Populares Mês

sexta-feira, 21 de agosto de 2020


Como disse no post anterior, a chamada dobradinha foi muitíssimo importante, desportiva e financeiramente, mas não foi a panaceia que vai resolver todos os problemas do F.C.Porto, que são muitos. E sobre isso, qualquer portista atento e que veja para além da questão desportiva, percebe e só pode ficar preocupado.
Com o mundo em recessão, os PIB`s a atingirem valores historicamente negativos, em pandemia e sem nenhuma garantia quanto ao futuro; sem público nos estádios(*), nem sabendo quando regressa, com o que isso significa em receitas de bilheteira, idem para o merchandising, marketing, parcerias comerciais, etc.; como é que vai o F.C.Porto sair desta situação? Qual a estratégia? Qual o caminho a seguir? Como vamos sair desta situação dramática? Vamos vender os jovens da formação? E se sim, depois vamos rigorosos e criteriosos, dar tiros certeiros nas contratações, ou vamos continuar a contratar para dispensar? Vamos vender os jogadores que estão no último ano de contrato ou vamos correr o risco de os ver sair a custo zero? Como nos vamos libertar do garrote que nos aperta e nos condiciona? Não sei, mas gostaria de saber. E apesar de tantas entrevistas ainda não li ou ouvi ninguém levantar a ponta do véu. Depois, como aconteceu ontem, no jornal o Jogo, o destaque é Toni Martínez disposto a esperar que o F.C.Porto tenha dinheiro. Ou, também podia ser, o F.C.Porto quer o jogador tal, mas não tem liquidez. Ou, o F.C.Porto perdeu este e aquele jogador por falta de liquidez.
Demos o flanco, é culpa nossa, consequência de uma gestão que deixa muito a desejar? É verdade. Mas somos uma Instituição demasiado grande para estar sujeitos a levar com estes destaques rasteiros. A Instituição F.C.Porto tem de ser respeitada...

No nosso rival ninguém questiona nada, as novelas venezuelanas que não têm fim, as cambalhotas estão tão à vista que até um cego vê - Domingos Soares Oliveira ao Expresso em 27/06/2020: "Provavelmente haverá uma travagem em termos de investimento(*), admito que haja uma redução, este ano investimos cerca de €60 milhões. É verdade que hoje em dia os jogadores podem estar mais baratos até. Queremos continuar a investir mas de forma ligeiramente adaptada, com segurança e com a certeza de que teremos uma equipa bastante competitiva." -, a Mina de Ouro - capa do chiqueiro da queimada -, ou Mina do Seixal - segundo o Rascord -, outrora tão badalada, foi trocada por "jovens trintões" pagos a peso de ouro, mas isso é apenas mudança de paradigma? Enquanto o Benfica com a conivência de cartilheiros, freteiros, propagandistas e vendedores de banha da cobra, passa as mensagens que quer, algumas de tão ridículas só não os envergonha porque vergonha é aquilo que eles não têm, nós, F.C.Porto, clube que mais uma vez vai estar no Pote 1 da Champions League, permitimos que nos apresentem como os coitadinhos que até para o Sporting perde jogadores?

Notas finais:
Não vou subestimar algumas das contratações do Benfica. Seria um absurdo. Nem vou pensar que vamos ter um SLB parecido com o da época passada. Não, com JJ seria sempre um Benfica mais forte, mesmo com o plantel anterior, mas não estou assustado. A arrogância e a bazófia típica daquelas bandas é prática de todos os inícios de época, nos últimos 10 anos só por uma vez o FCP foi campeão da pré-época, foi no 1° ano de Julen Lopetegui e sabemos como as coisas terminaram. E, depois, mesmo que às vezes possamos dizer que já não é o que era, o F.C.Porto continua a ter aquilo que mais ninguém tem neste país:
Crença, alma, um espírito de luta e de combate e um ADN que só o Dragão tem e que lhe permite, mesmo nas piores circunstâncias, conseguir feitos marcantes.
Por isso, apesar dos muitos problemas e dificuldades que temos de ultrapassar, dos muitos obstáculos que vamos ter de derrubar, vamos voltar a ser competitivos e lutar pelos objectivos.

(*) - O que esteve na origem da mudança? Fácil. O Benfica vai ter eleições em Outubro e até certa altura do ano, apesar de umas chouriçadas e umas cócegas de Bruno Costa Carvalho, a reeleição de Vieira estava mais que garantida. Só que, entretanto, as coisas mudaram, o tal clube "falido" e com um plantel de "coxos", não só ganhou o campeonato como lhe juntou a Taça de Portugal e aqui jogando 1 hora com menos um jogador. Se a isto juntarmos o aparecimento de uma candidatura credível e capaz de derrotar Vieira, temos a explicação para este frenesim. Vieira ficou assustado, em pânico, com um medo terrível de perder a protecção do chapéu de abas largas que é o SLB. Ou, usando a terminologia de Rui Gomes da Silva, o melhor escondirijo do país.
Não admira por isso que JJ tenha uma equipa técnica com ONZE elementos, peça tudo e Vieira esteja disponível para dar, sem olhar a custos.
Cavani até pode vir para o Benfica, mas só quem come gelados com a testa acredita que os números, para um contrato d e3 anos, são aqueles que há dias o chiqueiro da queimada colocou em público - 5+5+5 brutos, mais um prémio de assinatura de 8 milhões. Não! A operação Cavani a concretizar-se, é muito mais dispendiosa, os valores estão na casa dos 60 milhões.

(**) - "O que se passa do ponto de vista de bilhética é muito impactante. E tem mais impacto para o Benfica do que para os rivais, devido ao tamanho do palco."
Na mesma entrevista, o CEO da SAD do SLB, dizia isto sobre a falta de público nos estádios. Alguém vê o Benfica preocupado e colocar o seu peso institucional junto das autoridades governamentais e de saúde, para que se encontrem soluções que permitam o regresso, obviamente, condicionado, do público aos estádios? Não, o único clube que tem mostrado preocupação é o F.C.Porto. Até parece que esta questão só interessa aos Dragões, só os Dragões terão problemas com a falta de público...

Paulo Gonçalves, a fazer magia em Faro. Também pergunto, porque será que o Rascord cortou o Paulinho Toupeira na foto? Mais um clube amigo do SLB na Liga NOS.

Entretanto consta que um presidente anda a tentar safar o Vitória de Setúbal. Porque será?

Foto do dia

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset