para ser sincero SC até lida bem melhor que nós, que falamos, falamos, falamos, mas somos os primeiros a exigir black-outs a Bolas, Records, Correios, TVI's e Sic's, enquanto ao Sérgio tudo isso lhe passa ao lado, desde que na conferência seguinte espete a sua alfinetada ao dito jornalista! E isso é de homem!!

    É dos livros que quando se ganha, ganhamos todos, a começar pelos jogadores, a seguir nós adeptos e depois os outros. Quando se perde, apenas e só a besta do treinador é que tem culpa, porque foi com um 11 errado, porque a substituição foi mal feita, ou porque... porque sim e não há volta a dar!

    É a beleza do futebol e a fatalidade dos treinadores. E se José Maria Pedroto, Artur Jorge, José Mourinho, Villas-Boas, Bobby Robson, António Oliveira, e (porque não????) Jesualdo Ferreira estão no panteão das nossas mais gratas memórias de portismo, espero que SC também ele venha a conquistar esse direito.

    ResponderEliminar
  54. Boa tarde Sr. DVP
    Não foi neste blogue, mas parece que já está tudo em êxtase com a vitória do Zagreb.
    A massa associativa do FCPORTO tem um pouco este mal, no Domingo já muita gente dizia que não seriamos campeões( atenção que eu sou um desses), ontem após a vitória do Zagreb já ganhamos esperança.
    A derrota deles ontem foi má para nós, pois eles desceram a terra num jogo sem importância nenhuma. Aliás, acho até, que foi aquele jogo que lhes vai dar força. Segunda vão golear fácil o Belenenses, nós temos é de ganhar os nossos jogos, principalmente já no domingo para tentar colocar pressão neles. E como disse o SC, ao menos até segunda estar em primeiro.

    Partilho da opinião do PT, aliás, vou mais longe, para mim é mais fácil ganhar a Liga dos Campeões do que este campeonato. Julgo até que quem poderá cometer erros somos nos e não eles.

    Nunca gostei do SC, e fui um dos que torceu o nariz a sua contratação mas coloquei o no TOP 3 dos melhores treinadores que o FCPORTO teve. Não é um José Mourinho nem Bobby Robson, mas tem aquilo que é mais importante. Ele é um adepto como nós como era o MESTRE PEDROTO, E POR ISSO a mim é permitido tudo. Contra as galinhas ele errou mas ninguém me ouviu falar mal ou pedir a cabeça do homem. Devemos lhe muito e acima de tudo gostava que fosse ele o nosso Alex Fergunson, mas duvido que fique além desta época. Sábado foi complicado e ainda dói mas como em tudo na vida águas passadas não movem moinhos e pensar já no feirense.
    Atenção, o jogo vai ser complicado, não esperem goleadas esperem um jogo muito mas muito complicado. Só um FCPORTO de fato de macaco ganha aquele jogo.
    Cumprimentos
    Bruno Moutinho Guedes - 23657




    ResponderEliminar
  55. Pepe deu uma cabeçada no Dzeko, ligeira, mas deu, devia ter sido expulso. Casillas naquele lance que Pepe salvou, fez penalty sobre Dzeko. Marega também fez penalty naquele lance a acabar o prolongamento, maldito árbitro que não foi ver as imagens. Isto tudo num artigo em que era suposto elogiar-se o F.C.Porto. Por mais voltas que dêem ao texto, não conseguem disfarçar a azia e o quanto os incomodou a passagem do FCP ao quartos-de-final.
    Quando julgo que já nada me pode surpreender no que dizem alguns artistas, ainda me surpreendo com tanta desfaçatzez, falta de seriedade e de vergonha na cara.


    ResponderEliminar
  56. Ontem vi o Universo Porto de bancada, e, se há coisa que me tira do sério, é ver numeros e estatísticas "marteladas", se o Benfica o faz, aponto e denuncio a máquina de propaganda, se o FC Porto o faz, também não gosto, registo, e aponto com mais desagrado ainda.

    Caros Portistas, o FC Porto é de longe, mas muito longe o Clube Português com melhores registos Champions (neste formato), veja-se o Ranking UEFA a 5 ou 10 anos, ou a actual liderança do Ranking nesta temporada. Em 27 Edições Champions, o FC Porto regista 23 presenças, e iguala os registos de R Madrid e Barcelona, daí que, "dourar a pílula" para quê, quando os numeros não mentem?

