domingo, 8 de agosto de 2021

F.C.Porto 2 - Belenenses SAD 0. Tanto domínio, tanta superioridade e apenas 2 golos...


Uma 1ª parte de muito domínio, superioridade clara, mas algumas más definições, falta de eficácia mais a forma pouco inspirada como se exibiram Sérgio Oliveira e Taremi e um baixar de ritmo nos últimos 15 minutos, na origem da vantagem escassa ao intervalo - marcou Tony Martínez um golo espectacular.


A 2ª parte foi muito parecida, o conjunto de Sérgio Conceiçaõ continuou dono do jogo, mas apenas fez mais um golo, marcou Luís Díaz aos 65 minutos.


Resumidamente, vitória incontestável, mas com um resultado que não reflecte o que foi o jogo, F.C.Porto devia ter feito mais golos.

 

Notas finais:

Este jogo demonstrou aquilo que já se sabia. Se pelo lado direito as coisas vão bem, pela esquerda Luís Díaz vai disfarçando. Pergunto: até onde pode ir o colombiano com alguém atrás que fale a sua linguagem?


Os médios centro não podem apenas tocar, não, têm de ter capacidade para acelerar, galgar linhas, chegar à área, rematar ou assistir.


É notório que falta um avançado que não desperdice tanto, saiba segurar, tabelar, assistir. Quem? Não sei, mas que é preciso... é! Se neste jogo ainda deu, em jogos mais apertados pode não dar


Outra nota é para dizer que não podemos dar as caixas que demos. Em duas, já na parte final, valeu Diogo Costa, noutra, ainda na 1ª parte o avançado dos de Belém, se é verdade que o lance seria anulado por fora-de-jogo, também é verdade que teve muitas facilidades, ficou numa situação privilegiada para marcar. 


Saúde-se o regresso do público aos estádios. É um regresso que peca por tardio. Espero que no próximo jogo do F.C.Porto no Dragão já esteja pelo menos 66% da lotação.

 

A foto que tem destaque no post também podia ser de João Mário...

105 comentários:

  1. O pior do Porto, foram as 3 fifias defensivas, uma logo no início e duas mesmo a acabar. Não pode ser! Tirando isso, o BSad não fez rigorosamente nada em termos ofensivos. A finalização não foi tão boa como poderia ser, o resultado justo para tanto dominio e oportunidades seria um 4-0 mas na época passada com praticamente a mesma equipa, o Porto teve o melhor ataque do campeonato. O campeonato foi perdido na defesa onde se sofreu muito mais golos do que se deveria ter sofrido. Espero que esta época a defesa esteja muito melhor.

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito de ver o fcporto...foi um jogo muito bem conseguido! Nota mais para joao mário, luis diaz e toni martinez. processos simples e rapidos, toca e foge, muito bem. Temos na próxima jornada um jogo muito dificil diante do famalicão mas esta equipa deixou água na boca. OBs.: e que tal darmos o nakajima em troca pelo beto? Não sei se o beto é jogador para se afirmar logo de imediato mas parece-me bom jogador.

    ResponderEliminar
  3. Ficou mais uma vez demonstrado que Zaidu não serve para o Porto, uma autêntica nulidade durante todo o jogo.
    No lado contrário JM fez um bom jogo e mostrou que temos LD.
    SO e BC não merecem ser titulares, o primeiro quer ir embora o segundo não devia ter voltado.
    Diaz, Otávio, Martinez fizeram um bom jogo.
    DC merece continuar na baliza pois é um craque.
    Valdemar Martins

    ResponderEliminar
  4. Jogo bem conseguido!
    Mas cuidado lateral esquerdo precisa se amanhã já é tarde.
    Não há dinheiro para avançados?? .... Denilson do Paços parece me um jogador interessante vou estar atento
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Boa exibicao da equipa mesmo com algumas posicoes em que necessitamos de reforços para ter mais qualidade.
    Zaidu mais uma vez a mostrar que nao tem qualidade para jogar no porto, precisamos urgentemente de um lateral esquerdo para ontem.
    Joao mario em 1 jogo a fazer quase tantas assistências como o manafa e o zaidu juntos na epoca passada, que grande surpresa, que grande lateral que esta a tornar-se.
    Apesar da golo do tony martinez e de ser um jogador que da tudo em campo, que corre e trabalha muito para a equipa,acho que precisamos de um avancado com mais tecnica para jogar ao lado do taremi
    Apesar do golo, o tony martinez estraga algumas jogadas devido a essa falta de tecnica.
    Bruno costa a fazer um bom jogo, Sérgio Oliveira não tem estado num grande nivel ultimamente, acho que a melhor opção seria vende lo tal como o corona para nos podermos reforçar na lateral esquerda e ponta de lanca.

    ResponderEliminar
  6. Se tivéssemos 1 avançado de outra categoria o Belenenses sad saia do dragão com o saco cheio , foi uma vitória justa mas escassa para tanto domínio, e concordo com DVP quando diz que os médios tem de chegar á área , galgar metros , e como disse um comentário anterior não gostei daquelas fifias defensivas ao abrir e ao fechar o jogo .
    Pelo que Sérgio Conceição disse pareceu que ele próprio já não acredita que venha o lateral esquerdo e o avançado , faltam 3 semanas para o fecho do mercado , com tudo parado , provavelmente virão mais 2 ou 3 emprestados no dia 31 .
    Na equipa B valeu o Varela , que no pouco que esteve em campo fez um 1 golo e atirou uma bola á barra , de resto muito fraco .

    Ps 1- quantos jogos vai apanhar o Diogo Goncalves ? em Inglaterra nunca menos de 4 ou 5 , por cá como é do clube do regime só 1.

    Ps2- 14 milhões pelo Ugarte , caramba já vão em 28 milhões no total , e ninguém acha estranho de aonde vem tanto dinheiro!

    ResponderEliminar
  7. O Sérgio Oliveira tem estado desastrado. Estará em baixo de forma, cansado, descontente, ansioso com desfecho do seu futuro...? Não sei. Mas que tem estado uns valentes furos abaixo, isso tem.

    PVL

    ResponderEliminar
  8. Jogo muito agradável, com dinâmica e intensidade. Com os nossos jogadores a não reterem demasiado a bola, a jogarem de forma prática e fluída.

    Fiquei surpreendido pela positiva com Bruno Costa e Toni Martinez e pela negativa com Sérgio Oliveira e Taremi.

    Os melhores em campo Luis Diaz e João Mário, Otávio talvez o mais importante.

    É impressionante a facilidade com que João Mário desequilibra. No entanto, por sua causa fomos uma equipa tendencialmente voltada para a direita na fase ofensiva. Contra equipas que defendam mais atrás e também quando os treinadores adversários começarem a reforçar o seu lado esquerdo para tentar neutralizar o João, teremos de ter capacidade para atacar bem pelo nosso lado esquerdo, para não corrermos o risco de nos tornarmos previsíveis.

    Alexandre F.

    ResponderEliminar
  9. Bom jogo da nossa equipa. Em termos ofensivos só não marcámos mais 2 ou 3 golos por falta de eficácia. Grande golo do Toni Martínez, a mostrar o porquê da aposta dele no 11. Luis Díaz a mostrar continuidade às boas exibições que fez na Copa América. A continuar assim não será fácil segurar o colombiano. E não podia deixar de referir aquele que, para mim, foi o homem do jogo - João Mário. Que grande surpresa está a ser o miúdo. A B SAD não colocou grandes dificuldades ofensivas, mas ele esteve bem a defender e a atacar então nem se fala. Facilidade no drible, muito rápido a decidir e a sua imprevisibilidade faz com que os defesas tenham dificuldade em adivinhar para que lado vai sair e cruza bem com ambos os pés. Espero que continue a evoluir e que se continue a apostar nele apesar dos erros que venha a cometer pois está a aprender uma posição nova. Também gostei de ver a aposta no Diogo Costa. É um grande guarda redes e espero que se renove com ele o mais rápido possível. Pela negativa tenho de destacar Sérgio Oliveira e Zaidu. O SO perdeu muitas bolas e denotou alguma lentidão. Parece-me que ainda não estará na melhor forma. O Zaidu mais uma vez perdeu uma oportunidade de dar uma resposta aos críticos. LE precisa-se para ontem!

    Em resumo, foi um bom regresso a casa para os adeptos. Já agora, parece que fomos o único clube a esgotar a lotação nesta primeira jornada. Curioso. Antes do jogo as lixeiras da cofina enchiam a boca a dizer que a venda de bilhetes ia ficar aquém das expectativas.

    Seguem-se agora 2 jornadas a jogar fora em 2 campos tradicionalmente difíceis. Espero que a equipa dê continuidade à exibição de ontem.

    ResponderEliminar
  10. Bom jogo, com as qualidades e defeitos conhecidos, mas pronto, é andar e tentar melhorar com o que temos.
    Realmente é uma pena não traduzirmos em golo o que produzimos, em certas alturas pode custar caro.
    Excelente João Mário...

    ResponderEliminar
  11. NORTADA.
    TUDO BEM, MAS FALTA MAIS QUALQUER COISINHA.
    Um jogo que pecou por não haver goleada. O lado esquerdo continua manco é preciso mais qualidade para o lugar, não sai um cruzamento! O nosso lateral direito JM olha, cruza e ela vai direitinha para os jogadores do FCP.
    Ainda temos que esperar mais algum tempo (sempre dores de cabeça para os treinadores) quem entra e quem sai. Vamos andando e vamos vendo.

    ResponderEliminar
  12. Contra uma equipa tão fraca e ainda em construção, mal de nós se não ganhassemos. Ainda assim cometemos erros defensivos que contra outras equipas nos podem custar caro. O nosso futebol em nada melhorou em relação à última época o que já era de prever pois o treinador é o mesmo e não sabe mais que isto.
    É urgente a compra de um defesa esquerdo pois como mais uma vez ficou ontem provado, Zaidu não tem lugar numa equipa que quer ser campeã. Sérgio Oliveira está com a cabeça noutro lado e tem de ser vendido. Também é urgente um verdadeiro matador pois só com estes não vamos a lado nenhum.
    Está Sad levou o clube à ruína financeira e mesmo assim continuam a ganhar ordenados principescos pois para reforçar a equipa não há dinheiro mas para eles não pode faltar. Somos um clube ultrapassado e parado no tempo que mais não é que o espelho do seu atual presidente.

    ResponderEliminar
  13. Bom jogo, pena a falta de eficácia.

