sábado, 4 de abril de 2020

13º aniversário do Dragão até à morte. Tasco ainda aberto, mas em modo Take-away


É, meus amigos, já são 13 aninhos de Dragão até à morte...
E nesta altura em que estamos todos numa luta sem quartel contra o maldito vírus, mesmo que em modo Take-away, o tasco não podia fechar. E não podia fechar porque depois desta luta contra o Convid-19 - que vamos vencer! -, mesmo que sem a gravidade e o dramatismo do combate que travamos neste momento, ou estou muito enganado ou outro combate o portismo vai ter de enfrentar. Pelo que vejo e oiço do que vão dizendo e fazendo alguns figurões, figurinhas, peões de brega, vendilhões do templo, artistas da rádio, TV, disco e da cassete pirata, freteiros, recadeiros e cartilheiros, está a preparar-se um cozinhado em que vai valer tudo para que o mesmo de sempre, o clube do regime seja campeão em 2019/2020. A coisa está de tal forma que já não fica pelo surrealismo de 10 jornadas à porta fechada, sem aquela que é a essência do futebol, o público que com o seu entusiasmo, apoio, paixão, faz do futebol uma festa, mas vai ao desplante de se lançar o barro à parede para que o que resta do campeonato seja todo disputado no estádio do Algarve.
Ai que a UEFA ameça que vai fazer isto e mais aquilo... sempre quero ver o que vai fazer o valentão do Ceferin, se as principais ligas do futebol europeu seguirem os exemplos belgas e holandeses ou não indicarem até 3 de Agosto os clubes que vão participar nas provas europeias...
Terminar os campeonatos, sim, mas em condições normais. E se isso obrigar a que a próxima época comece muito mais tarde, paciência, adapte-se a época 2020/2021 às circuntâncias e ao tempo disponível. Porque, independentemente do que acontecer, se este campeonato terminar com 10 jornadas à porta fechada, para mim e de uma forma definitiva, o futebol perderá todo o interesse. Nem toda a paixão que tenho pelo desporto-rei e pelo F.C.Porto me permitirá voltar a ser o mesmo adepto,

49 comentários:

  1. Faço votos de boa saúde e vontade para continuar numa luta que ainda é muito desigual.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Como cantava o Paulo de Carvalho: "13 anos é muito tempo, muitos dias, muitas horas a cantar FC Porto...", Parabéns DAM, parabéns Manuel Vila Pouca, e, obrigado!

    O que é que o DAM vivenciou, festejou, historiou, ou nos contou nestes 13 últimos anos:
    -7 Campeonatos Nacionais.
    -3 Taças de Portugal.
    -1 Liga Europa.
    -6 Supertaças.
    -4 treinadores Campeões, e todos Portugueses: Jesualdo, Villas Boas, Vítor Pereira e Sérgio Conceição.
    (uma pequena nota, o pequeno petiz não conheceu as Antas).

    Sobre o tema abordado neste post, irei sobretudo abordar as declarações do Ceferin, que esta semana criticou duramente a decisão do Campeonato Belga, encerrar com a actual classificação, e advertiu mesmo que essa medida coloca em risco a participação das equipas da Bélgica nas competições europeias, tenho uma opinião, e vou elencar meia dúzia de pontos, para evitar uns "lençois" enfadonhos.

    1 A UEFA não se quer imiscuir nas decisões de cada Federação, mas esta semana, deu o dito por não dito, e ameaçou com mão pesada como tuteladora do Futebol Europeu, e banir as equipas belgas das suas provas!

    2 Vou repetir uma opinião que já aqui deixei, caso os campeonatos não terminem, terá de haver decisões uniformes para todas as Ligas, sob pena de em Itália se seguir o critério A, em Espanha o B, e em Portugal o C. Creio que o critério será uniforme, e definido pela UEFA, isto sem tomar uma atitude ditatorial, mas irá "recomendar"...

    3 Isto é, se a UEFA não se quer imiscuir nessas decisões internas (definir Campeões, ou despromoções), mas vai deixar directrizes para serem cumpridas de forma uniforme, e este aviso à Federação/Liga belga sinaliza isso mesmo.

    4 Caso os campeonatos não terminem, e tendo em conta que não há regulamentação para tal, porém, já há jurisprudência, o Partizan em 1999, foi Campeão, isto quando faltavam 10 jornadas por disputar, justamente aquando da Guerra dos Balcâs!

    5 Caso os campeonatos regressem, teremos jogos à porta fechada, com toda a certeza, Futebol à porta fechada, consegue ser pior que "coito interrompido"...

    6 No caso concreto, da nossa Liga, e do regresso da mesma, o porquê desta pressão, quando vivemos este vital campeonato da Humanidade? Fundamentalmente motivações económico-financeiras, pressões das operadoras, "não há bola, não há ´guito´...", um mero exemplo, o Moreirense tem um orçamento a rondar os 4 M€, e recebe esses 4 M€ via SportTv, é mesmo uma questão de sobrevivência. Relativamente às motivações desportivas, algumas figuras proeminentes no Futebol Português, já afirmaram: "Se o Benfica estivesse em primeiro lugar, seria mais simples tomar decisões, ou determinar o Campeão...", para que conste, não gosto de ganhar na secretaria...

    Saúde para todos!

    1 abraço,

    PT

    ResponderEliminar
  3. F.C. Alentejano do Porto4 de abril de 2020 às 14:53

    Boa tarde.

    Parabéns pelo Blog, Amigo Vila Pouca.
    Continue por muitos anos a expandir e defender o portismo, que todos nós lhe ficaremos muito gratos.

    Força pelo F.C.Porto.

