sábado, 9 de março de 2019

Para o Serpa, com todo o "carinho e amizade" do Manuel Vila Pouca e Jorge Vassalo



Para quem não me acompanha no facebook e no twitter:
Sua excelência D.Vítor Serpa, a Rainha de Inglaterra:
«O FCP parece continuar a ser, assim, o único clube português capaz de se reconhecer, do ponto de vista de uma cultura desportiva e competitiva, como uma equipa do mundo, mesmo que, um tanto ironicamente, não o consiga afirmar de forma institucional, onde continua sem desatar o nó REGIONALISTA e até mesmo PROVINCIANO que ainda o prende.»

Era para elogiar, mas lá está sempre a cassete do provincianismo e regionalismo... como se o FCP não fosse um clube mundial, conhecido e reconhecido em todo o mundo. Mesmo quando é tão maltratado, boicotado, ignorado e vítima dos ataques mais vis neste Portugal dos pequeninos.
Que pena!

Para abrilhantar junto um eloquente texto do Jorge Vassalo:
«SIM, somos regionalistas, com muito orgulho. Orgulhosamente, ostentamos no nosso nome o da nossa Cidade, e incluímos as armas da mesma no nosso Brasão. SIM, somos REGIONALISTAS, porque temos orgulho em representar MUNDIALMENTE uma região que VOCÊS diminuem, marginalizam, ocultam e reprimem de forma absolutamente ofensiva!
Sim, e bem sabemos que é um desiderato que vocês levam de uma forma profissional, articulada e bastante, porque não dizer, competente.
Os três Fs salazarentos, do regime que vocês querem perpetuar, estão bem vivos. E sim, bem sabemos que o F de Fátima já é, vá, negligenciável, mas o F de futebol rima como vosso querido slb, da vossa capital do império de outrora, o 5º Império de Pessoa que tanto quereis fazer prevalecer!
Lamentavelmente, a realidade nada quer ter a ver convosco, porque é sempre desmentida como o delírio opiáceo que tendes: somos NÓS, da dita província, motor de Portugal, na realidade, levamos o nome e elevamos o ranking nacional pela Europa e o Mundo pós-ditadura colonialista!
Vós sim, num exercício delirante e, esse sim, profundamente PROVINCIANO, é que, coadjuvados pelo Poder fajuto do LAGUINHO que quereis perpetuar, cantais loas a factos que não passam de venturas oníricas, desde craques proveta em pré-venda que se esfumam mal passam o crivo apertado do soro da verdade fronteiriço, onde a assimetria do campeonato do beija-mão que orgulhosamente propagais se torna evidente, e toda a marcha do poder que permitis para viciar este jogo vos ridiculariza!
Vós sim, é que aplaudis a atitude, essa sim, PROVINCIANA, de desvalorizar a Europa do futebol com SUPOSTAS gestões - trocas mínimas só são gestões abaixo do Mondego! - em prol de serem pseudo-reis a qualquer custo, no laguinho onde dominais poder desportivo, político, judiciário e os média onde vos incluis, constantemente tentando diluir e branquear atropelos sucessivos ao que devia ser um esforço para tornar competitivo um campeonato paradoxal, onde se formam jogadores de craveira internacional, mas
onde existe uma assimetria competitiva que nos envergonha!
Ah, dor imensa, pois não conseguis branquear a verdade de que, quando não existe essa inclinação para a qual contribuís, o vosso incensado passa a ridículo, com prestação ao nível PROVINCIANO, enquanto os que injuriais se destacam, sendo apenas batidos por vice-campeões europeus, na Rainha de todas as provas!
Continuai a chamar-nos o que sois! Só nos fortalecerá ainda mais!
E enquanto o vosso afã protector vai denegrindo a imagem do País que defendemos, ao tentar proteger os escolhidos, não se coibindo de prejudicar uma das mais importantes investigações que trará Justiça ao Desporto-Rei, criando "factos" e ligações desmentidas pelos próprios funcionários da instituição, envergonhando a todos nós na demonstração terceiro-mundista do vosso pensamento!
Assim sendo, é fácil de ver que somos ORGULHOSAMENTE REGIONALISTAS, tendo apenas pena que outros não se juntem a nós ao fazer o beija-mão daqueles que os gozam e diminuem, mas PROVINCIANOS sois VÓS, ao querer que Portugal inteiro se reduza à vossa insignificância, provada onde mais interessa!»