    João Mário e Luiz Diaz estiveram muito bem. Acho que na lateral direita estamos resolvidos, mesmo se jmario baixar de nível o que é previsível pela sua idade e capacidade física para aguentar o alto ritmo (ex: zaidu). Avançaria manafa.

    Na esquerda falta, pelo menos, uma opção. Mais ofensiva. Nem que seja empréstimo. Telles era óptimo mas não parece possível.

    Os avançados são bons e vão fazer muitos golos apesar de mesmo assim falharem bastante. Mas falta eficácia, precisão contra os pequenos. Se houver saídas teremos capacidade para comprar. Falcão está velhote mas está livre. Bom salário mas seria um regresso (poupa_se em impostos como com pepe). Mas não pressiona como os que temos e em termos de balneário seria complicado tirar algum dos da frente e/ou deixar falcão no banco.

    Resolvemos estes dois problemas e ficamos com um 11 forte e boas opções. Se vier só o tal lateral esquerdo já ganhámos bastante. Veja_se a diferença com João Mário, um lateral ofensivo ambidextro e a cruzar bem.

    ResponderEliminar
  14. Para 1a jornada não achei nada mau. Diria mesmo que foi o melhor jogo de arranque de época desde que o Sérgio é nosso treinador.
    Fortes em todos momentos do jogo; intensos, como sempre, mas com um critério na zona de pressão muito acima do esperado nesta altura; movimentos fortes nas costas da defesa e agressividade no ataque à baliza; controlo total e absoluto do adversário.
    Em termos individuais acho que Bruno Costa (que qualidade de passe!!, rápido na decisão, agressivo. Como cresceu este menino); Luiz Diaz, Martinez, Pepe e João Mário estiveram soberbos. Zaida, apesar de não saber cruzar, não deu uma abébia que fosse à bsad. Diogo Costa a mostrar que podemos contar com ele sem sobressaltos algum. O banco é fantástico este ano com tanto talento e irreverência para mexer com os jogos.
    Dito tudo isto amigo MVP, estou altamente esperançoso que este ano seja do Dragão!!!
    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Um jogo em que entramos bem, pressionantes e em que fomos quase sempre equilibrados.

    João Mário a confirmar a excelente pré época, Diaz em grande e um Otávio a pautar todo o jogo do FCP. Bruno Costa não fez um jogo de encher o olho mas ajudou a equilibrar a equipa nos momentos em que perdemos a bola. Nota-se a preocupação de em determinadas fases do jogo descansar com bola e conseguimos mas perante um adversário que quase não saía da toca. Vamos ver como resulta perante adversários que coloquem mais problemas.

    Dois apontamentos.
    O que fazer com tanta qualidade na baliza? A verdade é que ambos merecem jogar mas só mesmo um, o pode fazer regularmente. Um bom problema para SC mas não deixa de soar a injustiça seja qual for a opção.
    Zaidu. Parece-me que se está a tornar um problema para ele mesmo porque a falta de confiança é notória. Quer mostrar serviço mas as coisas não correm bem, nota-se que tem medo de falhar e por isso, umas vezes precipita-se e outras atrasa o cruzamento porque não tem confiança para o fazer.
    A tal alternativa que tantos falamos, daria tempo para Zaidu ganhar novamente o fôlego com que entrou na época passada mas sem ela, continua a ter que crescer mas a jogar. Pode ser que na próxima jornada corra melhor porque caso contrário corremos o risco de ficar com uma equipa coxa.

    ResponderEliminar
  16. Sandro, de repente, 1ª jornada, lembro-me do FCP - Estoril, 4-0, e uma exibição empolgante. Ontem o jogo acabou com o Diogo Costa a evitar o golo do Belenenses. Foi bom, mas o adversário não era daqueles que cria muitas dificuldades.

    Pedro, ao Sérgio Oliveira e Zaidu, juntaria Taremi, um desastre completo.

    Art, Falcao? Prefiro o Evanilson. Quem comeu a carne ao colombiano que lhe coma os ossos. É um expressão dura? Talvez... mas enquanto teve quem lhe desse muita pasta nunca hesitou...

    Continuam os comentários anónimos a cascar no presidente. Como que esta gente pode ser levada a sério?

    ResponderEliminar
  17. Bom jogo em termos gerais com destaque para o João Mário e o Diaz.
    Foi com particular emoção que voltei ao Dragão. Para ver jogos fora é que temos a aberração do cartão de adepto!
    De qualquer forma precisamos de um lateral esquerdo e de um número 9 mais eficaz, caso contrário poderemos vir a perder bastantes pontos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O 9 eficaz já lá está, chama-se Evanilson e só precisa de mais tempo de jogo para mostrar todo o seu potencial finalizador. Mas a entrar só a 10 minutos do fim não dá pra mostrar muita coisa.

      Eliminar
  18. Kriciuk, Esgaio, Gonçalo Silva, Henrique, Ruben Lima, Miguel Cardoso, e Silvestre Varela, esta coisa estranha que se chama B SAD que nem massa social tem, perdeu 7 titulares absolutos da temporada passada, 5 na defesa, e duas unidades ofensivas, e reforçaram-se essencialmente com jovens da equipa sub 23, um deles o Mapuata II que vai dar que falar nesta Liga, e agora vão aguardar as sobras (empréstimos) para "remendar" um plantel mt limitado.

    Onde pretendo chegar? Jogamos com uma equipa com grandes limitações, se souberam fechar bem, com os trincos&ferrolhos africanos, em termos ofensivos foi uma equipa estéril, mas a abrir, o Mapuata II (fora de jogo) podia marcar isto numa transição, com 3 homens do BSAD, para 2 do FCP, já nos minutos finais, também remataram 3 X com perigo à baliza do FC Porto, e pergunto, estará tudo maravilhoso? E como estamos em termos de organização defensiva? Bruno Costa e Sérgio Oliveira são compativeis, quando nenhum deles tem vocação para equilibrar? O Bruno, ou o Sérgio, acompanhados pelo Uribe, ou o pelo Gruiic, na minha opinião ficamos mais equilibrados, e recordo um Gil 2 FCP 1 há dois anos (também na 1ª jornada), em que o duplo pivot foi SO e BC, e correu mal ...

    Bom, só não muda de opinião quem é burro, ou teimoso (e porque quem teima com um teimoso, perde tempo, e juízo...) isto para afirmar e reconhecer o quê? O Zaidu ontem nada acrescentou em termos ofensivos, definiu sempre mal, limitou-se a despejar bolas para a área, sem critério algum. Não era esta a imagem que tinha do Zaidu da 1ª parte da temporada passada, cumpria bem defensivamente, e no processo ofensivo, dava relativa profundidade pela sua velocidade e voluntariedade, não sei se há algum problema fisico com o Zaidu, ou se terá mesmo regredido. Sei lá, um trabalho diário especifico para cruzar 100 bolas/por treino, não lhe faria mal nenhum, mas sobretudo, não quero estigmatizar seja o Zaidu, o Nanú ou o Manafá. (mas já lá vou à esquerda)

    Nota negativa também para o Sérgio Oliveira, dos 4 jogos que vi do FCP nesta temporada (Lille, Roma, Lyon e Belém), o SO tem sido regular, mas regular dentro da mediocridade, ontem tudo o que fez, fez mal, excepto uma boa meia distância na 1ª parte. Chamem-lhe falta de intensidade, eu chamo-lhe falta de concentração competitiva, mais parece que o Sérgio não está cá, e não estranho que em Famalicão o Uribe salte para o onze.

    Notas mais, inevitável, João Mário, e o Diaz (este veio com a guita toda da Copa América), estão ambos numa forma extraordinária, mas sublinho, os "levezinhos" fisicamente são os primeiros a atingirem o "ponto", mas o João Mário nas 4 últimas jornadas do campeonato passado, já tinha este andamento (também estava fresco). A lateral direita está fechada, e o Manafá vai ter vida dificil, ou vira à esquerda, ou será a 2ª opção à direita, e ainda há a alternativa mercado (temos Manafá e Nanú). Também curioso, daquele fornada de excelência do Olival, quem diria que o João Mário seria o primeiro a agarrar um lugar no principal onze do FCP? Praticamente ninguém (talvez a familia e amigos). Bem, isto sem esquecer o Diogo balizas, será que não agarrou a baliza? Mas que grande dilema temos na baliza ...

    Volto à esquerda, bom, precisamos de um lateral esquerdo de qualidade que dê profundidade e defina bem, mas que também defenda bem (porque afinal, essa é a prioridade de um lateral), já se falaram em dois/três brasileiros. Bem, neste defeso, vi no canal onze alguns jogos do Brasileirão, transmitem sobretudo partidas do Palmeiras e do At Paranaense, duas equipas, treinadas por dois treinadores portugueses, no A. Paranaense (cujo o treinador é o filho do Toni), mora lá um bom lateral esquerdo, finissimo tècnicamente, tem o perfil do Alex Sandro, tem 21 anos, já soma dois anos de Brasileirão (o Lucho foi seu colega), está avaliado em 7/8 M€ no Transfermarkt, e foi agora Campeão Olimpico pelo Brasil, mas há um "pormaior", o At Paranaense joga com 3 centrais, e desconheço o comportamento defensivo do Abner numa defesa a 4!

    ResponderEliminar
  19. Sandro Morais, neste consulado do Sérgio, na 1ª jornada do Campeonato 2017/18, o FCP atropelou e goleou o Estoril por 4-0 no Dragão (foi nesse jogo que percebemos que o Marega seria uma opção mt séria, o Tiquinho lesionou-se pela meia hora, o Marega entrou e logo marcou, e até bisou, e nunca mais de lá saiu), na 1ª jornada em 2018/19, o FCP voltou a atropelar o D Chaves por 5-0 também no Dragão, e na temporada passada, ganhamos 3-1 ao Braga em estreia no Dragão, a única excepção, uma derrota em Barcelos em 2019/20 a abrir o campeonato, na ressaca Krasnodar, e até tinhamos vencido 1-0 na Russia!

    ResponderEliminar
  20. Para sonhar ainda mais alto, gostei muito, o meu sonho é o ALEX TELLES e o Príncipe JAMES RODRIGUEZ , seria a LC uma miragem?

    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que será difícil, terão ordenados elevados...

      Eliminar
    2. O alex telles nao queria sair para a inglaterra porque la tinha mais probabilidades de jogar na selecao brasileira? Quis renovar? Nao. Forcou a saida? Sim, por isso que fique na Inglaterra que esta la muito bem.
      Tenho respeito por jogadores como o Sérgio oliveira e o otavio que podiam sair a custo zero e nao andam a forçar a saida, como os maregas, telles, herreras destas vidas.

      Eliminar
  21. Isso é que era Aires. Mas eu já ficava muitissimo satisfeito se fossemos buscar o morelos e o beto...e emprestavamos o evanilson para rodar e ganhar minutos de jogo (tem muito potencial na minha opinião).

    ResponderEliminar
  22. Alguns comentários, têm feito passar a ideia, de que este BSad é muito muito fraquinho, porque sairam muitos jogadores mas o que eu sei, é que, na pré época, empataram com o slb, perderam por 1 com o sporting, e perderam por 2 com a Roma. Jogaram contra equipas do nível do Porto e não foram goleados por nenhuma, portanto, não serão assim tão fracos.

    ResponderEliminar
  23. "Na unica época que refere de investimento de Jesualdo, desculpe mas não é verdade que sejam 46 milhões."

    Mário, pode rever, canto inferior direito, "balanço de transferências 08/09":
    Vendas 55 M€, Compras: 46,65 M€,

    https://www.transfermarkt.pt/futebol-clube-do-porto/startseite/verein/720?saison_id=2008

    Não tenho a veleidade de mandar um email como o Paulo sugere porque o transfermarkt ao que me parece regista o valor total da transferência no ano em que o jogador é contratado. Agora também tenho memória e é fácil ir aos jornais da época.

    O Hulk veio em 2008 por 5,5 milhões de euros por 50% do passe e não 19 milhões como está registado. Ou seja, na verdade em 2008 foram investidos 5,5 milhoes e portanto menos 13,5 do que está referido. Se depois disso JF e o FCP potenciaram o jogador e os outros 50% custaram os tais 13,5 milhões já é outra conversa. Mas não foi em 2008.

    Os timings do investimento estão explicados aqui: https://maisfutebol.iol.pt/hulk-e-o-mais-caro-da-historia-porto-gasta-19-milhoes

    Se SC e o FCP tivessem conseguido o mesmo com o Nakajima teriamos menos um problema para resolver. Os moldes do negócio foram os mesmos, o valor investido é que foi um pouco mais alto. Infelizmente nem sempre bate certo.

    Aliás o que o Paulo costuma referir sobre o custo dos laterais Danilo e Alex Sandro parece-me que são histórias parecidas mas sinceramente não fui confirmar.

    Algo parecido vai acontecer com o Sporting se quiser comprar os 50% do Pote ou seja vão custar mais que os primeiros porque correu bem.

    ResponderEliminar
  24. Bom jogo do porto, muita e boa troca de bola,rapido e imprevisivel,sem duvida que faz falta um defesa esquerdo de qualidade e mais um avançado de qualidade na frente,creio que ate final de agosto alguem vira,não acredito que o treinador Renova se por 3 anos sem ter garantias de ter pelo menos mais 1 ou 2 jogadores de qualidade para as posiçoes que claramente estamos deficitarios!
    Importante igualmente e renovar com Mbemba,Fabio vieira e principalmente Diogo Costa!Alex Telles seria um upgrade naquela ala esquerda are para as bolas paradas...avançado?Morelos sem duvida!mas muito dificil atentendo ao preço e ao facto de ser um jogador fundamental no Rangers,2 jogos seguidos fora agora importantisimos para o campeonato e para a estabilidade da equipa nao esquecer que depois temos uma deslocação a Alvalade.

    ResponderEliminar
  25. É também importante salientar que o 11 que apresentamos contra o BSad nem sequer é o nosso melhor 11.

    Acho que a dupla de meio campo mais forte que temos é Grujic e Uribe. Gostava de os ver jogar juntos para ver se funcionam. Marchesin ainda é melhor que o Diogo Costa e se Corona regressar em forma, o mister vai ter um grande problema pela frente. Se bem que Otávio também é muito forte a jogar a médio centro.

    Alexandre F.

    ResponderEliminar
  26. Bom dia Sr Vila , gostei de ver o Porto começou com uma intensidade muito boa ao contrário do que acontecia no ano passado que dávamos a 1 parte ao adversário com futebol muito passivo , jogar para os lados etc , acerca do Zaidu não comprometeu na parte defensiva , mas denota falta … no último passe ou centro , temos de dar tempo porque acho que vai valer a pena , acerca do meio campo as oportunidades do Belenenses SAD foram os criadas pelo os jogadores do Porto , isto é, perca de bola ao meio campo ou mau posicionamento dos médios , falta um verdadeiro número 6 , Uribe anda perto mas falta a tarimba de um Andre , paulo Assunção ou Costinha , acerca dos miúdos da Formação penso que o Sérgio Conceição está a fazer na perfeição as etapas para o crescimento dos mesmo ( tirando o Tomás Esteves , devia ele e o seu papa porem os olhos no João Mário ) , acerca do mercado penso que sairá o Sérgio Oliveira , Corona e o Taremi … Taremi porquê, porque as últimas declarações do mesmo e do seu pai acerca do mercado não foram conclusivas , e penso que deve chegar o Eustaquio ( Sérgio Conceição leva muito em consideração as opiniões de pedro caixinha .. depois de Marche e Uribe não podemos duvidar ) e Morelos . Defesa esquerda tenho dúvidas ( só se Manafa sair ) . Acerca do João Mário evolui muito em termos posicionais , e nos jogos com equipas mais fracas vai ser muito útil devido a excelente profundidade e já agora aos excelentes centros , nos jogos mais difíceis penso que jogaremos no 5-3-2 . Abraço e saúde para todos os portistas e que chapada luva branca demos aos preencher na totalidade os 33 por cento da lotação e com todas as regras da DGS a serem compridas , somos Porto somos diferentes , embora todos Pasquis digam o contrário , façam como eu não vejo e não leio e não quero saber nada dessa gente , e moro no Oeste a 90 klm do capital do império falido

    ResponderEliminar
  27. "Na unica época que refere de investimento de Jesualdo, desculpe mas não é verdade que sejam 46 milhões."

    Mário, pode rever, canto inferior direito, "balanço de transferências 08/09":
    Vendas 55 M€, Compras: 46,65 M€,

    https://www.transfermarkt.pt/futebol-clube-do-porto/startseite/verein/720?saison_id=2008"

    Mário, vamos por partes:

    1 "Martelei" informação? Sou mentiroso?
    2 Nós adeptos ou os profissionais da CS, consultamos regularmente o TM, porque é um site credivel.
    3 O Hulk foi contratado em 2008/09, e o FCP pagou cerca de 5 M€ por 50% dos seus direitos económicos, posteriormente, resgatou os restantes 50% do passe do Hulk, por 15 M€, o TM, ia parcelar o investimento total de 20 M€, pelas 4 temporadas que o Hulk esteve no FCP? O que poderia o TM fazer?
    4 De igual forma, aquela sua tese: "o Porto fez o maior investimento de sempre com o Sérgio, e investiu 60 milhões em 19/20", mas aí já se omite que os 7,5 M€ do Loum que tinha chegado na temporada anterior (tal como o Andrade), esses valores foram englobados naqueles 60 M€ de investimento de 19/20, é uma visão seletiva, o TM, diz-nos que o FCP em 19/20 investiu cerca de 60 M€ em contratações, e eu também valido essa informação.

    Nakajima, Adrian Lopez, Imbula, ou o Ibarra, e quantos mais quer? Olhe no consulado do Jesualdo, chegaram mais de meia dúzia de argentinos e só deu flops (Mareque, Prediguer, Benitez, Bolatti, Tomás C, A Madrid ou o Valeri, só cracks). Repito, flop´s, houve ontem, há hoje, e haverá amanhã ...

    Nos últimos 4 anos com SC, o FCP investiu em termos médios 30 M€/ano, o mesmo, ou maiores investimentos foram feitos no FCP há 10 ou 15 anos atras, por exemplo, o jornal O Jogo há 10 anos custava 80 cêntimos, hoje custa €1,30, entende as diferenças Mário?

    Mais factos, no último quadriénio, desde que o FCP foi intervencionado (no pior ciclo desportivo/financeiro do FCP dos últimos 40 anos), o FCP venceu 2 campeonatos, o Benfica venceu outro, e o Sporting ganhou outro, já dou de barato os desempenhos desportivos dos 3 Grandes na Champions, porque só deu Porto.

    Naqueles 4 últimos anos, quais foram os investimentos feitos pelos 3 Grandes em reforços?
    1º Benfica 210 M€ (média de 52,5 M€/temporada).
    2º Sporting 160 M€ incluindo o Amorim (média 40 M€/temporada).
    3º FC Porto 120 M€ (média de 30 M€/temporada).

    E agora termino, "Jesualdo foi treinador do FCP no pior ciclo da sua história, pós apito dourado..." (palavras suas) volto a repetir, no "pior ciclo da história do FCP", o FCP contratava, Diego, Quaresma, L Fabiano, Lucho, Lisandro, ou Anderson, entre outros, e conquistou um Tetra, aliás, foi o 2º melhor ciclo desportivo da história do FCP!

    ResponderEliminar
  28. Só não percebo uma coisa...com tantos miudos da formação o nosso orçamento não baixa dos 180 kilos? há qualquer coisa que me ultrapassa...

    ResponderEliminar
  29. Um aparte. A UEFA e a FIFA são boas a castigar os clubes de menor dimensão mediática. Nós FCP temos de andar a contar os tostões para não violar as regras de fair play financeiro e enquanto isso os clubes dos xeiques árabes compram jogadores a preços exorbitantes e oferecem salários pornográficos a jogadores de futebol. Isto a propósito da contratação do Messi por parte do PSG. Um clube que é indiretamente detido pelo governo do Qatar, sítio onde se irá realizar o próximo mundial contratou algumas das principais estrelas do futebol mundial a "custo zero" com contrapartidas salariais que mais nenhum clube no mundo consegue acompanhar exceto o Manchester City que é outro clube de futebol detido por um xeique árabe. Wijnaldum, Sergio Ramos, Donnarumma, Hakimi (comprado por 70 milhões) e agora Messi. Fora os que já lá estavam a ganhar uma brutalidade de salário. Como explicam as receitas para não entrarem em incumprimento? Relembro que na época passada o Man City foi banido das competições europeias por causa do FPF mas uma decisão numa instância superior reverteu a medida. Para quando medidas sérias para meter um travão a esta loucura? O futebol é para os mais ricos enquanto o resto fica com migalhas. Muito triste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente de acordo! O Porto é o bode expiatório dos MC e dos PSG. Como contra esses a uefa não faz nada, pra não perder completamente a face, atira-se com unhas e dentes ao FCPorto e a clubes similares. Fracos com os fortes e fortes com os fracos!

      Eliminar
  30. Pareceu me um jogo muito bom do Porto, rápido e com lances bem desenhados. O adversário pareceu me fraco. Temos que ver o que acontece noutros jogos.
    A grande preocupação é a mesma que vem de anos anteriores e que nos custou alguns títulos, o sistema defensivo. O Porto está sempre perto de sofrer um golo e os adversários sabem disso.
    Creio que por vezes tentam fazer trocas de bola demasiado rápidas e a equipa fica descompensada.
    Contra equipas mais fortes ou com um pouco de azar as coisas podem correr mal.
    O posicionamento dos jogadores é a chave, mas o SC sabe disso e de certeza que o treina mas estamos em tempo de vacas magras e Luchos, Moutinhos, Decos e Maniches não são para a nossa carteira.

    Uma palavra para os anti Conceição.
    Este treinador salvou o Porto da falência. É um excelente treinador e portista como poucos.
    Pensem no que ele poderia fazer com a carne que outros tiveram. Ou acham qye o Villas Boas conseguia o que conseguiu sem Falcao, Hulk, Moutinho e tantos outros?
    Quantos da equipa actual seriam titulares na sua formação?

    ResponderEliminar
  31. Bardo, concordo, se temos o azar de não fazer os milhões que fizemos na CL estávamos feitos ao bife.
    Essa experiência de um plantel com mais qualidade e vermos o que acontecia... não está para os tempos mais próximos.

    ResponderEliminar
  32. Benfica vai pedir o emprestimo de lazaro e vai contratar david luiz! Nao percebo como é possivel terem o mesmo orcamento que o porto. O dinheiro nao acaba para os lados da luz.

    ResponderEliminar
  33. Na época passada o SLB gastou mais de 100 milhões para garantir a reeleição de Vieira - sabíamos todos porquê e confirmou-se uns meses mais tarde -, agora é Rui Costa a dar tudo para quando houver eleições garantir a eleição.

    ResponderEliminar
  34. Lendo a imprensa tinha a sensação que o Benfica era um clube riquíssimo, com grandes contratos de patrocínio e de venda de direitos televisivos. Fui ver o relatorio e afinal ganham o mesmo que o FC Porto. São sim uns grandes propagandistas!! O ano passado tiveram de vender o Ruben Dias, este ano não sei quem vão vender mas até acho que precisam de vender mais do que no ano passado. Aquilo vai dar o estouro.

    ResponderEliminar
  35. Paulo, em primeiro lugar não o chamei de mentiroso. Em segundo, apenas analisei o mesmo site que o Paulo mas tentei fazê-lo com espirito critico. É óbvio que no site não podem desmontar o valor mas a verdade é que em 2008 o FCP investiu 5,5 milhões e não 19. Num investimento de 40 milhões, 15 faz alguma diferença.

    Depois, o caso Loum não tem nada a haver porque veio emprestado com opção de compra de 7,5 milhões que foi o que efectivamente o FCP assumiu nessa época. Em 2008, o FCP só assumiu 5,5 milhões. Se fosse um fiasco, o FCP não tinha que pagar mais nada.

    Sabe que não preciso de ir ao transfermarkt para saber que o FCP tinha outra capacidade de investimento ou outro tipo de parcerias. Ainda tenho memória disso. Também podemos ver por quanto saiam os jogadores nessa altura.

    Em relação aos investimentos num plantel para mim é compras vs vendas ou por outras palavras, saldo entre a valorização do plantel vs desvalorização do plantel e aí na verdade, com trafulhice ou sem ela, o benfica desvalorizou muito mais o plantel pelo menos até à epoca passada que nós. Aliás, basta ver que na época que SC entrou o benfica vendeu 137,20 milhões em jogadores e investiu 10. Pela sua perspetiva, o FCP como vendeu 70 e só investiu 2 (não incluo a compra do oliver por 20 milhões) valorizou menos o seu plantel. Pela minha visão o benfica desvalorizou mais o deles. Apenas visões diferentes dos mesmos factos.

    Por ultimo e em relação aos ciclos. Apenas não estou de acordo com a valorização que dá ao SC porque apanhou este ciclo financeiro. A importância que teve a quebra do penta e os ganhos financeiros na LC é óbvia mas volto a repetir que o trabalho de Jesualdo no período em que esteve no FCP foi para mim o mais dificil pela desestabilização constante que faziam ao FCP devido ao processo apito dourado. Defendeu-nos muitas vezes sozinho como um verdadeiro dragão e não teve a papinha feita. Teve boas equipas sim mas foi ele que fez muitos jogadores serem muito melhores do que eram inclusivamente o Hulk. E não me lembro de o ver em bicos de pés.

    Daqui a uns anos também vai poder dizer que SC foi campeão investindo apenas 2 milhões numa equipa que tinha Casillas, ricardo pereira, Felipe, Marcano, Alex telles, Danilo, Herrera, Oliver, Brahimi, Aboubakar e Corona. Realmente se olharmos bem, não era assim tão fraca. Agora tal como Jesualdo, SC teve muito mérito como potenciou jogadores como Sérgio Oliveira, Marega ou Soares que nem sequer tinha citado.

    Agora, em resumo, e repetindo o que já disse muitas vezes, não sou sergista, pintista, jesualdista, sou portista e para mim não há ninguém que se possa sobrepor ao clube e muito menos ser quase que apelidado de milagreiro. O FCP é um clube com cultura ganhadora com ou sem dinheiro. Para mim teve um erro de casting que se chamou lopetegui porque teve a permissão para jogar à roleta russa e ainda hoje estamos a pagar por isso.

    ResponderEliminar
  36. O Benfica está na fase da roleta russa. Ai do Benfica se o PSV for tão forte quanto parece.

    Boa notícia a renovação de Vasco Sousa.

    ResponderEliminar
  37. Mário, eu não vou perder aqui a minha mocidade com esta conversa...

    Vou-lhe recordar como tudo começou:

    "Paulo...convém comparar o que é comparável. Se SC teve o pior ciclo financeiro, JF teve o pior ciclo da história do FCP com o processo Apito Dourado em que marcar um penalty a favor do FCP era motivo de suspeição."

    Mário, se me voltar a afirmar que o Jesualdo foi treinador do FCP no seu pior ciclo (não é a qualidade do JF que está em causa, já a sublinhei aqui mtas vezes), mas pior ciclo, devido ao "apito"? eu desisto, ou os factos não são convincentes? O Porto pós apito dourado tinha músculo financeiro para contratar qualidade (o JF também soube potenciar), só lhe deixo meia dúzia de nomes de cracks: Diego, L Fabiano, Quaresma, Anderson, Hulk, Falcao, Lucho, Lisandro, entre outros. Pós apito o FCP foi Tetra (o Benfica andava pelo 3º ou 4º lugar), tinhamos como já referi músculo financeiro, e vivemos no ciclo JF o pior ciclo da história do FCP?! A sério Mário? Danos reputacionais sofremos é verdade, mas essa foi a maior crise do FCP? Desportiva, e financeira, não foi. Bom, hoje precisamos de um lateral esquerdo, e de um ponta, e não temos dinheiro para por um cego a tocar ...

    Cá em casa, tenho esse tipo de conversa com o meu Filho, vivenciou e festejou todos os títulos Internacionais que o FCP conquistou, mt esquisito, só gosta de ovas de esturjão, o Villas Boas era o Maior, com Hulk, Falcão, "Motorzinho" ou James, e este insurreto, o atual treinador do FCP é um "bronco", só gosta dos Maregas (pois, não tem Hulk´s nem Falcões), mas depois vê um Chelsea, ou uma Juventus, a disputar eliminatórias com o Porto do "bronco", vê um Chelsea que investiu mais de 300 M€ em reforços, e o FCP ficou-se pelos 22 M€ de investimento, e todos vimos duas eliminatórias mt equilibradas, passagem decidida nos pormenores, mas também na qualidade individual, não foi Mário?

    Mário, não gosta do Sérgio (já li nas entrelinhas), respeito a sua opinião, mas qual era o treinador que gostava de ver neste FCP da loja dos 300? Mas, um treinador que apesar das conhecidas e reconhecidas limitações financeiras do FCP, fosse mt competitivo, e sobretudo que ganhe, é o mais importante para nós adeptos, conhece algum Mário? O Guardiola está ocupado, e só compra jogadores de 100 M€ para cima ...

    Vi o PSV, e o Benfica vai sentir muitas, muitas dificuldades, coitado do Grimaldo vai precisar de "guarda-costas", Madueke, fixem o nome deste rapaz de 19 anos, canhoto e joga na direita de pé trocado, parece o comboio de ferro negro que sobe o Tua, mas não é só Marega, acrescenta qualidade técnica, até ao final do mercado o PSV vai ter de o vender, porque o assédio vai ser grande, não tenho dúvidas. PSV fortissimo no processo ofensivo, futebol de vertigem, muita baliza muito vertical, mas pouco sólido em organização defensiva, pode ser por aqui ... Bem, o Treinador alemão Roger Schmidt, já goleou o Benfica do JJ na Champions, quando era treinador do B. Leverkusen em 14/15!

    ResponderEliminar
  38. O Rangers e o Morelos foram à vida na Champions, o colombiano ainda marcou!

    ResponderEliminar
  39. Teremos o Morelos a caminho!!??

    ResponderEliminar
  40. Paulo, o SC não é o meu treinador preferido mas fui e sou a favor da sua continuidade. E até estou bastante optimista para esta época e acho que ainda vamos equilibrar o plantel até ao final do mercado. E vamos jogar melhor.

    Já no final da sua segunda época, não era e principalmente pelas suas intervenções fora do campo.

    O SC está há cinco anos no FCP. No ano passado o FCP teve um orçamento de 90 milhões, o benfica de 100 e o sporting de 70. No ano anterior tanto benfica como Porto tinham 90 milhões. No ano precedente o Porto também tinha 90 milhões e o benfica 70. Onde está esse desequilíbrio financeiro tão grande entre o benfica e o Porto? Eles contrataram mais jogadores? Claro, também venderam mais. Nós deixamos alguns irem a custo zero. Nós vamos a fases avancadas da champions e não conseguimos fazer grandes vendas. A grande venda do FCP de SC foi militao e só estava cá há seis meses. A outra foi Fábio Silva e sabemos que não foi de certeza pelos jogos que fez na equipa A.