    ResponderEliminar
  4. Caro DVP,
    Parabéns aqui ao tasco assim como a todos que por aqui passam e o enriquecem. Ao DVP um agradecimento eterno pela sua resiliência em manter este cantinho de desabafo azul-e-branco aberto uma vez que os últimos anos foram anormalmente maus face à elevada fasquia a que fomos habituados nas últimas 4 décadas. Como Portistas não extravasamos festejos nas vitórias mas nunca deixamos de fazer leituras críticas & construtivas nos momentos negativos, como aquele que atualmente vivemos (sem esquecer e o que ainda estará para vir).
    Concordo plenamente com a nota do DVP sobre o que se está a preparar para o final da época. Como já aqui o escreveu 'jogos sem público são treinos não é competição!'. Por respeito à situação que todos vivemos, uns muito piores que outros, todas as competições deveriam ser anuladas, entenda-se não haveria lugar à atribuição de qualquer título, aproveitando-se apenas as atuais classificações dos campeonatos para definição de quem participará nas provas da UEFA. Não deixo de destacar que estes senhores da UEFA só vêm com bazófia para com os fracos (veja-se os critérios do fairplay financeiro por exemplo). Esta posição que aqui defendo, e até para deixar uma marca na história de todas as competições face à tragédia que se nos depara (e em alguns países ainda está a começar), deveria ser a posição oficial da UEFA para todas as competições de futebol ao nível Europeu. Todas sem exceção! Nunca ninguém iria ficar satisfeito qualquer que fosse a decisão (Liverpool merece ser destacado neste ponto) mas com esta posição mostrava-se que há algo mais importante que o próprio futebol: a vida humana!
    No andebol, por exemplo, todos os clubes concordaram em não haver atribuição de títulos, em não haver descidas e em promover a subida dos clubes que estavam nessa posição na divisão inferior.
    Fiquem em segurança! Não facilitem, NUNCA!
    Gilles 27

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O nosso clube já veio desmentir em comunicado a hipótese de não haver campeão no andebol, aliás no andebol não me parecia mal que o título fosse atribuído ao FC Porto, uma vez que já jogaram todos os clubes uns contra os outros em duas voltas, só faltava a segunda fase, tal como no basquetebol me parecia mal o título ser atribuído ao Sporting pela mesma razão do andebol, faltando apenas jogar os play offs, nos outros desportos são situações mais complicadas, isto na minha opinião.

      Eliminar
  5. Bom dia Vila Pouca e Portistas

    Um Feliz aniversario ao Dragão até à morte, um obrigado gigante pela disponibilidade do Manuel Vila Pouca.
    Vamos ver a capacidade de resposta desta direção às instituições e ao toupeirense, a coisa está a cheirar muito mal.
    Cuidem-se todos os portistas, não saiam de maneira alguma, é melhor umas semanas a mais em casa que uns anos a menos na vida.
    Aqui em França a coisa está muito feia, assistimos sem meios de reação, a centenas de mortos todos os dias e o pico ainda vem longe. para quem quiser seguir a situação mundial e local este site é bastante completo https://www.worldometers.info/coronavirus/
    Um abraço ao Vila Pouca, longa vida ao Dragão até à morte eu um barco a todos os portistas.

    OS CAMPEÕES SOMOS NÓS

    ResponderEliminar
  6. Caro Vila Pouca, muita saúde acima de tudo. Curioso como a uefa diz numa semana que as federações são soberanas a escolher como terminar os campeonatos e, mal os belgas escolhem, há quase uma revolução. Os cartilhados andam com medo que faca jurisprudência. Olhem lá se a nossa federação tomasse a mesma decisão.

    ResponderEliminar
  7. Que o blog continue por muitos anos! Parabéns.

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde.
    Em primeiro lugar, Muitos Parabéns pelo aniversário e Muita Saúde e Força para continuar.
    Em segundo lugar apesar de eu não ser capaz de pensar em futebol- nunca foi tão verdade a frase A Saúde é o mais importante- dá de facto para ver que eles não dormem e todos os dias lá vêm os chiqueiros habituais a insinuar algumas ideias para dar o título aos do costume.
    Em terceiro lugar vamos todos resolver a pandemia e mandar todos os Ceferins desta vida para o país deles jogar à porta fechada .
    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Votos de continuação grande DVP, pelo menos por outro tanto.

    Quanto ao campeonato, já foi. Por toda a europa vão ficar como estão e nós não podemos fazer outra coisa. Noutras modalidades automoveis e motos, como a F1 e o MotoGP fica tudo parado, mesmo que cada player dispute a competição sózinho dentro do seu veículo.
    Com tanta gente doente e infetada, mesmo que se consiga o remédio para atenuar a doença, nunca se vai poder voltar à normalidade antes de 7 ou 8 meses pelo menos. Fazer competições colectivas antes disso, mesmo sem publico a assistir, é um risco e possibilita a infeção de toda uma ou duas equipas, ou outros intervenientes. Qualquer solução em cima do joelho é uma tremenda falta de responsabilidade que teria custos incalculáveis para os seus mentores, ainda que estes, Liga, Federação e SLB, estejam desesperados pelas perdas incalculáveis de proventos que lhes permitiriam continuar na senda da grande e dolce vita em que todos vivem há longo time ago.
    Assim o FCP será o campeão de uma forma bizarra e imprevista, mas dará alguma compensação para tudo o que se tem passado ao longo dos anos e até para a questão do fair play financeiro. Outra coisa que não isso, seria mais uma fantochada a juntar a outras que o poder lisbonário tem apoiado e perpretado desde o tempo do AD.

    ResponderEliminar
  10. Parabéns DVP, o "tasco" tem sido fundamental para ótima conversa, ótimas opiniões e ótimas informações.
    E principalmente na defesa do clube, sem cegueira clubística.
    Quando é pra acusar e apontar o dedo, não olha a nomes, assim como a defender a quem merece.
    Aqui se respira portismo em estado puro por todos os lados.
    Que assim continue. As pessoas passam, o clube continua.