23 comentários:

  1. Também li hoje a Opinião do "Belém" avermelhado, ia tão direitinho, que até pensei "quando a esmola é grande...", e na parte final, "catrapumba", foi com estrondo...

    Ele há coisas que nunca esquecemos, teria uns 8/9 anos, o meu professor primário (são fundamentais, quando são bons), retratava assim o Portugal quinhentista: "Portugal era um pequeno insecto sem dimensão alguma, mas com membros gigantescos...", sempre retive essa imagem, imagem que, poderá hoje também ser transposta para o FC Porto, um Clube de uma pequena Cidade do Norte de Portugal (o Grande Porto terá cerca de 1 milhão de habitantes), e de um pequeno e pobre País da Europa do Sul, faz autênticos milagres na Europa do Futebol dos "excentricos" M€. Neste século, o século do Futebol Industria, só R Madrid, Barça e Sevilha (estes apenas L Europa), conquistaram mais Taças Europeias que o FC Porto neste século XXI, numa palavra: NOTÁVEL!

    Há 30 anos, a partir daquele calcanhar Magrebino, o FC Porto projectou-se da dimensão regional para uma dimensão Europeia e Mundial. Deixou de ser apenas um Clube da Região Norte e passou a ser Mundial, mas, sem nunca perdermos a noção das nossas verdadeiras raízes, porque quando perdermos isso, perdemos tudo, até a nossa identidade... Isto mesmo, o Belém encarnado nunca, mas nunca irá entender!

    PT

    ResponderEliminar
  2. Simplesmente BRILHANTE!!! Não acrescento UMA vírgula (pra não estragar!)

    ResponderEliminar
  3. O centralismo asfixiou o país. Lamento que o o "outro" país não se levante contra isto...Era bem preciso.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde caro MVP e caros Portistas;

    Brilhante mesmo caro Pedro Pinto. Provinciano com a chama da Europa no canto do olho, na grandeza profanada nas línguas de vermes e seres rastejantes... Coitados...

    Mas hoje passei aqui para falar da nossa formação tão criticada por muitos. Acabei de ver o jogo dos sub-19 contra a outra grande academia do país Alcochete... 5-1. Para os que falam de letra pelo trabalho não chegar ao principal escalão vejam o jogo desta tarde e digam-me que não existe qualidade para levar até à primeira equipa aqui por muitos curtos anos.
    Começo por traz, Tiago Lopes, Pedro Justiniano, Levi Faustino, meio Mor Diaye, Fábio Vieira, Vítor Ferreira, frente Afonso Sousa e Fábio Silva.
    Voltem atras no Porto canal e vejam os nossos meninos a jogar à bola e digam-me que não existe qualidade na nossa formação.


    Contra Tudo e Contra Todos. FC Porto Sempre.

    JP

    ResponderEliminar
  5. Brilhante texto. Ao contrário desse sr., espero que o FC Porto nunca desate o seu nó regionalista e provinciano. Jorge Rocha

    ResponderEliminar
  6. Vila :

    Deixei de perder o meu precioso tempo com as serpenteantes banalidades desse senhor ! ...


    Abraço

    ResponderEliminar
  7. JP, apesar de não ser tão badalado, o talento sempre existiu no F.C.Porto. Agora, se foi aproveitado da melhor maneira, por muitas razões, desde tantas e tantas vitórias, até à exigência sempre lá alto, provavelmente nunca foi devidamente aproveitada. Estamos sempre a tempo de mudar...

    ResponderEliminar
  8. Aproveito este espaço para comentar uma personagem que há muito deveria ser persona non grata para o Porto. Depois de comparar o Porto a Palermo (pela máfica), depois de se babar a elogiar tudo o que era do Benfica (até um guarda-redes que nada mostrou e até o tratamento dos vasos e a beleza dos canapés), depois de dizer que o seu Porto dava um banho de bola ao Porto de Sérgio Conceição, esse senhor veio falar das equipas fracas: Porto e Ajax. DEDIQUEMOS-LHE CADA VITÓRIA NA LIGA DOS CAMPEÕES, QUE A AZIA DELE já enjoa e enoja. De forma subtil, ataca City de Guardiola só para insinuar que o sorteio é viciado (unicamente pela inveja que tem de Guardiola), e ataca quem treina Real (porque quer ir para lá) que até foi eliminado pela fraca equipa do Ajax. E, claro, a estocada no Porto, que ele não suporta ver vencer sem ele.