    Nem sequer acho que SC seja o principal culpado e muito tem feito para tentar equilibrar com os resultados na champions mas também não acredito que SC não tenha nenhum peso nas compras e em algumas não vendas.

    Como já alguns disseram, se houve 15 milhões para o Pêpê de algum lado apareceram. Se calhar estávamos a contar com a venda de Vitinha e SO.

    Mas também foi na era SC que se deixou ir embora Marcano a custo zero e foi-se buscar por 4 milhões. Havia mesmo essa necessidade ? Foi na era de SC que se gastou penso que 10 milhões em Zé Luis por vontade expressa do mesmo e passado um ano foi vendido abaixo do que custou, Nakajima, Loum, os defesas direitos. Os outros treinadores tiveram flops, certo. Todos tiveram mas SC também os teve e com alguns custos financeiros. Não está concerteza isento de culpas.

    ResponderEliminar
  41. Acho piada à imprensa centralista a tentar vender o esferovite e o Darwin à Roma, por uma pipa de massa... entre outras possíveis vendas...
    FAzem a sua propaganda, a ver se pega e se a lavandaria mendes os despacha, ou então o Mourinho e o diretor desportivo andam a dormir ou a fazer favores...

    ResponderEliminar
  42. Não sei se teremos ou não alguém, pelo andar da carruagem só se for por empréstimos de última hora, mas como já disse, não consigo partilhar de tanto entusiasmo pelo Morelos.

    ResponderEliminar
  43. Também vi a eliminação do Rangers num jogo onde o Morelos até marcou. Era bom era, eu sou da opinião que ele encaixava que nem uma luva neste FCP. Mas infelizmente já perdi a esperança há algum tempo. Se até agora não chegou nem um LE, não irá chegar mais um avançado a não ser que haja vendas de valores substanciais. Mas mais vale esperar sentado. Como diz o Vila Pouca, por este andar a chegar mais alguém será por empréstimos de última hora provavelmente em cima do fecho do mercado como habitual.

    ResponderEliminar
  44. Bom dia Sr Vila , havia de ser bonito algum ex-treinador do Porto fazer a vassalagem que o Rui Vitória fez ao Benfica , o ano passado tentaram colar o André Villas Boas quando jogou contra o Porto , pode ser que os Países Baixos ( antigo Holandeses ) os f…. Abraço e saúde para todos os Portistas

    ResponderEliminar
  45. "Mas também foi na era SC que se deixou ir embora Marcano a custo zero e foi-se buscar por 4 milhões. Havia mesmo essa necessidade ? Foi na era de SC que se gastou penso que 10 milhões em Zé Luis por vontade expressa do mesmo e passado um ano foi vendido abaixo do que custou, Nakajima, Loum, os defesas direitos. Os outros treinadores tiveram flops, certo. Todos tiveram mas SC também os teve e com alguns custos financeiros. Não está concerteza isento de culpas."

    Mário, os erros de casting, são comuns e frequentes em todos os clubes, pergunta mt simples, esses erros aumentam, com capacidade financeira de abordar o mercado, ou ao invés, no caso presente com as limitações financeiras que o FCP neste momento tem?

    Para não trocar as estações do ano, volto a recordar, o jornal O Jogo há 10 anos custava 80 centimos, e hoje custa €1,30, por exemplo, há 10 anos o Porto de Villas Boas investiu 36 M€, o último Porto de SC investiu 22 M€ em contratações ...

    Como está sempre a falar no quadriénio do Jesualdo (o tal "pior ciclo da história do FCP"), quando tinhamos uma Estrutura forte, funcional, e ganhamos um Tetra, mas também tinhamos músculo financeiro para investir, quer apontar alguns nomes Mário? Lucas Mareque, Stepanov, Miguel Lopes, Lino, David Addy, João Paulo, Ezequias, Bolatti, Kazmierzak, Benitez, Tomas Costa, A Madrid, Valeri, Prediguer, Leandro Lima, Pelé, Orlando Sá, Edgar, Diogo Valente ou Renteria, deixei-lhe aqui 20 nomes (o SC contratou nos últimos 4 anos, 30 futebolistas, incluindo meia dúzia de emprestados), fala nos flops laterais do Sérgio, mas em 4 anos de Jesualdo vislumbro 6 laterais que não deram nada, e pode-lhe juntar mais 8 médios... Quem somou mais flops Mário, o Jesualdo em 4 anos (com capacidade de investimento), ou o Sérgio nos mesmos 4 anos (a contar tostôes e a receber emprestados)?

    Mário, também recordo, o "pobrezinho e remediado" Sporting nos últimos 4 anos, investiu 160 M€ em reforços, o FC Porto em igual período investiu 120 M€. O Sporting campeão 20/21 investiu 35 M€ ( e somo + 12 milhões do Amorim), o FCP nesse mm ano investiu 22 M€, e fez uma Champions extraordinária, o FCP encaixou 78 M€ na Champions, e o Sporting encaixou "bola" na Liga Europa... Questiono mesmo, quais serão os milagres, ou as engenharias financeiras que se fazem em Alvalade?

    Quais foram os encaixes via prémios UEFA neste último quadriénio dos 3 Grandes:
    FC Porto 195 M€.
    Benfica 120 M€.
    Sporting 40 M€.
    Também não vamos relevar estes encaixes desportivos, e as mais-valias financeiras geradas pelo SC?

    Mário, volto a perguntar-lhe, qual é o treinador que neste atual contexto poderá fazer melhor? Quer o professor Neca, ou o professor Azelha? isto porque o Guardiola está ocupado...

    Esta é mesmo a última vez que abordarei o "pior ciclo desportivo do FCP, pós apito"...

    ResponderEliminar
  46. NORTADA
    REI MORTO, REI POSTO.
    JJ Bazófias e o lacrau otávio danado, lambe cus do bazofias, andam na graça do senhor por vencerem o Moreirense e os Russos. Os toupeiras já gastaram uma pipa de massa apesarem de estarem tesos, depois como é apanágio da corja, mostram grandezas balofas. Vendem à Roma ao Barcelona aos melhores clubes do mundo, jogadores cheios de arames e pernas de pau a preços de arromba, mas sempre tesos! nada que nos espante.

    ResponderEliminar
  47. É, como o senhor presidente nunca tem culpa de nada, talvez comece a culpar o Luís Gonçalves e também o Vítor Baía.
    O Vila Pouca continua sereno, portista e defendendo o F.C.Porto contra tudo e contra todos, mas o que dizer daqueles que no passado disparavam contra tudo o que mexia, mas agora nem tugem nem mugem contra uma administração que se limita a gerir a conjuntura, incapaz de ter um golpe de asa, surpreender e com o F.C.Porto sob a alçada da UEFA por violação do fair-play financeiro dão-se ao luxo de receber prémios e que prémios!, de gestão.

    ResponderEliminar
  48. A situação é muito preocupante. Com a trapalhada do negócio Vitinha não se sabe se vamos cumprir com o fair-play financeiro (FPF) ou não e, lamentavelmente, ninguém da direção se dignou a esclarecer os sócios sobre o assunto.
    Só no último ano recebemos 80 milhões em prémios da Liga dos Campeões, são valores muito elevados que não podemos arriscar perder por violarmos o FPF e nos excluírem das competições.

    Tão ou mais preocupante é o facto do Sr. Pinto da Costa parecer não estar preocupado com isso.
    A administração continua a receber prémios milionários. Os custos que deviam ser reduzidos, o próprio Fernando Gomes afirmou isso, continuam iguais, demasiado elevados e insustentáveis. No mercado continuamos a investir largos milhões, se no verão passado houve contenção, as compras de Pepê e Grujic mostram que a vontade de gastar muitos milhões regressou.

    Em resumo, há uns anos fomos intervencionados pela UEFA porque estávamos a gastar demais. Tivemos este tempo todo para corrigir o que estava mal e reabilitar o clube, mas no final das contas os vícios continuam os mesmos. Nada foi corrigido, a situação financeira do clube piorou e se escapar-mos ao FPF vai ser apenas por um milagre à Pinto da Costa.
    Muita coisa tem de mudar no nosso clube, infelizmente julgo que tal não acontecerá com a atual direção.

    José Melo

    ResponderEliminar
  49. Os flops vão haver sempre de uma maneira ou de outra. Ninguém nem nenhum clube é perfeito ao ponto de não contratar flops. Agora é óbvio que há clubes que contratam mais do que outros. Para se ser bem sucedido tem que haver um planeamento forte das épocas, um sistema de scouting rigoroso e ao nível do que se exige a um clube que não tem petrodólares para investir em craques. O treinador até pode sugerir alguns nomes que encaixem no seu modelo de jogo mas tem que haver envolvimento do scouting e também da estrutura financeira, obviamente. Nós já fomos um caso de sucesso disto, porque mudámos? Estamos agora mais reféns de empresários para vender jogadores, criar receitas e assim conseguir contratar quem tínhamos planeado? As coisas mudam com o tempo e o nosso clube sempre soube adaptar-se aos novos tempos, mas isso mudou nos últimos anos. Para além de contratarmos pior, vendemos pior também. E toda a gente sabe que podemos fazer muitos milhões na Champions mas se não vendemos jogadores já fomos. Isto fora outras coisas que existem na nossa estrutura de custos. Um aspeto que nos R&C salta à vista de todos é os custos com pessoal que são uma brutalidade. Todos os anos recebemos a promessa do doutor Fernando Gomes que a massa salarial vai baixar, mas da boca desse senhor já não acredito nem numa vírgula... Eu contava ao menos que não tivéssemos que esperar pela próxima apresentação de resultados para nos explicarem o processo do Vitinha e como vamos sair do FPF da UEFA.

    ResponderEliminar
  50. Para mim e desde sempre, independentemente de quem seja o treinador, não devia ser contratado nenhum jogador que não obedecesse aos princípios da política desportiva do F.C.Porto. Fora disso apenas uma ou outra excepção que confirma a regra.
    Ser faltar ao respeito ao jogador, que não tem culpa, interrogo-me como um treinador com o poder que o SC tem junto do presidente e da administração, aceita ter e manter no plantel o Carraça?