    Bruno de Carvalho, o líder superstar, está de volta, e disse que se estivesse o boifica à frente o campeonato já estava decidido por decreto.
    BdC foi ilibado de tudo o que lhe tentaram imputar, e agora ninguém se interessa em saber quem esteve por trás disso tudo.

    Como diria Odorico, BdC "estava talqualmente o imperador Julho César, cercado de Brutus por todos os lados".

    ResponderEliminar
  11. Caro Manuel Vila Pouca
    Primeirissimamente : PARABÉNS pelo 13º aniversário que , parecendo pouco ,é muito ! neste tipo de coisa que o m/ Amigo tem cultivado e nós temos o prazer de ler e comentar (quando calha ) .Parabéns e continuação de muita saúde lhe desejo , para que o seu (e nosso) Portismo continue bem no alto e ...ao alto !
    Quanto ao resto de que fala, pois também prevejo grandes "manobras " e fogos de barragem para nos ...lixarem ! Os gajos até acham que o mais lógico das LÓGICAS é dar o titulo ao clube que ia em 1º lugar no fim da 1ª volta , porque , aí sim !!! todos tinham jogado contra todos !!! Enfim ... aguardemos pelo(s) caldinho(so ) que se já estão a pôr ao lume e que alguns pasquins vão servindo aos clientes do costume !!! CUIDE-SE e aos seus . PARABéNS !

    ResponderEliminar
  12. Vila :

    Parabéns !

    (e já agora OBRIGADO)


    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Parabéns caro Vila Pouca por este imprescindível espaço de verdadeiro Portismo. Um grande abraço e o desejo que continue muitos e bons anos.

    ResponderEliminar
  14. Parabéns!!!

    Alguns pontos:
    1) A UEFA tem responsabilidade na propagação do covid19 (como já provado!), por ter permitido a realização de jogos como o Atalanta vs. Valência; Liverpool vs. A.M.; PSG vs. B.Dortmund.
    2) A pandemia, infelizmente, não tem data para estar terminada(erradicada?), simultaneamente, em todos os países europeus. Assim, provavelmente as condições da realização(?) de jogos não serão as mesmas.
    3) A UEFA não pode colocar as federações reféns das suas decisões.
    4) No campeonato português, todos os clubes realizaram o mesmo número de jogos. Qualquer solução que passe por escamotear este facto, é deturpar a verdade desportiva. Há uma classificação oficial.
    5) Se não for possível terminar totalmente o campeonato, este deveria ser encerrado e respeitar a classificação existente. Se atribuiriam título ou não, seria uma decisão a tomar pelos órgãos oficiais. Para efeitos de apuramentos ou outros, esta seria a classificação.
    6) A final da Taça seria o primeiro jogo da próxima época, em substituição da Supertaça Cândido de Oliveira.
    7) É preferível parar e começar a nova época com boas perspectivas, do que andar a sobrecarregar os jogadores, que, mais tarde, durante a época seguinte, estarão sujeitos a lesões e paragens prologadas.
    8) A questão financeira é demasiado importante, mas será importante para todos os sectores.
    9) A(s) decisão(ões) nunca poderá(ão) ser do agrado de todos, mas, se não partir de um ponto indiscutível (a classificação no final das jornadas realizadas), vicia a verdade desportiva.

    João Moreira

    ResponderEliminar
  15. Boa noite caro MVP e caros Portistas;

    De passagem para deixar um grande abraço ao caro MVP e deixar-lhe os meus parabéns por 13 anos de uma grande dedicação incansável ao nosso amado FC do Porto. Que a saúde o acompanhe e que continue com o seu rigor e perspicácia nesta luta que durante 13 anos tem feito na defesa deste clube.

    Um bem aja caro amigo.


    Contra Tudo e Contra Todos. FC Porto Sempre.

    JP

    ResponderEliminar

  16. Caro Manuel Vila Pouca,antes de mais muitos parabéns por este admirável e precioso espaço que defende acima de tudo com clarividência, seriedade e competência o FC Porto em qualquer circunstância, por isso será sempre digno da nossa atenção,do nosso respeito e da nossa admiração.

    Depois desejo a si, á sua família e a todos os frequentadores deste notável espaço muita saúde e alguns momentos de alegria,pois para ultrapassar esta pandemia é necessário nos manternos saudáveis e em harmonia.

    Finalmente na minha opinião a época deveria acabar exactamente como está,isto porque não creio que haverá tão cedo condições aceitáveis para a conclusão da mesma, portanto com toda a naturalidade o FC Porto deveria ser o campeão nacional, enquanto que por outro lado na próxima temporada o campeonato deveria ser composto por 20 clubes,ou seja com os actuais 18 mais Nacional e Farense, posteriormente no final da época desceriam quatro equipas para que fosse possível voltar ao formato actual,no entanto dúvido que tais medidas venham a ser implementadas devido a diversos interesses mais ou menos óbvios que estão a ser sobrepostos ao valor da vida humana,logo se o campeonato regressar e for uma renovada fonte de propagação do Covid-19 alguém terá que ser severamente responsabilizado por isso.

    E convém ter em consideração que o regresso do futebol pode originar a vontade de outras indústrias voltar igualmente a laborar,dado que existem diversas empresas em extremas dificuldades e que empregam muitas pessoas que não ganham o mesmo que um jogador de futebol.

    Portanto urge repensar as prioridades das nossas vidas e respeitar o próximo.