    Bom, ontem o imberbe Diogo Faria, no Universo Porto de bancada, apresentava este grafismo, relativamente às presenças, e fases que o FC Porto alcançou na Champions:
    Final 1 presença.
    Meia Final 2 presenças.
    Quartos final 6 presenças.
    Oitavos final 11 presenças.
    (Somei, e totalizei naquele grafismo, 20 presenças do FC Porto em Fases a eliminar)

    Portanto, olhei, somei, e pensei: "aqui há gato", então o FC Porto regista 23 presenças na Champions, e o DF apresenta-nos 20 presenças em fases a eliminar, fomos apenas eliminados em 3 edições na fase de Grupos? Vejamos as eliminações na fase de grupos, e só neste século:
    2001/02 Octávio/Mourinho.
    2005/06 Adriaanse.
    2011/12 V Pereira.
    2013/14 P Fonseca.
    2015/16 Lopetegui.

    Por exemplo, como é que o Diogo Faria identifica duas meias finais?! Objectivamente sim, 1994, e 2004, mas em 2004, não paramos apenas na Final da Champions? vamos registar a Meia Final e Final da mesma edição, em termos de "marcas" de presença?

    Agora vou deixar o meu "grafismo" Champions FC Porto, com os meus numeros, registo as edições pelo ano em que a prova termina (nesta Edição 2019):
    Final 1 presença (vencedor) : 2004.
    Meia Final 1 presença : 1994.
    Quartos final 5 presenças: 1997, 2000, 2009, 2015 e 2019.
    Oitavos final 7 presenças: 2005, 2007, 2008, 2010, 2013, 2017 e 2018.
    Fase de Grupos 9 presenças: 1993, 1996, 1998, 1999, 2002 (2ª fase de grupos), 2006, 2012, 2014 e 2016.

    Entre as Edições 1999/00 e 2002/03, em 4 edições consecutivas, a Champions teve duas fase de grupos distintas, mas oficialmente a UEFA nunca identificou a 2ª fase de grupos, como oitavos final. A partir da Edição 2003/04 (quando a vencemos), a Champions tem estes actuais moldes, fase de grupos-oitavos-quartos-meia final-Final.

    Sinceramente, não gosto de ver práticas à Pedro Guerra no meu Clube ...

    "Partilho da opinião do PT, aliás, vou mais longe, para mim é mais fácil ganhar a Liga dos Campeões do que este campeonato."

    Bruno Guedes, a minha opinião é totalmente oposta, isto no campo das probabilidades, o único senão, no campeonato não dependemos de nós...

    PT

    ResponderEliminar
  57. "É a beleza do futebol e a fatalidade dos treinadores. E se José Maria Pedroto, Artur Jorge, José Mourinho, Villas-Boas, Bobby Robson, António Oliveira, e (porque não????) Jesualdo Ferreira estão no panteão das nossas mais gratas memórias de portismo, espero que SC também ele venha a conquistar esse direito."

    E a propósito deste comentário do meu amigo Felisberto, vou deixar aqui o número de jogos disputados por cada treinador do FC Porto na Champions neste formato (em 23 presenças), naturalmente excluo jogos de pré-eliminatórias, ou play off´s de acesso à Champions, porque essas não são presenças ou jogos Champions, se o Benfica o faz, é o habitual "martelar"... Aí vão os nomes dos 16 Treinadores do FC Porto na Champions, com número de jogos disputados, com interessantes curiosidades:

    1º Jesualdo 34 jogos (um lamento, pela relativa ingratidão Portista...).
    2º Fernando Santos 20 jogos (14 jogos, só na edição 1999/00).
    3º Mourinho 17 jogos.
    4º Sérgio Conceição 16 jogos (com os quartos final, ultrapassa o Mourinho).
    5º Lopetegui 16 jogos.
    6º Oliveira 14 jogos.
    7º Vítor Pereira 14 jogos.
    8º Robson 11 jogos.
    9º Octávio 8 jogos.
    10º Nuno 8 jogos.
    11º Carlos Alberto Silva 6 jogos.
    12º Vítor Fernandez 6 jogos.
    13º Adriaanse 6 jogos.
    14º Paulo Fonseca 6 jogos.
    15º Ivic 2 jogos.
    16º Couceiro 2 jogos.