    ResponderEliminar
  51. "O treinador até pode sugerir alguns nomes que encaixem no seu modelo de jogo mas tem que haver envolvimento do scouting"

    Pedro Nuno, todavia, quando o scouting e a Estrutura tinham protagonismo, e o Jesualdo era a uma mera peça que encaixava na Estrutura, o FCP com maior músculo financeiro, em 4 anos é verdade que contratou qualidade, mas também coleccionou flop´s (sublinho, flop´s há em todos os lados, Saravia, João Pedro ou Nakajima, este é mais um problema cultural). Pedro Nuno, observe a "tralha" que chegou ao FCP no quadriénio Jesualdo: Lucas Mareque, Stepanov, Miguel Lopes, Lino, David Addy, João Paulo, Ezequias, Bolatti, Kazmierzak, Benitez, Tomas Costa, A Madrid, Valeri, Prediguer, Leandro Lima, Pelé, Orlando Sá, Edgar, Diogo Valente ou Renteria, foram "só" 20 nomes, o Sérgio nos mesmos 4 anos, contratou 24 jogadores, e chegaram 6 emprestados, se cruzarmos a taxa de flop´s em dois ciclos distintos, a coisa pende para o quadriénio em que a Estrutura e o scouting tinham mais poder, mas também quando o FCP tinha maior poder aquisitivo também ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem todos foram assim tao maus.
      Foi assim que os vi:

      Lucas Mareque - flop minimo, nao havia grande expectativa.
      Stepanov - flop total, buraco autentico, expectativa media/alta.
      Miguel Lopes - decente. Cumpriu.
      Lino - decente. Cumpriu.
      Addy - flop minimo, nao havia expectativa.
      Joao Paulo - decente. Cumpriu.
      Ezequias - flop, esperava mais.
      Bolatti - flop total, expectativa grande, intern. Argentino.
      Kazmierzack - flop, esperava mais.
      Benitez - o pior jogador de sempre a vestir a camisola do FCP.
      Tomas Costa - cumpriu bem, jogador bastante util.
      Andres Madrid - foi um tapa buraco, veio por emprestimo, nada a dizer.
      Valeri - flop, mas bom jogador como depois provou.
      Prediguer - flop, nivel Mogrovejo.
      Leandro Lima - penso que este caso é bicudo, tinha mais idade que a do BI, mas fraco.
      Pelé - flop total, muito mau.
      Orlando Sà - flop, expectativa era boa.
      Edgar - até era jeitoso, poucas oportunidades.
      Diogo Valente - nao se esperava muito, cumpriu.
      Renteria - nao era mau como mostrou no SCB, mas faltava finalizar bem.

      Mas pior de todos, nao que se esperasse muito foi o Benitez, que granda nodoa, o Walcott em Londres passava por ele como uma CBR 600 passava por uma Zundapp...

      Eliminar
  52. "Ser faltar ao respeito ao jogador, que não tem culpa, interrogo-me como um treinador com o poder que o SC tem junto do presidente e da administração, aceita ter e manter no plantel o Carraça?"

    Vila Pouca, estou-me a borrifar para o empresário do Carraça, mas do que eu vi (sobretudo no Porto B), o Carraça surpreendeu-me pela positiva, não é um talento, mas faz 3/4 posições distintas, é fortissimo a bater bola parada, cumpriu sempre, é um utilitário, e como não estou a ver o Sérgio fazer "fretes", aliás, na última jornada do campeonato com o B-SAD, o Sérgio deu 20 minutos ao Carraça, foi uma forma de o premiar pelo seu trabalho. Pode parecer polémico o que vou afirmar, mas não descarto a permanência do Carraça no atual plantel, naturalmente, entre a B, e a equipa A quando necessário ...

    ResponderEliminar
  53. PO, não vou alimentar conversa. Mas muito mal vai o FCP quando contrata um jogador, não o escreve nas provas europeias, faz uns jogos interessantes na 2ª Liga, dizes tu, onde o FCP B se safou quase por milagre. Como prémio joga 20 minutos no último jogo do campeonato.

    É claro que enfiamos uns barretes no passado, mas já no passado era fundamental o envolvimento do scouting e ele não acontecia.
    Pára de ver em cada comentário um ataque ao actual treinador. Já estou farto...

    ResponderEliminar
  54. Paulo Oliveira, tal como eu disse num dos meus comentários anteriores na questão dos flops nenhum clube está a salvo de os contratar. Com músculo financeiro ou sem ele todos os clubes contratam flops, incluindo aqueles que contratam melhor. O meu ponto é simplesmente o de que só se deve avançar para contratações de jogadores que, junto com o aval do scouting e também do treinador, sejam uma mais valia. Seja porque é novo, tem margem de progressão e poderá valer um encaixe financeiro interessante no futuro ou alguém que no imediato traga qualidade a uma posição carenciada apesar de ser um pouco mais velho (à semelhança do que aconteceu há pouco tempo com Uribe e Marchesín). Pegando no Carraça, que o Vila Pouca referiu, ele para mim nem sequer chega a ser um flop porque é uma contratação que ninguém percebeu. Só contra todas as expectativas é que o Carraça poderia ser considerado uma opção séria para LD, mas o que é certo é que continua no FCP vá-se lá saber porquê. Ao Carraça eu acrescentaria o Cláudio Ramos. Muitos dizem que era uma oportunidade de mercado, mas eu pergunto porquê. Não está em causa a qualidade do Cláudio que é um excelente GR e eu tenho muito respeito por ele mas com o Marche no plantel e o Diogo Costa como pérola da formação a despontar qual a necessidade de ter um encargo extra com o Cláudio Ramos? Recordo que ele para além de não ter feito 1 minuto pela equipa A, nem sequer foi opção na pré-época e é outro que continua. Para mim a contratação dele não fez qualquer sentido tendo em conta que o FCP nunca esteve tão bem servido na baliza nos últimos anos. Este tipo de contratações para mim são as mais preocupantes.

    ResponderEliminar
  55. O ano que contratamos mais flops até foi com um treinador por quem eu tinha e mantenho, uma profunda admiração, Sir Bobby Robson - foi o tempo do Baroni, Mandla Zwane, Etieenne N'tsunda, Mogrovejo... Serve para dizer que ninguém, refiro-me aos treinadores, ao longo da história e no tempo que JNPC é presidente, tem 100% de acertos, como a estrutura, sempre com o presidente à cabeça, contratou sempre bem. E as críticas sempre existiram, quer aos dirigentes quer aos treinadores, Sérgio Conceição digo e repito, é de todos o que tem tido mais apoio dos adeptos e da estrutura.
    E é preciso dismistificar essa ideia do músculo financeiro. Se é verdade que este é o pior momento, pelo menos nos tempos da SAD, também é preciso dizer que o FCP sempre teve orçamentos acima das suas possibilidades, sempre teve de vender para apresentar contas equilibradas. Quando tinha prestações desportivas acima da média e vendia muito, estava bem, tinha o tal músculo, quando acontecia o contrário estava mal, à rasca, não tinha músculo, como aconteceu quando foi obrigado a vender Hulk à última hora sob pena de entrar numa situação muito complicada.
    Agora com o cutelo da UEFA em cima, sem vender, é óbvio que fica difícil a vida de todos, em particular do treinador.

    ResponderEliminar
  56. Com o actual plantel, com as lacunas já referidas, se o SC conseguir ser campeão e chegar oitavos da CL, o presidente devia dar-lhe um prémio chorudo. E quando digo chorudo é na ordem de 2 ou 3 milhões.

    ResponderEliminar
  57. DVP, esse prémio acredito que já fará parte do novo contrato de SC e bem. Reforço que é sem qualquer tipo de critica para não ter que levar outra vez com o Guardiola.

    Em termos de LC e para mais não sendo cabeça de série, sabemos que muito do futuro será ditado pelo sorteio embora SC já tenha provado que forma sempre uma equipa competitiva na LC. Agora há patamares que são quase impossíveis de alcançar.

    Para o campeonato e dando de barato a questão lateral esquerda, acho que temos neste momento mais argumentos que tínhamos no ano passado principalmente para jogar contra equipas mais fechadas.

    É verdade que olhamos para a fartura de avançados do Benfica e para a fartura de laterais do Sporting e temos menos opções válidas mas eles também não podem ficar com todos os jogadores tal como o FCP não vai ficar com todas estas opções.

    Temos pouco mais de duas semanas para resolver a situação e acredito que pelo menos vamos vender três/quatro jogadores e receber outros três. É um achismo mas vamos ver se o palpite está certo.

    ResponderEliminar
  58. Pedro Nuno, já tive uma conversa que andava à volta disto:

    1 O treinador na Estrutura? foi por exemplo o ciclo Jesualdo.

    2 ou a Estrutura do Treinador? é este atual ciclo do Sérgio.

    Qual a melhor? Depende do Clube, depende do contexto, mas a 2ª acaba por tornar o Clube refém do Treinador e pode ser mt perigoso.

    O scouting naturalmente encaixa na Estrutura, o que pretendia provar sobre os flop´s no ciclo de 4 anos de Jesualdo? Apesar do "crivo" do scouting, houve muitos erros de casting, comparativamente com este ciclo SC, que já dura há quatro anos.

    "Baroni, Mandla Zwane, Etieenne N'tsunda, Mogrovejo",
    Foi na temporada 1994/95 de Bobby Robson, e acrescento o Walter Paz, foram 5 flop´s.

    Agora deixo só os nomes dos argentinos que chegaram com Jesualdo: Lucas Mareque, Bolatti, Prediguer, A Madrid, Benitez, Valeri, Tomás Costa, e já dou de barato, o Leandro Lima, Renteria, Stepanov, ou o Kazmierzak, entre tantos outros, foram 20 no seu total, esse foi o ciclo de maiores flops contratados pelo FCP, mas de longe. Responsabilidade do Jesualdo? Não me parece, porque o Treinador então encaixava na Estrutura, e esta tinha mais protagonismo.

    Naturalmente, também chegou qualidade nesse ciclo JF, mas sobretudo nos dois últimos anos de Jesualdo, Fucile, Farias, C Rodriguez, Rolando, Fernando, Hulk, Guarín, Alvaro Pereira, Falcao, Varela ou Bellushi.

    Vila Pouca, vou repetir, estou-me a borrifar para o empresário do Carraça, não gosto dele, nem do protagonismo que tem no FCP, tal como também não gosto, nem gostava do "amigo" do empresário do Carraça, falo justamente no atual diretor geral oficioso do Sporting, também nunca entendi o protagonismo que deram a essa personagem!

    ResponderEliminar
  59. PO, põe nome aos bois para te poder responder...