    Um enorme abraço

    Silvestre

    ResponderEliminar
  17. https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/fc-porto-declarado-campeao-seria-uma-bomba-atomica-afirma-bruno-de-carvalho

    ResponderEliminar
  18. Parabéns e obrigado por este espaço de portismo, indispensável para nós.
    Abraço e fiquem todos bem.

    ResponderEliminar
  19. Caro Sr. Vila pouca,
    Parabéns pelo 13º e o meu muito obrigado por manter este espaço FCPortista para que nos possamos informar sem correr o risco de ser infectados por "alguns figurões, ..., recadeiros e cartilheiros".
    Subscrevo integralmente o último parágrafo do seu post. A acontecer seria o decisivo passo para acabar com o futebol em Portugal e continuar a defender os interesses do 'querido 5lb' a qualquer custo.
    1 abç e viva o FCPorto.
    Luís Oliveira

    ResponderEliminar
  20. Parabéns pelo blog, que já é uma referência no portismo, um espaço de resiliência e denúncia do anti portismo primário que grassa na nossa comunicação social, centralista e nacional benfiquista.
    Força

    ResponderEliminar
  21. O REGIONALISTA.
    PARABÉNS A VOCÊ.
    Antes de mais os meus parabéns por mais um aniversário da TASCA DO VILA. De futebol pouco ou nada para dizer, a não ser as preocupações do mundo batoteiro dos lampiões em relação à entrega do título desta época, e a folga que a Justiça lhes dá sobre os crimes praticados por estes Vírus vermelho.

    COVID 19
    Tantas recomendações do Estado, dos responsáveis da Saúde aos portugueses para se protegerem do Coronavírus, quando nos supermercados, farmácias, drogarias etc, não há Luvas, Mascaras, Álcool, e num ou outro estabelecimento que haja são vendidos a preços inflacionados. Que se Lixem estes papagaios, estes tretas, com as recomendações, continuamos a ser um pais de ladrões, vigaristas e de uma justiça Branda.

    ResponderEliminar
  22. Parabéns ao autor, bem como a todos os participantes, por mais um aniversário deste magnífico espaço de exposição de todas as questões relacionadas com a nossa paixão mais irracional.
    Bibó Porto!

    ResponderEliminar
  23. muitos parabens! que este blog se prolongue por muitos e bons anos! quanto ao covid19 estamos quase a vencer! dia 14 de abril e o pico e ate pode ser antes! VENCEMOS!

    ResponderEliminar
  24. Estive a ver o jogo fcporto-man utd de 2003/2004 e sem termos um dos melhores planteis da história do fcporto, era ainda assim uma equipa recheada de talento...carlos alberto, ricardo carvalho, jorge costa, vitor baía, deco, maniche, alenitchev, mcharty,...quando comparamos com o atual plantel há uma diferença enorme... . E vi ainda o fcporto benfica do celebre minuto 92...tínhamos james rodriguez, jackson martinez, alex sandro, danilo, moutinho, fernando, varela, otamendi, mangala, helton,...e claro kelvin... . quando comparamos com o atual plantel... . Saudações portistas.

    ResponderEliminar
  25. Caro Vila Pouca,
    Muitos parabéns pelo seu blog. Todos os anos digo e vou repetir: este é um espaço singular no portismo onde todos partilhamos o nosso amor ao clube e nos dedicamos à sua defesa. Que nunca lhe falte a força e continue o excelente trabalho.

    Pedro Nuno

    ResponderEliminar
  26. Já que os benfiquistas dizem que a classificação atual do campeonato não deve contar porque não jogaram todos duas vezes, então por esse ponto de vista não deve contar só a primeira volta porque assim existem equipas que jogaram mais vezes em casa e outra wue jogaram mais vezes fora não estando em igualdade. Seguindo a lógica benfiquista proponho então que só contem os jogos que foram disputados duas vezes com a mesma equipa. Sendo assim, nos jogos que efetuou duas vezes (da primeira jornada à sétima jornada e da jornada 18 à 24, salvo erro) o FCPorto teve 1 empate, 1 derrota e 12 vitorias (37 pontos) e o benfica teve 2 empates, 3 derrotas e 9 vitórias (29 pontos). Penso que o benfica, sendo um clube que defende a verdade desportiva (cof, cof) decerto vai concordar com este critério que será o mais justo do ponto de vista deles e declarar o FCPorto campeão 😃

    ResponderEliminar
  27. Caros Portistas,

    Caro DVP, muitos parabéns atrasados! Muito obrigado pela sua paciência e continue por muitos e bons anos que este é sem duvida o melhor blog do FCPORTO!
    Se todos os Portistas fossem como DVP outro galo cantaria, inclusive na sad e na direcção. O que mais me entristece é que quem nos ensinou os valores do Porto não os aplique, enfim siga que estamos de domiciliária há mais tempo que o Sócrates alguma vez esteve ahahah
    Portistas continuem em casa e muita saúde, sorte e coragem para todos!
    Os SD andam a fazer trabalho comunitário a ajudar pessoas idosas e com dificuldades, vejam se os FDP dos pasquins e TVs fazem notícia de uma causa tão nobre como esta! não, o que interessa é que o orelhas deu 1 milhão, mas não são capazes de dizer que roubou só ao BES 600 milhões o que dava para pagar a todos os lesados que foram enganados, é o triste País que temos, porca miséria!
    VIVA O FCPORTO E O DVP!

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  28. Li hoje a analise e o perfil do Racic, médio centro sérvio emprestado ao Famalicão, escrito no Record pelo Rui Malheiro, estou totalmente de acordo, com quase tudo, só terminaria assim: "Há tanto Matic, neste Racic", e com esta comparação, fica de alguma forma traçado o perfil do Racic.