    O FC Porto, também participou em 9 edições da antecessora Taça dos Campeões Europeus, e também venceu essa prova. Deixo os nomes dos 7 Treinadores do FC Porto que disputaram a Taça dos Campeões Europeus, com jogos respectivos no banco do FC Porto:
    1º Artur Jorge 19 jogos.
    2º Pedroto 6 jogos. (fácil: AEK 2 J, Milão 2 J. e R Madrid 2 J.)
    3º Ivic 4 jogos.
    4º Quinito 3 jogos.
    5º Flávio Costa 2 jogos.
    6º Puricelli 2 jogos (o único Italiano que treinou o FC Porto).
    7º Murça 1 jogo. (interino, 1 jogo, 1 vitória ao PSV 2-0)

    A UEFA organizou 37 edições da Taça dos Campeões Europeus, e estamos agora na 27ª edição da Champions nestes moldes sob a tutela/organização também da UEFA, portanto estamos na edição nº 64 da Taça dos Campeões + Champions. O FC Porto regista 9 presenças na Taça dos Campeões, e 23 presenças na Champions, dá um somatório total de 32 presenças, na maior competição do Mundo de Clubes de Futebol, ou seja, se a UEFA organizou 64 edições T Campeões + Champions, o FC Porto regista presenças em metade dessas 64 edições, são 32 presenças no seu total, o que é notável em termos Europeus!

    PT

    ResponderEliminar
  58. Para os mais cépticos, quanto às contas do campeonato, fiz um exercicio, para as 10 jornadas finais, decalquei as mesmas 10 jornadas, e 10 resultados respectivos de FC Porto e Benfica registados na 1ª volta, aí vai:

    FC Porto:
    9 vitórias consecutivas, pós derrota na Luz, e 1 empate em Alvalade, somou o FC Porto nas 10 jornadas finais da 1ª volta 28 pontos.

    Benfica:
    7 vitórias, e 3 derrotas (Belém, Moreira em casa e Portimão), o Benfica somou nas 10 jornadas finais da 1ª volta 21 pontos.

    Ok, eu sei que era o Benfica pálido e anémico do professor bomboca, mas viram o Benfica ontem em Zagreb? Na Croácia, só não jogou o Almeida, o Samaris, e o Pizzi do onze do Dragão... Ontem estavam no "desmame", foi notório, mas nem quero ir por aí. Outra questão, terá que as "cobras" do balneário, vão minar aquilo? Gente com muitos anos de Benfica, como o Jardel, Fejsa, Salvio e Jonas, com "mialgias sem esforço", sempre parados? E quando regressarem, não vão calçar, porque os "meninos" são d´oiro ... O Lage terá estofo e cabedal para lidar e gerir com aquelas "cobras"?

    Contas, cenários, especulações várias, neste momento fundamental é ganhar os nossos jogos, e dar-lhes pressão, vamos quase sempre jogar primeiro que eles, se ganharmos os nossos jogos, a pressão pode se fazer sentir numa equipa tão jovem, veremos a reacção com o Belém, uma equipa que joga um futebol positivo, e sem complexos, porque na minha opinião, quem jogar na Luz com trincos&ferrolhos, sujeita-se a ser goleado...

    Quanto à Champions, vou pensar nela quando o sorteio se realizar na próxima semana, só depois em meados de abril, mas, com o olho em Portimão, porque o Algarve está ali "entalado" no meio dos quartos da Champions!

    PT

    ResponderEliminar
  59. Sobre a nossa formacao temos que Diogo Dalot, Ruben Neves, Andre Silva e talvez o G Paciencia foram os expoentes maximos do passado mais recente. Qualquer um destes 4 tinha lugar no nosso plantel. Nao acho que seja miseravel. O nosso problema chama-se Jorge Mendes, e chamou-se Lopetegui. Lopetegui (Doyen + Direcao incluidos) nos deixaram com um plantel caro e descaracterizado, e sob a alcada do fair play financeiro. Mendes porque abafa todos os jogadores que aparecem por aqui no Braga e Rio Ave, e influenciou a saida do Dalot antes do tempo. E no abafo do fair play levou o Ruben Neves a preco de saldo e o Andre Silva nem tanto (mas quanto tera comido em comissoes?).
    Da equipa B actual temos jogadores a aparecer, Baro, Madi, Joao Costa, os Diogos....sera que vamos ser comidos de novo?

    ResponderEliminar
  60. Esta canalha de Jornalista a mando do patrão para os segurar nos empregos são capaz de tudo, alguns são tão pulhinhas que são meninos para dizer que um autocarro é um avião. Eu sei e todos nós portistas sabemos o que esta hipócrita gente pretendia, mas vamos deixa-los engolir em seco. Vamos ao ditado: Os cães ladram, os burros urram e os porcos roncam e a caravana passa indiferente a todo este ZOO animalesco.

    Costa.

    ResponderEliminar
  61. A forma INDECENTE como continuamos a ser tratados!!! Ouçam!!!

    https://twitter.com/i/status/1104077427041542151

    ResponderEliminar
  62. Pedro Pinto, foi o Manuel Fernandes Silva, não creio que tenha sido prepositado. Segundo fontes bem informadas, é considerado no FCP. Pelo menos no dia da inauguração do Museu, estava lá como convidado.