    Depois, todos esses jogadores citados no consulado de JF, foram apenas numa época ou nas 4 que JF treinou o FCP? E que apenas falei numa época com Sir Bobby Robson... Portanto, deixa-te dos esquemas em que és especilalista, fala-se numa coisa, atiras com um montão de outras para o barulho e para levares a bicicleta. Por mim podes levar as bicicletas todas, mas não brinques com a minha paciência que já não era muita e agora está pior.

    ResponderEliminar
  60. Antigamente era difícil observar jogadores, não havia internet nem video, a informação circulava por fax ou pombo correio. Se querias um jogador da américa do sul tinhas de ir até lá, vias um ou dois jogos e a partir daí formavas a tua opinião. Muitas contratações eram um tiro no escuro a fazer fé nas palavras dos empresários.

    Hoje em dia é muito diferente. Todos os jogos são gravados, até dos distritais tem jogos na net. É muito mais fácil observar jogadores porque a informação está disponível e com fácil acesso. Por isso hoje não se podem admitir flops como acontecia há uns bons anos atrás. Hoje é fundamental ter uma boa rede de observadores porque a concorrência nessa área é bem maior.
    E quando se olha para os valores praticados nos tempos correntes, ainda mais importância ganha um bom scouting.

    ResponderEliminar
  61. Faz me confusão muita gente aqui perder tempo com o passado ou comparar epocas....com todo o respeito não tem sentido!!
    Penso que há necessidade de olhar para o presente e o futuro
    Neste momento o nosso plantel precisa urgentemente na minha modestia opinião de um lateral esquerdo experiente que possa chegar ver e jogar!
    E um avançado de creditos firmados e que possa em 3 marcar uma....
    Já o disse aqui não me canso de o repetir...no campeonato vai dando para disfarçar porque os avançados tem muitas oportunidades de golo mal a sorte se não consegue um golito
    Um exemplo neste ultimo jogo o tony martinez se fosse um falcão teria feito um hat trik facil e só marcou um golo e de belo efeito diga se de passagem
    Na champions com as poucas ocasiões de golo que temos, e as poucas que temos há que concretizar caso contrário perdemos o jogo porque os adversários tem outra qualidade
    Insisto com estes avançados o porto não passa a fase de grupo ainda por cima estamos no pote 3 precisamos de algo de diferente
    Vamos a nomes:
    Para lateral esquerdo....
    1. Telles ( se for por emporestimo e o Manchester não o quiser...sinceramente duvido)
    2. Sead Kolašinac (lateral esquerdo do arsenal...já me parece possivel e pk?
    Falta lhe um ano de contrato, contrataram o nuno tavares e tem la o tierney, ou seja é um jogador para sair...
    Experiente da premier league e da bundesliga jogaria de caras no fc porto
    Porque não, proponho eu, uma troca com o corona + 10m€
    Não perdemos tudo e ganhamos um lateral esquerdo

    O Avançado, eu acho que o morelos seria um jogador que iria dar cartas na nossa equipa, tem golo, é agressivo, tem carateristicas diferentes do que la temos faz me lembrar um derlei

    ResponderEliminar
  62. Concordo que um bom scouting é importantíssimo, mas se tiver influência, for levado em contra, consultado, tiver poder. Caso contrário...

    ResponderEliminar
  63. Corona no Sevilla!12 milhoes de euros mais uns quantos por objectivos...espero que agora haja oportunidade para investir num bom lateral esquerdo e no morelos...Diogo leite e o proximo.

    ResponderEliminar
  64. Boas.
    A coisinha melhor que nos aconteceu nos últimos anos foi o SC, porque é preciso ter mesmo muita capacidade de encaixe para aguentar ano após ano, o cutelo da UEFA em cima da cabeça! Até hoje, o SC ainda não teve um ano em que se possa dizer, ufa, agora estamos um bocadinho mais folgados financeiramente! Ano após ano, a tentar fazer omoletes sem ovos. Com o adicional, das críticas dos adeptos, é obra aguentar isto. E sobre avançado, ano após ano é sempre a mesma conversa, eu também gostava de ter um jeitoso mas se já temos dificuldades de ter laterais quanto mais avançados!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  65. "Até hoje, o SC ainda não teve um ano em que se possa dizer, ufa, agora estamos um bocadinho mais folgados financeiramente!"

    como assim??

    em 2019 o Porto comprou Uribe, Marchesin, Zé Luís, Marcano, Luis Diaz, Nakajima, Saravia e no início do ano ja tinha chegado Loum a pedido do treinador.
    mais de 60 milhoes investidos e não estavam folgados? coitadinho do Conceiçao

    ResponderEliminar
  66. https://www.abola.pt/nnh/2021-08-12/fc-porto-corona-quase-fechado-para-o-sevilha/900872


    ResponderEliminar
  67. Uma pergunta que gostava que me pudessem esclarecer: se realmente for consumada a venda do corona por 12 a 14 milhoes, em quanto de mais valias (que e o que conta para as contas financas) rendera?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 12 ou 14 milhoes. O passe/compra do Corona jà se encontra amortizado.

      Eliminar
  68. NORTADA.
    A PANDEMIA É O BODE ESPIATÒRIO DE TUDO.
    E, já lá vão mais que muitos que se foram embora a custo zero e o FCP ficou a ver navios! boa gestão...
    Acreditar nos empresários de jogadores é a mesma coisa que acreditar no pai natal. Tentar vender jogadores acabar contratos é mesma coisa que estar a dar pérolas a porcos a empresários e clubes que na parte financeira estão melhores que nós. É caso para dizer o nosso presidente vai nu, mas bem vestido financeiramente, ele, e todos os outros que trabalham com ele, que não tiram um euro aos seus ordenados chorudos para minimizar a crise que neste momento clube atravessa.

    ResponderEliminar
  69. A avaliar pelo que a CS tem lançado está bem encaminhada a venda de Tecatito. Em relação ao valor, o Sevilla pagaria um valor a rondar os 18 milhões pelo total do passe do mexicano sendo que 12M€ entrariam nos nossos cofres. É o valor possível digo eu. É uma tristeza que o melhor jogador da Liga de 19/20 e um dos melhores e mais diferenciados jogadores do nosso plantel saia por tostões mas isto é apenas uma consequência da gestão de ativos que tem sido feita pela SAD do FCP. É óbvio que os clubes compradores não vão pagar pesado por um jogador que podem ter "de borla" no ano seguinte. Como o Tecatito ainda há o Mbemba, o Fábio Vieira e o Diogo Costa. Vamos aguardar para ver o desenrolar do processo.
    No caso de vendermos o Tecatito, espero que o processo do LE avance rapidamente.

    Rui Machado não tenho acesso às contas do FCP mas tendo em conta que o Tecatito foi contratado em 2016 penso que o passe dele já esteja totalmente amortizado... portanto penso que a mais valia será o valor que o FCP irá efetivamente receber. Teremos de esperar pelo R&C para ter a certeza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sera um valor razoavel sendo assim, obrigado pelo esclarecimento.

      Eliminar
  70. Quando se dá o flanco, se passa para os jogadores, empresários e exterior, leia-se potenciais compradores, que até os melhores e mais influentes podem sair a custo zero... depois fica muito complicado, pior se se tiver que lidar com empresários como o do Corona, sob o silêncio, cúmplice?, do jogador.

    ResponderEliminar
  71. O FCP ganhou bem ao Belenenses SAD, mas espero que técnicos e dirigentes não se deixem iludir, façam o que precisa de ser feito. Só faltam quinze dias para os mercados fecharem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente de acordo, até porque o ano passado entrámos a ganhar ao Braga e ao Boavista e depois foi o que se viu com o Marítimo.

      Eliminar
  72. Vender por 12 é melhor que "vender" por zero. Mas não apaga o erro de vender o melhor (ou um dos) jogador do plantel a preço de saldo porque mais uma vez fizemos mal as coisas.

    Depois há outras coisas que não se percebe. Há 15k para um jogador que não é de uma posição prioritária, há dinheiro para os brasileiros da equipa b (taxas de empréstimo ou compras obrigatórias) , há dinheiro para o carraça, gestores a ganhar e bem, etc.

    Vamos também continuar com problemas nos salários e por isso no orçamento anual. Com a renovação do Sérgio Oliveira e do Otávio os valores devem ter subido pois foram renovações esticadas ao máximo porque, mais uma vez, estavam em fim de contrato. Porque continuamos com 30 no plantel?

    PS: Nem os jovens que temos na A vão baixar a folha salarial pois muitos entram ou entraram no último ano de contrato e... adivinhem? Lá vamos ter que esticar ao máximo as renovações com salários altos. E assim sucessivamente..."é uma pescadinha com rabo na boca"

    ResponderEliminar
  73. Off-topic: este ano, até ao momento, não estamos a dar uma para a caixa no ciclismo. E nem estou a falar em ganhar a Volta, mas em pelo menos dar um bocado de luta...

    ResponderEliminar
  74. A politica de gestão da sad está pelas ruas da amargura e não é de agora. Com a pandemia agravou-se, mas não invalida os tremendos erros cometidos.
    Estamos num beco sem grandes saídas, não temos força no mercado, quer para aquisições quer para vendas, sempre à rasca com os terminos dos contratos!!!

    ResponderEliminar
  75. Espero que nestas duas etapas, Larouco e Senhora da Graça, os ciclistas da W52 - FCP, mostrem a sua valia e lutam pela conquista da Volta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já mostraram! O Amaro Antunes, com o sacrifício impressionante do João Rodrigues, está finalmente de amarelo. Que a consiga manter até domingo, com o sacrifício total dos companheiros de equipa. Somos Porto, Nunca Desistimos!

      Eliminar
  76. Bom dia todos. Nota sobre o Fair Play Financeiro.

    Ontem o jornal inglês " The Times" revelou ao publico a intencão da UEFA de cancelar o atual fair play financeiro num futuro muito proximo, para substituí-lo com novas regras de regulação economico- financeiras-futbolisticas na Europa.

    Este projeto da UEFA seria apresentado em Setembro. A ideia principal seria de instaurar um sistema de salary Cap + Luxury tax, um pouco semelhantes aos desportos profissionais nortes-americanos.

    A limite a não ultrapassar seria de 70 % de folha salarial no orçamento total do clube. até agora por ex, o Barcelona com Messi gastava 115% em salarios, é por isso que tinham que vendê-lo.