    Na minha opinião, há muitas afinidades com o Matic de 2012, dimensão e disponibilidade fisica, um perfil sobretudo ofensivo, mas que precisa evoluir nas tarefas defensivas (o JJ trabalhou isso com Matic, transformou um razoavel 8, num extraordinário 6), mas não só, a morfologia, ou a Nacionalidade de ambos, só falta mesmo ao Racic ser canhoto, para lhe chamarmos Matic II.

    Por estes dias, o nome do Racic tem estado ligado ao FC Porto, na minha opinião, entrava de caras no nosso plantel, aliás, o Racic tem o perfil dos médios que o Sérgio preconiza para as suas equipas, capacidade fisica/atlética, mas dotado técnicamente, e "onde é que a porca torce o rabo"? Temos excesso de opções para a posição 6/8, Danilo, Uribe, Sérgio Oliveira, Loum e Vítor Ferreira ...

    Saúde para todos!

    PT

    ResponderEliminar
  29. Parabéns ao DVP por mais um aniversario do tasco , um lugar aonde os portistas podem discutir a actualidade do seu clube e exprimir o que lhes vai na alma , venham mais 13 anos !!!


    Concordo com a Ana Gomes , o Rui Pinto continua na cadeia , já os assassinos da SEF que mataram cobardemente um cidadão ucraniano foram mandados para casa , a justiça em Portugal não existe ... só injustiça .


    O presidente da UEFA Ceferin , foi claro , em caso de não houver possibilidade de acabar o campeonato , deve ser atribuída a classificação actual , todavia por aqui , em Portugal nós sabemos que jamais vai acontecer isso , os lampiões devem ser proclamados campeão por decreto de lei , para bem do regime do benfiquistão .

    Espero que isto volte ao normal , e que possamos voltar em breve ao normal quotidiano , mas está difícil !!! até lá precavejam-se e tenham cuidado .





    ResponderEliminar
  30. PT aqui vai um jogador que marca 30 golos em Portugal Fabian klos e penalty não falha

    ResponderEliminar
  31. Sr. Manuel Vila Pouca,

    Sou apenas um entre muitos. Tenho escrito aqui de longe a longe, mas venho a este pequeno espaço quase diariamente. Queria-lhe agradecer pelo esforço e dedicação destes anos, mas mais do que tudo isto, pelo oásis que para os portistas tem sido este espaço. A intoxicação dos nossos meios de comunicação é completa nos dias de hoje, e a tentativa de lavagem cerebral é constante.

    Por isso, este espaço tem prestado um serviço público. Muita saúde para si, para os seus, e para todos os que aqui estão.

    Sei que se tem falado muito do que será feito no campeonato. Por acaso, sou otimista. Será difícil a toda a entourage interna, bloquear decisões, se começarem pela Europa fora a tomarem-se decisões como a Belga. Preferiria jogar até ao fim, mas é impossível e a vida humana é prioritária. O Porto, no mínimo, será indicado diretamente para a Champions League. Mas penso que será declarado campeão. Para choque de muita gente, mas será o que vai acontecer.

    Saudações a todos,

    ResponderEliminar
  32. Parabéns pelo aniversário do melhor blog dedicado ao nosso clube. Um abraço

    ResponderEliminar
  33. Não querendo entrar em polemicas neste período difícil para todos, Zé Mourinho disse há tempos atrás que o seu Porto de 2004 venceria o Porto de SC por 1 x 0, em jogo muito disputado.

    Zé Mourinho foi, diria, muito simpático.
    Do que tenho visto da Champions 2004 no canal 11, onde vejo os jogos do início ao fim, o Porto de 2004 goleava este Porto 2020.
    Não há comparação possível. O Porto de 2004 jogava de igual pra igual com qualquer time.
    Os dois jogos com o United, na época o grande papão inglês, provam isso mesmo.
    O Porto partiu pra cima deles, teve quase 60% de posse de bola nos dois jogos, mais remates, mais tudo...
    Quando escrevi várias vezes aqui que, com exceção de Pepe e Casillas, talvez Telles, nenhum jogador deste plantel atual tinha vaga em 2004, não estava a exagerar.

    Jogador por jogador no 11 base:
    Baía x Marchesin? Baía óbvio

    Paulo Ferreira x Manafá? Essa é pra rir

    Jorge Costa x Pepe? Fosse eu a escolher era Jorge Costa.

    Carvalho x Marcano? Carvalho, sem dúvida.

    Nuno Valente x Telles? Telles...era suplente.

    Costinha x Danilo? O ministro, sem dúvida.

    Maniche x Uribe? Também é pra rir

    Deco x Sérgio Oliveira? Ha ha ha

    Derlei x Corona? O ninja

    McCarthy x Marega? O benni era muuuuuuuuuuuuuuuito melhor

    Alenitchev x Soares? O russo de longe

    O time suplente em 2004 era:
    Nuno Espírito Santo, Bosingwa, Ricardo Costa, Pedro Emanuel e Mário Silva.
    Pedro Mendes, Ricardo Fernandes, Carlos Alberto, Jankauskas ( o Soares da época ), Cesar Peixoto, Marco Ferreira, Bruno Moraes, Tiago ( que era do Leiria ), Hugo Almeida, Sérgio Conceição e etc...

    Plantel completo no link abaixo

    https://www.transfermarkt.pt/futebol-clube-do-porto/kader/verein/720/saison_id/2003/plus/1

    O time suplente do FCP de 2004 vencia fácil o campeonato portugês de hoje...
    Mourinho foi...muito muito simpático.

    Mudando de assunto, o coreano Son do Tottenham tem que cumprir serviço militar nesta época de quarentena.

    https://desporto.sapo.pt/futebol/premier-league/artigos/treinos-quimicos-tiros-e-caminhadas-de-30-km-assim-sera-a-nova-vida-de-estrela-do-tottenham-em-plena-pandemia-mundial

    1) Se o melhor de todos os tempos se alistou no exército por vontade própria aos 18 anos, sem quarentena obrigatória, qual o problema?