    ResponderEliminar

  63. Não sabia...mas ainda assim acho muito estranho pq...foram imagens editadas! Parece q ALGUÉM quis mesmo q passasse...

    ResponderEliminar
  64. O mamífero que fez essa locução na RTP3 merece um lugar no Porto Canal...
    O Porco Pinto já nos tinha chamado por 2x FCPorco, este chama-nos ladrões... E nós ?
    Que nomes havemos de dar a esses Fanáticos dos Popós ?

    ResponderEliminar
  65. A propósito dos quartos final da Champions, bem tento abstrair-me da Champions, e concentrar-me apenas no campeonato, mas não consigo. Bom, fui rever as 5 participações, e adversários do FC Porto nos quartos final da Champions:

    1996/97 Manchester United (quando o jovem médio Costa fez uma estreia de sonho, no verdadeiro Teatro dos Sonhos).

    1999/00 B Munique´(quando o Jardel fez em Munique um golo quase impossivel, "entalado" entre dois guarda-vestidos, para o Hugh Dallas de seguida desempatar, e confirmou-se mais vale dá-las, que levá-las...)

    2003/04 Lyon (quando o Maniche bisou em Lyon, e carimbou as meias finais).

    2008/09 Man United (quando o CR "amandou" uma patada na baliza dos SD).

    2014/15 B Munique (quando o Carballo suspendeu com amarelos o Danilo e o Alex Sandro no Dragão, mas já não expulsou o "Manel" Neuer, e quase nos mandou para o "carballo", isto porque jogamos em Munique 2ª mão com 4 centrais: Reyes, Maicon, Marcano e Indi).

    Portanto, 5 quartos final, 2 X com Man United, 2 X com B Munique, e será que vamos também bisar quartos com o Lyon? Bom, os franceses levam um "zero e zero" para Camp Nou, e sabe-se lá se o "tuga" Tony (com y, claro) Lopes não engata, e defende tudo em Barcelona, e o Lyon volta a cruzar-se nos quartos da Champions com o FC Porto?

    Já o disse, as minhas expectativas não são mt elevadas na Champions, e explico porquê? Do nosso principal plantel temos 22 atletas inscritos na Champions 3 deles G Redes (excluido o Jorge, consta que regressa ao Brasil), na 1ª mão, o Pepe e o Herrera estão castigados, sobram portanto 20 Atletas.

    Se decalcar o onze que jogou com a Roma no Dragão, retirando os dois castigados (Peoe e Herrera), iremos provavelmente apresentar esta Equipa na 1ª mão: Casillas, Maxi, Felipe/Militão e Telles; Danilo, Oliver, Otávio e Corona, Marega e Tiquinho. Para o banco teremos 9 opções: Vaná, Diogo Leite, Bruno Costa, Hernâni, Adrian Lopez, Fernando, Brahimi (foi suplente com a Roma), André Pereira e Diogo Costa (3º G Redes), isto se, até lá não surgirem lesões. Entre aqueles 20, até temos algumas opções ofensivas no banco, e defensivas? Apenas o jovem Diogo Leite, e no meio campo? Apenas o jovem Bruno Costa. E se precisarmos de mexer nas laterais defensivas? Corona baixa na direita, e o Hernâni pode fazer de Telles, portanto, a "manta é curta", e com 25 inscritos na Champions (a UEFA só nos deixa inscrever 22, castigo Fair play financeiro), mas com 25, sempre poderiam entrar nessa lista o Mbemba, o Manafá ou o Loum ...

    A propósito, ontem e Juve ganhou 4-1 à Udinese, e poupou 7 titulares absolutos, já a pensar na "remontada" com o A Madrid, mas sobretudo é revelador da qualidade do plantel. Há cerca de um mês, antes de jogarmos em Roma, falei aqui no Zaniolo, mas também falei num tal africano Keane (bisou na final com Portugal), foram finalistas no Europeu Sub 19, e eram ambos as estrelas da selecção de Itália, que perdeu a Final com Portugal do Jota&Trincão, ontem o Keane, pela Juve em estreia na Serie A, bisou, fez um jogaço, e está ali um verdadeiro crack como se viu naquele Europeu sub 19, é que tem tudo: potencia, velocidade, forte atléticamente, técnicamente evoluido (vejam um dos golos que fez ontem), quem nos dera ter aquele Keane, suspeito que poderá estar ali um sucessor do CR, não estou a exagerar, só tem 19 anos e um mês ... Todavia, se tiver a "cabeça pequenina" como o Balotelli, retiro tudo o que disse...

    PT

    ResponderEliminar