    Ou seja , por ex o FC Porto não poderia gastar mais de 70 M em salarios se seu orçamento total for de 100 M. Os restos 30 % , ou seja 30 M, seriam dedicados por outras despesas ( formação, infraestruturas ou nao sei là ...) .

    Se o clube ultrapassar, por qualquer motivo, voluntario ou involuntario o limite de 70 % em salarios, tem o direito de fazê-lo , mas neste caso a UEFA cobra esta manobra financeira num tipo de multa chamada luxury tax.

    E a ironia desta multa é que tem que ser paga ao clube rival, quer dizer ao SLtoupeiras , por exemplo ahaha ! Penso que é parar dissuadir os clubes de ultrapassar o salary cap.

    Alguem aqui, por acaso, já
    tem ouvido desta nova futura regra prevista pela UEFA?

    ResponderEliminar
  77. Nota sobre o FPF ( fim )

    Se o FPF está quase morto, quid por exemplo da exigência de vender neste mercado ainda por 20 M, se o proprio FPF esta a morrer? Quais consequências sobre o fim do nosso mercado, a SAD sabendo jà de certeza o conteúdo destas novas futuras regras. Será que ainda for necessario vender Vitinha ou outro jogador por 20 m se estes 20 M para sair do castigo do FPF de facto não forem mais necessarios de cumprir?

    Penso que estas novas regras vão impor uma nova disciplina drastica da parte das SAD.

    Espero que a SAD do FCP nao vai fingir de ficar surpreendida é que vai agir desde agora para medir a amplitude dos salarios e reduzi-los cada vez mais nos proximos mercados .

    Por exemplo, sei que Uribe e Marchesin terminam ambos os seus atuais contratos em Junho 2023 e O site salary sports, - penso- o bastante fiável- , fala em 90K Euros limpos/ mês por Uribe e 100 K/mês limpos por Marchesin.

    Também Pepe deve terminar normalmente seu contrato em Junho 2023. Obvio que, por enquanto, Pepe é o atleta mais pago do elenco parece que ganha qualquer coisa como 230 K / limpos/ mês.

    Acho que Corona ganha 56 000/mês limpos. Outros que ganham muito são Otavio e SO. Parece que com o seu antigo contrato Otavio ganhava 45 000 K/mês limpos e o SO somente 26 000 K/ mês limpos. Mas de certeza que com a revisão salarial dos seus novos contratos eles ganham agora muito mais.

    é por isso que a SAD tem que pensar em economizar salarios e vender jà SO se for para pensar nas futuras consequencias do salary cap e não ficar a espera dum milagre quando entrarem em vigor as novas regras em 2023 como penso que vai ser.

    Mais uma vez Desculpem-me pelos erros. Sou um gringo de verdade. Não sou português ,nem emigrei fora por outro pais nem nada , então não é facil de tudo escrever corretamente uma tal lingua para mim . Nunca estudei , nem fiz aulas e além disso o pouco que li pelos meus meios proprios foram primeiros em lingua de português do Brasil . Portugûes do Portugal foi mas tarde que comecei a ler e ouvir palavras. Tentei perceber principalemente com jogos na TV e jornais desportivos escritos portugueses como A Bosta, Rascord e o Jogo.

    Mas em Portugal, como seguidor de futebol em geral desde criança, o FC Porto é o meu clube de coração desde sempre em Portugal.Tem estado sempre um clube que apreciei bastante. Vi muitos jogos e tentei seguir regularmente a atualidade do clube com as redes sociais.

    Um grande abraço a todos os portistas e ao autor do blogue.

    ResponderEliminar
  78. Amaro Antunes camisola amarela! Vamos!

    ResponderEliminar
  79. Caro DVP e Amigos.
    Rodrigues e Amaro trabalharam e lutaram muito. Brandão só apareceu no final. Senhora da Graça e CR vão decisivos.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  80. Sobre a Volta, é preciso ter alguma calma, ninguém ganha sempre, principalmente a lutar contra equipas que têm as mesmas ambições e não mexem uma palheira, só vão na mama.

    Anónimo, o problema do FCP vai muito para além do FPF. Mesmo antes de estar sobre a intervenção da UEFA, já o FCP precisava de vender para ter contas equilibradas.

    ResponderEliminar
  81. Este Porto "não precisa" de Mbemba, Sérgio Oliveira, Corona e Marche... Jogadores que merecem dar o salto para outro campeonato e que o clube já tem no plantel soluções para os substituir. Vendendo, mesmo que ao preço da chuva, chega para a situação emergente, um lateral esquerdo.

    ResponderEliminar
  82. DVP disse "Sobre a Volta, é preciso ter alguma calma, ninguém ganha sempre, principalmente a lutar contra equipas que têm as mesmas ambições e não mexem uma palheira, só vão na mama."
    Totalmente de acordo, porque este ano não está fácil. Os 2º, 3º e 4º estão bem posicionados, não mexem uma palheira e depois mais folgados tem vindo a ganhar segundos preciosos ao Amaro e ao Joni (excepto o Marque que ontem perdeu tempo). Prova que este ano está mais difícil, é que ainda não ganhamos nenhuma etapa. Como disse DVP, não podemos ganhar sempre, mas vamos ter confiança na nossa equipa e esperar que a Sra da Graça e o contra relógio nos corra de feição.

    ResponderEliminar
  83. Quando há uns dias falei que tinha em mente que podiamos vender 3 ou 4 jogadores estava precisamente a pensar nesses porque tenho a mesma opinião que já temos soluções dentro do plantel.

    Não sendo demasiado optimista penso que Mbemba, SO, Corona e Marchesin podem render perto de 60 milhões de euros. SO e Corona de uma forma ou de outra penso que estarão encaminhados. Os outros dois acho estranho não se falar em interessados mas por vezes é melhor assim.

    Com esse dinheiro para além do DE e do tal avançado seria prioritário renovar com Diogo Costa, Fábio Vieira e Francisco Conceição e outros jogadores que sejam aposta e acabem contrato em 2023 ou que tenham cláusulas baixas para o potencial esperado.

    Isto seria do meu ponto de vista preparar o futuro, não descurando o presente.

    Amanhã mais um jogo dificil. Convém entrar forte como fizemos com o belenenses.

    ResponderEliminar
  84. NORTADA
    O CAÌR DA FOLHA.
    Ainda pensei que a entrada de Folha para o lugar de Rui Barros tudo ia ser diferente, mas não, nada de novo. Um empate em casa uma derrota fora. Próxima jornada temos o Nacional em casa que não vai ser pera doce.
    Resmas de aquisições para a equipa B, mas, ainda não mostraram nada, não sei se é do cu ou das calças, mas assim não vamos a lado nenhum.

    ResponderEliminar
  85. Na Volta, Amaro Antunes continua de amarelo mas com uma vantagem mais confortável. Agora só falta o contra relógio. Na rtp, deve ter morrido alguém, andam todos tão tristes!

    ResponderEliminar
  86. A mim faz-me impressão como é que o fcporto não tem futsal. È somente a modalidade mais praticada no país. Quanto á volta não tenho ilusões...não se pode ganhar sempre. VIVA O FCPORTO!

    ResponderEliminar
  87. A equipa B ganhou um torneio em Espanha e depois regressou aos resultados da epoca passada.
    Aceito que há gente nova e os processos podem não estar adquiridos, mas confesso-me algo confuso quanto a esta realidade dos B.
    Esperemos melhoras rápidas sob pena de se criar um espírito derrotista complicado e completamente fora dos nossos padrões.

    ResponderEliminar
  88. NORTADA
    VOLTA A PORTUGAL.
    Os comentadores da RTP em relação ao FCP, só não furam os pneus aos corredores azuis e brancos porque não podem, sente-se uma azia e um mau olhado ao qual já nos habituaram.

    ResponderEliminar
  89. Jorge, vou dar o benefício da dúvida sobre a equipa B, durante meia dúzia de jornadas. Mesmo sabendo que quando há qualidade a integração não demora muito, atendendo que é uma equipa com muita gente nova... esperemos para ver.

    Ó João Malheiro, o futsal é a modalidade mais praticada no país? Achas mesmo?

    ResponderEliminar
  90. na volta é uma azia, que triste o comentador ciclista que envergou a nossa camisola!
    " quando estive lá no norte" mas alguém lhe fez mal lá no norte?
    um gajo vejo o comentaria das voltas na eurosport e até perde a vontade de ver o canal nacional. que pagamos todos.

    ResponderEliminar
  91. Eu acho isso...basta ver os pavilhoes deste país cheios de miudos a jogar futebol.

    ResponderEliminar
  92. Peço desculpa por discordar, mas não me parece que a reportagem sobre a Volta a Portugal esteja a ser hostil para com a nossa equipa, assim como o comentador Marco Chagas que me parece sempre com comentários a propósito e curiosidades interessantes. Mas é a opinião de quem percebe pouco do assunto (sem ironia).
    Vamos lá fazer hoje um grande contra relógio e ganhar isto!

    ResponderEliminar
  93. Malheiro, se fizesses um pequno esforço concluirias que a diferença é brutal, mas para não ficares na ignorância...

    «Portugal tem quase 220 mil praticantes federados de futebol e futsal. Em termos totais, são 193.110 jogadores inscritos em fevereiro de 2020, aos quais se juntam 25 mil praticantes de recreação e lazer.

    Nos federados, 157.649 estão inscritos no futebol e 35.462 no futsal, numa altura em que ainda faltam quatro meses para o fecho de inscrição da época.» Fonte FPF

    ResponderEliminar
  94. NORTADA.
    A ESTRELINHA DO AMORIM E A LUZINHA AO FUNDO DO TUNEL DO CARVALHAL.
    O Jogo não foi em Vilar de Perdizes mas na cidade dos PPPs.
    Quem tem medo compra um cão, do outro lado, três tiros dois melros e ficou por aí...

    ResponderEliminar
  95. NORTADA.
    ROJÕES E TRIPAS À MODA DO POTO.
    Ti CONCEIÇÃO, Venha umas tripinhas à moda do Porto com todos os condimentos que eu fico satisfeito.

    ResponderEliminar
  96. Vencedor da Volta a Portugal 2021 é, Amaro Antunes, da W52-FCPorto. Mais uma grande vitória do Porto, para azia de muitos, rtp incluída.
    No futebol, lá vamos ter que jogar outra vez às 6 da tarde, com 28 graus nos termómetros, cortesia da sportv, enquanto outros jogam pela fresca às 8 e meia. Mas Somos Porto, contra tudo e contra todos, Nunca Desistimos.

    ResponderEliminar