    Duvido muito que Messi, Neymar ou CR7, já consagrados, fizessem o mesmo e ficassem 6 meses na Tropa sem jogar futebol profissional, limpando latrinas, varrendo chão, servindo mesa, fazendo comida na cozinha, consertando camiões militares nas oficinas e...recebendo ordenado de soldado-raso, o mais baixo escalão do exército:-)

    http://pelethebest.blogspot.com/2015/08/foto-do-dia-17-fotos-do-rei-no-exercito.html

    2) Pelé homenageado pelo Exécito Brasileiro em 2010, e em vídeo, 3 histórias absolutamente incríveis do Rei

    http://pelethebest.blogspot.com/2014/02/pele-o-soldado-201-nascimento.html

    3) Até o Rei do Rock foi à Tropa

    http://pelethebest.blogspot.com/2014/03/pele-e-elvis-os-reis-no-exercito.html

    4) Entrevista à Revista Oficial do Exército Brasileiro

    http://pelethebest.blogspot.com/2014/05/pele-o-soldado-201-nascimento-em.html

    5) Mais fotos do Soldado 201 Nascimento:-)

    http://pelethebest.blogspot.com/2013/10/o-recruta-nascimento.html

    ResponderEliminar
  34. "Apesar de a região Norte concentrar 57% dos casos confirmados de covid-19, mais de metade dos 144 ventiladores que chegaram este domingo da China num avião fretado pelo Estado português vão ficar na Grande Lisboa. Isto porque resultam de uma oferta feita à Câmara Municipal de Lisboa por uma milionária de Taiwan, que possui uma promotora imobiliária especializada em projectos de luxo, a Reformosa, sediada na capital portuguesa. Por decisão do município de Lisboa, o donativo foi partilhado com as autarquias da Área Metropolitana de Lisboa (AML), tendo cabido ao Ministério da Saúde a distribuição dos ventiladores pelos hospitais da Grande Lisboa."

    "Sobre esta doação feita pela empresária taiwanesa Ming-Chu Hsu, dona da Reformosa, que tem diversos projectos imobiliários de luxo em Lisboa e em Cascais, a câmara da capital explica: “A intenção de doação foi inicialmente afirmada pela benemérita à Câmara de Lisboa. Por proposta da Câmara de Lisboa, com o acordo imediato da benemérita e dos restantes municípios, a doação foi feita ao conjunto dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa”, afirma a autarquia da capital. A câmara lisboeta liderada por Fernando Medina justifica que “nos 18 municípios da AML residem quase 2,7 milhões de portugueses, cerca de 30% da população nacional”.

    (Público)

    Ora aqui está a confirmação, a solidariedade não é uma palavra vã... Só na Região Norte há 57% de casos confirmados de covid-19. Para quem não sabe, o presidente da Câmara de Lisboa, nasceu, e cresceu no Porto, e eis mais outra confirmação, os "alisbonados" são bem mais centralistas que a própria Lisboa...

    E para que conste, se a casuística desta pandemia se concentrasse a 57% na região Sul, na minha opinião o maior número de ventiladores deveriam estar alocados à região Sul, isto é da mais elementar justiça!

    Não tenho o hábito de "trocar as estações do ano", porque este é um blog do FC Porto, mas tinha de manifestar a minha indignação e revolta, sobretudo neste momento particularmente delicado para todos nós!

    Saúde para todos!

    PT

    P.S. A propósito do meu comentário sobre o Racic, ontem pelas 22 horas vi o "Futebol Total" no canal onze (também para desanuviar, depois revi aquele épico Man United 1 FC Porto 1 ), mas não é que o anafado de Torres Vedras também considerou o Racic, um Matic destro? Já não sou o único ...

    ResponderEliminar
  35. A Bola colocou em lay-off quatro dezenas de trabalhadores, incluindo jornalistas, todos da redacção do Porto. Quando penso que nada vindo daquela gente me pode surpreender, eles eles ainda conseguem.
    Primeiro, colocaram o jornal como uma sucursal ao serviço do Benfica, fazem tudo para servir o Benfica, mesmo que para isso tivessem que desprezar os mais básicos princípios da ética e deontologia, deram cabo do jornal, agora, numa situação de emergência o que fazem? Pois, mostram que não perceberam nada, que são escumalha da pior espécie.

    ResponderEliminar
  36. E hoje na Edição em papel, já nem lemos os inefáveis Casanova e Paulo Pinto assinar nada (notícia do FC Porto, assinada pelo Paulo Cunha, deve ser "tarefeiro"), enfim, de nada lhes valeu terem sido a fiel "mulher a dias" dos Delgados e quejandos!

    PT

    ResponderEliminar
  37. "PT aqui vai um jogador que marca 30 golos em Portugal Fabian klos e penalty não falha"

    Lamachã não conheço, e só deixo opinião quando conheço, mas um Taremi não pode ser? E já agora, do Famalicão gosto do Pote de Chaves, mas esse não encaixa na ideia de jogo do Sérgio, o Pote provavelmente irá para o Wolves!

    rbn, cara, respeito a sua opinião, mas o Nuno Valente era melhor que o Telles? Não é essa a minha opinião, o Nuno Valente é hoje um Nuno Sequeira, aliás, são muito parecidos, qb a defender, cruzamentos tensos e fortes com a "canhota", e ambos com grande propensão para lesões. O que fez o Nuno Valente depois de ter deixado o FC Porto?