    ResponderEliminar
  9. veio hj no jn uma comparacao entre as receitas geradas pela formacao dos 3 grandes clubes: benfica 169 milhoes fcporto 154 milhoes. diferenca minima.

    ResponderEliminar
  10. Caro MVP é mesmo tudo o que falta, trazer-mos esses talentos para a equipa principal.
    Mas se me é permitido, acho que a formação falha na preparação física dos atletas. Temos atletas bons técnica e taticamente mas em termos de força física e intensidade falta-nos qualquer coisa e vejo ai o não aproveitamento da equipa que se sagrou campeã da segunda liga à uns anos atrás. Se querem um exemplo significativo vejam bem o cabedal e a dimensão física que ganhou o jogo de Diogo Dalot depois de ir para Manchester...

    Estamos e vamos a tempo, e acho que em breve mudaremos, e aproveitaremos este talento que o clube tem em mãos. É uma questão de trabalha-los bem e dar esta parte que tanto faz falta ao futebol de hoje.


    Contra Tudo e Contra Todos. FC Porto Sempre.

    JP

    ResponderEliminar
  11. Simplesmente espectacular, palavras sábias de JV, eles esses centralistas da capital dos negócios sujos que arrastaram o país para um suga impostos para pagar os dislates dessa urbe os "provincianos" são eles feios porcos e maus,

    VIVA O REGIONALISMO
    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  12. Boa noite caros portistas. Hoje conseguimos mais uma vitória no Hóquei em Patins (6-3 ao Réus), e asseguramos o primeiro lugar no grupo, num jogo mais complicado do que o resultado deixa transparecer apesar da vitória ser justíssima.
    De notar ainda o excelente resultado da nossa equipa de sub 19, contra a grande academia de Alcochete como diz JP (17.20). 5-1 ao sporting é obra!
    Agora permitam-me uma nota sobre a equipa B. Já repararam nos bons resultados, embora nós portistas queiramos sempre a excelência, que vêem conseguindo (hoje mais uma vitória sobre o Leixões)? Agora imaginem que o Rui Barros sai na altura em que os resultados não satisfaziam e toda a gente disse mal do treinador... há coisas do "caruças" não há?!
    Por último e para não variar mais um excelente post de DVP.
    Saudações a todos os portistas.

    ResponderEliminar
  13. Só para acrescentar ao meu comentário anterior sobre o post de DVP... com o excelente texto de JV.

    ResponderEliminar
  14. Caro Vila Pouca,

    Mas quem é que quer saber do serpa?

    Isso é conversa pra agradar a um género de lampião mais primário que há. O FCPorto é muito grande, tão grande que é o clube mais odiado em Portugal. O ódio de tipos como o serpas e delgados só me da gozo, porque é sinal somos muito grandes e fortes. Se não fosse assim eles não falavam de nos e não nos tentavam atacar.

    São um nojo de gente.

    Cumprimentos
    Mancini

    ResponderEliminar
  15. Caro DVP e Amigos,

    Realmente, já não há pachorra para ver e/ou ouvir estes parolinhos constantemente a denegrir o FC do Porto, a sua cidade e região. Parece que só por viverem na capital falida são mais espertos que os outros; mas isso não é, com certeza, nada provinciano!
    Qualquer badameco ou badameca da capital vê no Porto e no Norte os bandidos, os burrinhos, os coitados.. acabando quase sempre por condescendentemente reconhecer que até somos castiços.
    Para mim a grande culpa é de quem se fez gente aqui e mal chega a capital se esquece das suas raizes e pactua com estas coisas.. veja-se, por exemplo, o Rui Rio que quando ganhou a presidência do PSD, de boavisteiro passou logo a benfiquista.. ou o Juca Magalhães que passa a vida a bajular o centralismo.

    'O Porto não é uma nação: é um satélite da terra!'