    Esse Porto no biénio Mourinho, contratou cá dentro, ou Atletas que já conheciam o Futebol Português (Jankaukas, NES, ou Mc Carthy, este esteve emprestado meio ano ao FCP em 2001/02), os únicos contratados pelo Mourinho que não conheciam o Futebol Português, Carlos Alberto contratado em janeiro de 2004 ao Fluminense, e Bruno Moraes ao Santos, este último até começou no Porto B. O Carlos Alberto com 19 anos, fez um "jogaço" no Dragão naquele FC Porto 2 Man United 1, mas que pena ter a "cabeça pequenina", era um talento puro.

    Contratações e regressos no biénio Mourinho:

    2002/03: Jorge Costa (Charlton), Maniche (Benfica B), Paulo Ferreira (V Setúbal), Pedro Emanuel (Boavista), Nuno Valente, Tiago e Derley (todos U. Leiria), César Peixoto (Belenenses), Jankauskas (Benfica), Bruno (Marítimo), NES (D. Corunha), Marco Ferreira (V Setubal janeiro de 2003), nesta temporada, todos os reforços conheciam o Futebol Português.

    2003/04: Mc Carthy (Celta, tinha estado meia temporada no FCP em 2001/02), Pedro Mendes (VSC Guimarães), Ricardo Fernandes (Sporting), Bosingwa, (Boavista), Hugo Almeida (U Leiria), Maciel (U Leiria, em janeiro de 2004), Sérgio Conceição (Lazio, janeiro de 2004), Bruno Moraes (Santos), e Carlos Alberto (Fluminense, janeiro de 2004). Nesta temporada, apenas os dois jovens brasileiros, Carlos Alberto e Bruno Moraes, ambos não conheciam o Futebol Português.

    Este exemplo Mourinho, prova sobretudo que há talento no campeonato Português, desde que, bem orientados e comandados ...

    PT

    ResponderEliminar
  38. Olá PT, vou explicar porque, na minha opinião, Telles seria suplente do Nuno Valente... que por sua vez seria suplente de Branco:-)

    Nuno Valente não dava tanto nas vistas, mas dava uma segurança defensiva incrível, tinha uma regularidade impressionante, fortíssimo no desarme, fortíssimo no jogo aéreo defensivo ( Mourinho gostava de laterais altos ), apoiava o ataque com subidas cirúrgicas e precisas, além de ter um excelente cruzamento. Podia jogar a central, se fosse o caso, como disse Mourinho uma vez.

    Telles sobe muito, é um "ponta-esquerda" disfarçado de lateral:-)
    Excelente no ataque, excelente remate, excelente cobrador de livres, excelente cruzamento, bom passe, mas não tão bom defensivamente, deixa muitos buracos no seu lado, buracos que não haviam com Nuno Valente.

    Se eu tivesse que escolher um dos dois para titular, eu escolhia o Nuno. Dá muito mais garantias. Telles em 2004, na minha opinião, seria de grande utilidade entrando a meio de um jogo para atacar a baliza adversária, tanto no meio-campo com na extrema esquerda. Jogar a titular naquele time, só se o Nuno estivesse lesionado ou suspenso.
    É a minha opinião.

    Assim como, na minha opinião, a melhor dupla de centrais de sempre do FCP é Aloísio e mais um:-)

    ResponderEliminar
  39. Eu também gostei do Racic, desde que o vi jogar pela primeira vez.
    Acho que pegava de estaca no nosso meio campo.

    ResponderEliminar
  40. "Do que tenho visto da Champions 2004 no canal 11, onde vejo os jogos do início ao fim, o Porto de 2004 goleava este Porto 2020."

    rbn, também os tenho visto, valha a verdade, naquele FC Porto 1 R Madrid 3 ainda nas Antas, o resultado foi uma mentira, o Real teve toda a sorte do jogo, mas também valha a verdade, os dois jogos com o Marselha, foi uma dupla mentira, o FC Porto não merecia ganhar esses dois jogos ao Marselha (eu revi ambos os jogos), nessa jornada dupla com o Marselha, felizmente a vaca não azedou o leite, caso contrário não seguiriamos em frente. Vou mais longe, esses dois Portos que jogaram com o Marselha, com o Drogba em modo comboio (fizemos dois jogos muito fraquinhos, fomos salvos pela sorte do jogo, a que não tivemos nas Antas com o Real), mas esse Porto versão jogos com o Marselha, não ganhava a este Porto, isto pese embora, ser extremamente dificil ver a coisa a uma distância de 16 anos. Agora é facto, no Dragão com o Man United fizemos um "jogaço", tal como já tinhamos feito um grande jogo nas Antas contra os galáticos do R. Madrid!

    (em Old Trafford, nem me recordava que o Nuno Valente lesionou o CR, e teve mesmo de ser substituido, e eles que depois de termos empatado, aos 93 minutos estiveram perto do 2-1 no futebol directo? Também já nem me lembrava)

    Uma pequena nota, esse Porto Campeão Europeu em 2004, disputou 13 jogos na Champions, e só não fez golos em casa num só jogo (já no Dragão), foi aquele FC Porto 0 D Corunha 0, isto é, como visitantes, marcamos sempre, em Belgrado 1 golo, em Marselha 3 golos, no Bernabéu 1 golo, em Old Trafford 1 golo, em Lyon 2 golos, e, na Corunha, um golo de ouro, curioso, em Espanha marcamos dois golos, curiosamente, ambos de penalty, ambos batidos pelo Derley, em Madrid e na Corunha, e salvo erro ambos penaltys cometidos sobre o Deco (estou na dúvida na Corunha, Deco ou sobre Derley?).

    PT

    ResponderEliminar
  41. PT, além do pote que me faz lembrar ALENITCHEV, temos o Gustavo assunção muito melhor do que o pai, o tal RACIC faz me Lembrar o MANICHE.
    Também há dois centrais interessante o do Gil Vicente Igor Nogueira, e aberlan. Laterais mataeus Reis. Coly.
    Pote? , PT pode vir, danilo interessa ao wolves..
    Por fim rafinha lembras te? Está no rennes a pastar seria uma boa malha
    É avançado gosto do Fabian klos em Portugal fartava se de marcar

    ResponderEliminar
  42. Boa noite.
    Sobre "mais de metade dos 144 ventiladores que chegaram este domingo da China num avião fretado pelo Estado português vão ficar na Grande Lisboa", digo: RE-PU-GNAN-TE!!!
    É o que temos, mas não é o que somos.
    1 abç e viva o enorme FCPORTO e a fantástica região NORTE.
    Luís OliBeira

    ResponderEliminar
  43. "Assim como, na minha opinião, a melhor dupla de centrais de sempre do FCP é Aloísio e mais um:-)"

    rbn, cara subscrevo, e a propósito, vou dar uma ajuda, vi o FC Porto vencer 23 Campeonatos, vou deixar por temporadas, a espinha dorsal desses 23 Portos Campeões, baliza, dupla de centrais, e o "numaro" 6, ou "volantxi", para me facilitar a coisa, deixo o ano da terminação, temporada 1977/78, é a 78, aí vai (efeito Corona, deu-me para isto):

    78 Fonseca, Simões/Freitas e Rodolfo. Tr Pedroto.
    79 Fonseca, Simões/Adelino Teixeira e Rodolfo. Tr Pedroto.
    85 Zé Beto, Lima Pereira/Eurico e André. Tr Artur Jorge.
    86 Mly, Lima Pereira/Celso e André. Tr Artur Jorge.
    88 Mly, Geraldão/Celso e André. Tr Ivic.
    90 Baía, Demol/Geraldão e André. Tr Artur Jorge.
    92 Baía, Fernando Couto/Aloíso e André. Tr CAS.
    93 Baía, Fernando Couto/Aloíso e André. Tr CAS.
    95 Baía, Zé Carlos/Aloíso e Emerson. Tr Robson.
    96 Baía, Jorge Costa/Aloíso e Emerson. Tr Robson.
    97 Hilário, Jorge Costa/Aloíso e Paulinho Santos. Tr Oliveira.
    98 Rui Correia, João Manuel Pinto/Aloíso e Paulinho. Tr Oliveira.
    99 Baía, Jorge Costa/Aloíso e Paulinho. Tr Fernando Santos.
    03 Baía, Jorge Costa/Ricardo Carvalho e Costinha. Tr Mourinho.
    04 Baía, Jorge Costa/Ricardo Carvalho e Costinha. Tr Mourinho.
    06 Helton, Pepe/Pedro Emanuel e Paulo Assunção. Tr Adriaanse.
    07 Helton, Pepe/Bruno Alves e Paulo Assunção. Tr Jesualdo.
    08 Helton, Pedro Emanuel/Bruno Alves e Paulo Assunção. Tr Jesualdo.
    09 Helton, Rolando/Bruno Alves e Fernando. Tr Jesualdo.
    11 Helton, Rolando/Otamendi e Fernando. Tr Villas Boas.
    12 Helton, Rolando/Otamendi e Fernando. Tr Vítor Pereira.
    13 Helton, Mangala/Otamendi e Fernando. Tr Vítor Pereira.
    18 Casillas, Felipe/Marcano e Danilo. Tr Sérgio Conceição.

    Quem é que foi pelo menos 5 X Campeão pelo FC Porto, mas como titular absoluto, isto nos últimos 42 anos? Ai vai:
    Baía 8 X, Aloíso 7 X, Helton 7 X, André 6 X, Jorge Costa 5 X, Paulinho Santos 5 X (3 X como nº 6, 2 X como lateral esquerdo).

    rbn, Aloiso e Ricardo Carvalho? Mas jogavam ambos de "pantufas", e quem "rasgava"? Vou deixar duas duplas: Aloíso/Fernando Couto, e Pepe/Ricardo Carvalho, mas também não me esqueço da dupla Lima/Eurico, mas tinha de deixar de fora por exemplo o Jorge Andrade, e pasme-se, esse nunca foi Campeão no FC Porto!

    PT

    ResponderEliminar
  44. PARABENS, mesmo.

    A Luta continua . É a vida do FCP.

    ResponderEliminar
  45. Caro DVP e Amigos:
    Estive a ver 2 jogos de 2004, FCPxMU - 2x1, e MUxFCP -1x1.
    A passagem aos 1/4 do FCP deu-me nessa época muito gozo pois nunca esqucerei que Alex Fergunson afirmou que o FCP, em Portugal, ia comprar os títulos de campeão a um supermercado,o que foi muito amplificado cá no burgo pelos escroques do costume.
    Foi das situações que criou mais AZIA.
    Saúde. Abraço.

    ResponderEliminar
  46. Ó PT, estou a falar do Porto 2004 e do Porto 2020 no geral, não só da Champions. Dei os jogos da Champions como exemplo.

    Que eu me lembre, o Porto 2004 no geral jogou MUITO BEM em pelo menos 50% dos jogos daquela época, jogou BEM em 30% dos jogos e jogou MENOS BEM nos outros 20%.

    Mas o Porto 2004 jogar MAL, com futebol pobre e previsível como este Porto 2020 não me lembro de nenhum jogo em particular, seja em Portugal, seja na Europa.

    ResponderEliminar
  47. Essa história dos 144 ventiladores terem ido todos para Lisboa é fake. Só para o S.João foram 14...

    ResponderEliminar
  48. Caro DVP e Amigos:
    Meu caro rbn: deve ser muito exigente! A equipa foi campeã europeia!
    Abraço.

    ResponderEliminar