    Viva o FC do Porto, sempre.

    Saudações portistas,
    HMF

    ResponderEliminar
  16. O FC Porto nao desata o nó regionalista, etc....não por culpa própria que neste momento até esta calado de mais.....mas sim por culpa da tacanhez, essa sim, de quem está ao leme na capital do império falido.

    Mas quem se julgam estes merdas secas mal formados para vir fazer juízos de valor e classificar quem quer que seja, do alto da sua cadeira saloia impregnada de trampa???!!!

    ResponderEliminar
  17. Daqui a 3/4 horas, jogamos na Feira, e eu desconfio, porquê? Porque tivemos um jogo há 4 dias de enorme exigencia fisica e mental (com prolongamento), porque vamos jogar num relvado acanhado, porque o Feirense terá a derradeira oportunidade de retoma, e pontuar com o FC Porto será sempre um extraordinário aditivo para a tal retoma, portanto, vamos respeitar o Feirense, e sobretudo ganhar!

    O Feirense que durante 2 anos esteve formatado para jogar um futebol directo, mt fisico, ou musculado, e com a chegada de um novo treinador, não consegue alterar essa ideia de jogo, bola parada batida pelo médio Tiago Silva para os centrais Briseno ou o Flávio Ramos, jogar em profundidade para o guarda vestidos João Silva, e, num relvado acanhado, a bola parada é sempre uma boa solução, lembram-se de como o Feirense marcou ao FC Porto na temporada passada (ou criou relativo perigo), num 2-1 muito sofrido no Marcolino? Opinião pessoal, o Atleta mais interessante deste Feirense é o médio Ganês Offori, chegou em Janeiro do Leixões, aliás, ainda defrontou o FC Porto no Mar em Janeiro, é aquele negrinho de trancinhas, com mtas pilhas duracell, mas também com argumentos técnicos.

    Nestes jogos aparentemente fáceis, pelo desnível classificativo, faz-me sempre recuar quase 40 anos, recuo ao Campeonato Manaca em 1980, e não, não perdemos esse campeonato na Povoa naquele "zero e zero", porque o Varzim do Teixeira era dificil para toda gente, perdemos esse campeonato nas Antas com o Rio Ave que fazia estreia na I Divisão (tirou então bilhete de ida e volta), esse Rio Ave jogou nas Antas já no terço final desse campeonato, mt último, quase despromovido ou moribundo, em contraste, o Porto de Pedroto estava firme na liderança, resultado final? FC Porto 1 Rio Ave 1, golo do minhoto Tó Lima... O Lima Pereira foi P Lança nos 30 minutos finais (Lima que até tinha jogado no Rio Ave emprestado pelo Varzim, mas na III Divisão), mas o caxineiro Maravalhas, defendeu quase tudo, excepto um pontapé de ressaca do ruivo Romeu, no tal jogo em que Pedroto no final, chamou "maravilhas" ao caxineiro Maravalhas!

    Portanto, há sempre por aí um Maravalhas, ou um Tó Lima a fazer os jogos das suas vidas, e nunca são de desprezar, mas antes de respeitar!

    PT

    ResponderEliminar
  18. Texto que exprime bem o sentir nortenho. Ou pelo menos deveria.

    Regionalização já. Era para ontem.

    ResponderEliminar
  19. Jogo muito mau é verdade com muito cansaço mas porquê que o Sérgio deixa o corona e o Otávio 80minutos em campo?
    Valem os 3pontos mas temos que ter cuidado com o fim dos jogos quando não conseguimos matar os jogos estamos sempre a mercê de encaixar um golo estúpido.

    ResponderEliminar
  20. Nunca percebi esta história dos clubes regionais, dado que a grande maioria dos clubes europeus são clubes regionais. O Barcelona não é um clube regional? E a Juventus ou os Manchesters?. São todos clubes regionais (Porto incluido) que se projectam para o mundo sem necessidade da anuência das respectivas capitais. Os poucos grandes clubes europeus que não são regionais são o Benfica, Real de Madrid, Sporting(será mesmo grande?) que se projectaram como clubes de regimes idênticos que aproveitaram estes clubes para tentar branquear o seu isolamento internacional

    ResponderEliminar